• Nenhum resultado encontrado

PROCESSO ELEITORAL BIÊNIO 2021/2022 MODELO DE ENVIO DE CANDIDATURA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PROCESSO ELEITORAL BIÊNIO 2021/2022 MODELO DE ENVIO DE CANDIDATURA"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

PROCESSO ELEITORAL – BIÊNIO 2021/2022 MODELO DE ENVIO DE CANDIDATURA

O documento a seguir contém os campos necessários para submissão das chapas. Os nomes indicados pela Direção do Instituto COPPEAD de Administração, que deverão compor todas as chapas concorrentes, já estão inseridos no documento. É de inteira responsabilidade da chapa o preenchimento correto dos campos, conforme orientações estabelecidas na abertura do Processo Eleitoral e divulgadas em sítio eletrônico da Alumni COPPEAD.

O documento preenchido deverá ser enviado até 23:59 no dia 11/11/2021

INFORMAÇÕES GERAIS

Identificação da Chapa: Renovação

Nome do Representante: Renato Cotta de Mello Telefone do representante: (21) 99342-7887

Correio eletrônico do representante: renato@coppead.ufrj.br

COMPOSIÇÃO

DIRETORIA

Presidente: Renato Dourado Cotta de Mello Tipo de Associado: Stricto Sensu - Mestrado 1981

Currículo resumido: Pós-doutor pela Ohio University (2010), doutor em Engenharia da Produção pela COPPE/UFRJ (2009) e mestre em Administração pelo COPPEAD/UFRJ (1981). Atualmente é professor concursado da Universidade Federal do Rio de Janeiro, lotado no Instituto Coppead de Administração, onde coordena o Centro de Estudos em Negócios Internacionais (CENI) desde 2009. Tem experiência na condução de projetos e estudos nas áreas de planejamento estratégico e marketing, com ênfase em Negócios Internacionais, atuando principalmente nos seguintes temas: marketing, estratégia e internacionalização de empresas brasileiras.

(2)

Vice- Presidente: Roberta Campos

Tipo de Associado: Stricto Sensu – Mestrado 1996

Currículo resumido: Possui graduação em Comunicação Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1995), mestrado em Administração pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000), mestrado em Ciências Humanas e Sociais – Paris V – René Descartes – Sorbonne (2004), doutorado em Administração pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2010) e doutorado em Sciences humaines et sociales – Université Rene Descartes, Paris V, Sorbonne (2010). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Mercadologia, atuando principalmente nos seguintes temas: consumo, comportamento, pesquisa qualitativa, beleza e método dos itinerários.

Diretor Acadêmico: Vicente Ferreira (indicado pela direção do Instituto COPPEAD de Administração)

Tipo de Associado: Stricto Sensu – Mestrado 1993

Currículo resumido: Doutor em Economia (UFRJ) e Mestre pelo COPPEAD/UFRJ. Especialista e Bacharel em Administração. Professor do Instituto COPPEAD de Administração, onde além de ter ministrado diversas disciplinas na área de Finanças Corporativas, foi Vice-Diretor de Educação Executiva e Diretor do Instituto. Atualmente é coordenador dos cursos de Especialização lato sensu Executive MBA e COPPEAD Finanças. Já desenvolveu pesquisas nas áreas de Avaliação de Desempenho Empresarial e Sistemas Contábeis para Tomada de Decisão Gerencial. Assumiu em outubro de 2019 o cargo de Diretor Executivo do Parque Tecnológico da UFRJ.

Diretor: Mauricio de Vasconcellos Guedes Pereira

Tipo de Associado: Lato Sensu – COPPEAD Marketing - 2001

Currículo resumido: Diretor de Tecnologia da Faperj desde julho de 2018. Foi fundador e Diretor do Parque Tecnológico da UFRJ desde a sua criação até outubro de 2015. Foi fundador e Coordenador da Incubadora de Empresas da Coppe de 1994 a 2014. Foi Presidente da IASP - International Association of Science Parks and Areas of Innovation. Foi Presidente da Anprotec Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores, entidade que congrega os Parques Tecnológicos,

(3)

Incubadoras e Aceleradoras de Empresas no Brasil. Foi presidente do Comitê Estratégico do Innovation Summit Brasil 2019, promovido por sete associações e realizado em agosto de 2019 em Florianópolis. Coordenou a equipe que desenvolveu e aplicou o Desafio Sebrae, um business game criado para despertar o espírito empreendedor entre os estudantes universitários. O projeto foi oferecido no Brasil e em outros oito países latino americanos. Foi Coordenador Adjunto da Coppetec, escritório de transferência de tecnologia da Coppe/UFRJ e coordenador do NIT Núcleo de Inovação Tecnológica da UFRJ, nas décadas de 80 e 90. Trabalhou na Secretaria de Tecnologia Industrial do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, no Instituto Nacional de Tecnologia e no CNPq Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Foi fundador e secretário executivo da Redetec - Rede de Tecnologia do Estado do Rio de Janeiro. Foi membro do Conselho Deliberativo Nacional do SEBRAE e membro do Conselho Superior da Faperj - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro.

Diretor: Alice Freitas

Tipo de Associado: Lato Sensu – MBA Executivo 2012

Currículo resumido: Alice Freitas é empreendedora social, Fellow Ashoka e Fellow do Women Changemaker especializada em empoderamento econômico feminino pelo Global Women in Management (Washington-US), pós graduada em Gestão pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (COPPEAD/UFRJ – Turma 95), graduada em direito, cofundadora da Rede Asta, um negócio social que há 15 anos potencializa micro negócios geridos por mulheres para que alcancem conhecimento, mercado e redes. Já foram mais de 11 mil mulheres apoiadas em 220 municípios do Brasil tendo recebido o reconhecimento de vários prêmios como Visionaris do UBS, Empreendedor de Sucesso do Pequenas Empresas e Grandes Negócios, FINEP Inovação Social, dentre outros.

Diretor: Ney Wagner Freitas Cavalcante

Tipo de Associado: Stricto Sensu – Doutorado 2015

Currículo resumido: Doutor em Administração de Empresas pelo Instituto Coppead de Administração (UFRJ), dentro da linha de pesquisa em Organizações, Estratégia, Processos e Sistemas. Mestre em Informática Aplicada pela Universidade Federal do

(4)

Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), com ênfase em Sistemas de Apoio à Negócios – Acessibilidade e Usabilidade.

Diretor: Clarice Kogut

Tipo de Associado: Stricto Sensu – Doutorado 2015

Currículo resumido: Pós-doutorado PUC-Rio de Janeiro/IAG, doutora em Administração pelo COPPEAD / Universidade Federal do Rio de Janeiro, mestre em Business Administration pela Columbia University (2006), CFA (2004) e bacharel em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas – EAESP-FGV (2001). Atua como pesquisadora na PUC-RIO e no Instituto Coppead de Administração.

CONSELHO FISCAL

Membro Efetivo: Claudio Oliveira de Moraes

Tipo de Associado: Stricto Sensu – Mestrado 2009

Currículo resumido: Doutor em Economia com ênfase em macroeconomia e Finanças. Atua no Banco Central do Brasil na Área de estabilidade financeira, com experiência em regulação e supervisão bancária. Pesquisador na área de Estabilidade Financeira e Economia Bancária Aplicada, possui prêmios na área e publicou artigos em revistas internacionais especializadas. Revisor de periódicos internacionais, estruturou cursos de pós-graduação nas áreas de economia bancária aplicada e sistemas financeiros comparados. Atualmente atua no comitê de pós-graduação do Banco Central e na supervisão bancária. Além disso, supervisiona a produção de dissertações e artigos científicos, visando discutir soluções para a maior eficiência e segurança do sistema financeiro.

Membro Efetivo: André Leal

Tipo de Associado: Lato Sensu – Coppead Finanças 2004

Currículo resumido: Vasta experiência em gestão de recursos no Brasil e no exterior. Graduado em Estatística pela Escola Nacional de Ciências Estatísticas (ENCE) e com MBA em Finanças pela COPPEAD. Possui diploma de Gestão de Carteira de

(5)

Membro Efetivo: Rodrigo Leite (indicado pela direção do Instituto COPPEAD de Administração)

Tipo de Associado: Docente

Currículo resumido: Professor Adjunto de Finanças do COPPEAD/UFRJ. Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, e mestrado e doutorado em Administração pela Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getúlio Vargas, onde atualmente é Post-Doctoral Fellow. Possui publicações em periódicos de finanças brasileiros e internacionais, destacando-se a “Accounting, Auditing and Accountability Journal”, “International Journal of Finance and Economics”, “Economics Bulletin” e “Revista Contabilidade e Finanças”. Apresentou artigos de sua autoria em diversas conferências nacionais e internacionais como a AAA Annual Meeting, JAAF Conference, EBFin e ENANPAD. Recebeu os prêmios de melhor artigo em Contabilidade do ENANPAD (2016) e melhor artigo da sessão plenária do Congresso USP (2018).

Membro Suplente: Oscar Evangelista

Tipo de Associado: Stricto Sensu – Mestrado 2011

Currículo resumido: Mestre em Administração pelo Instituto COPPEAD de Administração da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2013) e bacharel em Administração de Empresas pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (2001). Atualmente é professor substituto nos cursos de graduação em Turismo e Hotelaria da UFF, professor colaborador do Instituto COPPEAD de Administração e professor colaborador da Escola Politécnica da UFRJ. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Marketing e Varejo.

Membro Suplente: Ivania Mathias Morgado

Tipo de Associado: Lato Sensu – MBA Executivo 1998

Currículo resumido: Executiva de RH com carreira em multinacionais, Ivania é atualmente Assessora de Desenvolvimento Institucional do Instituto COPPEAD de Administração, onde é responsável por diversos projetos e relacionamento com

(6)

stakeholders, além de liderar áreas internas. A profissional é ex-aluna da Turma 37 do MBA Executivo do COPPEAD/UFRJ.

Membro Suplente: Ariane Roder Figueira (indicado pela direção do Instituto COPPEAD de Administração)

Tipo de Associado: Docente

Currículo resumido: Professora Associada do Instituto Coppead de Administração da Universidade Federal do Rio de Janeiro e Coordenadora adjunta do Centro de Estudos em Negócios Internacionais e membro do Grupo de Pesquisa em Smart Cities nessa mesma instituição. Atualmente é Superintendente Acadêmica de Pesquisa da Pró-reitora de Pós Graduação e Pesquisa da UFRJ. É doutora e mestre em Ciência Política pela USP e graduada em Ciências Sociais pela Unesp. Atua como pesquisadora e orienta trabalhos científicos nas áreas de relações internacionais, política externa, gestão pública, internacionalização de empresas, sustentabilidade, instituições políticas e processo decisório. Iniciou a carreira docente no ensino superior em 2003, onde lecionou na Facamp, Universidade Anhembi Morumbi, Faap e, desde 2010, é professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro, atuando na graduação, mestrado e doutorado. Foi representante docente no Conselho Universitário da UFRJ (órgão colegiado máximo da instituição), representante do Conselho de Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas. Atualmente integra o Conselho de Relações Internacionais (DRI) e o Câmara Técnica de Ética em Pesquisa (CTEP-CEPG) ambos da UFRJ. Tem diversos artigos publicados em periódicos nacionais e internacionais de alto impacto nas áreas de Ciência Política, Relações Internacionais e Negócios. É autora dos livros Introdução à Análise de Política Externa” editado pela Saraiva e “Negócios Internacionais: perspectivas brasileiras” pela Editora Campus. É parecerista ad hoc da Faperj e de diversas revistas e congressos científicos. Faz diversos comentários na mídia nacional e internacional, tais como: The Wall Street Journal (EUA), The Wolkskrant (Holanda), Economiahoy (México), Sputinik (Russia), Jornal Nikkei (Japão), Perfil (Bloomberg- Argentina) Globonews, CBN, DCI, Estadão, Você S/A.

(7)

PROPOSTA DO MANDATO

• Gerir a associação de forma eficiente e em consonância com o Estatuto vigente, no que tange processos, políticas, objetivos e atividades;

• Seguir as principais diretrizes estipuladas no Planejamento Estratégico do COPPEAD para o quinquênio 2019-2023, no que tange a ações de responsabilidade da associação e sua contribuição no atingimento de objetivos e metas globais;

• Aprimorar continuamente os níveis de governança da associação, promovendo um ambiente profissional e propício para o desenvolvimento das atividades da associação; • Assegurar a destinação do superávit da associação, nos termos do Artigo 67 do Estatuto vigente, que deverá observar o plano de aplicação de recursos definido pelo Conselho Diretor do COPPEAD/UFRJ;

• Manter o bom relacionamento com a diretoria e todos os membros do Instituto COPPEAD de Administração, observando os vínculos estabelecidos entre as instituições, como, por exemplo, a supervisão acadêmica fornecida pelo COPPEAD/UFRJ;

• Implementar processos e aprovar políticas que contribuam para a gestão da associação;

• Realizar estudos quanto ao crescimento da associação tanto no que se refere à ampliação do escopo de atividades e, por consequência, aumento do número de recursos alocados na associação, no que se refere à expansão geográfica e de novas formas de oferta de serviços;

• Promover e desenvolver parcerias estratégicas para o desenvolvimento de atividades relacionadas ao seu objeto social, como: treinamentos, programas de mentorias, patrocínios diversos etc. As parcerias podem se estabelecer com outras instituições de ensino, agências de fomento de determinados setores econômicos, provedoras de serviços etc.

• Ampliar o impacto de atividades que fomentem o desenvolvimento rede de ex-alunos de programas do COPPEAD/UFRJ e da própria Alumni COPPEAD, contribuindo para a manutenção da relevância da escola além do período de formação do aluno. Dentro desse escopo, iniciativas como programas de mentoria, eventos especiais, criação de

(8)

comitês especiais, premiações e incentivo a networking entre os associados podem ser empreendidas;

• Buscar estruturação de atividades de financiamento (patrocínios, editais, projetos especiais ou mesmo financiamento coletivo) de alguns projetos de pesquisa e desenvolvimento, de forma a se consolidar como outra fonte de captação de recursos em prol do desenvolvimento da instituição; e

• Estruturar um plano de investimento da associação para o biênio em questão que suporte as propostas aqui elencadas.

Referências

Documentos relacionados

6.2 - Procedida à análise das Propostas, a Comissão de Seleção fará o julgamento das mesmas e comunicará o resultado aos proponentes através do Portal do Fornecedor, para que

A  critério  de  cada  empresa,  poderá  ser  suprimido  o  trabalho  na  segunda  e  terça­feira  de  Carnaval, 

Observa-se que a realização dos exercícios para o fortalecimento da musculatura do assoalho pélvico, durante a gestação, é recomendada para ajudar a prevenir a

All I ask of you (de “The Phantom of the opera”) Lloyd Webber.. All you need is love b) The Beatles. Amarte es total para mi

Portanto, se optarmos pelo conceito de leitura como um processo descendente (top-down), o leitor não é mais visto como um repetidor passivo, mas como um produtor

Baudrillard tinha diante de si a avassaladora expansão da presença da TV na sociedade, processo que deslocara o cinema para uma posição secun- dária em relação ao grande

A oportunidade de participar da ela- boração do Plano de Manejo Espeleoló- gico da Lagoa Misteriosa, chefiando o mapeamento subaquático do trecho do abismo alagado que será

Essa dissertação se baseia principalmente no estudo de Wang e Xie (2009) e o objetivo é verificar de que forma as diferenças de práticas de governança influenciam os