• Nenhum resultado encontrado

Mês de março chegou e com ele

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Mês de março chegou e com ele"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)
(2)

As 4 estações

M

ês de março chegou e com ele

o Outono, a estação das folhas caindo, dos dias mais curtos e dos ventos que levam sementes a lugares longínquos. No Outono as árvores ficam nuas dando um clima melancólico, mas de muita esperança. É uma estação que fica entre o verão e inverno, ou seja, faz a transição para grandes mudanças que virão.

Assim é também o vento do Espírito San-to que sopra sobre nós. É como o venSan-to do Outono que nos despe por inteiro para que possamos ter uma nova roupagem muito mais limpa e produtiva. Um vento que sopra para que nossas boas sementes cheguem o mais longe possível e ajude a frutificar outras vidas. Podemos comparar o vento do Espírito Santo com o Outono, porque nos prepara para o inverno que vai chegar. Nos dá forças para que posa-mos superar o frio mesmo que, muitas vezes, achamos que não vamos suportar.

E foi no clima de outono e nos preparan-do para mudanças que estão por vir, que demos ênfase na capa desta edição falan-do sobre as verdades solenes que Jesus nos ensina sobre o Espírito Santo. Os tex-tos do Pr. Hernandes Dias Lopes são um vendaval de sabedoria que sempre vale a pena desfrutar.

E por falar em estações do ano, e mudan-ças climáticas, queremos nos solidarizar com as milhares de famílias moçambica-nas que perderam tudo após a passagem do ciclone Idai. Mais de 1,85 milhão de pessoas estão passando por extremas di-ficuldades. O país, que já é pobre, enfren-ta uma das suas piores crises da história. Os brasileiros também têm demonstrado solidariedade aos moçambicanos, devido os laços históricos e culturais que unem

os dois povos. Missionários brasileiros, como a Missão Mãos Estendidas (MME) têm socorrido e apoiado as vítimas espi-ritualmente.

O pastor Elias Caetano, presidente da Missão Mãos Estendidas (MME) contou que “em vez de lamentar, eles agradecem a Deus pela vida”. Entre no site do MME e ajude como e com quanto puder. É in-crível como a vida pode mudar tão rapi-damente.

E por falar em mudanças, algumas vão acontecer com o Jornal Athos muito em breve. Estamos terminando de montar uma nova estrutura para que possamos chegar mais perto dos nossos leitores, in-teragir mais, e participar mais ativamente dos acontecimentos de Bauru e Região. Tenho certeza que Deus está no controle de tudo e que os ventos contrários não vão destruir aquilo que é a vontade do Senhor.

E como a vontade do Senhor prevalece, ficamos muito felizes em ver que novas Igrejas estão chegando a cidade. Feli-zes em ver que está sendo necessário que sejam construídos templos cada vez maiores para poder abrigar mais irmãos e irmãs nos cultos. Estamos felizes em ver que muitas Igrejas estão se mobilizando e trazendo Ministrantes e Palestrantes para aumentar o conhecimento do povo de Deus. São bons ventos que estão sopran-do em nossa cidade.

Oramos a Deus para que o vento do Es-pírito Santo sopre nas quatro estações do ano e nos guie para um único caminho. Jesus!

Tenham todos uma ótima leitura. Até a próxima edição, se assim for à von-tade de Deus.

(3)

E

mbora o Brasil tenha fama de ser um país pacífico, sem guerras, sua história é marcada por uma série de revoltas que interferiram diretamente no desenrolar da história. Só para citar, deixo aqui o exemplo de duas entre as mais fa-mosas: Inconfidência Mineira e Revolução Farroupilha. Cada qual na sua região, uma em Minas e a outra no Sul, ambas ficaram definitivamente gravadas em nossa histó-ria e tiveram sua importância e influência em acontecimentos decisivos.

E o que é exatamente uma revolta? É uma manifestação coletiva, organizada ou não, de insubmissão contra qualquer au-toridade, motim, rebelião, levante. Estas são definições oferecidas pelos dicioná-rios. Sendo assim, se pegarmos ao pé da letra, não parece estar havendo revoltas entre o povo. Então,

por que a afirmação no título deste texto?

Saiu no UOL a se-guinte matéria: “San-dy e Junior: público se revolta com fim de ingressos na bi-lheteria em SP.” É amigos, vivemos para ver isso! Gente se “revoltando” porque acabaram os ingressos

do show da dupla que resolveu reviver su-cessos antigos.

Segundo a matéria, em seis horas os in-gressos se esgotaram, fazendo com que cerca de 500 pessoas que já esperavam na fila por oito horas ficassem sem con-seguir comprar os mesmos. Pronto, este é o grupo que se revoltou. Protestos, gritos, inconformação. E por quê? Por causa do show da dupla Sandy e Junior.

Paulo nos incentiva a vivermos inconformados com os abusos,

desmandos e pecados do nosso tempo.

Não entro no mérito do gosto, cada um tem o seu e precisa ser respeitado. Cada um deve saber o que faz com seu tempo e dinheiro. Minha frustração e decep-ção fica por conta da “revolta”. Terceiro milênio. Caos no mundo. Tragédias sem fim em nosso país. STF manipulando leis, afrontando a justiça da qual deveria ser guardião, desemprego monstro, econo-mia estagnada, jovens cada vez mais mer-gulhados no álcool e nas drogas, notícias de feminicídios quase que diariamente na mídia, enfim, pautas para provocarem revoltas legítimas não faltam. Mas, Sandy e Junior?!?! Sim, a Sandy canta muito, o Junior não sei... mas, revolta?

A revolta pela qual oro é aquela aconse-lhada aos Romanos por Paulo. O apóstolo usa outra palavra, inconformação! Paulo nos incentiva a vivermos inconformados com os abusos, desmandos e pecados do nosso tempo quando diz: “Não vos conformeis com este século, mas trans-formai-vos pela renovação do vosso en-tendimento, para que experimenteis qual seja a boa, perfeita e agradável vontade de Deus. ”

E sem querer ofender a nenhum fã, a boa, perfeita e agradável vontade de Deus se encontra em outros ajuntamentos, aque-les nos quais se invoca o nome do Senhor. Tais ajuntamentos podem acontecer num estádio, num pequeno templo, numa casa ou ainda num peque-nino lugar onde se ajuntem dois ou três.

O fato é um só, o Pai continua procu-rando verdadeiros adoradores, gente que multiplica sua fé por onde vai, que influencia o mundo e sua cultura vivendo de forma missional, sempre medindo es-colhas, atos e palavras por outro conselho do apóstolo: “Portanto quer comais, quer bebais, ou façais outra coisa qualquer, fazei tudo para a glória de Deus. ” Sendo assim, esta é a pergunta que eu e você precisamos a todo tempo nos questionar: O que estou fazendo glorifica a Deus?

Edmilson Ferreira Mendes

Fonte: guiame

(4)

Um pastor voltou pra sua igreja após ter conclu-ído seu doutorado, e foi destinado para uma con-gregação bem simples.

Na sua apresentação ele diz empolgado: - Prezados irmãos, estou vindo até vocês com hermenêutica, dogmática, exegese e metafísica... No final do culto um velhinho se aproximou dele e disse: - Fique tranquilo pastor, e tenha fé. Quando cheguei aqui tinha reu-matismo, diabetes, artrites e dor de cabeça, mas o Senhor me curou. Ele também pode curá-lo de todas as suas enfermidades!!!

(5)

Um movimento para separar os pais das crianças que se veem transgênero e que não têm apoio deles está preocupando fa-mílias na Inglaterra. Quando isso aconte-ce, as crianças encontram ajuda no poder público, que as acolhe e pode encaminhá--las para lares onde ficam à disposição de um novo lar, na espera de adoção.

Os pais se declaram impotentes se não estiverem de acordo com seus filhos. Pelo menos três crianças foram atendidas por assistentes sociais do governo no ano passado porque suas mães e pais se opu-seram a que elas mudassem de gênero. Quando isso acontece, as crianças podem ser colocadas à disposição de lares ado-tivos.

A quantidade crescente de casos está ge-rando temores de que os pais não tenham mais poder para agir se acharem que seu filho está tomando uma decisão errada

Mais de 2 mil crianças

buscam mudança de gênero

com relação à transição de gênero. No ano passado, 2.356 crianças procu-raram ajuda do NHS, Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido, para questões de gênero.

Assistentes sociais de um conselho em Hillingdon, no oeste de Londres, dizem que por esse motivo já colocaram dois fi-lhos em lares adotivos.

“Estou muito chocado. Muitas vezes, pais e filhos não concordam, mas isso não é motivo para quer as crianças sejam co-locadas em lugares para adoção”, disse o parlamentar conservador Peter Bone.

Stephanie Davies-Arai, da Transgender Trend, que faz campanhas contra crianças em transição, disse que “os pais que veem que seus filhos estão sendo sugados para isso estão sendo punidos”, ao perder sua convivência.

Fonte: guiame / com inf. The Sun

Agências de adoção e assistência social em Michigan (EUA) que firmarem contra-to com o Estado não podem mais se recu-sar a colocar crianças para serem adota-das por casais gays por razões religiosas, devido a um acordo legal oficializado no dia 22 de março, o qual alguns temem que irá prejudicar o trabalho das agências cristãs.

Sob sua disposição de não discriminação,

Agências cristãs são obrigadas a

fazer adoção de crianças para

casais gays nos EUA

as agências que buscam parcerias com o Estado não podem recusar a adoção para um casal ou indivíduo homossexual, que seja “adequado” para adotar uma crian-ça.

Agências que violam tal provisão podem ter seus contratos rescindidos.

Os críticos ao acordo temem que ele pos-sa forçar as agências de adoção baseadas na fé a fecharem suas portas.

(6)

A Bíblia relata o encontro de um homem chamado Filipe com um oficial da África. Depois que Filipe compartilhou o Evange-lho com o oficial, ele acreditou em Cristo e desejou ser batizado. Os dois homens chegaram à única porção de água à dis-posição naquele momento - presumivel-mente um riacho ou lagoa - e o oficial foi batizado por Filipe, diante de nenhuma plateia.

Hoje, em pleno século 21, os batismos costumam ser bem diferentes em países das Américas, da Europa... A demonstra-ção externa de fé pelo batismo acontece em piscinas projetadas e batistérios con-fortáveis dentro das igrejas e muitas vezes com água aquecida.

Perseguição e miséria

levam crentes a se

batiza-rem de forma improvisada

Lagoas, lagos, oceanos, piscinas ou qualquer porção de água têm sido

utilizados para cumprir a ordenança do batismo cristão.

Mas, em muitos lugares ao redor do mundo, as pessoas são batizadas nas mesmas circunstâncias que o eunuco etí-ope de Atos 8 - em qualquer água disponí-vel. Alguns o fazem em relativo sigilo para evitar a perseguição dos governos ou de sua comunidade.

Embora os batismos possam variar, o mesmo Deus é glorificado pelo lembrete visível de que alguém passou da morte para a vida e agora vive em um relaciona-mento restaurado com o seu Senhor.

Veja alguns exemplos de batismos reali-zados em circunstâncias “incomuns” para nossos dias, mas reais para muitos cren-tes em todo o mundo. Fonte: gospelprime

Moçambique

Botsuana Camboja Ásia

Comparando as chamadas de reporta-gens sobre a avaliação do governo Bol-sonaro publicadas pelos sites “G1”, do Grupo Globo, e “R7”, do Grupo Record, o empresário escreveu: “Precisa dizer mais alguma coisa? Isso não é jornalismo, é campanha e campanha suja”.

A manchete do G1 dizia: “Aprovação do governo Bolsonaro cai 15 pontos e vai a 34%, diz Ibope”. No R7 a reportagem dizia: “Governo Bolsonaro tem 56% de aprovação, diz pesquisa”.

O colunista do UOL Mauricio Stycer mos-trou ao empresário que eram pesquisas feitas por institutos diferentes, com me-todologias diferentes. Mesmo assim, Carvalho reforçou sua ideia e criticou o Ibope.

“Qualquer instituto de pesquisa que te-nha errado tão fragorosamente como o

Ibope nas últimas eleições deveria ser proibido de divulgar resultados por um determinado período para solucionar seus ‘problemas técnicos’”.

Fonte: gospelprime

Dono da Rede TV! diz que

Globo faz “campanha suja”

(7)

O Supremo Tribunal Federal (STF) deci-diu que o sacrifício de animais em rituais religioso é constitucional. A decisão foi unânime.

O Ministério Público do Rio Grande do Sul entrou com recursos questionando a decisão Tribunal de Justiça gaúcho que autorizou a prática em relação a religiões de matriz africana, desde que sem exces-sos e crueldade.

No entendimento do ministro Alexandre de Moraes, a questão foi colocada de ma-neira “preconceituosa” pelo Ministério Público estadual pois houve confusão de rituais religiosos de sacrifício com práti-cas de magia negra, nos quais os animais seriam maltratados.

“O ritual não pratica crueldade. Não pra-tica maus tratos”, declarou Moraes ao dizer que as imagens citadas no processo de animais mortos jogados em estradas e viadutos não correspondem à prática de religiões como o Candomblé. “Houve uma confusão, comparando eventos que se denomina popularmente de magia ne-gra com religiões tradicionais no Brasil de matriz africana”, diz.

Para ele, impedir os sacrifícios seria uma interferência no Estado na religião. “A oferenda dos alimentos, inclusive com a sacralização dos animais, faz parte indis-pensável da ritualística das religiões de matriz africana”, afirmou Moraes.

Informações: G1

Sacrifício de animais em

cultos religiosos é

constitu-cional, decide STF

Estudo revela impacto

positivo da “igreja digital”

Um movimento crescente no cenário atual, a “igreja digital” – que oferece pela internet o mesmo tipo de acesso aos cultos que na vida real – é visto com desconfiança por estudiosos. Contudo, de acordo com o “Estado da Igreja Online“, levantamento liderado pelo pastor Jay Kranda, da Igreja de Saddleback, 59% das igrejas tiveram crescimento físico desde o lançamento de um ministério online.

Realizado no ano passado, em

parce-ria com a Vanderbloemen e a Pushpay, o estudo reuniu dados de 176 líderes de igrejas online e digitais. Kranda diz que as evidências são claras e ele espera que o estudo dê fim à ideia que uma igreja on-line não consiga trazer pessoas a Cristo; que possa competir com a igreja local ou mesmo prejudicá-la.

MATÉRIA COMPLETA NO SITE DO ATHOS.

(8)

Faça parte das publicações do Athos apoiando nosso Ministério

Estas Igrejas apoiam e

abençoam o Jornal Athos

Quando os cristãos se envolvem em con-versas com amigos e familiares que não são crentes, eles não devem se apressar em um evangelismo forçado, indica um estudo do Barna Group publicado recen-temente.

Embora 62% dos não-cristãos e desigre-jados tenham vontade de conversar com um amigo cristão ou membro da família que “ouça sem julgamento”, apenas 34% disseram que conseguem ter esse tipo de conversa.

Da mesma forma, 50% dos cristãos e desigrejados com problemas de saúde disseram que gostariam de conversar com alguém que “não forçaria uma con-clusão”, mas apenas 26% conseguiram enxergar isso em cristãos que conheciam.

Segundo Brooke Hempell, vice-presiden-te de pesquisa do Barna Group, algumas

Pesquisa revela que

muitos não enxergam

cristãos como bons

ouvintes para falar sobre fé

pessoas podem precisar de mais tempo para digerir a mensagem do Evangelho. “Nem todo mundo está pronto para ir de A a Z em uma única conversa. Empurrar o assunto pode parecer forçado para o não--cristão, a ponto de afastá-lo”, disse ao The Christian Post.

Hempell citou sua própria experiência pessoal, explicando que antes de se tor-nar cristã, ela precisava ser ouvida. “Te-mos que ir devagar! Aproveite o tempo para construir familiaridade e estima ao contexto do não-crente primeiro, depois construa confiança e depois discuta — não apenas faça uma palestra”.

A pesquisa foi feita com 1.001 adultos norte-americanos, com uma margem de erro de 3 pontos percentuais.

Fonte: Guia-me

Com informações de The Christian Post

Figura central no filme cristão ” Supera-ção, o milagre da fé”, John Smith, diz que recebeu um chamado de Deus para se tornar pastor depois que as orações de sua mãe o trouxeram de volta à vida.

O longa é baseado na história real do jovem, que caiu em um lago gelado e foi declarado morto logo que chegou no

hos-Jovem que ressuscitou após

oração da mãe quer ser pastor

pital. Mas a mãe de John, Joyce, estava determinada a não desistir de seu filho. Ela orou e clamou a Deus que seu filho fosse trazido de volta à vida, e o milagre ocorreu cerca de 45 minutos depois.

O Milagre da Fé tem estreia marcada para 11 de abril.

(9)

N

icodemos, fariseu, mestre em Is-rael e membro do sinédrio foi en-contrar Jesus numa noite, fugindo dos olhares julgadores dos fiscais alheios. Cobriu Jesus dos mais exaltados elogios, reconhecendo que ele vinha de Deus e fazia o que nenhum homem conseguia fa-zer. Jesus, em vez de sentir-se lisonjeado com os encômios recebidos, disse a Nico-demos que se ele não nascesse de novo não poderia ver o reino de Deus; se ele não nascesse da água e do Espírito não poderia entrar no reino de Deus. Nicode-mos não alcançou a linguagem espiritual de Jesus e pensou que estivesse tratando de um retorno ao ventre de sua mãe. Je-sus, então, explica ao mestre fariseu que, o Espírito age como o vento. O vento so-pra onde quer. É possível ouvir sua voz, mas ninguém pode controlá-lo. Com isso Jesus, está ensinando quatro verdades so-lenes sobre o Espírito Santo.

Em primeiro lugar,

o vento é so-berano. Ele sopra onde quer. Não obede-ce a critérios humanos nem pode ser con-trolado pelo homem. O vento não pode

licença ao homem para soprar. Ele sopra onde não sopraríamos e deixa de sopra onde esperaríamos seu sopro. Assim é a obra do Espírito Santo. Sendo Deus o Espírito Santo é soberano. Ele age onde quer. Ninguém pode domesticá-lo. Nin-guém pode manipulá-lo. O Espírito Santo é soberano. Ele age quando quer, onde quer, em quem quer. O novo nascimento é uma obra soberana do Espírito Santo. A salvação não é uma iniciativa humana, mas um agir divino. Essa operação não ocorre pelo alvitre humano, mas confor-me a ação soberana do Espírito Santo.

Em segundo lugar,

o vento é li-vre. O vento sopra onde quer. Ele não se sujeita às imposições humanas. Ele não é governado pelo homem. Não precisa pe-dir ajuda nem permissão para agir. Assim como o vento é livre, também o é o Espí-rito Santo. Ele sopra sobre o homem quer este esteja na rua ou em casa, no templo ou no hospital, no trabalho ou no lazer, na azáfama da vida ou no recolhimen-to do descanso. Espírirecolhimen-to é livre para agir em quem quer, onde quer, da forma que

quer, conforme o seu querer. Ninguém pode determinar para ele o que deve fa-zer e como fafa-zer. Ele não aceita pressão nem se sujeita a manipulação. A obra da salvação não está nas mãos do homem, mas nas mãos de Deus. Ele faz todas as coisas conforme o conselho de sua von-tade.

Em terceiro lugar

, o vento tem uma voz. Assim como o vento não pode ser visto, mas pode ser ouvido, igual modo, opera o Espírito Santo. O Espírito Santo é invisível, mas podemos ouvir a sua voz. Sua voz é a própria voz do divino pastor chamando os seus para a salvação. Essa é a voz do evangelho que ecoa nos ouvidos da alma. Quando as ovelhas de Cristo ouvem essa voz, o tampão é tira-do de seus ouvitira-dos e a venda tira-dos olhos e aqueles que estavam surdos ouvem e os que eram cegos veem. Aqueles que eram escravos são libertos e os que estavam mortos, recebem vida.

Em quarto lugar

, o vento é mis-terioso. Não sabemos de onde ele vem

nem para onde ele vai. Sua atuação trans-cende não apenas nosso controle, mas também à nossa compreensão. Seu agir não é apenas soberano, mas também, incompreensível para nós. Não podemos entender como homens violentos da es-tirpe de Saulo de Tarso podem ser trans-formados em vasos de honra como Paulo. Não podemos compreender que homens tão limitados e covardes como Pedro po-dem ser transformados em gigantes no testemunho do evangelho. Não podemos explicar como um indivíduo morto em seus delitos e pecados pode receber vida e vida em abundância. Essa é a obra sobe-rana, livre e misteriosa do Espírito Santo.

Texto originalmente publicado em www.hernandesdiaslopes.com.br

Por

Hernandes Dias Lopes

- Pastor da Igreja Presbiteriana do Brasil, escritor, membro da Academia Evangélica de Le-tras do Brasil e diretor executivo da Edito-ra Luz paEdito-ra o Caminho.

(10)

PG lança primeiro single do

trabalho “Eternidade”

O cantor PG lançou o single “Isaías 9” que fará parte do CD “Eternidade” com data prevista para lançamento pela Onimusic até final de o mês de abril.

Cantora Lauriete confirma fim

do casamento com ex Senador

Magno Malta

"Não gosto de falar do meu casamento porque acredito que não há necessida-de. Já me divorciei, já foi. Estou divorcia-da oficialmente. Então a gente encerrou o casamento sem briga, nada no litigio-so, tudo tranquilamente. Não era para ser assim. Pelo menos eu não pensei. Ninguém casa para separar, mas acon-tece. Mas eu estou feliz da vida, o mais importante é isso: eu estou feliz e bem.

Tenho um Deus que cuida de mim nos mínimos detalhes. Eu, fazendo a obra do Senhor e tendo minha filha do meu lado, é tudo o que eu preciso" – explicou.

Justin Bieber: “Se eu faço

músi-ca ou não, é o Rei quem me diz”

Bieber disse que lançaria um álbum o mais rápido possível, mas enfatizou que sua carreira e o que ele produz não o de-finem mais, destacando que tem entre-gue o controle de sua carreira a Deus. “Meu estilo é inegável e minha movi-mentação é indescritível, Seu amor é

so-brenatural, Sua graça é tão confiável … o topo é onde eu moro. Se eu faço música ou não, é o Rei quem me diz isso”, afir-mou ele.

Davi Sacer regrava sucesso

“Restitui” com Ton Carfi

O projeto Davi Sacer 15 anos, lançado pela Som Livre, também conta com as participações de Daniela Araújo, DJ PV e Verônica Sacer, esposa do cantor. Davi pretende lançar um álbum inédito ainda este ano seguindo no estilo congrega-cional.

(11)

Anuncie no Athos. Jornal feito e lido por cristãos!

Whatsapp 14 - 99755-4535

PIB Marília em Bauru

Há 84 anos nascia em Marília a igreja que marcaria uma geração.

Fundada em 29 de novembro de 1931, em uma pequena casa de madeira na rua vinte e quatro de Dezembro entre a Dom Pedro e a Nove de Julho, a Pri-meira Igreja Batista de Marília, ou, como ficaria conhecida, PIB de Marí-lia, começou a iniciativa de 20 pessoas da família Baldassari, que vieram da cidade de Pirajuí-SP para organizar um trabalho Batista na cidade.

E o resultado de tanta dedicação, vida de oração e submissão ao mover do Espíri-to SanEspíri-to não poderia ser diferente. Hoje, liderada pelo Pr. Domingos Jardim, a Pri-meira Igreja Batista de Marília conta com mais de 6000 membros, e nas quartas e quintas reúne mais de 10.000 pessoas nas células.

E como os planos de Deus não tem fron-teiras, a PIB Marília já estabeleceu 11 cé-lulas em Bauru, e sentiu a necessidade em abrir um templo na cidade para que os irmãos e irmãs destas células possam se reunir e cultuar a Deus juntos.

Quem vai estar à frente dos trabalhos será o Pastor Danilo Mesquita, um dos pastores da PIB Marília, e um dos maiores especialistas brasileiros no modelo de ex-pansão de Igrejas através de células.

Formado em teologia pela Faculdade Te-ológica Sul Americana de Londrina, Pr. Da-nilo exerce seu Ministério Pastoral ao lado da esposa Larissa, e, atualmente,

pasto-reia mais de 250 células, além dos jovens do Ministério DEEP.

Ele é um dos idealiza-dores da maior Con-ferência de jovens do Brasil, a DEEP C o n f e -rence, onde ministra a Pa-lavra e a ativa-ção dos dons do Espírito Santo na ju-ventude de diferentes es-tados e países.

A inauguração do templo que fica na R. Floresta, 10-54 será no dia 31 de março as 10 horas.

Pr. Danilo Mesquita disse que “tudo isso é o favor de Deus sobre nossas vidas. E isso é só o começo”!

(12)

Referências

Documentos relacionados

A principal modalidade a ser estudada será a coleta seletiva de material reciclável, e o desenvolvimento das empresas sociais dentro da cadeia de logística reversa

Com base nos resultados da pesquisa referente à questão sobre a internacionalização de processos de negócios habilitados pela TI com o apoio do BPM para a geração de ganhos para

A anotação que se faz sobre tais normas é que, da forma como estão sendo elaboradas, privilegiam muito mais a manutenção de um sistema de visitação turística que é elitista e

A proposta aqui apresentada prevê uma metodologia de determinação da capacidade de carga de visitação turística para as cavernas da região de Bulhas D’Água

Após a implantação consistente da metodologia inicial do TPM que consiste em eliminar a condição básica dos equipamentos, a empresa conseguiu construir de forma

 No século 7, nas regiões desérticas da Arábia, um mercador chamado Muhammad, conhecido no Brasil pelo nome de Maomé, começou a pregar uma nova religião monoteísta.. 

Neste artigo busco pensar Américo de Castro como empresário concessionário de companhias ferro carril e em outras atividades relacionadas à construção civil e que de- pendiam

Para aguçar seu intelecto, para tomar-se mais observador, para aperfeiçoar-se no poder de concentração de espí­ rito, para obrigar-se â atençOo, para desenvolver o espírito