• Nenhum resultado encontrado

Sejam bem-vindos ao XXI Congresso da OMD

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Sejam bem-vindos ao XXI Congresso da OMD"

Copied!
16
0
0

Texto

(1)

Congresso OMD 2012 · Porto · 8,9,10 novembro 2012

Notícias independentes para visitantes e expositores

Sejam bem-vindos

ao XXI Congresso da OMD

De regresso ao Porto, num local diferente do habitual, aqui está o nosso XXI Congresso, fruto do trabalho e enorme empenho de uma vasta equipa, onde tudo foi pensado e organizado ao pormenor para criar as melhores condições para quem participa. Saudamos todos os congressistas, nacionais e internacionais, bem como as empre-sas aqui presentes, convictos que durante três dias poderão usufruir de um congresso de topo nas suas vertentes científica, comercial e social. Construímos um congresso alicerçado na excelên-cia científica na exigênexcelên-cia organizativa, merecendo destaque a presença de 21 oradores portugueses e 17 oradores estrangeiros, presenças assíduas nos grandes congressos internacionais. De grande relevo são, também, as 175 apresentações científicas selecionadas, demonstrando a grande dinâmica da medicina dentária atual. A pensar nos médicos den-tistas mais jovens, organizamos também alguns espaços de informação e discussão nos painéis dos temas relacionados com o exercício da profissão. A Expo-Dentária, que este ano conta com 344 espa-ços de 9m2 e a presença de mais de 111 empresas de referência do setor, tem todos os ingredientes para ser uma grande feira, repleta de novidades e de excelentes oportunidades de negócio para quem a visita. Mas o nosso congresso é também um acon-tecimento social, de confraternização entre colegas e amigos de longa data. A festa oficial do congresso, que se realiza no dia 9 de novembro, no esplendo-roso Mosteiro de São Bento da Vitória será, de igual forma, um local privilegiado para este convívio. Sendo um congresso organizado por e para os mé-dicos dentistas, em meu nome pessoal e em nome de toda a comissão organizadora deste congresso, agradeço a sua presença.

Tenha um ótimo congresso!

O Presidente da Comissão Organizadora Artur Lima

Conheça as Novidades

Saiba quais os lançamen-tos e as principais novida-des que as empresas vão apresentar durante a Expo Dentária.

página 2 a14

Mapa

dos Expositores

Saiba onde estão localiza-dos os expositores das em-presas que lhe interessam visitar.

Disponibilizamos um mapa para o guiar durante a Expo-Dentária.

página 10

Programa Científico

Saiba tudo o que se vai passar no extenso pro-grama do XXI Congresso da Ordem dos Médicos Dentistas. página 8,9 PLATINUM SPONSOR ORGANIZAÇÃO GOLD SPONSORS SPONSORS

08 | 09 | 10 | NOV | 2012 | EXPONOR|MATOSINHOS | PORTUGAL

LEGENDA DA PLANTA

SAÍDA DE EMERGÊNCIA COLUNA

PLATINIUM SPONSOR

ORGANIZAÇÃO GOLD SPONSORS SPONSORS

Ricardo Faria e Almeida, presidente da Comissão Científica do Congresso OMD

"VAI SeR O MAIOR COngReSSO

De SeMpRe"

este ano, o Congresso da Ordem dos Médicos Dentistas mudou-se de armas e bagagens para a exponor, em Matosinhos. Uma aposta que Ricardo Faria e Almeida, presidente da Comissão Científica considera ganha. Os acessos são melhores, o aeroporto está ali ao lado e os congressistas vão poder usufruir calmamente das horas de refeição fora do espaço da feira. O programa científico mantém-se de “elevada qualidade” e são esperados cerca de três mil congressistas o que, segundo Ricardo Faria e Almeida, torna o Congresso num dos maiores eventos médicos da península Ibérica.

Este ano trocaram o espaço que ocupavam em Santa Maria da Feira pelo Centro de Congressos da Exponor, em Matosinhos. Qual a razão desta alteração?

Na realidade esta é a segunda vez que o congresso da Ordem é lá realizado. Já o foi há alguns anos, eu ainda nem estava licenciado. Há algum tempo que falávamos na possibilidade de mudar para a Exponor e por vários motivos. Primeiro porque se encontra mais perto do Porto e porque o Europar-que tinha alguns problemas, nomeadamente no que dizia respeito às refeições. Em Santa Maria

da Feira, os congressistas ficavam limitados à oferta que havia dentro do próprio espaço. Mas na Exponor vão poder sair e aproveitar o intervalo de almoço de forma tranquila e voltarem a tempo do início das sessões.

Mas isso obrigou a algumas mudanças, já esta-vam há algum tempo no Europarque…

Sim. Além de nos termos de habituar ao nosso espaço, tivemos de procurar uma nova empresa para fornecer os audiovisuais, experimentar todas as propostas que nos foram feitas. E repare que o

(2)

notícias

2

Congresso OMD 2012 · porto · 8,9,10 novembro 2012

Redação e escritório administrativo: Telefone:

Fax: Internet: Publisher:

Director Financeiro e de Controlo: Coordenação editorial: Gestor de Produto:

Dental Tribune International

GmbH, Holbeinstraße 29, 04229 Leipzig, Germany +49-341/4 84 74-3 02

+49-341/4 84 74-1 73

www.dti-publishing.com / www.dentaltribune.com Torsten Oemus

Dan Wunderlich

Sónia Ramalho (revista Saúde Oral) Bernhard Moldenhauer

A Klockner@ Implant System vai completar a sua gama de implantes Essential@ Cone com 4,0 e 4,5mm de diâmetro, com a comercialização de implantes de 6mm de longitude. Estes implan-tes são de conexão interna, com um colo polido de rugosidade programada, com uma altura de 1,5mm, característica que favorece a aderência dos tecidos moles ao colo do implante. O seu cor-po cor-possui uma longitude de 6mm, em diâmetros de 4,0 e 4,5mm, cobertos pela superfície rugosa da

Comercial: Produção Executive: Produção: Paginação:

Ana Pereira (Saúde Oral) Gernot Meyer Matthias Abicht Luís Gregório (Saúde Oral)

O jornal Today do XXI Congresso da OMD estará disponível durante os dias de congresso e da Expo-Dentária entre 8 e 10 de Novembro de 2012.

Esta publicação e os seus artigos, fotos e ilustrações estão protegidos por direitos de autor. Qualquer utilização sem prévio consentimento do editor ou do publisher é inadmissível e punido por lei. Nenhuma responsabilidade é assumida pela informação publicada sobre associa-ções, empresas, e mercados. Os temos gerais e condições aplicáveis ao local de julgamento, em Leipzig, na Alemanha.

Klockner@ Shot Blasting. Estes produtos são uma alternativa para casos com uma disponibilidade óssea limitada em altura, tanto a nível maxilar, como mandibular. A utilização poderá evitar, em algumas situações, a aplicação de técnicas como a elevação do seio maxilar ou a transposição do nervo dentário inferior. Segundo os fabricantes, várias publicações apoiam a sua utilização, sendo uma alternativa terapêutica a outras técnicas, permitindo diminuir os tempos de tratamento.

Klockner

®

Implant System lança implantes de 6mm

nosso congresso sempre foi fortíssimo em termos de audiovisuais e de imagem. Aliás, hoje em dia na medicina dentária a imagem é fundamental. Há todo um conjunto de mudanças que não dei-xam de ser um risco, mas o facto de ser mais per-to do Porper-to, do aeroporper-to, mais hotéis, as próprias empresas expositoras têm mais acessos.

E em termos de conteúdo há alterações significa-tivas?

O modelo vai ser idêntico ao dos últimos anos. Continua a ser dos poucos congressos a nível mundial que consegue aliar a parte científica à parte da exposição, digamos mais comercial. E acho que o grande êxito do nosso congresso é ter precisamente essas duas vertentes pois acaba por agradar, por um lado, aos expositores e por outro lado aos profissionais que podem aceder ao que de novo se vai fazendo na medicina dentária. Depois claramente pelo nível de qualidade dos conferencistas. Hoje em dia é impossível ter um congresso com os preços que nós praticamos e ter este nível de qualidade científica. Vamos ter presentes um conjunto de conferencistas inter-nacionais que participam nos grandes eventos mundiais, eventos esses que custam seis e sete vezes mais do que o nosso.

O preço não é, então, “real”?

Claro que não. Basta compararmos com o even-to dos nossos vizinhos espanhóis da Sociedade Espanhola de Periodontologia. Um evento com 1000 pessoas e com preços, mesmo para os asso-ciados, muito mais caros. E estamos a falar de um congresso com muito menos salas, menos confe-rencistas, menos expositores. Além disso manti-vemos condições especiais para os recém-licen-ciados e, inclusivamente, baixamos o preço caso se inscrevam online. Outra novidade é que este ano, pela primeira vez, temos uma aplicação para os equipamentos móveis que tem informação não só da parte científica do congresso, mas também de expositores, eventos que vão acontecendo ao longo do congresso.

Vai ser o maior congresso de sempre

Este ano sentiram o impacto da crise no número de expositores?

Os dados que temos dizem que esgotamos a feira mais cedo do que todos os outros anos. Vai ser a maior de sempre. Olhando friamente, sei que pode ser um pouco contraditório, mas não é. Já ando nestas organizações há alguns anos e a verdade é que se eu fosse presidente ou diretor de uma empresa em Portugal e se tivesse um bud-get para orientar, preferia apostar tudo, ou quase

tudo, num grande evento, que chega a toda a gen-te. Desde os estudantes, jovem médicos dentistas e dentistas. E muitas outras pessoas que não indo ao congresso podem ir à parte da exposição. Se pensarmos bem, esta pode ser a melhor forma de dar a conhecer os novos produtos.

Quantos expositores vão estar presentes?

Devemos andar à volta de 111 empresas do setor. Claro que cada uma difere no tamanho do stand, mas este ano é, de longe, a maior exposição de sempre.

Em termos do número de congressistas, qual a expectativa?

Todos os anos tem vindo a aumentar. Há sempre pequenas alterações e a edição do Porto é sempre diferente da de Lisboa. Mas também é verdade que há cada vez mais médicos dentistas. Anda-mos sempre à volta das três mil pessoas. É de lon-ge o maior, ou um dos maiores, eventos médicos da Península Ibérica.

A participação de palestrantes internacionais é obrigatória, ou já nem tanto? Chegaram a fazer um congresso só com conferencistas nacionais… Deixe-me dizer-lhe que a importância dos con-ferencistas internacionais cada vez menos é tão notada. Ou seja, tentamos e conseguimos trazer os grandes nomes da área, os que participam nos congressos europeus e mundiais, mas a verdade é que antigamente isto era um fator muito mais

diferenciador. Provavelmente porque antigamente os nossos colegas se deslocavam menos, porque o fluxo de informação não era tão rápido e era me-nor. Antigamente, assistir a uma conferência de qualquer um destes nomes era algo tão raro que motivava muito as pessoas. Depois a qualidade dos colegas portugueses tem tido um crescimento exponencial. A diferença entre os colegas nacio-nais e internacionacio-nais quase já não é real. Mas é sempre uma mais-valia até porque desta forma também promovemos o nosso congresso a nível mundial.

É complicado trazer estes nomes?

Tem tudo de ser tratado com muita antecedên-cia. Já estamos a preparar o congresso de 2014 e o de 2013 já está adiantado, temos confirmados sete conferencistas internacionais. Há ainda outra questão intimamente ligada a estes nomes internacionais. Não nos podemos esquecer que o congresso vive um pouco do apoio das grandes empresas. E a verdade é que essas grandes em-presas, para investirem no congresso, necessitam desses grandes nomes para poderem patrocinar oficialmente.

Como lidar com o fracasso

Há alguma área da saúde oral que este ano vá ser mais debatida?

Vamos cobrir quase todas as áreas, como sempre fazemos. O congresso é para médicos dentistas generalistas e tentamos por isso abordar todas as áreas. Tentamos claramente inovar, mas as áreas nobres do congresso têm vindo a ser as mesmas. Este é o terceiro ano do Fórum Ibérico, apesar de diferente das outras edições pois vamos abordar como lidar com um fracasso. Um tema pouco fa-lado nos congressos, mas muitíssimo importan-te. Vamos ter grandes nomes quer portugueses, quer espanhóis. Depois, este ano vamos ter uma sala onde vão ser debatidos os aspetos da saú-de oral, mas ligados à saúsaú-de em geral. Ou seja, patologias sistémicas. Vamos falar de algumas patologias que aparecem na cavidade oral e que estão ligadas a patologias, como o caso da diabe-tes mellitus, paciendiabe-tes cardiovasculares. Ou seja, tentar perceber não só a visão do médico den-tista, mas também do médico especialista nessa área. Vamos ter cardiologistas, pessoas ligadas à diabetes. Vamos ter a nossa visão, mas também a visão deles.

(3)

Deslizante ao toque

© 2011 A-dec Inc. All rights reserved.

A A-dec oferece agora na nova versão da

A-dec300 a ergonomia da A-dec500 e o

sistema da Radius.

O resultado???

Um extraordinário acesso.. um conforto

fenomenal para o paciente e um sistema de ar

e água extremamente deslizante.

Robusto mas muito ágil.

Contacte o seu distribuidor A-dec e descubra

como o equipamento lider de mercado lhe

oferece mais manobrabilidade que nunca.

Faça o download do folheto em a-dec.com/agile?

Centro de Negócios Vila Nova da Barquinha, Lt. 26 2260-067 Atalaia - VNB - Portugal

Tel.:+351 249821277/292 Fax:+351 249812990 E-mail: geral@batadec.com

(4)

notícias

4

Congresso OMD 2012 · porto

O mês de novembro marca o lançamento de uma vasta gama de consumíveis por parte da Ravagnani Dental. Obturação, Endodontia, Des-cartáveis, Cirurgia, Profilaxia, Higiene, Instru-mental, Impressão e materiais para laboratório são as áreas abrangidas. Um dos lançamentos terá a chancela da Prevest, que irá disponi-bilizar uma linha de materiais de obturação, endodontia e laboratório. A Steriblue e a Chi-cago Instruments, do grupo Prodentis/France Dentaire, são as marcas para os descartáveis e instrumental. Ainda nestes últimos, a Dis-potech e a Maxgloves irão fazer parte da lista da Ravagnani Dental. Nas matrizes e cunhas, a fabrincate AnGer é a escolhida. Na higiene, estarão disponíveis os desinfetantes da Xanit.

Ravagnani

lança linha de

consumíveis

Iluminação LeD A-Dec disponível

no mercado

Lasermaq apresenta Lightwalker

da Fotona

“A Expodentária vai ser palco do lança-mento do Lightwalker, o novo laser médico--dentário da Fotona. O produto apresenta--se no mercado com três versões: ST-Laser Er:YAG, DT-Laser Er:YAG e ND: YAG, e ainda o AT-Laser ER:YAG e ND:YAG. Estas versões pos-suem um up-grade para procedimentos dermatológicos e médico-estéticos. O Lightwalker da Foto-na permite, assim, efetuar tratamentos

A nova iluminação LED A-Dec já está dis-ponível, a nível mundial, para os profissio-nais de medicina dentária. O lançamento do novo produto foi realizado durante a “Chicago Dental Society´s 2012 Midwinter Meeting” que, segund o Tom Mcleskey, Product Manager da A-Dec, “é uma opção que se sobrepõe a todas as alternativas do mercado. Tem um design ergonómico, que se adequa bem às salas de tratamento”. Esta ferramenta foi projetada

de endodontia, perio-dontia, cirurgia em tecidos moles, im-plantologia, medicina conservadora e uma grande variedade de procedimentos estéti-cos. Com esta tecnolo-gia, a Fotona permite ao paciente usufruir de tratamentos menos dolorosos, sendo que o trabalho do clínico torna-se mais sim-ples, rápido e eficaz. serviços da Rukatech--Dental. “Temos uma nova unidade dentá-ria odontopediátrica e algus equipamentos

fabricados pela Tecno-med Itália no mercado português. Iremos demonstrar o nosso serviço de assistência técnica como a me-lhor alternativa no mercado, com produ-tos inovadores e uma relação preço/qualida-de competitivos”. Questionado sobre as perspetivas para o próximo ano, Rui Cos-ta mostra--se caute-loso devido à conjun-tura económica, mas, ainda assim, reforça que é necessária per-severança no setor.

“Será, ao que tudo indica, um dos piores anos para o sector da medicina oral em Portuwgal. No entan-to, não nos podemos deixar abater pelo que os nossos governantes dizem. A situação está mal, sim, mas se nada fizermos pior ficare-mos”, alerta.

Ainda em 2012, a Rukatech-Dental estará presente nas principais exposições dentárias, com “des-taque para a Expo--Dental em Madrid”, revelou.

especificamente para salas de intervenção utilizadas por médicos-dentistas. Desta for-ma, o tratamento terá uma ampla iluminação, clareza e profundidade. Ainda de acordo com Mcleskey, a nova iluminação LED-A-Dec faz com que exista uma “menor fadiga ocular já que atenua sombras e mantém um padrão de luz uniforme”, conclui. Mais informações em: www.a-dec.com/LED

(5)
(6)

notícias

6

Congresso OMD 2012 · porto

expo-Dentária 2012

O MUnDO DA MeDICInA ORAL MORA eM MAtOSInhOS

A Expo-Dentária 2012, feira comercial do Con-gresso da Ordem dos Médicos Dentistas, está de volta ao Norte do país. Após 2011, no Centro de Congressos de Lisboa, o evento vai para Mato-sinhos, na Exponor. Serão três dias de feira (8, 9 e 10 de novembro) onde centenas de empresas ligas ao setor irão apresentar as suas novidades, aproveitando a presença dos milhares de visi-tantes que passarão pelo recinto. “Iremos apre-sentar, na área da medicina Dentária, o equi-pamento laser Lightwalker da Fotona e ainda o sistema CAD/CAM. Aproveitaremos mais uma edição do certame para nos reunirmos com alguns dos nossos clientes. Temos estas duas novidades e faremos questão de as apresentar em primeira mão. Queremos, ainda, angariar novos parceiros. São essas as nossas matrizes para a Expo-Dentária”, revela Marta Monteiro, diretora da divisão médica da LaserMaq. A Colgate também marcará presença em Ma-tosinhos. Em conversa com a SAÚDE ORAL, Carlos Pereira revela que a marca “irá reforçar o Colgate Total para gengivas saudáveis, pro-duto lançado há algum tempo, mas que tendo em conta a força e a importância do evento deve ser, novamente, exposto e apresentado a quem ainda não conhece”, explica. Relativa-mente às suas expectativas para o certame, o responsável lembra que “como maior feira da indústria, são muito altas. Não poderia ser de outra forma. Queremos estar ao lado dos profissionais de saúde oral em Portugal, apre-sentando soluções de prevenção nas áreas que abrangemos”, diz.

Já Hugo Costa, em representação da Pierre--Fabre, sublinha que a prioridade não será apresentar novidades, mas sim estar “perto” do setor. “A Expo-Dentária representa para a em-presa um espaço essencialmente de convívio e com uma forte componente social. Mais do que apresentar novidades, procuramos estar junto dos vários profissionais de saúde e dar conti-nuidade a uma tradição com mais de 20 anos”. Sobre a feira, Hugo Costa enaltece o esforço da Ordem dos Médicos Dentistas (OMD) em conti-nuar a fazer da Expo-Dentária um certame de excelência no país. “A OMD tem vindo a pro-fissionalizar, cada vez mais, a exposição, que é um dos maiores eventos médicos no nosso território. Sabemos do esforço que é necessário para fazer semelhante obra e é nosso intuito estar sempre presente junto da classe” refere, acrescentando ainda que “tendo em conta as dificuldades sentidas em Portugal, e no setor em particular, obrigam a que os parceiros se-jam cada mais inovadores, procurando fazer o mesmo, mas com menos recursos”.

Da parte da Ravagnani Dental surgirão vários equipamentos novos no mercado. Em conversa com a SAÚDE ORAL, Luís Filipe Correia, general manager da empresa, enumera os novos produ-tos. “Na divisão de materiais e consumíveis o destaque vai para o fabricante Prevest, isto para a obturação, endodontia e laboratório. Ainda nos materiais, estaremos com produtos da Te-chNew. Nos descartáveis e instrumental vamos trabalhar com a Steriblue, Chicago Instuments e Dent´o´Plast. Nas matrizes e cunhas iremos coo-perar com a AnGer, e na higiene serão os desin-fetantes da Xanit”. As novidades da Ravagnani

não se ficam por aqui. De acordo com Filipe Correia, os equipamentos também estarão em destaque. “Iremos lançar a linha de radiologia digital extra-oral da Fona, fabricados em Itália; serão lançados dois modelos X-Pan DG, orto digital e X-Pan DG Plus orto+tela digital. Ainda na mesma insígnia, será lançado o ScaNeo, um scanner de placas de fósforo de radiologia intra--oral, que oferece aos profissionais uma varie-dade de tamanhos que tornam o seu uso mais fácil com os pacientes, aliado a um software simples e prático”, elenca. A terminar o rol de lançamentos, o general manager da Ravagna-ni Dental refere a “remodelação do modelo de unidade dentária Ecoline, da Sinol, bem como a apresentação em Portugal dos modelos de unidades dentárias da Shinhung, fabricados na Coreia do Sul”. Questionado sobre o que espera da Expo-Dentária 2012, o responsável justifica a sua opinião positiva com as várias novida-des apresentadas. “As nossas expectativas são muito boas, tendo em conta todos estes novos produtos. Estamos esperançados no sucesso do nosso alargado portfólio de produtos. Vamos ter também um stand muito apelativo, bastante atrativo para realizar reuniões de negócios”.

A crise e a medicina dentária

Tema transversal a todos os setores em Por-tugal e bastante discutido por vários agentes ligados ao fabrico, venda e distribuição de pro-dutos, bens e materiais é a crise. Por isso, não ficou fora da conversa com os vários exposito-res. Resumindo: palavras diferentes, conceitos idênticos. Luís Filipe Correia fecha o assunto assim que o inicia. “Penso que, como em todos os setores, temos de tentar ser criativos, inovar e diversificar”. Já Hugo Costa, da Pierre-Fabre, alonga-se um pouco mais no assunto. ”É uma realidade que afeta a todos. Estamos intima-mente ligados ao mercado farmacêutico que

atravessa, talvez, a sua maior crise desde o 25 de abril de 1974. Existe a possibilidade de encer-ramento de quase 25 por cento das farmácias, facto que deverá preocupar toda a população”. Ainda no mesmo assunto, o responsável antevê 2013. “Procuraremos continuar a apoiar a for-mação dos médicos dentistas portugueses, pois sabemos que, mesmo em tempos de crise, os bons profissionais continuam a triunfar”. Para a Colgate, “a crise está aí para todos, pois o país atravessa um período bastante agudo. Ninguém está alheio a este período de reces-são”. Segundo Carlos Pereira, a resolução passa por “tentar proporcionar soluções mais adequa-das a todos os intervenientes, para que se possa manter a qualidade apresentada nos produtos”. A Colgate Total, afirma, “é um exemplo claro deste processo”.

Já António Moutinho, diretor-geral da Nobel-BioCare, refere que “estamos num momento de profunda recessão, é verdade. Mas costumo dizer a alguns dos meus clientes: se fechassem os olhos e não ouvissem as notícias que nos bombardeiam diariamente, talvez chegassem à conclusão que os seus resultados não são assim tão diferentes se estivessem num outro período da economia. Penso que quem apostou na qualidade, hoje, está à vontade para enfren-tar a crise”.

Apesar de lidar “com empresas e clientes bas-tantes avançados tecnologicamente e, também, protegidos da crise internacional”, a LaserMaq identifica alguns problemas decorrentes do atual panorama. “Notamos a crise nos sistemas de financiamento com alguns dos nossos clien-tes. Há muita dificuldade em conseguir esse apoio junto das entidades bancárias”, lamenta Marta Monteiro. No entanto, para os parceiros com maiores dificuldades, “a LaserMaq procura encontrar soluções de pagamentos mais acessí-veis”, conclui.

Durante três dias a exponor, em Matosinhos, será o polo central da indústria da medicina dentária portuguesa. entre 8 e 10 de novembro decorre a expo-Dentária 2012, o maior palco do setor em portugal, organizado pela Ordem dos Médicos Dentistas. novidades, palestras, reuniões e negócios. Muitos, espera-se. A SAÚDe ORAL ouviu alguns dos expositores e ficou a conhecer novidades, expectativas e formas de contornar o que parece incontornável: a crise.

(7)
(8)
(9)

PLATINUM SPONSOR ORGANIZAÇÃO

GOLD SPONSORS

(10)

08

|

09

|

10

|

NOV

|

2012

|

EXPONOR

|

MATOSINHOS

|

PORTUGAL

LEGENDA DA PLANTA

SAÍDA DE EMERGÊNCIA COLUNA

PLATINIUM SPONSOR

(11)

08

|

09

|

10

|

NOV

|

2012

|

EXPONOR

|

MATOSINHOS

|

PORTUGAL

LEGENDA DA PLANTA

SAÍDA DE EMERGÊNCIA COLUNA

PLATINIUM SPONSOR

(12)

expositores

12

Congresso OMD 2012 · porto

Nome Localização 2012 Categoria

3 Dental Cad-Cam, SL 302 Expositor

3M Portugal 140; 141; 142; 143 Gold Sponsor

4 C, Lda 337 Expositor

Abbott Laboratórios, Lda 136; 137 Patrocinador Oficial

Ace 176; 177; 178; 179 Patrocinador Oficial

Ambimed, Lda 340 Expositor

Ancar 330; 332; 334 Expositor

Angelini - Tantum Verde 16 Expositor

APCD - Associação Paulista de

Cirurgiões Dentistas 36 Expositor APEX Lda 130; 131; 132; 133; 134; 135 Expositor

Asa Dental SPA 41 Expositor

Astra Tech, S.A. 252; 253; 254; 255 Gold Sponsor

AtralCipan 196;197 Expositor

AXA Portugal 250; 251 Patrocinador Oficial

Barclays Bank 57;58 Expositor

Batadec 212; 213; 214; 215; 216; 217; 218; 219; 220; 221 Gold Sponsor

Bene Farmacêutica 267 Expositor

BIAL 49;50 Expositor

Bien Air 336;338 Expositor

Biogenesis 37 Expositor

Biomet 3I 108; 110; 112 Patrocinador Oficial

Biotech Portugal 191;193 Expositor

Biotree Medical Solutions 226;228 Expositor

BringConcept, Lda 59;60 Expositor

BTI - Biotechnology Institute 61; 62; 63; 64 Expositor

Camlog 208; 209; 210; 211 Gold Sponsor

Carestream Dental 84; 85; 86 Expositor

Centro Pós- Graduação 341 Expositor

CESPU Formação 288 Expositor

Clinak Mobiliário Clínico 23 Expositor

Cliveste 307 Expositor

Colgate 73; 74 Apoio Cientifico

Coltene 9; 10; 11; 12 Expositor

Dental Express 306; 308; 310 Expositor

Dentaleader 126; 127; 128; 129; 162; 163; 164; 165; 166; 167; 168; 169; 170; 171 Expositor

Dentalnor Sirona 65; 66; 67; 68; 69; 70; 71; 72 Patrocinador Oficial

Dentina , Lda 200; 201; 202; 203; 204; 205; 206; 207 Expositor

Dentoral - Software Gestão 44 Expositor

DI&B - Intra-Lock Iberia 277;279 Expositor

Digital Doc, LLC 335 Expositor

Dio Implants 258; 259; 260; 261; 262; 263 Expositor

Distrifarma, SA 31;32 Expositor

Dotamed São João 52 Expositor

DouroMed 240; 241; 242; 243; 276; 278 Expositor

Dr. Krug Noronha - Radiologia 309 Expositor

Dudentis 51 Expositor

Editora Dental Press 87 Expositor

Editorial Ripano 257 Expositor

Emfils 55.;56 Expositor Exaktus 298;300 Expositor G C Europe 17;18 Expositor Galimplant 47;48 Expositor Gengigel 25 Expositor Goldentav 280; 281; 282; 283; 284; 285; 286; 287 Expositor

Governo dos Açores 342; 343; 344 Gold Sponsor

Greater New York Dental

Meeting 39 Expositor GT Medical S.L 109; 111; 113; 148; 149; 256 Expositor

Henry Schein Portugal 234; 235; 236; 237; 238; 239 Expositor

Nome Localização 2012 Categoria

Hiperdent 324; 325; 326; 327; 328; 329 Expositor

I3D 24 Expositor

ImaginaSoft HS, Lda 156; 157; 158; 159; 160; 161 Expositor

Inp 194 Expositor

ISDIN 320; 321; 322; 323 Expositor

ISQ - Labmetro Saúde 53 Expositor

Ivoclar Vivadent 304;305 Expositor

Jaba Recordati, SA 13; 14; 15 Expositor

Jada - Edição Portuguesa 54 Expositor

Jornal Dentistry 265 Expositor

Kerator Portugal 33 Expositor

Klockner Portugal 77; 78; 79; 80 Patrocinador Oficial

Koine Ibérica 311 Expositor

Krsdental, Lda 42;43 Expositor

Laboratórios Inibsa 172; 173; 174; 175 Gold Sponsor

Laboratórios Kin SA 20 Expositor

Laboratórios Normon SA 230;232 Expositor

Laboratórios Vitoria SA 316; 317; 318; 319 Expositor

Lasermaq 122;124 Expositor

Listerine- Hextril 190;192 Expositor

Machado, Malcher, Lda 331;333 Expositor

Medident Italia 38 Expositor

Medsupport 270; 271; 272; 273; 274; 275 Expositor

Metodo Gradual Impalntes

Dentários 40 Expositor Montellano 186; 187; 188; 189; 222; 223; 224; 225 Expositor

Multiware 88;89 Expositor

Neobiotech Co, Ltd 29 Expositor

Neodent 138;139 Expositor

Nobel Biocare 100; 101; 102; 103; 104; 105; 106; 107 Patrocinador Oficial

NSK 227;229 Expositor

Odontomedical - Examvision 264;266 Expositor

Oral B 299; 301; 303 Patrocinador Oficial

Ormodent 123;125 Expositor

Orthosmile 246; 247; 248; 249 Expositor

Osstem Implant 150; 151; 152; 153; 154; 155 Expositor

Phibo 312; 313; 314; 315 Expositor

Pierre Fabre 180; 181; 182; 183; 184; 185 Platiniun Sponsor

Plurirad, Lda 195 Expositor

Ravagnani Dental Lda 1; 2; 3; 4; 5; 6; 7; 8; 90; 91 Expositor

Recentestock 120 Expositor

Revista DentalPro 21; 22 Expositor

Revista Maxillaris 244; 245 Apoio Cientifico

Risco Ideal Const. E Design 35 Expositor

Rukatech-Dental 288; 289; 290; 291; 292; 293 Expositor

Sanaport Lda 294; 295; 296; 297 Expositor

Saúde Oral 75; 76 Expositor

SDS - Same Day Solutions 92; 93; 94; 95; 96; 97; 98; 99 Expositor

Signo Vinces Europa 121 Expositor

Simesp Maillefer 81 Apoio Cientifico

Sin - Sistema de Implante 231;233 Expositor

Sinusmax Lda 26; 27; 28 Expositor

Straumann 144; 145; 146; 147 Gold Sponsor

Sweden Martina 198; 199 Apoio Cientifico

Tactis 82; 83 Expositor

Tantos Desafios 30 Expositor

Tepe - Emiteco 19 Expositor

TP Orthodontics Europe 268;269 Expositor

VIS Portugal 45;46 Expositor

Voco 114; 115; 116; 117; 118; 119 Expositor

W&H Ibérica 34 Expositor

Waterpik 339 Expositor

(13)
(14)

No Pre-Registration Fee

The Largest

Dental Meeting/

Exhibition/Congress

in the United States

FOR MORE INFORMATION:

Greater New York Dental Meeti ng® 570 Seventh Avenue - Suite 800

New York, NY 10018 USA Tel: (212) 398-6922 / Fax: (212) 398-6934 E-mail: victoria@gnydm.com

WWW.GNYDM.COM

Scienti  c Meeti ng:

Friday - Wednesday,

November 23 - 28

Exhibit Dates:

Sunday - Wednesday,

November 25 - 28

MARK YOUR CALENDAR

A A N C

Never a pre-registrati on fee at the Greater New York Dental Meeti ng

M H 600 EXHB

Jacob K. Javits Conventi on Center 11th Ave. between 34-39th Streets (Manhatt an)

Q 

New York Marriott Marquis otel

LV D A - N T

L D TH

� S AV

M TH 350 S P

Seminars, ands-on Workshops, Essays & Scienti  c Poster Sessions as well as

Specialty and Auxiliary Programs

E P

 V 

S P  H E F

E N Y C   B

 H  V 

 H !

Sponsored by the New York County Dental Society and the Second District Dental Society

nSK-nakanishi

lança

nova série

ti-Max Z

A NSK-Nakanishi vai apresentar no mercado a nova série Ti-Max Z, modelo que estabelece um novo padrão em contra ângulos. Este material possui, de acordo com o seu fabricante, a cabeça mais pequena e o corpo mais fino do mercado. Desta forma permite uma visibilidade operativa máxima, bem como o seu design miniaturi-zado facilita o acesso às zonas da cavidade oral. Outra característica relevante tem que ver com o cor-po de titânio maciço, resistente à corrosão e 30% mais leve que o aço inoxidável. O nível de ruido é baixo não havendo igualmente muita vibração, o que permite um maior conforto no paciente. Esta série é considerada um grande avanço tecnológico por parte do departamento de investigação e desenvolvimento da NSK, que se centrou em construir instrumentos mais duradouros e adequados ao mercado. Além de comercializar o modelo Ti-Max z95L com três anos de garantia, a marca, através das suas provas, garante uma vida útil do instrumento de mais do dobro que outras peças similares existen-tes no mercado.

tratamento”. Esta ferramenta foi projetada especificamente para salas de intervenção utilizadas por médicos-dentistas. Desta forma, o tratamento terá uma ampla ilumi-nação, clareza e profundidade. Ain-da de acordo com Mcleskey, a nova iluminação LED-A-Dec faz com que exista uma “menor fadiga ocular já que atenua sombras e mantém um padrão de luz uniforme”, conclui. Mais informações em: www.a-dec. com/LED

notícias

14

Congresso OMD 2012 · porto

Incrivelmente Duradouros

3

Z95L

ANOS DE GARANTIA

Na área de implantes, de salientar os implantes NobelReplace Conical Connection, Platform Shift e NobelActive 3.0, galardoados com prémios de melhor implante nacional e internacionalmente. A Nobel Biocare terá ainda ações de formação no stand, dando destaque a uma formação diferen-ciada. “Este ano optámos por apresentar uma formação que vai além

das nossas soluções, pois vamos ter sessões dedicadas a “como comunicar e como atender os pacien-tes”. Temos também sessões dedicadas aos estudantes e aos médicos dentistas que queiram conhecer as nossas soluções”, informa a empresa em comunicado.

A Nobel Biocare vai estar presente no XXI Congresso da Ordem dos Médicos Dentistas, no corredor central do pavilhão. A grande novidade é um motor cirúrgico - Osseocare Pro, o primeiro motor controlado pelo iPad. Com o novo Osse-ocare Pro, o médico dentista pode programar a cirurgia de cada paciente desde a sequência das brocas necessárias até à colocação do implante. O software de diagnóstico e de planeamento de tratamentos de cirurgia Guiada – o NobelClincian também estará em destaque. Agora é possível fa-zer planeamento para outras marcas de implantes e o software é compatível com Mac e Windows.

nobel Biocare

apresenta

(15)
(16)

EXA’lence

de

GC

La

siguiente generación

de materiales

de impresión.

EXA’lence es la siguiente

generación de materiales de

impresión.

Vinil Poliéter Silicona (VPES) garantiza

impresiones de máxima precisión –

incluso en ambientes húmedos.

Su extremada fluidez permite la

penetración de EXA´lence en los más

pequeños surcos además de presentar una

alta elasticidad y estabilidad dimensional.

El resultado: la máxima precisión con el mínimo

esfuerzo.

Pruebe usted mismo la siguiente generación de

material de impresión. Consulte a su representante

GC o visite www.spain.gceurope.com

GC EUROPE N.V.

Head Office

Tel. +32.16.74.10.00

info@gceurope.com

http://www.gceurope.com

GC IBÉRICA

Dental Products, S.L.

Tel. +34.916.364.340

info@spain.gceurope.com

http://spain.gceurope.com

145888-GC-EXAlence-ADV ES-A3.indd 1 01/10/12 17:05

Referências

Documentos relacionados

Para analisar as Componentes de Gestão foram utilizadas questões referentes à forma como o visitante considera as condições da ilha no momento da realização do

Os principais resultados obtidos pelo modelo numérico foram que a implementação da metodologia baseada no risco (Cenário C) resultou numa descida média por disjuntor, de 38% no

São considerados custos e despesas ambientais, o valor dos insumos, mão- de-obra, amortização de equipamentos e instalações necessários ao processo de preservação, proteção

the human rights legislated at an international level in the Brazilian national legal system and in others. Furthermore, considering the damaging events already

Para Souza (2004, p 65), os micros e pequenos empresários negligenciam as atividades de planejamento e controle dos seus negócios, considerando-as como uma

Considerando-se principalmente as diretrizes para relatórios de sustentabilidade para o setor de mineração e metais (GRI, 2010), a análise dos relatórios de

No processo de gravação normal: Quando a confi guração de período de tempo for efetivada, ela se ativará imediatamente após sair do menu; caso o alerta estiver ativado, a

dois gestores, pelo fato deles serem os mais indicados para avaliarem administrativamente a articulação entre o ensino médio e a educação profissional, bem como a estruturação