• Nenhum resultado encontrado

Colégio Marista São Pedro... 5 Planejamento... 5 Missão... 5 Visão... 5 Nossos espaços... 5 Horário de atendimento... 6

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Colégio Marista São Pedro... 5 Planejamento... 5 Missão... 5 Visão... 5 Nossos espaços... 5 Horário de atendimento... 6"

Copied!
33
0
0

Texto

(1)

Guia

Escolar

2016

(2)

Sumário

Colégio Marista São Pedro ... 5

Planejamento ... 5 Missão ... 5 Visão ... 5 Nossos espaços ... 5 Horário de atendimento ... 6

Equipe Diretiva ... 6

Direção ... 6

Serviços de Coordenação ... 6

Serviço de Coordenação Pedagógica (SCP) ... 6

Serviço de Orientação Educacional (SOE) ... 6

Serviço de Pastoral Escolar (SPE) ... 7

Serviço de Coordenação de Turno (SCT) ... 7

Serviço de apoio ... 8

Biblioteca Escolar ... 8

Laboratórios de Tecnologias Educacionais e Robótica ... 8

Laboratório de Química e Biologia ... 8

Secretaria ... 8 Recursos Humanos ... 8 Tesouraria ... 9 Comunicação ... 9 Turno Integral ... 10 Atividades Extraclasse ... 10

Serviços Terceirizados ... 10

Cantina ... 10

Atividades esportivas e artísticas ... 11

Aluguel de espaços ... 11

(3)

Fique atento ... 12

Rotina escolar ... 12 Atrasos ... 12

Uniforme escolar ... 13

Fornecedores de uniformes ... 13

Processo de avaliação ... 14

Educação Infantil ... 14

Anos Iniciais do Ensino Fundamental (1º a 5º ano) ... 14

Anos Finais do Ensino Fundamental (6º a 8º ano) e Ensino Médio ... 15

Provas ... 15

Princípios de Convivência ... 15

Medidas pedagógico-educativas ... 18

Representações ... 19

Associação de Pais e Mestres (Apamesp) ... 19

Grêmio Estudantil Marista São Pedro (Gesp) ... 19

Pastoral Juvenil Marista (PJM) ... 20

Canais de comunicação ... 20

Site ... 20 Marista Virtual ... 20 Rematrícula online ... 22 Agenda no site ... 22 Agenda do estudante ... 22 Revista Em Família ... 22 Fale conosco ... 22

Rumo ao bicentenário ... 23

Caminhada até 2017 ... 23

Calendário 2016 ... 25

(4)

Colégio Marista São Pedro

Fundado em 1º de marco de 1927, o Marista São Pedro nasceu a partir da percepção do Padre Emilio Lottermann, primeiro vigário da Igreja São Pedro, de ter uma escola católica no Bairro Floresta. Sucessivas melhorias e expansões se deram até sua atual estrutura, que conta com ambientes favoráveis para o desenvolvimento das potencialidades dos estudantes.

Diariamente, cerca de 90 educadores atuam na missão de construir conhecimentos e formar cidadãos comprometidos com os valores humanos, dando continuidade à obra de São Marcelino Champagnat, fundador do Instituto Marista. Com aproximadamente 600 estudantes, o Colégio se configura como uma das instituições de ensino mais tradicionais de Porto Alegre, sempre inovando e se destacando na educação gaúcha.

Planejamento

Em busca de novos horizontes para a educação, o Marista São Pedro segue com seu Planejamento Estratégico (2012-2022), que propõe uma estruturação em que o Colégio possa se posicionar com coerência, organização e qualidade no mercado, sem abrir mão dos princípios institucionais. O Planejamento desafia diariamente a estabelecer, executar e acompanhar as ações educativas desenvolvidas, primando pela excelência acadêmica e pela formação humana. O planejar, medir e avaliar passam pela elaboração e cumprimento da missão e visão da escola.

Missão

Promover educação integral dos estudantes, cultivando o carisma marista, com excelência na formação humana e acadêmica.

Visão

Seremos um colégio de formação integral, com aprendizagens significativas e relacionamentos saudáveis, desenvolvendo pessoas comprometidas com um mundo melhor.

Nossos espaços

Além dos espaços de aula favoráveis ao desenvolvimento dos estudantes, o Colégio possui ambientes de interação diferenciada, como: Laboratório de Tecnologias, Auditório, Bibliotecas central e infantil, Sala Multimídia (com lousa interativa) e Laboratórios de Química e Biologia. O estímulo à prática esportiva ocorre no Ginásio, Quadra coberta, Miniquadras e Quadra de grama sintética

(5)

Horário de atendimento

O horário de funcionamento do Colégio é das 7h às 19h.

Atendimento ao público na Secretaria e na Tesouraria: de segunda a quinta-feira, das 7h30 às 12h e das 13h30 às 17h30. Nas sextas-feiras, o atendimento encerra às 16h45. Atendimento da Direção e Serviços de Coordenação: O atendimento com os setores da equipe diretiva serão realizados somente mediante agendamento prévio. Somente será atendida uma família por vez.

Equipe Diretiva

Direção

É exercida pela diretora e vice-diretor, competindo-lhes dirigir o Colégio por meio da tomada de decisões conjuntas, visando à consecução dos objetivos da Rede Marista. Diretora: Valéria Cruxen Bisso (direção.saopedro@maristas.org.br)

Vice-diretor: Ir. André Dall’Agnol (vicedirecao.saopedro@maristas.org.br)

Serviços de Coordenação

Serviço de Coordenação Pedagógica (SCP)

Responsável pelas questões pedagógicas do Colégio. Realiza o acompanhamento e o direcionamento das ações do processo de ensino e aprendizagem, atuando diretamente com os professores. Também realiza a mediação de questões e resultados que envolvem as atividades realizadas em sala de aula.

Educação Infantil e Anos Iniciais: Denise Targa (denise.targa@maristas.org.br) Anos Finais EF e Ensino Médio: Carla Janice Moraes (carla.moraes@maristas.org.br)

Serviço de Orientação Educacional (SOE)

Responsável pelo acompanhamento e orientação no processo de ensino e aprendizagem do estudante com vistas à educação integral, bem como na adaptação e na integração, incluindo hábitos de estudos e questões do desempenho escolar.

(6)

Serviço de Pastoral Escolar (SPE)

Articula, assessora e executa os projetos e programas pastorais, tais como os encontros de formação humano-cristã. É também responsável pela promoção de celebrações e vivências com toda a comunidade educativa.

Coordenador de Pastoral: Alan Alves (alan.alves@maristas.org.br)

Serviço de Coordenação de Turno (SCT)

Coordena as atividades dos turnos, sendo responsável pelo cumprimento de todas as normas de convivência, visando à harmonia do ambiente escolar e à construção do clima favorável à aprendizagem. Também supervisiona o uso do uniforme estudantil.

(7)

Serviços de apoio

Biblioteca Escolar

É mais um serviço de apoio pedagógico que tem por finalidade colocar à disposição de toda a comunidade escolar os recursos informacionais para estudos, pesquisas e leituras, compatíveis com as atividades pedagógicas e culturais propostas pelo Colégio. Podem utilizar a Biblioteca estudantes matriculados, pais, educadores e funcionários. Horário de funcionamento: das 7h30 às 12h e das 13h30 às 17h50.

Laboratórios de Tecnologias Educacionais e Robótica

O Marista São Pedro dispõe de espaços de tecnologia educacional que potencializam o processo de ensino e aprendizagem. No Laboratório de Tecnologias Educacionais, a comunidade escolar interage com recursos e softwares que auxiliam na aprendizagem de cada componente curricular.

No Laboratório de Robótica encontram-se os kits de montagem com peças diversas, motores e sensores que permitem o movimento de protótipos, promovendo os conceitos tecnológicos e mecânicos. Tudo embasado por uma proposta que possibilita o desenvolvimento da criatividade, da pesquisa, do trabalho em equipe, da ética e da cidadania.

Laboratório de Química e Biologia

Esse ambiente possibilita que os estudantes, em todos os níveis de ensino, aprendam na prática os conceitos desenvolvidos em sala de aula, realizando experimentos, pesquisas, entre outras atividades.

Secretaria

Tem a seu encargo todo o serviço de comunicados, atestados de frequência dos estudantes, histórico escolar, emissão de boletins, entre outros documentos. Na Secretaria é possível atualizar constantemente os dados cadastrais dos estudantes e seus familiares para o recebimento de informações importantes do cotidiano do Colégio. E-mail: secretaria.saopedro@maristas.org.br

Recursos Humanos

Têm a seu encargo a organização e o controle da área de recursos humanos da escola de modo a assegurar o exercício do planejamento e da administração.

(8)

Tesouraria

Tem a seu encargo a organização e controle da área de contabilidade de modo a assegurar o exercício do planejamento e da administração. Disponibiliza os serviços de emissão de boletos para pagamentos de matrículas e mensalidades.

Comunicação

Contribui no processo de gestão, comunicação interna e externa. Atua em sintonia com a equipe de Assessoria de Comunicação e Marketing dos Colégios e Unidades Sociais da Rede Marista, executando ações propostas de acordo com os planos, projetos e programas estabelecidos, com vistas ao relacionamento com os diferentes públicos. E-mail: ascomk.saopedro@maristas.org.br

(9)

Turno Integral

Oferecido para as turmas da Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental, o Turno Integral desenvolve atividades que possibilitam o crescimento pessoal e intelectual, fortalecendo a formação integral do estudante no turno inverso ao das aulas. O programa inclui oficinas, atividades recreativas e projetos que desenvolvem habilidades e potencialidades no que diz respeito aos aspectos físicos, cognitivos e socioafetivos. Além disso estimula o estudo orientado, a formação e o lazer. Horário: 7h30 às 13h30. Mais informações diretamente na Central de Matrículas ou pelo e-mail eliana.borba@maristas.org.br

Pós-Turno

Além do Turno Integral o Colégio Marista São Pedro disponibiliza às famílias mais uma opção segura para os estudantes que necessitam de horários flexíveis. O serviço de Pós-Turno desenvolve atividades complementares após o final das aulas, no turno da tarde. Horário: das 18h às 19h.

O serviço pode ser contratado mensalmente ou por diária.

Atividades Extraclasse

Oportunidade para o estudante aprender e desenvolver habilidades além da sala de aula, por meio de atividades esportivas, artísticas e culturais. São oferecidas modalidades de Futsal, Basquete, Vôlei, Handebol, Judô, Capoeira e Jiu-Jitsu.

O Colégio também incentiva a formação de lideranças e a solidariedade por meio do grupo de Jovens da Pastoral Juvenil Marista.

Serviços Terceirizados

Cantina

Localizada próximo ao pátio central, a Cantina tem seu horário de funcionamento de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h30, com a oferta de lanches. Serve almoço (bufê livre) diariamente para a comunidade escolar, das 12h45 às 13h30 (após o almoço do Turno Integral, que ocorre até às 12h30), com uma alimentação saudável e organizada cuidadosamente por nutricionista credenciada. Também possui um serviço de crédito semanal ou mensal em que os pais podem adquirir fichas para os seus filhos trocarem por lanches enquanto estiverem no ambiente escolar. Os estudantes só poderão frequentar a cantina durante o período de recreio (manhã: das 10h às 10h20, tarde: 15h20 às 16h). Os almoços ou lanches devem ser adquiridos antes ou após o turno de aula.

(10)

Atividades esportivas

As aulas de Judô, Capoeira e Jiu-Jitsu são ministradas por professores terceirizados. Informações sobre matrículas na Secretaria do Colégio.

Aluguel de espaços

Quadras esportivas, salão de festas e ginásio, são de responsabilidade do setor de Tesouraria, onde os interessados devem entrar em contato para verificar a disponibilidade dos espaços.

Segurança

Profissionais qualificados garantem o controle de entrada e saída de pessoas da escola. Além disso, auxiliares de disciplina orientam os estudantes durante o horário de recreio, entradas e saídas integrando um sistema harmônico, que garante tranquilidade e confiança. Seguro Educacional: é o benefício que assegura a proteção escolar, a continuidade dos estudos e assistência médica em caso de acidentes com o estudante em atividades escolares.

(11)

Área Protegida SOS

A partir de um convênio estabelecido, todos os envolvidos em atividades educacionais da escola, bem como locais que, porventura, recebam alguma atividade, estão sob a proteção do serviço de emergência médica da SOS Emergências. O serviço oferece atendimento de urgência e emergência, realizando, quando necessário, a remoção hospitalar.

Fique atento

Aqui estão concentradas informações que são imprescindíveis para o bom andamento da vida escolar. Leia com atenção!

Rotina Escolar:

Dia letivo

EI e Anos Iniciais: das 13h30 às 17h50 Anos Finais: das 7h30 às 12h

EM: das 7h30 às 12h50

Atrasos:

Anos Iniciais: será considerado atraso a chegada do estudante até às 14h. O estudante deve aguardar na recepção para ser conduzido até a sua sala de aula por um monitor. Anos Finais e EM: será considerado atraso do estudante que chegar até o 2º período (8h20).

Obs.: O estudante só poderá entrar em aula após o horário com justificativa, por escrito, na agenda escolar e mediante autorização do SCT.

Circulação no ambiente escolar:

Durante o período de aula os pais ou responsáveis não podem circular na área interna do colégio. Será permitido o acesso apenas nos setores para atendimento.

O acesso ao pátio central será feito pelo portão de acesso 01 nos seguintes horários: das 7h às 7h30 e das 11h55 às 12h, no turno da manhã e das 13h às 13h30 e das 17h45 às 18h, no turno da tarde.

(12)

Uniforme Escolar

O uso do uniforme escolar é diário e obrigatório para os estudantes da Educação Infantil ao Ensino Médio em todas as atividades realizadas nas dependências da escola, em eventos e, inclusive, em saídas pedagógicas. Para frequentar as atividades no turno inverso, os estudantes também deverão estar uniformizados.

Educação Infantil aos Anos Iniciais EF (1º a 5º ano): Uso obrigatório do uniforme completo Anos Finais EF (6º a 9º ano) e Ensino Médio: Uso obrigatório da camiseta, moletom ou casaco do uniforme.

Aulas de Educação Física: uso obrigatório para todos os níveis

Laboratórios de Química e Biologia: os estudantes deverão usar jaleco, por medida de segurança.

Fornecedores de Uniformes:

Livraria Arte da Leitura - Rua Almirante Barroso, 672 - Fone: (51) 3222-4174 - Contato: Nádia Brum Collares

Rainbow Uniformes - Av. Tramandai, 702/105 - Fone: (51) 3248-0308 ou 3207-6824 - Contato: Cristina Lanfredi

(13)

Processo de avaliação

Educação Infantil

A avaliação é realizada diariamente através da observação e acompanhamento do professor. São realizados registros contínuos da evolução das diferentes etapas do processo de aprendizagem. O resultado avaliativo é expresso através de processos descritivos semestrais que contemplam as aprendizagens significativas dos estudantes, sua interação e construção de novos conhecimentos.

Anos Iniciais do Ensino Fundamental (1º a 5º ano)

A avaliação dos estudantes é expressa através de Indicadores de Aprendizagem, elaborado pelo docente, que revela o domínio dos conhecimentos e habilidades, considerando-o aprovado ou não. A comunicação dos resultados é realizada ao final de cada trimestre aos pais ou responsáveis pelo estudante.

(14)

Anos Finais EF e Ensino Médio

Será aprovado o estudante que obtiver, no mínimo, a média 7,0 (sete), cujo cálculo será representado pela soma dos resultados de cada trimestre dividindo-se por três, conforme fórmula:

(1ºtrim.) + (2º trim.) + (3º trim.) ≥ 7,0 3...

O Exame final será oferecido ao estudante que não obteve média anual 7,0 (sete) em cada componente curricular após o encerramento do ano letivo. Para lograr aprovação é necessário ao estudante evidenciar melhoria no processo de aprendizagem e obter média aritmética simples de, no mínimo, 5,0 (cinco), resultado obtido da média anual (MA) mais a nota obtida no Exame Final (EF), dividido por 2 (dois), em cada componente curricular.

MA + EF ≥ 5,0 2...

A escola apresenta Regime de Progressão Parcial (PP) para estudantes de 1º e 2º ano do Ensino Médio e Recuperação Prolongada (RP) para estudantes do 3º ano do Ensino Médio, que não lograram aprovações em até dois componentes curriculares.

Provas

Caso o estudante não realize alguma avaliação, o atestado médico ou convocação para campeonato (no caso de atletas) deverá ser entregue na Secretaria em até 48 horas após o retorno do estudante. Demais casos irão realizar a prova de recuperação.

Princípios de Convivência

Com vistas à proteção dos estudantes e à garantia de sua educação integral, é exigido na escola o cumprimento dos seguintes princípios de convivência:

1. Nas dependências da escola e suas proximidades, mesmo fora do horário escolar, manter atitudes condizentes com o local e respeito às pessoas com quem convive; 2. Não é permitida a prática de atos que atinjam a integridade física e/ou moral das

pessoas da comunidade escolar, inclusive em ambientes virtuais.

3. Não é permitido o uso indevido do nome, emblemas ou símbolos do Colégio. 4. Não é permitido fazer apologias que contrariem os valores da educação marista.

(15)

5. É proibido promover, sem autorização da Direção, vendas, campanhas, coletas, eventos e subscrições no Colégio ou em nome dele.

6. É proibido expor colegas, professores, funcionários ou qualquer membro da comunidade escolar a situações constrangedoras. A exposição da imagem em qualquer meio de comunicação (redes sociais) também é proibida.

7. Deve ser mantida a integridade do patrimônio do Colégio bem como de professores, funcionários e colegas, e o zelo pela limpeza e conservação do ambiente. Em caso de danos, de ordem moral, física ou material, o responsável pelo estudante será responsabilizado.

8. O uso da agenda é diário e obrigatório para estudantes da Educação Infantil ao Ensino Médio. É a identificação do estudante e meio de comunicação entre família e escola.

9. O uso de uniforme é diário e obrigatório, em todas as dependências da escola e em saídas pedagógicas. Exige-se:

• Educação Infantil e Anos Iniciais – uniforme completo • Anos Finais e Ensino Médio – uniforme na parte superior.

Nos Laboratórios de Química e Biologia, os estudantes devem usar jaleco.

10. Não é permitido o uso em sala de aula de aparelhos eletrônicos (celular, tablet, mp3 e afins) e de objetos colecionáveis, que venham atrapalhar o andamento das atividades escolares.

11. Não é permitido o porte e uso de materiais ilícitos nas dependências da escola. 12. O estudante é responsável pelos seus materiais escolares e pertences pessoais. 13. Atitudes inconvenientes de namoro não serão permitidas no ambiente escolar. 14. No horário de recreio é direito do estudante fazer o lanche e ter momento de

descanso.

15. Saídas durante os períodos de aula não serão permitidas. Havendo necessidade, o estudante deverá apresentar a devida justificativa na agenda, assinada pelos pais ou responsável. Não serão aceitas autorizações para saídas antecipadas via ligação telefônica dos pais/responsáveis.

16. A autorização para retirada de estudantes por outras pessoas, que não os responsáveis, deve ser feita por escrito, pelos pais ou responsável, ao Serviço de Coordenação de Turno.

(16)

17. Não é permitido ao estudante ausentar-se da escola sem a devida autorização do Serviço de Coordenação de Turno (SCT).

18. Os estudantes que estiverem impossibilitados de frequentar a aula em dia de atividade avaliativa deverão apresentar atestado médico na Secretaria, em até 48h, após o seu retorno. O atestado deve ser apresentado pelos pais ou responsáveis para assinatura da justificativa de falta e solicitação de nova avaliação.

19. As provas atrasadas serão aplicadas em dia e horário estabelecido pelo Colégio. Será cobrado o valor de R$ 20,00 por cada prova não realizada.

20. Somente poderão permanecer no Colégio, fora do seu turno, os estudantes que tiverem atividades escolares a realizar. Para acessar a Biblioteca e o Laboratório de Tecnologias Educacionais no turno inverso os estudantes deverão fazer agendamento prévio junto ao SCT.

21. Os trabalhos escolares entregues fora do prazo não serão aceitos sem a justificativa registrada pelos pais na Secretaria do Colégio. A impressão dos trabalhos na informática ou biblioteca deve ser feita no turno inverso ao da aula.

22. Todo atendimento por parte dos pais deverá ser solicitado previamente junto ao setor pertinente, por meio do telefone do Colégio (3290 8500) ou da agenda escolar.

(17)

23. As saídas de campo fora da escola são comunicadas antecipadamente, via agenda ou bilhete, sendo obrigatória a autorização dos responsáveis por escrito.

24. Na Educação Infantil e Anos Iniciais, os aniversários podem ser comemorados na escola (na própria sala de aula), com agendamento prévio, limitando-se ao oferecimento de bolo e bebidas pela família, não sendo necessária decoração do ambiente. Os aniversários podem ser comemorados apenas com os colegas de sua turma, sem a presença dos responsáveis.

25. Somente poderão participar de campeonatos representando o Colégio aqueles estudantes que apresentarem um rendimento escolar satisfatório e conduta adequada. Os atletas vinculados a clubes deverão cumprir o calendário escolar referente a aplicação de provas e trabalhos perdidos.

26. O acesso ao refeitório do Colégio para estudantes, pais e funcionários só será permitido após às 12h45.

Medidas Pedagógico-educativas

A escola busca a obtenção sistemática da disciplina, visando ao desenvolvimento, no estudante, da autonomia moral e intelectual que, ao agir, revele discernimento, autodisciplina e senso comunitário. Em consonância com a filosofia do Colégio, são tomadas medidas pedagógicas educativas quando o estudante não cumprir com os seus deveres e/ou desrespeitar as normas de convivência anteriormente descritas. Essas medidas constituem recurso para que o estudante compreenda que cometeu uma falta e que foi rompido o elo de solidariedade. Dadas essas considerações, são tomadas as seguintes medidas:

a) orientação;

b) advertência oral e/ou escrita;

c) comunicado por escrito ao responsável pelo estudante;

d) suspensão (afastamento temporário da sala de aula e/ou do Colégio);

e) matrícula condicional (termo firmado pelos pais ou responsáveis pelo estudante); f ) cancelamento da matrícula.

As ações empreendidas pela escola são registradas e, nos casos de suspensão e cancelamento da matrícula, respaldadas pelo Conselho de Classe e/ou pelo Conselho Técnico-Administrativo-Pedagógico (CTAP), quando solicitados pela Direção, mantendo-se comunicação com a família do estudante. As medidas pedagógico-educativas podem, a critério da Direção, ser adotadas isolada ou independentemente, sem observância da sequência antes referida.

(18)

Representações

Associação de Pais e Mestres (Apamesp)

A Apamesp incentiva e colabora para a integração entre pais e professores. Em conjunto com a Direção, realiza atividades culturais, sociais e esportivas que vêm ao encontro das necessidades e interesses da comunidade escolar.

Grêmio Estudantil Marista São Pedro (Gesp)

A equipe do Gesp representa os estudantes junto aos professores e Direção. Esse exercício de liderança e cidadania, em busca de relações mais fraternas, justas e participativas, favorece o desenvolvimento por meio da integração dos estudantes entre si e com o ambiente escolar.

(19)

Pastoral Juvenil Marista (PJM)

Espaçotempo de participação de adolescentes e jovens, onde se trabalha a formação de lideranças através da socialização, da construção da consciência crítica, da vivência da espiritualidade cristã e do carisma marista. Na PJM, o estudante é incentivado a construir um futuro pessoal e coletivo, entendendo ser agente de mudança social a partir do seu protagonismo e liderança.

Canais de comunicação

Site

O site do Marista São Pedro (colegiomarista.org.br/saopedro) é atualizado diariamente com notícias relacionadas ao cotidiano escolar, calendários de provas, álbuns de fotos dos principais eventos, vídeos e demais comunicados de interesse da comunidade escolar.

Marista Virtual

No Marista Virtual (na lateral do site: colegiomarista.org.br/saopedro), na guia Família, você pode acessar informações, como segunda via do boleto bancário, declaração de Imposto de Renda. Basta inserir o login (CPF do responsável financeiro – sem ponto e sem traço) e senha (data de nascimento do responsável financeiro – 8 dígitos, sem ponto ou barra). Em caso de dificuldades no acesso, entre em contato com a Secretaria pelo telefone 51 3290 8500.

Na guia Estudante, estão disponíveis as notas e os dados cadastrais do estudante. Login (Matrícula do estudante) e senha (número constante no boleto bancário enviado ao Responsável Financeiro).

A ferramenta Moodle é um sistema de administração de atividades educacionais online, em ambientes virtuais voltados para a aprendizagem de todos os níveis de educação do Marista São Pedro. Nesse espaço é possível que o estudante coloque trabalhos para entregar aos professores, bem como os professores disponibilizarem materiais para estudo, trabalhos e atividades para os estudantes. Para esse acesso deve-se entrar na guia Ambiente de aprendizagem.

1º passo – Escrever a matrícula do estudante no campo Nome de usuário

2º passo – A senha do primeiro acesso que deve ser colocada é MARISTAS. Após, pode trocar por outra que preferir no Laboratório de Informática com o assistente de Tecnologias Educacionais. Após, deve ser marcado o Colégio Marista São Pedro. E por fim, o nível de ensino.

(20)

Rematrícula online

Desde 2014, a rematrícula de estudantes do Marista São Pedro ocorre online, o que torna o procedimento mais ágil e cômodo às famílias, sem a necessidade de comparecer ao Colégio. O processo pode ser realizado somente pelo responsável financeiro do estudante, através do site do Colégio, no ambiente Marista Virtual, na aba Família.

Agenda no site

Todas as atividades programadas para o ano encontram-se no link Agenda abaixo do Marista Virtual e Guia Escolar (canto inferior direito da capa do site). Clicando ali é possível ver a programação de todos os meses do ano.

Em caso de dúvidas, ou dificuldade de acesso, entre em contato com o setor de Comunicação e Marketing do Colégio pelo telefone (51) 3290 8500 ou ascomk.saopedro@maristas.org.br

(21)

Agenda do estudante

A agenda, entregue no primeiro dia de aula, é utilizada por estudantes da Educação Infantil ao Ensino Médio e deve estar sempre em posse do estudante. Ela é um dos principais canais de comunicação entre a família e a escola. Por meio dela, são enviadas as circulares com autorizações para saídas de estudo e outras informações importantes do dia a dia da escola. É também uma ferramenta de identificação do estudante para o acesso ao colégio em caso de atraso.

Revista Em Família

Com um conteúdo qualificado, reportagens, entrevistas e matérias especiais sobre temas de interesse da comunidade escolar, a Em Família é mais um canal de comunicação entre escola e família. O propósito da revista é fortalecer ainda mais o diálogo com a comunidade educativa. A publicação conta com um espaço de conteúdo personalizado por colégio, onde cada nível de ensino apresenta conteúdos específicos sobre seus projetos e ações.

Fale conosco

Para informações, sugestões ou dúvidas referentes aos Colégios e Unidades Sociais da Rede Marista, entre em contato pelo telefone 0800 54 11 200 ou pelo e-mail: faleconosco@ maristas.org.br

(22)

Rumo ao bicentenário

Vivemos a contagem regressiva para o bicentenário do Instituto Marista. Em 2 de janeiro de 2017, se completarão dois séculos desde que Marcelino Champagnat deu início a sua obra, ao acolher dois jovens como formandos para viver em comunidade em La Valla, na França. São 200 anos de vitalidade do carisma, de uma história repleta de desafios, conquistas e recomeços. Alcançar dois séculos de atuação no mundo é, sem dúvida, motivo de celebração e orgulho. E é, também, uma oportunidade para relembrarmos o sentido da nossa missão. É tempo de olharmos para trás, nos inspirarmos em nossas raízes para mirarmos o futuro – um novo começo.

Caminhada até 2017

Vamos trilhar os próximos anos até 2017 guiados por três ícones maristas. Os símbolos criados nos recordam aspectos essenciais de nossa vida e missão. Três dimensões escolhidas pelo Instituto Marista para marcar nossa trajetória daqui para frente.

Ano Montagne: Outubro 2014 – Julho 2015. Em 28 de outubro de 2014, aniversário do encontro de São Marcelino Champagnat com o jovem Montagne, demos início ao Ano Montagne, que reitera o sentido mais profundo de nossa missão.

Ano Fourvière: Julho 2015 – Julho 2016. Em 23 de julho de 1816, dia seguinte ao da ordenação de Champagnat, um grupo de jovens sacerdotes, no Santuário de Fourvière, em Lião, realizam a chamada promessa de Fourvière, na qual se comprometem a fundar a Sociedade de Maria.

Ano La Valla: Agosto 2016 – Agosto 2017. A casa de La Valla, berço do Instituto Marista, será o ícone que orientará o terceiro ano voltado para a dimensão mística de nossas vidas.

(23)

Calendário 2016

Siglas

Apamesp – Associação de Pais e Mestres do Colégio Marista São Pedro Caju – Casa Marista da Juventude

EF – Ensino Fundamental EI – Educação Infantil EM – Ensino Médio

Enem – Exame Nacional do Ensino Médio

Federapames – Federação das Associações de Pais e Mestres

Maristão – Competição esportiva dos Colégios e Unidades Sociais da Rede Marista MJM – Missão Jovem Marista

PJM – Pastoral Juvenil Marista

PUCRS – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul RMM – Recanto Marista Medianeira, em Veranópolis

SCP – Serviço de Coordenação Pedagógica SCT – Serviço de Coordenação de Turno Sima – Sistema Marista de Avaliação SOE – Serviço de Orientação Educacional SPE – Serviço de Pastoral Escolar VCL – Vida Consagrada e Laicato

(24)

Janeiro

Fevereiro

Data Atividade/Evento Local

Confraternização Universal – Dia Mundial da Paz 2 Fundação do Instituto Marista

10 a 16 Vidamar III Porto Alegre e Viamão

Data Atividade/Evento Local

8 e 9 Recesso escolar | Carnaval

16 a 19 Jornada Pedagógica Auditório

(25)

Março

Data Atividade/Evento Local

1 Aniversário de 89 anos do Colégio Marista São Pedro

3 Reunião de Pais do Turno Integral Auditório 7 Reunião de Pais dos Anos Iniciais EF | 18h30 Auditório

8 Reunião de Pais da EI | 18h30 Colégio

9 Reunião de Pais dos Anos Finais EF e EM | 18h30 Colégio 9 Encontro de Novos Coordenadores (SOE, SCP, SCT e SPE) Sede Marista

10 e 11 Encontro de Bibliotecas Caju

12 Encontro de Animadores e Assessores do MChFM Caju 12 e 13 Encontro de Animadores e Assessores da PJM Caju 16 a 18 Encontro de Comunicação e Marketing Veranópolis

21 Encontro de Formação | Turma 161 Colégio

22 Celebrações de Páscoa com as turmas Colégio 24 Celebração de Páscoa dos educadores | às 10h15 e às 15h30 Auditório 25 Feriado | Sexta-feira Santa – Paixão de Cristo

27 Páscoa

28 Encontro de formação | Turma 162 Colégio

(26)

Abril

Data Atividade/Evento Local

2 Puctur PUCRS

1 e 2 Simulado Enem FTD | EM Colégio

4 Encontro de Formação | turma 171 Colégio

5 a 8 1º Módulo do Curso Patrimônio Espiritual Marista (PEM) Caju 6 a 8 Encontro de Coordenadores (SCP, SOE e SPE) Veranópolis

8 Encontro de Formação | turma 172 Colégio

11 Encontro de Formação | turma 181 Colégio

15 Encontro de Formação | turma 191 Colégio

15 Visita do estandarte de Nossa Senhora de Fourvière Colégio 18 Aniversário de canonização de Marcelino Champagnat

21 Feriado | Tiradentes

25 Encontro de Formação | turma 231 Colégio

27 e 28 Encontro de Secretárias Caju

(27)

Maio

Data Atividade/Evento Local

Feriado | Dia do Trabalho

4 a 6 Encontro de Diretores dos Colégios Caju

5 Missa de Dia das Mães | às 18h

6 Seminário A Escola e o Judiciário PUCRS

8 Dia das Mães

9 Encontro de Formação | Turma 112 Colégio

10 a 12 Feira de Carreiras da PUCRS PUCRS

12 Encontro de Tesoureiros Caju

12 e 13 Aplicação de provas atrasadas | às 14h Colégio

13 Encontro de Recursos Humanos Caju

14 Jogos da Federapames Santa Cruz do Sul

14 Sábado Letivo | Homenagem de Dia das Mães Colégio

16 Encontro de Formação | Turma 121 Colégio

18 Conselho de Classe Participativo | 8º e 9º anos EF e 3º ano EM Colégio 20 Aniversário de Nascimento de Marcelino Champagnat Pátio Central 20 e 21 Retiro de Irmãos e Leigos (Experiência de Deus)

20 a 22 Retiro da PJM Itaara

20 Final do 1º trimestre

21 Sábado Letivo | Conselho de Classe Participativo | 6º e 7º Anos Finais e 2º ano EM Colégio 23 Início do 2º trimestre

23 a 25 Feira do Livro 26 Feriado | Corpus Christi 27 Feriado Especial

(28)

Junho

Data Atividade/Evento Local

2 Conselho participativo Anos Iniciais EF Salas de Aula

3 e 4 Simulado Enem FTD Colégio

3 Entrega de Boletins dos Anos Finais EF e EM Colégio

4 Copa Marista São Pedro Colégio

6 Dia de Champagnat Colégio

6 a 11 Semana Champagnat Colégio

8 Gincana Champagnat | Anos Iniciais Colégio 9 a 11 Retiro de Irmãos e Leigos (Experiência de Deus) Veranópolis

10 Gincana Champagnat | Ano Finais e EM Ginásio 11 e 12 Encontro de Novos Animadores da PJM Caju

13 Encontro de Formação | Turma 221 Colégio

13 Encontro de Formação | Turma 111 Colégio

17 Encontro de Grêmios Estudantis Caju

20 Encontro de Formação | Turma 122 Colégio

21 a 24 2º Módulo do Curso de Patrimônio Espiritual Marista Caju 25 Encontro de Formação de Colaboradores Colégio

Data Atividade/Evento Local

2 Sábado Letivo | Festa Julina Colégio

11 a 15 Vidamar I Veranópolis

15 Seminário Cenários Econômicos e Estratégias PUCRS 17 a 23 Encontro Internacional de Jovens Maristas (EIJM) França

18 a 22 Vidamar II Veranópolis

23 Início do recesso escolar

23 200 anos da Promessa de Fourviére | Início do Ano La Valla

26 a 31 Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Polônia

26 a 29 Missão Jovem Marista Porto Alegre

(29)

Agosto

Data Atividade/Evento Local

Fim do recesso escolar | Volta às aulas

2 Chegada dos Primeiros Irmãos ao Sul do Brasil Bom Princípio 5 a 7 Encontro Formativo Provincial do MChFM Veranópolis 6 e 7 Encontro de Animadores e Assessores da PJM Caju

11 Missa de Dia dos Pais | às 18h Igreja São Pedro

14 Dia dos Pais Colégio

15 Dia do Marista

18 e 19 Simulado Enem FTD Colégio

19 a 21 Assembleia Federapames Veranópolis

20 Sábado Letivo | Homenagem de Dia dos Pais Colégio 20 Sábado Letivo | Banca de Iniciação Científica – 2º ano EM Auditório 24 Conselho de Classe Participativo | 8º e 9º anos EF e 3º ano EM Colégio 25 e 26 Aplicação de provas atrasadas | às 14h Colégio 27 Conselho Participativo | 6º e 7º anos EF e 2º ano EM Colégio

29/8 a 2/9 Sima Colégio

(30)

Setembro

Data Atividade/Evento Local

1º e 2 Encontro de Pastoralistas Caju

2 Final do 2º trimestre

3 Sábado Letivo | Mostra Cultural | EI e Anos Iniciais EF Colégio

2 a 8 Retiro de Irmão e Leigos Veranópolis

5 Início do 3º trimestre

5 Encontro de Formação | Turma 131 Colégio

7 Feriado | Dia da Independência

8 Conselho Participativo e entrega de boletins | Anos Iniciais EF Salas de Aula

9 Feira das Profissões | EM Colégio

10 Sábado Letivo | Mostra de Iniciação Científica | Anos Finais e EM Ginásio

12 Encontro de Formação | Turma 132 Colégio

16 Entrega de boletins Anos Finais e EM Colégio

16 Open Campus PUCRS

17 Encontro de Jovens Maristas Santo Ângelo

19 Feriado especial 20 Revolução Farroupilha

22 Encontro de Formação | Turma 141 Colégio

26 Encontro de Formação | Turma 142 Colégio

27 e 28 Encontro de Tecnologias Educacionais e Coordenações Pedagógicas Caju e PUCRS

(31)

Outubro

Data Atividade/Evento Local

3 a 7 Salão de Iniciação Científica PUCRS

3 Encontro de Formação | Turma 152 Colégio

5 e 6 Encontro dos Diretores dos Colégios Caju

5 e 6 Simulado Enem FTD Colégio

7 e 8 Maristão Juvenil Marista Rosário e PUCRS

11 a 14 5º Congresso Internacional Marista de Educação Recife 12 Feriado | Nossa Senhora Aparecida

15 Dia do Professor

17 Encontro de Formação | Turmas N1 e N2 Colégio 17 a 21 Vidamar I Veranópolis

21 Comemoração de Dia dos Professores Ginásio 24 a 28 Festival de Robótica Educacional Mostratec em Novo HamburgoFenac,

24 Encontro de Formação | Turma N3 Colégio

28 200 anos do encontro de Champagnat com o jovem Montagne

(32)

Novembro

Data Atividade/Evento Local

2 Feriado | Finados

4 e 5 Maristão Mirim e Infantil Marista Rosário e PUCRS

5 e 6 Reunião Ampliada da PJM Caju

14 Feriado especial

15 Feriado | Proclamação da República

17 e 19 Retiro de Irmão e Leigos Jardim do Éden

24 Dia de Ação de Graças

24 e 25 Aplicação de provas atrasadas | 14h Colégio

Dezembro

Data Atividade/Evento Local

2 Festa dos Esporte Colégio

7 Último dia letivo e divulgação dos resultados para Anos Finais e EM Colégio 8 Aniversário de fundação da Província Marista Sul-Amazônia

8 Missa de Ação de Graças para os formandos | às 18h Igreja São Pedro 9 Confraternização de Natal para educadores Ginásio 12 a 16 Período de exames finais dos Anos Finais EF e EM

13 Último dia letivo para EI e Anos Iniciais EF

14 a 16 Período de exames finais dos Anos Iniciais EF Colégio 19 Entrega dos resultados pós-exame final para 9º ano EF e 3º ano EM

| 16h Colégio

19 Entrega dos resultados pós-exame final para Anos Iniciais EF Colégio 20 Solenidade de conclusão do EF

20 Divulgação dos resultados pós-exame final dos Anos Finais e EM 21 Solenidade de Conclusão do EM

(33)

MaristaSaoPedro

Colégio Marista São Pedro

Rua Álvaro Chaves, 625 - Bairro Floresta - Porto Alegre - RS Cep 90220-040 | 51 3290 8500

Referências

Documentos relacionados

Familiarize-se com a tela inicial Quando o telefone estiver no modo de Espera, você irá visualizar a tela de Espera.. A partir da tela de Espera, você pode visualizar o status de

Ao conectar seu aparelho a um PC, você pode transferir diretamente dados para o seu dispositivo e de seu dispositivo e utilizar o programa Samsung Kies.. › Conectar com o

Há uma instanciação que efetiva a intencionalidade nãofenomenal, para que esta se torne de fato, um estado mental “real”, pois se temos acesso apenas aos estados conscientes,

A tecnologia está se tornando cada vez mais acessível e transformando a rotina das pessoas, alavancando o acesso à informação de qualquer lugar. A sociedade

Os ativos específicos para os transportadores são de fácil adaptação para atender outras empresas (k = 0), no caso o caminhão de ração ou graneleiro (este último

O filme abre espaço para o testemunho do ditador colocando-o em diferentes situações na mise-en-scène, dispondo um conjunto de documentos que vão estar no campo da imagem junto

Mas que para que isto ocorra, a empresa necessita dar autonomia e oportunidade ao funcionário; Liberdade: bons profissionais só aparecem em ambientes onde exista

De fato, o próprio relatório enfatiza que o critério adotado em seu embasamento para analisar o jovem é biológico, "pouco importando o seu desenvolvimento