• Nenhum resultado encontrado

RESOLUÇÃO SEMEB Nº 03, DE 09 DE MARÇO DE 2021.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "RESOLUÇÃO SEMEB Nº 03, DE 09 DE MARÇO DE 2021."

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Rua Coronel Conrado Caldeira, 470 – Centro – Bebedouro/SP CEP: 14.701-000 Telefone: 17-3344-6100 www.bebedouro.sp.gov.br / educacao@bebedouro.sp.gov.br

RESOLUÇÃO SEMEB Nº 03, DE 09 DE MARÇO DE 2021.

Dispõe sobre a organização didático-pedagógica no âmbito do Ensino Fundamental I e II e na Educação de Jovens e Adultos nas instituições de Educação Básica do Sistema Público Municipal de Ensino de Bebedouro para o ano letivo de 2021, no período em que perdurar a Pandemia de COVID-19.

O Secretário da Educação, no uso das suas atribuições, e considerando:

- A Resolução SEMEB n.01/2021 que dispõe sobre a instituição do Protocolo de Retorno às aulas a retomada das aulas e atividades presenciais nas instituições de Educação Básica do Sistema Público Municipal de Ensino de Bebedouro para o ano letivo de 2021;

- A necessidade de se assegurar as condições que favoreçam a realização de atividades escolares presenciais e remotas;

- A oferta do ensino presencial e remoto como possibilidade para a garantia da aprendizagem no contexto em que é necessário o revezamento de estudantes para o respeito aos protocolos sanitários; - A necessidade das unidades escolares em garantir o cumprimento dos dias letivos e da carga horária dos estudantes;

Resolve:

Artigo 1º. Estabelecer normas para o funcionamento das modalidades de ensino presencial e remoto no Ensino Fundamental I e II e na Educação de Jovens e Adultos do Sistema Público Municipal de Ensino de Bebedouro.

§ 1º. No ensino presencial será adotada a metodologia do ensino híbrido, que combina dois ambientes de aprendizagem, o presencial e o virtual, de modo que os alunos possam aprender ora com a mediação do professor em sala de aula, ora orientado pelo plano de estudo disponibilizado de forma virtual na plataforma Google Classroom e de forma impressa.

§ 2º. No ensino remoto será adotada a metodologia do ensino virtual, de modo que os alunos possam aprender ora com a mediação do professor por meio da plataforma Google Classroom, ora orientado pelo plano de estudo disponibilizado de forma virtual na plataforma Google Classroom e de forma impressa.

Artigo 2º. O retorno às aulas, de modo presencial ou remoto, é obrigatório a todos os alunos matriculados no ensino fundamental em cumprimento dos dias letivos e carga horária conforme previsto na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.

Artigo 3º. Os pais ou responsáveis pelos estudantes portadores de afecções congênitas ou adquiridas, infecções, traumatismos ou outras condições mórbidas, conforme previsto no Decreto-Lei n.1044/69 e Deliberação CEE n. 59/2006, merecerão regime de tratamento excepcional por meio da oferta de atividades pedagógicas orientadas pelo professor regente da classe para realização de atividades remotas domiciliares.

Parágrafo Único: O direito ao regime de tratamento excepcional dependerá de apresentação de laudo e/ou atestado médico elaborado por médico.

EAC EMPRESA DE ADMINISTRACAO DE CONTRATOS LTDA

(2)

Artigo 4º. Os pais ou responsáveis pelos estudantes devem declarar, por escrito, a modalidade de ensino que desejam realizar, aulas presenciais ou remotas, durante o período de pandemia, respeitando as fases do Plano São Paulo.

Artigo 5º. Todo estudante matriculado deverá ser cadastrado na plataforma do Google Classroom e ter acesso ao ambiente da sua turma, no qual será disponibilizado o plano de estudo, independente da modalidade de ensino, presencial ou remoto.

Parágrafo Único. Aos estudantes sem acesso à plataforma do Google Classroom será garantido o plano de estudos na forma impressa.

Artigo 6º. Todo professor deverá disponibilizar de modo virtual, na plataforma Google Classroom, e de modo impresso, o mesmo plano de estudos para os alunos da sua turma, independente da modalidade de ensino, presencial ou remoto.

CAPÍTULO I

DO ATENDIMENTO PEDAGÓGICO

Artigo 7º. O atendimento dos estudantes será realizado por professores regentes, professores contratados temporariamente e professores em teletrabalho, a partir de ações orientadas pelo planejamento semanal e pelo plano de estudos a serem elaborados às segundas-feiras na unidade escolar.

§ 1º. Serão considerados professores regentes de classe, os titulares efetivos e contratados.

§ 2º. Serão considerados professores contratados, aqueles que substituirão os professores regentes que estão em teletrabalho.

§ 3º. Serão considerados professores em teletrabalho, aqueles que tiveram a sua solicitação deferida para trabalho remoto em conformidade com a legislação vigente.

Artigo 8º. O professor regente, contratado ou em teletrabalho será responsável por organizar todo processo de ensino-aprendizagem da sua turma, levando em consideração as habilidades que precisam ser mobilizadas e o seu papel como mediador na construção do conhecimento.

§ 1º. O professor em teletrabalho deverá elaborar seu planejamento semanal e preparar seu plano de estudos em conjunto com o professor contratado e ser responsável pela postagem e acompanhamento das ações na plataforma do Google Classroom da sua turma, além dos registros no diário de classe. § 2º. A frequência dos alunos, tanto do ensino presencial como remoto, deverá ser registrada no diário de classe do professor a partir da presença nas aulas e da realização de atividades enviadas na plataforma digital ou impressa;

Artigo 9º. Para que o atendimento dos estudantes, tanto no ensino presencial quanto do ensino remoto, seja realizado, o trabalho do professor regente, contratado ou em teletrabalho deverá contemplar as seguintes ações:

I. Planejamento: elaboração do plano de estudos e das atividades;

II. Atendimento síncrono: aulas presenciais ou virtuais; interação com os alunos;

III. Atendimento assíncrono: postagem do plano de estudos na plataforma Google Classroom ou impressão deste material, acompanhamento da execução das atividades;

(3)

Rua Coronel Conrado Caldeira, 470 – Centro – Bebedouro/SP CEP: 14.701-000 Telefone: 17-3344-6100 V. Orientações à família: interação com a família quando necessário;

VI. Busca ativa: interação com os estudantes e seus familiares por meio da plataforma Google Classroom, whatsapp business, e-mail ou telefone.

Parágrafo Único. As ações de busca ativa realizadas devem constar nos diários de classe de cada professor para os devidos encaminhamentos aos órgãos de proteção à criança.

Artigo 10º. O atendimento do professor regente, contratado ou em teletrabalho deverá ser realizado dentro da sua jornada de trabalho, conforme estabelecido no quadro abaixo:

Artigo 11. O Atendimento Educacional Especializado será realizado no turno de estudos regulares dos estudantes, excepcionalmente no período de pandemia, sendo que o trabalho do PEE será articulado com o do professor da sala comum, no intuito de garantir a eliminação de barreiras para o acesso à aprendizagem, em ações de planejamento e adequação de recursos.

Parágrafo Único: É obrigatório a elaboração de Plano de Desenvolvimento Individual (PDI) com objetivo de atender às especificidades de cada estudante.

CAPÍTULO II

DO PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO

Artigo 12. Às segundas-feiras serão destinadas ao planejamento das aulas, cujo objetivo é proporcionar aos professores momento de estudo, pesquisa e planejamento do ensino presencial e remoto como forma efetiva de organizar, acompanhar, prever, interagir e de avaliar as ações e as estratégias pedagógicas adequadas a cada estudante ou grupo de estudantes.

Artigo 13. O plano de estudo que será disponibilizado aos alunos deverá constar as orientações de todo percurso formativo a ser realizado em casa, contendo três elementos principais: habilidades tematizadas (O que você vai aprender?); evidência da aprendizagem (O que você deve entregar?); experiência de aprendizagem (O que você deve fazer?).

Parágrafo único. O modelo do plano de estudo será disponibilizado pela equipe pedagógica da Secretaria Municipal de Educação de Bebedouro- SEMEB.

Artigo 14. O professor deve planejar o processo avaliativo como uma prática cotidiana da escola, estimulando os alunos a realizarem as experiências de aprendizagem propostas e incentivá-los a entregar as evidências de aprendizagem para se ter diagnósticos constantes do desenvolvimento de sua turma.

(4)

Artigo 15. O Horário de Trabalho Pedagógico Coletivo – HTPC a ser realizado no horário e dia previamente estabelecidos, deverá, durante as fases vermelha e laranja do Plano São Paulo, ocorrer por meio do GoogleMeet com a participação de todos os professores.

Parágrafo Único: Todas as reuniões devem ser gravadas e arquivadas por meios digitais. CAPÍTULO III

DOS REGISTROS

Artigo 16. Cabe ao gestor da unidade escolar organizar os registros escolares durante a pandemia, virtualmente, com 1 (uma) cópia impressa que deverá ficar disponível na escola, devendo conter os seguintes dados:

I - Plano de Ação da Escola orientado pelo Protocolo de retorno às aulas; II - Calendário Escolar homologado;

III - Lista dos estudantes por turma submetidos ao ensino remoto com o Termo de Responsabilidade; IV - Lista dos estudantes por turma submetidos ao ensino presencial, com o Termo de Responsabilidade;

V - Lista dos estudantes por turma com frequência irregular ou abandono escolar contendo informações de ações comprovadas realizadas pela escola que sustentem as justificativas para posterior encaminhamento individual ao Conselho Tutelar.

Artigo 17. A frequência presencial será facultativa durante o período das fases vermelha e laranja do Plano São Paulo, sendo obrigatória a participação dos estudantes na realização de atividades no modo remoto desde o início do ano letivo.

§ 1º A frequência irregular durante o período facultativo deve ser registrada nas listas descritas no Art. 16, com as devidas justificativas seguidas das ações de busca ativa.

§ 2º No início do Segundo Bimestre do ano letivo de 2021, após todas as tentativas de busca ativa dos estudantes para o retorno às aulas presenciais ou no modo remoto, a escola deverá encaminhar ao Conselho Tutelar os nomes dos estudantes que não apresentaram atestado médico que justifique a frequência irregular ou abandono da escola.

Artigo 18. A busca ativa de estudantes deve ser realizada pela gestão escolar com apoio e complementação do professor regente, contratado e em teletrabalho, como forma de garantir que todos os estudantes retornem à escola.

Artigo 19. O registro de frequência do professor em teletrabalho no livro ponto deve ser com a seguinte rubrica “Professor afastado para trabalho remoto durante o período de risco de contaminação da Covid 19 conforme Decreto n. 14.105/2020 e Resolução SEMEB 001/2021, alterada pela Resolução SEMEB nº 02/2021”.

Parágrafo Único. O professor em teletrabalho deverá preencher o Relatório constante no Anexo I e entregar na secretaria da sua unidade escolar para que seja arquivado junto ao seu prontuário.

(5)

Rua Coronel Conrado Caldeira, 470 – Centro – Bebedouro/SP CEP: 14.701-000 Telefone: 17-3344-6100 CAPÍTULO IV

DISPOSIÇÕES FINAIS

Artigo 20. Os pais ou responsáveis pelos estudantes que no período da fase vermelha do Plano São Paulo optarem pelo ensino remoto devem se responsabilizar pelo acompanhamento educacional da criança com orientação da escola e apoio de material didático disponibilizado por meio do Google Classroom ou impresso.

Artigo 21. Aos alunos da Educação de Jovens e Adultos serão oportunizadas as mesmas ações oferecidas aos alunos do ensino fundamental.

PROF. DR. HÉLIO JOSÉ DOS SANTOS SOUZA Secretário Municipal de Educação

(6)

ANEXO I

Relatório de Atividades executadas em teletrabalho de acordo com o Decreto n. 14.105/2020 e Resolução SEMEB n. 01/2021, alterada pela Resolução SEMEB n. 02/2021.

Nome RG Data: Horário Cargo/função Escola Sede TELETRABALHO Motivo: Atestado médico/ Idade igual ou

acima de 60 anos A partir de: ATIVIDADES REALIZADAS

I. Planejamento: elaboração do plano de estudos e das atividades; II. Atendimento síncrono: aulas virtuais; interação com os alunos; III. Atendimento assíncrono: postagem do plano de estudos na plataforma

Google Classroom ou impressão deste material, acompanhamento da execução das atividades;

IV. Participação nos Horários de Trabalho Pedagógico Coletivo – HTPC; V. Orientações à família: interação com a família quando necessário; VI. Busca ativa: interação com os estudantes e seus familiares por meio da

plataforma Google Classroom, whatsapp business, e-mail ou telefone. Bebedouro, _______de_______ de 2021.

______________________________ Assinatura do Professor

Referências

Documentos relacionados

Art. O currículo nas Escolas Municipais em Tempo Integral, respeitadas as Diretrizes e Bases da Educação Nacional e a Política de Ensino da Rede, compreenderá

Além desta verificação, via SIAPE, o servidor assina Termo de Responsabilidade e Compromisso (anexo do formulário de requerimento) constando que não é custeado

de professores, contudo, os resultados encontrados dão conta de que este aspecto constitui-se em preocupação para gestores de escola e da sede da SEduc/AM, em

De acordo com o Consed (2011), o cursista deve ter em mente os pressupostos básicos que sustentam a formulação do Progestão, tanto do ponto de vista do gerenciamento

Fonte: elaborado pelo autor. Como se pode ver no Quadro 7, acima, as fragilidades observadas após a coleta e a análise de dados da pesquisa nos levaram a elaborar

O Programa de Avaliação da Rede Pública de Educação Básica (Proeb), criado em 2000, em Minas Gerais, foi o primeiro programa a fornecer os subsídios necessários para que

O caso de gestão estudado discutiu as dificuldades de implementação do Projeto Ensino Médio com Mediação Tecnológica (EMMT) nas escolas jurisdicionadas à Coordenadoria

Com a mudança de gestão da SRE Ubá em 2015, o presidente do CME de 2012 e também Analista Educacional foi nomeado Diretor Educacional da SRE Ubá e o projeto começou a ganhar