• Nenhum resultado encontrado

AGÊNCIA REGIONAL DE PROMOÇÃO TURÍSTICA DO ALENTEJO. PLANO REGIONAL DE PROMOÇÃO TURÍSTICA ALENTEJO ª Revisão

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "AGÊNCIA REGIONAL DE PROMOÇÃO TURÍSTICA DO ALENTEJO. PLANO REGIONAL DE PROMOÇÃO TURÍSTICA ALENTEJO ª Revisão"

Copied!
36
0
0

Texto

(1)
(2)

AGÊNCIA REGIONAL DE PROMOÇÃO TURÍSTICA DO

ALENTEJO

PLANO REGIONAL DE PROMOÇÃO TURÍSTICA

ALENTEJO 2014

(3)

PLANO REGIONAL DE PROMOÇÃO TURÍSTICA – ALENTEJO 2014 1 ÍNDICE I ENQUADRAMENTO 2 Prólogo Introdução 3 1. A Oferta 5 2. A Procura 7 3. Produtos e Mercados 11 4. Estratégia 12 5.1 Objectivos 14 5.2 Objectivos Operacionais 15

II PLANO REGIONAL DE PROMOÇÃO TURÍSTICA – ALENTEJO 2014 16

1. Planos de Comercialização e Venda 16

2. Sub Plano “Internacionalização Turística do Alentejo” – SIQI/QREN 19

Linha de Intervenção I 21

Linha de Intervenção II 22

Linha de Intervenção III 22

3. Sub Plano “Acções de Promoção Integrada do Alentejo”

– Eventos de Activação Internacional da Marca Alentejo 23 4. Sub Plano “Campanha de Promoção dos Produtos de Nicho do Alentejo E Captação de

Investimento nos Mercados Internacionais” 26

I. Campanhas Promocionais dos Produtos Turísticos de Nicho do Alentejo 26 II. Campanhas Promocionais dos produtos Turísticos de Nicho do Alentejo – Produção de

Novos Suportes Promocionais Alentejo – 28

III. Captação de Investimento Estrangeiro 28

5. Aplicação do Financiamento Atribuído pelo Turismo de Portugal 30 I – Contrapartida nacional aos planos candidatados a financiamento comunitário 30 II – Participação no stand “Portugal” nas principais feiras 30

III – Acolhimento de fam e press trips 30

IV – Canais online 31

III ORÇAMENTO 32

1. Despesa 32

(4)

PLANO REGIONAL DE PROMOÇÃO TURÍSTICA – ALENTEJO 2014 2 I

ENQUADRAMENTO

Prólogo:

Por força do despacho do Sr. Secretário de Estado do Turismo n.º 33/XIX/SET/2014, passou a ser da competência desta ARPT a promoção turística externa da área territorial correspondente à Lezíria do Tejo, devendo o Plano Regional de Promoção Externa – “Alentejo 2014” ser alterado, para que se conforme com o teor desse despacho e inclua ações de promoção que visem aquele território, os seus produtos turísticos e as empresas que aí intervêm.

De igual sorte importa que se proceda à reformulação das normas contidas no Plano no que respeita à regulamentação do Planos de Comercialização e Venda, para que se permita a apresentação de candidaturas por parte de empresas com intervenção na Lezíria que entretanto se venham a associar a esta Agência, num calendário especifico. As situações antes descritas estão acompanhadas de linhas de financiamento específicas, seja com origem no Turismo de Portugal, seja e no que concerne aos PCV’s da Entidade Regional de Turismo do Alentejo, com as consequentes implicações em termos orçamentais.

Também por força do “Contrato-Programa” celebrado entre o Turismo de Portugal, I.P. e a Turismo do Alentejo, E.R.T., nomeadamente do disposto no número 2 da Cláusula 7ª, se procedeu à revisão do valor da receita destinada ao financiamento da estrutura, para a qual colabora igualmente a receita proveniente dos contratos celebrados com o IEFP para enquadramento de dois estagiários.

Com os reforços por essas vias conseguidos, a Agência pode proceder ao reforço da sua estrutura, com a contratação de mais um elemento, também disso se dando conta na rubrica respectiva do orçamento.

(5)

PLANO REGIONAL DE PROMOÇÃO TURÍSTICA – ALENTEJO 2014 3 Introdução:

O Plano Regional de Promoção Externa - “Alentejo 2014” é, por decorrência da situação de contexto em que é elaborado, um plano de abrangência restrita, saído de um modelo que vigorou em 2013 e que para 2014 conheceu algumas adaptações, mas que não pode ter ambições de uma vigência mais dilatada, prometida que está a completa revisão do modelo de promoção turística para os mercados externos para entrar em vigor em 2015.

Esta é uma situação um pouco adversa, pois e como é do conhecimento de todos os agentes do sector, a planificação de uma ano é iniciada com cerca de dois anos de antecedência, pelo que neste documento se deveriam apresentar as grandes linhas de preparação de 2015, quanto nos teremos de quedar pela apresentação de um plano que se esgota em 2014, deixando, contudo, linhas de intervenção que poderão ser prosseguidas em 2015.

Lembramos que, no respeito pelo que antes se disse, as acções de preparação de 2014 e as fontes de financiamento para tal necessárias foram sendo delineadas ao longo do ano em curso, estando inclusivamente materializadas nas candidaturas a Programas Comunitários e Sistemas de Incentivo como, no âmbito do programa Promoção e Capacitação Institucional, o plano “Acções de Promoção Integrada do Alentejo”, aprovado e com execução já iniciada, com vigência até 30 de Junho de 2014 e “Campanha de Promoção dos Produtos de Nicho do Alentejo e Captação de Investimento nos Mercados Internacionais”, com vigência prevista até 30 de Junho de 2015, que se encontra em análise, bem como ao Sistema de Incentivo à Qualificação e Internacionalização de PME’s, modalidade projectos conjuntos, ao qual se candidatou o plano “Internacionalização Turística do Alentejo”, igualmente em análise e igualmente com vigência até 30 de Junho de 2015, importando agora proceder à sua adequação, nos termos dos regulamentos próprios, para o novo ordenamento saído do “Protocolo para a Promoção Turística Externa”, celebrado a 1 de Outubro e da relação que ao abrigo deste, se estabeleceu com a Turismo do Alentejo – ERT.

A verba que nos venha a ser conferida pelo Turismo de Portugal que, por ser desconhecida à presente data, assumimos ser igual à do ano em curso, irá contribuir para a constituir os fundos necessários à contrapartida nacional das candidaturas,

(6)

PLANO REGIONAL DE PROMOÇÃO TURÍSTICA – ALENTEJO 2014 4 sendo o remanescente aplicado no custeio da participação do Alentejo em feiras onde a presença de Portugal será organizada pelo Turismo de Portugal, na organização das fam e press trips que decoram das acções que serão apresentadas nos diferentes sub planos e em investimentos nos canais de distribuição online, assim com as transferências da Turismo do Alentejo – ERT, serão integralmente afectas ao financiamento dos Planos de Comercialização e Venda.

A Agência acompanhará a Turismo do Alentejo, ERT nos seus esforços no território do Ribatejo com vista à estruturação do produto turístico.

Concomitantemente a Agência iniciará o processo de angariação de associados interessados nos mercados externos e posteriormente apoiará os seus planos promocionais nesses mercados, assim como a promoção do destino Ribatejo.

(7)

PLANO REGIONAL DE PROMOÇÃO TURÍSTICA – ALENTEJO 2014 5

1. A Oferta

Segundo os dados consolidados referentes a 2012 e da responsabilidade do INE/TP, encontravam-se instalados e a operar na região do Alentejo 155 estabelecimentos, o que representa, face a oferta nacional, 7,6% do total nacional.

De notar que nesta referência não são contabilizadas as unidades de Turismo Rural (TR), nas suas diversas modalidades, os Parques de Campismo, as Pousadas da Juventude e o Alojamento Local (AL), o que introduz um desvio muito significativo nesta análise.

Embora não se disponha de informação posterior a 2008 sobre este tipo de unidades, é do nosso conhecimento estarem em funcionamento mais de três centenas de unidades de TR, totalizando 4.400 camas, a que acrescem mais de 200 unidades de AL, com mais de 3.000 camas.

Se tivermos em conta que os alojamentos considerados pelo INE/PT totalizam 13.729 camas, esta outra oferta (que aqui se estuda sem o NUT III Lezíria do Tejo) significa mais 50% das camas existentes nas restantes tipologias e que não são consideradas na matriz estatística do INE/TP.

Representatividade das diferentes tipologias de Estabelecimentos NUT II Alentejo [%, 2012]

(8)

PLANO REGIONAL DE PROMOÇÃO TURÍSTICA – ALENTEJO 2014 6 Destes 155 estabelecimentos identificados, a tipologia mais representativa é a dos Hotéis, que representava 45,8% da oferta instalada na região, seguida dos Outros Alojamentos Turísticos que representavam 34,2%. Já no que se refere ao número de quartos, o panorama do Alentejo assume ainda uma representatividade menor face ao total nacional, representando a região cerca de 4,5% dos quartos disponíveis nos estabelecimentos nacionais.

Em sintonia com o facto de ser a tipologia predominante, os hotéis absorvem a maior percentagem de quartos disponíveis, representando cerca de 50% dos quartos da região, cabendo aos Outros Alojamentos Turísticos uma quota-parte de 17,6% da oferta instalada. No que concerne à capacidade instalada – n.º de camas disponíveis, o cenário obtido é muito similar ao indicador quartos, apenas se constata um maior peso na tipologia Hotéis-Apartamentos .

NUT II Alentejo [% camas, 2012] NUT II Alentejo [% quartos, 2012]

(9)

PLANO REGIONAL DE PROMOÇÃO TURÍSTICA – ALENTEJO 2014 7

2. A Procura

O Alentejo (NUT II) posicionou-se nestes últimos anos numa situação de relevo, uma vez que, de ano para ano, os seus indicadores de procura, designadamente dormidas e hóspedes apresentam evoluções positivas (fundamentalmente no período 2004-2011), mesmo em períodos de crise evidente do sector, nomeadamente ao nível dos fluxos turísticos internacionais. Em 2012 observou-se um decréscimo das dormidas totais (nacionais e estrangeiros) de 7,6% face a 2011, porém as dormidas de estrangeiros apresentaram um acréscimo de 7% (2012 face a 2011) quase permitindo anular as perdas do mercado nacional. Ainda assim é ainda evidente a forte dependência do mercado interno.

Dormidas NUT II Alentejo Nacionais/Estrangeiros [%, 2012]

Dormidas NUT II Alentejo [2004-2012]

Relativamente ao indicador hóspedes e para o ano de 2012, também se verificou um decréscimo de 9,3% (face a 2011). Porém, para este indicador, o mercado externo em

(10)

PLANO REGIONAL DE PROMOÇÃO TURÍSTICA – ALENTEJO 2014 8 2012 cresceu 2,2% face a 2011, o que permite constatar que tem neste indicador as quebras do mercado interno em 2012 foram em parte equilibradas pelos ganhos nos mercados externos. Também este indicador identifica a forte dependência que o mercado nacional representa para a região.

Hóspedes NUT II Alentejo [%, 2012]

Hóspedes NUT II Alentejo [2004-2012]

Como se pode constatar, a região do Alentejo é aquela em que mais se faz notar o peso quer das dormidas quer dos hóspedes nacionais face aos mesmos indicadores de estrangeiros. Porém, esta dependência tem vindo a reduzir percentualmente de ano para ano, fruto do esforço concertado da Agência e dos empresários do sector em investir na promoção externa da Marca Alentejo.

(11)

PLANO REGIONAL DE PROMOÇÃO TURÍSTICA – ALENTEJO 2014 9

Dormidas NUT II [%, 2012]

Hóspedes por NUT II [%, 2012]

Como marcas mais evidentes deste percurso, quase a atingir 10 anos e coincidente com o período de intervenção da Agência, gostaríamos de salientar as seguintes breves notas:

I – De 2004 a 2012 as dormidas contabilizadas pelo INE para o Alentejo aumentaram de 993.016 para 1.149.347, o que significa um crescimento de 15,7%;

(12)

PLANO REGIONAL DE PROMOÇÃO TURÍSTICA – ALENTEJO 2014 10 II – No mesmo período, o mercado interno evoluiu de 737.105 para 794.152, ou seja, 7,7%;

III – Quanto ao mercado externo, a evolução foi de 255.911 para 355.195, o que corresponde a um crescimento de 38,8%;

IV – Em 2004 a relação Mercado Interno/Mercado Externo era de 74,2%/25,8%, tendo passado, em 2012, para 69,1%/30,9%.

(13)

PLANO REGIONAL DE PROMOÇÃO TURÍSTICA – ALENTEJO 2014 11 3. Produtos e Mercados

Segundo o PENT o desenvolvimento turístico do Alentejo deverá assentar nos seguintes produtos estratégicos:

Deste grupo de 10 produtos estratégicos PENT para a região do Alentejo surge um outro conjunto de produtos igualmente estratégicos para a dinamização/desenvolvimento de todo o potencial do Destino Alentejo – os PRODUTOS ESTRATÉGICOS DE NICHO.

(14)

PLANO REGIONAL DE PROMOÇÃO TURÍSTICA – ALENTEJO 2014 12 No que concerne a mercados, o PENT identifica 20 mercados externos que deverão ser alvo de intervenções promocionais tendo em conta o seu posicionamento, a saber: Estratégicos, a Desenvolver e de Diversificação - para o Destino Portugal e para as diferentes regiões.

No caso do Alentejo, atendendo ao seu tecido empresarial e às características diferenciadoras que apresenta, entendemos que o “Plano de Acção Alentejo 2014” deverá sobretudo incidir sobre os PRODUTOS DE NICHO identificados no quadro anterior, prosseguindo a matriz de mercados que o PENT também identifica.

4. Estratégia

Com base no enquadramento efectuado, entendemos que a estratégia a prosseguir em 2014, se deverá fundamentar:

• No constante aumento da oferta turística instalada na região, com elevados índices de qualidade e com capacidades cada vez mais significativas, impondo a necessidade da Agência identificar, intensificar e apoiar as estratégias de internacionalização destas novas unidades, designadamente por via do desenvolvimento de campanhas promocionais institucionais do destino nos mercados estratégicos e, sempre que possível, recorrendo à constituição de parcerias, optimizando-as, funcionando em rede.

(15)

PLANO REGIONAL DE PROMOÇÃO TURÍSTICA – ALENTEJO 2014 13 • Na identificação clara que no mercado turístico do Alentejo, a tendência é, e continuará a ser, a da cada vez maior procura pelos produtos turístico de nicho, como: Circuitos Turísticos, Religiosos e Culturais, nomeadamente turismo cultural; Turismo de Natureza, nomeadamente walking, cycling,

birdwatching, horse riding e outras actividades equestres; Turismo Náutico,

nomeadamente actividades fluviais nos três grandes rios do sul (Tejo, Sado e Guadiana), surf, kitesurf e windsurf; Sol e Mar quando associado aos nichos de Turismo de Natureza e Turismo Náutico; Gastronomia e Vinhos;

• Na forte dependência do Alentejo do mercado nacional, abalado pela crise, traduzindo-se na redução do n.º de hóspedes e do n.º de dormidas na região. Esta situação evidencia e fundamenta o desenvolvimento de estratégias de diversificação (produtos de nicho) dos mercados emissores, por forma a ultrapassar as dificuldades que alguns revelam;

• No impacto da sazonalidade na região, muito por via da dependência do mercado ibérico, mas também pela necessidade de reforçar os mercados estratégicos e de se alargar o espectro a outros mercados e, sobretudo, procurando fazer incidir as novas operações fora da época alta;

• No declarado contributo que o Alentejo pretende dar para o cumprimento das metas delineadas pelo PENT para o universo 2015 (recentemente revistas), quer na perspectiva dos produtos/mercados estratégicos a promover/captar, quer na perspectiva dos valores que se estima atingir em indicadores como as dormidas e as receitas de aposentos.

• Na continuidade e complementaridade com ações desenvolvidas no âmbito dos anteriores Planos de Acção, designadamente na sua focagem na melhoria da prestação das empresas. Nesse sentido, a estratégia que sustenta o presente plano será totalmente direccionada para o desenvolvimento de ações versando o desenvolvimento de campanhas de divulgação suportadas na promoção dos seus produtos turísticos de nicho.

(16)

PLANO REGIONAL DE PROMOÇÃO TURÍSTICA – ALENTEJO 2014 14 • Na necessidade de captar mais e melhor investimento para projectos que visem a qualificação, recuperação ou reabertura de empreendimentos turísticos, unidades de alojamento local, equipamentos de animação, estabelecimentos de restauração e imobiliário turístico. Nesse sentido sugerimos que a Agência, pela primeira vez, aposte também numa estratégia de captação de investimento estrangeiro, com recurso a diversos canais de promoção/divulgação;

• Por último no impacte socioeconómico que este sector representa para a região, pois potenciando a visibilidade da Marca Alentejo nos mercados internacionais, por via da promoção dos seus produtos turísticos de nicho, mais turistas virão ao Alentejo, aumentando o desempenho turístico do território, incrementando os gastos médios por turista (seja por via do aumento do n.º de noites de estada, seja pela aquisição de serviços específicos a que a fruição desses produtos obriga) e consequentemente aumentando o VAB das empresas turísticas. Desta forma se contribuirá para o aumento a jusante e a montante da actividade das empresas turísticas da região, contribuindo estas para o desenvolvimento de todo o tecido empresarial do Alentejo, pelos ganhos de notoriedade que o turismo emprestará a outras fileiras produtivas.

5.1. Objectivos

Os objectivos fundamentais que a Agência assume para 2014 e que o Presente Plano de Acção visa Alcançar, são:

• Aumentar a visibilidade/notoriedade dos produtos turísticos de nicho dos territórios do Alentejo e da Lezíria do Tejo, em particular, e do “Destino Alentejo” e dos seus produtos estratégicos PENT em geral, nos mercados internacionais, procurando o equilíbrio destes com a importância da procura interna;

(17)

PLANO REGIONAL DE PROMOÇÃO TURÍSTICA – ALENTEJO 2014 15 • Através da intervenção promocional sobre aqueles que são os principais produtos turísticos de nicho - Circuitos Turísticos, Religiosos e Culturais, nomeadamente turismo cultural; Turismo de Natureza, nomeadamente

walking, cycling, birdwatching, horse riding e outras actividades equestres;

Turismo Náutico, nomeadamente actividades fluviais nos três grandes rios do

sul (Tejo, Sado e Guadiana), surf, kitesurf e windsurf; Sol e Mar quando

associado aos nichos de Turismo de Natureza e Turismo Náutico; Gastronomia e Vinhos - potenciar a percepção da diversidade da oferta turística, com o intuito de promover um produto de elevado valor acrescentado, em termos de Clima e Luz; das História, Cultura e Tradição; de Hospitalidade e de Diversidade criando a percepção para o consumidor final da compra de um produto “value for money”, estando em sintonia com a proposta de valor para o “Destino Portugal”;

• Aumentar o volume de receitas dos agentes económicos da NUT II Alentejo, tendo particular atenção aos períodos de menores fluxos turísticos, através da realização de operações na época de inverno e nos shoulders;

• Concentração do investimento nos mercados de importância estratégica para o Alentejo, identificados no PENT, sem deixar de estarmos atentos a novos mercados;

• Contribuir para a criação de uma nova dinâmica de captação de investidores/investimentos para o sector turístico alentejano.

5.2. Objectivos operacionais

Enquanto objectivos operacionais e, mais uma vez, prosseguindo o disposto no PENT, a Agência assume atingir no Alentejo as 426.500 dormidas de estrangeiros até final de 2014 e de 46,5 milhões de euros de proveitos globais no mesmo período.

(18)

PLANO REGIONAL DE PROMOÇÃO TURÍSTICA – ALENTEJO 2014 16 II

PLANO REGIONAL DE PROMOÇÃO TURÍSTICA – ALENTEJO 2014

1. PLANOS DE COMERCIALIZAÇÃO E VENDA

Verificando-se que o protocolo celebrado entre o Turismo de Portugal, a CTP, as 7 ARPT’s e as 5 ERT’s a continua a contemplar o apoio aos planos de comercialização e venda das empresas associadas da Agência, sugere-se que, para este ano, seja tido como limite o montante que será expectavelmente definido para a contribuição da Turismo do Alentejo – ERT, definindo-se como tecto máximo para o apoio a atribuir a importância de 123.922,50 €.

Sugere-se ainda que para 2014 sejam prosseguidas as seguintes normas:

1. A ARPTA consignará 123.922,50 € do seu orçamento ao financiamento dos Planos de Comercialização e Venda (PCV), individuais ou colectivos, que sejam promovidos por empresas associadas, disso informando o trade da região; 2. Nos PCV colectivos deverá verificar-se a participação de pelo menos quatro

empresas associadas;

3. Até 15 de Dezembro de 2013 a ARPTA aceitará a apresentação de intenções de PCV;

4. Caso as intenções recebidas no prazo supra referido não preencham integralmente a disponibilidade financeira definida em 1, a Direcção poderá entender aceitar a apresentação de novas intenções de PCV ao longo do ano de 2014;

5. Todas as empresas promotoras terão de ser associadas desta Agência e liquidar antecipadamente as quotas inerentes ao tempo necessário à realização do respectivo plano;

(19)

PLANO REGIONAL DE PROMOÇÃO TURÍSTICA – ALENTEJO 2014 17 6. Todas as empresas abrangidas terão de ter a sua situação regularizada perante

a Segurança Social, o Turismo de Portugal e a Administração Fiscal;

7. Todas as empresas abrangidas deverão aceitar a fiscalização da Agência em relação às obrigações supra referidas;

8. Todas as acções a desenvolver terão de promover inequivocamente a marca Alentejo;

9. Todas as empresas abrangidas terão de declarar todos os financiamentos de que irão dispor para a realização do plano, sejam estes de natureza pública ou privada, mesmo que provenham de entidades que não tenham como actividade económica o turismo;

10. Deverão apresentar os investimentos descriminando as acções a efectuar, nomeadamente a presença em feiras internacionais ou eventos semelhantes, a aquisição de publicidade, a produção de material promocional em idioma estrangeiro (também será considerado o Português, caso o mercado alvo tenha este como idioma oficial), acções de prospecção, organização de eventos de relevância internacional;

11. Em circunstância alguma serão considerados elegíveis os investimentos feitos em serviços próprios das empresas, recursos humanos, ou aquisições de serviços que não se reportem a efectivas intervenções de promoção ou de comercialização;

12. Implicarem investimentos totais compreendidos entre 1.000 € e 20.000€, para planos individuais, ou 5.000€ e 100.000€ para projectos colectivos;

13. Caso o somatório dos PCV ultrapasse o disposto no n.º 1, a Direcção poderá determinar proceder ao rateio dos apoios a conceder, procurando garantir a melhor eficácia do apoio e o não comprometimento dos planos propostos; 14. A comparticipação da Agência nos planos de comercialização e venda será de

50% do investimento efectuado, podendo ser em percentagem inferior caso a Direcção entenda proceder ao rateio do apoio financeiro.

15. Para efeitos da determinação da comparticipação, as empresas remeterão à Agência os originais dos documentos de despesa e de quitação, que serão

(20)

PLANO REGIONAL DE PROMOÇÃO TURÍSTICA – ALENTEJO 2014 18 devolvidos após conferência, cópia do pagamento e extracto do débito bancário, bem como as evidências da realização das acções;

16. Depois de verificada a realização da despesa, a Agência procederá à transferência das importâncias devidas nos trinta dias posteriores a cada uma das transferências do Turismo de Portugal;

17. Atendendo ao regime transitório, criado pelo despacho do Sr. Secretário de Estado do Turismo n.º 33/XIX/SET/2014, a Direcção deliberará proceder à abertura de um concurso especial para empresas suas associadas com intervenção na Lezíria do Tejo, que terá como dotação as verbas que especificamente para este efeito venham a ser transferidas pela Turismo do Alentejo, E.R.T. .

(21)

PLANO REGIONAL DE PROMOÇÃO TURÍSTICA – ALENTEJO 2014 19 2. SUB PLANO “INTERNACIONALIZAÇÃO TURÍSTICA DO ALENTEJO” – SIQI/QREN

O sub plano “INTERNACIONALIZAÇÃO TURÍSTICA DO ALENTEJO”, é suportada pelo Sistema de Incentivos à Qualificação e Internacionalização de PME, modalidade Projectos Conjuntos, do QREN e com ele a Agência garante a continuidade à estratégia de internacionalização do destino Alentejo, que se tem vindo a materializar, no que concerne a candidaturas conjuntas, desde a implementação do Plano de Acção de 2011 e teve continuidade ao longo de 2012 e 2013,

À semelhança dos projectos anteriores e sempre numa perspectiva de continuidade, o que irá ser desenvolvido em 2014 e até Junho de 2015 visa atingir cinco objectivos, que se complementam, a saber:

1. Contribuir para o reforço e consolidação da capacidade de internacionalização do sector empresarial turístico do Alentejo;

2. Contribuir para o surgimento de novas empresas exportadoras, dando-lhes não só o apoio no planeamento de ações promocionais como a necessária e importante visibilidade junto dos seus mercados externos estratégicos;

3. Contribuir para alcançar os objectivos delineados para o Alentejo no PENT, designadamente por via do aumento das vendas das empresas, mormente através da redução da sazonalidade, potenciando operações que incidam na época de inverno e “shoulders”;

4. Aumentar a percepção de valor do “Destino Alentejo” segundo a proposta de valor definida para o “Destino Portugal” - Continuar a contribuir para a consolidação/projecção internacional da marca/destino Alentejo, criando condições para o aumento dos fluxos turísticos oriundos dos mercados externos de referência para esta região e continuar a estratégia de diversificação de mercados; e

(22)

PLANO REGIONAL DE PROMOÇÃO TURÍSTICA – ALENTEJO 2014 20 5. Destacar a diferenciação do Alentejo com base nos mesmos elementos que suportam a proposta de valor para o “Destino Portugal”, para que com isso e com uma maior visibilidade da marca, se aumentar o poder de negociação.

A colaboração entre a Agência e as empresas visa simultaneamente a divulgação do destino e a promoção dos respectivos produtos e serviços, não apenas nos mercados emissores identificados no PENT como prioritários para este destino, mas igualmente noutros mercados de diversificação identificados pelas empresas como de elevado potencial de crescimento para a região.

A metodologia de intervenção da parceria que suporta este sub plano assenta integralmente nos seguintes moldes:

- Participação nos principais certames turísticos a nível internacional; - Desenvolvimento / Lançamento de campanhas publicitárias;

- Organização de visitas educacionais com jornalistas / opinion makers; - Organização de visitas de prospeção e de familiarização;

- Organização de workshops e fam e press trips com média e trade; - Monitorização da atividade turística na região do Alentejo;

- Concepção/desenvolvimento de suportes promocionais do destino e das empresas (guias, brochuras e filmes).

De notar que as políticas/ferramentas aplicadas poderão reduzir percentualmente a representatividade do mercado nacional, reduzir o impacto da sazonalidade e aumentar, em valores absolutos, o volume de hóspedes/dormidas dada a estratégia de captação de turistas estrangeiros.

De notar igualmente que a estratégia de internacionalização e de marketing se encontra em plena sintonia com as linhas orientadoras do PENT e, expectavelmente, com as linhas orientadoras do Plano de Internacionalização do Turismo de Portugal para 2014 (não tendo já definido estratégias para 2015 pelo TP, entendemos que se deverão prosseguir nas guidelines do PENT), verificando-se assim a pertinência do Plano de Acção proposto para ser desenvolvido pela Agência com os parceiros.

(23)

PLANO REGIONAL DE PROMOÇÃO TURÍSTICA – ALENTEJO 2014 21 Gostaríamos de sublinhar que este sub plano vai muito mais longe do que se encontra vertido nas “Linhas de Orientação Operacional” definidas pelo Turismo de Portugal para 2013, ultrapassando mesmo a matriz de cinco mercados considerados prioritários para o Alentejo em mais de dezena e meia, perfazendo vinte mercados que serão abrangidos pelas intervenções promocionais, por proposta directa das empresas parceiras.

Assim, para além dos mercados de importância estratégica para o Alentejo – Espanha, Reino Unido, Alemanha, Benelux e França, onde se concentrarão a maioria das acções e aproximadamente 53% do investimento, serão ainda abrangidos mercados em desenvolvimento, nomeadamente o Brasil, e os mercados de diversificação como a Irlanda, Rússia, Dinamarca, Finlândia, Suécia, Suíça, Noruega, EUA, Canadá, Áustria, Dubai (Emiratos Árabes Unidos) e China.

No que concerne às ações previstas no presente Plano de Acção estas organizam-se em três linhas de intervenção, a saber:

LINHA DE INTERVENÇÃO I:

* Missões Empresariais a Feiras [Acções de Prospecção em grupo]:

Irão ser realizadas missões nos mercados Alemão – ITB Berlim (2014 e 2015), Espanha – FITUR Madrid (2014 e 2015), Bélgica – Vakantiesalom Antuérpia (2014), Holanda – Vakantiebeurs Utrecht (2014 e 2015) e Fiest-en wandelbeurs Amsterdão (2014 e 2015), Reino Unido – WTM Londres (2014) e Brasil – ABAV (2014)], BMW Open (Alemanha 2014 e 2015), KLM Open (Holanda 2014), British Open (Reino Unido 2014), Nordic Golf Travelers Network (Suécia 2014 e 2015), Volvo Scandinavian Masters (Suécia 2014), Helsinki Golf Fair (Finlândia 2014 e 2015), IBTM em Barcelona (2014) e a IMEX em Frankfurt (2014 e 2015).

* Presença em Feiras:

Serão igualmente realizadas acções com stand autónomo Alentejo, por não se verificar a presença de Portugal nesses certames, estando prevista a participação em: Top Resa (França 2014), Travel Week (Brasil 2014), BBF (UK 2014),e na Falsterbo Festival (Suécia, 2014), Space Coast Festival 2014 e 2015 (Florida, Estados Unidos), San Diego Festival

(24)

PLANO REGIONAL DE PROMOÇÃO TURÍSTICA – ALENTEJO 2014 22 2014 e 2015 (Califórnia, Estados Unidos), Rio Grande Festival 2014, Meedex Paris (França 2014 e 2015), Confec UK (2014 e 2015 Reino Unido), Salon de Chasse Rambouillet – Paris (França 2014), Safari Club International – Las Vegas (EUA 2014), Die Hohe Jagd & Fischerei – Salzburgo (Áustria 2014), Hunting and Fishing in Russia (Rússia 2014) e a International Hunting and Equestrian Exhibition (Dubai (Emiratos Árabes Unidos) 2014).

LINHA DE INTERVENÇÃO II

* Apresentações e Roadshows Alentejo;

Eventos sobretudo direccionados para a promoção de um ou mais produtos específicos, sendo que alguns poderão assumirão um carácter generalista. Entre os mercados considerados para esta tipologia de intervenção contam-se: Alemanha, Bélgica, Holanda, França, Reino Unido, Brasil, Suécia, Luxemburgo, Canadá, Suíça, Irlanda, Rússia e China.

* Missões Empresariais “Porta-a-Porta”;

* Campanhas de Promoção e Marketing – Presença na Imprensa Escrita e Revistas; * Campanhas de Promoção e Marketing – Presença nos Catálogos dos Principais Operadores Internacionais, e

LINHA DE INTERVENÇÃO III

* Parcerias dentro da parceria

Acções que conjugarão interesses particulares de empresas da parceria ao nível dos produtos e/ou mercados, como será o caso do Birdwatching, MI, Turismo Residencial, Turismo Cinegético e do Golfe.

A dotação total prevista para o sub plano INTERNACIONALIZAÇÃO TURÍSTICA DO ALENTEJO representa um total de Investimento de 544.173 euros, representando as despesas distribuíveis (ações conjuntas) 85,3 % deste valor.

No que concerne à parceria, releve-se o facto de a Agência se fazer acompanhar por um total de vinte empresas, dezasseis das quais consideradas PME e quatro não PME, com forte incidência nas áreas do alojamento e da animação.

(25)

PLANO REGIONAL DE PROMOÇÃO TURÍSTICA – ALENTEJO 2014 23 3. SUB PLANO “ACÇÕES DE PROMOÇÃO INTEGRADA DO ALENTEJO – Eventos de Activação Internacional da Marca Alentejo”

Projectado e submetido a financiamento comunitário em conjunto pela Agência e pela Turismo do Alentejo – ERT, este sub plano é de amplo alcance, nele se inscrevendo múltiplas acções, sugeridas por cada uma das entidades e que se encontram a decorrer sob sua responsabilidade directa.

No caso da Agência, a componente proposta e aprovada diz respeito à organização de eventos de activação internacional da Marca Alentejo, que tem como objectivos:

1. Contribuir para alcançar o objectivo de atingir 396.000 dormidas de estrangeiros no Alentejo em 2013;

2. Aumentar a notoriedade e visibilidade do Alentejo, transmitindo uma “Face Activa” do Alentejo mostrá-lo:

• Dinâmico – não apenas contemplativo, mas também humano, entusiasta, activo e que reflita as suas gentes e o que se pode fazer durante a estadia;

• Experiencial - transmitir diversidade de oferta;

• Demonstrativo – comunicar a oferta de produtos e serviços concretos;

• Moderno e Ousado - apetecível e confiante, um destino orgulhoso de si;

• Genuíno e com “bom espírito” - boa disposição, boas gentes, sol, luz, temperatura,…

• Visual e Iconográfico – explorar a iconografia turística da região;

3. Posicionar o destino numa perspectiva de turismo boutique, humano, com tranquilidade e descontracção, sem pretensiosismos;

4. Aumentar a atractividade pelo destino Alentejo.

a. Com esta campanha o desejo pelo destino Alentejo deve ser reforçado através de uma estratégia de comunicação a dois eixos:

(26)

PLANO REGIONAL DE PROMOÇÃO TURÍSTICA – ALENTEJO 2014 24 • Sedução

• Justificação

b. Criar, interesse em torno do destino e do típico ambiente do Alentejo, mostrando como este é diferenciador, inusitado, impactante e que desperta a curiosidade, através de efeito de buzz e passa-palavra, tendo nos média um “aliado”,;

5. Comunicar Alentejo como a solução de férias: próximas, com diversidade de oferta e para todos os bolsos:

a. mais exclusivas para alguns…

b. … e económicas para outros

Estratégia a desenvolver

Por forma a reforçar a sua proposta de valor e a garantir a convergência de esforços, a comunicação Alentejo estará num valor específico o qual, se deve exprimir nas dimensões dos produtos turísticos a considerar.

Um destino de experiências sem radicalismos; fruição da natureza não apenas contemplativa mas participante e activa sempre mensurado em produtos turísticos concretos, e “call to action” fortes:

1. A vida ao ritmo do Alentejo - Fazer com que os públicos-alvo desta acção sintam de facto uma real diferença de estado de espírito e tomem consciência que para além da vida de stress, de pressa, de indiferença, também é possível desfrutar de outras sensações e estados de espírito.

2. A oportunidade de gozar um pouco a vida, ter tempo para vivê-la, o descanso, os amigos, …

3. A originalidade e “exclusividade” dos seus Produtos Turísticos deve ser a principal fonte de diferenciação invocando aspectos relacionados com actividades turísticas características do Alentejo;

(27)

PLANO REGIONAL DE PROMOÇÃO TURÍSTICA – ALENTEJO 2014 25 • Para tal, a campanha a apresentar deve ter um posicionamento claro e consistente, e comunicar o que é o genuinamente o Alentejo e não uma imagem idealizada do destino.

• Facilitar o contacto com produtos típicos do Alentejo e até a sua experimentação.

• Criar promoções que funcionem como pré-venda do destino, ancoradas na solução de comunicação / activação proposta

5. Deve haver uma preocupação clara em focalizar nos diversos targets. Isto é, ter uma

targetização muito eficiente.

Este sub plano iniciou-se no corrente ano, tendo sido realizada uma intervenção na Feira do Livro de Frankfurt, que se revestiu de inegável sucesso, assim como se encontra já agendada para final de Outubro uma segunda intervenção em Madrid.

A dotação total atribuída a esta componente é de cerca de 190.000 €, gozando de um incentivo FEDER no valor de 85%, tendo como tempo de execução 2013 e até Junho de 1014.

(28)

PLANO REGIONAL DE PROMOÇÃO TURÍSTICA – ALENTEJO 2014 26 4. SUB PLANO “CAMPANHA DE PROMOÇÃO DOS PRODUTOS DE NICHO DO ALENTEJO

E CAPTAÇÃO DE INVESTIMENTO NOS MERCADOS INTERNACIONAIS

O sub plano “CAMPANHA DE PROMOÇÃO DOS PRODUTOS NICHO DO ALENTEJO E CAPTAÇÃO DE INVESTIMENTO NOS MERCADOS INTERNACIONAIS” vem reforçar os objectivos de internacionalização do Destino Alentejo, em linha com outras acções desenvolvidas pela Agência, designadamente no âmbito do Sistema de Incentivos à Qualificação e Internacionalização de PME, modalidade de Projectos Conjuntos, a que antes nos referimos.

Nesse seguimento, a Agência idealizou um plano de acção que visa a promoção internacional dos produtos turísticos de nicho estratégicos do Alentejo e a captação de investimento/investidores, potenciando desta forma o Brand Awareness do Destino Alentejo à escala internacional, tendo em vista o aumento de dormidas, do tempo de estada médio do hóspede e do gasto médio por turista.

Para este efeito identificamos 3 componentes para o desenvolvimento do plano, que serão prosseguidas de acordo com a seguinte metodologia:

I. Campanhas Promocionais dos Produtos Turísticos de Nicho do Alentejo

(29)

PLANO REGIONAL DE PROMOÇÃO TURÍSTICA – ALENTEJO 2014 27 A primeira componente encontra-se subdividida em dois momentos – Concepção e Implementação – ambos relacionados com a Campanha Promocional a desenvolver e que visa a promoção dos produtos de nicho identificados.

O momento – Concepção – integra:

• Identificação, no mercado externo a intervencionar, dos fluxos de procura dos produtos turísticos de nicho do Alentejo, em concreto dos seguintes nichos: Circuitos Turísticos, Religiosos e Culturais, nomeadamente turismo cultural; Turismo de Natureza, nomeadamente walking, cycling, birdwatching e horse

riding; Turismo Náutico, nomeadamente surf, kitesurf e windsurf; Sol e Mar

quando associado aos nichos de Turismo de Natureza e Turismo Náutico; Gastronomia e Vinhos. Em suma pretende-se garantir e aferir a apetência dos diferentes mercados a estes produtos de nicho.

• Identificação dos canais específicos em que os produtos identificados anteriomente são divulgados e promovidos (imprensa especializada, operadores especializados, grupos / associações com interesses específicos, etc).

O momento – Implementação – integra:

• Realização de campanha promocional versando os produtos de nicho identificados como de maior importância para os mercados a intervencionar nos seguintes meios/ suportes:

1) Conteúdos editoriais e publicidade – nos suportes analógicos e digitais da imprensa, de operadores e de grupos e associações de interesses específicos, mediante inserções, banners e/ou criação de micro-sites, de Janeiro de 2014 a Junho de 2015;

2) Press Trips – através da realização de press trips, durante o ano de 2014 até Junho 2015, ao destino Alentejo, com jornalistas provenientes dos mercados estratégico a intervencionar;

3) Fam Trips – através da realização de fam trips durante o ano de 2014 e até Junho de 2015, ao destino Alentejo, com operadores e agentes de viagens de nicho que operem nos mercados estratégicos a intervencionar;

(30)

PLANO REGIONAL DE PROMOÇÃO TURÍSTICA – ALENTEJO 2014 28 4) Acções de divulgação – através da realização de acções de divulgação, apresentações e distribuição de material promocional do destino Alentejo junto da imprensa, operadores e agentes de viagens de nicho e grupos e associações de interesses específicos e/ou presença em feiras e certames turísticos, de dimensão nacional e internacional, realizados nos mercados identificados e noutros nos quais se reconheçam existir especiais janelas de oportunidade, publicação de comunicados de imprensa, short releases, round-ups, notícias nas redes sociais, vídeos.

II. Campanhas Promocionais dos Produtos Turísticos de Nicho do Alentejo – Produção de Novos Suportes Promocionais Alentejo –

Esta componente traduz a necessidade de apoiar as campanhas a desenvolver com a produção de novos suportes promocionais do destino, incidindo os conteúdos dos mesmos não apenas naqueles que são os produtos PENT do território, mas também sobre aqueles que são os produtos de nicho intervencionados no âmbito desta operação.

Entre os suportes a desenvolver contam-se nomeadamente um documento simultaneamente motivacional e guia prático, com mapa do Destino Alentejo, devidamente comentado e identificador dos produtos turísticos de nicho, assim como o desenvolvimento de conteúdos para os canais identificados e a usar no âmbito das campanhas.

III. Captação de Investimento Estrangeiro

Esta componente traduz um conjunto de ações que visam a captação de investimento dirigido maioritariamente à qualificação e revitalização da oferta turística do Destino Alentejo.

Há que destacar que esta componente se constituirá como uma linha de intervenção conduzida com alguma autonomia, pois a captação de investimento implica uma abordagem diferente aos mercados, consoante a carteira de projetos de investimentos

(31)

PLANO REGIONAL DE PROMOÇÃO TURÍSTICA – ALENTEJO 2014 29 de que se disponha, devendo o necessário levantamento de oportunidades ser efectuado em parceria pela Turismo do Alentejo-ERT e Agência.

Refira-se que a prioridade será conferida a projetos que visem a qualificação, recuperação ou reabertura de empreendimentos turísticos, unidades de alojamento local, equipamentos de animação e estabelecimentos de restauração, por forma a contribuir para o reforço da competitividade, sustentabilidade e subsidiariedade regional.

De igual sorte, será conferida especial atenção para as oportunidades relacionadas com o imobiliário turístico e, de acordo com os resultados obtidos pelas associadas da Agência que prosseguem uma intervenção regular neste domínio, não sendo despiciendo equacionar uma participação do Alentejo nos certames específicos que se realizem em mercados emergentes.

Para captação de investidores para um universo largo de oportunidades, a Agência entende que a melhor estratégia passará pela organização de seminários e apresentações, acompanhados por uma presença regular em meios de comunicação especializados em matérias financeiras, para o que importará a contratação de uma Assessoria de PR especializada.

No âmbito deste sub plano está previsto o desenvolvimento de Campanhas Promocionais dos Produtos Turísticos de Nicho do Alentejo junto dos mercados Espanhol, Francês, Alemão, Reino Unido, Benelux e Brasil, obedecendo assimà matriz PENT, mas também e no que concerne à captação de investidores para o Alentejo, outros mercados que nos sejam assinaladaos pelos serviços da AICEP e pelos próprios associados.

A ser aprovado, o presente sub plano apresenta uma dotação global de 823.529.41 €, sendo expectavelmente financiado a 85%, vigorando durante todo o ano de 2014 e até 30 de Junho de 2015.

(32)

PLANO REGIONAL DE PROMOÇÃO TURÍSTICA – ALENTEJO 2014 30 5. APLICAÇÃO DO FINANCIAMENTO ATRIBUÍDO PELO TURISMO DE PORTUGAL

Como demos conta de forma resumida na introdução do presente Plano, as transferências que venham a ser recebidas do Turismo de Portugal irão conhecer as seguintes aplicações:

I – Contraparida nacional aos planos candidatados a financiamento comunitário Estando já aprovadas as candidaturas: “Acções de Promoção Integrada do Alentejo”, com vigência até 30 Junho de 2014, bem como a “Internacionalização Turística do Alentejo”, apresentada ao Sistema de Incentivo à Qualificação e Internacionalização de PME’s, modalidade projectos conjuntos, do QREN, e aguardando que até 15 de Novembro próximo a comunicação da eventual aprovação da “Campanha de Promoção dos Produtos de Nicho do Alentejo e Captação de Investimento nos Mercados Internacionais”, com vigência prevista até 30 de Junho de 2015, estimando-se que no total isso implique a importância de 157.137,16 €;

II – Participação no stand “Portugal” nas principais feiras

Prevendo manter-se o modelo de participação nas principais feiras internacionais, utilizando para tal o stand do Turismo de Portugal, da dotação financeira atribuída ao Alentejo será desde logo deduzida a importância relativa ao custo de cada feira, no montante de 8.550,00 €, a que acrescem os restantes custos associados a este tipo de iniciativas, como sejam viagens, estadias, etc..

Sendo intenção da Agência assegurar a presença na Vakantiebeurs (Utrecht/Holanda), FITUR (Madrid/Espanha), ITB (Berlim/Alemanha), ABAV (S. Paulo/Brasil) e WTM (Londres/UK), todos estes custos serão tidos em conta no orçamento, pelo total de 53.500 €.

III – Acolhimento de fam e press trips

Como referimos aquando da apresentação do sub plano “Campanhas Promocionais dos Produtos Turísticos de Nicho do Alentejo”, um dos principais objectivos a alcançar com esta campanha é a captação de novos Operadores Turísticos, sobretudo

(33)

PLANO REGIONAL DE PROMOÇÃO TURÍSTICA – ALENTEJO 2014 31 ligados aos produtos de nicho identificados, bem como de jornalistas que se disponham a visitar a região e as empresas associadas, para produção e disseminação de conteúdos, é necessário acautelar uma dotação financeira própria para os encargos que daí resultem.

Também aqui serão considerados os gastos com os pedidos especiais recebidos do Turismo de Portugal ou das Equipas de Turismo nos mercados, que por vezes consideram mercados que não integram a matriz dos considerados para o Alentejo. Em orçamento fica inscrita a verba de 66.504 € para Acções com Agentes do Sector (fam trips) e uma outra, no valor de 93.548,84 € para Acções com Imprensa (press trips).

IV – Canais online

O remanescente das transferências do Turismo de Portugal será integralmente aplicado nos canais online, procurando um melhor posicionamento das empresas do Alentejo.

(34)

PLANO REGIONAL DE PROMOÇÃO TURÍSTICA – ALENTEJO 2014 32

III ORÇAMENTO 1 – Despesa

01 Contratualização / PCI QREN Calendarização (Trim.) Cod. Mercado Instrumento Promocional Euros 1ºT 2ºT 3ºT 4ºT

011 Espanha

0111 Canais Online 39.551,60 x x x x

0112 Acções com Imprensa 10.000,00 x x x x

0113 Feiras (FITUR) 10.500,00 x

SUB-TOTAL 60.051,60

012 Holanda / Bélgica

0121 Canais Online 22.526,60 x x x x

0122 Acções com Imprensa 15.500,00 x x x x

0123 Acções com Agentes do Sector 20.000,00 x x x x

0124 Feiras (Vakantiebeurs) 10.500,00 x

SUB-TOTAL 68.526,60

013 França

0131 Canais Online 22.526,60 x x x x

0132 Acções com Imprensa 17.625,00 x x x x

0133 Acções com Agentes do Sector 20.277,00 x x x x

SUB-TOTAL 60.428,60

014 Reino Unido

0141 Canais Online 22.526,60 x x x x

0142 Acções com Imprensa 16.500,00 x x x x

0143 Acções com Agentes do Sector 13.252,00 x x x x

0144 Feiras (WTM) 10.500,00 x

SUB-TOTAL 62.778,60

015 Alemanha

0151 Canais Online 22.526,60 x x x x

0152 Acções com Imprensa 15.500,00 x x x x

0153 Acções com Agentes do Sector 20.000,00 x x x x

0154 Feiras (ITB) 10.500,00 x

SUB-TOTAL 68.526,60

016 Multimercados / Outros mercados

0161 Canais On Line 15.000,00 x x x x

0162 Acções com Imprensa 18.423,84 x x x x

0163 Feiras (ABAV - Brasil) 11.500,00 x

0164 (PCI-QREN) Ações de Promoção Integrada do Alentejo 183.885,00 x x x x

0165 (PCI-QREN)

Campanha Promoção Produtos Nicho do Alentejo e

Captação de Investimento nos Mercados Internacionais 705.029,41

SUB-TOTAL 933.838,25

017 Planos de Comercialização e Venda Planos de Comercialização e Venda 254.161,50 x x x x

SUB-TOTAL 254.161,50

(35)

PLANO REGIONAL DE PROMOÇÃO TURÍSTICA – ALENTEJO 2014 33

02 SIQI - PME's QREN Calendarização (Trim.) Cod. Mercado Potenciação da Internacionalização do Alentejo Euros 1ºT 2ºT 3ºT 4ºT

021 Ações Distribuíveis Empresas 278.310,00 x x x x

022 Ações Indivisíveis ARPTA 39.000,00 x x x x

023 Encargos Agência ARPTA - Vencimentos 17.275,33 x x x x

TOTAL SIQI PME's - QREN 334.585,33

03 Estrutura Calendarização (Trim.) Cod. Estrutura Euros 1ºT 2ºT 3ºT 4ºT

031 Instalações 7.200,00 x x x x 032 Consumos Correntes 1.400,00 x x x x 033 Vencimentos e Encargos 195.812,52 x x x x TOTAL ESTRUTURA 204.412,52 TOTAL 2.047.309,60

(36)

2 – Receita

Cod. ORÇAMENTO - RECEITA (em euros)

Contratualização / TdP PCV's SIQI PME's QREN QREN PCI / Outros Empresas Autofinanciamento /Quotização e P. Serviços IEFP Entidade Regional de Turismo TOTAL

011 Ações contratualizadas - Turismo de Portugal 365.235,84 365.235,84

012 QREN/PCI - Ações de Promoção Integrada do Alentejo 27.582,75 156.302,25 183.885,00

013 PCV's - Comparticipação Pública 127.080,75 127.080,75

014 PCV's - Investimento Privado 127.080,75 127.080,75

015

QREN/PCI - Campanha Prom. Prod. de Nicho Alentejo e

Captação de Investimento nos Mercados Internacionais 105.754,41 599.275,00 705.029,41

016 QREN/SIQI PME's - Despesas Indivisíveis 9.750,00 29.250,00 39.000,00

017 QREN/SIQI PME's - Despesas Distribuíveis 139.155,00 139.155,00 278.310,00

018 Estrutura 17.275,33 138.765,48 15.647,04 50.000,00 221.687,85

Referências

Documentos relacionados

Quer a Banda quer a Orquestra Ligeira participarão nos eventos para que forem convidadas dentro do calendário de disponibilidades, tanto ao nível de concertos indoor em

F REQUÊNCIAS PRÓPRIAS E MODOS DE VIBRAÇÃO ( MÉTODO ANALÍTICO ) ... O RIENTAÇÃO PELAS EQUAÇÕES DE PROPAGAÇÃO DE VIBRAÇÕES ... P REVISÃO DOS VALORES MÁXIMOS DE PPV ...

Os principais resultados obtidos pelo modelo numérico foram que a implementação da metodologia baseada no risco (Cenário C) resultou numa descida média por disjuntor, de 38% no

trigo, soja, aveia, cevada, algodão, arroz e eventualmente banana; para a cultura da banana, onde são comuns as aplicações aéreas com óleo, PRIORI deve ser aplicado em água + óleo

Na análise dos dados da tabelas 1 e 2, é possível observar que a maior frequência da estratégia cortadora, ocorre quando o pronome relativo exerce a função de

Neste estudo foram empregues metodologias para a caracterização da bacteriocina produzida por Lactobacillus plantarum B391 com vista à sua potencial utilização na

Esta dissertação assume como principal objectivo avaliar a intervenção urbana mais recente na vertente Este da cidade do Porto, o Plano de Pormenor das Antas, e averiguar o

Como hipótese, assumiremos que o desenvolvimento de um modelo matemático diferente do tradicional poderia, por permitir a criação de personagens com comportamentos adaptáveis a