• Nenhum resultado encontrado

Considerando que a pesquisa mercadológica é uma ferramenta de orientação para as decisões das empresas, assinale a opção correta.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Considerando que a pesquisa mercadológica é uma ferramenta de orientação para as decisões das empresas, assinale a opção correta."

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

MERCADOS

QUESTÃO 1

Com relação aos conceitos básicos de marketing a serem considerados por um empreendedor que vise à abertura e à manutenção de sua atividade no concorrido mercado de atuação das empresas, assinale a opção correta.

A O objetivo de qualquer negócio é entregar valor ao mercado e obter lucro, de modo que, nesse processo, o trabalho do marketing consiste em fazer a escolha desse valor antes mesmo da existência de qualquer produto.

B Subjacente ao conceito de marketing está a crença de que metas organizacionais são atingidas por meio da oferta de melhores produtos e de serviços, sob o ponto de vista da empresa.

C A preparação de estratégias, o planejamento de programas e a organização, a execução e o controle do esforço de marketing são etapas do processo de marketing que independem da análise de oportunidade e pesquisa e da seleção de mercados-alvo.

D No âmbito do marketing, o conceito de clientes potenciais envolve a ideia de que esses consumidores têm uma mesma necessidade ou desejo, ainda que não estejam aptos a participar de um processo de troca para satisfazê-los.

QUESTÃO 2

Entre as tarefas indispensáveis para quem pretende viabilizar um negócio inclui-se a necessidade de conhecer o mercado. No que concerne à participação da pesquisa de mercado na tomada de decisões pelas empresas, assinale a opção correta.

A Por ser um instrumento importante para a conquista de novos clientes, a pesquisa de mercado é indispensável mesmo quando há segurança acerca das decisões a serem tomadas no âmbito do marketing ou do futuro da empresa.

B Recomenda-se a realização de pesquisa de mercado tanto à uma empresa que pretenda escolher um novo ponto comercial para sua instalação quanto à empresa que pretenda reavaliar a distribuição de seu pessoal administrativo.

C Embora a aplicação de questionário e a realização de entrevistas permitam a obtenção de informações específicas, há outras formas de coleta de dados que podem ser usadas na pesquisa de mercado, inclusive mediante a simples observação da concorrência.

D Entre os tipos de pesquisas mais comuns estão a pesquisa de potencial de consumo, em que se avalia a força da empresa no mercado consumidor, e a de participação de mercado, em que se identificam as oportunidades de melhoria nos produtos.

QUESTÃO 3

Considerando que a pesquisa mercadológica é uma ferramenta de orientação para as decisões das empresas, assinale a opção correta. A Em uma pesquisa de marketing, na etapa de aplicação, são elaborados questionários e é feito um teste com público de tamanho similar ao que receberá os questionários em versão final, com o objetivo de se verificar a eficiência dos questionários para a coleta de dados.

B Se for considerado o critério de frequência, as pesquisas de marketing podem ser contínuas e ad hoc, ou esporádica, sendo essas últimas realizadas repetidas vezes a cada determinado período de tempo.

C Na fase de desenvolvimento do plano de pesquisa, deve-se selecionar o método de pesquisa a ser usado e realizar o treinamento dos entrevistadores, que devem estar familiarizados com o método escolhido.

D As pesquisas classificadas como primárias quanto à fonte dos dados utilizados têm natureza bastante ampla e são realizadas por setores de atividade econômica ligados ao governo. QUESTÃO 4

Conhecer o mercado em que pretende atuar, assim como a forma mais eficaz de atingir os consumidores de maior interesse para sua empresa, consiste na melhor maneira de o empreendedor aproveitar as possibilidades de mercado e assim obter sucesso. A respeito da segmentação de mercado, assinale a opção correta.

A São três as categorias em que o mercado pode ser classificado: mercado empresarial, mercado sem fins lucrativos (terceiro setor) e mercado governamental.

B Segmentar um mercado significa dividi-lo em grupos de consumidores — os chamados segmentos — com necessidades específicas rentáveis e estáveis, as quais são os únicos requisitos da segmentação a serem identificados pelo empreendedor.

C A segmentação dificulta o atendimento das demandas dos consumidores em razão de os mercados diferirem quanto aos seus desejos, recursos, localidades, atitudes de compra e práticas de compra.

D A segmentação de mercado consiste em um esforço para que se aumente a precisão de alvo de uma empresa, de modo que, ao definir segmentos específicos para o direcionamento de seus compostos de marketing customizados, tal empresa apresentará maior vantagem competitiva.

(2)

Assinale a opção correta no que se refere às variáveis do processo de segmentação de mercado.

A O processo de seleção do mercado-alvo é composto por tarefas inter-relacionadas que devem seguir uma ordem sequencial rigorosa.

B Os mercados-alvo são escolhidos por meio da segmentação do mercado com base em determinada característica, o que impossibilita a realização de ajustes posteriores.

C Entre os critérios básicos de avaliação dos segmentos de mercado inclui-se a atratividade do segmento, que envolve elementos como taxa de crescimento, risco e lucratividade. D Com base na avaliação dos diversos segmentos de mercado, a

empresa deve investir em todos os segmentos que estejam em conformidade com os critérios básicos considerados no plano de metas da instituição.

QUESTÃO 6

Um empreendedor que pretende abrir uma empresa deve considerar alguns fatores do ambiente de negócios em que deseja atuar. Considerando que a análise ambiental é determinante para o sucesso do empreendimento, assinale a opção correta.

A O empreendedor deve conhecer seus pontos fortes e fracos para conhecer as atividades com as quais se destacará e as que deve evitar, uma vez que, a partir desse conhecimento, poderá buscar parceiros ou apoio profissional de quem domina outras áreas que possam ser agregadas ao negócio.

B O empreendedor deve conhecer o ambiente no qual será instalado o seu negócio, não sendo necessário, porém, considerar as principais tendências do mercado caso elas não o afetem diretamente, como questões relacionadas às áreas de tecnologia, de economia e de legislação.

C Tanto os aspectos positivos (oportunidades) quanto os negativos (ameaças) são aspectos externos ao empreendimento e podem ser facilmente controlados.

D Para não investir em mercado que esteja em queda ou para identificar os segmentos que estão em crescimento, o empreendedor deve considerar o seu conhecimento acerca da atividade que pretende desenvolver sem concluir uma análise ambiental.

Gerir uma empresa com sucesso exige um conjunto de habilidades e conhecimentos. É preciso entender o mercado, o público e planejar bem o negócio. Sabendo que uma empresa precisa definir resultados e formular ações para ganhar competitividade no mercado, assinale a opção correta no que tange ao posicionamento estratégico da empresa.

A O sucesso dos negócios depende da oferta de benefícios e vantagens aos consumidores, ainda que, para isso, o empreendedor tenha de assumir compromissos, que, dificilmente, poderão ser cumpridos.

B A definição do posicionamento do negócio e das vantagens que ele tem sobre a concorrência é determinante no processo de criação ou atualização da marca dessa empresa.

C O slogan — frase que ressalta o posicionamento e ajuda a transmitir a imagem da empresa para os consumidores — deve ser curto e de fácil memorização para que possa ser modificado com frequência.

D A estratégia de marketing permite que uma empresa decida o modo de atingir seus objetivos e metas e de gerenciar de forma independente cada um dos elementos do seu composto de marketing (produto, preço, praça, promoção, pessoas).

QUESTÃO 8

Entre os pressupostos de atuação do sistema SEBRAE para apoiar os pequenos negócios, está a preparação do empresário para interagir com o mercado em que atua. No que se refere às estratégias de acesso a mercados, assinale a opção correta. A Foco no mercado relaciona-se às estratégias gerais relativas

às oportunidades do mercado e às ameaças que afetam igualmente todas as empresas, ambas objeto de atenção do SEBRAE.

B No âmbito de atendimento do SEBRAE, há empresas que têm maturidade e produtos com promissor potencial de mercado, de modo que, mesmo estando inseridas em projetos coletivos, com padrão entre médio e baixo, jamais deixam de receber a atenção que merecem e tampouco perdem oportunidades de mercado.

C A eficácia da estratégia de acesso a mercados depende, fundamentalmente, do grau de harmonia entre uma estratégia proposta e as potencialidades e limitações da empresa em questão, de um lado, e da avaliação das oportunidades e ameaças do mercado, do outro.

D Em um projeto coletivo, para que sejam minimizados os riscos de resultados negativos, é importante que se faça uma análise realista do grau de motivação dos empreendedores envolvidos, ainda que essa avaliação ocorra na fase final do projeto.

(3)

No que se refere à estratégia de atuação do Sistema SEBRAE, assinale a opção correta acerca dos elementos que fundamentam a lógica da intervenção para acesso a mercado.

A Para a definição de uma estratégia eficaz de acesso a mercados, é fundamental conhecer a realidade da empresa em questão, o que é revelado pela análise subjetiva de aspectos externos à empresa.

B Entre os elementos da empresa analisados em âmbito mercadológico incluem-se a vocação da empresa, o diferencial do produto ou serviço oferecido e o nível de preparação dos concorrentes.

C A definição dos principais mercados-alvo a serem explorados na pesquisa de mercado é resultado da análise denominada visão geral do mercado, que deve ser feita antes de a empresa em questão abrir as portas e, depois, a cada dez anos. D A realidade mercadológica de uma empresa é definidora dos

objetivos da estratégia de acesso a mercados por ela adotada, e são esses objetivos, por sua vez, que determinam a postura dessa empresa no mercado.

QUESTÃO 10

A respeito da elaboração de um plano de divulgação adequado e eficaz a ser adotado por uma empresa de pequeno porte que pretenda ampliar suas vendas, assinale a opção correta.

A A divulgação de uma empresa que atende a pessoas físicas, como consumidores finais, pode ser feita por meio da mídia tradicional ou por marketing direto, mecanismos excludentes entre si, assim como a mala direta e o telemarketing.

B A empresa pode utilizar um balão para comunicar um produto, o que é considerado como mídia convencional assim como painéis em ônibus, mensagem em táxi, e outras formas de comunicação.

C À exceção da definição do público-alvo, as demais tarefas do trabalho de planejamento em propaganda — determinação dos objetivos de propaganda, desenvolvimento da campanha publicitária e planejamento da veiculação — são tarefas desenvolvidas em parceria com a empresa de divulgação. D A comunicação de massa deve ser usada quando a empresa tem

capacidade de recuperar os investimentos por meio da venda de seus produtos.

Para a elaboração do plano de divulgação, a empresa deve conhecer o perfil da clientela, os veículos de comunicação disponíveis em sua cidade ou bairro e observar as práticas da concorrência. A respeito da divulgação de empresas, assinale a opção correta.

A Tanto as empresas que divulgam bem seus produtos e são bem conhecidas no mercado quanto as empresas pouco conhecidas precisam oferecer grandes descontos para atrair os consumidores, no momento da decisão da compra.

B Os elementos que formam a opinião de um consumidor abrangem as influências do macroambiente, a forma como uma empresa faz a divulgação de seu produto, as experiências que o consumidor teve com esse produto e as recomendações de pessoas que lhe são próximas.

C Caso o público-alvo da divulgação seja pessoa jurídica, é preciso identificar a localização das empresas compradoras, visto que o trabalho com aglomerações de empresas situadas na mesma região geográfica é mais difícil devido à concorrência entre elas.

D A divulgação para pessoa física, conhecida como business-to-business, requer a elaboração de um perfil detalhado dos prováveis consumidores para a adequada seleção das ferramentas de comunicação.

QUESTÃO 12

Uma empresa de bebidas reestruturou seu apelo publicitário com mudanças nos nomes dos produtos e novos motes para a marca nas propagandas. O sucesso publicitário foi logo verificado com o aumento da demanda pelas bebidas. Porém, o setor de engenharia de produção da empresa, mesmo com estoques dos produtos, enfrentou problemas por não ter previsto uma rede de distribuição condizente com a nova demanda.

Nessa situação, considerando-se que a logística de transporte do fornecedor faz parte do composto de marketing, deve-se verificar no processo

A a praça, por referir-se à operacionalização do negócio. B o produto, por ser o bem tangível ou intangível ofertado em

uma transação comercial.

C a promoção, por estimular a demanda por um produto ou serviço.

D o preço, por indicar o quanto o produto ou serviço vale para o consumidor.

(4)

Muitas organizações seguem a chamada orientação de venda, segundo a qual os consumidores somente compram uma quantidade satisfatória de produtos da empresa caso ela venda em larga escala e realize promoções. Por outro lado, outras seguem a orientação de marketing, sustentada na ideia de que o alcance das metas organizacionais depende do conhecimento das necessidades e dos desejos dos mercados-alvo e da entrega da satisfação desejada com mais eficiência que os concorrentes.

Kotler e Armstrong. Princípios de marketing. Prentice Hall, p.8 (com adaptações).

A partir das informações acima, assinale a opção em que é apresentada, de forma esquemática, a orientação de marketing.

A

B

C

D

Internet: <http://aysegulataman.com> acesso em 29/9/2014.

O mix de marketing é o conjunto de ferramentas de marketing táticas e controláveis que uma empresa combina para produzir a resposta que deseja no mercado-alvo. As diversas possibilidades podem ser agrupadas em quatro grupos de variáveis, conhecidas como 4 Ps .

Kotler e Armstrong. Princípios de marketing. Prentice Hall, p. 42 (com adaptações).

Em cada item a seguir, são apresentadas ferramentas de marketing específicas para cada um dos Ps que compõem os grupos de variáveis conhecidos como 4 Ps do marketing.

I descontos, concessões, condições de financiamento

II transporte, estoque, logística

III publicidade, promoção de vendas, relações públicas IV qualidade, design, embalagem

Na ordem em que são apresentadas, as ferramentas de marketing apresentadas nos itens I, II, III e IV referem-se, respectivamente, às variáveis

A preço, produto, promoção e praça. B promoção, produto, preço e praça. C promoção, praça, preço e produto. D preço, praça, promoção e produto.

(5)

As cotas de vendas atribuídas a vendedores ou empresas tanto ajudam a planejar e a avaliar as atividades executadas quanto motivam as equipes a superarem as metas estabelecidas. Objetivos irreais, contudo, podem provocar o efeito contrário, pois a impossibilidade de cumprir tais objetivos pode desmotivar a equipe após uma sequência de fracassos. Nesse contexto, para a elaboração de cotas de venda como meta de desempenho, devem-se considerar

A as metas, as políticas e o plano de crescimento da empresa. B o preço, a praça e a promoção.

C o lucro, as atividades e o plano de crescimento dos funcionários na empresa.

D a promoção, as políticas da empresa e o plano de crescimento. QUESTÃO 16

Quando realizada da melhor forma, a venda adicional rende boa avaliação no atendimento e a empresa ganha com esse processo. Como ferramenta de vendas, a venda adicional caracteriza-se

A pela mostra do produto em larga escala, além do detalhamento do produto ao cliente.

B pelo esclarecimento de dúvidas adicionais apresentadas pelo cliente.

C pelo oferecimento de benefício ao cliente em um mesmo processo de venda.

D pela composição da venda com a oferta de brindes adicionais e gratuitos.

O varejo é um tipo de comércio cada vez mais competitivo. Um diferencial dentro desse mercado é o atendimento ao cliente, pois este é, afinal, quem decide como deve gastar o seu dinheiro. O empresário, porém, pode influenciar essa decisão quando possui uma equipe de vendas que compreende a importância do seu papel. Independentemente das características específicas das empresas, para que se atinja o bom atendimento ao cliente, são essenciais os seguintes aspectos:

A compreensão das necessidades dos clientes, intimidade, percepção, empatia e treinamento.

B compreensão das necessidades dos clientes, comunicação durante o atendimento, percepção, empatia e treinamento. C compreensão das necessidades dos clientes, comunicação

durante o atendimento, percepção, individualidade e treinamento.

D compreensão das necessidades dos clientes, comunicação durante o atendimento, percepção, empatia e liberdade. QUESTÃO 18

A consulta de informações pela Internet para a elaboração de uma pesquisa de mercado caracteriza-se como uma coleta secundária de dados. Essa etapa antecede a coleta primária de dados a ser realizada por meio de pesquisadores e questionários. Para a elaboração de uma pesquisa de mercado, o que permite a diferenciação entre dados primários e dados secundários é a

A disponibilidade. B relevância. C precisão. D subjetividade.

(6)

No que se refere à lógica de intervenção para acesso a mercados, assinale a opção que sintetiza o principal esforço na etapa de conhecimento no processo de planejamento.

A estratégia e posicionamento B diagnóstico e pesquisa

C promoção integrada e desenvolvimento D arranjo local e associativismo

Assinale a opção em que é apresentada a etapa do planejamento de marketing em que são identificados os parceiros preferenciais.

A sumário executivo B definição de público-alvo

C definição do posicionamento de mercado D definição do composto de marketing

Referências

Documentos relacionados

Excluindo as operações de Santos, os demais terminais da Ultracargo apresentaram EBITDA de R$ 15 milhões, redução de 30% e 40% em relação ao 4T14 e ao 3T15,

Este trabalho buscou, através de pesquisa de campo, estudar o efeito de diferentes alternativas de adubações de cobertura, quanto ao tipo de adubo e época de

Apresenta-se neste trabalho uma sinopse das espécies de Bromeliaceae da região do curso médio do rio Toropi (Rio Grande do Sul, Brasil), sendo também fornecida uma chave

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

esta espécie foi encontrada em borda de mata ciliar, savana graminosa, savana parque e área de transição mata ciliar e savana.. Observações: Esta espécie ocorre

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

De seguida, vamos adaptar a nossa demonstrac¸ ˜ao da f ´ormula de M ¨untz, partindo de outras transformadas aritm ´eticas diferentes da transformada de M ¨obius, para dedu-

Nessa situação temos claramente a relação de tecnovívio apresentado por Dubatti (2012) operando, visto que nessa experiência ambos os atores tra- çam um diálogo que não se dá