• Nenhum resultado encontrado

DIA HORA ATIVIDADE PALESTRANTE. Conselho Regional de Psicologia CRP/13 19h00 Apresentação Cultural Coral 1º Período A Noite

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "DIA HORA ATIVIDADE PALESTRANTE. Conselho Regional de Psicologia CRP/13 19h00 Apresentação Cultural Coral 1º Período A Noite"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)
(2)

PROGRAMAÇÃO

DIA

HORA

ATIVIDADE

PALESTRANTE

26/08

18h30

Abertura

Direção FMN-CG: Yldry Pessoa

Ramos

Coordenação Acadêmica

Coordenação de Psicologia

Conselho Regional de Psicologia –

CRP/13

19h00

Apresentação Cultural

Coral – 1º Período A Noite

19h30

Conferência:

A avaliação psicológica e os

desafios da modernidade

Prof. Dr. João Carlos Alchieri (UFRN) - Doutor

em Psicologia pela Universidade Federal do

Rio Grande do Sul.

Debatedora: Profa. Yldry Pessoa Ramos,

Doutoranda em Psicologia – UFRN.

(3)

27/08

8h00 as 9h00

Palestra:

Os efeitos adversos dos ansiolíticos na qualidade de vida

dos pacientes.

Palestrante:

Prof. Gionvani Tavares de Sousa – Pós-graduado em Saúde Coletiva e Citopatologia. Professor FMN-CG

Debatedor: Prof. Marcos Holanda

9h00 as 11h00 Mesa-Redonda:

Psicologia e Direitos Humanos

Mediador: Sócrates Pereira – Psicólogo, Mestre em Ciências da Religião. Palestrantes:

 Prof. Dr. Antônio Patativa de Sales (UEPB) – Filósofo, Doutor em Teologia.

 Gleidson Marques - Psicólogo do Espaço LGBT (Secretaria da Mulher e da Diversidade Humana do Estado da Paraíba).

 Uelma Alexandre Nascimento – Assistente Social, Pós-graduada em Violência Doméstica contra Crianças e Adolescentes – USP. Gerente da Secretaria Municipal de Assistência Social – SEMAS.

14h00 Grupos de Trabalho Apresentação de trabalhos

Comissão: Karla Ribeiro, Danúbia Barros e Sócrates Pereira

18h00 Apresentação Cultural Peça: Alice no país da psiquiatria. Alunos do 4º Período Manhã.

19h00

Mesa-Redonda:

Saúde mental e sociedade

Mediadora: Profa. Susana Rolin Soares

 Profa. Dr. Aline Lobato (UEPB) - Doutora e Mestre em Investigative Psychology (Psicologia Investigativa) pela Universidade de Liverpool-Inglaterra.

 Profa. Mayvonne Coelho de Moraes – Psicóloga e Especialista em Gestão Empresarial – Recursos Humanos. Professora da FMN- CG.

 Profa. Jaqueline Matias dos Santos. Mestre em Psicologia Social (UFPB).

(4)

2 28/08 8h00 Palestra: Psicologia, Ética e Cidadania.

Membros do Conselho Regional de Psicologia – CRP 13

9h30 as 12h00 Mesa-Redonda: A clínica na contemporaneidade: ethos e cidadania.

Mediadora: profa. Aline Arruda. Palestrantes:

Cristina Maia – Psicanalista, Membro da Escola Brasileira de Psicanálise.

Wanicleide Leite – Terapeuta Sexual, Pós-graduada em Psiquiatria e Psicologia Clínica com foco em Análise Bioenergética.

 Grace Wanderley de Barros Correia – Psicoterapeuta, Sócia-diretora do Libertas Comunidade - Centro de Pós-graduação e Pesquisa/ Consultoria e Treinamento. Possui fomação internacional em Análise Bioenergética, pelo International for Bioenergetic Analysis - Nova York.

14h00 as 18h00 Mini-cursos

 Análise Bioenergética Social: a clínica além das quatro paredes: Jayme Panerai Alves . Psicólogo clínico, psicoterapeuta, Especialista nas áreas de Psicologia Clínica e Psicologia Organizacional e do Trabalho, Trainer Internacional em Análise Bioenergética.

 A atuação do psicólogo junto às mulheres que sofrem violência. Profa. Aponira Maria Farias. Psicóloga. Especialista em RH.

 Comportamento nas REDES SOCIAIS: Usos e Abusos, Imagens e Sombras: Profa. Mayvonne Morais. Psicóloga Organizacional.

 Dependência Química e Co-dependência: o jogo de uma patologia. Walquíria Lira. Pós-Graduada e Técnica em Reabilitação de Dependentes Químicos. Adenize Oliveira Chagas – Assistente Social.

 Introdução à Análise Bioenergética: Prof. Adriano Barros – Psicólogo, Mestre em Sociologia, Especializando em Análise Bionergética.

 Psicologia clínica, fundamentos éticos e cidadania: Prof. Marcos de Holanda Costa – Psicólogo, Mestre em Filosofia.

 Relações de Gênero e Vulnerabilidade as DST/AIDS e gravidez não planejada: Profa. Karla Ribeiro - Doutora Psicologia Social.

 Vulnerabilidade ao HIV/AIDS em Jovens: Profa. Aline Arruda, Psicóloga, Mestre em Psicologia.

 Vivência em dinâmica de grupo: As mudanças na vida: Prof. Sérgio Murilo – Psicólogo, Especialista em Dinâmica de Grupo e RH.

(5)

2 28/08 18h30 Palestra:

Trabalho e Saúde: os impactos da Síndrome de Bournout

Profa. Tatiane Lima de Araújo Silva, Doutoranda em Ciências da Saúde - UFRN Debatedor: Prof. Adriano Barros

(6)

CURRÍCULO PALESTRANTES

•Prof. Dr. João Carlos Alchieri (UFRN): Possui graduação (1989), mestrado (1993) em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e doutorado em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004). Professor associado e bolsista produtividade (CNPq) na Universidade Federal do Rio Grande do Norte onde atua como orientador de mestrado e doutorado, no PPG Psicologia e no PPG Ciências da Saúde. Tem experiência e ênfase em Metodologia, Instrumentação e Equipamento em Psicologia, atuando principalmente em Processo de Avaliação psicológica com ênfase em Instrumentos psicológicos, Neuropsicologia e Demência, AVC, Avaliação de personalidade e psicopatologia. Atualmente é perito psicólogo projeto SIASSS UFRN, coordenador do GT (ANPPEP) Processos Avaliativos em Psicologia ANPPEP e coordenador e tutor de projeto junto a Univesidad Nacional del Mar del Plata no Programa Centros Associados para o Fortalecimento da Pós-graduação Brasil/Argentina e Movilidad Académica para la Integración (MAPI). Red de Facultades de Psicología del MERCOSUR.

•Profa. Dra. Aline Lobato (UEPB): Doutora e Mestre em Investigative Psychology (Psicologia Investigativa) pela Universidade de Liverpool-Inglaterra. Professora Titular da Universidade Estadual da Paraíba-UEPB nos departamentos de Psicologia e Direito. Membro da Pró-Reitoria de Pós-Graduação da UEPB, Coordenadora do Curso de Especialização em Direito Penal e Processual Penal e do Curso de Especialização em Segurança Pública da UEPB. Membro da coordenação e professora do Curso de Especialização em Criminal Profiling da IBEPJ, Ribeirão Preto-SP. Professora do Curso de Especialização em Psicologia Jurídica e de Investigação da UNICLASS e IN-CURSOS, Goiânia-GO. Professora do Curso de Especialização em Criminologia e Psicologia Investigativa da UNIPE, João Pessoa-PB. Professora do Curso de Especialização da Polícia Militar do Estado da Paraíba-SESP, João Pessoa-Pessoa-PB. Vistoriadora do Conselho Federal de Psicologia. Presidente da Associação Brasileira de Psicologia Jurídica-ABPJ. Ministra vários cursos no Brasil, para a Polícia Militar, Polícia Civil e Polícia Federal, Escolas de Magistratura, Foruns, Secretarias de Segurança, Faculdades de Psicologia e Direito. Varios trabalhos apresentados em Congressos Internacionais e Nacionais. Áreas de estudo e pesquisa: Comportamento Criminal, Perfil dos Criminosos e Investigação Criminal, dentre outros.

•Ana Cristina Maia: Psicóloga, psicanalista, Membro da Escola Brasileira de Psicanálise – Delegação PB / Instituto Neuropsiquiátrico de Campina Grande – PB. Diretora da Clínica Psiquiátrica Dr. Maia.

•Wanicleide Leite Fagundes – Ginecologista, Terapeuta Sexual, Pós-graduada em Psiquiatria e Psicologia Clínica com foco em Análise Bioenergética. Coordenadora e professora da disciplina de Obstetricia do curso de Medicina da Faculdade Ciências Médicas.

•Mayvonne Coelho de Moraes – Psicóloga e Especialista em Gestão Empresarial – Recursos Humanos. Professora FMN-CG. Diretora da Consult RH – Consultoria Empresarial.

(7)

CURRÍCULO PALESTRANTES

•Giovanni Tavares de Sousa – Giovanni Tavares de Sousa, graduado em farmácia e bioquímica pela UEPB é especialista em saúde coletiva pela UFPB é especialista em Citopatologia pela Sociedade Brasileira de Análise Clínicas, é aluno de pós-graduação em farmacologia pela UFMG, é mestre em biotecnologia pela UFCG, faz parte do quadro efetivo da prefeitura municipal de campina grande onde atua como bioquímico no programa siscolo, foi professor substituto da UEPB nos cursos de farmácia e enfermagem é professor da União de ensino superior (UNESC faculdades nas disciplinas de bioquímica e farmacologia) é professor da faculdade Mauricio de Nassau nas disciplinas de farmacologia, bioquímica e fitopatologia, é professor da pós-graduação em saúde do trabalhador na disciplina de toxicologia pela FIP, é professor do curso de pós-graduação em saúde publica pela unes faculdades, atuou como bioquímico no hospital regional de Picuí como também na unidade mista de pedra lavrada, além de atuar durante 4 anos como farmacêutico em diversos hospitais, faz parte como membro efetivo da sociedade brasileira de fitopatologia é membro da associação dos farmacologistas da região nordeste, faz parte de diversos projetos de extensão e pesquisa na área de comportamento e tratamento humano assim como na fomentação de novas tecnologias de referencia e biotecnologia.

•Uelma Alexandre Nascimento – Assistente Social, Pós-graduada em Violência Doméstica contra Crianças e Adolescentes – USP. Gerente da Criança e do Adolescente da Secretaria de Ação Social - SEMAS, Campina Grande-PB

•Antonio Patativa de Sales - É graduado em Filosofia (UFPB), Mestre em História da Filosofia (UFPB) e Doutor em Teologia, na área de História e Teologia (EST-IEPG, São Leopoldo-RS). Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Filosofia Antiga, Patrística e Medieval, atuando principalmente nos seguintes temas: História da Filosofia, Metafísica, Filosofias Antiga, Patrística, Ética, Exegese e Hermenêutica. •Tatiane Onofre Gama – Fisioterapeuta, Doutoranda em Ciências da Saúde – UFRN. Coordenadora de Fisioterapia da FMN-CG.

•Grace Wanderley de Barros Correia – psicóloga clínica, psicoterapeuta e sócia-diretora do Libertas Clínica e Centro de Pesquisa e Pós-graduação. Atua há mais de vinte anos na promoção da saúde através das intervenções psicoterapêuticas da psicologia alicerçadas na abordagem da análise bioenergética e dinâmica de grupo. Membro honorário da Associação de Psicologia do Peru. Especialista nas áreas de Psicologia Clínica e Psicologia Educacional, conferido pelo Conselho Regional de Psicologia – CRP 02; Formação de Terapeuta em Análise Bioenergética – conferido pelo International Institute for Bioenergetic Analysis de New York; Título: Local Trainer em Análise Bioenergética.

•Jayme Panerai Alves - Psicólogo clínico, psicoterapeuta e sócio-diretor do Libertas Clínica e Centro de Pesquisa e Pós-graduação. Atua há mais de vinte anos na promoção da saúde através das intervenções psicoterapêuticas da psicologia alicerçadas na abordagem da análise bioenergética. Atualmente, ocupa a posição de presidente da Federação Latino-americana da Análise Bioenergética – FLAAB. Membro honorário da Associação de Psicologia do Peru. Fundador e Diretor do Centro de Formação em TRE no nordeste brasileiro. Especialista nas áreas de Psicologia Clínica e Psicologia Organizacional e do Trabalho, conferido pelo Conselho Regional de Psicologia – CRP 02; Formação de Terapeuta em Análise Bioenergética – conferido pelo International Institute for Bioenergetic Analysis de New York; Título: Trainer Internacional em Análise Bioenergética.

(8)

INSCRIÇÕES

A partir do dia 24 de julho pelo site:

http://www.mauriciodenassau.edu.br/atividade/indexAtividade

Normas para inscrição de trabalhos acadêmicos:

http://psicologia.mauriciodenassau.edu.br/inscricao-de-trabalhos-semana-de-psicologia-psicologia-cg/

CALENDÁRIO INSCRIÇÕES DE TRABALHO

Envio dos trabalhos por e-mail

gtpsicologianassau@gmail.com

24/07 a 09/08

Resultado da análise

19/08

Apresentação

27/08 - 14h00 as 18h00

Enviar o comprovante de inscrição junto com o trabalho por e-mail

TIPO DE INSCRIÇÃO

PERÍODO

VALOR

PERÍODO

VALOR

Participação Geral (Palestras e Mesas

Redondas)

24 a 19/08

R$ 20,00

20 a 26/08

30,00

Participação Geral + Minicurso

R$ 25,00

40,00

Participação geral + Apresentação de trabalho

09/08

R$ 25,00

Participação geral + Apresentação de trabalho

+ Minicurso

R$ 30,00

Os inscritos em Mini-cursos devem procurar a secretaria das coordenações munidos de original e

cópia do comprovante de pagamento da inscrição para escolher o mini-curso a partir do dia 29/07,

estando ciente que os mesmos têm número de vagas limitadas. A escolha do minicurso com o primeiro

valor vai até 19/08, e do segundo até 26/08.

(9)

DÚVIDAS E ESCLARECIMENTOS

E-MAIL:

psicologia.cg@mauriciodenassau.edu.br

FONE:

Referências

Documentos relacionados

responderá à totalidade de cotas acumuladas na Con- ta Individual existente em nome do Participante nos Fundos Pessoais, excetuando-se as contribuições des- tinadas ao custeio

Gueiber é doutora em Ciências Farmacêuticas, mestre em Ciências Biológicas, especialista em Microbiologia e Imunologia e graduada em Farmácia-bioquímica pela

De acordo com Mitry foi Thomas Ince quem mais sistematicamente resolveu essa liberação da concentração dramática ao dissociar teatro e dramaticidade, buscando no drama não mais

O presente trabalho tem como objetivo geral caracterizar as comunidades de invertebrados terrestres associadas a nove cavidades naturais localizadas no município

Comandos para inserir secc¸ ˜oes no documento I Cap´ıtulo \chapter{chapter} I Secc¸ ˜ao \section{section} I Subsecc¸ ˜ao \subsection{subsection} I Subsubsecc¸

15:35 - 15:45 CSN MINERAÇÃO TESTE PARA AUMENTO DE CARGA DA FROTA DE CAMINHÕES Palestrante: Aleksandro Geraldo Tavares - Engenheiro Especialista 15:45 - 15:55 MERCEDES BENZ

As informações dos equipamentos de potência do sistema elétrico, como medição de tensão e corrente, posição de equipamento, sensores de sinalização são

Faixa: AZUL ADULTO MASCULINO Marcelo Moreira dos S.. Matheus Ferreira De