• Nenhum resultado encontrado

BOLETIM DA DIRETORIA Nº 01/2011. Período: 20 de dezembro de 2010 a 28 de janeiro de 2011

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "BOLETIM DA DIRETORIA Nº 01/2011. Período: 20 de dezembro de 2010 a 28 de janeiro de 2011"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

BOLETIM DA DIRETORIA Nº 01/2011

Período: 20 de dezembro de 2010 a 28 de janeiro de 2011

Esta é a primeira edição do Boletim da Diretoria do ano de 2011. Os leitores do Boletim poderão acompanhar as ações mais importantes da administração da FCT–UNESP e, assim, se informarem sobre os fatos ocorridos e que ocorrerão nos próximos dias. Todos podem contribuir com informes para o Boletim, para tanto basta enviar boas notícias para: boletim@fct.unesp.br.

Informes:

1. No período de recesso (24 de dezembro de 2010 a 2 de janeiro de 2011) o Vice-Diretor respondeu pela Direção da Unidade e efetuou o fechamento do exercício de 2010, juntamente com os servidores das Seções de Finanças e de Contabilidade. No período de férias coletivas (3 a 17 de janeiro de 2011) o Diretor permaneceu em atividade juntamente com alguns diretores de área e servidores. A partir do dia 18 de janeiro, o Vice-Diretor retornou às atividades e o Diretor passou a usufruir férias devendo retornar no dia 2 de fevereiro.

2. No dia 20 de dezembro de 2010, o Deputado Mauro Bragato visitou a FCT–UNESP para discutir sobre a importância da FAPESP para a Instituição, tendo em vista os projetos que estão em tramitação na Assembléia Legislativa envolvendo a principal agência paulista de fomento à pesquisa. Como desdobramento desta reunião a Direção e alguns pesquisadores da FCT se reuniram no dia 18 de janeiro de 2011 para discutir as possibilidades de sugerir à FAPESP o estabelecimento de programas de pesquisa voltados a fomentar o desenvolvimento do interior do Estado de São Paulo e a estimular o fortalecimento de centros de investigação emergentes, situados nas zonas de menor dinamismo econômico do Estado.

3. No dia 20 de dezembro de 2010 houve reunião extraordinária da Congregação da FCT–UNESP com o objetivo de analisar o recurso impetrado por um candidato não aprovado em Concurso Público para provimento de uma vaga docente no Departamento de Educação. Após tomar conhecimento do documento elaborado pelo presidente da banca examinadora, a Congregação não acatou o recurso apresentado pelo candidato.

4. O Reitor da UNESP, Prof. Dr. Herman Jacobus Cornelis Voorwald, convocou os diretores das Unidades Universitárias para uma reunião no dia 21 de dezembro de 2010, em São Paulo, na qual comunicou que aceitaria a indicação do Governador do Estado de São Paulo para ser o titular da Secretaria Estadual de Educação. Assim, o Prof. Herman solicitou afastamento do cargo de Reitor da UNESP e o Vice-Reitor, Prof. Dr. Júlio César Durigan, passou a responder pela Reitoria na condição de Vice-Reitor no exercício da Vice-Reitoria. A Assessoria Jurídica da UNESP entendeu que o afastamento do Reitor não configura vacância, não havendo a necessidade de realizar nova eleição para escolha do reitor. Pelo estatuto da UNESP, o Vice-Reitor não poderia assumir o cargo de Reitor porque ainda não transcorreram 2/3 do mandato.

(2)

5. No dia 21 de dezembro de 2010 foi realizada a defesa pública de dissertação de mestrado de Igor Conterato Gomes, aluno do Programa de Pós-Graduação em Fisioterapia. O trabalho defendido tem como título “Análise de Fatores Sócio-Demográficos e Biológicos de Indivíduos com 80 Anos e Mais e Que Apresentam Relação com Suas Longevidades” e foi orientado pelo Prof. Dr. Ismael Fortes Freitas Junior, do Departamento de Educação Física. A defesa ocorreu no Anfiteatro II as 09h30min.

6. No dia 5 de janeiro, o Diretor da FCT, participou de reunião com o Prof. Dr. Júlio César Durigan, Magnífico Vice-Reitor da UNESP no exercício da Reitoria, e com os os Profs. Drs. Marco Eustáquio de Sá (Diretor da Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira); Olavo Speranza de Arruda (Diretor da Faculdade de Ciências de Bauru); Maria Dalva Cesario (Vice-Diretora do Instituto de Biociências de Botucatu), Mário Sérgio Vasconcelos (Diretor da Faculdade de Ciências e Letras de Assis) e Marcos Hikari Toyama (Coordenador Executivo da Unidade Experimental de São Vicente) com o intuito de agilizar a tramitação dos processos para a criação das modalidades Bacharelado e Licenciatura nos cursos de Educação Física e de Ciências Biológicas da UNESP. Como desdobramento desta reunião, no dia 13 de janeiro de 2011, o Diretor da FCT–UNESP se reuniu com o Chefe do Departamento de Educação Física, Prof. Dr. Ismael Fortes Freitas Júnior e membros do Conselho do Curso de Educação Física para repassar alguns informes e solicitar agilidade no encaminhamento do processo para a criação da modalidade Bacharelado no Curso de Graduação em Educação Física da Unidade de Presidente Prudente.

7. No dia 12 de janeiro, o Diretor realizou o Acompanhamento de Desenvolvimento Profissional (ADP) de assessores diretos e dos diretores de área da FCT–UNESP. 8. No dia 13 de janeiro, o Diretor da FCT–UNESP se reuniu com a Diretora de

Serviços, Senhora Angela Silvana Martinez Campos e com o seu substituto, Senhor Emerson Katsuo Kawaguchi, para definir estratégias de trabalho visando a aquisição e implantação de cancelas destinadas ao controle de estacionamentos exclusivos a docentes e servidores técnico-administrativos, aquisição de bastões de ronda eletrônicos para o Setor de Vigilância e também para fazer os encaminhamentos necessários à contratação de serviços de zeladoria terceirizados de vários prédios da unidade. No mesmo dia, o Diretor da FCT–UNESP se reuniu com o Engenheiro Francisco de Assis Moura Júnior, da Equipe Técnica da Área de Projetos da UNESP, e com o engenheiro responsável pelo acompanhamento das obras de acessibilidade aos prédios do campus de Presidente Prudente, para tratar de assuntos relacionados a execução de alguns projetos na unidade, em particular da reforma e adaptação das calçadas dos prédios situados à Rua Roberto Simonsen.

9. No dia 14 de janeiro, o Diretor da FCT–UNESP realizou a Colação de Grau de um estudante concluinte do curso de Educação Física que apresentou as suas justificativas em razão de estar residindo na cidade de Londres - Inglaterra.

10. No dia 17 de janeiro, o Diretor da FCT–UNESP se reuniu com a Senhora Dolores Sobreiro Miura, Diretora substituta da Divisão Técnica Administrativa, para analisar a execução orçamentária do ano de 2010 e planejar a execução orçamentária do exercício 2011. No mesmo dia, o Diretor da FCT–UNESP percorreu o campus com o Diretor substituto da Diretoria de Serviços, Senhor Emerson Katsuo Kawaguchi, com o intuito de visitar obras e reformas que estão em execução na Unidade. Ao todo encontram-se em andamento seis novas obras e treze reformas. As obras visitadas

(3)

foram as seguintes: Restaurante Universitário, novo prédio da Serviço Técnico de Informática (STI) e Seção Técnica de Materiais (STM), Prédio do Laboratório de Ergonomia, construção do novo espaço para o Xerox e café dos Departamentos de Educação Física e Fisioterapia, construção da nova lixeira da moradia estudantil.

As reformas visitadas, que encontram-se em andamento na unidade, foram as seguintes: reforma das secretarias dos Departamentos de Educação Física e de Fisioterapia, pintura do Anfiteatro III, reforma do Bloco A da Moradia Estudantil, reforma do CELAPAM, pintura do Centro de Convivência Infantil (Creche), reforma da Central de Salas de Aula V (Discente V) para evitar a infiltração lateral nos anfiteatros, pintura do Departamento de Física, Química e Biologia.

Além das obras e reformas, está sendo realizado o levantamento planialtimétrico de todo o campus pela Empresa Toposat Ambiental Ltda. O objetivo é conhecer em detalhes o terreno e as construções existentes e, a partir daí, dispor das condições técnicas e operacionais para cumprir o termo de ajustamento de conduta com o Ministério Público, no qual é estabelecido que em oito anos, o campus da UNESP de Presidente Prudente será plenamente acessível aos portadores de deficiências. Brevemente os funcionários da empresa Toposat Ambiental Ltda começarão a executar os levantamentos no interior dos prédios da FCT.

11. No dia 19 de janeiro de 2011, foi realizada a defesa pública de dissertação de mestrado de Clayton Ferreira Dal Pozzo, aluno do Programa de Pós-Graduação em Geografia. O trabalho defendido tem como título “Territórios de Autossegregação e de Segregação Imposta: Fragmentação Socioespacial em Marília e São Carlos” e foi orientado pela Profa. Dra. Maria Encarnação Beltrão Sposito, do Departamento de Geografia. Para o desenvolvimento da pesquisa, o aluno usufruiu de bolsa concedida pela FAPESP. A defesa ocorreu no Anfiteatro II às 14h00min.

12. No dia 20 de janeiro, o Vice-Diretor e o Chefe do DFQB se reuniram com o Prof. Dr. Herculano Dias Bastos, da CCD, na Reitoria da UNESP, em São Paulo, com o objetivo de apresentar as necessidades de contratação de professores substitutos pelo Departamento de Física, Química e Biologia.

13. O Relatório Final de Avaliação da Unidade, referente ao período 2008-2009, elaborado pelos Coordenadores de Cursos de Graduação, dos Programas de Pós-Graduação, Presidentes das Comissões de Ensino, Pesquisa e Extensão, pelo Presidente do GRAL e pela Direção, com a colaboração dos Diretores de Área, foi aprovado pela Congregação em 25/01, devendo ser enviado a CPA até 30/01/2011, dando continuidade ao processo de Avaliação Institucional (AVINST).

14. No dia 21 de janeiro de 2011, foi realizada a defesa pública de dissertação de mestrado de Wagner Vinícius Amorim, aluno do Programa de Pós-Graduação em Geografia. O trabalho defendido tem como título “A Produção Social do Espaço Urbano em Londrina-Pr: A Valorização Imobiliária e a Reestruturação Urbana” e foi orientado pela Profa. Dra. Maria Encarnação Beltrão Sposito, do Departamento de Geografia. Para o desenvolvimento da pesquisa o aluno usufruiu de bolsa concedida pelo CNPq. A defesa ocorreu no Anfiteatro II às 8h30min.

(4)

15. No dia 24 de janeiro foi expedido Edital de Licitação na modalidade Convite para Permissão de Uso do prédio destinado ao “Café do Campus”. Até o dia 02 de fevereiro o local poderá ser visitado pelas empresas convidadas e o encerramento está previsto para o dia 03 de fevereiro de 2011 às 9h30, em que se realizará a abertura dos envelopes contendo as Propostas e Documentação. O início das atividades está previsto para o dia 05 de março de 2011.

16. No dia 25 de janeiro foi realizada a primeira reunião ordinária da Congregação da FCT-UNESP do ano de 2011, presidida pelo Vice-Diretor da unidade, em virtude das férias do Diretor.

17. No dia 26 de janeiro, foi realizado o Concurso para Professor Substituto no Departamento de Planejamento, Urbanismo e Ambiente, no conjunto de disciplinas: Introdução ao Projeto de Trabalho Final de Graduação II e III.

18. No dia 27 de janeiro de 2011, foi realizada a defesa pública de dissertação de mestrado de Paulo Fernando Jurado da Silva, aluno do Programa de Pós-Graduação em Geografia. O trabalho defendido tem como título “Cidades Pequenas e Indústria: Contribuição Para a Análise da Dinâmica Econômica na Região de Presidente Prudente-SP” e foi orientado pelo Prof. Dr. Eliseu Savério Sposito, do Departamento de Geografia. Para o desenvolvimento da pesquisa o aluno usufruiu de bolsa concedida pela FAPESP. A defesa ocorreu no Anfiteatro II às 08h30min 19. Os novos Bolsistas de Produtividade em Pesquisa da Unidade são os professores

Carlos Marcelo Pastre, Ismael Fortes Freitas Júnior, João Osvaldo Rodrigues Nunes, Cassio Machiavelli Oishi e João Fernando Custódio da Silva. Parabéns.

20. No dia 27 de janeiro, foi realizado Concurso para Professor Substituto no Departamento de Planejamento, Urbanismo e Ambiente, no conjunto de disciplinas: Gestão e Políticas Públicas; Preservação e Renovação Urbana; Temas Emergentes em Arquitetura e Urbanismo e Comunicação e Linguagem Urbana.

21. No dia 28 de janeiro, foi realizado Concurso para Professor Substituto no Departamento de Planejamento, Urbanismo e Ambiente, no conjunto de disciplinas: Legislação e Práticas Arquitetônicas; Técnicas Construtivas IV – Infraestrutura Urbana; Técnicas Construtivas V – Gerenciamento de Projetos e Financiamento de Intervenções Urbanas.

22. Foram entregues e instalados bancos, floreiras, lixeiras e jogos de mesas no campus, os quais foram integralmente patrocinados por empresas de Presidente Prudente e região. Os contatos com os patrocinadores e a confecção dos artefatos ficaram a cargo da Empresa Rio Preto Centro de Urbanização, sem qualquer custo para a FCT–UNESP. O logotipo das empresas patrocinadoras deverá permanecer nos artefatos por pelo menos dois anos. A identificação das empresas e os respectivos artefatos patrocinados constam no quadro a seguir:

(5)

IDENTIFICAÇÃO DAS EMPRESAS E QUANTIDADE DE ARTEFATOS PATROCINADOS

Empresa (nome fantasia) Bancos Mesas e BanquetasLixeiras Floreiras

ACADEMIA ATLETIC 1

AUTO ESCOLA PREFERENCIAL 1

BELMONT IMÓVEIS 1 CANTINA UNIVERSITÁRIA 1 CEAPRO 1 CHANTILLY PANIFICADORA 1 COPY SET 1 CULTURA INGLESA 18 2 FORMIGA 1 GRÁFICA PRUDENTINA 1

IMOBILIÁRIA RIO BRANCO 1

IMPERIAL PAPELARIA E LIVRARIA 1

INCOPROL E SANEPROL 1 LABELLE 1 MILLENNIUM TECNOLOGIA 1 MULTIDROGAS 1 SERRALHERIA PINHEIRO 1 SUPERMERCADOS NAGAI 1 VENCESTUR 1 1 WIZARD 1 1

AUTO ESCOLA PREFERENCIAL 1

AUTO MECÂNICA PRUDENMEC 1

CASA AZUL 1 MICROWAY 1 REAL TINTAS 1 SAN JOSÉ 1 PASTELOKO 1 ORIENTAL 1 INFO NEWS 2 UPTIME 2 BOTICA NATIVA 1 PAULISTA TUR 1

(6)

O que está previsto para os próximos dias:

1. O prédio que abriga as secretarias e a maior parte dos docentes vinculados aos Departamentos de Educação e de Matemática, Estatística e Computação está com problemas estruturais. A Reitoria está em fase de liberação dos recursos para execução das reformas necessárias na estrutura do referido prédio em caráter emergencial.

2. Nos dias 01 e 02 de fevereiro será realizado Concurso Público para 01 vaga de Professor Substituto junto ao Departamento de Física, Química e Biologia, no conjunto das disciplinas Estágio Supervisionado I, II, III e IV e Instrumentação para o Ensino de Química I e II.

3. No dia 03 de fevereiro a noite ocorrerá a formatura dos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Geografia e Pedagogia; na manhã do dia 04 de fevereiro se formarão as turmas dos cursos de Ciência da Computação, Engenharia Ambiental, Engenharia Cartográfica, Estatística, Física, Matemática e Química; e à noite se formarão as turmas dos cursos de Educação Física e Fisioterapia.

4. No dia 04 de fevereiro de 2011 será realizada a defesa pública de dissertação de mestrado de Clóvis da Silva Santana, aluno do Programa de Pós-Graduação em Educação. O trabalho a ser defendido tem como título “Justiça Restaurativa na Escola: Reflexos Sobre a Prevenção da Violência e Indisciplina Grave e na Promoção da Cultura de Paz” e foi orientado pelo Prof. Dr. Cristiano Amaral Garboggini Di Giorgi, do Departamento de Educação. A defesa ocorrerá no Anfiteatro da FUNDACTE a partir das 14h00min.

5. No dia 09 de fevereiro de 2011 será realizada a defesa pública de dissertação de mestrado de Rafaela Bonfim, aluna do Programa de Pós-Graduação em Fisioterapia. O trabalho a ser defendido tem como título “Aspectos Físicos, Funcionais e Qualidade de Vida de Portadores de Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica em Programa de Treino de Força com Corda Elástica” e foi orientado pela Profa. Dra. Dionei Ramos, do Departamento de Fisioterapia. A defesa ocorrerá no Anfiteatro II a partir das 19h30min.

6. No dia 9 de fevereiro haverá reunião ordinária da Congregação da FCT-UNESP. 7. No dia 10 de fevereiro de 2011 será realizada a defesa pública de dissertação de

mestrado de Luciana Cristina Fosco, aluna do Programa de Pós-Graduação em Fisioterapia. O trabalho a ser defendido tem como título “Alterações Musculares na Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica: A Importância Da Reabilitação Pulmonar” e foi orientado pela Profa. Dra. Ercy Mara Cipulo Ramos, do Departamento de Fisioterapia. Para o desenvolvimento da pesquisa a aluna usufruiu de bolsa concedida pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação da UNESP. A defesa ocorrerá no Anfiteatro II a partir das 09h00min

8. Ingressarão na FCT-UNESP 640 alunos, aprovados nos exames vestibulares, que serão matriculados nas seguintes datas: 1ª chamada - 10 e 11/02; 2ª chamada - 17 e 18/02. Os alunos regulares da FCT deverão renovar a matrícula no período de 01 a 08/02/2011. Também teremos alunos ingressantes através do processo de transferência: no processo interno a FCT teve 14 inscritos e 11 foram selecionados;

(7)

no processo externo, dos 47 inscritos, foram selecionados 29. Os alunos ingressantes no processo interno já confirmaram sua matrícula no Curso para o qual foram selecionados, devendo apenas renovar a matrícula no curso de origem, dentro do período estabelecido, para que se caracterize a transferência no ano letivo de 2011. Quanto aos ingressantes do processo externo, serão matriculados nos dias 16 e 17/02/2011.

Referências

Documentos relacionados

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

Afinal de contas, tanto uma quanto a outra são ferramentas essenciais para a compreensão da realidade, além de ser o principal motivo da re- pulsa pela matemática, uma vez que é

De acordo com o Consed (2011), o cursista deve ter em mente os pressupostos básicos que sustentam a formulação do Progestão, tanto do ponto de vista do gerenciamento

Inicialmente, até que as ações estejam bem delineadas, a proposta é de que seja realizada apenas uma reunião geral (Ensino Fundamental e Educação Infantil)

Desse modo, tomando como base a estrutura organizacional implantada nas SREs do Estado de Minas Gerais, com a criação da Diretoria de Pessoal, esta pesquisa permitirá

E para opinar sobre a relação entre linguagem e cognição, Silva (2004) nos traz uma importante contribuição sobre o fenômeno, assegurando que a linguagem é parte constitutiva

Purpose: This thesis aims to describe dietary salt intake and to examine potential factors that could help to reduce salt intake. Thus aims to contribute to

Concluindo, mais da metade dos adolescentes pesquisados eram ativos no lazer e as barreiras à prática de atividades físicas mais frequentes foram os dias de chuva, falta de tempo