• Nenhum resultado encontrado

Ampari e Unifei realizam mesa redonda para discutir abandono de animais em Itabira

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Ampari e Unifei realizam mesa redonda para discutir abandono de animais em Itabira"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Ampari e Unifei realizam mesa redonda

para discutir abandono de animais em

Itabira

O encontro será a partir das 19h30, no auditório da Acita em Itabira 10/05/2016 08h58

Mariana Reis

DIVULGAÇÃO

A Mesa Redonda é uma parceria entre a Ampari e a Unifei de Itabira

Defensores dos animais e pessoas que se identificam com a causa irão se reunir na noite desta terça-feira, 10 de maio, para a 1ª Mesa Redonda do projeto de extensão "Promoção da Responsabilidade Social e Cidadania no Cuidado com Animais de Rua: Uma Parceria entre a Unifei e a Ampari".

O encontro unirá representantes de vários setores do município, que discutirão sobre políticas públicas de proteção animal e controle populacional ético.

Veterinários da Prefeitura, veterinários renomados da cidade, representantes do Poder Público, voluntários da Associação Municipal de Proteção Animal da Região de Itabira (Ampari) e outros cidadãos envolvidos com a causa animal estarão presentes para trocar informações e discutir sobre esse tema, que se tornou questão de saúde pública.

O evento é aberto ao público e gratuito. “É de extrema importância a presença de vocês, pois será muito informativa e decisiva para todos nós!”, disse uma das organizadoras.

Mesa Redonda

Local: Auditório da Acita - Avenida Duque de Caxias, 810 – Esplanada da

Estação, Itabira - MG

(2)

http://www.defatoonline.com.br/noticias/ultimas/10-05-2016/ampari-e-unifei-realizam-mesa-redonda-para-discutir-abandono-de-animais-em-itabira

Inauguração do “Laboratório de

Energia Heliotérmica”

Variedades Notícia Destaque 09/05/2016

Convidamos Vossa Senhoria para cerimônia de inauguração do “Laboratório

de Energia Heliotérmica”, da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI), que

será realizada no dia 16 de maio de 2016 às 10 horas no auditório do Centro

de Excelência e Eficiência Energética – Excen, no campus José Rodrigues

Seabra.

O Laboratório de Energia Heliotérmica da UNIFEI possui um sistema híbrido

de geração de energia elétrica composto por dois sistemas Dish Stirling (prato

parabólico/motor Stirling) com 1 kW elétrico de potência cada, Ciclo Rankine

Orgânico (ORC) com coletores solares cilíndrico-parabólicos de 5 kW elétricos

e um gaseificador de biomassa acoplado a um motor de combustão

interna/gerador elétrico de 6 kW.

O Laboratório representa um dos resultados do projeto de Pesquisa e

Desenvolvimento e Inovação (PD&I) “DE0041 – Sistema Híbrido

Solar/Biomassa”, financiado pela CPFL/Piratininga (Companhia Piratininga de

Força e Luz), CPFL/Paulista (Companhia Paulista de Força e Luz) e

CPFL/RGE (Companhia Rio Grande de Energia).

Fruto de uma parceria entre a UNIFEI, CPFL e FUPAI, o Laboratório de

Energia Heliotérmica constitui uma estrutura laboratorial única no Brasil e na

América Latina.

Entre os principais resultados deste projeto destaca a formação de recursos

humanos na área de geração heliotérmica. Trabalharam no projeto cinco

alunos de mestrado e dois de doutorado, além dos professores de alunos de

graduação. O projeto desenvolvido permitiu adquirir experiência inédita na área

de modelagem, projeto e testes de sistemas heliotérmicos, aumentando a

expertise, tanto da equipe de pesquisadores da UNIFEI como dos técnicos da

CPFL. Cursos em energia solar (níveis de graduação e pós-graduação) foram

criados na UNIFEI como resultado da implementação deste projeto, permitindo

que a UNIFEI alcance uma posição de destaque no país e no mundo em

pesquisas no tema de energia solar térmica e sistemas híbridos de geração de

energia.

Programa:

10:00 - pronunciamentos: coordenador do projeto, diretor do instituto de

engenharia mecânica da unifei, diretor de estratégia e inovação da cpfl, reitor

da universidade.

11:00 - decerramento da placa inaugural.

11:30 - visitação das instalações do laboratório solar-térmico.

12:00 – coquetel.

Para maiores Informações: (35) 987092005

Prof. Dr. Mateus Henrique Rocha

(3)

http://www.itajubanoticias.com.br/noticia.php?estilo=Variedades&id=1687

UNIFEI promove Semana Nacional de Educação Financeira

13/05/2016

A Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) e Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento em Educação Financeira (DENARIUS) irão promover entre 16 e 22 de maio a 3ª Semana Nacional de Educação Financeira para Itajubá e Região. O professor Luiz Eugênio Pasin é um dos coordenadores do evento e fala sobre a programação que foi organizada.

Pasin explica que a população brasileira infelizmente ainda é ignorante sobre a educação financeira e erroneamente pensa que só precisará se preocupar com dinheiro quando tiver bastantes recursos, quando n a verdade é o contrário: quanto menos dinheiro maior deveria ser a preocupação. As pessoas não tem o hábito de planejar seus gastos e investimentos.

Hoje, um jovem de 15 a 20 anos normalmente não se preocupa em como eles estará com seus 40 a 50 anos, e não começa o seu planejamento a fim de atingir seus objetivos. Muitas vezes a justifica é a restrição orçamentária que não permite muitas mudanças e acaba se tornando uma verdadeira luta mês a mês, mas o professor explica que mesmo nestes casos a pessoa deve ser capaz de priorizar e ver o que ela pode, deve e não deve fazer com seus recursos.

A Semana Nacional de Educação Financeira é uma iniciativa da Estratégia Nacional de Educação Financeira (ENEF) que objetiva mobilizar a população acerca do tema por meio da promoção da educação financeira e previdenciária, orientação dos

consumidores para a tomada de decisões conscientes, fortalecimento da cidadania, e consolidação da eficiência e solidez do sistema financeiro nacional.

As inscrições serão realizadas no período de 04 a 16 de maio. As vagas serão limitadas a 150 pessoas por dia de evento e as inscrições são feitas aqui. Mais informações na página do DENARIUS.

(4)

http://www.conexaoitajuba.com.br/itajuba/noticias/68313/-9675-unifei-

promove-semana-nacional-de-educacao-financeira;jsessionid=npce79q8xkg0

Em: 09/05/2016

Estudantes apresentam proposta de nova tecnologia de blindagem para helicópteros da Helibras

Proposta de solução foi apresentada por alunos franceses em competição promovida pela empresa com a Universidade Federal de Itajubá

Uma nova opção de material para blindagem que tende a oferecer uma proteção mais ampla e resistente, com menor peso adicionado à aeronave, foi o projeto vencedor de mais uma edição do Desafio Helibras, uma competição realizada pela empresa em parceria com a Unifei – Universidade Federal de Itajubá e com alunos intercambistas do CNAM – Conservatoire National des Arts et Métiers, da França.

A ação, baseada no conceito de Open Innovation, é organizada pelo setor de Inovação da Helibras, que escolhe temas relativos à produção ou engenharia da indústria aeronáutica para que os alunos proponham soluções tecnológicas. Em 2016, o assunto foi blindagem de helicópteros militares.

No escopo, uma série de requisitos tornava o trabalho ainda mais real, fazendo com que os estudantes buscassem implantar em um mercado real ideias inovadoras discutidas em sala de aula. Os alunos são apoiados por professores brasileiros de cursos de Engenharia da Universidade Federal de Itajubá, que os recebe em intercâmbio.

Para a analista de Inovação da Helibras, Fernanda Salomon, o conceito de Open Innovation traz benefícios para toda a cadeia envolvida. “Por meio da

(5)

competição, a Helibras fortalece sua relação com universidades parceiras e permite a formação dos estudantes com base em demandas da indústria, ao passo que a indústria tem acesso a conceitos e projetos além de suas fronteiras”, diz.

Apesar de discutido desde 2003, o conceito possui poucas referências no Brasil. A Helibras vem utilizando essa metodologia na competição desde 2014, quando realizou a primeira edição do Desafio Helibras.

A Helibras também está nas mídias sociais. Acesse: twitter.com/helibras facebook.com/helibras linkedin.com/company/helibras youtube.com/HelibrasOficial instagram.com/helibras google.com/+helibras Sobre a Helibras

A Helibras é a única fabricante brasileira de helicópteros e completou, em 2016, 38 anos de atividades. Desde a sua fundação, em 1978, a empresa já entregou mais de 750 helicópteros no Brasil, sendo 70% do modelo Esquilo, fabricado em Itajubá (MG). Em 2012, começou a produzir o modelo H225M (militar), tendo construído uma nova linha de montagem e ampliado todas as suas instalações para esse novo programa. A Helibras é subsidiária da Airbus Helicopters, que pertence ao Airbus Group, pioneiro mundial nos segmentos aeroespacial e de serviços relacionadas à defesa. Com participação de 50% na frota brasileira de helicópteros a turbina, a Helibras é líder de mercado e mantém instalações em Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília. Sua fábrica, que emprega cerca de 600 profissionais e tem capacidade de produção de 36 aeronaves por ano, produz e customiza diversos modelos que atendem aos segmentos civil, governamental e militar. Em 2014, a empresa registrou faturamento total de R$ 671 milhões. Mais informações: www.helibras.com.br.

Sobre a Airbus Helicopters

Airbus Helicopters é uma divisão do Airbus Group. A empresa fornece as mais eficientes soluções em helicópteros civis e militares aos seus clientes para servir, proteger, salvar vidas e realizar o transporte seguro de passageiros em ambientes altamente exigentes. Voando mais de 3 milhões de horas por ano, a frota da empresa em serviço inclui cerca de 12.000 helicópteros operados por mais de 3.000 clientes em 154 países. A Airbus Helicopters emprega mais de 22.000 pessoas no mundo e, em 2015, gerou uma receita de 6,8 bilhões de euros. A empresa tem como aspiração passar da maior para a melhor fabricante de helicópteros, tornando-se referência nesse segmento da indústria.

(6)

Mais informações para a imprensa: Natascha Ariceto

Convergência Comunicação Estratégica

Fonte: Natascha Ariceto Convergência Comunicação Estratégica http://www.itajubanews.com/index.php?p=noticias&cod_not=9609

(7)
(8)

Referências

Documentos relacionados

Para esse fim, analisou, além do EVTEA, os Termos de Referência (TR) do EVTEA e do EIA da Ferrogrão, o manual para elaboração de EVTEA da empresa pública Valec –

Requiring a realignment of the EVTEA with its ToR, fine-tuning it to include the most relevant socio-environmental components and robust methodologies for assessing Ferrogrão’s impact

Nesta nota técnica, pesquisadores do Climate Policy Initiative/ Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (CPI/ PUC-Rio) analisam a tramitação legislativa do projeto da

Apesar dos esforços para reduzir os níveis de emissão de poluentes ao longo das últimas décadas na região da cidade de Cubatão, as concentrações dos poluentes

17 CORTE IDH. Caso Castañeda Gutman vs.. restrição ao lançamento de uma candidatura a cargo político pode demandar o enfrentamento de temas de ordem histórica, social e política

Local de realização da avaliação: Centro de Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação - EAPE , endereço : SGAS 907 - Brasília/DF. Estamos à disposição

A Psicologia, por sua vez, seguiu sua trajetória também modificando sua visão de homem e fugindo do paradigma da ciência clássica. Ampliou sua atuação para além da

Por último, temos o vídeo que está sendo exibido dentro do celular, que é segurado e comentado por alguém, e compartilhado e comentado no perfil de BolsoWoman no Twitter. No