• Nenhum resultado encontrado

Diretoria de Ensino - Região de Piraju. Ano II - Circular nº 43/2018 de 01/11/2018. Sandra de Fátima Tavares Rodrigues Tonon

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Diretoria de Ensino - Região de Piraju. Ano II - Circular nº 43/2018 de 01/11/2018. Sandra de Fátima Tavares Rodrigues Tonon"

Copied!
21
0
0

Texto

(1)

raju@

Gabinete... 02

Acontece na Diretoria... 04

Acontece na Escola... 07

ESE (Equipe de Supervisão de Ensino)... 10

Diretoria de Ensino - Região de Piraju. Ano II - Circular nº 43/2018 de 01/11/2018

DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO

PIRAJU

CIRCULAR

Nº 43/18

Sandra de Fátima Tavares Rodrigues Tonon

Dirigente Regional de Ensino

(2)

Prezado (a) Diretor(a) de Escola,

Dia 05 de novembro de 2018 (Segunda-feira) no período das 14h00 às 17h30 acontece a Videoconferência SARESP 2018 – Articulando as dimensões Técnico-Operacionais. O objetivo da VC é orientar sobre os procedimentos de aplicação da avaliação,

logística de aplicação e uso do SIS para o Saresp 2018.

Os diretores devem assistir à Videoconferência, acessando o link (CLIQUE AQUI)

Sandra de Fátima Tavares Rodrigues Tonon Dirigente Regional de Ensino

GABINETE

(3)

º

.

Questionário Pais e Alunos

Prezada(o) Diretor (a) de Escola

A pedido da CIMA segue Comunicado abaixo:

Como parte integrante das ações, programas e projetos, sempre visando à melhoria da qualidade educacional, realizaremos um estudo específico sobre as comunidades e os alunos atendidos pelo nosso sistema, com vistas a aprimorar a política educacional.

Por meio desse estudo, pretendemos levantar aspectos relevantes que nos ajudarão a ter uma visão atualizada de nossos alunos e do perfil das comunidades atendidas por nosso sistema. Além disso, poderemos observar como os alunos percebem suas escolas e os pais a vida escolar de seus filhos.

Na etapa inicial desse estudo, disponibilizaremos questionários on-line específicos e distintos, que serão respondidos pelos pais e pelos alunos, de forma que ambos instrumentos complementem as informações necessárias ao levantamento de um diagnóstico adequado. Eles deverão ser respondidos por todos os alunos do Ensino Fundamental e Médio e por seus pais até 28 de novembro de 2018 na Secretaria Escolar Digital/SED.

Por isso, solicitamos sua colaboração nessa empreitada, incentivando a participação dos pais e alunos, no preenchimento desses questionários. Para auxiliá-los, nesse processo, elaboramos dois tutoriais (questionários dos pais e dos alunos) explicitando o passo a passo para o uso adequado desses instrumentos de pesquisa.

CLIQUE AQUI para acessar os Tutoriais.

Importante salientar que o questionário dirigido aos pais deverá ser respondido por apenas uma pessoa: o pai, a mãe ou a pessoa responsável pelo(a) aluno(a), sendo que, para cada filho(a), deverá ser respondido um questionário.

(4)

Nos dias 24, 25, 26, 29 e 30 de outubro a Diretoria de Ensino de Piraju realizou seu Seminário Regional com os objetivos de analisar, discutir e propor melhorias para os textos introdutórios dos Componentes da versão 1 do Currículo Paulista; analisar e discutir as competências específicas e construir texto explicativo consolidado para cada competência; analisar, discutir e propor melhorias para a progressão de habilidades ao longo da Educação Infantil e Ensino Fundamental da versão 1 do Currículo Paulista e elaborar relatórios consolidados que representam as contribuições de cada região. Ao longo dos cinco dias de Seminário, estiveram presentes gestores e professores representantes das redes municipal e estadual, além do envolvimento de toda a equipe da Diretoria de Ensino: dirigente, supervisores e PCNP. As contribuições dos participantes serão analisadas pela equipe central da SEE, que elaborará a versão 2 do Currículo Paulista.

ACONTECE

(5)

Como é de praxe, em todos os anos a Diretoria de Ensino, dentro do Programa Qualidade de Vida, adere à campanha de conscientização sobre o câncer de mama (Outubro Rosa), promovendo a informação e o debate. Desta vez, todavia, com o intuito de ampliar o conhecimento dos servidores sobre as demais espécies de câncer, foi abordado o tema “câncer de pele”, em palestra conduzida pela Dra. Jéssica Pini Bragança, Médica Dermatologista, a qual expôs, de modo competente, as espécies, os sintomas, o tratamento e as formas de prevenção desse tipo de câncer, além de responder às dúvidas dos presentes. Na oportunidade foi comemorado o Dia do Funcionário Público.

(6)

No dia 17 de outubro ocorreu na Diretoria de Ensino a Orientação Técnica “O Currículo de História e o desenvolvimento de habilidades”. Durante o encontro os professores puderam refletir sobre seus papéis como difusores dos direitos humanos e peças centrais para uma educação libertadora e de qualidade. A OT privilegiou o trabalho com as habilidades constantes no Currículo paulista e na BNCC, esmiuçando as características de suas estruturas, bem como a importância das situações de aprendizagem para o desenvolvimento delas.

Agradecemos mais uma vez a participação dos professores e os aguardamos em outros momentos de formação.

Alexandre Mazetto Vieira

alexandremazetto@prof.educacao.sp.gov.br

(7)

ª

Após um ano recolhendo lacres para o Projeto "Lacre Solidário" com o apoio de todos da escola, famílias, comércio e de diversos outro municípios, em setembro, representantes da E.E. "Monsenhor Jo´se Trombi" estiveram em Avaré, onde foi entregue pela CCR-SP VIAS mais uma cadeira de rodas, destinada dessa vez ao Lar São Vicente de Paulo de Fartura.

No início do mês de outubro, a equipe foi até o Asilo de Fartura para realizar a entrega da cadeira de rodas. Durante o encontro, alunos da "FANFATROMBI" tocaram algumas músicas clássicas, além de entregarem produtos de higiene pessoal em alusão a Semana do Idoso.

A escola desenvolve o projeto há cerca de 4 anos e tem como objetivo despertar a consciência ecológica, além de desenvolver valores, principalmente o da solidariedade com a comunidade. Essa é a quarta cadeira conquistada, outras três já foram doadas para diferentes entidades do município.

A Família Trombi agradece a todos que colaboraram e comunica que continuará com o desenvolvimento do projeto.

ACONTECE

(8)

º

30º Concurso WIZO de Pintura e Desenho, promovido em parceria com a Secretaria de Educação do Estado de São Paulo para alunos do

Ensino Fundamental e Médio da Rede Pública Estadual.

Comparecemos à Unidade Escolar com a finalidade de conhecer e parabenizar a aluna

Rafaela de Sales Alves, da 3ª série A do Ensino Médio, pela conquista do Prêmio Júri

Aberto no Concurso WIZO de Pintura e Desenho 2018 com o tema Brasil- Israel: Música e Dança.

Foto: Desenho premiado

A Solenidade de Premiação acontecerá no próximo dia 12 de novembro de 2018 no

Auditório Franco Montoro da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (ALESP), que contará com a presença da aluna premiada, demais alunos da sala, professores e autoridades.

Elaine Cogo Marquezini elainecogo@prof.educacao.sp.gov.br

(9)

GRÊMIO ESTUDANTIL - EE “Cel. Nhonhô Braga

Aconteceu de 08 a 11 de outubro a Semana YOUNG TEENS, organizada pelos alunos do grêmio estudantil, envolvendo toda a comunidade escolar.

As provas foram previamente selecionadas pela professora Sylvia Corey Belleza e professores Edson Matos e Maryel Garbelotti, os quais apresentaram o evento.

No primeiro dia da semana, 08/10, foram divulgadas e apresentadas às cinco equipes as tarefas antecipadas para que os times se organizassem para realização das provas. Dentre elas, paródias, propagandas, cálculo matemático, que compõem habilidades contidas no Currículo do Estado de São Paulo.

Nosso objetivo foi criar momentos de interação, descontração, diversão e comemoração pensando no dia dos professores e das “crianças”.

Parabéns aos gremistas pela iniciativa, pois conseguiram vivenciar e mostrar que a competição gera, acima de tudo, UNIÃO.

(10)

No dia 31 de agosto de 2018 aconteceu a ação do Programa Agita Galera, coordenado pelo Centro de Estudos do Laboratório de Aptidão Física de São Caetano do Sul (CELAFISCS) em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde e Secretaria de Estado da Educação.

Visando aprimorar o Programa, está sendo realizado um diagnóstico com a rede pública de ensino, por meio de um questionário. CLIQUE AQUI para acessar o questionário que ficará disponível até o dia 14 de novembro.

Pedimos a colaboração para que divulguem para os alunos.

Silvia Helena Novaga Baqueta Supervisora de Ensino - (14) 3352-6003

ESE

(11)

Senhores, Diretores e Professores de Educação Física,

Para cumprir o que determina a Resolução SE 4, de 15-01-2016, e com vistas ao próximo processo de atribuição de aulas, inclusive de ACD, apresentamos (anexo) o modelo de “Relatório 2018 sobre turmas de Atividades Curriculares Desportivas – ACD“ e apontamos os prazos para as providências cabíveis.

Até 19/10/2018 – Os professores devem preencher e entregar os relatórios para a

direção da escola, acompanhados de listas atualizadas de cada turma, expedidas pela SED (solicitar à Secretaria da própria escola), contendo apontamentos que indiquem quais os alunos que permanecerão na turma, caso ela seja mantida para o ano de 2019 (para efeito de matrícula na turma a ser coletada);

Até 26/10/2018 – O Conselho de Escola se reúne para analisar os relatórios e

manifestar-se, em ata, sobre a manutenção ou interrupção de cada turma, inclusive turmas existentes que eventualmente não possuam relatório;

Até 06/11/2018 – A direção entrega na DE cópia do conjunto de relatórios das ACD de

sua escola, acompanhado das cópias das relações atualizadas de cada turma, expedidas pela SED, mais a cópia da ATA do Conselho de Escola;

De 07 a 14/11/2018 – A escola coleta, na SED, as turmas de ACD mantidas pelo

Conselho de Escola, matricula os alunos e digita no Sistema vigente as aulas correspondentes a essas turmas coletadas, para fins de atribuição para 2019;

De 21/11 a 07/12/2018 – As Diretorias de Ensino, de posse de todos os relatórios ACD

2018, digitam no site da CGEB os consolidados dos relatórios das Turmas ACD 2018.

(12)

Missão Pedagógica no Parlamento é um programa de formação voltado para educadores da rede pública - professores regentes (EF e EM), coordenadores (PC), e diretores - e tem como objetivo propiciar aos participantes conhecimento do Poder Legislativo e vivência em práticas que promovam a participação política e o exercício da cidadania.

O processo seletivo envolve a participação em um curso a distância (“Educação para Democracia e o Parlamento”), com carga horária de 40 horas, em que todos os aprovados (mesmo os não selecionados) receberão um certificado. Já o programa possui carga horária de 90 horas, dividida em duas fases: Encontro Presencial (40 horas) e Módulo de Aplicação a distância (50 horas). Os educadores que concluírem toda a formação com êxito recebem certificado de 130 horas, que não vale como evolução

funcional.

*Datas sujeitas a alterações.

NPE

(13)

A Fase Presencial, de 10 a 14 de junho de 2019, acontece na Câmara dos Deputados, em Brasília, e aborda conteúdos e metodologias sobre educação para democracia nas escolas e temas relativos ao Congresso de forma contextualizada e reflexiva. A Fase a distância, de 05 de agosto de 2019 a 14 de novembro de 2019, propõe aos participantes o desenvolvimento e a aplicação, em suas comunidades escolares, de projetos de educação para democracia.

As inscrições para o processo seletivo ficarão abertas até 3 de dezembro. A Câmara dos Deputados custeia as seguintes despesas:

a) passagem aérea, ida e volta (estado de origem/Brasília–DF/estado de origem);

b) hospedagem em alojamento localizado em Brasília-DF;

c) alimentação durante a realização do programa;

d) traslado entre o alojamento e o local de realização das atividades do programa.

Para realizar a inscrição ou obter maiores informações, CLIQUE AQUI

Alexandre Mazetto Vieira

alexandremazetto@prof.educacao.sp.gov.br

PCNP de História/Filosofia/Sociologia - (14) 3352-6033

(14)

ª

Informamos que, até 11/11, estão abertas as inscrições para a 2ª Edição da Olimpíada Nacional de Aplicativos para o Desenvolvimento Sustentável (ONDA), organizada pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS).

A ONDA surgiu para incentivar estudantes do Ensino Médio a criarem soluções interdisciplinares que mitiguem os impactos ambientais. Nesta edição, o tema escolhido é o “Desenvolvimento Sustentável (DS)”.

Professores e estudantes das escolas estaduais do Estado de São Paulo estão convidados a construírem projetos de aplicativos de celulares (Apps), cada vez mais presentes no cotidiano, que possam contribuir com a transformação do mundo por meio de novas tecnologias.

A 2ª ONDA pretende possibilitar às equipes participantes novas dinâmicas educativas, baseada na aprendizagem colaborativa. Dentre os objetivos, destacam-se:

• desenvolver ações que envolvam a tecnologia dos Apps e smartphones para influenciar e disseminar ações sobre DS;

• popularizar a ciência e a tecnologia na sociedade brasileira e despertar o interesse por estudos de novas tecnologias; estimular o desenvolvimento de tecnologias, ideias e soluções com potencial de transformação social e ambiental;

• estimular o envolvimento das equipes com fundamento de lógica e algoritmos de programação; incentivar a cultura investigativa, de inovação e empreendedorismo entre outros.

Para mais informações, acesse os links disponibilizados pela Comissão Organizadora da UERGS:

1. Edital. CLIQUE AQUI, 2. Acesso para inscrição da Equipe. CLIQUE AQUI, 3. Facebook. CLIQUE AQUI

Observação: A Secretaria de Estado da Educação - SEE não se responsabiliza pelo processo de inscrição, custos de transporte, alimentação e hospedagem dos participantes e pela premiação oferecida pelos organizadores da 2ª ONDA.

Regina Célia Batista Maria Cecília do Amaral Soldeira PCNP Geografia - (14) 3352.6031 PCNP Ciências - (14) 3352.6032

(15)

Está aberto o processo seletivo para a segunda edição do programa STEM TechCamp Brasil 2019. Podem participar gestores das Secretarias Estaduais de Educação e professores de escolas públicas de redes estaduais e de institutos federais.

As inscrições vão até 5 de novembro e deverão ser realizadas no site (CLIQUE AQUI

para acessar)

Com duração de 12 meses, o programa STEM TechCamp Brasil 2019 é uma iniciativa da Missão Diplomática dos Estados Unidos no Brasil em parceria com o Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológicos (LSI-TEC) e apoio da Poli-USP, do Grupo +Unidos e do Consed.

O Programa oferece ferramentas para o ensino de Ciências, Tecnologia, Engenharias e Matemática para profissionais da educação básica e técnica da rede pública. Os educadores selecionados contarão com uma semana presencial de imersão, de 11 a 15 de fevereiro de 2019, na Universidade de São Paulo (USP), durante a qual terão atividades com as equipes do TechCamp de Washington (EUA) e especialistas selecionados pela USP, palestras com líderes educacionais e de empreendedorismo, discussões em grupo, construção de coletivas e dinâmicas utilizando técnicas de design thinking e elaboração da primeira versão das propostas de Planejamentos Estratégicos para implementação em suas respectivas comunidades escolares.

Ressaltamos que todas as despesas relativas aos encontros do período de 11 a 15/02/2019, tais como passagens, diárias e atividades de formação, serão cobertas

(16)

A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (SEE-SP), por meio da Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Professores do Estado de São Paulo “Paulo Renato Costa Souza” (EFAP), convida os educadores para participarem da Virada da Consciência promovida pela Faculdade Zumbi dos Palmares, em São Paulo.

Dois momentos importantes farão parte do evento: 1. Seminário Internacional

O Seminário contará com reflexões sobre a implementação do ensino da cultura afro-brasileira no ensino básico. A participação é gratuita para educadores, estudantes e membros da comunidade.

As inscrições estão abertas e os interessados poderão participar inscrevendo-se por meio do formulário disponível no site. CLIQUE AQUI para acessar.

2. Festival AfroMinuto

Este concurso tem os objetivos, por meio da produção audiovisual realizada por alunos da Rede Pública Estadual de Ensino e Rede SESI da cidade de São Paulo, estimular a cultura negra e descobrir novos talentos. Esta iniciativa visa também a estimular o desenvolvimento das atividades pedagógicas e audiovisuais de cunho cultural e educativo nas instituições de ensino. As inscrições estão abertas! Para inscrever a sua escola e conhecer os detalhes do concurso, CLIQUE AQUI e clique na aba “Afrominuto”.

O evento é gratuito e acontecerá entre os dias 18 e 21 de novembro de 2018. Participem! Outras atrações movimentarão o evento, como festival de capoeira, campeonato de basquete universitário, futebol de várzea, apresentações musicais, palestras, teatro, moda, beleza, cinema, debates e rodas de conversa sobre a igualdade e tolerância.

Em caso de dúvidas ou para obter outras informações, acessem o site, CLICANDO AQUI

Alexandre Mazetto Vieira PCNP Interlocutor - ERER - (14) 3352-6033

(17)

ª

º

Estão abertas as inscrições para a 2ª Edição SP do “Meninas com Ciência”, evento gratuito, composto de palestras e/ou aulas práticas com a presença de professoras e pesquisadoras de diferentes áreas. Podem participar meninas do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental, independentemente da idade, que estejam matriculadas em escolas da rede pública ou particular e que tenham disponibilidade para participar de todos os encontros. Os encontros ocorrerão em cinco sábados (27/10, 10/11, 17/11, 24/11 e 1º/12), das 9h às 17h, no Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo – IO/USP (Praça do Oceanográfico, 181, Cidade Universitária, São Paulo-SP).

Todas as informações sobre o evento, bem como a página destinada à realização das inscrições estão disponíveis no site, CLIQUE AQUI para acessar.

Maria Cecília do Amaral Soldeira PCNP Ciências - (14) 3352.6032

(18)

Sociologia - (14) 3352-6033

Senhor (a) Diretor (a) de Escola e GOE

De acordo com o cronograma das Resoluções SE 45 e 46 /2018 que estabelece critérios e procedimentos para a implementação do Programa de Matrícula Antecipada/ Chamada Escolar - Ano 2019 com vistas ao pleno atendimento à demanda do Ensino Fundamental e Médio, na rede pública de ensino do Estado de São Paulo

De 1º a 7-11-2018 - Compatibilização e matrícula, pela SED do 6º ano e 1ª série/EM,

entre a demanda definida, inscrita e em continuidade de estudos e as vagas existentes.

De 12-11 a 30-11-2018 - Análise e solução das pendências da compatibilização

automática, pela DE.

A partir de 3-12-2018 - Compatibilização automática diária e matrícula, pela SED, para

os candidatos inscritos.

CIE – Centro de Informações Educacionais e Gestão da Rede Escolar

Toda escola é post de atendimento e orientação, devendo atender bem aos que a procuram."

CIE

(19)

DOE de 30/10/2018 e retificado a 31/10/2018 - DIRETORIA DE ENSINO - REGIÃO DE PIRAJU

A Dirigente Regional de Ensino da DER de Piraju, tendo em vista a publicação do Decreto 63.739/2018 e considerando a necessidade de suprir os déficits apresentado, bem como autorização excepcional de contratação concedida pelo TRE, Convoca os CANDITADOS A CONTRATAÇÃO para participarem das sessões de atribuições de aulas enquanto perdurar contrato disponível.

Centro de Recursos Humanos 3352.6036 / 3352.6037

Senhores Diretores de Escola

Alertamos que todo servidor deverá entregar cópia do comprovante que votou nos 2 (dois) turnos ou pagou a respectiva multa ou de que se justificou devidamente até trinta dias após a realização da eleição para que não ocorra o previsto no Inciso II, § 1º, artigo 7º do Código Eleitoral - Lei nº 4.737, de 15 de julho de 1965.

Centro de Recursos Humanos 3352.6036 / 3352.6037

CRH

(20)

Senhores Diretores de Escola, favor observar a legislação de Atribuição de aulas e em especial o art.º 27 da Resolução SE 72/2016 alterada pela Resolução SE 65/2017:

- Cientificar os docentes a comparecer às atribuições de aulas conforme convocação publicada.

Caso o docente venha a perder aulas e não se encontra convocado é dever da U.E informar a Diretoria de Ensino, bem como dar ciência aos docentes da legislação, que deverão comparecer às atribuições munidos do horário das aulas.

Centro de Recursos Humanos 3352.6036 / 3352.6037

(21)

º

01º de novembro de 2018

Referências

Documentos relacionados

8.1 O pagamento será realizado no prazo máximo de até 15 (quinze) dias, contados a partir da data final do período de adimplemento a que se referir, através de

Esse deslocamento de uma medida provisória e excepcional para uma técnica de governo ameaça transformar radicalmente – e, de fato, já transformou de modo

Valores observados, médias e desvio padrão da contagem de leucócitos totais (células/µl) nos diferentes dias de avaliação, para os 12 cães com ehrlichiose tratados com

a) Ser español ou nacional dalgún dos estados membros da Unión Europea ou nacional dalgún Estado en que en virtude dos tratados internacionais realizados pola

BASES REGULADORAS DO PROCESO SELECTIVO PARA A CONTRATACIÓN DUN MÁXIMO DE 9 AUXILIARES DE POLICÍA LOCAL (PERSOAL LABORAL TEMPORAL) DURANTE O EXERCIZO 2018

Responsável por esse Setor confira e valide as informações nela contidas. A declaração será aceita apenas se estiver devidamente preenchida e assinada pelo candidato e

SÃO PAULO ENGESEG EMPRESA DE VIGILANCIA COMPUTADORIZADA LTDA SÃO JOSÉ DOS CAMPOS SP Outra Instalação Ativa 06/05/2016. SÃO PAULO 50087022000290 GP - GUARDA PATRIMONIAL DE SÃO

2. Identifica as personagens do texto.. Indica o tempo da história. Indica o espaço da história. Classifica as palavras quanto ao número de sílabas. Copia do texto três