• Nenhum resultado encontrado

Área de Concentração Desenvolvimento Territorial Linhas de Pesquisa: Educação, Saúde e Cultura

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Área de Concentração Desenvolvimento Territorial Linhas de Pesquisa: Educação, Saúde e Cultura"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Disciplina Código EDUCAÇÃO DO CAMPO NA AMÉRICA

LATINA E CARIBE

Semestre Ano Letivo

Área de Concentração “Desenvolvimento Territorial”

Linhas de Pesquisa: Educação, Saúde e Cultura

Curso: MESTRADO

Número de créditos: 4 Carga Horária: 60

Professor (es/as) Responsável (is): NOEMIA RAMOS VIEIRA e MARIA NALVA RODRIGUES ARAÚJO

DISCIPLINA OFERECIDA NOS DIAS: Horário:

Aulas teóricas: 40 - Aulas práticas: 20 Trabalho de campo:

Número de alunos e professores: Número de dias:

Distância em km: Custo em R$:

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

A disciplina busca abordar a educação e a escola dos trabalhadores e das trabalhadoras do campo no contexto histórico das lutas sociais e da atuação política e pedagógica dos movimentos sociais camponeses das últimas décadas na América Latina (embate entre

capital e trabalho na especificidade das relações sociais do campo). Igualmente, pretende-se refletir sobre as possibilidades políticas e teórico-metodológicas de construção e implantação de um projeto de Educação Escolar que se faça instrumento de fortalecimento identitário e político da classe trabalhadora do campo. Os conteúdos serão agrupados em quatro blocos de estudos específicos (que deverão dialogar com os estudos de outras disciplinas relacionados a capitalismo, campo e classe trabalhadora, à construção de alternativas de projeto popular de agricultura, à atuação dos movimentos

sociais e sua relação com o Estado):

1- Educação do Campo, Política Educacional e hegemonia neoliberal no Brasil e em outros países da AL e Caribe.

2- O movimento brasileiro “Por Uma Educação do Campo” e a formulação de um projeto educativo a partir da classe trabalhadora do campo.

(2)

3- Elementos pedagógicos e epistemológicos das ciências da Educação que fundamentam/permitem compreender e solidificar a concepção de Educação do

Campo.

Estudo exploratório de práticas e políticas de educação camponesa, na relação com os movimentos sociais que integram a Via Campesina de outros países (a definir) da AL e

Caribe.

DEFINIÇÃO DOS OBJETIVOS:

O objetivo principal desta disciplina é trazer para reflexão e pesquisa dos estudantes as questões da educação, inclusive escolar, dos camponeses em diferentes países da America Latina e Caribe. É objetivo específico a construção de uma chave de estudos sobre a construção político-pedagógica identificada hoje no Brasil como Educação do Campo, buscando compreender similitudes e distinções na abordagem das questões da

educação dos camponeses em diferentes países da AL e Caribe METODOLOGIA DE ENSINO:

Aulas expositivas dialogadas, seminários a partir da leitura e discussão em grupos de textos da bibliografia básica, elaboração de sínteses e tarefas temáticas.

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO:

Nível de apropriação das idéias trabalhadas pelos textos e pelas exposições; tomada de posição nos debates; capacidade de síntese e de elaboração teórica; disciplina e

qualidade na realização dos trabalhos combinados coletivamente.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA:

ALGEBAILE, Eveline. Escola pública e Pobreza. São Paulo, Cortez, 2008.

ARROYO, Miguel G. Trabalho – Educação e Teoria Pedagógica. In.: FRIGOTTO, Gaudêncio (org). Educação e crise do trabalho: perspectivas de final de século. Petrópolis: Vozes, 1998, p. 138-165.

ARROYO, Miguel; FERNANDES, Bernardo. M. A educação básica e o movimento social do campo. Brasília: Fundação Universidade de Brasília, 1999. v. 2.

BRUNO, Regina. Grupos de solidariedade, frentes parlamentares e pactos de

unidade e ação. Em pauta o fortalecimento e a disputa pela representação patronal no campo. Relatório de Pesquisa, REDES/IICA, fevereiro 2008.

______. A natureza da classe dominante no campo brasileiro. Anotações de palestra feitas por João Pedro Stedile. Guararema, SP, agosto 2006.

CALDART, Roseli Salete. Pedagogia do Movimento Sem Terra: escola é mais do que escola. 3.ed. São Paulo: Expressão Popular, 2004.

(3)

________. Teses sobre a Pedagogia do Movimento. Texto, junho de 2005.

________. Sobre Educação do Campo. In.: SANTOS, Clarice Aparecida dos (org.) Campo – Políticas Públicas – Educação. Coleção Por uma Educação do Campo, n. 07. Brasília: INCRA/MDA, 2008, pág. 67-86.

________. Educação do Campo: notas para uma análise de percurso. Revista Científica da EPSJV/FIOCRUZ, Trabalho, Educação e Saúde. Rio de Janeiro, v.7, pág. 35-64, mar/jun 2009.

________. A Educação do Campo e a perspectiva de transformação da forma escolar. Texto escrito para o I Seminário de Pesquisa sobre “Educação do Campo: desafios teóricos e práticos”, UFSC, novembro 2009.

CALAZANS, Maria Julieta Costa. Para compreender a educação do Estado no meio rural – traços de uma trajetória. In.: THERRIEN, Jacques e DAMASCENO, Maria Nobre (coords). Educação e Escola no Campo. Campinas: Papirus, 1993, pág. 15-40. CARVALHO, Horacio Martins de. Camponeses no Capitalismo, in O Campesinato no Século XXI. Possibilidades e condicionantes do desenvolvimento do campesinato no Brasil. Petrópolis: Vozes, 2005, pág.15-46.

__________. A readequação do Estado aos interesses do capital. O crescimento da pobreza e da fome no mundo. Texto, maio 2009.

__________. Na sombra da imaginação (1): reflexão a favor dos camponeses. Texto, abril 2010.

DÁVALOS,Pablo (compilador) Pueblos Indíginas, Estado y Democracia. Buenos Aires. CLACSO, Colección Grupos de Trabajo. 2005.

DUARTE, N. Educação escolar, teoria do cotidiano e a Escola de Vigotski. Campinas: Autores Associados, 1996.

_______. Vigotski e o “Aprender a aprender” (crítica às apropriações neoliberais e pós-modernas da teoria vigotskiana). Campinas:

Autores Associados, 2000.

FERNANDES, Bernardo Mançano. Los dos campos de la questión agrária: campesinado e agronegócio. Texto, 2006.

__________. Os campos da pesquisa em Educação do Campo: espaço e território como categorias essenciais. In.: MOLINA, Mônica Castagna (org.). Educação do Campo e pesquisa: questões para reflexão. Brasília: MDA, 2006, pág. 27-39.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 17a ed., Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987. FRIGOTTO, Gaudêncio Os delírios da razão. In: GENTILI, P. (org.). Pedagogia da exclusão. Petrópolis: Vozes, 1995, p. 77-108.

_________. Gaudêncio. Projeto societário contra-hegemônico e educação do campo: desafios de conteúdo, método e forma. Exposição ao I Seminário de Pesquisa sobre “Educação do Campo: desafios teóricos e práticos”, UFSC, novembro 2009.

_________. Educação para a “inclusão” e a “empregabilidade”: promessas que obscurecem a realidade. Texto elaborado a partir de exposição feita em Seminário realizado na Universidade Federal Fluminense (UFF), de 16 a 18 de setembro de 2009, sob organização e coordenação do professor Rui Canário, da UCP – Portugal e Sônia Maria Rummert, da UFF – Brasil.

FREITAS, L.C. Crítica da organização do trabalho pedagógico e da didática.Campinas: Papirus, 1995.

(4)

FREITAS, L. C. et al. Dialética da inclusão e da exclusão: por uma qualidade negociada e emancipadora nas escolas. In: GERALDI, C. M. G.; RIOLFI, C. R.; GARCIA, M. Escola Viva: elementos para a construção de uma educação de qualidade social. F. Campinas: Mercado de Letras Edições e Livraria Ltda., 2004.

GADOTTI, M. e TORRES, Carlos Alberto. Educação popular: utopia latino-americana. São Paulo,Cortez/EDUSP, 1993 (no prelo).GADOTTI, M. e TORRES, Carlos Alberto. Estado e educação popular na América Latina.Campinas, Papirus, 1992.

GASPARIN, João Luiz. Uma Didática para a Pedagogia Histórico-Crítica. 3. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2002

GAVIA, Margarita Favela y GUILÉN, Diana (Coordinadoras). América Latina. Los Derechos y las Prácticas Ciudadanas a la Luz de los Movimientos Sociales. Buenos Aires, CLACSO, 2009.

GENTILI, P. (org.). Pósneoliberalismo: As políticas sociais e o estado democrático. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1995

GIARRACA, Norma y LEVY, Betina (compiladoras). Ruralidades Latinoamericanas, identidades y luchas sociales. Buenos Aires, CLACSO, 2004.

GRITTI, Silvana M. Educação rural e capitalismo. Passo Fundo: UPF, 2003.

LANDER, Edgardo. La Colonialidad del saber: eurocentrismo y ciencias sociales. Perspectivas latinoamericanas. Buenos Aires, CLACSO, 2003.

MANACORDA, M. A. Marx y la pedagogía moderna. Barcelona: oikos-tau, 1979. MÉSZÁROS, István. A educação para além do capital. São Paulo: Boitempo, 2005. MIRANDA, G.M. Novo paradigma de conhecimento e políticas educacionais. Cadernos de Pesquisa 100, Fundação Carlos Chagas, São

Paulo: Cortez, 1997, p. 37-48, 1997.

NERY, Israel e MOLINA, Mônica C. Por uma educação básica do campo. Brasília: Fundação Universidade de Brasília, 1999. v. 1.

NETTO, José Paulo. O materialismo histórico como instrumento de análise das políticas sociais. In.: NOGUEIRA, Francis Mary Guimarães e RIZOTTO, Maria Lucia Frizon (org.) Estado e políticas sociais: Brasil – Paraná. Cascavel (PR): Edunioeste, 2003, pág. 11-28.

NOSELA, Paolo. A escola Brasileira de fim de século. In: Frigotto, Gaudêncio. Educação e crise do trabalho: Perspectivas de final de século. Petrópolis/RJ, Vozes 2002.

PAULINO, E. T. e FABRINI, J. E. (orgs.). Campesinato e territórios em disputa. São Paulo: Expressão Popular, 2008.

PERONI, Vera Maria Vidal et alii (org.) Dilemas da educação brasileira em tempos de globalização neoliberal: entre o público e o privado. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2006.

PLOEG, Jan Douve Van Der. Camponeses e impérios alimentares. Lutas por autonomia e sustentabilidade na era da globalização. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2008.

SANDER, B. Gestão da educação na América Latina. Campinas: Editora Autores Associados, 1995. Educação - Do Senso Comum a Consciência Filosófica, São Paulo: Cortez Autores Associados, 1980.

(5)

SAVIANI, Dermeval.Escola e Democracia, São Paulo: Cortez Autores Associados, 1986.

_________. Política e educação no Brasil. Campinas, Autores Associados, 4ª ed.1999.

_________.Pedagogia Histórico-Crítica, primeira aproximações, Campinas: Autores Associados, 2000

STEDILE, João Pedro. A ofensiva das empresas transnacionais sobre a agricultura. V Conferência Internacional da Via Campesina, Maputo, Moçambique, 19 a 22 de outubro 2008.

SUCHODOLSKI, Bogdan. Teoria Marxista da Educação. Editorial Estampa, 1976. vol III.

VIA CAMPESINA. Carta de Maputo: V Conferência Internacional da Via Campesina. Maputo, Moçambique, 19 a 22 de outubro de 2008.

XAVIER, Maria Elizabete S. P. Políticas educacionais, modelos pedagógicos e movimentos sociais. In: BLANCK, Miguel e CORRÊA, Rosa Lydia Teixeira (orgs) A educação escolar em perspectiva histórica. Campinas: Autores Associados, 2005, pág. 283-291.

WARDE, TOMMASI e HADDAD (orgs.). O Banco Mundial e as políticas educacionais. São Paulo: Cortez/PUC-SP, 1996

Professor (es/as) Responsável (is) pela disciplina: NOEMIA RAMOS VIEIRA E MARIA NALVA RODRIGUES ARAÚJO

Referências

Documentos relacionados

Os principais passos para o planejamento do processo estão baseados no fatiamento dos modelos 3D (geração das camadas), no posicionamento da peça na mesa de trabalho e

• Os municípios provavelmente não utilizam a análise dos dados para orientar o planejamento de suas ações;. • Há grande potencialidade na análise dos micro dados do Sisvan

Quanto ao tratamento periodontal em pacientes com coagulopatas hereditárias, é correto afirmar: a Polimentos coronarianos devem ser realizados de maneira esporádica, pois

Local de realização da avaliação: Centro de Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação - EAPE , endereço : SGAS 907 - Brasília/DF. Estamos à disposição

◦ Os filtros FIR implementados através de estruturas não recursivas têm menor propagação de erros. ◦ Ruído de quantificação inerente a

Desta maneira, observando a figura 2A e 2C para os genótipos 6 e 8, nota-se que os valores de captura da energia luminosa (TRo/RC) são maiores que o de absorção (ABS/RC) e

[r]

Atualmente os currículos em ensino de ciências sinalizam que os conteúdos difundidos em sala de aula devem proporcionar ao educando o desenvolvimento de competências e habilidades