• Nenhum resultado encontrado

zx R E S U L T A D O S 1 º T R I M E S T R E

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "zx R E S U L T A D O S 1 º T R I M E S T R E"

Copied!
16
0
0

Texto

(1)

z x

2021

R E S U L T A D O S

(2)

1.

Conjuntura Econômica e Sistema Financeiro Nacional

2.

Contexto Corporativo e Mercadológico

3.

Destaques

4.

Principais Indicadores

5.

Desempenho Econômico-Financeiro

(3)

CONJUNTURA ECONÔMICA

E SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL

Na conjuntura econômica mundial, indicadores recentes sinalizam desempenho moderado no primeiro trimestre. Dados preliminares indicam retração da economia da zona do euro e desaceleração da economia japonesa, na comparação com o trimestre imediatamente anterior. Por outro lado, constata-se desempenho positivo nas economias chinesa e americana em igual período. Projeções recentes apontam para crescimento anual das economias chinesa e americana em patamares superiores ao do período pré-pandemia. Contudo, o nível de incertezas ainda é elevado.

No Brasil, o quadro foi de desaceleração da atividade econômica no trimestre, em decorrência dos esforços para controlar a recente onda da pandemia do coronavírus, que envolveu novamente a intensificação de medidas de distanciamento social e paralisação de atividades não essenciais.

Nos dois primeiros meses do ano, a economia mostrou desempenho positivo (últimos dados de mercado), com base no índice de atividade econômica do Banco Central (IBC-Br), considerado prévia do PIB. Contudo, o comércio varejista ampliado e a produção industrial registraram moderação no ritmo da atividade econômica em março, comprometendo o desempenho no trimestre, na comparação com o trimestre imediatamente anterior.

No que tange ao comportamento da inflação e da taxa de juros Selic, o IPCA registrou elevação de 2,05% no acumulado no ano até março e projeções recentes apontam para inflação anual da ordem de 5,0%, ante 4,52% em 2020. No período, constata-se, também, elevação da taxa de juros Selic de 2,0% ao ano, vigente até meados de março, para os atuais 3,5% ao ano, com perspectivas de se posicionar acima da taxa anual de inflação ao final deste ano. Quanto às perspectivas, projeções recentes apontam para expansão do PIB da ordem de 3,1%, embora com elevado nível de incertezas.

O crédito no Sistema Financeiro Nacional evoluiu 2,1% no acumulado até março. O segmento de pessoa física demonstrou maior vigor no ano em curso, com evolução de 2,4% no trimestre, ante 1,6% em igual período do ano anterior. As provisões para risco de crédito mostram-se em retração.

(4)

CONTEXTO CORPORATIVO

E MERCADOLÓGICO

PERFIL CORPORATIVO E MERCADOLÓGICO

No Banco Mercantil as metas são desafiadoras e no primeiro trimestre já houve forte engajamento de seu time. De fato, o Banco Mercantil vem avançando em um trabalho firme e determinado para ser cada vez mais um banco simples, próximo e reconhecido pelos seus clientes como um banco tecnológico. Em complemento, dispõe de posicionamento de mercado e planejamento estratégico para garantir resultados consistentes e sustentáveis.

Com foco no público 50+, a instituição seguirá atendendo a todos, mas envidando destacados esforços para conquistar os clientes que recebem pelo INSS e pessoas com mais de 50 anos. Nesse sentido, o Banco Mercantil tem trabalhado com vigor para se posicionar como o melhor ecossistema financeiro para esse público.

No trimestre, o Banco Mercantil já obteve importantes resultados na implementação de seus objetivos estratégicos, destacando-se importante crescimento de sua carteira de crédito, expansão na receita de colocação de seguros, criação de empresa com foco em avanço tecnológico do Banco Mercantil, além de inúmeros projetos em andamento com maturação ao longo do exercício.

TECNOLOGIA

As complexas demandas mercadológicas, aliadas ao crescente nível das exigências competitivas, tornam imprescindível a realização de elevados e permanentes investimentos em tecnologia, com foco em resultados. A cada dia, tecnologias mais avançadas são aplicadas com mais intensidade, contribuindo decisivamente para a eficiência transacional e a eficácia comercial.

Nesse sentido, o Banco Mercantil criou a Domo Digital para alcançar novos patamares em tecnologia. Também faz parte do planejamento fomentar a inovação, incluindo fazer do aplicativo do banco o segundo canal de transações.

A evolução não para e, cada dia que passa, a MEL, assistente virtual do Banco Mercantil, está mais disponível na rede digital para incrementar a relação de atendimento aos clientes do banco. No trimestre, foram desenvolvidas novas funcionalidades e desde o final de fevereiro, a MEL informa aos clientes o andamento das solicitações, e, até mesmo, a descrição do atendimento via Chat Web. Essa funcionalidade também está disponível no Chat - área logada aplicativo do baco - e no Whatsapp.

(5)

CRIAÇÃO DA DOMO DIGITAL

Em 2021, entrou em operação a empresa Domo Digital Tecnologia S.A., no âmbito do objetivo estratégico do Banco Mercantil de ser cada vez mais um banco tecnológico, além de avançar a atuação do banco no ambiente digital.

NÍVEL 1 DE GOVERNANÇA CORPORATIVA DA B3 E ÍNDICE DE AÇÕES COM GOVERNANÇA CORPORATIVA DIFERENCIADA (IGC)

Avançando no contínuo processo de incorporação das boas práticas de governança corporativa, o Banco Mercantil já faz parte do Nível 1 de Governança Corporativa da B3. Mediante compromisso formal de cumprimento de requisitos adicionais para negociação de suas ações nesse segmento especial de mercado, o banco tem como objetivo criar mais valor e sustentabilidade para o negócio.

Essa mudança demonstra o comprometimento do Banco Mercantil com os princípios da governança corporativa, que estão diretamente ligados aos valores institucionais. Tem-se ainda que com a entrada no Tem-segmento especial de listagem Nível I da B3, o Banco Mercantil também se tornou elegível, e assim ingressou no Índice de Ações com Governança Corporativa Diferenciada (IGC), ratificando seu compromisso com a sustentabilidade corporativa e altos padrões de governança.

Maiores informações estão disponíveis no site: https://mercantildobrasil.com.br.

DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

O Mercantil juntou-se à Rede Desafio 2030, formada por organizações de destaque de Minas Gerais que se uniram a fim de ampliar a contribuição do setor privado para o cumprimento da Agenda 2030 da ONU, guiadas pelos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

A busca ativa pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável beneficia as empresas por meio de inovações, oportunidades de negócios e desenvolvimento para a comunidade. Por isto, a Rede incentiva que seus membros alinhem estratégias de longo prazo a esses objetivos, direcionando esforços para atender, simultaneamente, às demandas dos acionistas e da sociedade em geral.

Parceira do Pacto Global, a Rede Desafio 2030 apoia projetos, iniciativas de educação e ações de promoção da sustentabilidade empresarial em Minas Gerais, buscando, assim, posicionar suas empresas como referências internacionais sobre o tema.

(6)

A agenda que o banco propõe para alcançar os objetivos de suas diretrizes é ampla e busca favorecer toda a sociedade, já possuindo frentes de atuação alinhadas a esses propósitos.

CAPITAL HUMANO

No trimestre, o Banco Mercantil deu continuidade aos treinamentos para desenvolvimento de competências gerenciais, essenciais e técnicas.

Foram registradas 11.035 participações em treinamentos, sendo 10.823 participações pela Academia Mercantil e 212 participações nos treinamentos presenciais/online internos e externos, totalizando 12.277,17 horas de treinamento, com a participação média da ordem de 4,01 horas de treinamento por funcionário.

No trimestre, o “Programa Onboarding Gerentes Beneficiários INSS” destinou-se aos funcionários recém-promovidos para essa posição de liderança. O Programa tem o objetivo de apoiar e orientar os novos gerentes sobre as ferramentas e processos de gestão de pessoas do Mercantil do Brasil. Destaca-se, também, o lançamento de nova trilha de desenvolvimento online para lideranças. A trilha "Jeito Mercantil de Liderar" é composta por 12 vídeos, que têm como objetivo provocar a reflexão e exemplificar com ferramentas práticas sobre os temas: Propósito e Papel, Bases da Liderança, Inteligência Emocional, Gestão do Tempo, Formando um Time, Treinando Pessoas, Gestão do Resultado, Feedback, Líder Coach, Autonomia e Delegação, Promotor da Cultura. Destaca-se, ainda, realização de turmas mensais do treinamento “Eficiência no Atendimento ao Cliente”, com foco nos escriturários de agência, com objetivo de treinar e desenvolver os conhecimentos sobre os produtos e processos do Banco Mercantil e também, o aperfeiçoamento do atendimento ao cliente.

Sob a perspectiva da inovação e incentivo ao desenvolvimento contínuo, foi realizado o upgrade da plataforma de aprendizagem, a Academia Mercantil. Uma versão com layout moderno, novas funcionalidades, como inserção de podcasts e atividades de gamificação do aprendizado, o que possibilitará maior interação e engajamento dos colaboradores nas atividades.

Quanto à pandemia do coronavírus, o Banco Mercantil continua com todos os cuidados com seus colaboradores. No trimestre, houve continuidade do trabalho no sistema de home office, mantendo-se o distanciamento social, na recente intensificação do quadro de pandemia do coronavírus, de cerca de 90% dos colaboradores não envolvidos em atividades essenciais presenciais, especialmente no atendimento aos clientes na rede de atendimento, sem prejuízo às atividades normais. Adicionalmente, o Banco Mercantil vem apoiando seus colaboradores com fornecimento de itens de proteção individual e orientações para o trabalho presencial e com publicações de boletins destinados a todos os colaboradores com orientações sobre cuidados com a saúde e riscos cibernéticos.

(7)

GESTÃO DO CAPITAL E DE RISCOS

O Banco Mercantil dispõe de Estrutura de Gerenciamento de Capital que compreende o processo contínuo de monitoramento e controle do capital mantido pela instituição, a avaliação da necessidade de capital para fazer face aos riscos inerentes ao negócio e o planejamento de metas e de necessidade de capital, considerando os objetivos estratégicos e normas em vigor.

Dispõe, também, de Estrutura de Gerenciamento de Riscos de crédito, operacional, de mercado, de variação de taxa de juros, de liquidez, socioambiental e demais riscos relevantes, em conformidade com as normas em vigor.

A instituição adota postura prospectiva quanto ao gerenciamento de riscos e ao gerenciamento de capital.

LIMITES OPERACIONAIS

Os limites operacionais são calculados de forma consolidada e o índice de adequação do patrimônio aos ativos de risco (Acordo de Basileia III) posicionou-se em 16,77%, perante mínimo requerido de 9,25%, já considerado o adicional de capital principal.

PREVENÇÃO E COMBATE À LAVAGEM DE DINHEIRO

Em sintonia com os dispositivos legais vigentes, o Banco Mercantil coopera com os órgãos reguladores para a prevenção e combate à lavagem ou ocultação de bens, direitos e valores, bem assim para a prevenção da utilização do sistema financeiro para atos ilícitos previstos na Lei nº 9.613/1998.

Neste contexto, o banco possui políticas, procedimentos, controles internos e monitoramento contínuo, destinados à prevenção e combate a referidos ilícitos, em conformidade com a Circular Bacen nº 3.461/2009. As orientações para cumprimento das políticas e procedimentos estão disponíveis em Ato Normativo interno acessível a todos os colaboradores.

(8)

DESTAQUES

Lucro

Líquido

acumulado de

R$

51

MM

crescimento de 9%*

Resultado

Operacional

acumulado de

R$ 90 MM

ROAE Trimestral:

R$ 22%

Patrimônio Líquido:

R$ 1,0 bilhão

Ativos Totais de

R$ 10,7 bilhões

Carteira de Crédito:

R$ 6,87 bilhões

Concessão

de

Crédito

acumulada:

R$ 2,2 bilhões

Caixa Contábil:

R$ 2,4 bilhões

Índice de Basileia:

16,8%

Clientes ativos:

2,7 milhões

Rede

Desafio

2030

NPS (satisfação do Cliente)

Zona de Excelência 

(9)

PRINCIPAIS INDICADORES

1T21 4T20 Δ 1T20 Δ 2020 DRE (R$ Mil) Lucro Líquido 51.241 49.460 4% 46.932 9% 151.048 Resultado Operacional 90.573 62.228 46% 69.960 29% 245.211 Receita de Operações de Crédito 490.461 516.950 -5% 459.417 7% 1.913.802 Receita de Prestação de Serviços 79.982 79.357 1% 78.741 2% 318.399 Despesa de Captação no Mercado* 41.358 39.357 5% -249.890 -83% 422.504 Despesas de Pessoal 120.294 121.045 -1% -106.348 13% 458.854 Despesas Administrativas 192.282 196.265 -2% -157.063 22% 683.853 Despesa Provisão para Créditos de Liquidação Duvidosa + Descontos Concedidos 57.795 91.500 -37% -75.839 -24% 279.589 1T21 4T20 ∆ 1T20 ∆ Balanço Patrimonial (R$ Mil) Total do Ativo 10.730.786 10.718.363 0% 10.087.527 6% Operações de Crédito 6.857.052 6.445.914 6% 5.114.848 34% - Pessoa Física 5.650.297 5.368.816 5% 3.923.367 44% - Pessoa Jurídica 1.206.755 1.077.098 12% 1.191.481 1%

Provisão para Devedores Duvidosos (PDD) 445.336 463.853 -4% 541.461 -18%

Captações 8.609.145 8.687.607 -1% 8.266.539 4%

(10)

Indicadores de

Desempenho (%)

Retorno Anualizado sobre o

Patrimônio Líquido Médio (ROAE)

21,90 22,24 -0,3 p.p 22,26 -0,4 p.p

Retorno sobre o Ativo Médio (ROAA) 1,9 1,1 0,7 p.p 1,88 0 p.p

Índice de Basileia Consolidado 16,8 16,6 0,2 p.p 17,54 -0,8 p.p

Nível I 13,0 12,5 0,5 p.p 12,82 0,2 p.p

Índice de Inadimplência (90 dias) 3,8 4,5 -0,7 p.p 5,9 -2,1 p.p

- Índice de Inadimplência PF (>90 dias) 2,8 3,4 -0,6 p.p 5,8 -3 p.p - Índice de Inadimplência PJ (>90 dias) 9,2 10,0 -0,8 p.p 6,3 2,9 p.p PDD / Carteira de Crédito 6,5 7,2 -0,7 p.p 10,6 -4,1 p.p

Créditos AA-C / Carteira de Crédito 90,0 88,9 1,1 p.p 83 7 p.p

Mercado de Capitais (R$)

Valor Patrimonial da Ação 20,70 19,73 5% 18,69 11%

Cotação do último dia - ON 19,68 16,50 19% 12,00 64%

Cotação do último dia - PN 17,32 16,25 7% 10,68 62%

Lucro por Ação 0,98 0,94 4% 0,90 9%

Valor de Mercado (Mil) 984.752 859.902 15% 602.803 63%

Outras Informações

Asset Light Store 281 278 1% 236 19%

(11)

DESEMPENHO

ECONÔMICO-FINANCEIRO

ESTRUTURA DE ATIVOS, PASSIVOS E DE RESULTADO – CONSOLIDADOS

O ativo total consolidado posicionou-se em R$ 10,7 bilhões. Os ativos circulantes atingiram R$ 5,3 bilhões (49,3% do ativo total, estável em dezembro de 2020) e os passivos de curto prazo somaram R$ 2,9 bilhões, representando 55,7% dos ativos circulantes.

As aplicações interfinanceiras de liquidez e em títulos e valores mobiliários alcançaram o montante de R$ 1,8 bilhão. Os títulos classificados na categoria títulos mantidos até o vencimento somam R$ 2,6 milhões, para os quais o banco tem intenção e capacidade financeira de manter até o vencimento, nos termos da Circular Bacen nº 3.068/2001.

As operações de crédito posicionaram-se em R$ 6,9 bilhões, apresentando o relevante crescimento de 6,4% comparativamente a dezembro de 2020, apesar do cenário adverso do período. As operações classificadas nas faixas de menor risco de crédito, de “AA” até “C”, representam 90,5% do total da carteira de crédito (89,2% de dezembro de 2020). A provisão para risco de operações de crédito posicionou-se em 6,5%, ante 7,2% em dezembro de 2020. 3.923 4.070 4.475 5.369 5.846 1.186 1.103 1.064 1.077 1.026 5.109 5.173 5.539 6.446 6.872 1T20 2T20 3T20 4T20 1T21

(12)

R$ Mil Carteira de Crédito Provisão Qualidade da Carteira de Crédito 1T21 4T20 1T20 1T21 4T20 1T20 AA 308,0 367,1 1.139,2 - - - A 5.563,7 5.047,6 13.998,6 27,8 25,2 16,9 B 221,2 219,3 687,9 2,2 2,2 2,5 C 128,6 121,9 381,7 3,9 3,7 3,9 D 131,8 113,5 404,6 13,2 11,4 15,9 E 68,9 93,2 316,5 20,7 28,0 46,3 F 47,7 83,8 232,8 23,9 41,9 50,6 G 162,0 181,8 500,1 113,4 127,2 109,4 H 240,4 224,3 760,5 240,4 224,3 295,8 Total Geral 6.872,2 6.452,5 18.422,0 445,3 463,9 1.450,6 CAPTAÇÃO DE RECURSOS

Os recursos existentes foram captados no mercado interno, perfazendo o montante de R$ 8,7 bilhões, dos quais R$ 7,2 bilhões são provenientes de depósitos a prazo.

As captações através de Letras Financeiras alcançaram R$ 424,5 milhões. Desse total, R$ 420,4 milhões estão contabilizadas na rubrica do Passivo “Instrumentos de Dívidas Elegíveis a Capital” de que trata a Resolução CMN nº 4.192/2013, dos quais R$ 243,7 milhões estão sendo utilizados na composição do Patrimônio de Referência Nível II; e R$ 46,4 milhões são instrumentos de dívida perpétua, elegíveis a capital complementar (Nível I). 5,8% 5,1% 4,3% 3,4% 2,8% 6,3% 13,6% 11,9% 10,0% 9,2% 5,9% 6,9% 5,8% 4,5% 3,8% 1T20 2T20 3T20 4T20 1T21

PF |Inadiplência > 90 dias PJ | Inadiplência > 90 dias

(13)

109,3% 118,5% 92,4% 93,8% 95,2% 1T20 2T20 3T20 4T20 1T21 Custo MB R$ Mil 1T21 4T20 ∆% 1T20 ∆% Depósitos Depósitos à Vista 456.121 443.055 3% 322.715 41% Depósitos de Poupança 231.896 232.987 0% 201.079 15% Depósitos a Prazo 7.172.921 7.332.208 -2% 6.002.514 19% CDB 6.518.055 6.593.324 -1% 5.782.833 13% DPGE II 654.866 738.884 -11% 219.681 198% Depósitos Interfinanceiro 67.840 26.753 154% 96.853 -30% Total 7.933.861 8.035.003 -1% 6.674.461 19% Captações no Mercado Aberto

Carteira de Terceiros 169.896 146.853 16% 297.751 -43%

Total 169.896 146.853 16% 297.751 -43% Outras Obrigações

Dívidas Subordinadas - - 0% - 0%

Total - - 0% - 0% Recursos de Aceites e Emissão de

Títulos

Letra de Crédito do Agronegócio - LCA

75.350 84.374 -11% 134.716 -44%

Letra Financeira Convencional - LF 4.145 4.121 1% 16.118 -74%

Letra de Crédito Imobiliário - LCI 5.487 - 0% 3.206 71%

Letra Financeira Subordinada - LFS 420.406 417.256 1% 403.856 4%

Total 505.388 505.751 0% 557.896 -9% Cessões de Crédito

Cessão c/ coobrigação posterior à Resolução CMN nº 3.533/08

- 8.814 -100% 24.051 -100%

Total - 8.814 -100% 24.051 -100% Captação Total 8.609.145 8.696.421 -1% 7.554.159 14%

(14)

PATRIMÔNIO LÍQUIDO E RESULTADO

O Patrimônio Líquido do Banco Mercantil apresentou novo crescimento, alcançando a marca histórica de R$ 1,0 bilhão.

As Receitas da Intermediação Financeira posicionaram-se em R$ 577,9 milhões (redução de 13,0%). As Receitas de Operações de Crédito e Operações de Venda ou Transferência de Ativos financeiros (cessão de crédito) totalizaram R$ 540,8 milhões (R$ 478,6 milhões em março de 2020), crescimento de 13,0%.

O Resultado Bruto da Intermediação Financeira, deduzidas as Despesas com Provisão Para Crédito de Liquidação Duvidosa, alcançou R$ 478,5 milhões (R$ 330,1 milhões em março de 2020), evolução de 45,0%.

As Receitas de Prestação de Serviços somaram R$ 80,0 milhões (R$ 78,7 milhões em março de 2020), crescimento de 1,6%.

As Despesas de Pessoal posicionaram-se em R$ 120,3 milhões (R$ 106,3 milhões de março de 2020), evolução nominal de 13,1% nos períodos sob comparação. Os dois itens

6.518 6.593 5.783 756 703 621 420 417 404 170 147 298 655 739 220 85 88 154 -9 24 - 1.000 2.000 3.000 4.000 5.000 6.000 7.000 8.000 9.000 10.000 1T21 4T20 1T20 CDB Captações Externas

Depósito à Vista, Poupança e DI LFS*

Captações no Mercado Aberto DPGE II

LF, LCA e LCI Cessões de Crédito Com Coobrigação

330 360 386

461 479

1T20 2T20 3T20 4T20 1T21

Resutaldo Bruto Intermediação Financeira (R$ MM) 79 83 77 79 80 1T20 2T20 3T20 4T20 1T21

Receitas de Prestação de Serviços (R$ MM)

(15)

de maior relevância, proventos de funcionários e encargos sociais, somaram R$ 73,6 milhões, crescimento de 8,0%.

As Despesas Administrativas somaram R$ 192,3 milhões (R$ 157,1 milhões em março de 2020), evolução nominal de 22,4%.

O Resultado Operacional alcançou R$ 90,6 milhões, crescimento de 29,5% na comparação com março de 2020.

O Lucro Líquido posicionou-se em R$ 51,2 milhões, apresentando elevação de 9,2% em relação ao mesmo período do ano anterior, mantendo a trajetória de crescimento observada desde 2018, não obstante a relevante atipicidade do período.

106.348 110.204 121.257 121.045 120.294 1T20 2T20 3T20 4T20 1T21 Despesa de Pessoal 157.063 165.828 164.697 196.265 192.282 1T20 2T20 3T20 4T20 1T21 Despesa Administrativa 69.960 62.050 50.913 62.288 90.573 1T20 2T20 3T20 4T20 1T21 Resultado Operacional 46.932 26.654 28.002 49.460 51.241 1T20 2T20 3T20 4T20 1T21

(16)

CONTATOS

Relações com Investidores

Gustavo Araújo - CEO Carolina Duarte - DRI Gabrielle Barrozo João Sad Marcela Cançado relacoescominvestidores@mercantil.com.br (31) 3057-6190

Ouvidoria

ouvidoria@mercantil.com.br 0800 70 70 384

Referências

Documentos relacionados

Distribuição geográfica das plantas identificadas até o nível de espécies de acordo com a Flora do Brasil. ( *MT = significa primeira ocorrência para

A Análise Descritiva Quantitativa (ADQ) evidenciou que, dentre os 13 atributos levantados, a cor amarela, o aroma típico de queijo de coalho e o sabor típico

Considerou-se que um medicamento apresentava limitações quanto à administração em sonda enteral, quando foi identificada no compilado de dados informações sobre: (1)

Cascavel no Paraná localiza-se em uma região predominantemente agrícola, e enfrenta os mesmo problemas decorrente da modernização no campo, que destinou

Os respiradores são equipamentos importantes, mas que podem ser dispensados em situações quando não há presença de névoas, vapores ou partículas no ar, como por exemplo,

E já que o estilo de vida atual pede praticidade e funcionalidade, a cozinha ganhou uma nova característica: integrada à sala, tornou-se um ambiente multifuncional ,

O extrato do meio de cultura sem crescimento fúngico, e 10 µL da solução água:metanol (9:1) foram utilizados como controles negativos. Todos os extratos brutos

Com isso, espera-se conseguir uma parametrização do centro de pressões para aumentar a velocidade do cálculo do torque aerodinâmico além de implementar à rotina