• Nenhum resultado encontrado

BIOMASSA DE RAÍZES EM DOIS SISTEMAS DE USO E MANEJO DO SOLO, NO MUNICÍPIO DE CAPITÃO POÇO, PA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "BIOMASSA DE RAÍZES EM DOIS SISTEMAS DE USO E MANEJO DO SOLO, NO MUNICÍPIO DE CAPITÃO POÇO, PA"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

BIOMASSA DE RAÍZES EM DOIS SISTEMAS DE USO E MANEJO DO SOLO, NO MUNICÍPIO DE CAPITÃO POÇO, PA

BIOMASS OF ROOTS IN TWO SOIL USE AND MANAGEMENT SYSTEMS, IN THE CAPITÃO POÇO MUNICIPALITY, PA

Apresentação: Pôster

Felipe Rezende Rocha Silva1; Daniele dos Reis Machado2; Ariane da Silva Medeiros de Aquino3; Lucas Pedreira dos Santos4; Carolina Melo da Silva5

DOI https://doi.org/10.31692/2526-7701.IIICOINTERPDVAGRO.2018.00337

Introdução

A teca (Tectona grandis) é uma espécie arbórea da família Verbenaceae. Produz uma das madeiras mais belas e de melhor qualidade em todos os aspectos, podendo ser utilizada para as mais diversas finalidades (Lamprecht, 1990).

Enquanto que a palmeira Euterpe oleracea (Mart.), conhecida como açaizeiro tem se destacado economicamente pelo potencial mercadológico de seus produtos, representados, principalmente, pelo palmito e pelo suco extraído do fruto (Nascimento et al., 2010).

Segundo Gaitán et al. (2005), o sistema radicular é responsável diretamente pelo crescimento das plantas, e um melhor conhecimento sobre a sua densidade e distribuição com relação as propriedades edáficas do solo, pode constituir uma importante fonte de informações para entender como ocorre o crescimento das plantas em um determinado local.

O conhecimento da biomassa de raízes e a sua distribuição no solo é um importante aspecto que auxilia no entendimento das relações existentes entre elas, a parte aérea das plantas e as características edáficas, em especial no que se refere aos padrões de absorção de água e nutrientes por parte dos indivíduos (Sainju e Good, 1993). Estudos mais detalhados sobre o sistema radicular das plantas, ao contrário dos estudos realizados na parte aérea, são mais trabalhosos, dificultando sua realização.

1 Eng. Florestal, Univ. Federal Rural da Amazônia, feliperezende283@hotmail.com 2

Eng. Florestal, Univ. Federal Rural da Amazônia, danireisma25@gmail.com

3

Eng. Florestal, Univ. Federal Rural da Amazônia, arianexinhamedeiros@gmail.com

4 Eng. Florestal, Univ. Federal Rural da Amazônia, lucaspedreira66@gmail.com 5

(2)

Esse trabalho teve como objetivo quantificar a biomassa de raízes em dois sistemas de manejo e uso do solo, em um plantio de teca (Tectona grandis L.f.) e em um plantio de açaí (Euterpe oleracea Mart.) no município de Capitão Poço - PA.

Fundamentação Teórica

Martinelli et al. (1994) definem biomassa como sendo a quantidade expressa em massa do material vegetal disponível em uma floresta. Para Nogueira (2013), é a relação entre a biomassa arbórea aérea e a subterrânea de uma floresta sendo muito variável e depende da espécie, solo, clima, dentre outros fatores. Devido à importância das florestas no ciclo do carbono global, tem sido crescente o interesse de muitos pesquisadores sobre o assunto.

Houghton (1994) destaca, ainda, que com a perda da cobertura florestal, perde-se também a maior fonte de carbono do solo, a serapilheira e as raízes, que também são responsáveis pela fixação do carbono disponível na atmosfera.

Os estudos de biomassa florestal são feitos com objetivos diversos, dentre os quais destacam-se a quantificação da ciclagem de nutrientes, a quantificação para fins energéticos e como base de informação para estudos de sequestro de carbono. Esses estudos são de grande importância para a tomada de decisões no manejo dos recursos florestais (Páscoa et al., 2004). O interesse na completa utilização da árvore (raízes, tronco, ramos), o uso dos resíduos da manufatura de produtos florestais, a quantificação de material combustível em relação ao potencial de incêndio de uma floresta e outras abordagens aumentam a importância dos estudos de biomassa (Hush et al., 1982; Philip, 1994).

Guedes et al. (2001) afirmam que a biomassa é um indicador de produtividade de um sítio, variando com a precipitação, a temperatura, a latitude e a altitude. Uma estimativa acurada da biomassa florestal e seu padrão de mudança no tempo é um pré-requisito para ajudar a entender a grande controvérsia sobre a função das florestas no ciclo do carbono global (Sedjo, 1992).

Segundo Ketterings et al. (2001), a estimativa de biomassa é imprescindível aos estudos do balanço global de carbono. Para Higuchi et al. (1998), as estimativas de biomassa representam um importante indicador para monitorar e avaliar a exportação de nutrientes após exploração florestal, na busca de minimizar os impactos ambientais gerados por essa atividade.

(3)

O presente estudo foi realizado no município de Capitão Poço, localizado na região nordeste do estado do Pará. Os povoamentos objeto de estudo pertencem à empresa Florestal Ono, estando situada nas coordenadas: Latitude 01º45'27,89" S e Longitude 47º04'57,95" O (Figura 1).

Figura 1. Planta de localização da propriedade georreferenciada na escala 1:1.500.000. Fonte: Própria.

A região enquadra-se nos tipos climáticos Ami, da classificação de Köppen, caracterizado como chuvoso, apresentando, porém, pequena estação seca e B2rAa’, da classificação de Thornthwaite, que é úmido com ocorrência de pequena deficiência hídrica. Os tipos de solos predominantes na região são os Latossolos Amarelo, Argissolos Amarelos Podzólicos, Glissolos Haplicos eutróficos e Neossolos Quartzarenicos (Embrapa, 1999).

O povoamento de Teca foi implantado no ano de 2011, por meio de mudas propagadas a partir de sementes no espaçamento de 4 m entre linhas e 4 me entre árvore. O plantio de açaí foi implantado no ano de 2015, por meio de mudas propagadas a partir de sementes no espaçamento de 4 m entre linhas e 4 m entre árvore.

Foram retiradas dez amostras de terra indeformada em cada povoamento com auxílio de cilindro de 7,3 cm de diâmetro por 11 cm de profundidade, totalizando uma área de 41,85 cm² e o volume de 460,40 cm³. A vegetação superficial foi retirada para posteriormente retirar as amostras de solo, as amostras foram coletadas com espaçamento de um metro entre os pontos de coleta e no espaçamento central entre as linhas de plantio (Figura 2). Após a coleta, as amostras foram etiquetadas e enviadas para o laboratório. No laboratório as raízes foram

(4)

separadas da terra por meio de lavagem na peneira de 2 mm, armazenadas recipientes, levadas para estufa por 5 horas a 70 Cº e pesadas

Figura 2. Croqui de coleta das amostras de terra nos dois povoamentos. . Fonte: Própria.

Os valores encontrados foram submetidos à análise de variância Anova, ao nível de 5% de probabilidade de erro, e para separação dos contrastes de média utilizou-se o teste de tukey. Todas as análises estatísticas foram realizadas com o auxilio do software Sisvar 5.6.

Resultados e Discussões

Vários autores constataram que nas espécies de ciclo longo, em especial as culturas florestais, ocorre maior quantidade de raízes finas nas camadas superficiais do solo. A presença da serapilheira é uma característica peculiar desse sistema de manejo e contribui de maneira representativa para a grande quantidade de raízes finas na camada superficial do solo e na própria serapilheira. Nesse local, as raízes encontram grande quantidade de nutrientes decorrente a decomposição folhas, galhos, cascas e outros componentes de serapilheira.

Na teca, foram contabilizados 1.311,82 Kg de biomassa de raízes por hectare a uma profundidade de 11 cm e no açaí, foram contabilizados 743,13 Kg de biomassa de raízes por hectare a uma profundidade de 11 cm. Esses valores foram extrapolados para hectare com base na medias (Tabela 1).

(5)

Tabela 1. Valor das médias (Teste Tukey) dos dois tratamentos em gramas, para um volume de terra de 460,40 cm³, a um nível de significância de 5%.

Tratamentos Médias (g)

Teca 0,549 a

Açaí 0,311 b

Média dos dois tratamentos, seguidas por mesma letra não diferem pelo teste de tukey a um nível de significância de 5%.

A análise de variância evidenciou diferença significativa nos parâmetros encontrados para os dois tratamentos (Tabela 2).

Tabela 2. Análise de variância (ANOVA) para os dois tratamentos a um nível de significância de 5%.

FV GL SQ QM Fc Pr>Fc Tratamentos 1 0,2832 0,2832 2,999 0,1014 Erro 17 1,6055 0,0944 Total corrigido 18 1,8887 CV (%) 67,90 Número de observações Média geral 0,4526 19 Conclusões

Considerando a mesma profundidade de coleta, mesmo volume de terra coletado nas amostras, mesmo espaçamento de plantio e mesmo sítio. Observou-se no tratamento Teca 76% mais biomassa de raízes em relação ao tratamento açaí.

Esse fato pode ser explicado pela distribuição das raízes no solo apresentarem distinção em função da espécie, da idade e das circunstâncias nas quais a espécie se desenvolve. Além das características da fertilidade do solo.

.

Referências

GUEDES, B.; ARGOLA, J.; PUNÁ, N.; MICHONGA, E.; MONTEIRO, J. Estudo da biomassa florestal numa floresta aberta de miombo no distrito de Bárué, Manica. Moçambique: Universidade Eduardo Mondlane; 2001.

GAITÁN, J. J.; PENÓN, E. A.; COSTA, M. C. Distribuição de raízes finas de Eucalyptus globulus ssp. e sua relação com algumas propriedades do solo. Ciência Florestal, v. 15, n. 1, p. 33-41. 2005.

HIGUCHI, N.; SANTOS, J.; RIBEIRO, R.J.; MINETTE, L.; BIOT, Y. Biomassa da parte aérea da vegetação de floresta tropical úmida de terra-firme da Amazônia Brasileira.

(6)

Acta Amazônica 1998; 28(1): 153-165.

HOUGHTON, R.A. As florestas e o ciclo de carbono global: armazenamento e emissões atuais. In: Anais do Seminário de Emissão x Sequestro de CO2: uma nova oportunidade de negócios para o Brasil; 1994; Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: CVRD; 1994. p. 38-76.

HUSH B.; MILLER C.I.; BEERS T.W. Forest mensuration. 3. ed. New York: John Wiley & Sons; 1982.

KETTERINGS, Q.M.; COE, R.; VAN NOORDWIJK, M.; AMBAGAU, Y.; PALM, C.A. Reducing uncertainty in the use of allometric biomass equations for predicting above-ground tree biomass in mixed secondary forests. Forest Ecology and Management 2001; 146(1): 199-209.

LAMPRECHT, H. Silvicultura nos trópicos: ecossistemas florestais e respectivas espécies arbóreas- possibilidades e métodos de povoamento sustentado. Eschborn: Instituto de Silvicultura da Universidade de Göttingen, 1990. p.310-313.

MARTINELLI L.A.; MOREIRA, M.Z.; BROWN, I.F.; VICTORIA, R.L. Incertezas associadas às estimativas de biomassa em florestas tropicais: o exemplo de uma floresta situada no estado de Rondônia. In: Anais do Seminário de Emissão x Sequestro de CO2: uma nova oportunidade de negócios para o Brasil; 1994; Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: CVRD; 1994. p. 221.

NASCIMENTO, W.M.O.; CICERO, S.M.; NOVEMBRE, A.D.L.C.; Conservação de sementes de Açaí (Euterpe oleracea Mart.). Revista Brasileira de Sementes, vol. 32, nº 1 p.024-033, 2010.

PÁSCOA, F.; MARTINS, F.; GONZÁLE,S R.S.; JOÃO, C. Estabelecimento simultâneo de equações de biomassa para o pinheiro bravo. In: Anais do 2º Simpósio Iberoamericano de Gestión y Economía Florestal; 2004; Barcelona. Barcelona: Centre Tecnològic Forestal de Catalunya; 2004. p. i-f.

PHILIP, M.S. Measuring trees and forests. 2. ed. New York: CAB International; 1994.

SEDJO, R.A. Temperature Forest ecosystem in the global carbon cycle. Ambio 1992; 21(1): 274-277.

Referências

Documentos relacionados

• Expressão para a energia cinética do sistema 0.8 • Expressão para a energia potencial do sistema 0.8 • Aplicação da equação de Lagrange para obter a equação de movimento

Afastamento da sala de audiências: reflete a sensibilidade dos juízes quanto ao impacto das condições físicas, sobretudo das características austeras da sala da audiência de

After the eval- uation of the influence of each modification of the surfaces on the internal air temperatures and energy consumption of the compressor a final test was done with

Therefore, the analysis of suitability of the existing transportation network for riding bicycle in Coimbra should address two important aspects: (i) identifying

In this study, particularly focused on the small-bodied cladoceran Ceriodaphnia pulchella, we intend to provide additional information on the dynamics of cladocerans in lake Vela

Program and Book of Abstracts XXVI Meeting of the Portuguese Association for Classification and Data Analysis CLAD 11–13 April 2019 Viseu, Portugal

No âmbito do Programa do Medicamento Hospitalar do Ministério da Saúde, a Farmacotecnia está descrita como sendo o “sector dos Serviços Farmacêuticos Hospitalares onde é

Os capítulos principais são: “Organização da Farmácia Lusa”, onde refiro a localização geográfica, as instalações físicas, o horário de funcionamento, os recursos humanos,