• Nenhum resultado encontrado

A GLÓRIA DO SENHOR KENNETH HAGIN. A Glória de Deus CAPÍTULO 1 A GLÓRIA DE DEUS NO VELHO TESTAMENTO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "A GLÓRIA DO SENHOR KENNETH HAGIN. A Glória de Deus CAPÍTULO 1 A GLÓRIA DE DEUS NO VELHO TESTAMENTO"

Copied!
38
0
0

Texto

(1)

A Glória de Deus

CAPÍTULO 1

A GLÓRIA DE DEUS NO VELHO TESTAMENTO

Atos 7.55

“Mas Estevão, [o primeiro mártir] cheio do Espírito Santo, fitou os olhos no céu e viu a glória de Deus e Jesus, que estava à sua direita.”

Nós freqüentemente sentimos a Glória de Deus em manifestação entre nós. E como nós caminhamos com Deus, nós estamos conscientes da Sua Glória, e somos transformados de Glória em Glória. Mas em At. 7.55, diz que Estevão viu alguma coisa. O que ele viu?

Os judeus que ouviram Estevão pregar este sermão em At.7 entenderam bem o que Estevão queria dizer quando ele disse que viu a Glória de Deus. Existem muitas referências à Glória de Deus no Velho Testamento,

(2)

Êxodo 16.7,10

“E, pela manhã, vereis a glória do SENHOR, porquanto ouviu as vossas murmurações; pois quem somos nós, para que murmureis contra nós?... Quando Arão falava a toda a congregação dos filhos de Israel, olharam para o deserto, e eis que a GLÓRIA do SENHOR apareceu na nuvem.”

ÊXODO 40.34-35

“Então, a nuvem cobriu a tenda da congregação, e a GLÓRIA do SENHOR encheu o tabernáculo. Moisés não podia entrar na tenda da congregação, porque a nuvem permanecia sobre ela, e a glória do SENHOR enchia o tabernáculo.”

LEVÍTICO 9.4,6,23

“E um boi e um carneiro, por oferta pacífica, para sacrificar perante o SENHOR, e oferta de manjares amassada com azeite; porquanto, hoje, o SENHOR vos aparecerá.”

“Disse Moisés: Esta coisa que o SENHOR ordenou fareis; e a GLÓRIA do SENHOR vos aparecerá.”

(3)

“Então, entraram Moisés e Arão na tenda da congregação; e, saindo, abençoaram o povo; e a GLÓRIA do SENHOR apareceu a todo o povo.”

NÚMEROS 14.10

“Apesar disso, toda a congregação disse que os apedrejassem; porém a GLÓRIA do SENHOR apareceu na tenda da congregação a todos os filhos de Israel.”

NÚMEROS 20:6

“Então, Moisés e Arão se foram de diante do povo para a porta da tenda da congregação e se lançaram sobre o seu rosto; e a GLÓRIA do SENHOR lhes apareceu.”

1 REIS 8.10,11

“Tendo os sacerdotes saído do santuário, uma nuvem encheu a Casa do SENHOR, de tal sorte que os sacerdotes não puderam permanecer ali, para ministrar, por causa da nuvem, porque a GLÓRIA do SENHOR enchera a Casa do SENHOR.”

(4)

2 CRÔNICAS 5.11-14

“Quando saíram os sacerdotes do santuário (porque todos os sacerdotes, que estavam presentes, se santificaram, sem respeitarem os seus turnos); e quando todos os levitas que eram cantores, isto é, Asafe, Hemã, Jedutum e os filhos e irmãos deles, vestidos de linho fino, estavam de pé, para o oriente do altar, com címbalos, alaúdes e harpas, e com eles até cento e vinte sacerdotes, que tocavam as trombetas; e quando em uníssono, a um tempo, tocaram as trombetas e cantaram para se fazerem ouvir, para louvarem o SENHOR e render-lhe graças; e quando levantaram eles a voz com trombetas, címbalos e outros instrumentos músicos para louvarem o SENHOR, porque ele é bom, porque a sua misericórdia dura para sempre, então, sucedeu que a casa, a saber, a Casa do SENHOR, se encheu de uma nuvem; de maneira que os sacerdotes não podiam estar ali para ministrar, por causa da nuvem, porque a GLÓRIA do SENHOR encheu a Casa de Deus.”

Aquela Glória é o que Estevão viu, e os judeus a quem ele estava pregando entendiam o que ele queria dizer. Eles sabiam que a Glória do Senhor tinha aparecido e enchido a Casa do Senhor. Eles sabiam que freqüentemente aparecia uma nuvem enchendo a Casa,

(5)

então eles entenderam o que Estevão estava falando quando ele disse que ele viu a Glória do Senhor.

Se você sempre vê a Glória de Deus em manifestação nesta vida, quando você deixar esta terra, lá é onde você está indo: A Glória do mundo Sl. 73.24 diz, “Tu me guias com o teu conselho e depois me recebes na glória”.Existe a Glória do mundo, por muito tempo àquela Glória se manifestou no mundo. Quando ela está, ela está por uma manifestação sobrenatural do poder de Deus.

CAPÍTULO 2

(6)

Eu sei exatamente o que Estevão viu, porque eu vi aquela Glória também. Você conhece meu testemunho: Eu nasci de novo 22 de Abril em 1933, às 7:40 num Sábado a noite, no quarto sul 405 na rua da Faculdade Norte na cidade Mckinney, Texas. Estava acamado naquele tempo. Quatro meses mais tarde, em 16 de Agosto 1933, a minha temperatura chegou a 106 pontos farehaite numa tarde, e estava escurecendo.

Não tínhamos ar condicionado naqueles dias, então as janelas e portas da nossa casa foram todas abertas, para correr alguma brisa se existisse alguma. Mas o meu corpo estava frio, minha família tomou emprestado bolsas de água quente com os nossos vizinhos para colocá-las ao redor do meu corpo, tentando aquecer-me! Eles também me aqueciam com cobertores envolvendo-me.

Eu sabia todas as manhãs que estava morrendo. Perto de 1:30 da tarde, meu irmão pequeno, tinha 9 anos de idade, estava em pé na minha cama, e eu sentia dores fortes sobre meu corpo. Disse para ele, “Corra e traga Mamãe! – Rápido! Eu quero me despedir dela. Estou morrendo”. Ele correu rapidamente para fora do quarto parecia uma bala, e repentinamente o quarto se encheu

(7)

completamente com uma nuvem que era mais reluzente do que o sol brilhando na neve. O quarto ficou completamente cheio da Glória de Deus.

Eu sai do meu corpo, e estava subindo. Veja, se você é um cristão quando você partir daqui, você vai subir. Se for pecador, quando você partir daqui, você vai descer. “O espírito do homem é eterno! E lá é o mundo espiritual!”.

Eu comecei a subir naquela nuvem de Glória, e quando cheguei por sobre o telhado da casa – aquele era um prédio de primeiro andar – ouvi uma voz falando comigo em inglês. Creio que era voz de Jesus, apesar de não vê-lo. Ouvi a voz de homem que dizia, “Volte. Volte a terra. Você não pode vir ainda. Seu trabalho na terra não foi concluído!” Desci, voltando para dentro do quarto. Quando volto, a Glória – a nuvem – tinha subido, e eu vi meu corpo por um breve segundo, deitada na cama. Eu vi minha mãe em pé segurando minhas mãos. Parecia um pulo para dentro do meu corpo, parecia um homem colocando a bota nos meus pés. Quando voltei para dentro do meu corpo, pude me comunicar com minha mãe e disse, “Mamãe, eu não vou morrer agora!”

(8)

Ela pensou que eu queria dizer que eu não estava para morrer naquele momento, mas eu queria dizer, “Eu não vou morrer agora. Vou viver e fazer a obra de Deus”. (isto foi quase um ano depois que eu fui curado, assim como eu agi sob a palavra de Deus em fé).

Aquela experiência foi tão sagrada para mim nunca a compartilhei com ninguém até que Ele instruiu-me para fazer vinte e cinco anos depois, nos anos 50. O Senhor falou-me, “Comece a compartilhar aquela experiência, e particularmente no ensino – O que significa crer com o coração. Estabeleça o fato que o espírito (do homem) é eterno, e nunca morre”. Então depois eu comecei a contar aquela experiência.

Com o passar do tempo, fomos visitar minha mãe na minha cidade natal, Mckinney, Texas. Ela estava nos seus setenta anos, e estava sem saber daquela experiência desde quando eu era um garoto pequeno. Ela disse, “Filho ouvi você ensinando na rádio, e ouvi você relatando aquela experiência. Eu não sabia sobre aquilo”.

Respondi, “Mamãe, eu nunca disse nada a respeito por muito e muitos anos – por vinte cinco anos – por que era muito sagrado. Então o Senhor disse: Diga.”

(9)

(Existem uma ou duas experiências importantes que tive no mundo espiritual que nunca pude compartilhar, e eu não sei se Deus vai me permitir falar sobre elas ou não nesta vida. Nós podemos cometer um grande erro quando falamos sobre coisas que só deveríamos ficar quietos. Devemos ser mais sensíveis em nosso espírito para saber e entender, se devemos ounão compartilhá-las).

Minha mãe falou-me, “O modo como você falou da experiência, você se foi talvez por poucos segundos”. Eu disse, “Bem, é o que me pareceu – apenas pouco segundos”.

“Bem, ela disse, deixe-me dizer-lhe do meu ponto de vista e do de Granny (Granny era a mãe dela). Pat veio para cozinha, dizendo;Mamãe, Mamãe! Granny! Granny! Ken está morrendo! Eu estava próxima à porta, então eu corri para o corredor. Quando me aproximei da porta do quarto, não pude entrar. Senti a presença de Deus, assim voltei para sala de jantar fiquei na mesa e inclinei minha cabeça e orei. Sua Vovó começou a caminhar depois de mim, e ela não olhou para dentro do quarto (a porta estava aberta). Ela tentou caminhar através daquela Glória, mas ela foi lançada

(10)

daquele lugar da maneira que se lança uma bola de borracha. Ela não pôde entrar nela.”

(Observe em nossas Escrituras, a Bíblia diz que os sacerdotes não puderam entrar com a nuvem de Glória que encheu a Casa do Deus).

Mamãe continuou, “Granny voltou à metade do caminho, atravessando a sala de jantar e correu outra vez até a porta aberta – foi lançada parecia como uma grande bola de borracha. Então ela fez todo caminho que atravessa a sala de jantar de forma contrária novamente foi lançada, fez o terceiro caminho – e foi lançada novamente. Ela não podia entrar naquele quarto! Ela estava quase dominada e prestes a cair por causa da Glória (nas escrituras, os sacerdotes caíram quando entraram na Glória), assim ela se segurou na porta.”

Mamãe se lembrou que Granny tinha dito “Porquê, Lillie, o quarto estava cheio com a nuvem! Eu não podia ver Ken. E não podia ver a cama”.

E mamãe disse, “Dez minutos antes nós podíamos entrar no quarto. Nós não podíamos entrar no quarto até que a nuvem subisse. Eu permaneci ali junto a mesa de jantar orando, e Granny ficou lá na porta.

(11)

“Então Granny disse: Está começando a subir. Eu posso vê a cadeira. Eu posso vê a cômoda. Eu posso vê a cama. Eu posso vê Ken deitado lá. O corpo dele está deitado lá na cama. Mas só pudemos entrar no quarto até que a nuvem tinha subido completamente. Granny não poderia entrar em primeiro lugar porque estava dominada – fraca. Mas ela disse: Bem, Lillie já se foi completamente. Você pode entrar agora”.

Mamãe disse, “Eu me apressei para a cama. Peguei a sua mão e a segurei. Naquela hora você disse: Mamãe, eu não estou morrendo agora!”

Aquela experiência foi uma manifestação da Glória de Deus, e ela foi sagrada para mim. Enquanto penso sobre ela, eu percebo que não há algo tal como o tempo no reino espiritual. Isto porque eu pensava que a experiência durou apenas alguns poucos segundos.

Desde aquele dia. Eu nunca fico triste por um cristão que morre seja ele jovem, de meia idade ou velho. Sim, eu sei que a cura pertence a nós, mas nós todos nós iremos algum dia para casa. Eu não me entristeço porque sei para onde eles foram.

(12)

Mas, isto é outra história para aqueles que não conhecem o Senhor!

(13)

CAPÍTULO 3

MANIFESTAÇÕES DA GLÓRIA DE DEUS

Minha segunda experiência com a Glória ocorreu cedo em meu ministério quando era um jovem pastor batista. Eu ainda não era batizado com o Espírito Santo. Um domingo à noite estava pregando numa pequena igreja no interior e o texto era de Tiago:

Tg. 4.14

“Vós não sabeis o que sucederá amanhã. Que é a vossa vida? Sois, apenas, como neblina que aparece por instante e logo se dissipa.”

Estava pregando por volta de quinze minutos, estava ocupando meus pensamentos com os meus próprios interesses meu trabalho, e de repente volto aquela pequena igreja. Vi esta nuvem entrando e chegando. A nuvem parecia como as ondas do oceano com aproximadamente três ou quatro pés de altura. Mas ela era uma nuvem! Não fiquei surpreso porque sabia o que ela era.Eu a Tinha visto

(14)

em 16 de Agosto de 1933, o dia em que meu espírito tinha deixado meu corpo, e a nuvem encheu o meu quarto.

Quando a nuvem entrou na igreja, ela cobriu as pessoas. Não pude vê-las. A nuvem cobriu pequeno altar, as bancadas também. E continuou chegando. Então olhei para o relógio e observei a hora. A nuvem se deslocou para cima da plataforma, cobriu tudo, que não pude vê coisa alguma. Continuei pregando e podia ouvir o som da minha voz, mas não podia distinguir uma palavra que eu dizia. Até hoje não sei uma só palavra que disse. Aquela nuvem encheu toda a igreja!

Finalmente ela começou a subir. Ela subiu de ao redor do púlpito e da plataforma primeiro. Então eu pude ver o altar, os bancos da frente e outros bancos da igreja. Eu estava pregando durante todo tempo. Eu podia ouvir o som da minha voz, mas não estava consciente do que eu estava dizendo, até que a nuvem se ergue do prédio. Quando ela se ascendeu, eu olhei para o meu relógio. A nuvem tinha permanecido no prédio por 17 minutos.

Eu não sabia o que dizer, porque não sabia o que tinha pregado. Fui alcançado com a Glória! Então eu simplesmente disse: “Cada um se curve sua cabeça, e

(15)

vamos orar”. Eu orei e fiz o apelo e terminei o culto como normalmente fazia. Eu não disse nada a ninguém aquela noite sobre ter visto a nuvem de Glória.

Dois anos depois em 1938, aceitei para pastorear uma pequena igreja do Evangelho Pleno “blacklands” na cidade norte, do Texas. Eu era solteiro naqueles dias fique na casa de um dos diáconos. Ele fez o máximo que pode para que eu me interessasse num certa jovem daquela igreja.

Um sábado à noite, aquela jovem moça estava escala para cantar em nossos cultos regulares de sábado à noite, mas ela não apareceu. Domingo pela manhã eu estava pregando, de repente aquela nuvem de Glória envolveu-me! Eu não podia ver uma pessoa! Não pude ver nada na congregação. Novamente pude ouvir o som da minha voz, mas não pude destingir uma única palavra que eu dizia.

Eu estava naquela Glória, e de repente eu fui! Certo que no meio do meu sermão eu me encontrei fora numa rua da pequena cidade 15 milhas distante – e eu sabia que era sábado à noite. Eu estava encostado perto de um prédio, e eu vi aquela jovem chegando e descendo pela rua. De

(16)

motorista puxou o carro para o meio-fio, tocou a buzina, e ela entrou no carro. Ele deu a volta, dobrou em outra direção, e partiu para fora da cidade – e de repente eu estava assentado no banco de trás!

Eles foram para fora da cidade e cometeram adultério. E eu assisti. Eu ainda estava na nuvem. Repentinamente eu ouvi o som da minha voz, e então a nuvem se levantou. Eu estava em pé atrás do púlpito. Eu não sabia o que dizer, porque não sabia o que tinha dito, então eu somente disse, “Cada um curve sua cabeça” e oremos. Eu olhei meu relógio, e novamente eu deveria ter ido quase 15 minutos na nuvem.

Enquanto estava cumprimentando as pessoas fora da porta, aquela jovem chegou. Eu disse “Nós procuramos você a noite passada”. Ela disse, “Sim, eu estava lá – (ela nomeou a pequena cidade)”. Eu disse, “Sim, eu sei”.

Esta foi a minha terceira experiência com a Glória. Deus me mostrou aquilo que ela tinha feito, para o meu próprio benefício. E eu a larguei, como um ferro de passar quente.

A quarta experiência da manifestação da Glória de Deus, enquanto estava pastoreando aquela mesma igreja.

(17)

Eu estava caminhando depois do culto de quarta-feira à noite.

Eu peguei um atalho por um beco por entre as árvores. Estava muito escuro , mas eu conhecia o caminho. Enquanto eu estava caminhando, eu percebi um carro surgindo naquela escuridão. Um jovem casal estava sentado no banco da frente e um jovem casal sentado no banco de trás do carro. Enquanto eu andava, o interior do carro de repente se iluminou como uma forte luz tivesse sido acessa. As pessoas no carro nunca me viram e nem tão pouco aquela luz sobrenatural.

Uma das jovens era da minha igreja. Eu penso que ela estava interessada em mim. Eu não estava interessado nela, mas alguém tinha tentado me fazer ficar interessado nela. Ela estava sentada no colo do sujeito. Ele tinha seu braço em torno dela e não é tudo o que eles estavam fazendo, mas é tudo que eu descreveria. Eu nunca falei a ninguém sobre aquilo.

Vocês vão perceber, amigos, que existe uma pequena linha entre o fanatismo e a realidade. Muitas pessoas caem no erro buscando experiências. Essas

(18)

experiências vêm conforme a vontade do Espírito – não segundo a sua vontade.

A Palavra de Deus diz em At. 10.9,10 que Pedro saiu para o terraço para orar, sobreveio-lhe um êxtase. Pedro não colocou a si mesmo em êxtase, e ele não tentou entrar em êxtase.

Em outras religiões - nos falsos cultos e nas falsas religiões por exemplo – as pessoas se empenham e se esforçam para entrar em êxtase. Mas na dimensão do Espírito Santo, quando o Espírito Deus se move, isto é na vontade dEle. Você não tentar produzir uma visão, um êxtase, ou outra experiência espiritual acontecer. Apenas deixe o Espírito Santo fazer como lhe apraz. Apenas aprenda a fluir com Ele.

Você deveria conhecer a Bíblia o suficiente para lembrar do Velho Testamento a história de Eliseu e Naamã, comandante-chefe do exército da Síria (2 Reis 5). Naamã foi para Israel porque ele queria ser curado de lepra. O profeta de Deus não saiu de sua casa para encontrar com Naamã; ele apenas enviou seu servo a Naamã, dizendo: “Vai e fala para ele mergulhar no Rio Jordão sete vezes, e a carne dele

(19)

ficará limpa novamente”. Naamã finalmente foi persuadido de agir assim e ele foi sarado.

Em gratidão, Naamã retornou com presentes ao lugar onde Eliseu morava, querendo presenteá-lo. Eliseu recusou os presentes dele, sendo assim Naamã seguiu o seu caminho.

Mas Geazi, servo de Eliseu, correu e alcançou a carruagem de Naamã. Ele mentiu a Naamã dizendo: “Você sabe, depois que saiu, dois mancebos filhos de profetas vieram a mim, e apesar de meu mestre não querer coisa alguma, ele mesmo disse que estava tudo certo que aceitaria duas roupas e um talento de ouro para cada um deles”.

Naamã estava tão agradecido em ser sarado daquela condição incurável que deu a Geazi, duas vezes mais quanto ele pediu. Geazi pegou os presentes e escondeu-os. Em seguida ele entrou na presença de Eliseu. Eliseu disse, “Aonde você esteve?” e Geazi respondeu, “Em nenhum lugar, mestre”.

Eliseu respondeu: “Porventura não foi contigo meu

(20)

Eliseu disse, “Eu vi você. Eu sei exatamente o que você fez”. Realmente! Podemos ter Escritura para estas experiências.

(21)

CAPÍTULO 4

SUA GLÓRIA ENCHE O TEMPLO

Fiquei

aqui

No Velho Testamento muitas vezes, “a Casa de Deus” era uma construção física. A primeira foi o Tabernáculo, que era apenas uma tenda. Depois, a casa de Deus foi chamada de “Templo de Salomão”. A Ela foi dado este nome porque Salomão a construiu. Era onde os judeus se encontravam com Deus. (Todos os homens judeus com

(22)

idade de trinta anos ou mais iam uma vez por ano ao Templo em Jerusalém).

A presença de Deus – eles chamavam Ela a Glória SHEKINAH – estava guardada dentro do Santo dos Santos. A Glória do Senhor seria manifesta diante de toda a congregação, e eles A veriam.

Conforme Flávio Josefo historiador dos Judeus, a cortina que separava o Santo dos Santos rasgou-se quarenta pés de largura, vinte pés de altura e quatro polegadas da parte grossa.

Mas quando Jesus morreu na cruz do Calvário, tudo isto mudou. Vinte pés do alto a baixo a cortina se rasgou em duas partes! Deus se moveu do Santo dos Santos no Templo para fora e o homem foi feito o templo! Agora ele habita em nós individualmente. Cada um de nós individualmente, é templo do Espírito Santo! Eu quero enfatizar isto, mas quero que você veja isto em outras partes:

(23)

“Cristo, porém, como Filho, em sua casa; a qual casa somos nós, se guardarmos firme, até ao fim, a ousadia e a exultação da esperança.”

1 Timóteo 3.15

“Para que, se eu tardar, fiques ciente de como se deve proceder na casa de Deus, que é a igreja do Deus vivo, coluna e baluarte da verdade.”

1 Coríntios 3.16

“Não sabeis que sois santuário de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós?”

Em outras palavras, Paulo está dizendo. “Você não sabe que somos Templo de Deus?” As pessoas a quem ele endereçou – os Coríntios – sabiam sobre templos. A cidade deles foi ocupada por todo tipo de templos, oferecidos a diferentes deuses. Paulo diz: “Você é templo de Deus, e o Espírito de Deus habita em você!” João também escreveu, “...maior é aquele que está em você do que aquele que está no mundo”. (1 João 4.4)

(24)

E é verdade! Você individualmente é o templo de Deus. Eu gosto da tradução 1 Coríntios 3.16 na Bíblia Amplificada “Vocês não discernem e nem entendem...” Infelizmente, nós não discernimos ou entendemos este fato.(“Discernir”, também significa “ver”).

Você pode ver alguma coisa sem entendê-la. Eu assisto televisão, mas não entendo nada sobre eletrônica. Então eu a vejo, mas eu não a entendo.

Eu lembro quando nos pela primeira vez nos mudamos para Tulsa de Garland, Texas. Tínhamos comprado o escritório do prédio antigo escritório do irmão T. L. Osborn, e nós morávamos num apartamento em cima dos escritórios. Nossa filha e nosso genro, eram a nossa única força de trabalho no escritório. Eles moravam em outro apartamento acima dos escritórios.

Estava pregando na estação de rádio KSKY em Dallas naquele tempo. Um dia fui numa loja de empório comprar várias coisas e minha neta Cookie pediu para ir comigo. Eu me lembro que puxei para dentro do estacionamento da loja de empório, sintonizei a rádio KSKY no carro. Eu percebi que Cookie permaneceu olhando primeiro para o rádio e em seguida para mim.

(25)

Ela disse, “Este é você” .”Mas você está aqui! Este é você. Mas você está aqui!”

Era a minha voz saindo da rádio, mas eu estava sentado atrás do volante! Ela ouvia ou via aquilo, não podia entender aquilo.

Então nós podemos ver ou discernir muitas coisas, mas não necessariamente quer dizer que nós a entendemos. Todavia, nós precisamos tanto entender quanto discernir. Vamos olhar 1 Coríntios 3.16 mais uma vez na Bíblia Amplificada “Vocês não discernem e nem entendem que (que todos na Igreja de Corinto) são templos de Deus (Seu santuário) o que o Espírito de Deus tem permanente habitação em vocês – ele mora em vocês (coletivamente como igreja e em todos individualmente) ?”

Observe a expressão “Seu santuário”. Que o corpo de crentes de Corinto era o Templo de Deus ou Casa de Deus – Seu santuário. O auditório da igreja que nós chamamos o santuário pode ser um “santuário” do ponto de vista que o edifício foi dedicado a Deus, mas não é Santuário de Deus no sentido que Paulo está se referindo.

(26)

habitação em vocês -- ele mora em vocês (coletivamente como igreja e em todos individualmente)”.

Os pregadores usualmente enfatizam o fato que o Espírito de Deus habita no cristão individualmente – e é certo. Obrigado Deus, maior é Aquele que habita em mim, do que aquele que habita no mundo. Apesar de nós vermos certas verdades sobre o Espírito habitando o corpo inteiro de crentes, nós ainda não entendemos estas verdades completamente.

Nós precisamos discernir e entender isto: Vocês a igreja inteira – onde quer que esteja – é templo de Deus; Seu santuário. E o Espírito de Deus tem Sua permanente habitação em vocês, como a Bíblia Amplificada traz, “para estar em casa em vocês (coletivamente como igreja e também individualmente)”.

Nós sabemos que o Velho Testamento nos mostra “tipos e sombras”, e que o Templo de Salomão é um tipo desta casa espiritual, o corpo de crentes. Nós também vimos que a Glória de Deus – o Espírito Santo – entrou e encheu o templo de Salomão, que era um tipo de Corpo de Cristo.

(27)

Nós falamos sobre indivíduos, sendo cheios com o Espírito Santo, – e é certo. Mas, louvado seja Deus, QUE TODO O CORPO, o Corpo de Cristo pode ser cheio com a

Glória de Deus!

Estudando sobre isto, observei que Paulo, em Rm. 6.4 falando sobre a ressurreição disse: “...Cristo ressuscitou

dos mortos pela GLÓRIA do PAI...” Mesmo que a Glória foi

manifestada no Velho Testamento ressuscitou Cristo dentre os mortos!

Outra versão diz que Jesus foi ressuscitado “... pela manifestação da Glória de Deus”. Estas são aquelas manifestações estavam nos Templos por todo o Velho Testamento: manifestações da Glória de Deus. Uma manifestação da Glória de Deus é uma manifestação do Espírito de Deus.

Rm.8.11, Paulo escreve: “Mas se o Espírito daquele que ressuscitou a Jesus dentre os mortos habita em vós, Aquele que dos mortos ressuscitou a Cristo dentre dos mortos também vivificará nossos corpos mortais pelo Espírito que em vós habita”.

(28)

importante. Mas nós ouvimos e sabemos muito pouco sobre que o Espírito Santo fará no corpo dos crentes como um todo por causa da Sua presença habitando.

O Espírito Santo habita em vocês coletivamente – e Ele quer entrar em manifestação! Nós sabemos que o Espírito Santo manifesta-se a si mesmo por meio de diferentes dons do Espírito, conforme listados em 1 Coríntios 12. Mas o Espírito Santo poderia manifestar-se noutras maneiras na “casa espiritual” que Pedro diz que nós somos: “Também vós mesmos, como pedras que vivem,

sois edificados casa espiritual para serdes sacerdócio santo, a fim de oferecerdes sacrifícios espirituais agradáveis a Deus por intermédio de Jesus Cristo” (1 Pedro 2.5)?

O Templo de Salomão – o edifício físico – foi edificado com pedras mortas. Nós crentes, por outro lado, somos chamamos “pedras vivas”. Nos tempos do Velho Testamento, havia um sacerdócio, mas Pedro diz que os crentes são um “sacerdócio santo”.

Agora observe o que aconteceu no Velho Testamento quando eles consagraram o Templo de Salomão:

(29)

2 CRÔNICAS 5.13,14

“E quando em uníssono, a um tempo, tocaram as trombetas e cantaram para se fazerem ouvir, para louvarem o SENHOR e render-lhe graças; e quando levantaram eles a voz com trombetas, címbalos e outros instrumentos músicos para louvarem o SENHOR, porque ele é bom, porque a sua misericórdia dura para sempre, então, sucedeu que a casa, a saber, a Casa do SENHOR, se encheu de uma nuvem; de maneira que os sacerdotes não podiam estar ali para ministrar, por causa da nuvem, porque a GLÓRIA do SENHOR encheu a Casa de Deus.”

Queridos amigos, existe algo sobre estarmos unidos cantando, orando, e adorando que traz Deus na situação! Existe poder na oração uníssona.

Todos os cantores, os que tocam instrumentos, sacerdotes, e todos os outros presentes na consagração no Templo de Salomão levantavam suas vozes – todos eles – unanimemente fazia um som. Evidentemente os cantores cantavam a frase, “Porque Ele é bom; e a sua misericórdia

(30)

os sacerdotes não podiam ali ministrar, por causa da nuvem que encheu a casa.

Deus é menos bom agora do que foi naquele tempo? Eu me lembro de alguns anos atrás que o irmão Oral Roberts popularizou-se com a afirmação, “Deus é um bom Deus”. Eu frequentemente o seguia nas reuniões naqueles dias (Eu tive minhas melhores reuniões naquelas igrejas quando eu o acompanhava).

Mas quase cada um daqueles pastores dizia para mim, “Eu queria que o irmão Roberts não dissesse aquilo!”

Eu respondi, “Por quê? Deus não é um bom Deus?” “Bem, sim,” eles disseram. “Mas isto deixa uma impressão errada”.

“O que significa para você, deixar uma impressão errada?”

“Bem, isto deixa tão cômodo para as pessoas se salvarem e curarem”

Eu diria, “Porque não. É mais fácil fazer as pessoas não se salvem e sarem. Jesus fez isto a muito tempo, antes do irmão Roberts entrar na situação, Glória a Deus!”

Deus é um bom Deus – ou ele é metade bom e metade mal? Graças a Deus, Ele é bom. Gloria a Deus, Ele

(31)

é BOM! O Senhor é BOM, e Sua misericórdia dura para sempre.

Eu digo a vocês, quando aqueles músicos e cantores entraram numa concordância e levantaram as suas vozes em louvor e adoração na consagração no Templo de Salomão, aquilo trouxe a Glória de Deus em manifestação, e a Glória de Deus encheu aquele Templo.

Agora vamos olhar para algo em Atos dos Apóstolos. Você lembra com Pedro e João entraram no Templo às 3 horas da tarde – a hora da oração – passando pela porta chamada Porta Formosa. Ficava um homem sentado à porta, coxo dede nascença, mas ficou sarado quando Pedro falou à ele, “...Em nome de Jesus Cristo de Nazaré levanta-te e anda.” (Atos 3.6). Os espectadores se maravilharam com o milagre, assim Pedro e João usaram da ocasião para pregar. Estando eles falando sobreveio um do conselho dos religiosos, interrogando, intimidando e ordenando a não falar ou ensinar no Nome de Jesus.

Atos 4.23,24

(32)

“Ouvindo isto, unânimes, levantaram a voz a Deus e disseram: Tu, Soberano Senhor, que fizeste o céu, a terra, o mar e tudo o que neles há;”

Observe este grupo de crentes não começou a lamentar a situações deles ou pedir por algo. Eles não começaram com murmurações.

Existe algo sobre Deus... Existe algo sobre o Seu caráter... Existe algo sobre a personalidade Dele… Existe algo sobre a Sua composição que nós precisamos aprender. Ele manifestado a Si mesmo quando Ele é exaltado e adorado.

Veja no Velho Testamento, quando eles levantaram as vozes unânimes, diziam, “Ele é bom e a sua misericórdia

dura para sempre”, eles não ficaram falando sobre eles

mesmos. Eles estavam falando sobre o Senhor. Deus começou a manifestar a Sua Glória quando o povo começou a exaltá-lo.

Agora veja a oração que Pedro, João e os seus companheiros oraram aqui em Atos 4. Eles começaram a dizer, “... Senhor Deus!” Eles começaram a falar sobre Deus, a adorá-lo e exaltá-lo. Isto é o que eles disseram:

(33)

Atos 4.24-31

“Ouvindo isto, unânimes, levantaram a voz a Deus e disseram: Tu, Soberano Senhor, que fizeste o céu, a terra, o mar e tudo o que neles há; que disseste por intermédio do Espírito Santo, por boca de Davi, nosso pai, teu servo: Por que se enfureceram os gentios, e os povos imaginaram coisas vãs? Levantaram-se os reis da terra, e as autoridades ajuntaram-se à uma contra o Senhor e contra o seu Ungido; porque verdadeiramente se ajuntaram nesta cidade contra o teu santo Servo Jesus, ao qual ungiste, Herodes e Pôncio Pilatos, com gentios e gente de Israel, para fazerem tudo o que a tua mão e o teu propósito predeterminaram; agora, Senhor, olha para as suas ameaças e concede aos teus servos que anunciem com toda a intrepidez a tua palavra, enquanto estendes a mão para fazer curas, sinais e prodígios por intermédio do nome do teu santo Servo Jesus. Tendo eles orado, tremeu o lugar onde estavam reunidos; todos ficaram cheios do Espírito Santo e, com intrepidez, anunciavam a palavra de Deus.”

Agora ouçam! Cada indivíduo foi cheio com o Espírito Santo, então aquele corpo de crentes era o templo de Deus.

(34)

Eles estavam em unânimes e aquele corpo foi cheio com o Espírito Santo.

Todos nós temos o Espírito Santo habitando em nós – toda pessoa que nasceu de novo tem o Espírito Santo habitando dentro dela.

Você pode ser uma pessoa cheia do Espírito Santo e falar em outras línguas. Por outro lado, existe algo a mais a se ver na passagem bíblica: Todos eles, o corpo dos crentes, foi cheio do Espírito Santo – como a Glória de Deus encheu a casa conhecida como templo de Salomão.

Você vê isto? Aqui é esta casa espiritual que compõe o corpo dos crentes, e o Espírito Santo encheu esta “casa”. Todos foram cheios! E o que aconteceu? Tremeu o lugar diz o verso 31. Graças a Deus, o lugar onde eles estavam reunidos tremeu!

Algumas vezes em nossas cruzadas vi a Glória de Deus chegar e encher a o edifício onde estávamos reunidos. Outras pessoas freqüentemente viam; algumas vezes apenas poucas pessoas. Às vezes, aquilo parecia umas camadas de nuvens, como um nevoeiro, ou como denso, uma névoa branca pairava sobre a cabeça das

(35)

pessoas. Ou , como em algumas vezes eu tenho visto a Glória de Deus manifesta como um vento.

A Bíblia fala sobre o Espírito Santo se manifestando a si mesmo como um vento. Ele fez isto no dia de Pentecostes:

Atos 2.1,2

“Ao cumprir-se o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar; de repente, veio do céu um som, como de um vento impetuoso, e encheu toda a casa onde estavam assentados.”

Uma vez eu estava no culto onde cada pessoa no prédio foi instantaneamente curada, e isso aconteceu quando o Espírito Santo manifestou-se a si mesmo como um vento. Eu estou desejando estar em mais cultos como este num futuro não muito distante. Isto aconteceu em reunião particular há alguns anos atrás nas igrejas da Assembléia de Deus no Leste do Texas. Eram pregações de reavivamento lá, o presbítero perguntou se eu poderia pregar numa campanha sendo o dirigente na mesma igreja. Então eu preguei um culto de manhã, e terminei meu

(36)

interpretou. Então falei novamente em línguas e o pastor se levantou e as interpretou elas.

E somente quando sua interpretação acabou, algo parecida como vento impetuoso atravessou aquele edifício. Todos ouviram-no: chooooo! E todos foram curados instantaneamente – incluindo uma mulher que estava presa deitada numa maca. Ela pulou da maca e começou a correr entre os banco da igreja!

Depois o pastor contou-me que os médicos tinham feito cirurgia naquela mulher por seis vezes, mas eles tinham dito que ela ia morrer. A aparência dela, era o quadro da morte. Eu me lembro: Eu a vi na maca, mas ninguém impôs as mãos nela.

Mais tarde o pastor e o presbítero me falaram que cada pessoa doente no prédio foi sarada. Eu somente tinha que acontecer uma vez, mas tinha estado em outras reuniões onde todos os perdidos e todos os desviados recebem salvação.

Nós esquecemos o vento? Nós esquecemos a nuvem? Nós esquecemos a Glória? Nós esquecemos as manifestações do Espírito Santo? Não! Nós rejeitamos esquecer! Nós acreditamos que novamente veremos a

(37)

Glória de Deus encher o templo assim como nos dias que se passaram, e, sim, em sua grande plenitude.

Oração

Levantamos a nossa voz em concordância Deus Pai, dizendo-te Tu és Deus! Tu és o Criador do universo. Tu és Aquele que fez o mundo e tudo que nele há. Tu és bom! E Sua misericórdia dura para sempre. Tu és te manifestaste a ti mesmo entre os homens.

Sim, Tu mesmo te manifestaste em nosso meio! Nós somos Teus. Nós somos Tua casa. Somos Teu templo. Vem, enche o Teu tempo. Enche o Teu templo – o corpo dos crentes – com a Sua Glória. Enche o seu Templo com a sua Glória. Enche Tua casa – o corpo dos crentes - com a Tua Glória. Para que o corpo de crentes é a Tua casa, pedras vivas, sacerdócio santo.

(38)

Referências

Documentos relacionados

Estudos com o objetivo de verificar o controle químico mais adequado para as plantas infestantes em terras altas são escassos, sendo assim, este trabalho tem por

Curvas de rarefação (Coleman) estimadas para amostragens de espécies de morcegos em três ambientes separadamente (A) e agrupados (B), no Parque Estadual da Ilha do Cardoso,

Este trabalho objetivou com auxílio da fotointerpretação e da análise multivariada analisar os parâmetros dimensionais da rede de drenagem através de 12 microbacias de 3 a ordem

Se a pessoa do marketing corporativo não usar a tarefa Assinatura, todos as pessoas do marketing de campo que possuem acesso a todos os registros na lista de alvos originais

Se os faders das bandas de frequência e todos os outros elementos de comando não estiverem já activados, use o botão IN/OUT ( ) para os activar.. Para monitorizar o nível de saída,

Com o objetivo de identificar a potência cti.:tivamcnte transmitida ú polp a pelo sistema rotor/estator de uma cél ula de tlotaç ào. Neste procedimento de

No que se refere ao diagnóstico de coagulação intravas- cular disseminada, assinale a alternativa que apresenta os três critérios diagnósticos mais importantes para esse

Data limite para as Coordenações de Cursos Superiores encaminharem à CORAE os processos de Colação de Grau, Atas de Apresentação do TCC, Termo de Aprovação, convalidação de