• Nenhum resultado encontrado

Prosa Segura: uma comemoração do Dia do Engenheiro e do Técnico de Segurança do Trabalho

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Prosa Segura: uma comemoração do Dia do Engenheiro e do Técnico de Segurança do Trabalho"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

NESTA EDIÇÃO:

Novembro

Azul

Febre

Chikun-gunya é tema

de palestras

Dia Mundial

do Diabetes

Seconci informa

02

04

05

07

No dia 27 de novembro, o Seconci-MG rece-beu em torno de 100 engenheiros e técnicos de segurança para um evento que comemo-rou o Dia do Profissional de Segurança do Tra-balho. Os presentes assistiram a palestras com profissionais da casa, entremeadas a interven-ções cênicas do grupo de teatro empresarial Todo Cultura.

Os personagens Tio Toinzinho e Juca Rapé receberam os convidados com um “dedo de prosa” bem à moda mineira, com café, queijo e rapadura. A Supervisora do Centro de Trei-namento do Seconci-MG, Débora Lobato, agradeceu a presença de todos e apresentou o novo espaço. Em seguida o Presidente do Seconci-MG, Eduardo Henrique Moreira, rea-lizou a abertura do evento, ressaltando a im-portância dos profissionais de segurança no desenvolvimento da construção civil no Brasil. A primeira palestra do dia foi realizada pela

Supervisora do Departamento de Segurança do Trabalho, Andreia Darmstadter, que falou sobre Gestão de SST na Construção Civil. An-dreia destacou a importância de se mudar a maneira de trabalhar dentro da construção, promovendo-se a gestão de riscos. Em meio a sua fala, a personagem Velhinha Surda partici-pou da conversa e interagiu com os presentes. Após o coffee break, o grupo de teatro empre-sarial Todo Cultura apresentou o esquete Dia H, que tratou não apenas da importância da segurança do trabalho, mas também de hábi-tos de vida saudáveis.

O Engenheiro de Segurança do Trabalho do Seconci-MG, Marco Artur de Mendonça Jr, fa-lou aos presentes sobre Trabalho em Altura.

>> Continua na pág. 2

Prosa segura:

uma comemoração do Dia do

engenheiro e do Técnico de

segurança do Trabalho

Andreia Darmstadter fala aos profissionais de segurança do trabalho sobre gestão de SST

(2)

Marco Artur abordou as especificidades da legislação no que concerne esse tipo de atividade, que é responsável por 49% dos acidentes de trabalho na construção civil, quase metade do total. Em meio a sua expla-nação, Marco Artur recebeu o personagem SuperFun, um super herói brasileiro que acha que sabe tudo sobre a NR35.

A última palestra da manhã foi com a En-genheira de Segurança do Trabalho e Fo-noaudióloga Izabela Frota. Ela esclareceu os presentes a respeito do Ruído Ocupa-cional, destacando a importância do

Le-vantamento de Risco Ambiental. Durante a apresentação, foi encenado o programa “Está De Alerta”, com o personagem Mar-celo Pressente, que destacou as conse-quências que as perdas auditivas podem trazer para o trabalhador.

O evento foi encerrado com a apresentação da equipe do Departamento de Segurança do Trabalho do Seconci-MG e com uma par-ticipação do palhaço Chevere, que divertiu a todos com uma mensagem sobre a necessi-dade de se comunicar bem.

O grupo de teatro empresarial Todo

Cultu-ra é parceiro do Seconci-MG, já tendo re-alizado vários esquetes cênicos em obras de associadas, focando temas relaciona-dos à saúde e à segurança do trabalho. Empresas filiadas à entidade contam com um desconto no valor das apresentações. Para mais informações, visite o site: www.todocultura.com.br.

Após o Outubro Rosa, o foco das campa-nhas mundiais de saúde é o homem. No ultimo mês comemorou-se o Novembro Azul. O Seconci-MG participou do movi-mento e realizou, no dia 24 do referido mês, um Bate-Papo com o Urologista da entidade, Roberto Amaral. O evento con-tou com cerca de 30 participantes, dentre funcionários da casa e trabalhadores de empresas associadas.

O bate-papo fez parte da campanha No-vembro Azul e abordou o câncer de prós-tata e outras doenças que afetam o

ho-mem. Roberto explicou quando deve-se começar a realizar exames preventivos e tirou dúvidas dos participantes. Ao final, interessados puderam agendar consultas com o profissional no Seconci-MG. Além disso, numa interação com a Secre-taria Estadual de Saúde e a Sociedade Bra-sileira de Urologia – Seção Minas Gerais, foram realizadas diversas palestras nas obras de empresas associadas, para cons-cientização sobre o câncer de próstata. Elas foram proferidas por médicos aloca-dos pela Sociedade Brasileira de Urologia.

Novembro azul

Dr. Roberto Amaral fala sobre o câncer de próstata e outras doenças que afetam os homens

Jornalista responsável:

Anna Carolina Aguiar - 17657 MG

DesiGn e DiaGraMaÇÃo:

Somanyideas

Todas os textos são de responsabilidade de seus autores e não refle-tem necessariamente o pensamento do SECONCI-MG. É permitida a reprodução desde que citada a fonte.

Rua Diamantina, 285 – Lagoinha CEP 31110-320 – Belo Horizonte – MG Tel.: (31) 3449-8000 / Fax: (31) 3449-8010

Gestão do Trabalho em Altura foi o tema abordado pelo enge-nheiro de segurança Marco Artur de Mendonça Jr

Izabela Frota chama atenção para os sintomas tardios e a

irreversibilidade da perda auditiva Velhinha Surda, personagem do grupo Todo Cultura, assiste à palestra junto aos participantes

Confira as fotos do evento no Facebook do seconci!

(3)

Na manhã do dia 03 de dezembro o Secon-ci-MG recebeu o Engenheiro Eletricista Hil-ton Moreno. O profissional ministrou uma palestra sobre linhas elétricas dentro do Curso Básico de NR10, que também estava aberta a interessados no assunto não ma-triculados nesta edição do curso.

A palestra foi articulada pela Cobrecom, empresa fundada na década de 90 que trabalha na fabricação e comercialização de fios e cabos elétricos de cobre para fins elétricos em baixa tensão. A empresa atua

em todo o Brasil, atendendo a vários seg-mentos do mercado como indústrias, en-genharias, construtoras, lojas de materiais elétricos e de construção, home centers, instaladoras elétricas, indústrias de eletro-domésticos, montadora de painéis elétri-cos, órgãos públicos e concessionários de energia elétrica.

Hilton Moreno também é membro do Comitê Brasileiro de Eletricidade da ABNT, com participação em diversas co-missões, dentre as quais a da NBR 5410

e da NBR 14039, além de participante de atividades de normalização técnica na Associação Mercosul de Normalização e no Comitê Panamericano de Normaliza-ção Técnica, professor do Curso de MBA de Gestão de Energia da Fundação San-to André, SP, palestrante em congressos, seminários e cursos no Brasil e no exte-rior e autor de várias publicações entre livros, manuais, guias, etc. e de inúmeros artigos técnicos. Dirige a Hilton Moreno Consulting, a Atitude Eventos e o Portal HMNews.

No último dia 04 de novembro, a FIEMG , através do SENAI e do SESI, e em parceria com a empresa Origem Jogos e Objetos, promoveu a exposição “Oficina do Pensar e Agir: Qualidade de Vida”. A apresentação aconteceu na Galeria de Arte do Edifício Robson Braga de Andrade, na sede da Fe-deração, e reuniu profissionais de RH, que puderam conhecer um kit de jogos inova-dor e objetivo.

Aprovado no Edital SESI/SENAI de Ino-vação, os jogos podem ser aplicados em uma metodologia, desenvolvida pela Origem, que permite a identificação e o aprimoramento das competências pro-fissionais. Assim, podem ser utilizados

pelo Setor de RH em atividades de re-crutamento, seleção, desenvolvimento de equipes e promoção de funcionários. Na exposição, foram apresentadas ca-racterísticas inovadoras de 10 perfis de trabalhadores que integram equipes de trabalho: o pesquisador, o experimen-tador e o multiplicador, que pertencem ao grupo dos “Aprendizes”; o superador, o comunicador e o líder, que integram o grupo dos “Organizadores”; e, finalmen-te, o inventor, o designer de ambientes, o companheiro e o narrador, enquadrados no grupo dos “Construtores” .

A Origem também levou uma amostra destes jogos ao 8º Fórum Sinduscon-MG

Gestão de Pessoas, realizado no dia 20 de novembro. Os palestrantes do Fórum fo-ram presenteados com alguns dos jogos, que também foram sorteados entre os participantes.

O Seconci-MG teve acesso ao kit de jogos desenvolvido pela Origem e identifica o potencial estratégico do material para mo-tivar o desenvolvimento de capacidades como trabalho em equipe, liderança e con-centração. Para saber mais sobre o projeto “Jogos para a Qualidade de Vida do Traba-lhador” acesse www.origem.com.br ou entre em contato com Maurício Lima pelo e-mail mauricio@origem.com.br ou pelos telefones (31) 3295-4757 ou 9601-5869.

seconci recebe palestra com Hilton Moreno

(4)

O mês de novembro contabilizou a realiza-ção de quase 50 palestras de educarealiza-ção em saúde, promovidas com o apoio do Seconci -MG em obras de suas associadas. A maio-ria dos temas abordados integrou a progra-mação de SIPATs e campanhas articuladas pela entidade, como a do “Novembro Azul”, que traz informações importantes sobre o câncer de próstata e outras doenças que afetam a saúde do homem.

Alcoolismo, Tabagismo, Drogas ilícitas, Ali-mentação saudável, Higiene bucal, Higie-ne pessoal, Hipertensão arterial, Stress e

qualidade de vida, Prevenção de doenças através de vacinas, Diabetes, DSTs/Aids, HPV e Primeiros Socorros figuram entre os conteúdos debatidos com funcionários das associadas Caparaó, MIP Edificações, Co-nartes, Grupo EPO, Perutz Cardoso, MRV, M.Matos, Sengel, Direcional, Odebrecht e Diniz Camargos.

Com o objetivo de alertar seus colabo-radores sobre a “Febre Chikungunya”, doença viral parecida com a dengue e também transmitida pelo Aedes aegypti, a Direcional Engenharia incluiu o tema na

programação da sua SIPAT 2014 . Com a intermediação do Seconci-MG, a empresa recebeu em uma de suas obras, no último dia 25 de novembro, Carlos Fernandes, do grupo Mobiliza-SUS. O técnico de mobi-lização social da Secretaria Municipal de Saúde (SMSA) falou sobre a nova doen-ça, esclarecendo sobres as diferenças em relação à dengue e apresentando ações preventivas para evitar sua transmissão. A Chikungunya é de origem africana e tem migrado para o Brasil. Já há casos notifica-dos na Bahia, Amapá, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais.

Febre Chikungunya está entre os temas

de palestras promovidas com o apoio do

seconci-Mg

No próximo dia 12 de dezembro, às 8h30, será lançado na sede da FIEMG o 8º Kit Qua-lidade do Sinduscon-MG, reafirmando o compromisso do Sindicato patronal com o desenvolvimento técnico da construção. O Kit reúne publicações com temas ambien-tais, econômicos, jurídicos e técnicos concer-nentes ao setor, com o objetivo de auxiliar profissionais em seus negócios.

Nesta edição, o Seconci-MG, braço social do Sindicato, novamente incluiu um item elabo-rado pelo seu Departamento de Segurança

do Trabalho – o Manual Básico para

implan-tação de segurança no Canteiro de obras.

O compêndio, em sua segunda edição, foi atualizado e reúne informações essenciais para a gestão da segurança no trabalho. Na programação do evento de lançamento, acontecerá a palestra “Cenário Político do Brasil: Desafios e perspectivas”, com a jor-nalista da Globo News, Cristiana Lôbo. as

inscrições são gratuitas, limitadas e exclu-sivas para associados e parceiros do sin-duscon-MG.

Publicação elaborada pelo seconci-Mg

integra 8º Kit Qualidade do sINDusCoN-Mg

Uma das palestras realizadas em obras com o apoio do Seconci-MG

(5)

No último dia 17 de novembro, o Seconci -MG abriu seu recém instalado Centro de Treinamento para a solenidade de certifi-cação da turma pioneira do Projeto Escola Móvel SESI/SENAI. A escola itinerante é uma iniciativa da FIEMG que promove cur-sos gratuitos de capacitação básica e, com a intermediação do Seconci-MG, ofereceu um curso de informática básica para filhos de funcionários do Grupo EPO. O curso foi ministrado em um Laboratório Móvel de informática, constituído por um veículo equipado com computadores e outros

equipamentos multimídia, instalado na sede da empresa.

Familiares dos alunos concludentes presti-giaram a cerimônia de entrega dos certifi-cados, que também contou com represen-tantes do Grupo EPO, do Seconci-MG e da FIEMG, consagrando mais um êxito dessa parceria no âmbito da educação.

Entre os participantes do evento estavam o mestre de obras José Geraldo Felício e Poliana Reis Felício. Pai e filha

participa-ram de oportunidades de desenvolvimen-to educacional promovidas pelo Secon-ci-MG. Ele integrou a primeira turma do Curso de Gestão e Liderança para Mestres e Encarregados oferecido pela entidade e fez questão de prestigiar a certificação da filha, mostrando a importância da sinto-nia familiar para o sucesso das propostas pedagógicas com vistas a melhorar a qua-lidade da educação e da mão de obra em-pregada na indústria da construção.

Projeto de educação itinerante beneficia

filhos de colaboradores do grupo ePo

O Seconci-MG vem contemplando uma programação de eventos que têm como objetivo chamar a atenção dos usuários de seus serviços para assuntos referentes à saúde, evidenciando a prevenção de do-enças e a melhoria da qualidade de vida. Através dos seus Departamentos de Ser-viço Social e Medicina Assistencial, tem realizado ações como palestras, aferições preventivas (pressão arterial, testes de gli-cemia, cálculo do IMC, etc), bate-papos e campanhas, em geral na data ou em dia próximo à data comemorativa do tema. No dia 14 de novembro, no qual é celebra-do o “Dia Mundial celebra-do Diabetes” a enfermei-ra Claudia Rezende reuniu funcionários de empresas associadas à entidade para falar sobre hipertensão e diabetes. Após a pa-lestra, os interessados também puderam fazer o teste de glicemia capilar, ou “ponta de dedo”, que possibilita a verificação dos

níveis glicêmicos no sangue.

O Diabetes é o aumento dos níveis de açú-car no sangue, conhecido como hipergli-cemia. Pessoas com idade acima dos 45 anos, que possuam familiares próximos com diabetes, que estejam no sobrepe-so ou obesidade, sedentárias, pressão alta, colesterol alto e que fazem uso de medicações que aumentam a glicose no sangue, são pessoas com maiores riscos de desenvolverem a doença, esclareceu Cláudia. A enfermeira também falou so-bre os sintomas mais comuns da doença: urinar excessivamente - inclusive acordar várias vezes a noite para urinar -, sede excessiva, aumento do apetite, perda de peso (em pessoas obesas a perda de peso ocorre mesmo estando comendo de for-ma excessiva), cansaço inexplicável, vista embaçada ou turvação visual e infecções frequentes.

Dia Mundial do Diabetes

Turma pioneira do projeto Escola Móvel SESI/SENAI

Enfermeira Cláudia Rezende aferiu pressão e realizou testes de glicemia no Seconci-MG

(6)

A Câmara Brasileira da Indústria da Cons-trução (CBIC) , aderiu, através do seu Fó-rum de Ação Social e Cidadania (FASC) à campanha internacional #diadedoar, flagrada mundialmente neste 02 de de-zembro. A ação é oriunda do movimento internacional #GivingTuesday, iniciado em 2012 nos Estados Unidos, e o Brasil participa pela primeira vez, já contando com ações da Indústria da Construção, primeiro segmento produtivo a se enga-jar na iniciativa.

O objetivo da campanha em favor da solidariedade é inspirar ações locais de doações para que as pessoas possam participar livremente de causas sociais em diversas partes do mundo. A inten-ção é que essas ações sejam replicadas,

transformando positivamente a vida de populações mais carentes. Podem parti-cipar tanto organizações sociais quanto empresas e pessoas físicas.

O Seconci-MG apóia esse movimento de solidariedade e reafirma sua índole para a responsabilidade social colaborando na divulgação de projetos dessa nature-za, como o Projeto Verena, que atende cerca de 230 crianças e adolescentes, na faixa etária de 06 a 16 anos em situação de risco social.

O Projeto Verena precisa de diversas for-mas de ajuda, como:

- serviços voluntários; - parcerias;

- doação de alimentos, material

pedagó-gico, roupas usadas, brinquedos e jogos pedagógicos, utensílios de cozinha, me-sas e cadeiras;

- doações financeiras.

Conheça o Projeto neste vídeo e envolva sua empresa nessa ação. Para mais in-formações sobre como ajudar, entre em contato através do telefone:

(31)3564-1901.

Campanha #Diadedoar

Crianças do Projeto Verena

O tão esperado Calendário 2015 PASI Se-conci-MG Sinduscon-MG será ofertado às empresas associadas nesse final de ano. A edição 2015 do anuário traz na capa a foto do vencedor do concurso cultural fo-tográfico “Destaques da Arquitetura Brasi-leira”, promovido pelo PASI, Seconci-MG e pelo Sinduscon-MG no período de 15 de setembro a 15 de outubro de 2014. No recheio estarão as melhores imagens

sele-cionadas através do concurso. A foto ven-cedora foi enviada por Alexandre Kröner, que ganhou uma Câmera Instantânea Fu-jifilm Instax Mini 8. Associado, aguarde o seu exemplar do calendário!

(7)

Sempre que uma nova gestão de uma Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) é eleita, é neces-sário que os representantes da CIPA recebam um treinamento específico. O objetivo do curso é capacitar os representantes sobre o que é e como deve se organizar a Comissão. Os cursos para cipistas acontecem tão logo o Departamento de Segurança do Trabalho do Seconci-MG reúna um número mínimo de participantes, que justifique sua realização. As inscrições podem ser feitas pelo telefone (31) 3449-8032, ou através do e-mail seguranca@seconci-mg.org.br.

Próximo curso: 15 a 18 de dezembro.

Curso de CIPA

4

De acordo com o item 10.8.8.2 da NR-10, a empresa precisa oferecer também uma reciclagem da norma a cada dois anos. Essa atualização também se faz necessária quando o trabalhador troca de função ou de empresa, retorna ao trabalho após uma pausa de três meses ou mais e quando ocorrem modificações significativas nas instalações elétricas ou uma troca de métodos, processos e organização do trabalho. A reciclagem da NR-10 também é oferecida pelo Seconci-MG. Os funcionários das empresas associadas devem comprovar ter fre-quentado o Curso Básico da NR-10, apresentando seu certificado de conclusão assinado por um profissional legalmente habilitado para isso. Para mais informações, entre em contato pelo telefone (31) 3449-8032. Próximo curso: o último curso do ano está em andamento.

Reciclagem da NR-10

3

Seconci-MG informa

De acordo com a NR-18, todos os empregados da construção civil devem receber um treinamento admissional antes de iniciarem o trabalho. O Seconci-MG oferece esse treinamento diariamente, de segunda a sexta-feira. Para que seus funcionários participem, empresas associadas devem agendar a participação até as 13h do dia útil anterior, através do e-mail seguranca@seconci-mg.org.br. Devem ser informados no e-mail, para que se realize o agendamento, a data pretendida do treinamento e o nome e telefone da empresa, além dos se-guintes dados do participante: nome, função, número e série da carteira de trabalho, identidade, CPF, data de nascimento e nome completo da mãe.

O SECONCI-MG oferece aos seus associados o Curso Básico de NR-10, uma capacitação para trabalhos em instalações elétricas e prevenção de acidentes relacionados a eletricidade, de acordo com as exigências da NR-10 – Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade. O treinamento acontece na sede da entidade, no bairro Lagoinha, e o investimento é de R$100,00 por inscrição, referentes ao material didático e ao lanche dos participantes. Mais informações no telefone (31) 3449-8032 e através do e-mail seguranca@seconci-mg.org.br. Próximo curso: o último curso do ano está em andamento.

Treinamento admissional

Curso básico de NR-10

1

2

Referências

Documentos relacionados

O Documento Orientador de 2013, dispondo sobre as atribuições do (a) professor (a) articulador (a) de projetos, determina que ele (a) deverá estar lotado (a) na unidade escolar,

O processo de pseudo-individuação (Stanton et al., 1988) evidencia-se claramente no caso apresentado. Por um lado, Ricardo sofre pressões para individuar-se. Sua família e

Our contributions are: a set of guidelines that provide meaning to the different modelling elements of SysML used during the design of systems; the individual formal semantics for

Outras possíveis causas de paralisia flácida, ataxia e desordens neuromusculares, (como a ação de hemoparasitas, toxoplasmose, neosporose e botulismo) foram descartadas,

Otto: Este filósofo e teólogo toma como base para sua definição de religião a experiência religiosa e introduz na discussão um conceito que muito vai influenciar a compreensão

No final, os EUA viram a maioria das questões que tinham de ser resolvidas no sentido da criação de um tribunal que lhe fosse aceitável serem estabelecidas em sentido oposto, pelo

Taking into account the theoretical framework we have presented as relevant for understanding the organization, expression and social impact of these civic movements, grounded on

O relatório encontra-se dividido em 4 secções: a introdução, onde são explicitados os objetivos gerais; o corpo de trabalho, que consiste numa descrição sumária das