• Nenhum resultado encontrado

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO E PLANEJAMENTO INFORMACIONAL NO DESENVOLVIMENTO DE UM PRODUTO: PROJETO DE UM KIT DE HIGIENE BUCAL COM ITENS ACOPLADOS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO E PLANEJAMENTO INFORMACIONAL NO DESENVOLVIMENTO DE UM PRODUTO: PROJETO DE UM KIT DE HIGIENE BUCAL COM ITENS ACOPLADOS"

Copied!
17
0
0

Texto

(1)

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO E

PLANEJAMENTO INFORMACIONAL

NO DESENVOLVIMENTO DE UM

PRODUTO: PROJETO DE UM KIT DE

HIGIENE BUCAL COM ITENS

ACOPLADOS

Pedro Arthur Silva Araujo (UFERSA ) partu-nf@hotmail.com Samira Yusef Araujo de Falani (UFERSA ) samyusef14@hotmail.com Deize Daiane Pinto Guilherme (UFERSA ) deize_daiane@hotmail.com Rafael de Azevedo Palhares (UFERSA ) rafaelpalhareseng@hotmail.com Thulio Rafael de Oliveira (UFERSA ) thuliorafael68@gmail.com

O trabalho apresenta o resultado de um projeto e desenvolvimento de um produto, baseado em metodologias existentes na literatura. O objetivo é mostrar as etapas necessárias para elaboração de um determinado produto. Para a realização do proojeto foram aplicadas ferramentas, como questionários quantitativos e qualitativos, que ajudam a coletar informações dos clientes, para serem transformadas em especificações meta para o produto. A criação desenvolvida foi um Kit de higiene bucal com itens acoplados. O produto é novo para o mercado e fundamentado para atender as necessidades do público alvo. O foco da pesquisa consistiu no planejamento estratégico do produto e o projeto informacional, finalizado com um desenho preliminar do produto, de acordo com as especificações obtidas. O produto contém quatro itens de forma compacta, que podem ser comercializados separadamente e desmontados após o uso, além de permitir recarregar os produtos caso um deles finalize.

Palavras-chave: Projeto, produto, kit de higiene bucal com itens acoplados.

(2)

2 1. Introdução

As criações de novos produtos vêm desempenhando um papel essencial no ambiente empresarial e nos dias atuais, principalmente nas empresas que tem como base a tecnologia. Através de produtos e serviços inovadores estas empresas conseguem se diferenciar das concorrentes e agregam valores para os seus clientes, de forma a ser competitivas e vivas no atual mercado globalizado e altamente dinâmico (FREITAS et. al, 2014).

Segundo Rozenfeld (2006) desenvolver produtos consiste em um conjunto de atividades por meio das quais se busca, a partir das necessidades do mercado e das possibilidades e restrições tecnológicas, e considerando as estratégias competitivas e de produto da empresa, chegar às especificações de projeto de um produto e de seu processo de produção, para que a manufatura seja capaz de produzi-lo.

O Processo e Desenvolvimento dos Produtos - PDP tem se tornado cada vez mais importante no cenário das empresas. Esse processo está sendo a chave para a competitividade, em virtude do aumento da concorrência, das rápidas mudanças tecnológicas e das exigências cada vez maiores dos consumidores. Tudo isso, exige das empresas maior agilidade, produtividade e alta qualidade que dependem da eficiência e eficácia do processo de desenvolvimento de produtos.

De acordo com Massirer (2003), o PDP é amplamente utilizado por empresas de diversos setores e tamanhos, adaptando-se às características de cada uma e sendo responsável por fornecer dados e informações às equipes de execução e planejamento do PDP, sobre as necessidades e requisitos dos clientes. Por isso, um novo produto necessita de um projeto bem estruturado que descreva metodicamente todas as fases de planejamento e execução, além do mapeamento das necessidades e anseios dos clientes.

Os novos produtos tendem a evoluir com o homem e alguns tentam facilitar sua vida. Dessa forma, este trabalho apresenta o desenvolvimento do conceito de um novo produto para o mercado, o kit de higiene bucal com itens acoplados. Para isso foi utilizada a metodologia apresentada por Rozenfeld et al. (2006).

(3)

3 O Processo de Desenvolvimento de Produto (PDP) pode ser determinado por um conjunto de atividades, onde se busca a partir das necessidades do mercado e das possibilidades e restrições tecnológicas, chegar às especificações de projeto de um produto e de seu processo de produção, para que a manufatura seja capaz de produzi-lo. Ele ainda envolve o acompanhamento do produto após o lançamento, como também o planejamento da descontinuidade do produto no mercado, agrupando estes conceitos na especificação do projeto, atendendo assim, todas as necessidades do produto ao longo do seu ciclo de vida (ROSENFELD et al., 2006).

O PDP consiste em três macros fase, o pré-desenvolvimento que é a etapa inicial de preparação e planejamento para o desenvolvimento do produto, o desenvolvimento, consiste em etapas mais detalhadas para construção do produto, como projeto informacional, projeto conceitual, projeto detalhado, preparação para produção e lançamento do produto, e o pós-desenvolvimento, agrupa a fase de acompanhar produto e processo e a fase de descontinuar o produto. Nesse trabalho foi abordado as duas primeiras macro fases, sendo exploradas as etapas de planejamento estratégico do produto e o projeto informacional.

2.1 Planejamento estratégico do produto

O planejamento estratégico do produto consiste no passo inicial para o seu pré-desenvolvimento, seguido do projeto do produto. Essa etapa envolve as atividades de definição do projeto baseadas nos interesses estratégicos da empresa, atribuindo assim os devidos recursos e equipamentos disponíveis, além de pesquisas de mercado e de analisar os concorrentes e clientes para dar início ao processo de implementação do produto. O time formado para o planejamento estratégico direciona os recursos para a elaboração das características gerais do produto. (ROSENFELD et al., 2006)

O objetivo do Planejamento Estratégico de Produtos é revisar o plano estratégico de negócios, consolidar informações de tecnologia e mercado, analisar, propor mudanças, e verificar a viabilidade no portfólio do produto, decidir o inicio do planejamento de um produto do portfólio (ROSENFELD et al., 2006). Para isso, são utilizadas nesta pesquisa algumas ferramentas como brainstorming, uma técnica de criatividade capaz de gerar ideias de novos produtos para compor o portfólio de produtos (BAXTER, 2003); método score, ferramenta

(4)

4 capaz de avaliar ideias de produtos de acordo com critérios e notas previstos pelos desenvolvedores de produtos.

2.2 Projeto informacional

De acordo com Rosenfeld et al., 2006, o projeto informacional agrupa o conjunto de requisitos a respeito do sistema-produto. Essas informações elaboradas durante o projeto informacional devem refletir nas características do produto, para assim atender as necessidades dos clientes e da organização fabricante. Isso se torna muito importante, pois é a chave para o produto ser aceito no mercado.

O objetivo do Projeto Informacional é revisar e atualizar o escopo, detalhar o ciclo de vida do produto, identificar os requisitos dos clientes do produto, definir os requisitos do produto, definir especificações meta do produto, monitorar a viabilidade econômica do produto (ROSENFELD et al., 2006).

Para identificar os requisitos do cliente e transformá-lo em requisitos do produto, foram utilizados alguns instrumentos tais como questionários qualitativo e quantitativo e análise do índice de importância corrigido pela qualidade.

3. Metodologia

O artigo iniciou-se com a etapa de planejamento estratégico do produto, por meio da aplicação da ferramenta brainstorming, etapa onde os autores contribuíram com a maior quantidade de ideias possíveis, para que se obtivesse um possível produto. Após as ideias serem registradas, elas foram agrupadas e filtradas para serem consideradas as mais relevantes e viáveis para a realidade.

Em seguida foi realizada a aplicação no método baseado em notas, também chamado como método score, que se fez necessário para saber qual dos produtos idealizados e considerados ao final do brainstorming seria desenvolvido. Se fez necessário ainda uma pesquisa no banco de patentes do Instituto Nacional de Propriedade Intelectual - INPI para saber se esse produto já existia e teria sido registrado.

O projeto informacional iniciou com a identificação dos possíveis clientes e aplicação de um questionário qualitativo, elaborado pelo grupo desenvolvedor e aplicado por meio do Google

(5)

5 Formulário, para saber as informações e possíveis características do produto. Essa etapa da pesquisa obteve 56 respondentes.

Com as informações do questionário anterior, foi possível a construção da árvore da qualidade demandada, onde foi possível organizar as respostas em características do produto primária e secundária e definir características do próximo questionário a ser aplicado.

A próxima etapa foi a aplicação de um questionário quantitativo, para saber o grau de importância de cada característica mencionada pelos possíveis clientes durante o primeiro questionário, permitindo realizar uma análise do índice de importância corrigido pela qualidade.

A partir das informações consideradas na presente pesquisa, um desenho preliminar do produto foi elaborado com o AutoCAD 2007.

4. Processo de desenvolvimento do Kit de Higiene Bucal com Itens Acoplados 4.1 Uso da ferramenta Brainstorming

Brainstorming é o termo dado para “tempestade de ideias”, essa é a etapa onde se contribui

com a maior quantidade de ideais, fazendo uso da imaginação e quebrando as barreiras mentais, estimulando a liberdade e criatividade dos colaboradores, é determinado um tempo para a equipe fornecer as ideias, onde são anotadas pelo relator.

Neste tempo proposto, as ideias fornecidas foram: kit de higiene bucal com itens acoplados, jogo que aplicasse conceitos do curso de engenharia de produção, embalagem de alimentos com lacre, cadeira regulável ergonomicamente, impressora 3D baseada em cola quente, aplicativo de contatos para a cidade de Angicos/RN, aplicativo de entrega de compras para supermercados e medidor de calorias instantâneo.

O próximo passo do brainstorming foi agrupar essas ideias e escolher as que possuíam menos restrições de recursos tecnológicos, materiais e mão-de-obra, ou seja, ideias que seriam mais viáveis de desenvolver, fazendo assim um refinamento, onde o objetivo seria criar um produto novo para o mercado. Nesse caso, foram escolhidas as ideias: kit de higiene bucal com itens acoplados e um jogo que aplicasse conceitos do curso de engenharia de produção.

(6)

6 4.2 Aplicação do modelo baseado em notas ou método score

O modelo permite aos responsáveis pelo projeto, analisar qual produto será selecionado para ser desenvolvido. Primeiramente é necessário definir os critérios para a análise, que no caso foram: interesse do consumidor, custo operacional, novidade para o mercado, viabilidade técnica e flexibilidade para criação de família de produtos.

A equipe relacionou cada um dos critérios entre si atribuindo o grau de importância, para então ser definido o peso para cada índice, indicando o nível de importância de cada critério. As notas foram atribuídas de 0 a 2, onde 0 significa menos importante, 1 para igual importância e 2 para maior importância. Dessa forma, o peso de cada critério foi definido a partir da soma dos valores indicados no relacionamento entre os critérios.

Quadrado 1 – Resultado do relacionamento entre os critérios de escolha do projeto

Interesse do consumidor Custo Operacional Novidade para o mercado Viabilidade técnica Flexibilidade para criação de família de produtos Pesos Interesse do consumidor - 2 1 1 2 6 Custo Operacional 0 - 1 1 2 4 Novidade para o mercado 1 1 - 0 1 3 Viabilidade técnica 1 1 2 - 2 6 Flexibilidade para criação de família de produtos 0 0 1 0 - 1

A partir desse momento cada integrante da equipe de projeto fez a sua avaliação de forma individual em relação cada um dos dois projetos escolhidos no brainstorming. As notas foram atribuídas de 1 a 5, onde 1 representa menor desempenho do produto no critério e 5 maior desempenho. Calculou-se ainda a média para identificar qual critério possuía maior desempenho, sendo expressa de acordo com a equação 1.

Média de avaliação =

(Equação 1)

Onde i é a nota para cada critério e n é a quantidade de notas obtidas para cada critério.

(7)

7 KIT DE HIGIENE BUCAL Notas Média Desenvolvedor 1 Desenvolvedor 2 Desenvolvedor 3 Desenvolvedor 4 Interesse do consumidor 5 5 5 3 4,5 Custo Operacional 3 3 3 3 3 Novidade para o mercado 3 5 4 4 4 Viabilidade técnica 4 4 5 3 4 Flexibilidade para criação de família de produtos 2 1 3 5 2,75

Quadro 3 - Método score avaliação do Jogo

JOGO Notas Média Desenvolvedor 1 Desenvolvedor 2 Desenvolvedor 3 Desenvolvedor 4 Interesse do consumidor 5 5 4 4 4,5 Custo Operacional 2 4 3 5 3,5 Novidade para o mercado 3 4 5 3 3,75 Viabilidade técnica 3 4 3 4 3,5 Flexibilidade para criação de família de produtos 1 1 3 4 2,25

Diante da média de avaliação de cada critério, foi calculada a média ponderada pelos pesos definidos anteriormente, para analisar a ordem de prioridade dos projetos a serem desenvolvidos. A média ponderada é dada pela equação 2:

(Equação 2)

Quadro 4 – Resultado do método score

Kit Jogo

Média Ponderada 3,8875 3,775

Com a aplicação do método score, foi possível definir o Kit de higiene bucal com itens acoplados como o produto a ser desenvolvido.

(8)

8 4.3 Pesquisa de análise de mercado

Após a escolha do produto a ser desenvolvido, foi necessária uma pesquisa para saber se já existia no mercado algum produto similar. Para isso, foi realizada uma consulta via internet ao

site do Instituto Nacional de Propriedade Industrial - INPI, para ser verificada a inexistência

de produtos já patenteados no Brasil que tivesse o mesmo fim.

A Figura 1 traz o resultado da consulta, podendo ser visto que ainda não há no Brasil nenhum produto similar ao desenvolvido, tornando a possibilidade do desenvolvimento de um novo produto para o mercado, que atenderá as necessidades dos clientes.

Figura 1 – Consulta de patente ao INPI

Fonte: INPI (2016)

4.4 Aplicação do questionário qualitativo

Inicialmente foi definido que o público alvo do produto seriam pessoas que viajam ou passam o dia fora, ou seja, que necessitam de um produto para higienização bucal fora da sua residência. Por isso, na elaboração das perguntas foi considerado se as pessoas possuíam esse perfil.

(9)

9 Nessa etapa, foi elaborado um questionário qualitativo e aplicado por meio do Google Formulário de forma aleatória, com o objetivo de obter informações acerca das características dos itens que devem compor o produto e das necessidades dos possíveis clientes.

Quadro 5 - Questionário aberto

Descrição da Pesquisa

Somos alunos do curso de engenharia de produção, cursando a disciplina de projeto e desenvolvimento do produto, estamos realizando uma pesquisa para saber sua opinião sobre um produto novo para o mercado, um kit de higiene bucal com itens acoplados. Suas informações vão nos ajudar a entender suas necessidades.

Sexo: Feminino ( ) Masculino ( ) Idade

( ) 15-25 ( ) 26-35 ( ) 36-45 ( ) Acima de 45

1. Você costuma levar, ao sair de casa, produtos de higiene bucal?

2. Quais produtos de higiene bucal costuma usar quando está fora de casa?

3. Com que frequência diária você usa produtos de higiene bucal fora de casa? 4. Quais produtos de higiene bucal costuma usar quando está fora de casa?

5. Com que frequência diária você usa produtos de higiene bucal fora de casa?

6. Quais características um kit de higiene bucal deve conter? (Tamanho, peso, cor, material, design e etc.)

7. Onde você gostaria de comprar esse tipo de produto?

8. Que faixa de preço você considera justo para esse produto?

4.5 Árvore da qualidade demandada

Os dados do questionário qualitativo foram utilizados para a construção da árvore da qualidade demandada. Para isso, as características do produto oriundas das respostas foram desdobradas em níveis primários e secundários. Com isso, construiu-se a árvore de qualidade demandada, organizando as respostas dos potenciais clientes, em características do produto, essa etapa foi importante para a elaboração do questionário objetivo.

(10)

10

Quadro 6 - Árvore da qualidade demandada

Nível Primário Nível Secundário

Aparência Pequeno Design Moderno Cor moderna Cor neutra Cor transparente Compacto Design Inovador Design minimalista Cores escuras Cor rosa Material Impermeável Plástico Material de qualidade Valores ambientais Material resistente Usabilidade

Facilidade em abrir e fechar Fácil limpeza Funcionalidade Kit recarregável

Manuseio

Característica dos componentes

Escova macia Escova flexível Opção de escova infantil

Formato Ergonômico Fita dental

Fio dental Pasta refrescante

Pasta com flúor Pasta clareadora Pasta antibacteriana Distribuição Farmácia Supermercado Restaurante Lanchonete

(11)

11 Conveniência Mercado Internet Lojas de variedades Rodoviária Aeroporto Hotéis Máquinas de autosserviço Preço R$15 à R$19,99 R$20 à R$24,99 R$25 à R$30

4.6 Aplicação do questionário quantitativo

Após a elaboração da árvore da qualidade demanda, foi elaborado o questionário quantitativo a fim de mensurar a importância de cada requisito secundário. A figura 2 apresenta uma amostra da tela do questionário disponibilizado via Google Formulário para a obtenção de informações acerca do grau de importância de cada característica identificada no questionário anterior.

(12)

12 Cada requisito recebeu uma pontuação de importância pelo público e foram gerados dados sobre esta relevância. Para tratamento e avaliação dos dados a equipe desenvolvedora do produto fez a avaliação competitiva e estratégica de cada requisito, assim pôde ser o encontrado o Índice de Importância Corrigido da Qualidade Demandada - IDi* composto pela fórmula contida na equação 3 de cada característica do produto.

IDi* = IDi x x (Equação 3) Sendo:

IDi* = Índice de importância corrigido da qualidade demandada IDi = Importância dos itens da qualidade demandada

Ei = Avaliação estratégica dos itens da qualidade demandada Mi = Avaliação competitiva dos itens da qualidade demandada

Para o cálculo do IDi* foram necessários tratamentos nos dados, obtendo a média de importância atribuída pelos respondentes, o que foi chamado no quadro 7 de Peso Relativo. Os índices Mi e Ei foram determinados a partir da análise estratégica e competitiva, as notas foram atribuídas pelos próprios colaboradores, onde:

Avaliação competitiva Mi: 0,5 acima da concorrência 1,0 similar a concorrência 1,5 abaixo da concorrência

2,0 muito abaixo da concorrência

Avaliação estratégica Ei: 0,5 importância pequena 1,0 importância média 1,5 importância grande 2,0 importância muito grande

(13)

13

Demanda da qualidade Média Soma dos

grupos Peso Relativo Mi Ei IDi* Pequeno 4,06 4,54% 1 1,5 5,56% Design Moderno 3,91 4,36% 1 1,5 5,34% Compacto 4,30 4,80% 0,5 2 4,80% Design Inovador 2,96 3,30% 0,5 1,5 2,86% Design minimalista 2,81 3,14% 1 0,5 2,22% Possuir várias cores 1,98 20,01 2,21% 1 0,5 1,56% Impermeável 4,53 5,06% 1 1,5 6,20% Valores ambientais 4,40 4,92% 1 1 4,92% Material resistente 4,57 13,51 5,11% 1 1 5,11% Facilidade em abrir e fechar 4,64 5,18% 0,5 1,5 4,49% Fácil limpeza 4,81 5,37% 0,5 1,5 4,65% Kit recarregável 4,38 4,89% 1 1,5 5,99% Manuseio 4,68 18,51 5,23% 1 2 7,39% Escova macia 4,39 4,90% 0,5 2 4,90% Escova flexível 3,49 3,90% 0,5 1,5 3,37% Opção de escova infantil 3,49 3,90% 0,5 1,5 3,37% Formato Ergonômico 3,70 4,13% 0,5 1 2,92% Fita dental 3,38 3,78% 0,5 1 2,67% Fio dental 4,09 4,56% 0,5 1 3,23% Pasta refrescante 3,85 4,30% 1 1,5 5,27% Pasta com flúor 3,79 4,23% 1 1,5 5,18% Pasta clareadora 3,15 3,52% 1 1,5 4,31% Pasta antibacteriana 4,19 37,52 4,68% 1 1,5 5,73%

Na figura 3 podem-se visualizar graficamente os principais itens de qualidade. Dessa forma foi possível conhecer os principais requisitos a serem atendidos para satisfação do cliente a partir de sua importância.

(14)

14 Os requisitos mais importantes foram o manuseio, ter o material impermeável, o kit ser recarregável, conter pasta antibacteriana e ser pequeno. É de grande relevância considerar esses requisitos para que o produto seja bem aceito no mercado.

No quadro 8, são apresentados os requisitos e especificações meta de cada item caracterizado como mais importante. Essas especificações meta são características necessárias para atender aos requisitos dos clientes.

Quadro 8 - Análise dos resultados – Priorização dos itens

Itens dos requisitos dos clientes

(qualidade demandada) Requisitos do Produto Especificações Meta

Fácil manuseio do produto Formato retangular simples, pegada

ergonômica. 10 a 15 cm de comprimento

Ter material impermeável Bioplástico (polímeros, thermoplásticos)

Biodegradável, resistente, durável, flexível.

Ter creme dental recarregável Peso 35g a 70g Ter refil de fio dental Metros / sabor 25metros / menta Ter creme antibacteriano Aloe Vera Fração do creme

Ter design moderno Escala hedônica de satisfação

visual do produto 1 a 7 Ter creme refrescante Escala hedônica de refrescância 1 a 7 Ter escova macia Escala hedônica de maciez 1 a 7

(15)

15 5. O Produto

O desenho inicial do protótipo foi desenvolvido no software AutoCAD 2007, e uma das principais características observadas na figura 3 é a facilidade de manuseá-lo, o produto contém uma escova, pasta dental, fio dental e uma tampa para a proteção da escova. Cada componente pode ser manuseado individualmente e/ou ser encaixado para uso.

Os requisitos e as especificações meta foram levados em consideração no momento da elaboração do desenho, que apresenta uma forma compacta e de fácil manuseio. Os itens podem ser fabricados de maneira separada, para que se possam ser recarregáveis de acordo com a necessidade dos clientes.

A figura 4 mostram os itens do produto, as medidas estão em centímetros.

Figura 4 – Componentes do produto

A figura 5 mostra a escova e o suporte de armazenamento da pasta dental, a escova será fixada no bico do suporte que servirá como base para o manuseio da higienização.

(16)

16 A figura 6 apresenta como ficará o produto para ser guardada, a tampa de proteção da escova também servirá para o fechamento do bico do suporte de armazenamento da pasta dental, e o fio dental será fixado atrás do suporte. O item completo contém menos de 15 cm, ou seja, está de acordo com as especificações meta.

Figura 6 – Kit compactado para transporte

6. Considerações Finais

O processo de desenvolvimento do produto é um conjunto de atividades que busca nas necessidades dos clientes uma busca de um novo produto para o mercado ou de uma melhoria de um já existente. A aplicação das ferramentas durante o PDP foi fundamental para um bom gerenciamento das fases do desenvolvimento do produto e para conseguir atender aos requisitos dos clientes.

(17)

17 O produto desenvolvido é novo para o mercado, o kit de higiene bucal com itens acoplados procurou atender as necessidades dos potenciais clientes consultados. A ideia do produto ser compacto para facilitar o manuseio dos clientes foi atendida, com menos de 15cm o Kit pode ser guardado em pequenas bolsas sem ocupar muito espaço.

O esboço do protótipo teve o propósito de mostrar a ideia inicial do produto e a forma de uso do mesmo. Como visto, os itens podem ser desmontados após o uso e colocado na forma compacta além de permitir recarregar os produtos caso um deles finalize.

O presente artigo abre lacunas para que futuros trabalhos ainda sejam desenvolvidos, principalmente relacionados a descrição da continuação do processo de desenvolvimento do Kit de higiene bucal com itens acoplados, demonstrando o quanto um modelo de PDP é importante para o desenvolvimento de novos produtos.

REFERÊNCIAS

BAXTER, M. - Projeto de Produto - Guia Prático para o Desenvolvimento de Novos Produtos – São Paulo, Editora Edgar Blücher, 2003.

FREITAS, Fabrizio Leal. et al. Processo de Desenvolvimento de Produto: aplicação em um projeto de P&D dentro do programa ANEEL. XXIV Seminário Nacional de Parques Tecnológicos e Incubadoras de Empresas, Belém, 2014.

MASSIRER, Volmir Rogerio. O Processo de Desenvolvimento do Produto e o Planejamento do Suporte ao

Cliente. Dissertação (Engenharia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2003.

ROZENFELD, H.; FORCELLINI, F.A.; AMARAL, D.C.; TOLEDO, J.C.; SILVA, S.L.; ALLIPRANDINI, D.H.; SCALICE, R.K. Gestão de Desenvolvimento de Produtos: uma referência para a melhoria do processo. São Paulo: Saraiva, 2006.

Referências

Documentos relacionados

- Se o estagiário, ou alguém com contacto direto, tiver sintomas sugestivos de infeção respiratória (febre, tosse, expetoração e/ou falta de ar) NÃO DEVE frequentar

Verificada a efetividade da proposta, a Comissão de Licitações declarou vencedor o licitante Francisco Souza Lima Helm, sendo o total do item 14 licitado o valor de

Não Não Min./horas Baixa Semi- persistente Min./horas Min./horas Não Não Horas/dias Média Circulativa Min./horas Min./horas Horas/dias Não Dias/semanas Alta Propagativa

A análise mostrou a oportunidade de (i) adoção de uma estratégia de planejamento que reflita um modelo sustentável de desenvolvimento que inclua decisões sobre o futuro da Amazônia

Local de realização da avaliação: Centro de Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação - EAPE , endereço : SGAS 907 - Brasília/DF. Estamos à disposição

Se você tiver, no mínimo, três anos de vinculação ao Plano, terá direito ao Benefício Proporcional Diferido (BPD), que consiste em manter o saldo de Conta de

c.4) Não ocorrerá o cancelamento do contrato de seguro cujo prêmio tenha sido pago a vista, mediante financiamento obtido junto a instituições financeiras, no

[r]