• Nenhum resultado encontrado

A relação entre estresse infantil e desempenho escolar

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "A relação entre estresse infantil e desempenho escolar"

Copied!
18
0
0

Texto

(1)

A relação entre estresse infantil e desempenho

escolar

Nathalia Karoline PRONI1

Elisabete Scaglia TRENTO2 Resumo: O estresse é caracterizado por situações, boas ou ruins, que resultam

em reações físicas ou psicológicas no indivíduo. Situações estas que acometem indivíduos de qualquer idade, inclusive crianças. A realização desta pesquisa provém da inquietação em compreender a relação entre o estresse e o desempe-nho escolar dos alunos, analisando as causas e sintomas provenientes do estresse infantil. Saber identificar e compreender as fontes estressoras na infância e as consequências atreladas a elas é fundamental no auxílio da superação desse qua-dro, principalmente por parte dos docentes. A discussão desses temas auxiliam professores a tomarem conhecimento da importância da intervenção docente, que oferece bases e auxílio para que os alunos se desenvolvam e lidem com as situações estressoras às quais estão submetidos. O que se observa é que há rela-ção direta entre estresse e desempenho escolar, com uma criança que apresenta sintomas de estresse não possuindo pleno desenvolvimento cognitivo, e que o professor tem papel fundamental na mediação da aprendizagem, e essa inter-venção é capaz de amenizar os sintomas e as consequências desse quadro no processo de ensino e aprendizagem.

Palavras-chave: Estresse. Estresse Infantil. Desempenho Escolar.

Aprendiza-gem.

1 Nathalia Karoline Proni. Graduada em Pedagogia pelo Claretiano – Centro Universitário.

E-mail: <nathy_slika_@hotmail.com>.

2Elisabete Scaglia Trento. Graduada em Formação de Psicólogos pela Universidade Metodista de Piracicaba (1981) e mestre em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas – PUC (1993). E-mail: <trento.elisabete@terra.com.br>.

(2)
(3)

1. INTRODUÇÃO

Em um mundo consideravelmente agitado e globalizado, torna-se inevitável que os indivíduos, em meio a tantas atividades e responsabilidades diárias, desenvolvam um quadro de cansaço excessivo e irritabilidade que acaba por atrapalhar seu desempenho em suas ações, características que recebem o nome de estresse ou

stress.

O presente trabalho tem por objetivo geral verificar a relação entre o estresse e o desempenho escolar, verificando se as dificulda-des de aprendizagem podem estar relacionadas ao estresse infantil.

Lipp et al. (2002, p. 51-52) definem:

O estresse é uma reação do organismo composta por com-ponentes físicos e/ou psicológicos, causados pelas alte-rações psicofisiológicas que ocorrem quando a pessoa se confronta com uma situação que, de um modo ou de outro, a irrite, amedronte, excite ou confunda, ou mesmo que a faça imensamente feliz.

Apesar de se tratar de um termo que precipitadamente remete a situações de indivíduos adultos, atinge crianças com a mesma intensidade. Pacanaro e Di Nucci (2005) afirmam que o estresse em adultos produz muitas consequências em suas vidas, o que não se distingue do estresse infantil, que também traz sérios reflexos no cotidiano da criança; a diferença entre ambos está nos sintomas e em suas causas.

A partir da definição do estresse e suas consequências, a pes-quisa busca analisar as principais causas e os sintomas do estresse infantil, além de verificar se a intervenção por parte do professor pode auxiliar na superação das dificuldades escolares dos alunos com estresse.

Uma criança estressada pode possuir problemas em diversas áreas; na escola o aluno com estresse pode desenvolver sérias difi-culdades em relacionar-se com os colegas e obter sucesso em sua aprendizagem, resultando em um desempenho escolar baixo.

(4)

A hipótese a ser levantada neste contexto é a de que, se ocor-rer a intervenção e mediação de professores no ambiente escolar, então pode-se aliviar as consequências do estresse, mesmo que este não seja resultado de fontes estressoras do ambiente escolar. O pro-fessor pode oferecer um ambiente agradável e auxiliar seu aluno em suas dificuldades, evitando assim que seu desempenho cogniti-vo seja afetado severamente.

Lemes et al. (2003) nos alertam para o fato de que em nosso país não há uma política de prevenção à saúde geral que inclua o estresse em crianças e, por esse motivo, na maioria das vezes, pode passar desapercebido, o que resulta em vários males aos pequeni-nos. Esse fato nos faz refletir sobre a importância de conscientiza-ção de pais e professores sobre esse novo vilão.

Ao se compreender a gravidade das consequências do estres-se no deestres-senvolvimento das crianças, principalmente em estres-seu deestres-sem- desem-penho escolar, torna-se imensamente necessário que pais e profes-sores estejam sempre atentos aos sintomas apresentados, visando ao diagnóstico e à amenização dos mesmos.

Nesse contexto, a presente pesquisa se torna relevante na área educacional e até mesmo psicológica, à medida que oferece infor-mações essenciais na percepção do estresse, definindo os principais sintomas e causas, e alertando sobre a importância da ação de pro-fessores nessa situação.

A pesquisa está dividida em três subtítulos. O primeiro, deno-minado “O estresse e suas definições” visa definir o que é o estresse e suas vertentes, voltando-se principalmente para as definições do estresse infantil.

No segundo, “As diversas causas e sintomas de estresse em crianças”, há a reflexão sobre as principais fontes estressoras que cercam as crianças, os sintomas apresentados por elas, além de apontar algumas das consequências do estresse no cotidiano dos pequenos, principalmente no desempenho escolar.

Já no terceiro, denominado “O estresse e o desempenho es-colar”, há o detalhamento da relação entre o estresse e as dificulda-des de aprendizagem, verificando que as alterações resultantes do

(5)

estresse podem interferir diretamente no desempenho escolar das crianças, e alertando sobre a importância do professor desenvolver uma boa relação com seus alunos, amenizando o quadro de estresse dos mesmos.

2. DESENVOLVIMENTO O estresse e suas definições

Tão importante quanto verificar as relações entre estresse e desempenho escolar é esclarecer o que realmente é estresse, por meio de teorias que resultaram de diversos estudos e pesquisas na área. Vale ressaltar que não se tratam de conceitos definidos e imu-táveis, mas sim conceitos que buscam o esclarecer o real signifi-cado do estresse, principalmente em crianças, para aqueles que se interessam pelo assunto.

Em um mundo a cada dia mais globalizado, os indivíduos possuem cada vez mais responsabilidades, exigências e tarefas a cumprir. A correria contra o tempo para concluir todas as atividades necessárias e a relação com diversas pessoas e suas peculiaridades podem resultar em um estado físico e psicológico desconfortável para o indivíduo; tal estado pode ser denominado de estresse.

Pereira (2002) aponta que a palavra “estresse” deriva do la-tim e foi empregada primeiramente no século XVII referindo-se à fadiga ou cansaço. O termo alcançou uma difusão tão grande que quase acabou se transformando em um sinônimo para qualquer tipo de alteração negativa do indivíduo.

Alguns o utilizam erroneamente para se referir às mais varia-das alterações de comportamento sem nenhum estudo aperfeiçoado de definição ou para simplesmente justificar alguns comportamen-tos. Neste contexto, é necessário esclarecer o significado correto do termo “estresse”.

Consultando o Mini Aurélio século XXI: o minidicionário da

(6)

da palavra estresse: “conjunto de reações do organismo a agressões de origens diversas, capazes de perturbar-lhe o equilíbrio interno.”

Já para Lipp (1991, p. 12):

Chama-se de stress a um estado de tensão que causa uma ruptura no equilíbrio interno do organismo. É por isso que às vezes, em momento de desafios, nosso coração bate rá-pido demais, o estômago não consegue digerir a refeição e a insônia ocorre. Em geral, o corpo todo funciona em sin-tonia, como uma grande orquestra. Desse modo, o coração bate no ritmo adequado às suas funções; pulmões, fígado, pâncreas e estômago têm seu próprio ritmo da vida que se entrosa com o de outros órgãos. A orquestra do corpo toca o ritmo da vida com equilíbrio preciso. Mas quando o stress ocorre, esse equilíbrio, chamado de homeostase pe-los especialistas, é quebrado e não há entrosamento entre os vários órgãos do corpo.

Após analisar as definições anteriores, fica claro que o estres-se é resultado de situações que envolvem o indivíduo e fazem com que ele sofra alterações no funcionamento de seu corpo, sejam elas emocionais, comportamentais e até mesmo físicas. Alterações estas que podem afetar o desempenho do indivíduo a ponto de prejudicar seu desempenho em diversas atividades.

Para Meleiro (2008) o estresse é uma reação normal do or-ganismo e é necessária no preparo do indivíduo para enfrentar as diversas situações de perigo e de emoções extremas.

As pessoas podem apresentar estresse nas mais variadas eta-pas de sua vida. Alguns indivíduos se estressam desde muito cedo, e isso pode se tornar parte de seu cotidiano sem ao menos perceber, as exigências externas, e principalmente internas, somadas à falta de tempo, podem causar cansaço excessivo e desânimo.

Lipp (2008, p.118) nos confirma essa afirmação ao dizer:

Há pessoas que aprenderam desde criança a pensar de modo estressante. Essas pessoas carregam dentro de si uma verdadeira fábrica de stress. O stress que vem de den-tro é relevante porque acompanha a pessoa a cada minuto do dia e em tudo o que ela faz. Essa fábrica interna de stress é formada por valores, às vezes muito rígidos, que temos, um modo típico de reagir com ansiedade diante do

(7)

mundo, o desejo de ser perfeito ou de ser aceito e amado por todos. Além disso, alguns sofrem do que chamo de “síndrome da pressa”, isto é, são cronicamente movidos a fazer muitas coisas em um dia só e tudo rapidamente. São pessoas que vivem em uma constante corrida contra o relógio, que estressa e desgasta. O pensamento negativo ou muito exigente talvez seja a maior fonte de stress conheci-da na humaniconheci-dade.

Vale ressaltar que há diversas situações que podem gerar des-conforto, porém algumas situações estressantes para alguns indiví-duos podem não ter o mesmo efeito sobre outros. Nesse contexto, assim como as características diferem os indivíduos, as situações estressoras também são distintas para cada pessoa.

É importante lembrar, também, que não somente coisas ruins são causadoras de estresse, acontecimentos bons, como datas co-memorativas ou eventos, podem causar tensão, pois exigem esfor-ço maior do que o exigido no cotidiano. Isso ocorre independente-mente da idade do indivíduo (LIPP et al., 1991).

Cada etapa de nosso desenvolvimento possui características e exigências próprias. As exigências cotidianas atingem os mais di-ferentes indivíduos e as mais diversas idades.

Nesse contexto, não só adultos sofrem com o estresse, crian-ças também podem apresentar alterações no funcionamento de seu organismo e de suas emoções, que são resultado da influência de agentes estressores.

Para Lucarelli e Lipp (1999, p. 2):

Quando a criança é exposta a um evento estressante, seja ele bom ou ruim, ela entra em estado de alerta, haven-do, assim, uma ativação do sistema nervoso simpático e da glândula pituitária, através do hipotálamo. Ao mesmo tempo, ocorre a ativação das glândulas supra-renais que liberam adrenalina, preparando a criança para a reação de “luta e fuga” e provocam a inibição das atividades vege-tativas [...]

O estresse na infância apresenta semelhança com o estresse em adultos, pois, quando uma criança está diante de agentes es-tressores, reage com sensações físicas e psicológicas, e as

(8)

conse-quências do estresse excessivo ou prolongado podem resultar em problemas sérios de saúde, mental ou física (LIPP et al., 1991 apud LEMES et al., 2003).

Apesar da incidência de estresse em crianças não ser tão co-nhecida, Lipp (2002) relata que sabemos que serão inevitáveis as situações de estresse, mais ou menos sério, que os pequenos irão enfrentar; alguns exemplos são: internações, acidentes, doenças, nascimento de irmão, mudança de casa, de escola, entre outros.

As reações diante de agentes estressores podem se distinguir de acordo com a situação emocional e a idade da criança, depen-dendo da maturação de seu desenvolvimento (LIPP, 2002). Cada estágio do desenvolvimento apresenta problemas, situações e con-flitos próprios a serem solucionados e fontes próprias causadoras de ansiedade e estresse (ERICKSON, 1963, apud LIPP, 2002).

Como já foi dito, há vários agentes estressores que acometem o cotidiano de uma criança; a escola pode ser um desses agentes, na medida em que a criança passa boa parte do seu tempo diário dentro dela e, para algumas crianças, é o primeiro ambiente socializante fora da família (TRICOLI, 2003 apud PACANARO; DI NUCCI, 2005).

Dentro do ambiente educacional, a criança, para se sentir adaptada e confortável, deverá contar com o auxílio dos educado-res, principalmente do professor, já que este tem relação direta e diária com os alunos. O estado psicológico do professor e suas ati-tudes podem desencadear comportamento inesperados dos alunos e se tornar um agente estressor.

Com diversas conceituações e definições sobre o estresse, que pode atingir ou acometer o indivíduo seja lá qual for a sua idade, é importante sabermos que há também diversas causas e sin-tomas que caracterizam este quadro.

As diversas causas e sintomas do estresse em crianças

Como já foi dito, as causas de estresse podem variar de indi-víduo para indiindi-víduo, dependendo de suas habilidades psicológicas

(9)

de enfrentar situações de desafios ou que exijam muito emocio-nalmente. Dessa forma fica evidente que se trata de um assunto bastante complexo e que merece atenção constante para que não resulte em graves consequências, que, por vezes, atrapalham o de-sempenho do indivíduo nas mais diversas áreas, e crianças são me-nos preparadas para lidar com tais situações sozinhas.

As situações resultantes em algum tipo de sintoma de estres-se são conhecidas como agentes estressores ou fontes de estresestres-se. Tais fontes de estresse podem ser caracterizadas como externas ou internas.

Fontes externas são as situações do ambiente a que a crian-ça está submetida, ou seja, situações exteriores, que podem exigir demais de seu emocional ou que a atinjam de maneira que possam resultar em um desconforto e até mesmo o próprio estresse. Dentre elas, podemos destacar as mais comuns, que são: atividades em ex-cesso, responsabilidade em exex-cesso, brigas ou separação dos pais, escola, morte na família, exigência e/ou rejeição de colegas, disci-plina confusa por parte dos pais, exigências ambíguas da sociedade, hospitalização e nascimento de irmão (LIPP et al., 1991).

Já as fontes internas são aquelas criadas pela própria criança, dependendo da maneira como ela enfrenta as situações que ocor-rem no dia a dia, seus pensamentos, o tipo de personalidade e suas atitudes. As principais fontes internas de estresse são: timidez, an-siedade, medo de castigos divinos, baixa autoestima e crenças irra-cionais (LIPP et al., 1991).

Assim como as causas variam, os sintomas também podem ser distintos entre várias crianças e serão mais ou menos intensos de acordo com o nível de estresse em que a criança se encontra.

Alguns sintomas aparecem na maioria das crianças que se encontram em um quadro de estresse. Lipp (2002) ressalta que a criança pode apresentar sintomas imediatos, como birras, enurese, medos excessivos e hiperatividade. Os pais, na maioria das vezes, buscam rapidamente diminuir a tensão à qual a criança está subme-tida; isso ocorre de maneira intuitiva, e os pais sequer têm conheci-mento de que estão lidando com o estresse. Entretanto, quando os adultos não percebem os sintomas, a situação pode se tornar

(10)

preo-cupante, e os danos emocionais podem perdurar por longos perío-dos.

Para Lipp (2002) o estresse pode manifestar-se por meio de sintomas físicos ou psicológicos. Os sintomas físicos mais comuns são: dor de barriga, diarreia, tique nervoso, dor de cabeça, náusea, hiperatividade, enurese noturna, gagueira, tensão muscular, ranger de dentes, falta de apetite, mãos frias e suadas. Já os sintomas psi-cológicos são: terror noturno, introversão súbita, medo ou choro excessivo, agressividade, impaciência, pesadelos, ansiedade, difi-culdades interpessoais, desobediência, insegurança e hipersensibi-lidade.

Os adultos que convivem diariamente com crianças podem notar com maior facilidade as alterações comportamentais, emo-cionais e de saúde que estas podem apresentar, dentre estes adultos os que se relacionam mais diretamente com elas podem ser a base para a superação do estresse; são eles pais e professores.

Ao citar os professores, ressaltamos que o estresse pode afe-tar também o desempenho escolar das crianças, assim é importante que os docentes observem e percebam sintomas de estresse em seus alunos, buscando auxiliar na superação desse quadro.

O estresse e o desempenho escolar

A criança, em alguma etapa do seu desenvolvimento, deverá frequentar o ambiente escolar com o objetivo de adquirir cimentos básicos de escrita e leitura, além de aprofundar conhe-cimentos de diversas disciplinas. Frequentar a escola é um direito do indivíduo, e é dever da sociedade garantir que a criança esteja na escola e conclua, no mínimo, a educação básica, composta por Educação Infantil, Ensino Fundamental I e II e Ensino Médio.

O objetivo da educação brasileira e o dever da sociedade de garantir a educação a todos os indivíduos estão presentes na Lei de Diretrizes e Bases (BRASIL, 1996, s/p), que em seu Artigo 2º diz:

A educação, dever da família e do Estado, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade hu-mana, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do

(11)

educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.

A escola é local de socialização, de criação de vínculos com colegas e educadores, de aprendizagem, de troca de experiências, ou seja, local de desenvolvimento pleno do indivíduo, abrangendo todas as habilidades da criança, sejam elas físicas, emocionais, so-ciais ou cognitivas.

A Lei de Diretrizes e Bases (BRASIL, 1996, s/p) também afirma em seu Artigo 29 que:

A educação infantil, primeira etapa da educação básica, tem como finalidade o desenvolvimento integral da crian-ça até seis anos de idade, em seus aspectos físico, psicoló-gico, intelectual e social, complementando a ação da famí-lia e da comunidade.

Vale ressaltar que, apesar do trecho da lei citado se referir mais especificamente à Educação Infantil, tais objetivos devem ser estendidos a todas as demais etapas da educação básica. O aluno deve ter a oportunidade de explorar, aprimorar e desenvolver todas e quaisquer habilidades que possua.

A escola nesse contexto tem a responsabilidade de zelar pelo bem-estar de seus alunos, buscando suprir as necessidades dos mes-mos, sejam elas físicas ou cognitivas. Sendo o primeiro ambiente socializante para uma criança, ela pode acumular várias fontes de estresse; a primeira é a separação da família, cabe ao professor aco-lher os pequenos e tentar amenizar as consequências emocionais dessa separação durante o processo de aprendizagem.

É denominado processo de aprendizagem a ação de ensinar e aprender, que na escola é um ato que envolve vários dos agentes educacionais, professores, gestores, alunos, familiares e até mesmo a comunidade. É claro que uns participam mais diretamente, enquanto outros complementam esse processo.

Dos agentes educacionais mais intimamente ligados ao pro-cesso de aprendizagem, os principais são os professores e os alu-nos, que durante os dias letivos se encontram diariamente em sala de aula e juntos, por meio da troca de experiências e transmissão de conhecimento, aprendem e ensinam.

(12)

Nesse contexto, a relação entre professor e aluno é um dos mais importantes pontos do processo de aprendizagem, na medida em que a boa relação entre ambos pode resultar no sucesso escolar do discente, porém, quando a relação não vem a ser tão prazerosa, as dificuldades escolares se tornam inevitáveis.

A relação entre professor e aluno é baseada em um trinômio: proximidade – dependência – conflito. A proximidade refere-se ao grau de afetividade e comunicação entre a criança e seu professor, que é associado de maneira positiva ao desempenho acadêmico; já a dependência está ligada a comportamentos possessivos ou pela busca excessiva do auxílio do professor, o que está ligado ao surgi-mento de dificuldades e desempenho escolar mais pobre. O conflito está ligado ao fato de adquirir novos conhecimentos, sendo neces-sário adaptar e acomodar os novos saberes aos antigos (BIRCH; LADD, 1997 apud GARDINAL; MARTURANO, 2009).

Ao analisarmos o trinômio proposto anteriormente, podemos relacioná-lo ao estresse da criança na medida em que a boa relação entre docente e discente poderá amenizar o quadro de estresse vin-do vin-do exterior da escola, e a criança vê no professor uma fonte de apoio que a ajudará a superar seus medos e dificuldades. Porém, quando a relação entre ambos não é composta por vínculos afetivos e efetivos, a criança pode estar diante de uma nova fonte de estres-se, desencadeando dificuldades de aprendizagem.

Lipp (2008, p. 96) confirma as consequências da relação en-tre professor e aluno ao dizer:

O professor na escola tem uma função muito importante em relação aos alunos, pois seu contato é direto. Por exem-plo, o professor auxilia na solução de problemas, é amigo, confidente, substituto da mãe ou do pai e, por fim, é um transmissor de informações. Atualmente os professores acumulam inúmeras funções e, desse modo, precisam co-nhecer individualmente cada aluno, para realmente poder preparar esse futuro adulto para o mundo. É necessário saber tratar cada um de acordo com suas características pessoais. O professor é a peça-chave da equipe escolar, servindo como modelo para o manejo ou como mais uma fonte de stress.

(13)

O estado emocional e a personalidade do professor podem afetar o andamento de sua sala, ou seja, um professor descontente com o que faz transmitirá a seus alunos sua negatividade, contudo um professor alegre e motivado com toda certeza conquistará alu-nos com as mesmas características.

Seguindo essa linha de pensamento, um professor agressivo, autoritário, que grita todo o tempo, tentando buscar a disciplina de sua sala, algum tempo depois de iniciar a convivência com seus alunos, terá crianças semelhantes a ele, falando alto e agredindo os demais, inclusive o docente, ou terá alunos retraídos, calados, com o receio de receberem broncas e gritos. Porém, um docente calmo e seguro do que faz conquistará o mesmo comportamento de sua turma (LIPP, 2008).

Sabemos que cada criança é um ser único com característi-cas e peculiaridades próprias; há aquelas com maior facilidade de aprendizagem e outras que possuem maiores dificuldades. Porém, tais dificuldades podem surgir até mesmo em crianças com altas habilidades cognitivas se elas estiverem expostas a situações que lhe causem desconforto, ou seja, estresse.

A criança, por mais dedicada e inteligente que seja, não con-seguirá bons resultados de aprendizagem diante de uma crise de estresse. Várias dificuldades de atenção, memória, concentração, interesse, apatia ou agitação poderão ocorrer decorrentes do estres-se. E é por isso que o docente deve ter conhecimento das caracte-rísticas individuais de seus alunos, pois dessa maneira poderá me-diar a situação, visando minimizar os sintomas e consequências do estresse e até mesmo auxiliar na recuperação de seu aluno (LIPP, 2008).

Outra fonte estressora na escola vem a ser os métodos de avaliação; provas escritas ou orais são exemplos de estressores. O sistema educacional brasileiro supervaloriza os momentos formais de avaliação, que na maioria das vezes medem muito pouco dos conhecimentos adquiridos pelos alunos, e o mais agravante é que esses momentos são caracterizados pela tensão e pressão sobre o aluno (LIPP, 2008).

(14)

Patto (apud BASTOS, 2012) afirma que há quatro fatores que podem resultar no fracasso escolar, são eles: pedagógico, social, biológico e psicológico. O fator pedagógico refere-se à importância do processo de aprendizagem eficaz no sucesso escolar. Já o social visa refletir a carência cultural que as crianças enfrentam, ou seja, a falta de relações sociais efetivas. O fator biológico verifica as in-tercorrências clínicas que a criança enfrenta ao longo do ano letivo. E, por último, talvez o mais importante, o psicológico, que se refere à estrutura emocional e mental à qual está submetida, relaciona-se principalmente à estrutura familiar, que pode ser adequada ou não.

As principais causas relacionadas ao mau desempenho esco-lar, melhor dizendo, às dificuldades de aprendizagem estão liga-das às condições de vida, que por vezes impedem ou dificultam a frequência escolar; bem como à inadequação da escola para lidar com os alunos, havendo, muitas vezes, falta de professores adequa-dos, de materiais e de recursos; e também à falta de sensibilidade por parte de professores e gestores, que na maioria das vezes estão alheios à realidade dos alunos, desconhecendo a cultura a qual es-tão inseridos e assim desenvolvem aulas sem real significado para os discentes (COLLARES, 1989).

Essas principais causas, se analisadas, são também fontes estressoras, e impedem os alunos de se desenvolverem plenamente; mais uma vez nota-se que o estresse está ligado ao insucesso es-colar, já que as principais causas do mau desempenho também são causas de estresse.

O mau desempenho escolar geralmente é melhor observado quando a criança ingressa no ensino fundamental, pois é nessa eta-pa do ensino em que ela está mais submetida a processos avaliati-vos e as pressões são muito maiores, na medida em que conheci-mentos teóricos e técnicos são muito mais exigidos, principalmente no início da alfabetização.

Nesse contexto, a transição do 1º ano trata-se de um período marcado por incertezas, já que as crianças sofrem com a adapta-ção, que exige delas a superação de várias metas de aprendizagem e também de socialização, metas estas que na maioria das vezes exigem maior autonomia que na Educação Infantil. A junção das

(15)

novas exigências com a expectativa de autonomia, que ocorre em ambiente físico e social até então estranho para o aluno, caracteriza um período em que as crianças serão submetidas a diferentes emo-ções, como excitação, ansiedade e medo (GRAZIANO et al., 2007 apud MARTURANO; TRIVELLATO-FERREIRA; GARDINAL, 2009).

A passagem para o 1º ano é considerada uma transição que submete a criança a quatro tarefas adaptativas, são elas: ajustar-se às transformações nas definições de papéis e comportamentos de-sejados; situar-se na rede social ampliada; adequar-se às regras do novo contexto; lidar com o estresse associado às incertezas presen-tes à situação como um todo (ELIAS, 1989 apud MARTURANO; TRIVELLATO-FERREIRA; GARDINAL, 2009)

Esse momento de transição caracterizado pelas incertezas faz com que a criança sinta-se vulnerável, resultando no desconforto emocional que pode afetar seu desempenho nas mais diversas ati-vidades escolares. E é nesse contexto que o professor deve obser-var e mediar tais situações causadoras de estresse, relacionando-se afetivamente com seus alunos, transmitindo, assim, segurança, e consequentemente amenizando as pressões da nova etapa de ensino e mostrando que, apesar da maior exigência cognitiva, os pequenos terão o suporte e o cuidado necessário para superação de suas difi-culdades.

3. CONSIDERAÇÕES FINAIS

Esta pesquisa teve por finalidade a análise da relação entre estresse infantil e desempenho escolar, verificando as causas e sin-tomas que caracterizam o quadro de estresse e as alterações e difi-culdades de aprendizagem resultantes de tais sintomas.

Durante o desenvolvimento desta pesquisa ficou evidente a importância de se perceber os sintomas de estresse apresentados pelas crianças precocemente, para que haja a intervenção de adul-tos para auxiliar a superação dessas dificuldades e evitar que as consequências cognitivas, emocionais e até mesmo físicas sejam severas.

(16)

Para entender os efeitos do estresse é necessário compreender suas definições, ou seja, compreender o que é estresse, e que este não acomete somente pessoas adultas, mas também crianças.

Assim, centrando a pesquisa no estresse na infância, tão im-portante quanto defini-lo é identificar suas principais causas e sin-tomas, visando perceber fontes estressoras e amenizar essas situa-ções para que as consequências sejam as menores possíveis.

O desempenho escolar baixo é uma das consequências de es-tresse em crianças; por meio de estudos e teorias é possível verifi-car a relação entre as dificuldades de aprendizagem e os sintomas apresentados pelos alunos, alertando para a importância da boa re-lação entre professor e aluno, para que tal rere-lação não se torne mais uma fonte estressora.

A relação entre professor e aluno é extremamente importante, a intervenção do professor é capaz de amenizar as consequências do estresse de crianças, mesmo que este não tenha suas causas pre-sentes no ambiente escolar. O professor, ao oportunizar um am-biente harmonioso, que permita a seus alunos aprenderem de forma tranquila e significativa, faz com que as fontes estressoras diminu-am e que as consequências desse estresse não sejdiminu-am tão severas.

Para comprovar a importância da intervenção do professor, Lipp (2008, p. 136) afirma que:

[...] compete ao professor ensinar seus alunos a lidarem com o estresse do cotidiano de modo saudável. Crianças que possuem professores que promovem o ensino de técni-cas de manejo do estresse serão adultos melhor preparados em relação às adversidades da vida.

O professor é peça-chave no desenvolvimento da criança e deve zelar pelo seu bem-estar e sempre buscar a melhor forma de se relacionar com seus alunos e desenvolver suas aulas, para que estes não se tornem mais uma forma de estresse a que os pequenos estejam submetidos.

É importante ressaltar que este trabalho não visa atribuir unicamente ao professor a responsabilidade de mediar situações de estresse; sabe-se que este deve ser o objetivo de todos os adultos

(17)

que convivem com crianças submetidas a fontes estressoras. Po-rém, no ambiente escolar, o docente deve sim buscar identificar e trabalhar crianças com sintomas de estresse, para que estas tenham suporte e consigam superar suas dificuldades.

Pesquisas na área do estresse infantil ainda não são tão fre-quentes, principalmente em relação ao desempenho escolar; dessa forma, torna-se necessário que pesquisas sejam realizadas como forma de identificar meios de se mediar essas situações, mediação esta não só por parte de docentes, mas de educadores como um todo, incluindo até mesmo gestores.

REFERÊNCIAS

BASTOS, F. D. F. Estresse infantil e dificuldades escolares: mito ou realidade? Monografia (Especialização em Orientação Educacional e Pedagógica) – Instituto A Vez do Mestre, Universidade Candido Mendes, Rio de Janeiro, 2012. Disponível em: <http://www.avm.edu.br/docpdf/monografias_publicadas/ posdistancia/51235.pdf>. Acesso em: 24 abr. 2016.

BRASIL. Lei nº 9394, de 20 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 23 dez. 1996.

COLLARES, C. A. L. Ajudando a desmistificar o fracasso escolar. In: ______.

Toda criança é capaz de aprender? São Paulo: FDE, 1989, p. 24-28.

FERREIRA, A. B. H. Mini Aurélio século XXI: o minidicionário da língua portuguesa. 4. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2000.

LEMES, S. O. et al. Stress Infantil e desempenho escolar – avaliação de crianças de 1ª a 4ª série de uma escola pública do município de São Paulo. Estudo de

Psicologia, Campinas, v. 20, p. 5-14, 2003.

LIPP, M. E. N. et al. Como enfrentar o stress infantil. São Paulo: Ícone, 1991. LIPP, M. E. N. et al. O estresse em escolares. Psicologia escolar e educacional, Campinas, v. 6, n. 1, p. 51-56, 2002.

LIPP, M. E. N. (Org.). O stress do professor. 6. ed. Campinas: Papirus, 2008. LUCARELLI, M. D. M.; LIPP, M. E. N. Validação do inventário de sintomas de stress infantil–ISS-1. Psicologia: Reflexão e Crítica, Porto Alegre, v. 12, n. 1, 1999.

(18)

MARTURANO, E. M.; TRIVELLATO-FERREIRA, M. C.; GARDINAL, E. C. Estresse Cotidiano na transição da 1ª série: percepção dos alunos e associação com desempenho e ajustamento. Psicologia: Reflexão e Crítica, Porto Alegre, v. 22, n. 1, p. 93-101, 2009.

MELEIRO, A. M. A. S. O stress do professor. In: LIPP, M. E. N. (Org.). O stress

do professor. 6. ed. Campinas: Papirus, 2008. p. 11-27.

PACANARO, S. V.; DI NUCCI, E. P. Estresse infantil: uma comparação entre meninos e meninas do ensino fundamental. Argumento, Curitiba, v. 13, n. 1, p. 65-76, 2005.

PEREIRA, A. M. T. B. Burnout: quando o trabalho ameaça o bem-estar do trabalhador. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2002.

Referências

Documentos relacionados

Não existe, por sua vez, relatos na literatura sobre os produtos de degradação do DEC, ivermectina e albendazol, sendo estes medicamentos utilizados em larga escala pela

Deste modo, este trabalho teve por objetivo investigar princípios de design de uma Sequência Didática (SD) sobre mitose e câncer, inspirada na história de

O entendimento da metáfora dentro-fora traz uma demarcação do que estaria dentro e fora do corpo por meio de sua superfície, a pele. Sendo esta, muitas vezes considerada como

hands of the judiciary, a sort of way to apply effectively regulated justice, not an extension of justice, it is not king acting through its apparatus of justice, the king is

Em síntese, no presente estudo, verificou-se que o período de 72 horas de EA é o período mais ad- equado para o envelhecimento acelerado de sementes de ipê-roxo

2 - OBJETIVOS O objetivo geral deste trabalho é avaliar o tratamento biológico anaeróbio de substrato sintético contendo feno!, sob condições mesofilicas, em um Reator

Inspecção Visual Há inspeccionar não só os aspectos construtivos do colector como observar e controlar a comutação (em

A gestão do processo de projeto, por sua vez, exige: controlar e adequar os prazos planejados para desenvolvimento das diversas etapas e especialidades de projeto – gestão de