• Nenhum resultado encontrado

Festival Adaptação chega a sua 3 edição com mostra de filmes e debates em homenagem aos 90 anos da Semana de Arte Moderna de 1922

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Festival Adaptação chega a sua 3 edição com mostra de filmes e debates em homenagem aos 90 anos da Semana de Arte Moderna de 1922"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Festival Adaptação chega a sua 3° edição com mostra de filmes e debates em homenagem aos 90 anos da Semana

de Arte Moderna de 1922    

Sessões de cinema no Complexo do Alemão, Especial Joaquim Pedro de Andrade e pré-Balada Literária estão entre

os destaques    

Festival será promovido de 08 e 18 de novembro no Oi Futuro, Instituto Moreira Sales e Espaço Itaú de Cinema    

Rio de Janeiro, 07 de novembro de 2012 - Inspirado nos 90 anos da Semana de Arte Moderna de 1922, o Festival Adaptação 2012 apresenta filmes e debates que dialogam com o evento considerado um marco na cultura brasileira e responsável por revelar novos rumos para a produção artística do Brasil. A programação completa está no site do festival www.festivaladaptacao.com.br.  

 

Entre os dias 08 e 18 de novembro, o Oi Futuro, o Instituto Moreira Sales (IMS) e o Espaço Itaú de Cinema receberão longas e curtas-metragens de renomados roteiristas e diretores que estabelecem conexões com o trabalho dos artistas e intelectuais do passado. A curadoria do Festival Adaptação é assinada pela jornalista Carolina Benjamin e pela roteirista Rita Toledo, sócias na produtora DAZA ao lado da atriz Leandra Leal. O roteirista e professor Lucas Paraizo também é um dos curadores.  

 

"A curadoria se propõe a exibir obras que dialoguem com a produção dos artistas de 1922 e das posteriores gerações de artistas e intelectuais no Brasil. A ideia é exibir filmes e propor discussões sobre o ideário modernista e sua atualidade, contemplando os movimentos que beberam nesta fonte, como é o caso do Cinema Novo e do Tropicalismo", afirma Carolina Benjamin.  

 

No dia 08 de novembro, a pré-estreia do documentário “Futuro do pretérito: tropicalismo now”, dirigido por Ninho Moraes e Francisco César Filho, vai abrir o Festival em

(2)

grande estilo, no Espaço Itaú de Cinema. Mistura de documentário, intervenção artística, show musical e esquetes teatrais, o filme fala do movimento que revolucionou a cultura e os costumes no Brasil no final dos anos 1960 e ecoa até hoje, assim como a Semana de 1922.  

 

Mostra de filmes e debates  

O Especial Joaquim Pedro de Andrade exibirá a obra completa do diretor carioca em cópias de 35 mm restauradas. Entre os destaques, o longa “O Homem do Pau-Brasil” (1981), uma desafiadora homenagem a Oswald de Andrade, além do clássico adaptado de Mário de Andrade, “Macunaíma” (1969). Também será exibido o primeiro filme que ele dirigiu, “O Poeta do Castelo”.  

 

"Joaquim Pedro de Andrade desempenhou papel singular na relação entre esses dois grupos-chave da cultura moderna brasileira: os cineastas do Cinema Novo e os modernistas de 1922. Sua obra ganha muita força quando exibida por completo, e poderemos assistir a cópias recém restauradas, em ótimo estado de conservação”, diz Rita Toledo.  

 

Toda a programação reflete o espírito inovador do Modernismo e muitos filmes trabalham, de distintas formas, o imaginário sobre a brasilidade. “Girimunho” (2011), de Helvécio Marins e Clarissa Campolina e “Crede-mi” (1996), de Bia Lessa e Dany Roland, por exemplo, são obras que trazem o interesse pela realidade do “sertão” e possuem inspiração na literatura de Guimarães Rosa.  

 

Febre do Rato (2011) e O Baixio das Bestas (2007), ambos de Cláudio Assis, também serão exibidos, seguidos de uma mesa de debates com o renomado roteirista dos filmes, Hilton Lacerda.  

 

Ao lado de filmes que conquistaram a crítica e o público nos últimos anos, obras que já se tornaram referência do cinema brasileiro, como “Pindorama” (1970), de Arnaldo Jabor, “Deus e o Diabo na Terra do Sol” (1964), de Glauber Rocha, e “Jubiabá” (1985), de Nelson Pereira dos Santos.

(3)

“Oswaldianas”, série de cinco curtas-metragens adaptados de diferentes textos do modernista Oswald de Andrade, será exibido por completo em cópias 35mm em exibição rara nas salas cariocas.  

 

Os encontros com cineastas e pensadores renomados são oportunidades de reflexão para o público após as sessões de cinema. Ninho Moraes, Luiz Caldas, Hermano Vianna, Clarissa Campolina, Felipe Bragança, Bia Lessa, Hilton Lacerda, Adirley Queirós, Nelson Pereira dos Santos e José Carlos Avellar fazem parte do time de debatedores.  

Mostra de filmes gratuita no Alemão e Pré-Balada Literária    

Nesta 3° edição do Festival Adaptação, a Praça do Conhecimento, na comunidade Nova Brasília, no Complexo do Alemão, vai abrigar sessões de cinema e curso com o professor Hernani Heffner, entre os dias 12 e 15 de novembro. O filme de abertura é o premiado “Baile Perfumado” (1997), dirigido por Paulo Caldas e Lírio Ferreira.    

Também será exibido na comunidade, exatamente na localidade de Nova Brasília, o aclamado “A cidade é uma só?”, de Adirley Queirós, premiado no Festival de Tiradentes de 2012. O filme traz uma reflexão sobre os 50 anos da Capital Federal, apresentando de forma inventiva a questão da exclusão no espaço da cidade desde sua criação. A obra será exibida após o curta-metragem “Brasília, Contradições de uma Cidade Nova”, de Joaquim Pedro de Andrade.  

 

"Desde a primeira edição do Festival, temos a intenção de levar atividades para comunidades de baixa renda. Neste ano, através de uma parceria com o Centro de Criação de Imagem Popular (CECIP), pudemos dialogar com o pessoal do Alemão, ouvir as demandas e compor uma programação em conjunto, absorvendo o que mais interessou a eles dentro da grade do Festival. Nosso objetivo é que essa parceria se solidifique e se aprofunde com o tempo, rendendo frutos para todos os envolvidos”, conta Carolina.  

 

(4)

foram reservadas vagas para pessoas ligadas à Praça do Conhecimento frequentarem as demais ações de formação realizadas na Zona Sul. Jovens da comunidade atuarão como monitores das mostras de filmes e debates.  

 

No último fim de semana do Festival, a Balada Literária, estabelecida há sete anos na capital paulista, vai ganhar uma prévia carioca com direito a sarau de poesias e encontro com José Miguel Wisnik, Marcelino Freire, organizador do evento em São Paulo, e Sérgio Vaz, poeta e organizador da Semana de Arte Moderna da Periferia e do Sarau da Cooperifa, que agitam os bairros periféricos de São Paulo há 11 anos.  

 

O Festival Adaptação é viabilizado através da Lei do ISS da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e Secretaria Municipal de Cultura. A Contax assina o patrocínio e o projeto ainda conta com o apoio cultural do Oi Futuro, Instituto Moreira Sales (IMS) e PUC-Rio, além de apoio do Bar Astor, Boteco Belmonte, Promenade Apart-Hotéis e Azul Linhas Aéreas Brasileiras, e promoção pela Auwe, Canal Brasil, Globo Universidade e Rede Globo.  

 

A produtora DAZA nasceu em 2010 a partir da iniciativa de três parceiras em torno do desejo de realizar projetos culturais inovadores, capazes de promover a reflexão acerca do mundo contemporâneo e atuar de forma ativa e diferenciada na economia da cultura no Brasil. Além do Festival Adaptação, que chega à sua terceira edição, a produtora tem entre suas realizações o projeto Operação Sônia Silk - série de três longas-metragens rodados em janeiro deste ano, com equipe e elenco em comum (Leandra Leal, Mariana Ximenes e Jiddu Pinheiro) e coproduzidos pelo Canal Brasil.  

 

SERVIÇO:  

Festival Adaptação – 3° edição    

Mostra de filmes  

Instituto Moreira Sales (IMS)  

(5)

Espaço Itaú de Cinema (sala 3)   Entre os dias 09 e 14 de novembro   Oi Futuro em Ipanema  

Entre os dias 13 e 18 de novembro  

Ingresso: R$ 12,00 (inteira) / R$ 6,00 (meia-entrada)    

Debates  

Instituto Moreira Sales  

Entre os dias 09 e 15 de novembro   Entrada gratuita  

 

Oi Futuro em Ipanema  

Dias 16, 17 e 18 de novembro    

Programação no Complexo do Alemão   Praça do Conhecimento – Nova Brasília   Dias 12, 13, 14 e 15 de novembro  

Sessões a partir das 20h   Entrada gratuita  

 

Produtora DAZA - Festival Adaptação    

Assessoria de imprensa - Leonardo Figueiredo   Tel: (21) 9648.0282 /

Referências

Documentos relacionados

A presente licitação tem por objeto Contratação de empresa especializada para locação dos seguintes equipamentos de precisão para topografia: Estação Total,

Trata-se de representação, com pedido de direito de resposta e de tutela de urgência, ajuizada pela Coligação O Povo Feliz de Novo, por Fernando Haddad e Luiz Inácio Lula

capital segurado contratado para esta cobertura, caso ocorra a invalidez permanente total do segurado, por acidente pessoal coberto, equivalente ao saldo devedor

As atividades que são praticadas nas propriedades rurais são de suma importância para se poder conhecer quais são os possíveis agentes pontuais de poluição da

Esta realidade exige uma abordagem baseada mais numa engenharia de segu- rança do que na regulamentação prescritiva existente para estes CUA [7], pelo que as medidas de segurança

AMU Análise Musical MTOB Música de Tradição Oral Brasileira. AMUA Análise Musical Avançada MUSITEC Música

Se você vai para o mundo da fantasia e não está consciente de que está lá, você está se alienando da realidade (fugindo da realidade), você não está no aqui e

Combinaram encontrar-se às 21h