• Nenhum resultado encontrado

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA. Faculdade de Administração, Ciências Contábeis, Engenharia de Produção E Serviço Social

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA. Faculdade de Administração, Ciências Contábeis, Engenharia de Produção E Serviço Social"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA

Faculdade de Administração, Ciências Contábeis, Engenharia de Produção e Serviço

Social

Rua 20, n° 1600 - Bairro Tupã, Ituiutaba-MG, CEP 38304-402 Telefone: (34)3271-5248 -

PLANO DE ENSINO

1.

IDENTIFICAÇÃO

Componente

Curricular: Contabilidade Gerencial

Unidade Ofertante: Faculdade de Administração, Ciências Contábeis, Engenharia de Produção E Serviço Social

Código: GAP011 Período/Série: 3º Turma: M21

Carga Horária: Natureza:

Teórica: 60h Prá ca: 00h Total: 60h Obrigatória:(X) Opta va: ( )

Professor(A): Laura Brandão Costa Ano/Semestre: 2020/1

Observações: Plano de Ensino para atendimento à Resolução Congrad nº 25/2020. As a vidades síncronas ocorrerão todas as sextas-feiras, das 08h às 10h, no período entre 01/03/2021 e 19/06/2021.

2.

EMENTA

Introdução. Custeio por absorção versus custeio variável. Análise da margem de contribuição. Análise da relação custo-volume-lucro. O uso dos custos na determinação dos preços. Centros de lucro e preços de transferência.

3.

JUSTIFICATIVA

Nesta disciplina são desenvolvidos os conhecimentos rela vos à análise avançada de custos. Compõe o

Núcleo Básico do Projeto Pedagógico do Curso de Administração.

4.

OBJETIVO

Obje vo Geral:

Proporcionar aos alunos conhecimentos sobre a u lização das informações de custos para fins de controle gerencial e para tomada de decisão.

5.

PROGRAMA

1. A contabilidade gerencial e o ambiente empresarial 1.1. A contabilidade como sistema de informação

1.2. Contabilidade financeira versus contabilidade gerencial 2. Planejamento e controle 2.1. Conceitos 2.2. O Processo de gestão 2.3. Instrumentos de controle 2.4. Problemas de implementação 3. Custo padrão

3.1. Conceitos e aspectos fundamentais 3.2. Análise das variações

3.2.1. Materiais 3.2.2. Mão-de-obra

(2)

3.2.3. Custos indiretos

4. Custeio baseado em a vidades 4.1. Primeira geração do ABC 4.1.1. Introdução

4.1.2. A vidades 4.1.3. Custeio

4.1.4. Direcionadores de custos 4.2. Segunda geração do ABC

5. Análise de custos na decisão de preços 5.1. Considerações iniciais

5.2. Abordagens econômicas e de marke ng 5.3. Abordagens com base no custo

6. Centros de lucro e preços de transferência 6.1. Considerações iniciais

6.2. Centro de custo versus centro de lucro 6.3. Descentralização e preços de transferência 6.4. Outro aspecto relevante: o custo de oportunidade 7. Tópicos Contemporâneos de custos

6.

METODOLOGIA

Organização das aulas e a vidades

1) A vidades assíncronas: carga horária de 2 horas/aula semanais (totalizando ao final 30 horas/aulas) sendo cons tuídas de leituras de materiais da bibliografia sugerida e complementar e de a vidades avalia vas.

a) Leituras: se darão de modo que os(as) discentes deverão realizar leituras e estudos prévios através de materiais obrigatórios e suplementares enviados pela docente tempes vamente por meio de links, vídeos e/ou textos, sendo estes disponibilizados via plataforma digital adotada.

b) A vidades avalia vas: a docente disponibilizará exercícios a serem realizados com obje vo de fixação de conteúdo e avaliação dos(as) discentes. As datas são previamente definidas e sujeitas a alterações avisadas antecipadamente. 2) A vidades síncronas: carga horária de 2 horas/aula semanais (totalizando ao final 30 horas/aula) referente às aulas exposi vas e a vidades avalia vas.

a) Aulas exposi vas: serão realizadas nas sextas-feiras entre as 8h e 10h, no período entre 01 de março de 2021 e 19 de junho de 2021. Nesta modalidade serão apresentados e discu dos os conteúdos programá cos da disciplina de forma a dar base para desenvolver outras a vidades e compreensão do conteúdo curricular.

b) A vidades avalia vas: a docente disponibilizará provas a serem realizados com obje vo de fixação de conteúdo e avaliação dos(as) discentes. As datas são previamente definidas e sujeitas a alterações avisadas antecipadamente. Ressalta-se que os encontros síncronos da docente com os(as) discentes não serão gravados. Haverá também a

possibilidade de agendamento de horário para sanar quaisquer dúvidas pelos(as) discentes marcados diretamente e de forma tempes va via e-mail da docente.

Plataformas e recursos didá cos a serem adotados

a) Hospedagem da disciplina: Google Classroom (Google Sala de Aula), sendo possível acessá-lo por página da internet e por aplica vo de celular. Nesta plataforma serão disponibilizados avisos, materiais, a vidades avalia vas e demais comunicados. A docente e os(as) discentes poderão postar dúvidas e outros itens correspondentes à assuntos da disciplina no próprio mural da plataforma.

(3)

b) Hospedagem de vídeo: Youtube, sendo este u lizado para envio de vídeos gravados previamente com correção de exercícios.

c) Chamada de vídeo: Google Meet, sendo este u lizado para as aulas exposi vas.

d) Ferramenta de avaliação: Google Forms, sendo este u lizado para responder provas e qualquer outra a vidade solicitada pela docente.

e) So wares: Pacote Microso Office (Word, Excel, PowerPoint) e Acrobat Reader (leitor de arquivos pdf). Observação: Poderá ser u lizado pelo(a) discente o Pacote LibreOffice compa vel com o Pacote Microso Office (este é u lizado gratuitamente através de e-mail ins tucional da UFU).

f) Materiais complementares: poderão ser enviados pela docente de modo a fomentar discussões e facilitar os estudos. Recursos requisitados para cursar a disciplina

a) Computador/notebook com acesso à internet;

b) So ware Microso Office ou LibreOffice (compa vel com Microso Office); c) Conta de e-mail do Google (Gmail);

d) Aceite prévio como par cipante no Google Sala de aula (a docente da disciplina enviará convite prévio aos discentes via e-mail cadastrado no Portal do Aluno para efe va par cipação dos mesmos na plataforma Google Sala de Aula). E) Deste modo, solicita-se que estes estejam com os e-mails atualizados e que verifique a Caixa de Entrada e Spam para aceitar o convite. A disciplina será iden ficada na plataforma pelo nome de Contabilidade Gerencial, cujo código é: pundtap.

Assiduidade dos(as) discentes

a) A vidades assíncronas: entrega das a vidades propostas em tempo proposto. O atraso acarretará prejuízos nas notas e par cipação do(a) discente.

b) A vidades síncronas: presença durante toda a realização de chamada de vídeo da docente com os(as) discentes sendo solicitada uma confirmação de presença via lista pela docente e entrega de provas em horário definido. Cronograma previsto

Conforme planejamento apresentado anteriormente e a vidades propostas a serem desenvolvidas, apresenta-se o cronograma prévio, que poderá sofrer alterações as quais serão avisadas previamente, que também estará disponível para consulta no ambiente Google Sala de Aula:

Semana Data A vidade Tipo

1 05/03 Síncrona Apresentação da disciplina e Aula exposi va: Tópico 1

2 12/03 Síncrona Aula exposi va: Tópico 2

3 19/03 SEM AULA Feriado Campus Pontal – Padroeiro da cidade

4 26/03 Síncrona Aula exposi va: Tópico 2

5 02/04 SEM AULA Feriado – Paixão de Cristo

6 05/04 a 08/04 Assíncrona Ques onário avalia vo (Tópicos 1 e 2)

09/04 Síncrona Aula exposi va: Tópico 3

7 16/04 Síncrona Prova 1 (Tópico 3: horário aula síncrona)

8 23/04 Síncrona Aula exposi va: Tópico 4

9 30/04 Síncrona Aula exposi va: Tópico 4

10 07/05 Síncrona Prova 2 (Tópico 4: horário aula síncrona)

11 14/05 Síncrona Aula exposi va: Tópico 5 e 6

12 21/05 Síncrona Aula exposi va: Tópico 5 e 6

13 28/05 Síncrona Prova 3 (Tópicos 5 e 6: horário aula síncrona)

14 04/06 Síncrona Aula exposi va: Tópico 7

15 11/06 Síncrona Apresentação de Estudo de ar go em grupo (horário aula síncrona)

(4)

Casos excepcionais

Caso ocorram possíveis problemas com os equipamentos, conexão da internet ou dificuldades de acesso nas plataformas e/ou ambientes virtuais de aprendizagem pelos(as) discentes, estes deverão entrar em contato com a docente via e-mail ins tucional UFU ou Gmail, que decidirá acerca dos procedimentos necessários. A docente também deverá comunicar a todos os discentes sobre qualquer mudança de a vidade ou do planejamento prévio via mural de comunicações do Google Sala de Aula de forma tempes va sendo necessário portanto, de responsabilidade dos(as) discentes a atenção para qualquer aviso.

7.

AVALIAÇÃO

Para o acompanhamento e verificação da aprendizagem dos(as) discentes serão u lizados diversos

instrumentos de avaliação, sendo que estes serão orientados quanto à execução e desenvolvimento de cada

um previamente, estruturados em a vidades síncronas e assíncronas. O quadro abaixo apresenta a

distribuição de pontos conforme a vidade (em consonância com a Resolução nº 7/2020 do Conselho de

Graduação):

A vidade Instrumento avalia vo e formato Conteúdo previstasDatas Pontuação

Assíncrona Ques onário avalia vo: Questões discursivas emúl pla escolha - dupla Tópicos 1 e 2 05/04 a08/04 15,0

Síncrona

Avaliação online: Questões discursivas e múl pla

escolha - Individual Tópicos 1 ao 6

16/04 07/05 28/05

75,0 (25,0 cada) Estudo de ar go: Elaboração de um mapa

conceitual em grupo e apresentação livre

Enviado posteriormente

(relacionado ao Tópico 7) 11/06 10,0

As a vidades serão organizadas do seguinte modo:

a) Ques onário avalia vo: será aplicado 1 ques onário de 15,0 pontos com asser vas discursivas e de múl pla escolha, sendo que poderá ser respondido em dupla e com prazo maior para resposta, podendo ser u lizados materiais

bibliográficos e de apoio. Os ques onários avalia vos deverão ser respondidos em data pré-determinada e deverão ser entregues até às 23:59h do úl mo dia. A docente avaliará de acordo com as respostas corretas e disponibilizará as notas em até 10 dias após o úl mo dia de execução do ques onário.

b) 3 avaliações online (provas): tem por obje vo avaliar o conhecimento e aprendizado adquirido na disciplina. Tais a vidades são realizadas individualmente, cons tuídas de questões abertas e fechadas no valor de 25,0 pontos cada uma. Estas terão data e horário de entrega definidos sendo comunicados previamente aos(as) discentes, não sendo permi do o envio após finalizado o prazo pré-definido. Assim, aquele(a) discente que não enviar a a vidade no limite es pulado, terá nota zero na a vidade. Além disso, ressalta-se que as provas serão respondidas e entregues somente pela plataforma Google Sala de Aula, a não ser que a docente evidencie outro modo. As avaliações acontecerão em horário síncrono de aula (sextas-feiras, das 08h às 10h). O link de acesso ao Google Forms será disponibilizado no mural do Google Sala de Aula, no dia da avaliação. Dada alguma especificidade de um(a) discente em horário de prova e não puder realizar alguma das avaliações individuais online, a docente avaliará a jus fica va e, por seu julgamento, indicará a possibilidade de realização desta em momento posterior, permanecendo definido para composição da mesma os mesmos conteúdos, em data e formato a ser definido pela docente.

c) Estudo de ar go: os(as) discentes serão orientados(as) previamente e apresentarão um trabalho via Google Meet (mesmo link criado e disponibilizado pela docente no Google Sala de Aula para as aulas exposi vas). Todos os(as) discentes deverão estar conectados e assis r à apresentação dos outros grupos. Ao final da apresentação, os grupos

(5)

apresentadores deverão enviar um relatório à docente para avaliação. O estudo de caso é avaliado em 10 pontos e é feito em grupo de até 5 pessoas. A docente avaliará o relatório final e a apresentação e disponibilizará as notas em até 10 dias. O arquivo com os procedimentos de execução do trabalho será enviado detalhadamente em momento posterior.

Ressalta-se que a nota final do(a) discente será composta do somatório de todas as a vidades avalia vas (síncronas e assíncronas). Serão considerados aprovados(as) os(as) discentes que ob verem notas iguais ou superiores a 60% (60 pontos) e não verem sido reprovados(as) por frequência (mínimo de 75% de presença nas a vidades síncronas).

8.

BIBLIOGRAFIA

Básica

HORNGREN, C. T.; DATAR, S. M.; FOSTER, G. Contabilidade de custos: uma abordagem gerencial. 11. ed. São Paulo: Pren ce Hall, 2004.

MARTINS, E. Contabilidade de custos: livro de exercícios. 10. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

PADOVEZE, C. L. Contabilidade gerencial: um enfoque em sistema de informação. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

Complementar

BRUNI, A. L.; FAMÁ R. Gestão de custos e formação de preços: com aplicações na calculadora HP 12C e Excel. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

CREPALDI, S. A. Contabilidade gerencial: teoria e prá ca. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2011.

FREZATTI, F. Controle gerencial: uma abordagem da Contabilidade Gerencial no contexto econômico, comportamental e sociológico. São Paulo; Atlas, 2009.

MAHER, M. Contabilidade de custos: criando valor para a administração. São Paulo: Atlas, 2001. MARTINS, E. Contabilidade de custos. 10. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

9.

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

Referências

Documentos relacionados

Para analisar as Componentes de Gestão foram utilizadas questões referentes à forma como o visitante considera as condições da ilha no momento da realização do

Neste estudo foram estipulados os seguintes objec- tivos: (a) identifi car as dimensões do desenvolvimento vocacional (convicção vocacional, cooperação vocacio- nal,

intitulado “O Plano de Desenvolvimento da Educação: razões, princípios e programas” (BRASIL, 2007d), o PDE tem a intenção de “ser mais do que a tradução..

No Brasil, a falta de uma fiscalização mais rigorosa é uma das razões que possibilitam que certas empresas utilizem os estágios como forma de dispor de uma mão-de-obra

A presente dissertação é desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação

(2009) sobre motivação e reconhecimento do trabalho docente. A fim de tratarmos de todas as questões que surgiram ao longo do trabalho, sintetizamos, a seguir, os objetivos de cada

Dessa forma, diante das questões apontadas no segundo capítulo, com os entraves enfrentados pela Gerência de Pós-compra da UFJF, como a falta de aplicação de

[r]