• Nenhum resultado encontrado

GESTÃO SUSTENTAVEL DO TERCEIRO SETOR: UM ESTUDO DE CASO DA ASSOCIAÇÃO REGIONAL MUCURI DE COOPERAÇÃO DE PEQUENOS AGRICULTORES

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "GESTÃO SUSTENTAVEL DO TERCEIRO SETOR: UM ESTUDO DE CASO DA ASSOCIAÇÃO REGIONAL MUCURI DE COOPERAÇÃO DE PEQUENOS AGRICULTORES"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI

Instituto de Engenharia, Ciência e Tecnologia

JANAÚBA– MG

GESTÃO SUSTENTAVEL DO TERCEIRO SETOR:

UM ESTUDO DE CASO DA ASSOCIAÇÃO REGIONAL MUCURI DE

COOPERAÇÃO DE PEQUENOS AGRICULTORES

Coordenador: Prof. Antônio Carlos Guedes Zappalá. Pesquisador: ERASMO CARLOS GOMES DE ALMEIDA

Janaúba - MG 2016

(2)

1. INTRODUÇÃO

As organizações sem fins lucrativos que formam o Terceiro Setor são alternativas para unir esforços da sociedade civil em prol da melhoria da qualidade de vida, tendo em vista o desenvolvimento social. Estas organizações emergiram através de uma nova conjuntura social, em que a complexidade dos problemas sociais impõe a necessidade de se desenvolver soluções diferenciadas que sejam capazes de reduzir a exclusão social e, consequentemente, construir uma sociedade mais justa.

Atualmente as organizações do terceiro setor, exercem papeis importantes na sociedade, pois atuam de forma eficiente como mobilizadoras sociais e prestadoras de serviços. O reconhecimento a estas organizações, frente às competências por elas apresentadas, trouxe com elas novas responsabilidades; Houve um aumento de demanda por trabalhos mais eficazes e ações coordenadas e planejadas. Diante disto fica evidente a necessidade de essas organizações se reestruturarem para adquirirem novas competências.

Nesse contexto, o desenvolvimento institucional e gerencial das organizações da sociedade civil, tornou-se assim unanimidade dentro do círculo de cooperação e de aprimoramento. No entanto, na busca por desenvolver novas competências nas organizações do terceiro setor, muito ainda se debate, programas de capacitação se realizam, recursos são desprendidos e muitas expectativas são criadas (ARMANI, 2000).

Atualmente, a maioria das Organizações sem fins lucrativos percebeu a importância de uma gestão eficaz, pois passaram a ter o conhecimento de que elas não sobrevivem apenas da boa vontade de poucos, mas sim, de formas de gestão voltadas para resultados, com definições de visão, missão, valores, desenvolvimento de lideranças, foco nas pessoas, no negócio e na busca pela sustentabilidade (DRUCKER, 1994).

Para que essas organizações pratiquem uma gestão mais eficiente e eficaz, em busca da sustentabilidade, elas precisam de gestores, e estes precisam de equipes com competências para a gestão do negócio organizacional. No entanto, a maioria destas organizações não dispõe de recursos suficientes e necessários para a remuneração dos mesmos, pois na maioria dos casos os recursos disponíveis são direcionados para as necessidades básicas da entidade.

(3)

Assim, o gestor das organizações do terceiro setor, deverá direcionar seus esforços para integrar o ambiente externo ao interno, focando na atuação sinérgica entre entidades privadas e com fins lucrativos, organismos públicos e o terceiro setor, afim de, viabilizar o novo projeto de desenvolvimento, formulação e implementação de políticas públicas, em busca do desenvolvimento da sociedade. (SANTOS, Iber De Souza Pancrácio Dos S237G, 2009).

Manter-se como organização diante das novas exigências e responsabilidades da atual conjuntura é um dos maiores desafios das organizações do terceiro setor, e diante deste novo contexto este trabalho tem como tema Gestão Sustentável do Terceiro Setor, um estudo de caso da Associação Regional Mucuri de Cooperação de Pequenos agricultores – ARMICOPA, da cidade de Teófilo Otoni – MG.

(4)

2.1 Objetivo Geral

Este trabalho pretende analisar a gestão da Associação Regional Mucuri de Cooperação de Pequenos Agricultores – ARMICOPA.

2.2 Objetivos Específicos

 Avaliar a gestão da ARMICOPA:

 Descrever a evolução histórica da gestão.

 Identificar as ferramentas de planejamento utilizadas;

 Elaborar a Matriz Swot da entidade.

 Sugerir melhorias na gestão, através de técnicas de gestão;

(5)

Palavra-Chave Referência Terceiro Setor;

ONGs;

TACHIZAWA, Takeshy. Organizações não governamentais e Terceiro setor: criação de ONGs e estratégias de atuação. 3 ed. Atlas 2007.

Gestão;

Sustentabilidade;

DRUCKER, Peter. Administração de organizações sem fins lucrativos: princípios e práticas. São Paulo: Pioneira; 1997.

SANTOS, Iber De Souza Pancrácio dos. Gestão para a sustentabilidade do terceiro setor: um estudo de caso

comparativo entre duas organizações do terceiro setor da cidade de Itabirito – MG, 2009.70 f.

Quadro 1 – Literatura de base.

(6)

A abordagem metodológica que será adotada neste trabalho procurará entender o problema a partir do ponto de vista das pessoas que o estão vivendo e experimentando. Seu foco, portanto, é o processo e não a busca de relacionamentos causais entre elementos. Metodologicamente, o trabalho utilizará do estudo de caso. Procurou-se, com essa opção, compreender a manifestação do problema, as percepções e expectativas a ele ligadas, numa base empírica que enfatiza o contexto natural onde o problema se encaixa e procura vivenciar a multiplicidades de variáveis presentes na situação.

A amostra por conveniência, utilizada para o estudo, do tipo não probabilístico, foi escolhida pelo critério de acessibilidade, onde o pesquisador selecionará os sujeitos de acesso imediato e direto. Neste caso, ocorrerá numa organização não governamental que atua no segmento de agricultura familiar, denominada ARMICOPA. A Entidade tem uma nova abordagem de desenvolvimento local, assentada em princípios de democracia, participação, cooperação e agroecologia. Está localizada na cidade de Teófilo Otoni, Minas Gerais.

Os dados serão coletados em diferentes momentos, em situações variadas e com uma variedade de tipos de informantes, valera-se também de um formulário e de entrevistas. Serão agrupados de maneira a permitir: (1) caracterizar a organização escolhida; (2) registrar as características do modelo de gestão na organização objeto do estudo; (3) descrever as práticas de gestão adotadas dessa organização; e (4) identificar os elementos indicativos da interação dessas práticas no exercício cotidiano da ONG.

O exame de documentos pertinentes (relatórios de atividades, planos e estatutos da ONG estudada), também contribuíra para a compreensão e explicação do problema e serão obtidos na ONG estudada, em bibliotecas de outras ONGs e de universidades.

(7)

5. PLANO DE TRABALHO

Identificação da Atividade Descrição da Atividade

1. Coleta de Dados Fazer entrevistas semi esturradas com os membros e colaboradores da entidade, a fim de coletar os dados necessários à realização do trabalho.

Examinar documentos pertinentes (relatórios de atividades, planos e estatutos da

ONG estudada).

Fazer leituras de materiais, relativos ao terceiro Setor.

2. Organização e verificação dos dados

Organizar os dados coletados, para facilitar estudo e verificação das informações.

3. Análise de Dados Uma vez validados, analisar e produzir informações.

4. Descrição e explicação dos resultados

Descrever e explicar as informações encontradas, através de análises.

Quadro 2 – Descrição das atividades previstas.

(8)

Atividades identificadas no Plano de Trabalho ao longo do tempo.

7. REFERÊNCIAS

2016 2017

Identificação da Atividade F M A M J J A S O N D J

1. Coleta de Dados X X X

2. Organização, tabulação e verificação dos dados. X X X

3. Análise de Dados X X X

4. Descrição e explicação dos resultados X X X

(9)

SANTOS, Iber de Souza Pancrácio dos.Gestão para a sustentabilidade do terceiro setor: um estudo de caso comparativo entre duas organizações do terceiro setor da cidade de Itabirito – MG. Projeto Empresarial apresentado ao curso de Administração da Faculdade de Administração de Itabirito – FAI, como requisito parcial à obtenção do título de Administrador. Orientadores (as): Prof. ª Mestra Denise Capuchinho Nonato. Prof. Mestre Tarcísio Cláudio Teles Passos. 2009.70 f.

TACHIZAWA, Takeshy. Organizações não governamentais e Terceiro setor: criação de ONGs e estratégias de atuação. 3 ed. Atlas 2007.

DRUCKER, Peter. Administração de organizações sem fins lucrativos: princípios e práticas. São Paulo: Pioneira; 1997.

LIMA, Ednicio de Oliveira, Associação do balanço social e o marketing social: implicações na comunicação da organização não governamental. Dissertação submetida como requisito parcial à obtenção do título de Mestre em Ciências Contábeis do Programa Multiinstitucional e Inter-Regional de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da UnB, UFPB, UFPE e UFRN.Orientador: Prof. Dr. Bernardo Kipnis. Brasilia, 2002.

ALBUQUERQUE, Antônio Carlos Carneiro de. Terceiro Setor: história e gestão das organizações. São Paulo: Summus, 2006.

Sitie da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado FECAP - < http://www.fecap.br/adm_online/art23/tania2.htm> acesso em 07/09/2013.

Referências

Documentos relacionados

Os candidatos reclassificados deverão cumprir os mesmos procedimentos estabelecidos nos subitens 5.1.1, 5.1.1.1, e 5.1.2 deste Edital, no período de 15 e 16 de junho de 2021,

Não obstante a reconhecida necessidade desses serviços, tem-se observado graves falhas na gestão dos contratos de fornecimento de mão de obra terceirizada, bem

Além desta verificação, via SIAPE, o servidor assina Termo de Responsabilidade e Compromisso (anexo do formulário de requerimento) constando que não é custeado

a recusa das organizações vêm de uma consciência de que em todas elas uma minoria de dirigentes se cinde da massa dos executantes, a informação se retrai para o espaço do

Considerando-se principalmente as diretrizes para relatórios de sustentabilidade para o setor de mineração e metais (GRI, 2010), a análise dos relatórios de

Figura A53 - Produção e consumo de resinas termoplásticas 2000 - 2009 Fonte: Perfil da Indústria de Transformação de Material Plástico - Edição de 2009.. A Figura A54 exibe

Podemos reconhecer esse “corpo dócil” em mu- lheres idealizadas pelo Espiritismo através do discurso do jornal Orientador: “Páginas e páginas são consagra- das a ti, mulher,

Simbiose industrial - análise de como energia, subprodutos e co-produtos são trocados entre empresas, ou seja, o foco maior não é no produto principal de cada empresa,