• Nenhum resultado encontrado

NOTA TÉCNICA Nº 001/2013 DVS/CEVS/SES

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "NOTA TÉCNICA Nº 001/2013 DVS/CEVS/SES"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

NOTA TÉCNICA Nº 001/2013 – DVS/CEVS/SES

ASSUNTO: ações de vigilância sanitária municipal incluídas pela Resolução nº 089/12, da CIB/RS, no § 1º do artigo 6º do Anexo da Resolução nº 250/07, da CIB/RS.

1.OBJETIVO: orientar e subsidiar os municípios do Estado do Rio Grande do Sul quanto à delimitação dessas ações.

2.FATOS: com a publicação da Resolução nº 089/12, da CIB/RS, muitas dúvidas foram suscitadas pelas vigilâncias sanitárias municipais acerca da delimitação das ações por ela incluídas no seu âmbito de competência, bem como a forma que as mesmas deveriam ser realizadas e a legislação de referência a ser utilizada. Assim, a Coordenação da Divisão de Vigilância Sanitária Estadual determinou a realização de estudo técnico do caso, com base no disposto no § 2º do artigo 1º da Resolução nº 250/07, da CIB/RS.

3. ANÁLISE: foi realizado estudo acerca das ações que não possuem até o momento legislação própria específica, no caso: comércio de animais e/ou canil, ambulatório veterinário, hospital veterinário, faculdade e curso técnico na área da saúde, clube esportivo e/ou de lazer, casa de diversão e/ou espetáculo, circo, unidade prisional, estádio de futebol, ginásio de esportes, academia de ginástica, feiras e eventos. Ainda, foi incluída explicação sobre as ações a serem desenvolvidas e legislação de referência sobre os serviços de bronzeamento por emissores UV, considerando a ampla repercussão do assunto no âmbito da vigilância sanitária e Poder Judiciário.

O parâmetro utilizado foi o de que à vigilância sanitária compete, principalmente, inspecionar os estabelecimentos e serviços com base na prevenção de riscos e agravos à saúde humana e na legislação sanitária vigente. Assim, foi realizada análise da legislação sanitária esparsa aplicável às ações em questão e definido minimamente o campo de ação da vigilância sanitária, conforme segue:

(2)

Serviços de Bronzeamento por emissores UV:

Consiste em: verificar o cumprimento do disposto na Resolução RDC nº 56/2009, da

ANVISA, que proibiu o uso dos equipamentos para bronzeamento artificial estético baseados na emissão de radiação ultravioleta. Em caso de descumprimento da norma citada, a vigilância sanitária deverá proceder à interdição do equipamento, à autuação do estabelecimento ou do proprietário do equipamento e instaurar o correspondente processo administrativo sanitário.

Referência Legal: Resolução RDC nº 56/2009, da ANVISA.

Comércio de animais e/ou canil:

Consiste em: inspecionar as condições físicas e higiênico-sanitárias das instalações do

estabelecimento, bem como proceder à análise documental a fim de verificar as condições sanitárias para o seu funcionamento, devendo ser avaliados, no mínimo, os seguintes itens: verificar se a localização está autorizada pela autoridade competente, se for o caso; inspecionar os equipamentos e os produtos utilizados (procedência, lote, validade, condições de conservação, entre outros), equipamentos de proteção individual (EPIs), rotinas e procedimentos de limpeza e higienização das áreas, documentação (de identificação, de pessoal e licenças, entre outras). Verificar a existência e a eficácia do controle integrado de pragas.

Referência legal: Decreto Estadual nº 23.430/74.

Ambulatório Veterinário:

Consiste em: inspecionar as condições físicas e higiênico-sanitárias das instalações do

estabelecimento, bem como proceder à análise documental a fim de verificar as condições sanitárias para o seu funcionamento, devendo ser avaliados, no mínimo, os seguintes itens: verificar se a localização está autorizada pela autoridade competente, se for o caso; identificar os responsáveis legal e técnico, a capacidade instalada e as atividades desenvolvidas (ambulatórios não podem proceder internação ou cirurgia) e inspecionar as instalações físico funcionais das áreas, tais como: sala de ambulatório, pias de higienização, armários próprios para equipamentos e medicamentos; sanitários;

(3)

inspecionar as condições e as técnicas de limpeza e desinfecção de superfícies, equipamentos e ambientes, bem como, de assepsia, preparo e esterilização de materiais; verificar as condições das instalações elétricas, hidráulicas e de combate a incêndios; inspecionar os sistemas de abastecimento de água - origem, reservatórios e procedimentos de limpeza; verificar o tipo de esgotamento sanitário (ligado à rede pública ou outro), o acondicionamento e destino dos resíduos sólidos, líquidos e infectantes; inspecionar os equipamentos e procedimentos de conservação e controle das vacinas e verificar a procedência, registro no Ministério da Saúde/Ministério da Agricultura, prazo de validade, embalagem, rotulagem e armazenamento dos medicamentos e outros insumos terapêuticos e de diagnóstico, bem como dos produtos de limpeza. Verificar a existência e a eficácia do controle integrado de pragas. Verificar o registro dos profissionais nos respectivos Conselhos de Classe.

Referência legal: Decreto Estadual nº 23.430/74; Portaria nº 2914/2011, do Ministério da

Saúde; Resolução RDC nº 306/04, da ANVISA; Portaria nº 500/2010, da SES/RS; Portaria nº 453/98, da ANVISA; Portaria nº 344/98, da ANVISA.

Hospital Veterinário:

Consiste em: inspecionar as condições físicas e higiênico-sanitárias das instalações do

estabelecimento, bem como proceder à análise documental a fim de verificar as condições sanitárias para o seu funcionamento, devendo ser avaliados, no mínimo, os seguintes itens: verificar se a localização está autorizada pela autoridade competente, se for o caso; identificar os responsáveis legal e técnico, a capacidade instalada, as atividades desenvolvidas (consulta, imunização, laboratório, raio X, ultrassonografia, tomografia, internação, se houver, banco de sêmen, forno crematório licenciado pelo órgão ambiental, recursos humanos em número e formação adequados.

Os setores abaixo relacionados deverão possuir a seguinte estrutura mínima:

� Setor de Atendimento: recepção, sala(s) de ambulatório, consultório e arquivo médico. � Setor Cirúrgico: sala de preparo de pacientes, sala de anti-sepsia com pia de higienização, sala de esterilização de materiais, sala de cirurgia/parto.

(4)

acomodações individuais com ralos, de fácil higienização e com coleta diferenciada de lixo. As acomodações devem ser separadas por espécies.

� Setor de Apoio e Suporte: composto por local para manuseio de alimentos; lavanderia e instalações para repouso de plantonista e auxiliar; sanitários/vestiários separados por sexo e dotados de pia com acionamento automático, sabonete líquido, papel toalha, coletor de lixo e chuveiro;

Avaliar as condições de funcionamento, conservação e higienização dos materiais, instrumentais, mobiliários, equipamentos e aparelhos, inclusive de ar condicionado; os procedimentos sistemáticos de manutenção preventiva e corretiva dos equipamentos, assim como os registros de desratização e de desinsetização das áreas; a existência e composição do carro de emergência; equipamento de refrigeração exclusivo e controle de conservação das vacinas; as técnicas de limpeza e desinfecção de superfícies, equipamentos e ambientes; a assepsia, desinfecção e secagem das caixas, gaiolas, comedouros dos animais e o preparo e esterilização dos materiais; o tipo de revestimento das paredes, piso e teto, as condições de ventilação e climatização de todos os setores e atividades; as instalações elétricas, hidráulicas e de combate a incêndios; os sistemas de abastecimento de água - origem, reservatórios, procedimentos de limpeza, o tipo de esgotamento sanitário (ligado à rede pública ou outro) e o gerenciamento dos resíduos sólidos, em especial o acondicionamento e destino final dos dejetos animais, pêlos e outros materiais biológicos e perfurocortantes. Verificar a existência e condições de uso dos equipamentos de proteção individual (EPIs) – para os procedimentos técnicos e de limpeza; a procedência, registro no Ministério da Saúde, prazo de validade, embalagem, rotulagem e armazenamento dos medicamentos e outros insumos terapêuticos e de diagnóstico, produtos para a saúde (correlatos) e produtos de limpeza e a concentração dos produtos diluídos, inclusive os de limpeza; verificar o registro dos profissionais nos respectivos Conselhos de Classe e os programas periódicos de treinamento dos funcionários. Conferir a documentação: licenças/alvarás do hospital e do serviço de radiação (se houver), receituários e outros impressos utilizados. Verificar se há registro, acompanhamento e notificação de doenças, relativas aos animais.

(5)

Saúde; Resolução nº RDC 306/04, da ANVISA; Portaria nº 500/2010, da SES; Portaria nº 453/98, da ANVISA; Portaria nº 344/98, da ANVISA.

Faculdade e Curso Técnico na área da saúde:

Consiste em: inspecionar as condições físicas e higiênico-sanitárias das instalações do

estabelecimento, bem como proceder à análise documental a fim de verificar as condições sanitárias para o seu funcionamento, devendo ser avaliados, no mínimo, os seguintes itens: se a localização está autorizada pela autoridade competente, se for o caso; identificar os responsáveis legal e técnico; os materiais e produtos utilizados na limpeza e manutenção, o sistema de abastecimento de água e esgoto, a coleta/destino dos resíduos sólidos, a existência e a eficácia do controle integrado de pragas; a existência de prestação de serviço à saúde (ambulatório, consultório, laboratório, salas de cirurgia e afins) ou de interesse à saúde (estética, podólogo, tatuagem, piercing e afins); a capacidade instalada, horário de funcionamento e a estrutura físico-funcional de acordo com as atividades desenvolvidas; inspecionar a estrutura física e operacional das diversas áreas, observando as dimensões, ventilação, climatização, iluminação, condições de higiene e conservação ambiental dos equipamentos, mobiliários e utensílios, principalmente nas salas de aula prática, sanitários e áreas de alimentação.

Referência legal: Resolução RDC nº 50/2002, da ANVISA, Portaria nº 500/2010, da

SES/RS, Resolução RDC nº 306/2004, da ANVISA, Portaria nº 482/2005, da SES/RS, Portaria nº 354/2005, da SES/RS, Decreto Estadual nº 2.3430/74, Resolução nº RDC 216/2004, da ANVISA, Portaria nº 78/2009, da SES/RS, Portaria nº 2914/2011, do Ministério da Saúde, Resolução RDC nº 52/2009, da ANVISA.

Clube esportivo e/ou de lazer:

Consiste em: inspecionar as condições físicas e higiênico-sanitárias das instalações do

estabelecimento, bem como proceder à análise documental a fim de verificar as condições sanitárias para o seu funcionamento, devendo ser avaliados, no mínimo, os seguintes itens: verificar se a localização está autorizada pela autoridade competente, se for o caso; identificar o responsável legal; inspecionar as rotinas e os procedimentos de

(6)

limpeza e desinfecção das áreas e de manutenção dos equipamentos, verificar a existência e a eficácia do controle integrado de pragas e higienização de reservatórios de água; inspecionar as condições e funcionamento das piscinas de uso coletivo, o suprimento e o tratamento de água, verificar o boletim de registro diário das condições químicas e da água por operador habilitado. Inspecionar as condições sanitárias dos vestiários, banheiros e roupeiros (higiene, tipo de revestimentos, entre outros), acesso às duchas; sala de atendimento médico (equipamentos existentes, materiais de primeiros socorros); inspecionar as instalações (apartamentos, sanitários, cozinha, copa, bar, restaurante, lancheria, lavanderia, rouparia e outros serviços eventualmente fornecidos), os equipamentos de proteção individual (EPIs), materiais e produtos utilizados, procedimentos de limpeza e desinfecção de saunas, se houver.

Referência Legal: Decreto Estadual nº 23.430/74, artigo 292 a 305, Norma Técnica

Especial nº 16, aprovada pela Portaria nº 03/80-SSMA, Portaria nº 40/90 – SSMA, Portaria nº 2914/2011, do Ministério da Saúde, Resolução RDC nº 216/2004, da ANVISA, Portaria nº 78/2009, da SES/RS, Resolução RDC nº 52/2009, da ANVISA.

Casa de diversão e/ou espetáculo (cinema, teatro, casa de espetáculo e congêneres):

Consiste em: inspecionar as condições físicas e higiênico-sanitárias das instalações do

estabelecimento, bem como proceder à análise documental a fim de verificar as condições sanitárias para o seu funcionamento, devendo ser avaliados, no mínimo, os seguintes itens: verificar se a localização está autorizada pela autoridade competente, se for o caso; identificar o responsável legal; inspecionar as condições higiênico-sanitárias das instalações (cozinha, copa, bar, restaurante, lancheria, lavanderia, rouparia, bilheteria, recepção, salas de espetáculo, sanitários, camarins, entre outros), materiais e produtos utilizados na limpeza e manutenção, sistema de ventilação, climatização e iluminação; abastecimento de água, esgoto e coleta/destino dos resíduos sólidos; conferir a documentação referente a licenças/alvarás. Verificar a existência e a eficácia do controle integrado de pragas.

(7)

2914/2011, do Ministério da Saúde, Resolução RDC nº 216/2004, da ANVISA, Portaria nº 78/2009, da SES/RS, Resolução RDC nº 52/2009, da ANVISA.

Circo:

Consiste em: inspecionar as condições físicas e higiênico-sanitárias das instalações do

estabelecimento, bem como proceder à análise documental a fim de verificar as condições sanitárias para o seu funcionamento, devendo ser avaliados, no mínimo, os seguintes itens: verificar se a localização está autorizada pela autoridade competente, se for o caso; identificar o responsável legal; inspecionar as condições higiênico-sanitárias das instalações (cozinha, copa, bar, restaurante, lancheria, lavanderia, rouparia, bilheteria, recepção, salas de espetáculo, sanitários, camarins, entre outros), materiais e produtos utilizados na limpeza e manutenção, sistema de ventilação, climatização e iluminação; abastecimento de água, esgoto e coleta/destino dos resíduos sólidos; conferir a documentação referente a licenças/alvarás. Verificar a existência e a eficácia do controle integrado de pragas.

Referência Legal: Decreto Estadual nº 23.430/74, artigos 281 a 291, Portaria nº

2914/2011, do Ministério da Saúde, Resolução RDC nº 216/2004, da ANVISA, Portaria nº 78/2009, da SES/RS, Resolução RDC nº 52/2009, da ANVISA.

Unidade Prisional:

Consiste em: inspecionar as condições físicas e higiênico-sanitárias das instalações do

estabelecimento, incluindo a cozinha, bem como proceder à análise documental a fim de verificar as condições sanitárias para o seu funcionamento, devendo ser avaliados, no mínimo, os seguintes itens: se a localização está autorizada pela autoridade competente, se for o caso; identificar os responsáveis legal e técnico; os materiais e produtos utilizados na limpeza e manutenção, o sistema de abastecimento de água e esgoto, a coleta/destino dos resíduos sólidos, a existência e a eficácia do controle integrado de pragas; inspecionar:

o serviço de alimentação e nutrição e em caso de terceirização do mesmo, verificar a

(8)

à distribuição dos alimentos;

o serviço de processamento de roupas (lavanderia), devendo ser avaliada a sua

estrutura física, as condições dos equipamentos e materiais utilizados, o funcionamento das áreas e em caso de serviços terceirizados, identificar a empresa, o número do Alvará Sanitário e o contrato de prestação de serviço;

serviços de saúde: consiste em identificar os serviços e atividades desenvolvidas

(atendimento médico, odontológico, de enfermagem, laboratorial e afins); os responsáveis técnicos por cada área e os registros nos respectivos órgãos de classe. Inspecionar a estrutura física e funcional, ventilação e iluminação, tipo de piso, paredes, teto, rodapés (materiais e apresentação de fácil limpeza), infra-estrutura material (equipamentos, mobiliários, materiais, rouparia, utensílios) e procedimentos técnicos apropriados para o atendimento – consultório médico (com sanitário), consultório odontológico, posto de enfermagem, sala de coleta de materiais para exames de laboratório, sala de curativo e sutura, sala de vacinação, farmácia, cela de observação (com sanitários), central de material e esterilização (limpeza, preparo e esterilização de materiais), depósito de materiais, sanitários para a equipe de saúde (separados por sexo); higienização adequada das roupas (as roupas procedentes deste setor devem ser lavados em lavanderia tipo “hospitalar”, ou serem totalmente descartáveis); o acesso externo (para embarque e desembarque de ambulâncias). Inspecionar os registros relacionados à assistência (prontuários, livro de registros de pacientes, censos diários, notificação de agravos, cadernetas de vacinação) e a operacionalização das ações (Manuais de Normas Técnicas e rotinas, conservação das vacinas e outros procedimentos de enfermagem, odontologia, farmácia, posto de coleta e afins; equipamentos de proteção individual – EPIs; controle de vacinação dos funcionários e detentos.

Referência legal: Portaria Interministerial nº 1777/GM/2003, Portaria nº 500/2010, da

SES/RS, Resolução RDC nº 306/2004, da ANVISA, Resolução RDC nº 50/2002, da ANVISA, Portaria nº 234/2009, da SES/RS, Resolução RDC nº 216/2004, da ANVISA, Portaria nº 78/2009, da SES/RS, Portaria nº 2914/2011, do Ministério da Saúde, Resolução RDC nº 52/2009, da ANVISA.

(9)

Estádio de Futebol:

Consiste em: inspecionar a higiene e a qualidade das instalações físicas dos sanitários,

que deverão ser em número compatível com a sua capacidade de público, e das áreas de manipulação, comércio de alimentos e ambulantes; inspecionar o abastecimento de água, esgoto e coleta/destino dos resíduos sólidos; inspecionar os ambulatórios e unidades móveis de saúde.Verificar a existência e a eficácia do controle integrado de pragas.

Referência Legal: Lei Federal nº 10.671/2003 (Estatuto do Torcedor), Decreto Estadual nº

23.430/74, artigo 292 a 305, Portaria nº 2914/2011, do Ministério da Saúde, Resolução RDC nº 216/2004, da ANVISA, Portaria nº 78/2009, da SES/RS, Resolução RDC nº 52/2009, da ANVISA, Portaria nº 72/2012, da SES/RS, Resolução RDC nº 50/2002, da ANVISA, Portaria nº 500/2010, da SES/RS, Resolução RDC nº 306/2004, da ANVISA.

Ginásio de Esportes:

Consiste em: inspecionar as condições físicas e higiênico-sanitárias das instalações do

estabelecimento, bem como proceder à análise documental a fim de verificar as condições sanitárias para o seu funcionamento, devendo ser avaliados, no mínimo, os seguintes itens: verificar se a localização está autorizada pela autoridade competente, se for o caso; identificar o responsável legal; inspecionar as condições higiênico-sanitárias das instalações (cozinha, copa, bar, restaurante, lancheria, lavanderia, rouparia, bilheteria, recepção, quadras de esporte, sanitários, camarins, entre outros), materiais e produtos utilizados na limpeza e manutenção, sistema de ventilação, climatização e iluminação; abastecimento de água, esgoto e coleta/destino dos resíduos sólidos; conferir a documentação referente a licenças/alvarás. Verificar a existência e a eficácia do controle integrado de pragas.

Referência Legal: Decreto Estadual nº 23.430/74, artigos 292 a 305, Portaria nº 2914/2011, do Ministério da Saúde, Resolução RDC nº 216/2004, da ANVISA, Portaria nº 78/2009, da SES/RS, Resolução RDC nº 52/2009, da ANVISA.

Academia de Ginástica:

(10)

estabelecimento, bem como proceder à análise documental a fim de verificar as condições sanitárias para o seu funcionamento, devendo ser avaliados, no mínimo, os seguintes itens: verificar se a localização está autorizada pela autoridade competente, se for o caso; identificar o responsável legal; inspecionar a estrutura físico-funcional, estado de conservação, higiene dos equipamentos e dos ambientes (recepção, sala de condicionamento físico, sala de dança, ambulatório médico, cantina, cozinha, bar, lancheria, depósito de materiais esportivos, sanitários e vestiários, sala administrativa, entre outros); verificar o sistema de esgotamento sanitário, o de abastecimento de água tratada e a existência de reservatório (caixa de água); no caso de existência de piscina, seguir as orientações da legislação pertinente e que constam no item “Clube esportivo

e/ou de lazer”; conferir a assistência e responsabilidade técnica (registro no Conselho de

Classe); verificar os documentos de identificação e licenças do estabelecimento. Verificar a existência e a eficácia do controle integrado de pragas. Verificar a comercialização de suplementos alimentares, alimentos para atletas e outras categorias de produtos de comum venda nesses estabelecimentos (procedência, licenciamento, rótulos).

Referência Legal: Decreto Estadual nº 23.430/74, artigos 292 a 305, Portaria nº 2914/2011, do Ministério da Saúde, Resolução RDC nº 216/2004, da ANVISA, Portaria nº 78/2009, da SES/RS, Resolução RDC nº 52/2009, da ANVISA, Resolução RDC nº 50/2002, da ANVISA, Portaria nº 500/2010, da SES/RS, Resolução RDC nº 306/2004, da ANVISA.

Feiras: Uma feira é um local público em que, em dias e épocas fixas, se expõem e

vendem mercadorias.

Consiste em: inspecionar as condições físicas e higiênico-sanitárias das instalações;

devendo ser avaliados, no mínimo, os seguintes itens: verificar se a localização está autorizada pela autoridade competente, se for o caso; identificar o responsável legal; inspecionar as condições higiênico-sanitárias mínimas para comércio de alimentos, os quais deverão estar agrupados de acordo com a sua natureza e protegidos da ação dos raios solares, chuvas e outras intempéries, ficando proibido colocá-los diretamente sobre o solo; inspecionar a procedência dos alimentos industrializados, temperatura de

(11)

conservação, rotulagem. Inspecionar a procedência dos outros produtos comercializados/utilizados (saneantes, cosméticos, álcool gel, medicamentos, ervas medicinais, entre outros), inspecionar o transporte dos alimentos; inspecionar a coleta/destino dos resíduos sólidos.

Referência Legal: Decreto Estadual nº 23.430/74, artigos 281 a 291, Resolução RDC nº

216/2004, da ANVISA, Portaria nº 78/2009, da SES/RS.

Eventos:

Consiste em: inspecionar as condições físicas e higiênico-sanitárias das instalações em

eventos coletivos realizados em espaço público e ou privado, incluindo os eventos beneficentes e excluídas as festas privadas sem fins lucrativos, devendo ser avaliados, no mínimo, os seguintes itens: verificar se a localização está autorizada pela autoridade competente, se for o caso; identificar o responsável legal; inspecionar as condições higiênico-sanitárias das instalações (cozinha, copa, bar, restaurante, lancheria, bilheteria, sanitários, camarins, entre outros), materiais e produtos utilizados na limpeza e manutenção; inspecionar o transporte de alimentos, abastecimento de energia elétrica e água, esgoto e coleta/destino dos resíduos sólidos, verificar a existência e a eficácia do controle integrado de pragas; inspecionar os ambulatórios e unidades móveis de saúde. Inspecionar a procedência dos outros produtos comercializados/ utilizados (saneantes, cosméticos, álcool gel, medicamentos, ervas medicinais e outros) Conferir a documentação referente a licenças/alvarás.

Referência Legal: Decreto Estadual nº 23.430/74, artigos 281 a 291, Portaria nº

2914/2011, do Ministério da Saúde, Resolução RDC nº 216/2004, da ANVISA, Portaria nº 78/2009, da SES/RS, Resolução RDC nº 52/2009, da ANVISA, Portaria nº 72/2012, da SES/RS, Resolução RDC nº 50/2002, da ANVISA, Portaria nº 500/2010, da SES/RS, Resolução RDC nº 306/2004, da ANVISA.

(12)

As ações de vigilância sanitária deverão ser executadas minimamente conforme acima descrito pelos municípios, sem prejuízo da aplicação de legislações próprias municipais.

Dora Valeria Bocchi Barlem Especialista em Saúde/Advogada

Leonor Cristina Tocchetto Silveira Especialista em Saúde/Cirurgiã-Dentista Fernanda Araujo de Britto Velho

Especialista em Saúde/Médica Veterinária

Ricardo Kovalick Amado

Especialista em Saúde/Médico Veterinário Francine Balzaretti Cardoso

Especialista em Saúde/Médica Veterinária

Susete Lobo Saar Almeida

Especialista em Saúde/Médica Veterinária

De acordo.

Encaminhe-se à Sra. Diretora do Centro Estadual de Vigilância em Saúde para apreciação.

Porto Alegre, 31 de outubro de 2013.

SIRLEI FAMER, Chefe da DVS/CEVS/SES.

Aprovo o conteúdo da Nota Técnica Nº 001/2013 – DVS/CEVS/SES. Encaminhe-se para publicação no DOE.

Porto Alegre, 01 de novembro de 2013.

LAURA LONDERO CRUZ, Diretora do CEVS/SES.

Referências

Documentos relacionados

Para abordar as necessidades de clientes locais, a customização de planos de gestão de categoria são realizadas principalmente por mais de 50% dos varejistas em um nível de

Será pertinente discutir a publicação dos cartoons dinamarqueses e suas consequências sem nos perguntarmos como tornar possível um outro mundo, um mundo em que não seja

alcance nacional. Pois bem, uma vez conjugadas com esse dispositivo do Código do Consumidor, aquelas duas normas inicialmente mencionadas configuram um

The study analyzed the nutritional status of children and adolescents of both sexes in a poor community with emphasis on body mass index (BMI) and waist

foram benéficos, aumentando a resistência mecânica, sem, contudo, prejudicar a obtenção de um módulo elástico adequado, compatível com o do osso (item 4.2,

Tamanho 52 Certificado de aprovação(CA) expedido pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) com prazo de validade contado a partir do ano de entrega.unidade UNIDADE 5 100,00

O funcionamento de um freio convencional se inicia no momento em que o condutor aplica uma força no pedal do freio, essa força é amplificada pelo servo freio, dispositivo

A determinação da variação dimensional de barras de argamassa, conforme a NBR 13.583, foi utilizada para avaliar o potencial de mitigação do material ligante composto por cimento CP