• Nenhum resultado encontrado

o Complexo Granulítico de Santa Catarina consiste predominantemente de

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "o Complexo Granulítico de Santa Catarina consiste predominantemente de"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

o COMPLEXO GRANULÍTIco DE SANTA CATARINA: UM ARCO INSULAR ARQUEANO? M.C.H.Figueiredo1 MA.S.Basei1 M.S.M.Mantovani2 B.J.Frye~

o

Complexo Granulítico de Santa Catarina consiste predominantemente de uma seqüência básica a ácida e piroxenitos. Subordinadamente, ocorrem anortositos, trondhjemitos, anfibolitos e metassedimentos. Todas essas litologias têm um caráter gnáissico e foliação principal NE, com fortes mergulhos. Um metamorfismo regional de fácies granulito foi seguido por um metamorfismo, também regional, de fácies anfibolito e, restrito a zonas de falhas, um evento de fáciesxisto-verde (e.g., HARTMANN et al., 1979; SILVA, 1984).

A abundância de granulitos básicos, principalmente como corpos lens6ides a boudinados, e suas relações com os tipos ácido-intermediários, como contatos abruptos e formas angulosas ou manchas difusas, sugerem uma íntima relação entre os noritos e os enderbito-chamo-enderbitos. Mega-enc1aves, como em Barra Velha, representam grandes corpos máfico-ultramáficos preservados.

Terrenos arqueanos de alto grau (e.g., lEWISIAN-PARK & TARNEY, 1987; NAPIER-SHERATON & BLACK, 1983; QIANXI-JAHN & ZHANG, 1984) são comumente constituídos dominantemente de gnaisses tonalíticos com enc1aves básicos e, localmente, complexos máfico-ultramáficos e metassedimentos. Geralmente, os gnaisses são bimodais e seus componentes (máfico e silícico) têm petrogêneses diferentes.

lDepartamento de Geologia Geral, Instituto de GeQciênciasjUSP, São Paulo. 1nstituto Astronômico e GeofisicojUSP, São Paulo.

(2)

Os granulitos de Santa Catarina, por outro lado, parecem representar uma

seqüência cálcio-alcalina cogenética (Fig. 1), com,os termos básicos correspondendo a toleítos

de alto-Al e os ácido-intermediários a tonalitos de alto-Al e granodioritos. Os padrões de terras raras (HARTMANN, 1988) são semelhantes para todos os litotipos da seqüência, com fortes fracionamentos, enquanto os piroxenitos de Barra Velha têm padrões compatíveis com cumulatos de piroxênio (Fig. 2). A sugestão de que as rochas básicas seriam cogenéticas com as mais diferenciadas e a presença de piroxenitos, anortositos e texturas cumuláticas sugerem que cristalização fracionada seria um mecanismo dominante em sua gênese, com plagioclásio, olivina, clinopiroxênio, Ti-magnetita e apatita como as fases participantes.

Os granulitos de Santa Catarina apresentam empobrecimento em elementos

incompatíveis, embora não tão pronunciado como o dos granulitos Lewisian (WEA VER &

TARNEY, 1980), e semelhança com rochas andinas e do Lewisian na distribuição dos elementos mais compatíveis, com características típicas de ambiente de subducção (Fig. 3).

Geralmente o empobrecimento em elementos incompatíveis é considerado como uma remoção

em fusões parciais ou fluidos carbônicos durante o metamorfismo de alto grau. TARNEY &

WEA VER (1987) sugeriram que os baixos teores desses elementos possam ser uma característica primária desses magmas tonalíticos.

Para as seqüências bimodais, tem-se sugerido (e.g., LEWISIAN-PARK &

TARNEY, 1987; TARNEY & WEA VER, 1987) que os gnaisses máficos seriam produzidos por

cristalização fracionada de toleítos, a baixa pressão, enquanto os gnaisses silicosos seriam coerentes com fusão parcial de anfibolitos, a mais alta pressão, em um ambiente de subducção rasa de crosta oceânica. Para Santa Catarina, a cogeneticidade das rochas básicas a ácidas sugere um modelo mais simples, de geração de toleíto de alto-Al por fusão parcial de manto, com granada como provável fase residual, e posterior diferenciação desse magma por cristalização fracionada, também em um ambiente de subducção. O tamanho relativamente pequeno do complexo e a ausência de crosta continental mais antiga, reconhecida, sugerem um ambiente de arco insular em vez de margem continental ativa.

(3)

HARTMANN, LA; SILVA, L.c.; ORlANDI, V. (1979) O Complexo Granulítico de Santa Catarina. Acta Geologica Leopoldensia, 6:94-112.

JAHN, B. & ZHANG, Z. (1984) Archean granulite gneisses from eastem Hebei Province, China: rare earth geochemistry and tectonic implications. ContributioDS to Mineratogy and Petrology, 85(3):224-243.

PARK, RG. & TARNEY, J. (1987) The Lewisian complex: a typical Precambrian high-grade terrain? In: RG. PARK. & TARNEY (eds.) Evolution of the Lewisian and Comparable Precambrian Higb Grade Terrains. Oxford, Geological Society by Blackwell Scientific Publications. p.13-25 (Geological Society Special Publication, 27).

SHERATON, J.W. & BlACK, L.P. (1983) Geochemistry of Precambrian gneisses: relevance for the evolution of the east Antarctic shield. Uthos, 16(4):273-296.

SILVA, L.c. (1984) Os terrrenos de médio e alto grau do Pré-Cambriano de Santa Catarina.

In: CONGRESSO BRASILEIRO DE GEOLOGIA, 33., Rio de Janeiro, 1984. Anais. Rio de Janeiro, SBG. V.7, p.3069-3080.

TARNEY, J. & WEA VER, B.L. (1987) Geochemistry of the Scourian complex: petrogenesis and tectonic models. In: PARK, RG. & TARNEY, J. (eds.) Evolution ofthe Lewisian and comparable precambrian high grade terrains. Oxford, Geological Society by Blackwell Scientific Publications. p.45-56 (Geological Society Special Publication, 27).

WEA VER, B.L. & TARNEY, J. (1980) Rare earth geochemistry of Lewisian granulite-facies gneisses, Northwest Scotland: implications for the petrogenesis of the Archaean lower continental crust. Earth and Planetary Science Letters, 51(2):279-296.

(4)

R2 2000 A

q.,

:.:: A A A + ~ O 2 A ... O o 1000 ~ O 1000 2000 !IOOO R I 013 B l:A. A A~ ' ,

··~·AO

, e;> O , " A O ~8 O~O O O O ~O A, g> O 60 Si02 70 A

Figura 1- Diagramas Rr~ (A) e razão cálcio-álcalis vs. sílica(B). Simbologia: círculos cheios; granulitos básicos; círculos vazados -granulitos ácido-intermediários; triângulos - rochas não cogenéticas.

500 200

..

100

B

11 IJ.J ... cr õ: o o 13 2 2 o o 20 ::r ::r u u "- "- J ~ ~ u u 10 o o cr cr

(5)

100 W ..J ~ Z ex ~ ..J ex Õ 10 Ir O ~ ã: Q. ... ~ u O Ir

F'tgUl"a 3 - Aranhograma para enderbito de Luis Alves (círculos vazados), enderbito Lewisian (xises) e tonalito andino (círculos cheios).

Referências

Documentos relacionados

Discussion The present results show that, like other conditions that change brain excitability, early environmental heat exposure also enhanced CSD propagation in adult rats.. The

ao setor de Fisiologia Vegetal do Departamento de Biologia da Universidade Federal de Lavras (UFLA), Minas Gerais, com clones pertencentes ao Instituto Agronômico de Campinas

Local de realização da avaliação: Centro de Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação - EAPE , endereço : SGAS 907 - Brasília/DF. Estamos à disposição

Não se está perante a situação de uma única falta injustificada; só se pode falar em falta de assiduidade se houver alguma continuidade, o que não implica que tenham de ser faltas

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

Em média, a Vivo forneceu a melhor velocidade de download para os seus clientes em 2020... A Vivo progrediu em especial a partir de abril

No período de primeiro de janeiro a 30 de junho de 2011, foram encaminhadas, ao Comitê de Segurança do Paciente da instituição sede do estudo, 218 notificações de

dois blocos de granito que formam o teto do abrigo e de utensílios de cozinha antigos. Foto 15 – Entrada da Caverna do Rei II. Foto: Nair Fernanda Mochiutti. Foto 16 – Primeiro