• Nenhum resultado encontrado

INSTITUTO FEDERAL RIO GRANDE DO SUL CAMPUS BENTO GONÇALVES

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "INSTITUTO FEDERAL RIO GRANDE DO SUL CAMPUS BENTO GONÇALVES"

Copied!
13
0
0

Texto

(1)

INSTITUTO FEDERAL RIO GRANDE DO SUL

CAMPUS BENTO GONÇALVES

REGIMENTO DOS ALUNOS

• DISPOSIÇÕES GERAIS

• DAS NORMAS DISCIPLINARES DO CORPO DISCENTE

• DA APLICAÇÃO DAS MEDIDAS ADMINISTRATIVAS INTERNAS

• REGULAMENTO DO REGIME DA RESIDÊNCIA

Disposições Gerais

Art. 1

O presente regulamento disciplinar do corpo discente do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Bento Gonçalves-IFRS-BG tem por objetivo normatizar as disposições gerais, regulamento do regime de residência e da aplicação das medidas internas. O corpo discente é constituído pelos alunos matriculados ou registrados nos diversos cursos e programas oferecidos pela instituição. Tem por objetivo:

I – subsidiar o corpo discente para a observação da ordem, da disciplina, do respeito e da hierarquia, para o bom desenvolvimento das atividades educativas da Instituição; II – realimentar o processo constante de orientação ao educando, esclarecendo-lhe os seus direitos e deveres para o cumprimento efetivo das normas que regem a Instituição, baseados em princípios que preservem o respeito ao próximo e aos bens móveis e imóveis da Instituição.

Art. 2

-

No ato da matrícula o aluno deverá escolher um dos regimes propostos pela Instituição:

a) Residente: o aluno permanece na escola e na Casa do Estudante durante toda a semana, podendo, inclusive, permanecer na escola aos sábados e domingos, exceto em feriados prolongados quando houver recesso escolar;

c) Externo com alimentação: o aluno poderá escolher regime com duas ou três refeições;

d) Externo sem alimentação: o aluno utilizará o refeitório eventualmente, adquirindo os tickets de refeição próprios do refeitório quando de seu interesse.

Parágrafo único – O regime residente será ofertado apenas para os alunos do ensino médio concomitante e técnico subseqüente que comprovarem necessidade conforme Art. 52 e que estejam matriculados em curso de tempo integral (com aula em dois turnos) salvo o disposto no Art.19.

Art. 3 - No início do ano letivo, o aluno deverá portar todos os materiais solicitados, conforme relação recebida no ato da matrícula.

(2)

Parágrafo único – O aluno externo com alimentação que desejar armário para guardar seus pertences deverá procurar o DAE para registrar o armário que de sua utilização. Será cobrada uma taxa anual, a ser estipulado pela direção a cada início de ano letivo, para uso do armário, valor este que será destinado às entidades do IFRS. Somente terão direito a armário os alunos dos cursos técnicos concomitantes e subseqüentes com aula em dois turnos.

Art. 4 - No início do ano letivo, o aluno juntamente com o pai ou responsável deverá preencher os dados da Ficha Disciplinar e o Termo de Responsabilidade,

comprometendo-se pelo bom uso e conservação do Patrimônio da União utilizado durante o período em que permanecer no IFRS.

Parágrafo único - Em caso de depredação comprovada, caberá ao DAE notificar na ficha disciplinar do aluno e informar aos pais do fato ocorrido. O aluno estará sujeito à aplicação de medidas administrativas internas conforme art.29, 30 e 31 e terá um prazo de quinze dias para o conserto do bem depredado, ou então, o ressarcimento em

espécime ao erário público. A avaliação e definição do valor a ser pago ficarão por conta do DAE e do departamento de Administração e Finanças.

Art. 5 – Todos os alunos deverão ater-se aos horários estabelecidos pela instituição. O não cumprimento dos respectivos horários, sem prévia comunicação ao DAE, é de inteira responsabilidade do aluno.

Parágrafo 1 - Os horários serão pré-estabelecidos pela Instituição no início de cada período letivo, e afixados nas Coordenadorias. O aluno que não cumprir essa norma estará sujeito à aplicação de medidas administrativas internas de acordo com art.29, 30 e 31.

Parágrafo 2 - Durante o final de semana, somente os alunos relacionados pelo DAE poderão permanecer na Instituição.

Art. 6 - O aluno não poderá guardar veículos automotores nas dependências do IFRS (automóvel, similares ou moto), sem prévia autorização da Direção-Geral.

Parágrafo único - O IFRS se exime de qualquer dano que por ventura venha a ocorrer com os veículos automotores estacionados nas dependências da Instituição.

Art. 7 - O IFRS não se responsabiliza por objetos pessoais, jóias ou dinheiro de propriedade dos alunos, bem como por qualquer venda ou troca que venha a ser efetuada entre os mesmos durante sua permanência na Casa do Estudante ou dependências gerais da Instituição.

Art. 8 - É vedado aos alunos externos adentrarem as instalações da Casa do Estudante. Àqueles que contrariarem tal norma estarão sujeitos às medidas administrativas internas. A residência deve ser freqüentada somente pelos residentes. Todas as demais pessoas devem se dirigir ao DAE.

Parágrafo único – Na ocorrência de entrada de alunos não residentes na Casa do Estudante, todos os alunos residentes do quarto envolvido estarão sujeitos à aplicação de medidas administrativas internas conforme art.29, 30 e 31.

(3)

Art. 9 - É TERMINANTEMENTE PROIBIDA a aplicação de TROTE para os alunos. Parágrafo único – Define-se TROTE como: atos que possam provocar danos físicos ou psíquicos ao aluno. Atentado a dignidade moral e ou agressão física.

Art. 10 - Quando ocorrerem acidentes com danos físicos (contusões, fraturas, etc.) envolvendo aluno fora do horário de atividade programada do IFRS, as despesas correrão sob a inteira responsabilidade do mesmo (inclusive na residência).

Art. 11 - Todo o aluno que não efetuar no devido prazo, as contribuições estabelecidas pela Direção-Geral do IFRS será notificado aos pais. Caso não seja solucionado, o aluno mudará de regime.

Art. 12 - Os alunos maiores de idade que adquirirem bebidas alcoólicas deverão deixá-las depositadas, devidamente lacradas, no DAE e, posteriormente, deverão retirá-deixá-las quando regressarem às suas respectivas residências.

Art. 13 - A Instituição se reserva o direito de proceder à vistoria dos armários, com a presença do aluno. Caso haja alguma irregularidade, será enquadrado conforme as medidas administrativas internas previstas nos art.29, 30 e 31.

Art. 14 - O aluno residente que apresentar 30 (trinta) faltas não justificadas, perderá o direito a residência, após conhecimento dado ao aluno e aos pais ou responsáveis.

Parágrafo único. Se as faltas se evidenciarem ao final do período letivo (faltando um mês), a mudança de regime ocorrerá no período letivo subseqüente. Deve-se realçar que, a falta é acumulativa, ou seja, continua valendo de um período letivo para outro, dentro do mesmo ano letivo.

Art. 15 - Todo o aluno fica sujeito às medidas disciplinares. Toda vez que o aluno infringir o Regulamento nas dependências do IFRS ou fora dele, durante atividades programadas pela Instituição, o fato será anotado em sua ficha disciplinar.

Parágrafo único. De acordo com a gravidade do fato ou amplitude do envolvimento, o aluno será punido considerando-se as medidas administrativas internas. Art. 29, 30 e 31. Art. 16 - A execução de medidas sócio-educativas deverá acontecer em horário

extraclasse.

MEDIDA SÓCIO-EDUCATIVA: Trata-se de desenvolvimento de atividades orientadas junto a setores da Instituição, prevista no ECA, art. 112.

Art. 17 - O aluno que apresentar FALTA GRAVE e/ou MÉDIA apresentadas nos art. 44 e 48 não poderá candidatar-se a diretorias de entidades do IFRS nem representar a respectiva Instituição, exceto com autorização expressa da Direção-Geral, devendo ser avaliada a ficha disciplinar.

(4)

Art. 18 - Somente serão consideradas faltas justificadas aquelas apresentadas no prazo de três dias úteis após o ocorrido, através de atestado médico, documento militar, certidão de óbito (de parente próximo), ou convocação judicial.

Parágrafo único. As demais justificativas apresentadas pelo aluno, não elencadas no ‘caput' do artigo, serão analisadas pelo Departamento de Assistência ao Educando. Art. 19 – O aluno que estiver cursando aula em apenas um turno, somente terá direito ao regime de residência se estiver participando de programa de bolsa de trabalho na

Instituição no turno em que não tem aulas. Neste caso sua permanência na residência fica condicionada a continuidade do vínculo como bolsista. Sua aceitação na residência fica também condicionada ao disposto no Art.52.

Art. 20 – O aluno que interromper sua progressão por reprovação perderá o direito à residência, tendo direito apenas ao refeitório no período letivo subseqüente, ficando o seu direito de retorno à Casa do Estudante, após cumprir um semestre letivo como não residente, condicionado à sua ficha disciplinar, desempenho escolar e existência de vaga na moradia. Em caso de reincidência perderá o direito à residência em definitivo.

Parágrafo único. O aluno residente que interromper sua progressão devida claramente a dificuldades de aprendizado e que não apresente nenhuma ocorrência disciplinar média ou grave terá sua situação de permanência ou não na residência analisada pelo conselho pedagógico, podendo, por decisão deste, permanecer com direito a residência.

Art. 21 - O aluno que usar de meios ilícitos durante a realização de avaliações e/ou trabalhos (cola) ficará sujeito às medidas administrativas internas, art. 29, 30 e 31. Art. 22 - Ao aluno é proibido manter e/ou fazer uso de qualquer substância que cause dependência química e/ou psíquica dentro da Instituição enquanto tiver vínculo com a mesma.

Art. 23 – A prática de esportes fora das áreas destinadas para tal não será permitida. Art. 24 – As aulas de degustação poderão ocorrer somente com acompanhamento do professor ou técnico responsável, no laboratório de análise sensorial.

Art. 25 – O uso do telefone celular, bem como aparelhos MP3, MP4 ou outros

equipamentos eletrônicos que não sejam recursos didáticos ficam proibidos durante as aulas.

Parágrafo único – O aluno que tiver qualquer destes equipamentos retirado pelo professor devido ao seu uso durante a aula, só poderá reavê-lo junto ao DAE com a presença do seu responsável.

Art. 26 – O aluno que desistir de permanecer na escola não terá direito à devolução de valores de contribuição já pagos.

Das Normas Disciplinares do Corpo Discente Dos Direitos

(5)

Art. 27 - São direitos do corpo discente:

I – Receber educação de acordo com os princípios constitucionais e legislação em vigor; II – Usufruir os benefícios que a Instituição proporciona;

III – Ser tratado com respeito e em igualdade de condições com os demais colegas, sem qualquer discriminação;

IV – Freqüentar biblioteca, as instalações esportivas e demais unidades da Instituição, desde que sem prejuízo dos trabalhos escolares e nos horários pré-estabelecidos; V – Ter acesso às informações sobre as atividades desenvolvidas na Instituição,

procedimentos adotados, normas e regulamentos vigentes e modalidades de assistência oferecida ao aluno, cursos de seu interesse, principalmente através de murais ou qualquer outro veículo informativo;

VI – Participar das atividades curriculares e extracurriculares oferecidas aos alunos, desde que atendidas as normas da Instituição específicas para tal;

VII – Conhecer o registro de infração - Relatório Disciplinar - de eventual penalidade, tendo garantido o direito de defesa;

VIII – Participar de eleições e atividades de órgãos de representação estudantil, quando aluno de curso regular, votando ou sendo votado, conforme regulamento vigente; IX – Apresentar sugestões para a melhoria dos recursos humanos, materiais e do processo ensino-aprendizagem;

X – Solicitar ao setor pedagógico, auxílio para solução de problemas encontrados nos estudos de qualquer disciplina/componente curricular que influenciem no processo ensino-aprendizagem;

XI – Promover e organizar eventos na Instituição com o devido deferimento das coordenações competentes.

Dos Deveres

Art. 28 - São deveres do corpo discente:

I – Participar efetivamente das atividades de ensino e/ou educação, objetivando o melhor aproveitamento;

II – Comparecer, quando convocado, às reuniões de órgãos colegiados, diretoria, departamentos e coordenações, para conhecimento ou deliberação de interesse da comunidade escolar;

III – Colaborar para a conservação e/ou preservação, higiene e manutenção dos ambientes e do patrimônio da Instituição;

(6)

IV – Prestar informações aos responsáveis pela administração escolar e/ou DAE sobre o conhecimento de atos que ponham em risco a segurança de colegas, servidores,

visitantes e ao patrimônio da Instituição;

V – Ao participar dos atos cívicos, esportivos, visitas e viagens técnicas e culturais previstos no calendário de atividades, fazê-lo de forma respeitosa;

VI – Usar o uniforme da Instituição em visitas e viagens técnicas ou culturais dos cursos de nível médio;

VII – Manter silêncio nas proximidades das salas de aula, laboratórios, biblioteca e demais dependências da Instituição durante a realização de atividades educacionais; VIII – Responsabilizar-se pelo seu material escolar e pertences particulares trazidos para a Instituição;

IX – Proceder de forma a não ferir a integridade física e moral das pessoas, tratando-as com respeito e educação;

X – Contribuir com os valores definidos conforme seu regime de permanência na Instituição;

XI – Receber os novos colegas e visitantes com cordialidade, proporcionando assim uma perfeita adaptação e integração à comunidade escolar;

XII – Comunicar seu afastamento durante o período letivo ou desligamento da Instituição aos órgãos competentes da mesma;

XIII – Apresentar autorização por escrito dos pais ou responsáveis para participarem de qualquer evento representando a Instituição fora da sede;

IV – Cumprir as normas e critérios estabelecidos pela Instituição com relação às aulas teóricas e práticas e atividades extra-classe;

V – Apresentar-se devidamente asseado e trajado de acordo com as atividades em que estiver participando.

XVI – Cumprir e fazer cumprir as normas, instruções e regulamentos da Instituição.

Da aplicação das medidas administrativas internas

Art. 29 - Consideram-se FALTAS DISCIPLINARES, todas as condutas que contrariem as disposições gerais desde Código Disciplinar e/ou as instruções ou portarias baixadas pela Direção Geral (ou a quem esta delegar ou for hierarquicamente responsável pelo setor), desde que de acordo com os princípios constitucionais e as normas do Estatuto da Criança e do Adolescente.

Parágrafo único - Para efeito de aplicação das medidas disciplinares, as faltas

disciplinares são classificadas, conforme sua gravidade em: Faltas Leves, Faltas Médias e as Faltas Graves.

(7)

Art. 30 – As sanções disciplinares deverão ser assentadas na Ficha Disciplinar do aluno, mencionando sempre sua causa através de um preenchimento por escrito.

Parágrafo único – Toda e qualquer ocorrência disciplinar deverá ser precedida de um fato gerador registrado no DAE e/ou no Departamento Pedagógico.

Art. 31 – Na aplicação das sanções disciplinares levar-se-á em consideração a gravidade da infração cometida, os danos que dela provierem para colegas, servidores e

Instituição, as circunstâncias agravantes ou atenuantes e os antecedentes do aluno. Parágrafo 1. Caberá ao DAE, analisar e resolver os casos contemplados neste Regimento, estabelecer o tipo de falta e aplicar as sanções devidas.

Parágrafo 2. A instauração de Processo Disciplinar será solicitada pelo DAE para analisar e resolver os casos omissos não contemplados neste Regimento e as faltas graves não previstas por este regimento que por ventura surgirem. Para isso, será criada uma comissão designada pela Direção através de uma portaria interna.

Parágrafo 3. Esta comissão será presidida pelo Coordenador do DAE, sendo que as decisões deverão ser votadas com quorum mínimo de cinqüenta por cento (50%) e aprovação ocorrerá por maioria simples mais dois votos. Em caso de empate o presidente tomará a decisão de desempate.

Do Processo Disciplinar

Art. 32 – O Processo Disciplinar buscará a comprovação da existência dos fatos ou de seus autores, bem como dos graus de responsabilidade na prática da infração.

Art. 33 – O Processo Disciplinar será conduzido pela comissão prevista no Art. 31 - parágrafo 2.

Parágrafo único – A Comissão será formada por membros nomeados por Portaria, com poder para convocar pessoas para esclarecimento dos fatos, bem como os pais ou responsáveis do aluno quando julgar necessário, a qual deverá estabelecer um prazo para a conclusão do processo disciplinar.

Art. 34 – O Processo Disciplinar, para os casos omissos, se desenvolverá nas seguintes etapas:

I – Instauração da Comissão encarregada do Processo; II. Estudar e buscar a comprovação dos fatos;

III. Indiciar;

IV. Proceder ao(s) indiciado(s) o direito de defesa;

V. Apresentar relatório de conclusão à Direção Geral do IFRS – Campus Bento Gonçalves.

(8)

Art. 35 – É assegurado ao aluno o direito de acompanhar o Processo Disciplinar, pessoalmente se maior de idade, por intermédio de seu responsável, se menor de idade, ou por procurador legalmente constituído.

Art. 36 – Os depoimentos serão prestados oralmente e reduzidos a termo, não sendo lícito trazê-los por escrito.

Art. 37 – Tipificada a infração, será formulada a indiciação do(s) aluno(s), com especificação dos fatos a ele(s) imputado(s) e das respectivas provas.

Art. 38 – O indiciado será citado por mandado expedido pelo presidente da comissão para apresentar defesa escrita no prazo de dez dias úteis, assegurando-lhe vistas ao processo na instituição.

Art. 39 – No Processo Disciplinar deve ser assegurada ampla defesa dos indiciados, com a utilização dos meios e recursos admitidos em direito.

Art. 40 – A comissão, antes de proferir seu julgamento, poderá encaminhar o processo à Procuradoria Jurídica, para pronunciamento acerca dos aspectos processuais.

Art. 41 – Após o julgamento o aluno terá dez (10) dias úteis, a contar do dia da ciência da sanção para recorrer da decisão.

Art. 42 – Do Processo Disciplinar poderá resultar: I – Arquivamento do Processo;

II – Aplicação da sanção.

Art. 43 - Falta Leve: Advertência

O aluno será advertido de forma verbal ou escrito no caso de: I - Faltar com asseio pessoal;

II - Desrespeitar servidores e/ou colegas com palavras obscenas ou de baixo calão; III - Não cumprir as escalas de serviço pré-estabelecidas;

IV - Manter-se em atitude de desrespeito e desinteresse frente aos servidores e/ou colegas;

V - Omitirem-se de programações cívicas e/ou representações na Instituição ou fora dela;

VI - A advertência será registrada na Ficha Individual do aluno e na reincidência ou na segunda falta leve, o aluno desenvolverá atividades orientadas determinadas pelo DAE em setores da Instituição num período de até 20 (vinte) horas;

(9)

Parágrafo único - Para os alunos do curso concomitante, subseqüente e menores de idade, os pais serão comunicados através de uma carta e/ou contato telefônico. Caso reincidir, ou seja, na segunda falta leve, o aluno deverá ser enquadrado nas faltas médias.

Art. 44 - Falta Média: Advertência escrita e comunicado aos pais

O aluno prestará atividades orientadas junto aos setores da Instituição ao cometer faltas médias, caracterizadas por:

I - Causar danos em bens pertencentes à Instituição e à propriedade alheia; II - Usar de desonestidade para eximir-se das atividades escolares;

III - Promover eventos, sem a devida autorização da direção;

IV - Retornar à Instituição com sinais aparentes de embriaguez ou após o horário estabelecido;

V - Fumar em ambiente escolar conforme Lei Federal nº 9760/97;

VI - Faltar com higiene e limpeza na residência e outras dependências sob a sua responsabilidade e/ou uso;

VII - Divulgar por qualquer meio de publicidade assuntos que envolvam direta ou indiretamente o nome da Instituição e servidores, sem autorização;

VIII - Agir de forma inconveniente aos bons usos e costumes em salas de aula e demais dependências da Instituição, ou fora, quando em visitas técnicas ou excursões.

Art. 45 - O desenvolvimento de atividades orientadas junto aos setores da Instituição será num período de até 30 (trinta) horas.

Parágrafo único: Na reincidência, o aluno residente mudará de regime automaticamente. Os pais serão comunicados.

Art. 46 - O aluno externo deverá na reincidência, cumprir suspensão por tempo

determinado pelo DAE que não poderá ultrapassar 15 dias. Os pais serão comunicados. Art. 47 – Na terceira falta média, o aluno será desligado da Instituição.

Art. 48 - Falta Grave

(10)

II - Consumir bebidas alcoólicas nas dependências da Instituição; III - Praticar atos atentatórios à dignidade moral de colegas e servidores;

IV - Desrespeitar as autoridades escolares e/ou agredir moralmente colegas e servidores; V - Danificar e depredar o patrimônio Público (quebrar, pixar, etc...).

Art. 49 - O aluno residente ou externo ao cometer falta grave mudará automaticamente de regime.

Parágrafo 1 – O aluno residente terá 15 dias corridos para providenciar sua mudança de regime;

Parágrafo 2 – Em caso de reincidência o aluno residente será desligado da Instituição; Art. 50 – O aluno externo que cometer falta grave deverá cumprir suspensão por tempo determinado pelo DAE que não poderá ultrapassar 15 dias.

Parágrafo único: Em caso de reincidência o aluno externo será desligado da Instituição.

Art. 51 - Desligamento da Instituição

O aluno será desligado da Instituição quando: I - Portar ou usar qualquer espécie de arma; II - Furtar ou roubar;

III- Agredir fisicamente colegas ou servidores;

IV - Usar, portar ou depositar entorpecentes e/ou drogas nas dependências da Instituição;

V - Promover vandalismo;

VI – Em caso de cometer a terceira falta média; VII – Em caso de reincidência de falta grave.

Regulamento do Regime de Residência

Art. 52 - A Casa do Estudante atenderá somente estudantes dos cursos concomitantes e subseqüentes oferecidos pelo IFRS. A seleção será através de uma entrevista com os pais e/ou responsáveis do aluno, considerando a situação sócio-econômica dos mesmos, disponibilidade de vagas e distância da cidade onde o aluno reside.

Parágrafo único - A entrada do aluno na Casa do Estudante estará condicionada a disponibilidade de vagas e se dará no início de cada período letivo.

(11)

Art. 53 - Durante o período em que o aluno permanecer no IFRS, será responsável pelo quarto e mobiliário que receber e, sempre que solicitado, prestará contas ao DAE, conforme termo de responsabilidade assinado.

Art. 54 - A permanência do aluno na residência está condicionada ao cumprimento do regulamento do IFRS.

Art. 55 - Os alunos não deverão permanecer na residência durante o horário das aulas e outras atividades, exceto se forem dispensados das mesmas.

Art. 56 - Somente poderão permanecer na residência do IFRS, em dias não letivos ou nos finais de semana, os alunos que informarem ao DAE e colocarem o nome em listagem própria para este fim emitida pelo DAE.

Art. 57 – Não é permitida a permanência de estranhos, alunos externos, nos quartos ou nas dependências da casa do Estudante;

Art. 58 - Os problemas que porventura surgirem na Residência deverão ser imediatamente comunicados ao DAE.

Art. 59 - Os alunos deverão zelar pela limpeza e organização dos quartos, corredores e banheiros, além da conservação do material que lhes for entregue.

Art. 60 - A limpeza e arrumação dos quartos e demais dependências da residência deverá ser efetuada até às 7 horas e 20 minutos. O lixo deverá ser colocado nos latões diariamente (conforme coleta seletiva do lixo), na parte externa da residência.

Art. 61 - Nos quartos, os móveis devem obedecer a uma disposição que coloque armários e prateleiras com a parte de trás encostada à parede.

Art. 62 – O DAE poderá indicar os alunos monitores que ficarão responsáveis pela supervisão da manutenção da limpeza das áreas comuns (banheiros, corredores...) e também da área externa.

Art. 63 – O DAE fará o controle da limpeza dos quartos através de ficha, na qual constarão os conceitos ‘satisfatório' e ‘insatisfatório'. Os alunos residentes, do referido quarto, serão responsáveis pela manutenção. Caso ocorra conceito insatisfatório, todos os integrantes do quarto estarão sujeitos a falta média, art. 44.

Art. 64 - A limpeza externa dos prédios da residência é de responsabilidade de todos. Art. 65 - Caberá ao DAE a organização dos quartos para os primeiros anos, sendo, porém, oportunizado um prazo de 30 dias para adaptação do aluno e troca de quarto, se necessário.

Art. 66 – Após a organização dos quartos, os alunos permanecerão-nos mesmos até conclusão do curso, salvo em situação especial.

Art. 67 - É vedado ao aluno utilizar no quarto e nas dependências da residência sujeito a pena leve os seguintes itens:

(12)

I - caixa de som ou alto falante;

II - vasilhame de vidro de qualquer capacidade ou tipo;

III - acessórios (tecidos, lençol, colcha, papelão, isopor) presos aos beliches, bem como ao estrado das camas;

IV - figuras ou pôsteres de qualquer natureza, afixada nas paredes ou externamente nos armários;

V - botijão de gás (liquinho), bem como acessórios como fogareiro ou similar; VII - bicicleta, skate...

§ 1º - É permitido possuir ou manter aparelho de TV, rádio portátil, desde que o volume dos mesmos não atrapalhe as atividades.

§ 2º - É permitido ter uma mesa e uma cadeira nos quartos.

Art. 68 - Os aparelhos elétricos que forem encontrados ligados em horário de aula serão recolhidos e somente retirados pelos pais ou responsáveis.

Art. 69 - O aluno não poderá circular pelos corredores da residência em trajes menores (cuecas, enrolados em toalhas, etc.).

Art. 70 – Após o término das aulas, durante o período das recuperações, o aluno já aprovado deverá desocupar a Casa do Estudante num prazo de dois dias;

Art. 71 - Fica proibido aos alunos:

I - lavar roupa no chuveiro ou quando estiver tomando banho;

II - guardar armas de qualquer espécie na residência, bem como o seu porte em qualquer dependência do IFRS;

III - manter animais de qualquer espécie na residência;

IV - manter e/ou fazer uso de bebidas alcoólicas, cigarro e outros, na residência e demais dependências do IFRS, além de outros atos contrários à moral e aos bons costumes;

V - jogar lixo, líquidos ou qualquer objeto pela janela dos quartos;

VI - manter e/ou fazer uso de qualquer substância que cause dependência química e/ou psíquica;

VII - manter materiais inflamáveis nas dependências do IFRS; VIII - circular pelas dependências do IFRS após as 23 horas;

(13)

IX – tomar banho após as 23h00min horas;

IX - praticar esportes fora das áreas destinadas para tal.

Art. 72 - No final de semana será emitida pelo DAE uma lista dos alunos que

permanecerão na Casa do Estudante. Uma cópia ficará na guarita/portaria do IFRS e outra na sala do DAE.

Art. 73 - O aluno residente que receber cinco faltas não justificadas no primeiro período de aula por semestre, independente da disciplina, mudará de regime.

Art. 74 – O aluno residente na Casa do Estudante deve deixar portas e armários fechados no quarto após a saída de todos os ocupantes do mesmo, bem como luzes e aparelhos eletrônicos desligados.

Art. 75 – Às 23 horas todos deverão estar nos seus quartos.

Parágrafo 1 – Às 23 horas a porta de entrada da Casa do Estudante será fechada.

Parágrafo 2 - O aluno que chegar três vezes após o horário noturno estabelecido na Casa do Estudante mudará automaticamente de regime, salvo em situação especial,

autorizado pelo DAE.

Parágrafo 3 – Os pais serão comunicados dos atrasos.

Parágrafo 4 - O não atendimento a qualquer dos artigos, acarretará ao aluno à aplicação de medidas administrativas internas, art.29, 30 e 31.

Referências

Documentos relacionados

a) Se, para uma determinada apólice, for verificado que a soma das indenizações correspondentes às diversas coberturas abrangidas pelo sinistro é maior que seu respectivo limite

A implementação de um algoritmo genético usa as ideias da evolução de Darwin, de forma que os indivíduos de uma dada população são submetidos aos princípios

Com relação ao corrimento vaginal a prevalência de G.vaginalis foi 26 vezes maior nas mulheres com a bactéria, número bem elevado e talvez o mais significativo do

Adaptar site atual em formato responsivo 2,2 months Homologar layout responsivo nos diversos devices 1,75 months Apresentação da proposta da nova árvore de conteúdos 2,4 weeks. 06 07

Bu cihaz (çocuklar) fiziksel, duyusal veya zihinsel eksikliği veya bilgi ve kullanma deneyimi eksikliği olan insanlar tarafından onların güvenliği için başlarında bir gözetmen

No PC em casa estava-se a tentar contactar www.crb.ucp.pt O PC envia então um pacote para o 158.162.120.15.

• É visto como um processo positivo e pró-ativo por meio do qual uma empresa examina como outra realiza uma função específica a fim de melhorar como realizar a mesma ou

Esta investigação se caracteriza pela análise do processo de um professor ao planejar uma aula, executá-la e refletir sobre ela. Nossos dados consistem em: