• Nenhum resultado encontrado

1.IMPORTÂNCIA DA MADEIRA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "1.IMPORTÂNCIA DA MADEIRA"

Copied!
30
0
0

Texto

(1)
(2)

1.IMPORTÂNCIA DA MADEIRA

• Devido as singulares propriedades físicas, químicas e mecânicas da madeira tornaram-na de emprego obrigatório em diversos campos.

• Utilizada desde sempre como combustível e na construção de moradias, móveis, embarcações e outros veículos, a madeira atende assim a três necessidades primordiais do homem: combustível, casa e transporte.

(3)

2.CONSTITUIÇÃO DA

MADEIRA

Madeira é a matéria fibrosa, de natureza celulósica, que constitui o tronco, os ramos e as raízes das árvores, arbustos e demais tipos de plantas lenhosas. O tronco arbóreo compõe-se de duas porções fundamentais, uma viva e externa, o alburno, outra morta e interna, o cerne.

Do ponto de vista prático e comercial, porém, a madeira propriamente dita é apenas o cerne, muito mais procurado que o alburno, para os trabalhos de carpintaria e marcenaria, por sua resistência, durabilidade e beleza.

(4)

3.ESTRUTURA DA MADEIRA

• As plantas formadoras de madeira são perenes, de caules permanentes dotados da propriedade de sofrer espessamento secundário ininterrupto.

• O tronco de uma planta lenhosa compõe-se de dois tecidos condutores especializados: lenho ou xilema e floema.

• O xilema, por sua riqueza em componentes mecânicos lenhificados, converte-se em

madeira

.

(5)

4.COMPOSIÇÃO DA MADEIRA

• Distinguem-se na substância lenhosa, responsável pelas paredes dos elementos estruturais ocos que se unem para dar à madeira sua textura sólida, três constituintes básicos: a lignina ,a celulose e a hemicelulose.

• Em menor concentração, há outras substâncias, como óleos, resinas, taninos, gorduras, corantes, glicídios, substâncias minerais e gomas (extrativos).

(6)

A lignina, apesar do grande número de pesquisas dedicadas ao esclarecimento de sua natureza química, continua insuficientemente conhecida. Sabe-se que ela é uma substância amorfa, de origem aromática e muito complexa.

A celulose é de natureza glicídica e pode ser convertida em glicídios de composição simples, como a glicose. Sob tratamento adequado com ácido nítrico ou acético, a celulose produz compostos solúveis que, precipitados, servem ao preparo da seda artificial e explosivos.

A hemicelulose é um polissacarídeo de açúcares pentoses e hexoses também denominada poliose. Os diferentes tipos de madeiras são devido a formação estrutural e na composição hemicelulósica.

(7)

5.CLASSIFICAÇÃO DAS

MADEIRAS

5.1. MADEIRAS BRANDAS:

provêm de árvores da ordem das

coníferas (da divisão das gimnospermas) . As coníferas possuem folhas em forma de agulha, escamiformes ou em fita estreitada, e ocorrem, na maioria, em regiões temperadas e frias. São coníferas produtoras de madeiras os pinheiros verdadeiros (do gênero Pinus), os cedros verdadeiros (do gênero Cedrus), os abetos, lariços, ciprestes e araucárias.

(8)

5.2. MADEIRAS DURAS:

provêm da classe das dicotiledôneas (da divisão das angiospermas). As árvores de madeira dura costumam ter folhas largas, que nos trópicos duram o ano todo (árvores perenifólias) mas, nas zonas temperadas, caem durante o inverno (árvores caducifólias).

São espécies típicas de madeira dura das zonas temperadas: carvalho, faia, bordo, pinho, nogueira e álamo. Entre as importantes espécies de madeiras tropicais duras figuram: mogno, angelim, aroeira, cedro, cerejeira, freijó, gonçalo-alves, imbuia, jacarandá e louro.

*Essa classificação indica mais os tipos de estrutura do que as qualidades mecânicas, pois certas madeiras ditas brandas podem apresentar dureza superior a de madeiras do grupo das duras.

(9)

6. FISIOLOGIA DA ÁRVORE

6.1. CRESCIMENTO E IDADE

O crescimento em altura do tronco e ramos de uma planta lenhosa ocorre apenas nas extremidades. Quando parte do tronco ou ramo cessa de alongar-se, conserva a capacidade de espessar-se pela produção de novas camadas de madeira. Essa aptidão é mantida pela atividade de uma camada geradora própria, o câmbio vascular, situado entre a casca e o lenho, que deposita novas capas de elementos lenhificados por fora da madeira preexistente.

Nos climas frios e temperados, o câmbio só produz madeira durante a primavera e parte do verão, de modo que permanece inativo no restante do ano.

(10)

O corte transversal do tronco revela uma nítida anelação concêntrica. O número de anéis corresponde à idade do tronco, pois cada um equivale a um ano de crescimento.

(11)

6.2. NUTRIÇÃO

- Há a formação do radical monossacarídeo CH2O (componente orgânico elementar);

- e, então ocorrem reações que originam os açúcares que formam a maioria das

substâncias orgânicas vegetais.

CO2 + 2H2O + 112,3 Cal →CH2O + H2O + O2

(12)

7. ANATOMIA DO TECIDO

LENHOSO

A madeira é constituída principalmente por células de forma alongada apresentando vazio interno, tendo tamanhos e formas variadas.

(13)

8. DEFEITOS DA MADEIRA

8.1. Madeira de reação

Uma árvore, em busca da irradiação solar, é suprimida por outras, crescendo de maneira excêntrica. Este fenômeno ocorre devido à reorientação do tecido lenhoso para manter a árvore em posição favorável a sua sobrevivência

(14)

Em uma parte do tronco é formada uma madeira mais resistente a esforços de compressão e a outra, a esforços de tração. Assim, pode-se obter na mesma tora, pranchas com propriedades bem distintas, aumentando as chances de problemas futuros de secagem ou mesmo na sua utilização pela construção civil.

(15)

8.2. NÓS

É imprescindível um controle sistemático da poda para a redução desse problema. O corte de galhos durante o crescimento da árvore diminui o surgimento de nós, sendo estes, gradualmente incorporados da superfície ao centro do tronco. A sua existência dificulta o processo de desdobro, aplainamento, colagem e acabamento, propiciando assim o surgimento de problemas patológicos, como por exemplo, fissuras em elementos estruturais de madeira.

(16)

9. Propriedades Físicas

Fatores que influam nas propriedades físicas da madeira . espécie da árvore;

. o solo e o clima da região de origem da árvore; . fisiologia da árvore;

. anatomia do tecido lenhoso;

. variação da composição química.

Propriedades físicas importantes: . umidade: . densidade; . retratibilidade; . resistência ao fogo; . durabilidade natural; . resistência química.

(17)

9.1. Umidade

Na madeira, a água apresenta-se de duas formas: como água livre contida nas

cavidades das células (lumens), e como água impregnada contida nas paredes das células.

Quando a árvore é cortada, ela tende a perder rapidamente a água livre existente em seu interior para, a seguir, perder a água de impregnação mais lentamente. A umidade na madeira tende a um equilíbrio em função da umidade e temperatura do ambiente em que se encontra.O teor de umidade correspondente ao mínimo de água livre e ao

máximo de água de impregnação é denominado de ponto de saturação das fibras (PSF).

(18)

9.2. Densidade

A norma brasileira apresenta duas definições de densidade a serem utilizadas em estruturas de madeira: a densidade básica e a densidade aparente.

A densidade básica da madeira é definida como a massa específica convencional obtida pelo quociente da massa seca pelo volume saturado e pode ser utilizada para fins de comparação com valores apresentados na literatura internacional.

A densidade aparente é determinada para uma umidade padrão de referência de 12%, pode ser utilizada para classificação da madeira e nos cálculos de estruturas.

9.3. Retratibilidade

Define-se retratibilidade como sendo a redução das dimensões em uma peça da madeira pela saída de água de impregnação.

(19)

9.4. Resistência ao fogo

Apresenta resistência ao fogo superior à de outros materiais. Uma peça de madeira exposta ao fogo torna-se um combustível para a propagação das chamas, porém, após alguns minutos, uma camada mais externa da madeira se carboniza tornando-se um isolante térmico, que retém o calor, auxiliando, assim, na contenção do incêndio,

evitando que toda a peça seja destruída. A proporção da madeira carbonizada com o tempo varia de acordo com a espécie e as condições de exposição ao fogo. Algumas normas prevêem uma propagação do fogo, em madeiras do tipo coníferas, da ordem de 0,7 mm/min.

(20)

9.5. Durabilidade Natural

A durabilidade da madeira, com relação a biodeterioração, depende da espécie e das características anatômicas. Certas espécies apresentam alta resistência natural ao ataque biológico enquanto outras são menos resistentes.

Outro ponto importante que deve ser destacado é a diferença na durabilidade da madeira de acordo com a região da tora da qual a peça de madeira foi extraída, pois, como visto anteriormente, o cerne e o alburno apresentam características diferentes, incluindo-se aqui a durabilidade natural, com o alburno sendo muito mais vulnerável ao ataque biológico.

A baixa durabilidade natural de algumas espécies pode ser compensada por um tratamento preservativo adequado às peças, alcançando-se assim melhores níveis de durabilidade, próximos dos apresentados pelas espécies naturalmente resistentes.

(21)

9.6. Resistência Química

A madeira apresenta boa resistência a ataques químicos. Em muitas indústrias, ela é preferida em lugar de outros materiais que sofrem mais facilmente o ataque de agentes químicos. Em alguns casos, a madeira pode sofrer danos devidos ao ataque de ácidos ou bases fortes.

(22)

10. SECAGEM DA MADEIRA

As árvores retém grande quantidade de líquidos, então a madeira extraída deve passar por processos de secagem antes de ser utilizada.

O início da secagem começa com a evaporação da água localizada no lúmen das células (vasos, traqueídeos, fibras, etc.), denominada de água livre ou água de capilaridade. A madeira perde de forma rápida a água de capilaridade sem sofrer contrações volumétricas significativas ou alterações nas suas propriedades resistentes.

Após a perda de água de capilaridade, permanece na madeira a água contida nas paredes celulares, denominada de água de adesão. O teor de umidade relativo a este estágio é denominado de ponto de saturação das fibras (PSF), estando este valor em torno de 20% do peso seco. Alterações na umidade abaixo do PSF acarretam o aumento das propriedades resistentes da madeira e contrações volumétricas

(23)

10.1 DEFEITOS DEVIDO À

SECAGEM

(1) Fendas e rachaduras, geralmente devido a uma secagem rápida nas primeiras horas

(2) Colapso, que se origina nas primeiras etapas da secagem e muitas vezes acompanhado de fissuras internas;

(3) Abaulamento, que se deve a tensões internas as quais apresenta a árvore combinada a uma secagem irregular.

(24)

11. INDÚSTRIA DA MADEIRA

A indústria da madeira abrange três grandes tipos de operações:

11.1. Beneficiamento

Há os processos de falquejamento (em que as toras são desbastadas), desdobramento (divisão em tábuas) e compensação (em que finas camadas -- lâminas -- são superpostas e coladas). Durante estas etapas variados fins são contemplados: o falquejamento pode ter em vista a preparação de lenha ou de peças lavradas e serradas (para dormentes, postes, pranchões, componentes de caixotes, engradados e congêneres); o desdobramento destina-se, em geral, à construção civil (tábuas, barrotes, caibros, sarrafos, ripas, tacos para assoalho), enquanto a compensação da madeira -- que também pode ser folheada, aglutinada ou concrecionada por prensagem.

(25)

11.2. Processamento

A madeira é usada química ou físico-quimicamente como matéria-prima na produção de celulose e de diversas pastas (hidráulicas, mecânicas, físico-químicas e químicas), corantes, vários tipos de látex, carvões vegetais, gases combustíveis e outros produtos.

11.3. Incorporação

É criado bens ou artefatos que utilizam as propriedades essencialmente mecânicas da madeira (dureza e maciez, densidade e leveza, elasticidade e rigidez, plasticidade): cabos de ferramentas, carretéis, roldanas, fôrmas trabalhadas, embalagens comuns e especiais, artigos de palha e cortiça, móveis de todo tipo com predomínio ou participação da madeira, composições arquitetônicas e decorativas, armações e outros sistemas de utilização composta.

(26)
(27)
(28)

12.1. Produção de papel

As madeiras mais indicadas são as que possuem percentual alto de fibras de paredes finas, pouco parênquima axial e radial e densidade básica baixa. A qualidade do papel está intimamente relacionada aos caracteres anatômicos da madeira, tais como: freqüência de poros, das fibras e de parênquima, comprimento e espessura das paredes das fibras. O papel produzido com grande proporção de fibras de parede delgadas terá alta resistência ao estouro e à tração. No entanto à medida que essa proporção seja diminuída em favor das fibras com paredes espessas, as resistências obtidas anteriormente serão reduzidas, aumentando a resistência ao rasgo.

12.2. Energia

Quanto maior for a fração parede das fibras, maior será a densidade básica e conseqüentemente a madeira terá mais celulose, hemicelulose, e lignina. Em geral, as madeiras de boa qualidade para a geração de energia são ricas em fibras de paredes espessas, fração parede das fibras e densidade altas.

(29)
(30)

13. MADEIRAS NO BRASIL

- Cerca de metade do território nacional é coberta de florestas.

- A área florestada, apesar do contínuo desmatamento nos últimos dois séculos, compreende mais de um quarto da área de florestas tropicais no mundo.

- São mais de 200 essas árvores nativas cuja madeira é utilizável na indústria.

- A indústria madeireira é regulada e controlada pelo Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

- Contribui com 4% do Produto Interno Bruto (PIB), e gera cerca de 30 mil empregos diretos e 60 mil indiretos.

Referências

Documentos relacionados

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

Nessa situação temos claramente a relação de tecnovívio apresentado por Dubatti (2012) operando, visto que nessa experiência ambos os atores tra- çam um diálogo que não se dá

Querendo apontar um azimute magnético no terreno, para se seguir um percurso nessa direcção, por exemplo, começa-se por rodar a bússola, constantemente nivelada, de modo a

Inserindo-se a incerteza de realização do fluxo de caixa como variável, para se aferir o risco a que o projeto está exposto, e utilizando-se a técnica denominada Simulação de

Pela Figura 3, mostra-se uma tendência na estimativa do volume para todos os modelos testados, a exceção do modelo de Ormerod, que apresentou uma distribuição

De todo modo, essas intercomparações permitiram inferir que variações sincrônicas de paleopluviosidade de norte a sul do Nordeste brasileiro são coincidentes aos

A presente revisão bibliográfica abordará polímeros molecularmente impressos, onde aprofundamos os processos de obtenção desses materiais através dos métodos de