• Nenhum resultado encontrado

Lista de Exercícios Biologia / 3º ano. Professor: Rômulo Data: / 03 / Aluno(a):

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Lista de Exercícios Biologia / 3º ano. Professor: Rômulo Data: / 03 / Aluno(a):"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

www.colegioanglodecampinas.com.br 01 - (PUC RJ)

Os seres vivos são descendentes de um ancestral unicelular que surgiu há, aproximadamente, 4 bilhões de anos. Devido a sua ancestralidade comum, os organismos, com exceção dos vírus, comparti-lham algumas características não encontradas no mundo inanimado.

a) Descreva as características compartilhadas pelos organismos.

b) Quais são as exceções que levam os cientistas a terem dúvidas se os vírus podem ser classificados como seres vivos?

02 - (UFRRJ)

Cientistas conseguiram isolar o vírus causador de uma determinada doença. Objetivando entender melhor seu mecanismo de ação, eles decidiram cultivar esse vírus no laboratório. Para isso, prepararam meio de cultura adequado com todos os nutrientes necessários para o desenvolvimento do vírus e mantiveram a cultura sob condição de temperatura, umidade e luminosidade adequadas. Após um certo tempo, ao observarem a cultura, os cientistas perceberam que não houve desenvolvi-mento dos vírus que haviam sido inoculados.

Explique por que os vírus não se desenvolveram no meio de cultura.

03 - (UFOP MG)

O vírus da herpes humana pode ser cultivado em laboratório, utilizando-se culturas de células vivas de rim de macaco, previamente preparadas em tubos de ensaio ou outros frascos. Para o cultivo prévio dessas células vivas, utiliza-se uma solução de nutrientes e também de sais, cuja concentração é exatamente igual àquela dos líquidos celulares. a) Justifique o procedimento técnico descrito no preparo prévio da cultura das células vivas.

b) Caso o procedimento técnico não estiver como indicado no texto, a cultura de célula poderá afetar a replicação dos vírus? Por quê?

04 - (UFPA)

Os vírus já mataram milhões de pessoas e continuam sendo uma ameaça para a humanidade. Os

antibióticos, considerados como a grande conquista na cura de doenças, não têm qualquer efeito sobre os vírus, porque estes organismos apresentam caracte-resticas bastante peculiares. Descreva as caracteres-ticas dos vírus, quanto a sua estrutura e reprodução. 05 - (UNICAMP SP)

Após um surto de uma doença misteriosa (início com febre, coriza, mal-estar, dores abdominais, diarreia, manchas avermelhadas espalhadas pelo corpo) que acometeu crianças com até cinco anos de idade em uma creche, os pesquisadores da UNICAMP conseguiram sequenciar o material genético do agente causador da doença e concluíram que se tratava de um vírus. Um segmento dessa sequência era UACCCGUUAAAG.

a) Explique por que os pesquisadores concluíram que o agente infeccioso era um vírus.

b) Dê duas características que expliquem por que os vírus não são considerados seres vivos.

c) Sabendo-se que a sequência mostrada acima (UACCCGUUAAAG) dará origem a uma fita de DNA, escreva a sequência dessa fita complementar. 06 - (FUVEST SP)

Os seres humanos são hospedeiros de uma grande diversidade de microrganismos.

a) Existem microrganismos que fazem parte da microbiota normal dos humanos. Entre esses microrganismos, encontram-se espécies de bactérias do gênero Staphylococcus, aeróbias ou anaeróbias, que conseguem resistir à escassez de água, e espécies do gênero Neisseria, aeróbias obrigatórias, que não resistem ao ressecamento. Considerando a pele, as vias respiratórias e o intestino grosso, preencha o quadro abaixo, indicando com um X qual(is) ambiente(s) não oferece(m) condições favoráveis à colonização por essas espécies de bactérias.

b) As bactérias do gênero Helicobacter vivem em ambientes com pH ao redor de 2; as do gênero

Enterococcus, num pH ao redor de 4, e as bactérias

do gênero Escherichia vivem em ambientes com pH

CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS

Lista de Exercícios Biologia / 3º ano.

Professor: Rômulo Data: ______ / 03 / 2017.

Aluno(a): ________________________________________________________________

_________________________________

Um novo com a tradição de sempre!

(2)

www.colegioanglodecampinas.com.br próximo de 7. Considerando essas informações,

preencha o quadro abaixo, indicando com um X o órgão em que é mais provável encontrar cada um desses gêneros de bactérias.

07 - (UFJF MG)

Em 2010 e início de 2011, a imprensa noticiou a existência de uma superbactéria, a Klebsiella

pneu-moniae carbapenemase (KPC), como responsável

pela morte de várias pessoas. A KPC está restrita a ambientes hospitalares e os pacientes imunologia-camente debilitados são os mais suscetíveis a ela. Nos últimos anos, algumas bactérias têm se revelado resistentes à maioria de antibióticos, como a KPC, com capacidade de transmitir a resistência aos seus descendentes, além de enviarem através de seu material genético essa informação para bactérias vizinhas, as quais “aprendem” a se defender dos ataques dos antibióticos.

Com relação às bactérias:

a) Em qual dos reinos, segundo Whittaker ou Margulis e Schwartz, as bactérias se encontram? b) Qual das figuras abaixo (A e B) corresponde a uma célula de bactéria? Cite DUAS características morfológicas que definam esse tipo de célula.

c) Como as bactérias resistentes a antibióticos transmitem a resistência aos seus descendentes? d) Nem todas as bactérias são patogênicas, algumas desempenham papéis importantes na manutenção da vida na Terra, destacando-se a transformação do gás nitrogênio em uma forma assimilável pelos seres vivos, assim como seu retorno para a atmosfera. Cite o nome das QUATRO etapas desse ciclo.

08 - (UFF RJ)

Em 1928, Griffith relatou em um trabalho que

Pneumococcus não capsulados podiam começar a

apresentar cápsulas quando misturados com

Pneumococcus capsulados e mortos pelo calor

(figura abaixo). Em 1944, Avery e colaboradores demonstraram que o DNA era a molécula envolvida nesse processo.

Posteriormente outros trabalhos mostraram que as bactérias, apesar de não apresentarem reprodução sexuada, podem receber genes de outras bactérias por três mecanismos diferentes de recombinação: transformação, transdução e conjugação.

a) Que mecanismo de recombinação foi observado por Griffith? Explique como o DNA está envolvido nesse processo.

b) Em qual dos mecanismos de transferência de material genético é necessário o contato físico entre as células bacterianas? Justifique sua resposta. c) Em qual dos três mecanismos os vírus bacteriófagos podem servir de vetores na recombinação bacteriana? Justifique sua resposta. 09 - (UFBA)

A figura ilustra mecanismos moleculares de resistência bacteriana a antibióticos, a saber:

a) o recrutamento de uma enzima que destrói ou incapacita a droga;

b) o uso de uma bomba no envoltório celular que expulsa a droga antes que ela aja;

c) a substituição da proteína-alvo da droga por uma versão que a droga não reconhece.

A partir da análise das informações, explique a resistência bacteriana a antibióticos, relacionando-a à estratégia reprodutiva do grupo.

10 - (UFABC SP)

Os desenhos representam microrganismos que apresentam características específicas e conseguem se reproduzir de modo peculiar. Analise-os e, em seguida, responda.

(3)

www.colegioanglodecampinas.com.br a) Quais tipos de microrganismos estão

representa-dos pelas letras X e Z, respectivamente?

b) O microrganismo X pode parasitar e destruir o microrganismo Z. Explique como isso pode ocorrer. 11 - (UFC CE)

Leia os termos do quadro abaixo, que constituirão as respostas da questão. celular Parede o Antibiótic Mutação Plasmídeo sexuais Pêlos ção Transforma Transdução Conjugação

Analise as assertivas da primeira coluna, que versam sobre microrganismos, associe as expressões em negrito nelas contidas a um termo do quadro e transcreva-o para a coluna correspondente.

12 - (UNICAMP SP)

Os fungos são organismos eucarióticos heterotró-ficos unicelulares ou multicelulares. Os fungos multicelulares têm os núcleos dispersos em hifas, que podem ser contínuas ou septadas, e que, em conjunto, formam o micélio.

a) Mencione uma característica que diferencie a célula de um fungo de uma célula animal, e outra que diferencie a célula de um fungo de uma célula vegetal.

b) Em animais, alguns fungos podem provocar intoxicação e doenças como micoses; em plantas, podem causar doenças que prejudicam a lavoura, como a ferrugem do cafeeiro, a necrose do amendoim e a vassoura de bruxa do cacau. Entretanto, os fungos também podem ser benéficos. Cite dois benefícios proporcionados pelos fungos. 13 - (FUVEST SP)

Analise a tirinha.

A Fadinha não concretizou o desejo do personagem Vírus, pois, de acordo com a classificação biológica, as amebas não estão incluídas no reino animal. a) Que característica das amebas as inclui em um reino diferente daquele dos animais?

b) Nos vírus, o material genético encontra�se no interior de uma cápsula proteica. Onde está localiza-do o material genético das amebas?

c) Os vírus apresentam hábito parasita obrigatório. Como são as amebas, quanto a seu hábito?

d) Amebas conseguem sobreviver em meio hipotô-nico em relação ao seu citoplasma? Justifique sua resposta.

14 - (UNESP SP)

Um estudante coletou água de um lago e a separou em duas amostras de volumes iguais, A e B. Em ambas observou, ao microscópio, paramécios vivos, nos quais se destacavam seus vacúolos contráteis, como mostra a figura.

(4)

www.colegioanglodecampinas.com.br (http://japapedia.wikispaces.com)

Analisando os paramécios de ambas as amostras, o estudante não notou qualquer diferença. Em seguida dobrou a quantidade de líquido em ambas as amostras, adicionando água pura à amostra A e solução saturada de NaCl à amostra B. Passados alguns minutos, voltou a observar os paramécios. Em termos de volume celular e atividade dos vacúolos, que diferenças o estudante deve ter observado nos paramécios da amostra A, após a adição da água, e nos paramécios da amostra B, após a adição da solução saturada de NaCl? Justifique sua resposta.

TEXTO: 1 - Comum à questão: 15

A figura ilustra a diversidade em número de espécies de seres vivos, considerando a classificação em cinco Reinos de Whittaker.

15 - (UFBA)

Embora representado na ilustração por um pequeno número de espécies, o Reino Monera inclui organismos que se distribuem nos mais diferentes habitats da Biosfera, ocupando uma grande diversidade de nichos ecológicos. Tendo colonizado a Terra, sozinhos, por quase dois bilhões de anos,

continuam a se adaptar a um planeta em constante mudança.

Explique o sucesso evolutivo dos procariotos, considerando suas habilidades metabólicas desde que iniciaram a colonização do planeta e destaque a que exerceu o maior impacto sobre a Biosfera.

GABARITO:

1) Gab:

a) Consistem em uma ou mais células; contêm informação genética: usam a informação genética para se reproduzir; são geneticamente relacionados e evoluem; podem converter moléculas obtidas a partir do seu ambiente em novas moléculas orgânicas; podem extrair energia do ambiente e usá-la para o trabalho biológico; podem regular seu ambiente interno.

b) Não são formados por células. São formados por cápsulas de proteína ou outras substâncias (ex: lipídios e glicídios) que contém material genético. Não realizam funções fisiológicas por si só, mas parasitam para que o maquinário das células hospedeiras faça essas funções por eles, incluindo reprodução.

2) Gab:

Os vírus são parasitas obrigatórios; portanto, um meio de cultura apenas com nutrientes é insuficiente para o desenvolvimento deles. Eles necessitam de um hospedeiro para que possam reproduzir-se, portanto, faltou no meio de cultura uma forma de vida.

3) Gab:

a) Esse procedimento técnico de deixar a solução isotônica com os líquidos celulares é pra evitar que a célula perda (meio hipertônico) ou receba (meio hipotônico).

b) Caso o meio não esteja isotônico, a cultura de células poderá restaurar ou mucha afetando a replicação do vírus.

4) Gab:

Os vírus são compostos de material genético (DNA e RNA) e uma cápsula protéica denominada capsídeo (estruturas que juntas são denominados de nucleocapsídeo), alguns são encapsulados( a cápsula é geralmente derivada da membrana plasmática do hospedeiro), a reprodução do vírus pode ser de 2 tipo: ciclo lítico(rápido, que destrói a célula, com o vírus comandando o metabolismo hospedeiro) e o lisogênico (o material genético viral incorpora–se ao hospedeiro, mas não interfere no metabolismo)

5) Gab:

A base U (Uracila) ocorre exclusivamente no RNA e o único agente infeccioso que tem Uracila em seu material genético é o VÍRUS. Os vírus não são considerados vivos pelo fato de não terem estrutura celular; não se reproduzirem fora da célula hospedeira em função de não terem determinadas enzimas essenciais a este processo e, portanto, usam as estruturas da célula hospedeira; por serem parasitas intracelulares obrigatórios, e quando fora da célula hospedeira, não apresentam nenhum tipo de atividade metabólica. Com relação ao item c da questão,

(5)

www.colegioanglodecampinas.com.br os candidatos devem escrever que a fita complementar

deverá ter a sequência: ATGGGCAATTTC.

6) Gab:

a) Staphylococcus resiste à escassez de água e sobrevive em condições aeróbias e anaeróbias; pode sobreviver em todos os ambientes citados.

b) Dos órgãos citados, é mais provável encontrar

Helicobacter no estômago (que apresenta pH em torno de

2) e Escherichia no intestino grosso (pH próximo de 7).

Enterococcus pode ser encontrado em parte do duodeno

(sujeito a uma mudança de pH de ácido para básico).

7) Gab:

a) Reino Monera.

b) A ilustração que corresponde à uma célula bacteriana é a figura B. Pode-se inferir que a figura B trata-se de uma célula bacteriana pelo DNA circular disperso pelo citoplasma (fora de um envoltório nuclear); e por possuírem plasmídeos e cápsula bacteriana.

c) Algumas bactérias possuem, além do DNA circular, plasmídeos que podem conter genes que conferem à bactéria resistência a antibióticos, os quais são passados aos seus descendentes.

d) Fixação, amonificação, nitrificação, desnitrificação.

8) Gab:

a) O mecanismo é Transformação. Fragmentos do DNA da bactéria morta chegam ao citoplasma da bactéria viva e se recombinam com seu material genético, conferindo à bactéria receptora a característica de apresentar cápsula. b) O mecanismo é Conjugação, pois é necessária a presença do pillus interligando as células bacterianas para que possa ocorrer a transferência do material genético. c) No mecanismo de Transdução. O material genético do vírus se integra ao genoma da célula bacteriana, para que o ácido nucleico viral possa ser duplicado. Dessa forma, sequencias do DNA bacteriano podem permanecer ligadas ao DNA viral e consequentemente serem transportadas por outra bactéria.

9) Gab:

A resistência bacteriana nos três casos ilustrados ocorre em função da variabilidade genética dos microorganis-mos no enfrentamento do antibiótico. Essa variabilidade é decorrente de mutação e recombinação gênica — transformação, conjugação e transdução —, expressando a transferência vertical e horizontal da informação genética.

Sendo as bactérias organismos de ciclo de vida curto com crescimento exponencial (investimento maciço na reprodução), a propagação da resistência se faz rapidamente, originando linhagens resistentes ao antibiótico.

10) Gab:

a) Em X, é representado um vírus (bacteriófago); em Z, uma bactéria.

b) O bacteriófago, ao fixar-se na parede bacteriana, injeta seu material genético, que se multiplica e termina formando novas unidades virais; ocorre a destruição (lise) da célula bacteriana, e novos vírus são liberados no meio.

11) Gab:

antibiótico – mutação – conjugação – parede celular – plasmídeo – transdução – transformação – pêlos sexuais – conjugação – plasmídeos.

12) Gab:

a) Os fungos têm parede celular, ausente nas células animais, e não apresentam cloroplasto, que está presente nas células vegetais. Outra diferença entre as células de fungos e as vegetais se refere à constituição da parede celular, que é composta por quitina nos fungos e celulose nos vegetais.

b) Alguns fungos podem ser usados como alimento, outros participam da produção de itens alimentícios dependente do processo de fermentação e outros são usados na obtenção de fármacos. Os fungos são também importantes decompositores de matéria orgânica.

13) Gab:

a) O fato de serem unicelulares, enquanto os animais são pluricelulares.

b) No interior do núcleo.

c) A maioria das amebas apresenta vida livre, embora algumas espécies sejam parasitas.

d) As amebas de água doce sim, pois possuem vacúolos pulsáteis que eliminam a água recebida por osmose do ambiente.

14) Gab:

Os paramécios da amostra A, após a adição da água pura, ganham água por osmose e têm o seu volume aumentado. Eles não sofrem ruptura, porque aumentam a atividade de seus vacúolos contráteis, eliminando o excesso de água que ganharam. Os paramécios da amostra B, colocados em solução saturada de NaCl, perdem água por osmose e têm o seu volume reduzido. Consequentemente, a atividade dos vacúolos contráteis fica reduzida ou cessa.

15) Gab:

Os procariotos são organismos que apresentam uma extraordinária diversidade bioquímica, definindo os caminhos metabólicos que estabeleceram a dinâmica da biosfera. As diferentes formas de obtenção de energia surgiram e se desenvolverem no processo evolutivo do grupo, refletindo a exploração dos mais variados ambientes do planeta.

O maior impacto ambiental sobre a Biosfera se efetiva com o estabelecimento da fotossíntese aeróbica, cujas consequências incluem a oxidação da atmosfera e a formação da camada de ozônio, pela liberação do O2, condições que repercutiram na expansão e diversificação da vida aeróbica em suas diferentes manifestações, com a evolução do processo da respiração.

(6)

Referências

Documentos relacionados

Gerenciamento de Arquivos: Embora os programas só realizem trabalho útil enquanto estão sendo executados, ou seja, na forma de processos, para que estes programas possam ser executados

O número de desalentados no 4° trimestre de 2020, pessoas que desistiram de procurar emprego por não acreditarem que vão encontrar uma vaga, alcançou 5,8 milhões

O objetivo deste trabalho foi avaliar épocas de colheita na produção de biomassa e no rendimento de óleo essencial de Piper aduncum L.. em Manaus

Embora toda a literatura especializada indique que a representação da lira, no reverso da moeda, repousa sobre uma pedra, é digno de nota fazermos duas ob- servações: 1)

Os interessados em adquirir quaisquer dos animais inscritos nos páreos de claiming deverão comparecer à sala da Diretoria Geral de Turfe, localizada no 4º andar da Arquibancada

Também foram obtidas as medidas de comprimento e largura de 100 frutos no Laboratório de Propagação de Espécies Nativas da Sociedade Chauá, assim como a massa fresca e o número

O Conselho Deliberativo da CELOS decidiu pela aplicação dos novos valores das Contribuições Extraordinárias para o déficit 2016 do Plano Misto e deliberou também sobre o reajuste

Isto remete para uma terceira ideia: os impactos globais e multiplicadores da agenda do trabalho digno. Aliás, a agenda do trabalho digno é global não apenas pelos efeitos que tem