• Nenhum resultado encontrado

Destaques da sessão plenária de 14 a 17 de julho de 2014, Estrasburgo [ :59]

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Destaques da sessão plenária de 14 a 17 de julho de 2014, Estrasburgo [ :59]"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

As audições dos comissários indigitados para substituir Olli Rehn (Jyrki Katainen, Finlândia), Antonio Tajani (Ferdinando Nelli Feroci, Itália), Viviane Reding (Martine Reicherts, Luxemburgo) e Janusz Lewandowski (Jacek Dominik, Polónia) até ao final do mandato da Comissão liderada por Durão Barroso realizam-se na segunda-feira à noite nas comissões parlamentares competentes. A votação em

9 . . . .

Novos comissários europeus para substituir Rehn, Tajani, Reding e Lewandowski A insuficiência de fundos no orçamento da UE para este ano vai ser discutida com a Comissão e o Conselho na quarta-feira, às 15 horas. Os eurodeputados deverão pedir ao Conselho para que aprove com urgência um orçamento retificativo de 4,74 mil milhões de euros para colmatar a insuficiência das dotações de pagamento, manifestando preocupações em relação ao financiamento de programas nas áreas da investigação e do emprego, política de coesão, pescas, ajuda à Ucrânia e aos refugiados sírios.

8 . . . .

Orçamento da UE: debate sobre a insuficiência de fundos para os programas europeus O Parlamento Europeu vai pronunciar-se sobre a adesão da Lituânia à zona euro,

prevista para 1 de janeiro de 2015. O projeto de relatório, que tem ainda de ser aprovado na comissão parlamentar dos Assuntos Económicos e Monetários na segunda-feira, é favorável à adoção da moeda única pelo país báltico, que será o 19° membro da eurozona. O debate em plenário realiza-se na terça-feira e a votação no dia seguinte.

7 . . . .

Votação sobre a adesão da Lituânia à zona euro

Os planos da Comissão de retirar a proposta de diretiva sobre a licença de

maternidade têm sido alvo de várias críticas. Na terça-feira, os eurodeputados vão questionar a Comissão e o Conselho sobre este assunto. Em 2010, o PE aprovou a sua posição sobre esta proposta, defendendo a extensão do período de licença de maternidade para as 20 semanas, uma licença de paternidade de pelo menos duas semanas e a proibição de despedimento. Edite Estrela foi a relatora do PE.

6 . . . .

Licença de maternidade: eurodeputados reagem aos planos da Comissão de retirar proposta de diretiva

O novo Parlamento Europeu vai votar uma resolução com recomendações para lutar contra o desemprego jovem, após um debate com o comissário com a pasta do Emprego, László Andor, agendado para quarta-feira, às 9h15. De acordo com dados do Eurostat, Grécia, Espanha, Croácia, Itália, Chipre e Portugal são os países que têm registado as taxas de desemprego jovem mais elevadas na UE.

5 . . . .

Medidas para lutar contra o desemprego jovem

Na semana em que se realiza a sexta ronda de negociações sobre o acordo de parceria transatlântica de comércio e investimento entre a UE e os Estados Unidos, os eurodeputados vão debater com o comissário do Comércio, Karel De Gucht, os progressos alcançados e aferir se as "linhas vermelhas" traçadas pelo PE em 2013 não foram ultrapassadas pelos negociadores. O debate em plenário está agendado para terça-feira à tarde. Depois de concluído, o acordo só poderá entrar em vigor com a aprovação do PE.

4 . . . .

Debate sobre o acordo comercial entre a UE e os Estados Unidos

Na terça-feira, às 10 horas, o presidente indigitado da Comissão, Jean-Claude Juncker, vai apresentar as suas prioridades políticas perante o Parlamento

Europeu, seguindo-se um debate com os líderes dos grupos políticos. A eleição terá início às 12h30. Para ser eleito, o candidato necessita do apoio de pelo menos 376 dos 751 deputados. O mandato de Durão Barroso termina em 31 de outubro, devendo o seu sucessor assumir funções a 1 de novembro.

3 . . . .

Eleição do futuro presidente da Comissão Europeia [10-07-2014 - 09:59]

Destaques da sessão plenária de 14 a 17 de

julho de 2014, Estrasburgo

(2)

20140708NEW51835 - 2/11 EP Newshub • Material Audiovisual • EuroparlTV •

Conferências de imprensa e outros eventos

Transmissão em direto da sessão plenária

Agenda da sessão plenária

Mais informação http://www.europarl.europa.eu/news/pt/news-room/plenary imprensa-PT@europarl.europa.eu EMAIL: (+32) 498 98 33 36 PORT: (+33) 3 881 76758 STR: (+32) 2 28 32198 BXL:

Isabel Teixeira NADKARNI

Os debates sobre assuntos externos agendados para a semana são sobre a situação na Ucrânia e no Iraque e sobre a escalada da violência entre Israel e a Palestina.

11 . . . .

Assuntos externos

Os eurodeputados vão votar a composição numérica das delegações

interparlamentares na quarta-feira e eleger os membros que irão integrar cada uma delas na quinta-feira. Estas delegações são responsáveis pelos contactos do Parlamento Europeu com países fora da UE. Esta legislatura, o PE terá pela primeira vez uma delegação que se ocupará exclusivamente das relações com o Brasil.

10 . . . . .

Composição numérica e membros das delegações do Parlamento Europeu

(3)

Eleição do presidente da Comissão Europeia: 15/07/2014, às 12h30 Debate: 15/07/2014, às 10 horas

Declaração n.º 11 anexada ao Tratado de Lisboa: "O Parlamento Europeu e o Conselho Europeu são conjuntamente responsáveis pelo bom desenrolar do processo conducente à eleição do Presidente da Comissão Europeia. Por conseguinte, os representantes do Parlamento Europeu e do Conselho Europeu procederão, antes da decisão do Conselho Europeu, às consultas necessárias no quadro que se considere mais adequado. Em conformidade com o primeiro parágrafo do n.° 7 do artigo 17.°, essas consultas incidirão sobre o perfil dos candidatos às funções de Presidente da Comissão, tendo em conta as eleições para o Parlamento Europeu. As modalidades das consultas poderão ser

definidas, em tempo útil, de comum acordo entre o Parlamento Europeu e o Conselho Europeu".

Artigo 17.°, n.° 7 do Tratado da União Europeia: "Tendo em conta as eleições para o Parlamento Europeu e depois de proceder às consultas adequadas, o Conselho Europeu, deliberando por maioria qualificada, propõe ao Parlamento Europeu um candidato ao cargo de Presidente da Comissão. O candidato é eleito pelo Parlamento Europeu por maioria dos membros que o compõem. Caso o candidato não obtenha a maioria dos votos, o Conselho Europeu, deliberando por maioria qualificada, proporá no prazo de um mês um novo candidato, que é eleito pelo Parlamento Europeu de acordo com o mesmo processo".

O que diz o Tratado

Se o candidato for eleito, o presidente do Parlamento Europeu solicitará ao Conselho e ao presidente eleito da Comissão que proponham, de comum acordo, os candidatos para os diferentes cargos de comissários.

Se o candidato não obtiver a maioria necessária, o Conselho Europeu, deliberando por maioria qualificada, terá um mês para propor um novo candidato (artigo 17º, 7 do Tratado de Lisboa e artigo 117º do Regimento do Parlamento Europeu).

Para ser eleito, o candidato necessita de uma maioria absoluta, ou seja, dos votos favoráveis de pelo menos 376 dos 751 eurodeputados. A votação é secreta.

Esta semana, o presidente indigitado apresentou aos vários grupos políticos as suas prioridades para os próximos cinco anos. Cabe agora ao Parlamento Europeu eleger o presidente da Comissão.

Em 27 de junho, o Conselho Europeu propôs formalmente Jean-Claude Juncker como candidato à presidência da Comissão com 26 países a favor e dois contra (Reino Unido e Hungria). Ao proporem um candidato, os chefes de Estado e de governo da UE têm de ter em conta os resultados das eleições europeias.

Jean-Claude Juncker, 59 anos, antigo primeiro-ministro do Luxemburgo e ex-presidente do Eurogrupo, foi o candidato apresentado pelo PPE antes das eleições europeias para liderar o executivo comunitário. Dado que esta foi a família política que obteve mais assentos no novo Parlamento Europeu (221), Juncker foi o primeiro a ser considerado para o cargo.

Na terça-feira, às 10 horas, o presidente indigitado da Comissão, Jean-Claude Juncker, vai apresentar as suas prioridades políticas perante o Parlamento Europeu, seguindo-se um debate com os líderes dos grupos políticos. A eleição terá início às 12h30. Para ser eleito, o candidato necessita do apoio de pelo menos 376 dos 751 deputados. O mandato de Durão Barroso termina em 31 de outubro, devendo o seu sucessor assumir funções a 1 de novembro.

Eleição do futuro presidente da Comissão

Europeia

(4)

20140708NEW51835 - 4/11

Comunicado de imprensa - Acordo comercial UE-EUA: PE define prioridades para as negociações

Resolução do PE sobre as negociações em matéria de comércio e investimentos entre a UE e os EUA

Mais informação

Debate: 15/07/2014

A sexta ronda de negociações entre a UE e os Estados Unidos realiza-se de 14 a 18 de julho, em Bruxelas. No futuro, depois de concluídas as negociações, o acordo terá de ser aprovado pelo Parlamento Europeu para poder entrar em vigor.

"A resolução refere tanto as áreas defensivas da União Europeia, como são os setores dos transportes aéreos e marítimos, o mercado das compras públicas, os serviços financeiros e as indicações geográficas, para indicar apenas as principais, bem como as áreas defensivas para a União, como por exemplo a segurança alimentar, os serviços culturais e audiovisuais, a proteção dos dados pessoais, os direitos dos trabalhadores e a proteção ambiental", disse o antigo eurodeputado português e presidente da comissão parlamentar do Comércio Internacional, Vital Moreira (S&D), que foi o autor da resolução. Em 23 de maio de 2013, o Parlamento Europeu aprovou uma resolução que define os objetivos que quer que sejam defendidos nas negociações de um acordo de Parceria Transatlântica de Comércio e Investimento (TTIP, na sigla inglesa) entre a UE e os Estados Unidos. Nesse documento, os eurodeputados traçaram várias "linhas vermelhas" que não devem ser ultrapassadas pelos negociadores.

Na semana em que se realiza a sexta ronda de negociações sobre o acordo de parceria transatlântica de comércio e investimento entre a UE e os Estados Unidos, os eurodeputados vão debater com o comissário do Comércio, Karel De Gucht, os progressos alcançados e aferir se as "linhas vermelhas" traçadas pelo PE em 2013 não foram ultrapassadas pelos negociadores. O debate em plenário está agendado para terça-feira à tarde. Depois de concluído, o acordo só poderá entrar em vigor com a aprovação do PE.

Debate sobre o acordo comercial entre a UE e os

Estados Unidos

(5)

Comunicado de imprensa - PE aprova Fundo Europeu de Ajustamento à Globalização 2014-2020

Comunicado de imprensa - PE quer quadro europeu para assegurar qualidade dos estágios

Comunicado de imprensa - PE urge ministros a aprovar Garantia à Juventude

Dados do Eurostat sobre o desemprego na UE

Mais informação

Votação: 16/07/2014 Debate: 16/07/2014

Em maio, a taxa de desemprego jovem era de 22,2% na UE28 e de 23,3% na zona euro. No mesmo mês, a taxa registada em Portugal era de 34,8%, contra 35,9% em abril. Ao negociarem o Fundo Europeu de Ajustamento à Globalização para 2014-2020, os eurodeputados reforçaram também o apoio aos jovens das regiões mais afetadas pelo desemprego. Este fundo poderá fornecer assistência temporária "aos jovens que não trabalham, não estudam nem seguem qualquer formação, residentes em regiões elegíveis ao abrigo da Iniciativa para o Emprego dos Jovens, dado que essas regiões são

desproporcionadamente afetadas por despedimentos de grande amplitude", diz o texto acordado entre o Parlamento Europeu e o Conselho.

Numa resolução aprovada em setembro do ano passado, o Parlamento Europeu propôs várias medidas para estimular a criação de emprego, para facilitar a mobilidade e para assegurar que os jovens estagiários tenham uma remuneração e condições de trabalho adequadas.

Os regimes de "garantia para a juventude" não são suficientes para reduzir o desemprego jovem, disseram os eurodeputados em vários debates, apelando à Comissão Europeia e aos governos nacionais para que tomem medidas suplementares para combater este flagelo.

O novo Parlamento Europeu vai votar uma resolução com recomendações para lutar contra o desemprego jovem, após um debate com o comissário com a pasta do Emprego, László Andor, agendado para quarta-feira, às 9h15. De acordo com dados do Eurostat, Grécia, Espanha, Croácia, Itália, Chipre e Portugal são os países que têm registado as taxas de desemprego jovem mais elevadas na UE.

Medidas para lutar contra o desemprego jovem

(6)

20140708NEW51835 - 6/11

Comunicado de imprensa - Licença de maternidade: PE aprova extensão para 20 semanas pagas a 100%

Resolução legislativa do PE sobre a proposta de diretiva relativa à licença de maternidade

Mais informação

Debate: 15/07/2014

Em Portugal, a licença de maternidade é remunerada a 100% durante 120 dias. A eurodeputada portuguesa Inês Zuber, vice-presidente da comissão parlamentar dos Direitos da Mulher e Igualdade dos Géneros, declarou esta semana que a proposta de diretiva deve ser mantida e negociada com o Conselho.

A eventual retirada da proposta faz parte do "Programa para a adequação e a eficácia da regulamentação" (REFIT), em que a Comissão anuncia as medidas que pretende tomar para simplificar ou retirar legislação da UE, reduzir a carga burocrática das empresas e facilitar a sua aplicação.

Nos últimos quatro anos, o Conselho de Ministros da UE, que legisla em pé de igualdade com o PE nesta matéria, não avançou com o trabalho legislativo por falta de vontade política.

Em outubro de 2010, o Parlamento Europeu aprovou a sua posição em primeira leitura sobre esta proposta, defendendo a extensão do período de licença de maternidade na UE das atuais 14 para as 20 semanas (a Comissão propunha 18), pagas a 100%. Os

eurodeputados propuseram também a proibição do despedimento desde o início da gravidez até, no mínimo, seis meses após o termo da licença de maternidade, uma série de medidas para garantir os direitos das mulheres quando regressam ao trabalho e uma licença de paternidade de pelo menos duas semanas.

A proposta relativa à licença de maternidade, que revê uma diretiva de 1992, foi apresentada pela Comissão Europeia em outubro de 2008, integrada num pacote de medidas para melhorar o equilíbrio entre vida profissional e familiar.

Os planos da Comissão de retirar a proposta de diretiva sobre a licença de

maternidade têm sido alvo de várias críticas. Na terça-feira, os eurodeputados vão questionar a Comissão e o Conselho sobre este assunto. Em 2010, o PE aprovou a sua posição sobre esta proposta, defendendo a extensão do período de licença de maternidade para as 20 semanas, uma licença de paternidade de pelo menos duas semanas e a proibição de despedimento. Edite Estrela foi a relatora do PE.

Licença de maternidade: eurodeputados reagem

aos planos da Comissão de retirar proposta de

diretiva

(7)

Projeto de relatório sobre a proposta de decisão relativa à adoção do euro pela Lituânia

Mais informação

Relator: Werner Langen (PPE, DE) Processo: consulta

Votação: 16/07/2014 Debate: 15/07/2014

A Lituânia será o 19° membro da zona euro, depois da Letónia (2014), Estónia (2011), Eslováquia (2009), Chipre e Malta (2008), Eslovénia (2007), Grécia (2001), Alemanha, Áustria, Bélgica, Espanha, Finlândia, França, Irlanda, Itália, Luxemburgo, Países Baixos e Portugal (1999).

O Parlamento Europeu tem de ser consultado sobre o alargamento da zona euro antes de o Conselho adotar uma decisão formal sobre a admissão, o que poderá acontecer no Conselho "Assuntos Gerais" de 23 de julho.

O Conselho Europeu de 27 de junho apoiou a proposta da Comissão de que a Lituânia adote o euro em janeiro do próximo ano, saudando o país pelo "grau de convergência atingido, com base em políticas económicas, orçamentais e financeiras sólidas". De acordo com o Banco Central Europeu, a Lituânia preenche todos os critérios de convergência estabelecidos no Tratado: realização de um elevado grau de estabilidade dos preços, sustentabilidade das finanças públicas, respeito das margens de flutuação normais no mecanismo de taxas de câmbio do Sistema Monetário Europeu e caráter duradouro da convergência alcançada pelo Estado-Membro e da sua participação no mecanismo de taxas de câmbio, refletido nos níveis das taxas de juro a longo prazo. O Parlamento Europeu vai pronunciar-se sobre a adesão da Lituânia à zona euro, prevista para 1 de janeiro de 2015. O projeto de relatório, que tem ainda de ser aprovado na comissão parlamentar dos Assuntos Económicos e Monetários na segunda-feira, é favorável à adoção da moeda única pelo país báltico, que será o 19° membro da eurozona. O debate em plenário realiza-se na terça-feira e a votação no dia seguinte.

Votação sobre a adesão da Lituânia à zona euro

(8)

20140708NEW51835 - 8/11

Debate: 16/07/2014

Na altura em que foi aprovado o orçamento da UE para este ano, a antiga eurodeputada e relatora, Anne Jensen (ALDE, DK), disse que este era um "orçamento de austeridade", que representa uma redução de cerca de 6% em relação ao orçamento de 2013.

No debate de quarta-feira, os eurodeputados deverão pedir ao Conselho para que aprove com urgência um orçamento retificativo de 4,74 mil milhões de euros para colmatar a insuficiência das dotações de pagamento de modo a que a Comissão Europeia possa cumprir as obrigações jurídicas da UE. No dia 9 de julho, o Conselho não conseguiu chegar a acordo sobre um projeto de orçamento retificativo para este fim.

A insuficiência de fundos no orçamento da UE para este ano vai ser discutida com a Comissão e o Conselho na quarta-feira, às 15 horas. Os eurodeputados deverão pedir ao Conselho para que aprove com urgência um orçamento retificativo de 4,74 mil milhões de euros para colmatar a insuficiência das dotações de pagamento, manifestando preocupações em relação ao financiamento de programas nas áreas da investigação e do emprego, política de coesão, pescas, ajuda à Ucrânia e aos refugiados sírios.

Orçamento da UE: debate sobre a insuficiência de

fundos para os programas europeus

(9)

Votação: 16/07/2014

- Jyrki Katainen, Finlândia - audição na comissão parlamentar dos Assuntos Económicos e Monetários (segunda-feira, das 21h30 às 22h30).

- Ferdinando Nelli Feroci, Itália - audição na comissão parlamentar da Indústria, Investigação e Energia (segunda-feira, das 20h30 às 21h30);

- Martine Reicherts, Luxemburgo - audição nas comissões parlamentares das Liberdades Cívicas, Justiça e Assuntos Internos, dos Assuntos Jurídicos e dos Direitos da Mulher e Igualdade dos Géneros (segunda-feira, das 19h00 às 20h30);

- Jacek Dominik, Polónia - audição na comissão parlamentar dos Orçamentos (segunda-feira, das 18h30 às 19h30);

Rehn, Tajani, Reding e Lewandowski foram eleitos para o Parlamento Europeu em maio e assumiram funções no dia 1 de julho. Os candidatos indigitados para os substituir até ao final do mandato da Comissão Europeia, em 31 de outubro, vão participar em audições nas seguintes comissões parlamentares:

As audições dos comissários indigitados para substituir Olli Rehn (Jyrki Katainen, Finlândia), Antonio Tajani (Ferdinando Nelli Feroci, Itália), Viviane Reding (Martine Reicherts, Luxemburgo) e Janusz Lewandowski (Jacek Dominik, Polónia) até ao final do mandato da Comissão liderada por Durão Barroso realizam-se na

segunda-feira à noite nas comissões parlamentares competentes. A votação em plenário tem lugar na quarta-feira, às 9 horas.

Novos comissários europeus para substituir Rehn,

Tajani, Reding e Lewandowski

(10)

20140708NEW51835 - 10/11

Página web das delegações interparlamentares

Artigo 212° do Regimento do PE: Constituição e funções das delegações interparlamentares

Decisão do PE, de 12 de março de 2014, referente às delegações

Mais informação

Votação: 16/07/2014 (composição numérica das delegações interparlamentares) e 17/07/2014 (membros das delegações)

Os presidentes e vice-presidentes das delegações serão eleitos depois do verão, nas respetivas reuniões constitutivas.

As delegações interparlamentares mantêm e desenvolvem os contactos internacionais do PE, em especial com os parlamentos dos Estados que são parceiros tradicionais da UE. O Parlamento Europeu constitui delegações interparlamentares sob proposta da

Conferência dos Presidentes (presidente do PE e líderes dos grupos políticos). Os eurodeputados vão votar a composição numérica das delegações

interparlamentares na quarta-feira e eleger os membros que irão integrar cada uma delas na quinta-feira. Estas delegações são responsáveis pelos contactos do

Parlamento Europeu com países fora da UE. Esta legislatura, o PE terá pela primeira vez uma delegação que se ocupará exclusivamente das relações com o Brasil.

Composição numérica e membros das delegações

do Parlamento Europeu

(11)

Debate sobre a escalada de violência entre Israel e a Palestina: 16/07/2014 Debate sobre a situação no Iraque: 16/07/2014

Debate sobre a situação na Ucrânia: 15/07/2014

Os debates sobre assuntos externos agendados para a semana são sobre a situação na Ucrânia e no Iraque e sobre a escalada da violência entre Israel e a Palestina.

Assuntos externos

Referências

Documentos relacionados

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

dois gestores, pelo fato deles serem os mais indicados para avaliarem administrativamente a articulação entre o ensino médio e a educação profissional, bem como a estruturação

5 “A Teoria Pura do Direito é uma teoria do Direito positivo – do Direito positivo em geral, não de uma ordem jurídica especial” (KELSEN, Teoria pura do direito, p..

Os resultados são apresentados de acordo com as categorias que compõem cada um dos questionários utilizados para o estudo. Constatou-se que dos oito estudantes, seis

Portanto, mesmo percebendo a presença da música em diferentes situações no ambiente de educação infantil, percebe-se que as atividades relacionadas ao fazer musical ainda são

The focus of this thesis was to determine the best standard conditions to perform a laboratory-scale dynamic test able to achieve satisfactory results of the

Objetivos - Avaliar a prevalência de anemia e seus determinantes entre crianças de 2 a 5 anos de idade, atendidas pelo programa Estratégia Saúde da Família ESF; analisar a

Dentre as principais conclusões tiradas deste trabalho, destacam-se: a seqüência de mobilidade obtida para os metais pesados estudados: Mn2+>Zn2+>Cd2+>Cu2+>Pb2+>Cr3+; apesar dos