• Nenhum resultado encontrado

CARNEIRO HIDRÁULICO COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM EM OFICINA PARA TÉCNICOS EM AGROPECUÁRIA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CARNEIRO HIDRÁULICO COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM EM OFICINA PARA TÉCNICOS EM AGROPECUÁRIA"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

CARNEIRO HIDRÁULICO COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM EM OFICINA PARA TÉCNICOS EM AGROPECUÁRIA

Autores: Sofia TONI¹, Danieli Cristina de SOUZA², Roselaine vieira SONEGO³.

Identificação autores: ¹Licencianda em Ciências Agrícolas- IFC Araquari, ²Docente Licenciada em Ciências Agrícolas- IFC Araquari, ³Pedagoga

Introdução

Para que uma propriedade rural funcione corretamente é necessário que seus componentes de produção, infraestrutura, recursos financeiros e humanos estejam em sintonia.. No sistema de produção, um elemento indispensável é a utilização de água para as tarefas corriqueiras, deste modo, um equipamento necessário são aqueles que elevam a água até a propriedade e distribuem. A fim de proporcionar o conhecimento com alternativas que elevem a água até a propriedade e faça a sua distribuição, de forma eficiente com o baixo custo de implantação e baixa manutenção, explora-se a construção e uso do carneiro hidráulico, como uma ferramenta que atende essas exigências e não necessita de energia elétrica para a sua funcionalidade se tornando viável para propriedades afastadas das fontes (Peixoto e Luchese, 2015).

Desta maneira, ao analisar a importância da aproximação da teoria com a prática, principalmente para alunos do ensino médio técnico em agropecuária, utiliza-se de metodologias como a elaboração de oficinas que oferece uma oportunidade única para sistematizar o saber teórico, a partir da construção dos seus conhecimentos na referida temática (Nogueira e Dickman, 2009). Uma vez que realizaram atividades práticas, dinamizadas que consigam absorver o conteúdo e dar significância técnica para sua futura atuação profissional e socioambiental a partir dos valores construídos ao desenvolver uma tecnologia acessível e compatível com as distintas realidades do meio rural

Partindo da integração necessária entre os saberes técnicos do equipamento Carneiro Hidráulico e suas aplicabilidades, objetiva-se descrever um relato de experiência vivenciada com os alunos dos primeiros anos do técnico em agropecuária integrado ao ensino médio, a fim de verificar a significância desde conteúdo a partir da

(2)

metodologia aplicada para o aprendizado dos mesmos, através de auto avaliação da oficina ministrada sobre Carneiro Hidráulico.

Material e Métodos

Os dados mencionados estão embasados em um primeiro momento pela ação de levantamento de referenciais teóricos Neto (1969), Nogueira e Dickman (2009), Silva (2007), Rojas (2002), Abate e Botrel (2002) e Ortiz e Brenelli (2012) e por se tratar de um estudo qualitativo e de elaboração de elementos didáticos para a área agrícola, foram construídos esquemas de funcionamento em proporção de cartolinas do carneiro hidráulico e também um protótipo utilizando os seguintes materiais: conexões simples como niples, Ts e um conector de mangueira e os mais sofisticados que é a válvula de retenção e a válvula de impulso. Para que ocorra o funcionamento do carneiro hidráulico acontece nele um princípio físico que deve ser compreendido pelos estudantes do curso técnico agrícola e ou por agricultores que venham utilizar o carneiro hidráulico.

Após a confecção do protótipo para o uso na oficina em sala de aula da instituição do IFC-Câmpus Araquari o Programa de Iniciação a Docência-PIBID proporcionou aos licenciados participantes do referido programa que ministrassem oficinas para os alunos do Técnico em Agropecuária da instituição. A elaboração da especifica oficina foi baseada no funcionamento e em como se pode utilizar o equipamento nas propriedades agrícolas, mostrando a importância e vantagens do carneiro hidráulico, em prol a promover a interdisciplinaridade do equipamento com as matérias ofertadas no curso integrado. A construção do protótipo torna-se um instrumento didático e de fácil manejo a sala de aula, materializando o que estava a nível conceitual.

Resultados e discussão

A construção de um protótipo de um carneiro hidráulico possibilita apropriação dos conceitos teóricos porque trata de aprender fazendo, aprender em ação por meio de observação real dos conceitos físicos e agrotécnicos nele envolvidos, logo o aprendiz demonstra sua apropriação conceitual ao demonstrar o conhecimento e

(3)

habilidades adquiridos durante a execução do protótipo, além de que a aprendizagem por meio de construção de protótipo também favorece o nível motivacional.

A escola é um promotor de conhecimento e motivação segundo Ortiz e Bartelli (2012), e essa motivação se dá através das interações sociais que acontecem na escola, seja com os outros alunos e professores, e essas interações acabam tendo relação direta com o aprendizado. Cunha (2014) nos aponta também que as relações afetivas vivenciadas com o mediador da disciplina forem satisfatórias para o aluno, os mesmos se sentirão mais confiantes e aptos, isso tem relação direta com a motivação de aprender e a motivação de querer montar um equipamento prático que eles mesmos vão poder mostrar aos produtores rurais e a outras pessoas onde vão trabalhar e será um conhecimento que vão levar junto, pois eles montaram o equipamento e com isso a chance de lembrarem é bem maior do que apenas um conteúdo que foi mostrado em sala de aula, segundo os alunos.

Com isso, a avaliação sobre como foi ministrado a oficina se deu a partir de um questionário, para ver como eles tinham aprendido em relação do que tinha sido ministrado, que foram entregues aos alunos que assistiram a oficina, nesse questionário continha os seguintes itens: a) nível de aprendizado sobre o conteúdo ministrado; b) avaliação comparativa da aprendizagem em sala aula convencional com o modelo de oficina; c) avaliação dos conteúdos aprendidos no formato de oficina e das razões dessa aprendizagem. Posteriormente os resultados obtidos foram analisados, avaliados e apontaram: sobre seu nível de aprendizagem no geral sobre os conteúdos ministrados foi de 91,7%. Sobre o seu nível de aprendizagem na oficina em relação a sala de aula foi 72,2% e já a avaliação para a oficina a média das notas foi de 92,3%. Para os conteúdos aprendidos a média do resultado foi que 49% dos alunos apresentaram a prática como um fator para melhor aprendizagem o que facilita entender os conceitos teóricos e 29% dos alunos informaram que essa forma de ensino prende a atenção, é dinâmico e facilita a compreensão. Outras informações observadas é que amplia a interação dos alunos com os conteúdos ministrados, onde encontram uma aplicação concreta da física para que possam melhorar se desempenho nas aulas e mostrar participação e curiosidades aos alunos.

(4)

Diante desses dados, observou-se que teorias educacionais que defendem um processo ensino aprendizagem que usa procedimentos práticos e concretos na apropriação conceitual, ou que advogam a necessidade de uma aprendizagem significativa e colaborativa que valoriza os processos de interação são valorizadas pelos estudantes.

Conclusão

Com isso concluímos que segundo os resultados obtidos, os alunos tiveram um melhor aprendizado. Cerca de 80% se declaram que conseguiram aprender bem com a oficina e cerca de 20% não tiveram um posicionamento a respeito. Não somente os alunos tiveram um aprendizado, quem ministra a oficina e até os seus professores que acompanharam os licenciados e os alunos em sala de aula também puderam aprender, por meio da integração de conteúdos técnicos e do ensino das disciplinas regulares, a fim de dar significância na aplicação de conhecimento,

Esta oficina foi de grande valia para os acadêmicos que estão inseridos no programa PIBID, pois mobilizou as competências professorais e o desejo de estar em sala de aula, junto aos estudantes e os professores dos alunos do curso técnico.

Referências

ABATE, C.; BOTREL, T. A. Carneiro hidráulico com tubulação de aço galvanizado

e em PVC. (Online) Scientia Agricola. Piracicaba, v.59, n.1, p. 173-203, Jan./mar.,

2002.

CUNHA, M.I. A relação Professor-Aluno. Repensando a didática/IIma Passos Alencastro Veiga (Coord.).- 29° ed.- Campinas, SP: Papirus, 2014. p. 149-159.

NETTO, J.M.A. Manual de aparelhos de bombeamento de água. In: ZAMBEL, A.R. USP/EESC, São Carlos, Cap 10, p. 183-200, 1969.

NOGUEIRA, A.L.F.S.; DICKMAN, A.G. Ensino de física a estudantes de

agronomia: contextualização nas aulas práticas. XVIII Simpósio Nacional de Ensino

(5)

OSTI, A.; BRENELLI, R. P.. Analise comparativa das representações de alunos e

professores sobre as relações de ensino e aprendizagem. Pesquisa Educação Temática Digital (ETD). Campinas, v.14, n.1, p.363-385, jan. / jun. 2012.

PEIXOTO, H.D.; LUCHESE, T.C. Estudo sistemático do Carneiro Hidráulico: Uma

avaliação da dependência entre volume recalcado e os parâmetros da constução do equipamento. V SEPE- Seminário de ensino, pesquisa e extensão, vol V (2015).

UFFS-Campus Cerro Largo- RS, 2015.

ROJAS, R.N.Z. Modelagem, otimização e avaliação de um carneiro hidráulico. Tese (Doutorado em agronomia) – Escola Superior de agricultura, Universidade de São Paulo, Piracicaba, 2002.

SILVA, A.O.; REIS, M. Elaboração de elementos didático de física integrados ao

ensino técnico em agropecuária da EAFSC. II Congresso de Pesquisa e Inovação da

Referências

Documentos relacionados

Em primeiro lugar, como a pecuária é menos intensiva em capital que a agricultura, mais produtores irão escolher a pecuária quando os preços da terra estiverem baixos em

Este trabalho buscou, através de pesquisa de campo, estudar o efeito de diferentes alternativas de adubações de cobertura, quanto ao tipo de adubo e época de

Foi apresentada, pelo Ademar, a documentação encaminhada pelo APL ao INMETRO, o qual argumentar sobre a PORTARIA Nº 398, DE 31 DE JULHO DE 2012 E SEU REGULAMENTO TÉCNICO

Neste trabalho avaliamos as respostas de duas espécies de aranhas errantes do gênero Ctenus às pistas químicas de presas e predadores e ao tipo de solo (arenoso ou

17 CORTE IDH. Caso Castañeda Gutman vs.. restrição ao lançamento de uma candidatura a cargo político pode demandar o enfrentamento de temas de ordem histórica, social e política

Estes três eventos envolvem contas de resultado (Demonstração do Resultado) e contas patrimoniais (Balanço Patrimonial).. O resultado apresentado em nada difere das

11/03/2020 relativa à situação de pandemia do novo Coronavírus (Sars- Cov-2), o que levou à edição municipal dos Decretos n.º 226/2020, de 16 de março, e Decreto n.º

A espectrofotometria é uma técnica quantitativa e qualitativa, a qual se A espectrofotometria é uma técnica quantitativa e qualitativa, a qual se baseia no fato de que uma