• Nenhum resultado encontrado

COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA

OBJETIVO:

Tenho por filosofia a formação de um ser humano pensante, que atua e transforma e ao mesmo tempo constrói o seu conhecimento individual e coletivamente, através da aproximação da teoria e prática que o educador terá por desenvolver, com referenciais

positivas como a cooperação, respeito, diálogo, democracia e responsabilidade.

Sabemos que o papel do coordenador é fundamental para o crescimento dos educadores e da instituição. Revisar e refletir sobre as práticas pedagógicas leva o educador e a escola a assumirem um papel diferenciado frente ao educando.

Cabe ao coordenador e aos educadores descobrir um espaço nos processos de ensinar e aprender que visualize a importância do aspecto afetivo faz da instituição, do coordenador e educador construir seres transformadores da educação, esse será o diferencial para garantirmos um crescimento na equipe de educadores.

O educador, sem sombra de dúvidas, enquanto profissional atento ao seu contexto é um construtor do dia a dia da escola, portanto, sua ação não poderá em momento algum ser entendida e praticada como um fazer neutro, o coordenador deverá estar sempre atento as suas práticas. Na verdade, o educador e coordenador atento possibilitam um processo ensino-aprendizagem de qualidade que faz com que se tornam aprendentes e ensinantes.

A função da Coordenação pedagógica é coordenar o planejamento pedagógico para qualificar a ação dos educadores dentro da sala de aula, vinculando o trabalho à Proposta Pedagógica da instituição. Possibilitando também, a construção de boas relações entre toda a equipe que desempenha o fazer pedagógico, refletindo e construindo ações coletivas.

Oportunizar situações de reflexão sobre uma convivência harmoniosa com respeito mútuo, a fim de construir direitos e deveres da equipe, saber ouvir e relatar fatos são atitudes necessárias, pois teremos oportunidades de conversas para melhoria das aulas e até mesmo ajudar os companheiros com suas dificuldades, a fim de resolver problemas e estabelecer relações de forma crítica entre as diferentes áreas do conhecimento.

A Valorização das produções individuais e coletivas é primordial dentro do grupo, buscando resgatar a auto-estima do educando dando lhe a oportunidade de

(2)

participar de projetos, planejamentos e tarefas que convém a instituição, não nos esquecendo do incentivo a criatividade, despertando o prazer pelo seu trabalho.

PROPOSTA PEDAGÓGICA:

...”Brincar com a criança não é perder tempo, é ganhá-lo. Se é triste ver meninos sem escola, mais triste ainda é vê-los enfileirados em salas sem ar, com atividades estéreis sem importância alguma para a

formação humana...” Drumonnd

1)ATRIBUIÇÕES DO CONSELHO:

O Conselho de classe tem como fundamento a orientação pelo pedagogo da escola e conta com a participação dos educadores, seu objetivo vem com a finalidade de diagnosticar dificuldades de aprendizagem, discutir o processo de ensino- aprendizagem a partir do currículo da instituição, do trabalho do educador perante suas tarefas, notas das avaliações, discussão sobre projetos que venham a contribuir para o desempenho dos educandos, festas comemorativas, divisão de tarefas sobre algum evento que a instituição venha atribuir aos educandos e familiares, além de cooperar com os educadores suas dificuldades em sala de aula e propiciar auxílio as suas tarefas.

AOS EDUCADORES:

**Criar e garantir mecanismos de participação efetiva e democrática para a escola com definição do projeto político-pedagógico- escolar;

**Divulga ar periódica e sistemática sobre informações referentes ao uso dos recursos didáticos, resultados obtidos e à qualidade dos serviços prestados a instituição;

**Elaborar reuniões gerais para a escola juntamente com os educadores de seus respectivos segmentos para observar, analisar as tarefas desenvolvidas em sala de aula;

**Definir o calendário escolar, no que diz respeito à unidade, observando a legislação vigente;

**Emitir parecer conclusivo na prestação de contas que demonstra a aplicação das atividades e projetos de aula de acordo com o planejamento de cada série;

Observação: O Conselho Escolar deverá reunir-se uma vez por mês ou como a instituição preferir ou quando necessário. Será necessário que a equipe esteja completa para uma reunião construtiva e de grande validade para o crescimento do colégio.

2)REUNIÃO DE PAIS:

A elaboração da pauta com os educadores é fundamental para uma reunião organizada e com subsídios concretos para um momento de tirar dúvidas e discutir

(3)

assuntos referentes à sala de aula no geral (comportamento, aproveitamento das aulas **Certamente o aproveitamento dos alunos é o que os pais mais querem ouvir**, alimentação, horários, uso de uniforme, etc.), entre outros assuntos que venham a contribuir para a reunião e esclarecer seus questionamentos, podendo confortar os pais e familiares.

3)PLANO DE AULA: (objetivo) uma colaboração e complemento do trabalho do coordenador juntamente com o professor para uma aula mais produtiva e com significado para a criança, o bom desenvolvimento de uma proposta pedagógica adquira um resultado positivo para a escola e o ensino em si.

**Escolher o tema da aula: a partir dele que todo o plano será elaborado.

**Definir o objetivo e as competências (matérias): que deverão ser desenvolvidas

com os alunos.

**Materiais que serão utilizados: livro, filme, música, site, sucata, tinta etc.

Dependendo do nível da classe podemos utilizar boas referencias bibliográficas

**Criar estratégias: como e quando cada material e as informações serão

apresentadas para que o objetivo do educador seja alcançado. A estratégia deve ser elaborada de forma que mantenha a atenção e a motivação dos alunos durante toda a aula. Provocar debates e questionamentos para o bom desenvolvimento do tema e, se possível, aproximar os alunos de forma prática e interativa ao que está sendo estudado. O trabalho em grupo poderá auxiliar o desenvolvimento dos alunos.

**Avaliação: Proponho uma avaliação contínua, por meio da observação e registro diário ou semanal sobre as experiências, as reações, os avanços de cada aluno, por avaliação por meio de sondagens, portfólio, um conjunto de ações que auxiliam o educador a refletir sobre as condições de aprendizagem oferecidas as suas práticas, ligado às necessidades de cada criança.

4)PROJETO OU SEQUENCIA DIDÁTICA:

**Tema (título);

**Justificativa (explicitar a relevância do projeto na formação dos alunos); ** Área de conhecimento (Português, Matemática, Linguagem Oral, Ciências, História,

Geografia, Corpo e Movimento);

**Conteúdo; **Objetivo;

** Materiais utilizados;

** Produto final ou conclusão do trabalho- tais a serem desenvolvidos: trabalhos coletivo-individuais, sondagens, avaliações, rodas de conversas/debates sobre o tema trabalhado, apresentações em sala de aula, teatro sobre o tema, não podendo esquecer que os registros dos educadores são fundamentais para uma análise crítica e sustentável para absorção dos conteúdos trabalhos.

5)Conclusão do trabalho como coordenadora pedagógica: As escolas cada vez mais precisam de coordenadores e professores responsáveis, dinâmicos, inteligentes, que busquem cada vez mais se aperfeiçoar na área, buscar conhecimento, ter o interesse em um único objetivo: a educação. Necessitamos de habilidades para

(4)

resolver problemas, tomar “decisões”. Nessa perspectiva os coordenadores precisam e devem identificar as necessidades dos professores e com eles encontrar soluções que priorizem um trabalho educacional de qualidade. Onde esse trabalho é desenvolvido pelo coordenador pedagógico, que será o braço esquerdo do educador que se deparará com o decorrer do ano com suas dificuldades. Esse profissional tem que ir além do conhecimento teórico, pois necessitará de prática para desenvolver atividades, projetos, planos de aulas, assim podendo acompanhar o trabalho pedagógico e estimular os professores é preciso que haja percepção e sensibilidade para identificar as necessidades dos alunos e dos professores, tendo que se manter sempre atualizado, buscando fontes de informação e refletindo sobre sua prática docente.

Com esse pensamento ainda é necessário destacar que o trabalho deve acontecer com a colaboração de todos, assim o coordenador deve estar preparado para mudanças e sempre pronto a motivar sua equipe para buscar uma educação de qualidade.

O coordenador precisa estar sempre atento ao cenário que se apresenta a sua volta valorizando os profissionais da sua equipe e acompanhando os resultados, cabe ao coordenador refletir sobre sua própria prática para superar os obstáculos e aperfeiçoar o processo de ensino – aprendizagem. O trabalho em equipe é a superação e valorização do profissional, da escola e principalmente dos alunos.

Exemplo de projeto para auxiliar o educador:

(tanto para educação infantil como para fundamental II): Projeto semana de Artes:

Objetivo:

Qual criança que não gosta de pintar, desenhar, colorir? Seja na parede? No chão? Ou até mesmo em uma simples folha.

Todo ano levo para a sala de aula e instituição a semana da arte, para um bom desenvolvimento realizo um bom projeto para que a aula seja prazerosa e bem divertida, ainda mais por que coloco na teoria um grande pintor.

Neste ano, falarei de Candido Portinari. Claro que de forma compreensível e com linguajar facilitador para os baixinhos, começo com a biografia para concluir com a imitação dos quadros. Ao analisar melhor sobre esse grande pintor há uma galeria que Portinari fez especialmente para as crianças.

Estratégias:

1)BIOGRAFIA DE CANDIDO PORTINARI: **nasceu no dia 30 de dezembro de 1903. Em uma fazenda de café, em Brodósqui, no interior do Estado de São Paulo. Filho de imigrantes italianos, de origem humilde, desde criança manifestava sua vocação artística.

**Aos quinze anos de idade vai para o Rio de Janeiro, em busca de um aprendizado em pintura, matriculando-se na Escola Nacional de Belas-Artes.

**Em 1928 conquista o Prêmio de Viagem ao Estrangeiro, da Exposição Geral de Belas-Artes, de tradição acadêmica.

**Parte em 1929 para Paris, onde permanece até 1930. Longe de sua pátria, saudoso de sua gente, decide ao voltar ao Brasil.

**No início de 1931, retrata em suas telas o povo brasileiro.

**Em 1935, na exposição internacional do Instituto Carnegie de Pittsburgh, Estados Unidos, com a tela Café, que retrata uma cena de colheita típica de sua região de origem.

**Em 1939 executou três grandes painéis para o Pavilhão do Brasil na Feira Mundial de Nova York e o Museu de Arte Moderna de Nova York adquire sua tela Morro.

**De volta ao Brasil, realizou em 1943, oito painéis conhecidos como Série Bíblica, sob o impacto da Segunda Guerra Mundial.

**Em 1944, a convite do arquiteto Oscar Niemeyer, inicia as obras de decoração do conjunto arquitetônico da Pampulha em Belo Horizonte, Minas Gerais, destacando-se na Igreja de São Francisco de Assis, o mural São Francisco (do altar) e a Via Sacra, além dos diversos painéis de azulejo.

(5)

**Pintou: produção das séries Retirantes (1944) e Meninos de Brodósqui (1946), assim como à militância política, filiando-se ao Partido Comunista Brasileiro, sendo candidato a

deputado em 1945, e a senador em 1947.

**Em 1948, Portinari se auto-exila no Uruguai, por motivos políticos, onde pinta o painel A Primeira Missa no Brasil, encomendado pelo Banco Boa vista do Rio de Janeiro.

**Em 1949 executa o grande painel Tiradentes, narrando episódios do julgamento e execução do herói brasileiro.

**Por este trabalho, Portinari recebeu, em 1950, a Medalha de Ouro concedida pelo júri do Prêmio Internacional da Paz, reunido em Varsóvia.

**Em 1952, atendendo à encomenda do Banco da Bahia, realiza outro painel com temática histórica: A Chegada da Família Real Portuguesa à Bahia.

Inicia os estudos para os painéis Guerra e Paz, oferecidos pelo governo brasileiro à nova sede da Organização das Nações Unidas, concluídos em 1956.

**Em 1954, Portinari realiza, para o Banco Português do Brasil, o painel Descobrimento do Brasil. Neste mesmo ano, tem os primeiros sintomas de intoxicação das tintas.

**Em 1955 recebe a Medalha de Ouro como o melhor pintor do ano.

**Em 1956 faz os desenhos da Série D. Quixote e viaja para Israel, a convite do governo daquele país, expondo em vários museus os desenhos inspirados no contato com o recém-criado estado israelense.

**Em 1961 o pintor tem diversas recaídas da doença que o atacara em 1954 - a intoxicação. **Candido Portinari falece no dia 6 de fevereiro de 1962, vítima de intoxicação pelas tintas que utilizava.

Obras escolhidas para trabalhar em sala de aula:

2) COMO TRABALHAR COM OS ALUNOS: As aulas de artes são de grande fundamento e

importância para o desenvolvimento motor da criança, tenho a proposta dessa área por ser uma atividade prazerosa, inusitada e de grande satisfação para os baixinhos ao desenhar, colorir, rabiscar, enfim atividades que exigem atenção, criatividade e muita observação e análise.

Na educação infantil é muito importante o professor ter um olhar diversificado e criativo, incentivar o desenho, as primeiras escritas são essenciais o elogio.

A cooperação do plano de aula é fundamental para um rico entendimento do projeto bem desenvolvido, ou seja, o educador deverá ter uma compreensão de como explicar e

(6)

ilustrar esse trabalho (mostrar a região onde esse pintor vivia, como em mapas, o tipo de região), além de demonstrar as grandes obras desse pintor (seja pela internet ou em fotos, livros), mostrar que ele teve ou tem uma família, enfim tudo que seja acessível para o entendimento do aluno. Além de:

*rodas de conversa sobre o tema;

*confecção de brinquedos e brincadeiras assimiladas ao que vemos nos quadros;

*desenvolver atividades que façam a criança assimilar cores, trabalhar com giz de cera, guache, cola colorida, lantejoula, papel crepom, papel marche, papel de seda, papel pardo, cartolina, entre outros materiais que façam a criança usufruir da sua criatividade;

3)CONCLUSÃO/AVALIAÇÃO DO TRABALHO: A minha conclusão com esse projeto é da pintura final depois de reler a obra (com cópias de diversos desenhos em sulfite, cartazes coletivos de um determinado quadro, a pintura coletiva e individual), desenvolvemos em sala a pintura do quadro que a criança mais gostou, pois cada criança poderá escolher o seu quadro. Uma tentativa de cópia do quadro do pintor estudado.

A releitura é muito satisfatória e a criança além de aprender sua biografia sente o prazer da escolha de uma obra e de tentar refazer da sua forma com seu olhar. O trabalho é gratificante, tanto para o professor como para os alunos.

Referências

Documentos relacionados

Em 1889, Arthur Cayley publicou um artigo com uma f´ormula para a contagem de ´arvores geradoras (spanning) de um grafo completo. O presente trabalho constitui-se de uma breve

Se você não tiver um amigo em comum que o apresente a ela (o que facilita.. muito), Adam sugere que se aproxime perguntando onde fica algum lugar específico, como um café..

O artigo de Alessandra Ximenes da Silva coloca em pauta uma questão importantíssima no contexto da saúde pública: o controle social, temática que tomou vulto no Brasil a

44.0 Com fundamento no artigo 7º da Lei nº 10.520/2002, ficará impedida de licitar e contratar com a Prefeitura Municipal de São Félix do Coribe e será descredenciada do Cadastro

A finalidade deste projeto foi o desenvolvimento de um Sistema de Informação para Avaliação da Qualidade da Água que propõe uma forma de auxílio nos cálculos

 Para a realização desta lâmina, com uma pipeta pingar uma gota de cada cultura em lâminas, colocar a lamínula em um ângulo de 45°, deixá-la cair e pressionar com

Diante das consequências provocadas pelas intempé- ries climáticas sobre a oferta de cana-de-açúcar para a indústria, a tendência natural é que a produção seja inferior

Dijete će izrasti u neosjetljiva čovjeka, čija će ga želja za vladanjem činiti sve slabijim zato što slabe okolna polja aura, jer tanani im energetski sustav više nije u