• Nenhum resultado encontrado

e-cfcanet-sp Nova Integração

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "e-cfcanet-sp Nova Integração"

Copied!
17
0
0

Texto

(1)

e-CFCAnet-SP – Nova Integração

Novos Procedimentos de Matrícula e Liberação de

Prova Teórica Eletrônica nos Cursos de Reciclagem,

Renovação e Preventivo de Reciclagem

Versão: 1.0.0

(2)

e-CFCAnet-SP – Nova Integração

ÍNDICE

1. INTRODUÇÃO ... 3 2. MATRÍCULA DO CONDUTOR ... 4 3. AUTORIZAÇÃO DE PROVA ... 9 4. EMISSÃO DE CERTIFICADO... 11

5. CONSULTA DE PROVAS REALIZADAS ... 14

(3)

e-CFCAnet-SP – Nova Integração

1. INTRODUÇÃO

Objetiva-se nesse tutorial esclarecer as alterações que irão ocorrer no sistema e-CFCAnet-SP devido a implantação da nova integração que a PRODESP – Tecnologia de Informação desenvolveu.

A nova integração visa um maior controle e segurança nos processos de matrícula e validação de biometria, além de facilitar os processos junto ao CFC.

(4)

e-CFCAnet-SP – Nova Integração

2. MATRÍCULA DO CONDUTOR

Para a matrícula do CONDUTOR é necessário que o seu processo já esteja aberto junto ao DETRAN-SP. Assim, quando o CONDUTOR chegar no CFC e o CFC acionar “CADASTRO MATRÍCULA”, o CPF do CONDUTOR será solicitado para a consulta junto ao DETRAN-SP e junto a base dados do e-CFCAnet-SP. A Figura 1, ilustra esse procedimento.

Para o cadastro da matrícula, clique em “CADASTRO MATRÍCULA”, e informe: - CPF do Condutor

Figura 1 - Tela Cadastro de Matrícula

A. Caso o CONDUTOR não esteja matriculado em outro CFC, a tela, conforme Figura 2, será exibida e os dados do condutor devem ser preenchidos.

(5)

e-CFCAnet-SP – Nova Integração

B. Caso o CONDUTOR já esteja matriculado em outro CFC, uma mensagem será exibida na tela, conforme Figura 3. E para ser matriculado nesse CFC, é preciso cancelar a matrícula existente. Para isso entre em contato com o Sistema e-CHNsp.

Figura 3 - CPF vinculado a outro CFC

Uma vez que o CPF estiver liberado para matrícula, preencha o formulário, conforme Figura 2, e clique em “CONTINUAR”. Na sequência serão exibidos os dados cadastrados, conforme Figura 4.

Confira com cuidado se os dados estão corretos, prossiga clicando em “CADASTRAR BIOMETRIA”, e o aplicativo eBiometrika, que coleta a imagem dactiloscópica, será exibido conforme Figura 5.

(6)

e-CFCAnet-SP – Nova Integração

Figura 5 - Coleta da biometria

Será feita a verificação da imagem dactiloscópica de 05 dedos do CONDUTOR. Isto é importante caso haja problemas de conexão durante a prova.

Siga as instruções do aplicativo de captura de imagens dactiloscópicas. Colete a biometria do CONDUTOR conforme a indicação do dedo mostrado pelo aplicativo. Caso seja necessário alterar o dedo de captura, clique com o ponteiro do mouse no dedo desejado. E repita o procedimento para os outros dedos conforme orientação do aplicativo. Caso ocorra algum problema, entre em contato com o SUPORTE CRIAR.

IMPORTANTE: A captura de biometria tem que ser exatamente a do dedo indicado, caso contrário o

resultado da comparação biométrica será “BIOMETRIA DIVERGENTE” e, nesse caso, repita o procedimento conforme orientação do programa de captura de biometria.

Após concluída a captura das 05 biometrias possíveis do CONDUTOR, clique no botão “CONCLUIR”, conforme Figura 6.

(7)

e-CFCAnet-SP – Nova Integração

Após clicar em “CONCLUIR”, aguarde a validação. Nesse momento, será feita a validação da biometria junto ao Sistema e-CNHsp. Se pelo menos um dos dedos capturados do CONDUTOR for validado, a foto do CONDUTOR será exibida na tela conforme Figura 7.

Confira a foto do CONDUTOR, caso não seja a correta, entre em contato com o suporte do sistema e-CNHsp para esclarecimentos. Se a foto estiver correta clique no botão “MATRICULAR”.

Figura 7 - Confirmação da foto do CONDUTOR

Ao clicar em “MATRICULAR”, o sistema irá registrar a matrícula do CONDUTOR junto ao sistema e-CNHsp e junto ao e-CFCANet-SP. Após o procedimento de matrícula concluído, o CONDUTOR receberá seu login e senha e estará liberado para continuar com os procedimentos junto ao Sistema e-CFCAnet.

Caso o CONDUTOR apresente alguma restrição junto ao DETRAN-SP que não possibilite o registro da matricula ou a operação apresente erro, o sistema irá informar e desta forma não será efetivada a matricula junto ao e-CNHsp e e-CFCAnet. Entre em contato com suporte e-CNHsp para esclarecimentos. Abaixo (Figura 8) é possível ver uma tela de exemplo.

(8)

e-CFCAnet-SP – Nova Integração

IMPORTANTE

Após concluir a matrícula do CONDUTOR junto ao Sistema e-CFCAnet, todas as

outras rotinas do procedimento não tiveram alteração e devem ser realizadas:

1. O CONDUTOR deverá realizar o curso acessando todo o conteúdo

programático dentro do prazo estabelecido;

2. Agendar a prova;

3. Autorizar a prova;

4. Realizar a prova;

5. Digitalizar o resultado da prova dentro do prazo de 24hs da autorização

da prova, quando o CONDUTOR for aprovado;

6. Enviar o resultado da prova dentro do prazo de 24hs da autorização da

prova;

Os prazos previstos em legislação vigente não foram alterados. Sendo:

 Mínimos de 5 dias para a realização do curso;

 Após conclusão do curso, agendar a prova para uma data que deverá ser

(9)

e-CFCAnet-SP – Nova Integração

3. AUTORIZAÇÃO DE PROVA

Para a realização da Prova Eletrônica é necessário, antes, proceder com a autorização da prova junto ao Sistema e-CNHsp e para isso a prova necessita ser previamente agendada no sistema e-CFCAnet. Para a autorização da prova, no Sistema e-CFCAnet clique na opção de menu “PROVAS”, item “AGENDA”, e selecione o dia vigente conforme Figura 9.

Figura 9 - Agendamento de Prova

Localize o CONDUTOR que irá realizar a prova conforme Figura 10. E clique no ícone “AUTORIZAR PROVA” na coluna “AÇÃO” para ser autorizado no Sistema e-CNHsp

(10)

e-CFCAnet-SP – Nova Integração

O ícone de “AUTORIZAR PROVA” na coluna AÇÃO somente estará disponível conforme as

seguintes condições:

 Se a prova estiver agendada;

 Se a data agendada para prova for superior ao prazo mínimo de conclusão do curso (Ex: 5 dias para o curso de Reciclagem e Preventivo de Reciclagem e 2 dias para o curso de Renovação);

 Se a data agendada estiver dentro prazo de dois dias após a conclusão do curso;

Após clicar em “AUTORIZAR PROVA”, aguarde o retorno do processamento. No retorno será apresentada a informação na coluna “DATA AUTORIZAÇÃO (dd/mm/aaaa hh:mm”), exemplo , indicando que a prova está liberada para ser realizada com a informação da coluna DATA LIMITE (dd/mm/aaaa hh:mm), exemplo (Figura 11). Caso ocorra algum problema no processo, será exibida uma mensagem descrevendo o problema.

Após o procedimento de autorização da prova, o CONDUTOR estará liberado para continuar com os procedimentos junto ao Sistema e-CFCAnet.

Figura 11 - Retorno de autorização

Para consultar se o resultado da prova já foi enviado ao Sistema e-CNHsp, siga as orientações da seção 5. Consulta de Provas Realizadas descrita neste documento.

IMPORTANTE

Após a AUTORIZAÇÃO DO PROVA junto o Sistema e-CNHsp, o CFC terá 24

horas para a partir da data e hora autorizada no Sistema e-CNHsp para realizar

os seguintes procedimentos:

 Solicitar que o CONDUTOR realize a prova conforme rotina estabelecida

pelo DETRAN;

 Após a realização da prova, sendo o CONDUTOR aprovado, o CFC

deverá:

1. Imprimir a prova;

2. Colher a assinatura do condutor e do Diretor de Ensino;

3. Digitalizar todas as folhas impressas;

4. Realizar o procedimento de Envio da Prova Digitalizada, conforme

procedimento já definido pelo DETRAN e implementado no

Sistema e-CFCAnet (acessar o item de menu “DESEMPENHO” e

seguir as orientações).

Realizado estes procedimentos, o Sistema e-CFCAnet enviará o resultado da

prova automaticamente ao Sistema e-CNHsp.

Caso o prazo de 24 horas seja expirado, será necessário realizar um novo

agendamento e realização nova autorização para o prova.

(11)

e-CFCAnet-SP – Nova Integração

4. EMISSÃO DE CERTIFICADO

Após a realização da prova, para a emissão do certificado será necessário, inicialmente, digitalizar os documentos no sistema e-CFCAnet, para isso vá na opção “ALUNOS”, em “DESEMPENHO” e entre com o período desejado. Será exibida uma tela, conforme Figura 12, com duas tabelas que representam as situações:

1. Anterior à data de inclusão do CFC na nova integração 2. A partir da data de inclusão do CFC na nova integração

Para os alunos que fizeram as provas anteriores à nova integração, proceda da maneira que já vinha sendo feita, isto é, digitalize os documentos, obtenha o hash e vá até o e-CNHsp para emitir o certificado.

Para os alunos que fizeram a prova a partir da data da entrada no CFC na nova integração, somente será necessário digitalizar os documentos, pois a integração liberará o certificado no e-CNHsp, sem a necessidade do hash, bastando acessar o e-CNHsp e emitir o certificado.

Figura 12 - Desempenho de Alunos

Portanto para emitir o certificado, acesse o sistema e-CNHsp e siga as orientações. Para acessar, vá ao site do sistema e-CNHsp e faça seu login, conforme Figura 13.

(12)

e-CFCAnet-SP – Nova Integração

Localize a opção de “MENU Renovação/Reciclagem”, Figura 14. Selecione a opção “Gerar Certificado Teórico de Renovação/Reciclagem” (Figura 15), informe o CPF do Candidato e clique em pesquisar (Figura 16) e finalmente confirme as informações e clique em “GERAR CERTIFICADO” (Figura 17).

Figura 14 - Opção de Renovação/Reciclagem

Figura 15 - Gerar Certificado

(13)

e-CFCAnet-SP – Nova Integração

Figura 17 - Geração do certificado

Após clicar em “GERAR CERTIFICADO” o sistema e-CNHsp solicitará a captura da imagem biométrica do Condutor e do Diretor de Ensino. Favor seguir todas as solicitações do sistema e-CNHsp. Caso seja necessário, o sistema disponibiliza opção para imprimir o certificado (Figura 18).

(14)

e-CFCAnet-SP – Nova Integração

5. CONSULTA DE PROVAS REALIZADAS

Após a realização da prova e a digitalização dos documentos, o resultado será enviado automaticamente ao Sistema e-CNHsp. O processo de envio ao Sistema e-CNHsp será executado a cada 30 minutos, portanto, após a finalização da prova, o resultado será enviado em até 30 minutos. Para consultar resultados de provas e certificados emitidos, clique na opção “PROVAS” no item “REALIZADAS” e informe o CPF do CONDUTOR e outros critérios desejados para filtro (Figura 19). Na sequência será exibido o retorno da situação da prova, na coluna Situação, após o envio ao Sistema e-CNHsp (Figura 20).

Figura 19 - Consulta

(15)

e-CFCAnet-SP – Nova Integração

A possíveis situação apresentadas na coluna SITUAÇÃO são as seguintes:  Aprovado Sem Certificado

o A prova foi enviada ao sistema e-CNHsp, porém, é necessário emitir o certificado.  Aprovado com Certificado Emitido

o A prova foi enviada ao sistema e-CNHsp e o certificado foi emitido.  Reprovado

o A prova foi enviada ao sistema e-CNHsp, porém, o CONDUTOR foi reprovado, neste caso será necessário realizar nova liberação de prova, conforme legislação

pertinente.  Prova Sem Resultado

o Prova liberada no sistema e-CNHsp, porém não realizada.  Prova Cancelada

(16)

e-CFCAnet-SP – Nova Integração

6. LIBERAÇÃO DE MATRÍCULA NO SISTEMA e-CNHsp

Caso ocorra algum problema durante a matrícula do condutor no sistema e-CNHsp, será possível realizar a liberação desta matrícula. Para liberação da matrícula no Sistema e-CNHsp siga as seguintes instruções:

A) Acessar o Sistema e-CNHsp conforme Figura 21

Figura 21 – Acesso ao e-CNHsp

B) Acesso a opção de Menu “Liberar a Matrícula” (Figura 22)

Figura 22 - Liberação da Matrícula

C) Informe o CPF do Condutor, e clique em “PESQUISAR” (Figura 23).

(17)

e-CFCAnet-SP – Nova Integração

D) Confirme as informações do Condutor e clique em “LIBERAR MATRÍCULA” (Figura 24).

Figura 24 - Liberação de Matrícula

Desenvolvido por:

Rua da Redenção, 36, 94, 98, 104 - Jardim Mosteiro Ribeirão Preto - SP - CEP 14085-370

Telefone: (16) 3512-9000 www.grupocriar.com.br

Referências

Documentos relacionados

 Afirmamos e conclamamos a participação plena, ativa e consciente de todo o povo no processo democrático, considerando que as próximas eleições são uma oportunidade

O INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ - IFPA, por intermédio da Pró-Reitoria de Ensino - PROEN, no uso de suas atribuições, e

LYGIA POGGIAN CORREIA FAZENDA AMARGOSO,

“Arquivos deslocados”, termos em inglês extraídos da terminografia arquivística: alienated records, captured archives, conflicting archival claims, custody, displaced

O coeficiente de resistência ao rolamento (Cr) é a relação entre a força de tracção necessária para o tractor se deslocar num plano horizontal e a sua massa ; esta

Analysis of relief and toponymy of the landscape based on the interpretation of the military topographic survey: Altimetry, Hypsometry, Hydrography, Slopes, Solar orientation,

Os Insumosconsumíveis utilizados neste método são: Embalagens (polipropileno, Tyvek, container), energia utilizados neste método são: Embalagens (polipropileno, Tyvek,

Mesmo o carro tendo ficado parado algum tempo durante a viagem, para o cálculo da velocidade Mesmo o carro tendo ficado parado algum tempo durante a viagem, para o cálculo da