• Nenhum resultado encontrado

A EXPERIÊNCIA DA ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO NA ASSOCIAÇÃO ESPÍRITA IRMÃO ROSALINO 1

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "A EXPERIÊNCIA DA ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO NA ASSOCIAÇÃO ESPÍRITA IRMÃO ROSALINO 1"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

1 A EXPERIÊNCIA DA ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO NA ASSOCIAÇÃO ESPÍRITA IRMÃO ROSALINO 1

Luana Ornellas2 Glaucia Oliveira3 A Assessoria de Comunicação é um componente curricular do curso de Relações Públicas com Ênfase em Produção Cultural, da Universidade Federal do Pampa – Unipampa. O componente é dividido em dois semestres, Assessoria de Comunicação I e II, precedido do componente curricular de Planejamento Estratégico de Comunicação.

Em Planejamento Estratégico da Comunicação, no primeiro semestre de 2015/01, iniciamos o trabalho que nos acompanharia como discentes durante três semestres. A primeira etapa foi a formação de duplas ou trios de alunos e escolha da instituição não-governamental, para dar início ao trabalho. O trabalho iniciou com três discentes, Alessandro Felippe, Glaucia Oliveira e Luana Ornellas, e orientação da docente Marcela Guimarães, professora coordenadora da disciplina. Porém, a realização da pratica da disciplina em Assessoria, o trabalho foi executado pelas discentes Glaucia e Luana. A Associação escolhida para realização desse trabalho, foi a Associação espírita Irmão Rosalino Pompeu de Almeida.

A Associação Espírita Irmão Rosalino é um “Centro Espírita” (nome popular referente a religião), que fica localizado no bairro do Passo, no munícipio de São Borja. A associação Irmão Rosalino nasceu de uma descentralização da casa espírita mais antiga da cidade, Associação Espírita José Ferreira de Moraes, para que a doutrina fosse levada ao público do maior bairro da cidade, o Passo, evitando o deslocamento desnecessário de pessoas que não tinham condições de ir até o bairro do centro para participar das atividades que eram desenvolvidas. A associação também surgiu com o objetivo de expandir a doutrina espírita na cidade.

1 GT 03: Comunicação e Indústria Criativa.

2 Acadêmica do Curso de Relações Públicas – Ênfase em Produção Cultural da Universidade Federal

do Pampa – UNIPAMPA. E-mail: deornellas.luana@gmail.com

3 Acadêmica do Curso de Relações Públicas – Ênfase em Produção Cultural da Universidade Federal

(2)

2 Atualmente, com 30 anos de existência, o “Irmão Rosalino” realiza a divulgação da Doutrina Espírita Kardecista, seguindo fielmente ao se que propõem a Federação Espírita Brasileira, a FEB. Além da divulgação do espiritismo, que é definido por seus adeptos como a “doutrina consoladora” e a doutrina tríplice em “Ciência, Filosofia e Religião, as associações espíritas, assim como o Irmão Rosalino, tem um dever social com a comunidade, e trabalham em prol de pessoas que vivem em vulnerabilidades, desenvolvendo dentro das associação, diversas atividades voltadas a esse público.

O trabalho mais prático da disciplina de assessoria, teve início no segundo semestre do ano de 2015, após a construção do PEC (planejamento estratégico de comunicação). O PEC desenvolvido pelas discentes serviu de guia para a realização, na pratica, da assessoria. Porém, conforme as necessidades e através do desempenho obtido pelo primeiro semestre do trabalho de assessoria, muitas ações foram sendo transformadas, modificadas para que tivessem melhor desempenho.

No primeiro semestre de assessoria de comunicação, começamos a executar as ações, conforme previstas no calendário da disciplina e no PEC, com suas respectivas alterações. O componente de Assessoria I foi coordenado pelos docentes Maurício Lavarda e Valmor Rhoden, sendo que a orientação individual foi feita pelo docente Maurício. Em sequência, as ações realizadas na associação durante o período de assessoria de comunicação I e II:

Pesquisa

Pesquisa estipulada e aplicada na associação, direcionada ao público que a frequenta em dias de palestras públicas. A pesquisa tinha o objetivo de conhecer o público em potencial e adquirir informações importantes para o progresso das atividades que seriam realizadas durante a assessoria. Utilizamos como instrumento de pesquisa, um questionário com questões abertas e fechadas. Essa pesquisa teve uma ótima aceitação pela instituição e foi bem recebida pelos frequentadores, a quem era destinada. Alcançamos o objetivo, para dar continuidade às próximas etapas.

(3)

3 Essa ação tinha o objetivo de organizar as sequencias de palestras abertas ao público, que eram realizadas nas sextas-feiras. Com o cronograma, conseguíamos divulgar antecipadamente a palestra, o palestrante do dia e seu respectivo tema, na página do

facebook, e consequentemente, a instituição ganhou maior visibilidade com o alcance de

visualizações da página, que passou a ser “alimentada” com mais informações. Cronograma de Brechó:

O Brechó Beneficente já era ação existente na instituição e já vinha sendo realizado de forma bem simples. A proposta do cronograma tinha o objetivo de organizar os brechós pelas seguintes etapas: Doção do estoque antigo; arrecadação para novo estoque de roupas; divulgação nos meios de comunicação internos e externos e a realização do evento (dia de vendas das roupas).

O Brechó é uma das ações de maior importância da associação, pois o valor em dinheiro arrecadado com as vendas, ajuda na manutenção da associação.

Plano de sustentação

O Plano de Sustentação foi estipulado para promover a visibilidade da instituição de todas as atividades desenvolvidas, tais como cobertura fotográfica e criação de material de divulgação.

Colonial beneficente

O Colonial Beneficente foi uma iniciativa dos membros da associação para arrecadação de fundos para melhorias na infraestrutura da instituição. As etapas para a execução dessa atividade se dividiram entre arrecadação de brindes, divulgação, organização do evento , que foram executadas pela assessoria de comunicação.

Assessoria de Comunicação Segundo Semestre – 2016/01

Brechó Beneficente

O Brechó Beneficente foi realizado no mês de março e junho, e seu principal objetivo era arrecadar subsídios para a manutenção da associação, que conta com a contribuição dos

(4)

4 próprios colaboradores. Foram realizadas duas edições de Brechó durante o período da Assessoria, um deles foi com tema de festas juninas, e teve venda de bolos e doces típicos.

Festa de Páscoa Beneficente

A festa beneficente de Páscoa para as crianças, foi organizada com o objetivo de dar continuidade as diversas ações sociais que a Associação Espírita desenvolve, além da divulgação da doutrina espírita. Esta ação fazia parte do projeto “Abacateiro do Chico” e tinha por público, crianças carentes da comunidade. A festa foi realizada através de doações de diversas pessoas e entidades e organizada por toda equipe de colaboradores da associação e pela assessoria de comunicação.

Oficina Artesanais

Esta ação foi proposta com objetivo desenvolver atividades para aproximar o público com a instituição e oferecer uma oportunidade de aprendizagem aos participantes, que através do artesanato poderiam encontrar uma forma de obter renda alternativa. As oficinas faziam parte do Projeto Abacateiro do Chico, e tiveram duas edições. Uma de Filtro dos Sonhos, coordenada pelo aluno do curso de Relações Públicas, Diogo Belmonte e outra de Chaveiros em Feltro, coordenada pela colaboradora da associação, Ana Maidana.

Palestras

Foram realizadas duas palestras com os seguintes temas e palestrantes: “Dias das mães” com Lucio Munhoz e “Relacionamentos” com Magda Bicca. A associação normalmente oferece palestras em todas as sextas-feiras da semana, mas com tema não definido e divulgado. Esses dois temas tinham o objetivo de interagir melhor com público e diversificar, seguindo os propósitos dentro do que a doutrina permite.

(5)

5 Exibição de uma palestra com o tema “O processo de Reencarnação”, exibido em vídeo, na instituição, para os frequentadores.

Assessoria de Imprensa

Todas os Releases e divulgações enviados aos veículos de comunicação da cidade foram divulgados e tiveram um ótimo retorno a instituição, que ganhou maior visibilidade e aumento significativo de público em suas atividades e ações realizadas.

Finalizamos o trabalho de Assessoria, realizado na Associação Espírita Irmão Rosalino Pompeu de Almeida, com todas as propostas realizadas. A associação conquistou maior visibilidade na comunidade São-borjense, destacando-se nos veículos de comunicação da cidade. As atividades desenvolvidas encaixaram-se com os objetivos da associação, que prevê a divulgação da doutrina através de palestras, grupos de estudos e demais atendimentos oferecidos pela instituição. A divulgação dessas atividades oferecidas ao público, ganharam destaque nas palestras em que os temas foram propostos e na divulgação das mesmas através da página do facebook. Através das oficinas e a festa de páscoa, a associação pôs em prática o projeto “Abacateiro do Chico”, realizando ações que prestavam atendimento em benefício da comunidade e de pessoas em situação de vulnerabilidade social. Os Brechós com venda de bolos também colaboraram para a divulgação da associação, além de alcançarem os objetivos financeiros, pois a associação também necessita de meios para manutenção de sua estrutura.

Durante o período de assessoria não existiram obstáculos em relação ao relacionamento com a instituição, pois todas as propostas de ações foram bem recebidas pelos responsáveis e colaboradores, que sempre dos deram suporte necessário e nos auxiliaram em tudo o que foi executado. Somente a falta de recursos financeiros é que limitou a realização de mais atividades. Todos os esforços para que esse trabalho se concretizasse, somaram-se de forma positiva para a Associação Espírita Irmão Rosalino. Reforçamos aos colaboradores, no decorrer do semestre, a importância da utilização de estratégias e técnicas de comunicação para melhorar o relacionamento e a interação com o público de interesse da instituição. Por fim, concluímos que o trabalho realizado em Assessoria de Comunicação II alcançou todos os seus objetivos, e a experiência foi gratificante.

Referências

Documentos relacionados

São eles, Alexandrino Garcia (futuro empreendedor do Grupo Algar – nome dado em sua homenagem) com sete anos, Palmira com cinco anos, Georgina com três e José Maria com três meses.

A Escala de Práticas Docentes para a Criatividade na Educação Superior foi originalmente construído por Alencar e Fleith (2004a), em três versões: uma a ser

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

One of the main strengths in this library is that the system designer has a great flexibility to specify the controller architecture that best fits the design goals, ranging from

Nessa situação temos claramente a relação de tecnovívio apresentado por Dubatti (2012) operando, visto que nessa experiência ambos os atores tra- çam um diálogo que não se dá

Portanto, mesmo percebendo a presença da música em diferentes situações no ambiente de educação infantil, percebe-se que as atividades relacionadas ao fazer musical ainda são

5 “A Teoria Pura do Direito é uma teoria do Direito positivo – do Direito positivo em geral, não de uma ordem jurídica especial” (KELSEN, Teoria pura do direito, p..