• Nenhum resultado encontrado

ALUNOS IRREGULARES NO ENADE Documento de referência para a Diretoria de Avaliação Institucional

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ALUNOS IRREGULARES NO ENADE Documento de referência para a Diretoria de Avaliação Institucional"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

ALUNOS IRREGULARES NO ENADE

Documento de referência para a Diretoria de Avaliação Institucional

O Enade é componente curricular obrigatório dos cursos superiores, devendo constar do histórico escolar final de todo estudante a participação ou a dispensa da prova, nos termos da Portaria Normativa 40, de 12 de dezembro de 2007.

No Histórico Escolar Final do estudante constará se ele participou do Enade ou se foi dispensado e por qual motivo. Se ele estiver em situação irregular, não poderá colar grau, de acordo com a RESOLUÇÃO CEPE No 05/2008, DE 09 DE SETEMBRO DE 2008.

I - Definições:

 Aluno concluinte habilitado: estudante que tenha expectativa de conclusão do curso até julho do ano seguinte ou que tenha cumprido 80% ou mais da carga horária mínima do currículo do curso da IES até o dia 31 de agosto do ano vigente.

 Aluno inscrito: estudante inscrito pela IES no sistema Enade (Portaria Enade de Março) até 31 de agosto.

 Aluno dispensado (art. 33-G, §§ 4o e 5o da Portaria Normativa no 40/2007) - motivos de dispensa:

1) calendário do Enade;

2) natureza do curso (sem DCN ou similar);

3) razão de ordem pessoal (Comissão de dezembro - Portaria Enade de Dezembro); 4) ato institucional;

5) matriculado e cursando atividades curriculares fora do Brasil na data da prova, em instituição conveniada com a IES.

 Aluno irregular: habilitado na época da inscrição, mas que:

1) não compareceu à prova, apesar de inscrito, e não foi dispensado pela IES. 2) não foi inscrito pela IES (falha da IES).

II - Dispensa por ato institucional contempla:

1. Falha da IES durante processo:

a. aluno não-habilitado ou dispensado que foi inscrito erroneamente (ex: Ciências sem fronteiras);

b. aluno habilitado e que não foi inscrito;

c. aluno habilitado e irregular por qualquer motivo, que não foi inscrito como irregular no ano seguinte.

2. Aluno que não estava habilitado na época da inscrição e, por motivo posterior, tornou-se apto à colação de grau. Esta situação, “escape”, é inerente ao critério de expectativa de colação de grau, proposto pelo INEP

(2)

Falha da IES:

 A responsabilidade de identificar o estudante habilitado é da IES, por meio de seu sistema acadêmico (Manual do Enade). O art. 5o, §6o, da Lei no 10.861/2004, atribui ao dirigente da instituição de educação superior a inscrição dos estudantes habilitados junto ao INEP.

 Falha institucional é considerada como um erro que acontece apesar dos esforços de diversos setores e da transparência de todo o processo. Considera todos os setores envolvidos: DAI, colegiados, estudantes, etc.

Segundo o art. 10, § 2º, III, da Lei nº 10.861, de 2004, a soma de estudantes concluintes habilitados dispensados, por razão pessoal ou ato institucional, não pode ultrapassar a proporção de 2% (dois por cento) dos concluintes habilitados por curso, ou o número absoluto de 10 (dez) alunos, o que caracterizaria irregularidade para a UFMG. (Poderíamos solicitar

aos colegiados que nos enviem esses números ao final do processo).

III - Ausência no dia da prova do Enade

Os alunos inscritos e ausentes no dia da prova devem apresentar uma justificativa, com documentação comprobatória, a ser julgada por comissão, nomeada pelo Reitor.

A comissão é composta pelos coordenadores do colegiado dos cursos participantes (ou de seu representante) que analisará os pedidos de dispensa de acordo com a Portaria do INEP sobre os critérios para deferimento de dispensa.

O prazo de envio das justificativas à DAI é divulgado aos colegiados no final do ano, em dezembro.

Após a análise da comissão, as justificativas aceitas são inseridas pelo coordenador do curso no sistema do Enade/Inep/MEC.

O Sistema Enade aceita o registro de dispensa apenas se o aluno preencheu o Questionário do Estudante.

(3)
(4)

IV - Inscrição de irregulares

Alunos inscritos que não compareceram à prova e não foram dispensados (justificativas não aceitas ou não apresentadas à Comissão) devem ser inscritos como irregulares no ano seguinte.

A irregularidade junto ao Enade é atestada pela própria IES quando esta identifica o aluno irregular na Lista de presença do INEP.

V - Análise das situações mais comuns de irregularidade no ENADE NA UFMG

A seguir apresentaremos as situações mais comuns de problemas envolvendo estudantes de cursos que participam do Enade na UFMG e a conduta adotada em cada caso. O objetivo é que as situações semelhantes sejam tratadas da mesma forma para todos os alunos, respeitando os critérios de transparência e equidade.

Situação 1 - ALUNO HABILITADO E INSCRITO, AUSENTES NO DIA DA PROVA.

Momento do diagnóstico: coordenador do curso compara a lista de inscritos e a lista de quem compareceu (divulgada pelo INEP) e identifica os alunos irregulares.

Conduta:

1) Colegiado avisa aos alunos irregulares e orienta que eles devem apresentar justificativa a ser analisada pela Comissão designada pelo Reitor.

2) Comissão analisa de acordo com o artigo 33-G da Portaria 40 de 12 dez 2007, parágrafos 4 e 5 (anexo).

- Se deferido pela Comissão: aluno fica regular mediante dispensa por ato institucional ou razão pessoal.

- Se indeferido fica irregular e não recebe histórico escolar final (artigo 33-M da Portaria 40 de 12 dez 2007).

O aluno, cuja justificativa não foi aceita ou não foi apresentada, tem dois caminhos para se regularizar e receber seu histórico:

- Apresentar, por conta própria, no sistema do INEP, a justificativa de ausência e aguardar análise. - Ser inscrito como irregular no ano seguinte (fazer a prova de conhecimentos gerais ou ser dispensado por portaria).

3) As solicitações de dispensa deferidas pela IES deverão ser registradas pelo coordenador do curso, por meio endereço eletrônico http://portal.inep.gov.br/ , observando o artigo 33-G da Portaria 40 de 12 dez 2007, parágrafo 8 (anexo). Ver item DISPENSA NO SISTEMA ENADE.

(5)

Situação 2 - ALUNO HABILITADO MAS QUE NÃO FOI INSCRITO.

Momento do diagnóstico: na emissão do histórico escolar final constará que o aluno está irregular no Enade.

Conduta:

1) Alunos identificados até dezembro – devem fazer parte dos casos analisados pela Comissão e que serão dispensados por ato institucional, caso se confirme que a UFMG não identificou que este aluno estaria habilitado.

PORTARIA Nº 624, DE 14 DE DEZEMBRO DE 2016

2) Alunos identificados após o período de análise da Comissão em dezembro – o aluno deverá ser inscrito como irregular no ano seguinte (fazer a prova de conhecimentos gerais ou ser dispensado por portaria), observando o cronograma de inscrição.

3) Alunos irregulares após dezembro e não identificados dentro do prazo da inscrição como irregular - falha institucional - registro de dispensa por ato institucional no histórico escolar, comunicado à Prograd.

Situação 3 – ALUNO INSCRITO ERRONEAMENTE (NÃO-HABILITADO OU DISPENSADO – Ex: ciências sem fronteiras).

O Inep não efetua o registro de "inscrição indevida" em relação àqueles que forem equivocadamente inscritos no Enade. O registro de ausência que porventura conste no banco de dados do Inep, em nome do estudante, não o torna irregular.

Conduta: o coordenador deve realizar a dispensa por ato institucional e registrar no Siga e no Sistema Enade.

Situação 4 – ALUNO NÃO-HABILITADO NO MOMENTO DA INSCRIÇÃO MAS QUE COLA GRAU NO PRAZO PREVISTO PELO ENADE

O aluno não estava habilitado no momento da inscrição porque não cumpria nenhum dos pré-requisitos naquele momento (80% ou previsão de colação).

Não foi inscrito e não houve erro de nenhuma das partes, nem do aluno, nem da UFMG.

Também não se caracteriza como irregular junto ao INEP e, por isso, não deveria ser inscrito como tal no ano seguinte.

(6)

Este "escape" é inerente ao critério do INEP que trabalha com a "expectativa" da colação. Trata-se de uma situação de "Dispensa por ato institucional".

O acerto, portanto, deve ser apenas interno, no SIGA da UFMG. Situação 5 – PEDIDOS DE COLAÇÃO DE GRAU ANTECIPADA.

A participação do estudante no Enade é lançada no sistema acadêmico da UFMG (SIGA) pela DAI, somente após a divulgação pelo INEP do Relatório de Regularidade (lista oficial de comparecimento no local da prova e preenchimento do questionário), em geral, um mês após a prova. Este procedimento permite a liberação do Histórico Escolar Final no SIGA para a colação de grau.

Ocorrem com frequência pedidos de colação de grau antes da liberação do Relatório de presença do INEP, porém não temos aceito porque, sem a comprovação oficial do comparecimento, podemos criar uma irregularidade para o curso e para a UFMG. Se algum estudante, que afirmou ter ido fazer a prova e recebeu seu histórico com situação regular no Enade, não constar no Relatório do INEP, teríamos que justificar sua ausência na prova no Sistema do Enade do MEC. Haveria assim uma inconsistência entre o que estaria no Sistema da UFMG (e no histórico escolar final do aluno) e o que estaria no Sistema Enade do MEC.

Conduta: não é possível antecipar a colação de grau antes da liberação do Relatório de Regularidade do INEP.

Situação 6 – SITUAÇÕES EXCEPCIONAIS.

Situações excepcionais não previstas acima deverão ser comunicadas à Prograd. As decisões de situações excepcionais devem ser registradas para se seguir critérios semelhantes com todos os estudantes.

(7)

INSCRITOS FEZ A PROVA E QE OK - REGULAR JUSTIFICOU DEFERIDO PELA COMISSÃO QE PREENCHIDO-SISTEMA ENADE-OK QE NÃO PREENCHIDO -ausente no sistema enade IES regulariza no SIGA

NÃO FEZ A PROVA

IES regulariza no INDEFERIDO JUSTIFICATIVA DO ALUNO DIRETO NO INEP INSCRIÇÃO COMO IRREGULAR NO ANO SEGUINTE NÃO JUSTIFICOU JUSTIFICATIVA DO ALUNO DIRETO NO INEP INSCRIÇÃO COMO IRREGULAR NO ANO SEGUINTE NÃO INSCRITO PELA IES MAS COLA

GRAU NÃO HABILITADO NA ÉPOCA DE INSCRIÇÃO: RESOLUÇÃO INTERNA NA UFMG Compreende prever 100% é inerente ao processo, critério de inclusão definido pelo Inep. Não houve erro da IES. NÃO INSCRITO

PELA IES MAS COLA GRAU RESOLUÇÃO INTERNA NA UFMG HABILITADO MAS NÃO IDENTIFICADO INSCRIÇÃO COMO IRREGULAR NO ANO SEGUINTE

Compreende-se que não prever 100% é inerente ao processo, critério de inclusão definido pelo Inep. Não houve erro da IES.

(8)

ANEXO:

ARTIGOS 33-G E 33-M DA PORTARIA 40 DE 12 DEZEMBRO DE 2007 (INEP)

Art. 33-G O ENADE é componente curricular obrigatório dos cursos superiores, devendo constar do histórico escolar de todo estudante a participação ou dispensa da prova, nos termos desta Portaria Normativa.

§ 1o O estudante que tenha participado do ENADE terá registrada no histórico escolar a data de realização da prova.

§ 2o O estudante cujo ingresso ou conclusão no curso não coincidir com os anos de aplicação do ENADE respectivo, observado o calendário referido no art. 33-E terá no histórico escolar a menção, "estudante dispensado de realização do ENADE, em razão do calendário trienal".

§ 3o O estudante cujo curso não participe do ENADE, em virtude da ausência de Diretrizes Curriculares Nacionais ou motivo análogo, terá no histórico escolar a menção "estudante dispensado de realização do ENADE, em razão da natureza do curso".

§ 4º O estudante que não tenha participado do ENADE por motivos de saúde, mobilidade acadêmica ou outros impedimentos relevantes de caráter pessoal, devida e formalmente justificados perante a instituição, terá no histórico escolar a menção "estudante dispensado de realização do ENADE, por razão de ordem pessoal".

§ 5º O estudante que não tiver sido inscrito no ENADE por ato de responsabilidade da instituição terá inscrito no histórico escolar a menção "estudante não participante do ENADE, por ato da instituição de ensino."

§ 6º A situação do estudante em relação ao ENADE constará do histórico escolar ou atestado específico, a ser fornecido pela instituição na oportunidade da conclusão do curso, de transferência ou quando solicitado.

§ 7º A ausência de informação sobre o ENADE no histórico escolar ou a indicação incorreta de dispensa caracteriza irregularidade da instituição, passível de supervisão, observado o disposto no art. 33-H.

§ 8º A soma dos estudantes concluintes dispensados de realização do ENADE nas situações referidas nos §§ 4º e 5º deverá ser informada anualmente ao INEP e caso ultrapasse a proporção de 2% (dois por cento) dos concluintes habilitados por curso, ou o número de 10 (dez) alunos, caracterizará irregularidade, de responsabilidade da instituição.

Art. 33-M Os estudantes habilitados que não tenham sido inscritos ou não tenham realizado o ENADE fora das hipóteses de dispensa referidas nesta Portaria Normativa estarão em situação irregular, não podendo receber o histórico escolar final.

§ 1º Após a realização do ENADE, o estudante inscrito que não tenha participado do ENADE pelos motivos previstos no art. 33-G, § 4º, terá 10 (dez) dias para apresentar no sistema a justificativa de ausência.

§ 2º O INEP analisará a justificativa e comunicará à instituição o deferimento ou indeferimento da dispensa, para os efeitos do art. 33-G, § 4º.

§ 3º O estudante que permanecer em situação irregular deverá ser inscrito no ENADE no ano seguinte, nesta condição.

(9)

§ 4º Quando a responsabilidade pela não inscrição for da instituição, extrapolado o limite previsto no art. 33-G, § 8º, a instituição estará sujeita à suspensão do processo seletivo, com fundamento no art. 10, § 2ºda Lei nº 10.861, de 2004, nos termos do art. 5º, § 7º da mesma lei.

§ 5º No caso das instituições públicas, os responsáveis pela não inscrição sujeitam-se a processo administrativo disciplinar, nos termos do art. 10, § 2º, III, da Lei nº 10.861, de 2004.

§ 6º Quando a responsabilidade pela não realização do exame for do estudante, esse deve requerer a regularização de sua situação, mediante a realização da prova geral de conhecimentos no ano seguinte.

§ 7º Os estudantes em situação irregular não serão considerados para o cálculo do indicador baseado no ENADE.

Referências

Documentos relacionados

A menor proporção de uso do SUS para exames preventivos e de diagnóstico precoce, em especial os cânceres de mama e próstata, sugere baixa cobertura populacional que pode

Os maiores coeficientes da razão área/perímetro são das edificações Kanimbambo (12,75) e Barão do Rio Branco (10,22) ou seja possuem uma maior área por unidade de

Assim, este estudo buscou identificar a adesão terapêutica medicamentosa em pacientes hipertensos na Unidade Básica de Saúde, bem como os fatores diretamente relacionados

O teste de patogenicidade cruzada possibilitou observar que os isolados oriundos de Presidente Figueiredo, Itacoatiara, Manaquiri e Iranduba apresentaram alta variabilidade

Convênio de colaboração entre o Conselho Geral do Poder Judiciário, a Vice- Presidência e o Conselho da Presidência, as Administrações Públicas e Justiça, O Ministério Público

Entre os 553 pacientes que foram avaliados quanto à eficácia clínica, a taxa de sucesso clínico no Dia 11 foi de 88% para azitromicina e de 88% para o agente controle.. Entre os

• O sistema ótico do sensor evita danos e sujeiras na superfície a ser medida e assegura a alta qualidade do produto • A medição livre de adesão aumenta a medição

Com isto, este artigo concluí a cerca das periodicidades das vazões afluentes e defluentes do reservatório de Sobradinho, corroborando com outros estudos que apontam as transformadas