• Nenhum resultado encontrado

MANUAL FINANCEIRO TÍTULO: VIAGEM AO EXTERIOR

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "MANUAL FINANCEIRO TÍTULO: VIAGEM AO EXTERIOR"

Copied!
20
0
0

Texto

(1)

MANUAL FINANCEIRO

TÍTULO: VIAGEM AO EXTERIOR 037.007.002.007

SUMÁRIO 1. Objetivo 2. Campo de aplicação 3. Referências 4. Condições gerais 5. Rotina 6. Responsabilidades 7. Anexos A, C e E (normativos) 8. Anexos B, D e F (informativos) 1. OBJETIVO

Esta Norma estabelece os procedimentos para o afastamento do País de empregado, para tratar de assuntos de natureza técnica e de interesse da Embrapa, para atender a convites de entidades estrangeiras, bem como para viagem de colaborador eventual (convidado).

2. CAMPO DE APLICAÇÃO

Esta Norma se aplica a todas as Unidades da Embrapa. 3. REFERÊNCIAS

Norma 037.007.002.001 deste Manual, Deliberação nº 1/2006, de 11/10/2006, BCA nº 50 de 06/11/2006, Resolução Normativa nº 6, de 30/05/2007, BCA nº 24 de 11/06/2007

4. CONDIÇÕES GERAIS

4.1 - Para efeito desta Norma será considerado empregado todos os detentores de matrícula funcional na Embrapa, exceto os estagiários e bolsistas.

4.1.1 - Nos casos de treinamento de curta e de longa duração para empregado, os procedimentos a serem seguidos pela Unidade, são os estabelecidos pelas normas de afastamento do País, em vigor, do Departamento de Gestão de Pessoas - DGP.

(2)

4.2 - O afastamento do País em caráter eventual ou transitório de empregado, bem como de colaborador eventual, somente será efetuado quando o trabalho/serviço for de grande interesse, levando-se em consideração os possíveis benefícios que poderão trazer para a Embrapa.

4.3 - São competentes para autorizar o afastamento do País os Ordenadores de Despesa abaixo:

a) Diretor Executivo;

b) Chefe de Unidade Central;

c) Chefe/Gerente-Geral de Unidade Descentralizada. d) Coordenador Técnico de UEP;

e) Gerente Local de Escritório de Negócios.

4.4.-.É vedada a autorização de viagem nos seguintes casos:

a) a empregado que se encontra em gozo de férias ou licença;

b) a empregado detentor de qualquer adiantamento com prestação de contas vencida na Embrapa;

c) a empregado responsável por 3 (três) adiantamentos pendentes de prestação de contas;

d) a colaborador eventual detentor de qualquer adiantamento com prestação de contas vencida na Embrapa.

4.5 - A viagem que tenha seu início a partir de sexta-feira, sábado ou feriado, bem como a sua extensão até domingo, segunda-feira ou feriado deverá ser devidamente justificada.

4.6 - A Unidade encaminhará ao DGP, para análise e aprovação, via Sistema Diárias e Passagens, o pedido de viagem ao exterior do favorecido, juntando a seguinte documentação:

a) papeleta de afastamento do País, devidamente preenchida e assinada pelo favorecido e pelo Ordenador de Despesa, em 4 vias, de acordo com o modelo estabelecido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA;

b) carta convite ou carta de aceite emitida pela instituição promotora e/ou patrocinadora do evento, oficial, e sua tradução, se escrita em outro idioma que não o português;

(3)

c) correspondência da instituição patrocinadora, assumindo o compromisso do custeio das despesas com a viagem do empregado, especificando os benefícios e seus valores, quando a viagem não for custeada pela Embrapa;

d) pedido de emissão ou prorrogação do passaporte oficial (azul), por meio de formulário próprio do Itamaraty, devidamente preenchido e assinado;

e) cópia da carteira de identidade, do título de eleitor e do(s) comprovante(s) da última votação, ou certidão de quitação eleitoral;

f) duas fotografias 5x7, fundo branco, colorida, datada (no máximo seis meses antes da data a ser protocolado o processo no MAPA/Itamaraty) e, no caso dos homens, de terno e gravata;

g) formulário próprio de pedido de visto da(s) embaixada(s) referente(s) ao(s) País(es) de destino, devidamente preenchido, datado, assinado e com foto, quando for o caso;

h) pedido de emissão de seguro de saúde, quando este for pago pela Embrapa, de acordo com formulário próprio.

4.7.-.Quando a viagem for com ônus para a Embrapa, o afastamento fica condicionado à existência de disponibilidade orçamentária/financeira.

4.8.-.O DGP informará à Unidade a disponibilidade de recursos, devendo o favorecido apresentar à Área de Recursos Humanos da Unidade toda a documentação exigida para conferência e autorização do Ordenador de Despesa da Unidade. 4.9.-.Após a autorização do Ordenador de Despesa da Unidade, o processo completo

deverá ser encaminhado ao DGP, obrigatoriamente, com antecedência de pelo menos 20 (vinte) dias úteis antes da data do início da viagem.

4.10.-.O DGP confere a documentação e submete o processo à apreciação do Diretor Supervisor da Unidade, que após exame e concordância encaminhará ao Diretor-Presidente para aprovação.

4.10.1 -..No caso das Unidades Centrais, o processo será encaminhado ao .Gabinete do Presidente – GPR, que após exame e concordância .submeterá ao Diretor- Presidente para aprovação.

4.11.-.Após a aprovação do processo pelo Diretor-Presidente, o DGP encaminhará a documentação ao MAPA, para aprovação ministerial e posterior publicação no Diário Oficial da União – DOU.

4.12.-.Após a aprovação ministerial e publicação no DOU, o DGP emitirá o Adiantamento de Viagem - AV, o pedido de Seguro de Vida e a Requisição de Transporte – RT.

(4)

4.12.1 - O DGP encaminha ao DAF a AV para providência de pagamento das diárias e à Agência de Viagem a RT e o pedido de Seguro de Vida.

4.13 - O DAF coloca à disposição do favorecido o adiantamento relativo ao pagamento das diárias.

4.13.1 – A Agência de Viagem encaminha ao DGP o cartão de seguro e a passagem aérea para ser entregue ao favorecido.

4.14 - No “Adiantamento de Viagem – AV” conterá declaração firmada pelo empregado que receber o adiantamento (passagem e numerário), autorizando a retenção em folha de pagamento do valor adiantado, no caso de descumprimento do prazo de prestação de contas da viagem.

4.15.-.A Embrapa custeará as despesas de viagem (hospedagem, alimentação e transporte urbano), através do pagamento de diárias de conformidade com a Tabela de Diárias para viagens de curta duração no exterior, com base nas especificidades de período, valores e adicionais por dia de viagem, estabelecidos pelo Diretor-Presidente da Embrapa em ato próprio.

4.16.-.A passagem aérea deverá ser adquirida em tarifa economicamente mais vantajosa para a Embrapa, de acordo com as rotas existentes.

4.17.-.Após o retorno da viagem, o favorecido fica obrigado a apresentar, no prazo de até 10 (dez) dias úteis, a PCV ao Ordenador de Despesa da Unidade acompanhada da seguinte documentação:

a) 2 vias do Relatório Técnico da Viagem; b) cartões de embarque;

c) bilhetes de passagens aéreas (tradicionais/eletrônicos), se houver.

4.17.1.- O Ordenador de Despesa da Unidade, após análise da PCV, encaminha a documentação ao DGP, retendo a 2ª via do Relatório Técnico da Viagem. 4.18.-.Quando na PCV houver “saldo a devolver” o favorecido deverá providenciar a

devolução a Embrapa, utilizando a taxa cambial vigente no dia do fechamento do câmbio do adiantamento, anexando o documento da devolução à PCV.

4.19 - Quando a viagem não se realizar, o favorecido, através do SRH, deverá devolver à Embrapa os valores recebidos (passagem e numerário) no prazo de até 2 (dois) dias úteis após o recebimento do numerário, devendo a Área de Orçamento e Finanças da Unidade promover o recolhimento na conta da Embrapa e providenciar o recebimento do crédito dos bilhetes de passagem não utilizados.

(5)

a) NO CASO DE EMPREGADO

Tomar providências junto ao empregado devedor para regularização da pendência, ou determinar o desconto em folha de pagamento do valor total da viagem (valor da passagem e numerário recebido).

b) NO CASO DE COLABORADOR EVENTUAL

Entrar em contato com o devedor informando sobre a pendência, comunicando-lhe que estará impedido de realizar nova viagem até a sua regularização ou adotar outras medidas legais cabíveis.

4.20.1 - Para a conversão das diárias deverá ser utilizada a taxa cambial vigente no dia do fechamento do câmbio do adiantamento.

4.21.-.O DGP encaminhará ao DAF, juntamente com a Folha de Pagamento, um relatório contendo o nome dos empregados devedores de cada Unidade e os valores retidos (numerário e passagens), correspondente às viagens com prestações de contas vencidas.

4.22.-.O DAF, com base no relatório de retenções das viagens com prestações de contas vencidas, providenciará a transferência de recursos financeiros às Unidades de lotação dos respectivos empregados devedores.

4.23.-.Independentemente do processo de retenção em Folha de Pagamento, o empregado deverá apresentar a sua prestação de contas e regularizá-la no menor prazo possível.

4.24.-.Após a apresentação e regularização da prestação de contas, a Área de Orçamento e Finanças da Unidade providenciará a devolução ao empregado do valor retido em Folha de Pagamento, encaminhando a documentação ao DGP para a devida baixa na ficha financeira do empregado e remessa ao MAPA de uma via da documentação, arquivando os originais.

4.25.-.Após a emissão do bilhete de passagem pela empresa aérea, qualquer mudança de trecho ou de horário de vôo, por interesse do favorecido, as providencias e ônus são de sua responsabilidade.

4.26- No caso de mudança de trecho ou de horário, troca ou cancelamento de vôo por interesse da Embrapa, ou por impossibilidade de realização da viagem, o favorecido deverá fazer uma justificativa quando da prestação de contas, ficando o ônus das despesas cobradas de responsabilidade da Embrapa.

(6)

4.27- Haverá incidência de encargos e tributos sobre diárias pagas no mês ao empregado, pelo seu valor total, sempre que exceder a 50% (cinqüenta por cento) da sua remuneração mensal.

4.28..-.Caso exista trecho de passagem não utilizado ou diferença de tarifa, o favorecido informará na prestação de contas para que sejam tomadas as providências de recebimento do crédito junto à Agência de Viagem.

4.29.-.O Ordenador de Despesa da Unidade informará ao DGP, por escrito, qualquer alteração porventura ocorrida em relação aos dados da viagem inicialmente previstos, devendo constar na PCV a justificativa das alterações.

4.30.-.O Ordenador de Despesa da Unidade será o responsável pelo fiel cumprimento dos procedimentos definidos neste Manual.

4.31.-.A inobservância dos critérios, procedimentos e princípios estabelecidos nesta Norma, sujeitará o responsável ao ressarcimento dos danos causados à Embrapa, sem prejuízo das penalidades disciplinares cabíveis.

4.32.-.Cabe à AUD examinar, a qualquer tempo, o cumprimento dos procedimentos contidos neste Manual.

5. ROTINA

Os procedimentos para adiantamento de viagem ao exterior e a correspondente prestação de contas, obedecerão os seguintes passos:

5.1 - AUTORIZAÇÃO DE VIAGEM AO EXTERIOR – AV

EXECUTOR PROCEDIMENTOS FORMULÁRIO

1 Ordenador de Despesa

Analisa a necessidade e a conveniência do pedido da viagem ao exterior, verificando se o favorecido é detentor de algum adiantamento com prestação de contas vencida;

2 Ordenador de Despesa

Não havendo adiantamento pendente, autoriza e encaminha o pedido da viagem ao DGP, para apreciação e aprovação;

(7)

3 DGP

Após análise e verificação da disponibilidade de recursos, comunica à Unidade a aprovação, devendo o favorecido apresentar toda a documentação à Área de Recursos Humanos;

5.1 - AUTORIZAÇÃO DE VIAGEM AO EXTERIOR – AV

EXECUTOR PROCEDIMENTOS FORMULÁRIO

4

Área de Recursos Humanos

Encaminha ao DGP o processo completo, obrigatoriamente, com antecedência de pelo menos 20 dias úteis antes da data do início da viagem;

5 DGP

Confere a documentação e submete à apreciação do Diretor Supervisor, no caso de Unidades Descentralizadas, e ao Chefe do GPR, no caso de Unidades Centrais, que após exame e concordância encaminhará para aprovação do Diretor-Presidente da Embrapa;

6 DGP

Após a aprovação do processo pelo Diretor-Presidente, a documentação é enviada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento -MAPA para autorização ministerial e posterior publicação no Diário Oficial da União – DOU;

7 DGP

Após a publicação no DOU, emite a AV,

a RT e o pedido de seguro de viagem; DAF-130DAF-131

8 DGP

Encaminha à Área de Orçamento e Finanças a AV, para as providencias de

(8)

9 DGP

Encaminha à Agência de Viagem a RT para emissão da passagem aérea, e do seguro de viagem;

DAF-130

10

DGP

Recebe da Agência de Viagem o bilhete de passagem e o cartão de seguro de viagem e encaminha à Área de Recursos Humanos;

5.1 - AUTORIZAÇÃO DE VIAGEM AO EXTERIOR – AV

EXECUTOR PROCEDIMENTOS FORMULÁRIO

11

Área de Orçamento e

Finanças

Providencia o pagamento da AV, comunicando, de imediato, à Área de

Recursos Humanos; DAF-131

12

Área de Orçamento e

Finanças

Após a confirmação da Área de Orçamento e Finanças, a Unidade comunica ao favorecido que o adiantamento, a passagem aérea e o cartão de seguro, estão à sua disposição;

13

Área de Orçamento e

Finanças

Mantém a AV junto com os demais documentos, para baixa nos controles internos e impressão do movimento do dia, por meio da transação “>IMPCONFORM”, OPÇÃO “OB”;

DAF-131

5.2 REQUISIÇÃO DE TRANSPORTE – RT

EXECUTOR PROCEDIMENTOS FORMULÁRIO

1 Agência de Viagem Recebe a RT, emite o bilhete de passagem, encaminha ao DGP; DAF-130 2 Agência de

Viagem

Emite a fatura e anexa as RT’s correspondentes, encaminhando o processo ao DRM;

(9)

3 Agência de Viagem

Após o recebimento da solicitação de crédito de trechos não utilizados, da Área de Orçamento e Finanças, verifica a sua existência para emissão e remessa da Carta de Crédito ao DRM;

4 DRM

Recebe a fatura, confere com as RT’s e verifica a existência de Carta de Crédito, encaminhando à Área de Orçamento e Finanças;

DAF-130

5.2 REQUISIÇÃO DE TRANSPORTE – RT

EXECUTOR PROCEDIMENTOS FORMULÁRIO

5 DAF

Providencia o pagamento da fatura, deduzindo as Cartas de Créditos existentes;

6 DAF

Mantém o processo de pagamento junto com os demais documentos, baixa nos controles internos e imprime o movimento do dia, por meio da transação “>IMPCONFORM”, OPÇÃO “OB”;

5.3 PRESTAÇÃO DE CONTAS DE VIAGEM AO EXTERIOR – PCV

1 Solicitante

Preenche o relatório de viagem em duas vias, encaminha uma via ao Ordenador de Despesa da Unidade e anexa a outra via à PCV, juntamente com os cartões de embarque e, se houver, os bilhetes de passagem (tradicionais ou eletrônicos), colhe o Visto do Ordenador de Despesa da Unidade e encaminha, através da Área de Recursos Humanos, a documentação ao DGP;

(10)

2 DGP

Recebe a PCV, confere e encaminha uma cópia à Área de Orçamento e Finanças e outra ao MAPA, arquivando os originais;

DAF-132

3 DAF

Confere a PCV e a documentação, certifica se existe algum trecho de passagem não utilizado;

DAF-132

4 DAF

Existindo trecho de passagem não utilizado, solicita à Agência de Viagem a Carta de Crédito correspondente;

5.3 PRESTAÇÃO DE CONTAS DE VIAGEM AO EXTERIOR - PCV

EXECUTOR PROCEDIMENTOS FORMULÁRIO

5 DAF

Recebe e mantém o controle das Cartas de Créditos, encaminhadas pela Agência de Viagem, para dedução nas faturas de pagamento;

6 DAF

Mantém a PCV, juntamente com os comprovantes, no movimento do dia, para lançamento no BEC;

DAF-132 DAF-112

6. RESPONSABILIDADES

6.1 - O empregado ou colaborador eventual que receber adiantamento para atender às despesas de viagem ao exterior, são os responsáveis pela apresentação da prestação de contas dentro do prazo estabelecido nas normas internas da Embrapa.

(11)

ANEXO A (normativo)

MODELO E INSTRUÇÃO DE PREECHIMENTO DO FORMULÁRIO ADIANTAMENTO DE VIAGEM - AV

(12)

ANEXO B (informativo) CAMPO L E G E N D A 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19

Indicar com X se a viagem é no País ou no Exterior Sigla e número seqüencial anual da Unidade

Data de emissão do adiantamento de viagem

Último dia para prestação de contas do adiantamento de viagem

Indicar que o adiantamento de viagem é de empregado ou de colaborador eventual

Nome completo do favorecido que efetuará a viagem Matrícula do favorecido, se for empregado

CPF do favorecido Cargo do favorecido

Órgão de lotação do favorecido

Código e nome do Banco onde será feito o crédito

Código da agência bancária, inclusive o dígito verificador Número da conta bancária, inclusive o dígito verificador Código da UG

Indicar a Cota Orçamentária Nome do Ordenador de Despesa Indicar o Plano de Ação

Indicar a Unidade Executora Indicar o Centro de Custos

/continua

(13)

ANEXO B (informativo) CAMPO L E G E N D A 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38

Indicar o período da viagem

Indicar o roteiro aéreo, separado do roteiro terrestre, indicando o meio de transporte a ser utilizado

Indicar o tipo de evento

Observação que julgar necessária

Indicar resumidamente a finalidade da viagem Indicar a localidade de destino

Data de início da viagem Data do término da viagem

Quantidade de dias na capital e/ou no interior Indicar o fator para cálculo do adiantamento Valor da diária da capital e/ou do interior Valor do adiantamento em cada localidade Valor total do adiantamento em diárias

Indicar se está recebendo outros adiantamentos Valor total do adiantamento de viagem

Número da Solicitação de Viagem

Nome da pessoa que registrou o adiantamento de viagem no sistema Data e assinatura do Ordenador de Despesa

Data da impressão do adiantamento de viagem

(14)

ANEXO C (normativo)

MODELO E INSTRUÇÃO DE PREECHIMENTO DO FORMULÁRIO REQUISIÇÃO DE TRANSPORTE – RT

(15)

ANEXO D (informativo) CAMPO L E G E N D A 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20

Indicar com X se a viagem é no País ou ao Exterior Indicar a sigla e número seqüencial anual da Unidade Data de emissão da RT

Indicar se a RT é para empregado ou para colaborador eventual Nome completo e por extenso do favorecido

CPF do favorecido

Órgão de lotação do favorecido

Matrícula do favorecido, se for empregado Código da UG

Indicar a Cota Orçamentária Nome do Ordenador de Despesa Indicar o Plano de Ação

Indicar a Unidade Executora Indicar o Centro de Custos

Indicar o número do bilhete de passagem aérea Indicar a companhia aérea

Indicar o valor da tarifa

Indicar o valor total da passagem aérea Indicar o total da RT

Indicar o trecho da viagem

(16)

ANEXO D (informativo) CAMPO L E G E N D A 21 22 23 24 25 26 27 28

Indicar a data de saída

Indicar o número do bilhete de passagem aérea Observação que julgar necessária

Indicar o número da Solicitação de Viagem Indicar o nome da pessoa que registrou a RT Data e assinatura do Ordenador de Despesa

Data e assinatura de recebimento do bilhete de passagem Data da impressão da RT

OBSERVAÇÃO: Neste formulário, no espaço ao lado da marca Embrapa, cada Unidade deverá acrescentar seu endereço, CNPJ, Inscrição Estadual e Inscrição do ISS.

(17)

ANEXO E (normativo)

MODELO E INSTRUÇÃO DE PREECHIMENTO DO FORMULÁRIO PRESTAÇÃO DE CONTAS DE VIAGEM - PCV

---/continua

(18)

ANEXO F (informativo) CAMPO L E G E N D A 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17

Indicar com X se a viagem no País ou ao Exterior Sigla e número seqüencial anual da Unidade Data de emissão da PCV

Último dia para prestação de contas da PCV Indicar que é empregado ou colaborador eventual Nome completo do favorecido

Matrícula do favorecido, se for empregado CPF do favorecido

Cargo do favorecido

Órgão de lotação do favorecido

Código e nome do Banco onde o favorecido tem conta Código da agência bancária, inclusive o dígito verificador Número da conta bancária, inclusive o dígito verificador Código da UG

Indicar a Cota Orçamentária Nome do Ordenador de Despesa Indicar o Plano de Ação

(19)

ANEXO F (informativo) CAMPO L E G E N D A 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40

Indicar a Unidade Executora Indicar o Centro de Custos

Indicar o período efetivo da viagem Indicar o roteiro realizado

Indicar o tipo de evento

Observação que julgar necessária

Indicar os adiantamentos de viagem pagos Indicar os números das RT’s pagas

Indicar o total das RT’s

Indicar o total das diárias pagas

Indicar o total das despesas aprovadas Valor total da viagem

Valor do adiantamento realizado Valor da CPMF

Valor a devolver à Embrapa Valor a receber da Embrapa

Indicar o número do bilhete da passagem utilizado Indicar o empresa de aviação

Indicar o trecho realizado Indicar o número do vôo Indicar o número da RT

Observação que julgar necessária

(20)

/continua ANEXO F (informativo) CAMPO L E G E N D A 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54

Data de início da viagem Data do término da viagem

Quantidade de dias na capital e/ou no interior Valor da diária de capital e/ou do interior Total das diárias

Relacionar o tipo de despesa realizada Descrever a despesa realizada

Indicar o documento comprovado Indicar o documento aprovado

Indicar o número da Solicitação de Viagem Nome da pessoa que registrou a PCV

Nome, data e assinatura da pessoa que atestou a PCV

Nome, data e assinatura do Ordenador de Despesa que aprovou a PCV

Data da impressão da PCV

Referências

Documentos relacionados

Detectadas as baixas condições socioeconômicas e sanitárias do Município de Cuité, bem como a carência de informação por parte da população de como prevenir

A metodologia de trabalho cooperativo entre os parceiros (academia e práxis) tem produzido resultados na produção e disseminação do conhecimento, bem como na integração deste

O mar profundo é uma vasta região que recobre aproximadamente 70% da superfície da terra, sendo considerado ainda uma vastidão a ser explorada e estudada pelo homem. A coleção

A adesão ao Programa por parte do ente federativo é condição necessária para que as escolas com oferta para os anos finais do ensino fundamental de sua rede educacional

Aplicação dos princípios humanitários, étnico- raciais, ambientais e científicos em áreas relacionadas a produção, controle de qualidade e distribuição de

Os itens que obtiveram a menor pontuação foi privacidade nas consultas, na dimensão Estrutura; Discussão sobre fluxograma, na dimensão Processo e; Reavaliação

Os maiores coeficientes da razão área/perímetro são das edificações Kanimbambo (12,75) e Barão do Rio Branco (10,22) ou seja possuem uma maior área por unidade de

Havia, igualmente, atenienses (entre outros gregos) que apreciavam o modo espartano de ser e estar, como Sócrates (e Platão), que seria um desses laconizantes 6 , afirmando que