• Nenhum resultado encontrado

Eleições para a Comissão Executiva Regulamento Geral Orgânico: Regime Eleitoral

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Eleições para a Comissão Executiva Regulamento Geral Orgânico: Regime Eleitoral"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

DISPOSIÇÕES GERAIS

Artigo 1. Norma aplicável

As eleições para a Comissão Executiva: a Presidência, a presidência Primeira, as quatro Vice-presidências e os quatorze Conselheiros serão regidos pelo que se estabelece nos Estatutos, no presente Regulamento Geral Orgânico e nas Resoluções que determinem, no uso de suas respectivas competências, o Presidente e a Junta Eleitoral.

Artigo 2. Direito ao voto

• Um. Poderão exercer o direito ao voto os representantes legais das instituições associadas ou seus representantes na Assembleia Geral devidamente credenciados.

• Dois. Para poder exercer o direito ao voto será necessário que a instituição de origem esteja em dia com o pagamento das quotas anuais na data da publicação do Censo Eleitoral definitivo.

• Três. O voto será livre, pessoal e secreto.

Artigo 3. Pessoas e instituições elegíveis. Representação geográfica

• Um. Somente poderão ser candidatos à Comissão Executiva os Reitores, Presidentes ou representantes legais das instituições associadas. Para a indicação de candidatos, será necessário considerar o princípio da adequada representação geográfica.

• Dois. Para poder ser candidato à Presidência ou à Vice-presidências, será necessário que a instituição de origem do candidato tenha uma antiguidade de mais de cinco anos na associação.

• Três. Os cargos de Presidente, Vice-presidente Primeiro e as Vice-presidências deverão ser ocupados por instituições que representem, pelo menos, a três dos países presentes na associação.

Artigo 4. Permanência na Comissão Executiva

• Um. As eleições à Comissão Executiva devem garantir a sua gradual renovação. Nenhuma instituição poderá formar parte da Comissão Executiva, no mesmo cargo, por mais de três mandatos consecutivos. À esta condição, estarão isentas as instituições que correspondam a países cujo número de sócios seja igual ou inferior a cinco.

Artigo 5. Situação dos órgãos de governo durante o período de eleições

• Um. Durante o transcurso do período das eleições, e enquanto não sejam eleitos os novos membros da Comissão Executiva, estará garantido o normal desenvolvimento das atividades da associação com a permanência em exercício do Presidente, Vice-presidentes e os Conselheiros.

Eleições para a Comissão Executiva

Regulamento Geral Orgânico: Regime Eleitoral

Regulamento aprovado pela Comissão Executiva

(2)

• Dois. Os membros da Comissão Executiva que se apresentem à reeleição perderão tal condição durante o momento no qual se desenvolva a sessão de eleição. Se este for o caso do Presidente, seu cargo será ocupado pelo Vice-presidente Primeiro, e se este último estiver na mesma condição, o Vice-presidente mais antigo, e assim sucessivamente com os Conselheiros.

ÓRGÃOS ELEITORAIS E CENSO

Artigo 6. Junta Eleitoral

• Um. A organização do processo eleitoral corresponderá à Junta Eleitoral, que será constituída para tal finalidade.

• Dois. A Junta Eleitoral estará formada pelo Presidente, o Presidente Anterior, o Diretor Geral, e três Conselheiros eleitos por sorteio entre todas as instituições associadas.

• Três. Caso o Presidente se apresente à reeleição, o Presidente Anterior atuará como Presidente da Junta Eleitoral. Em sua ausência, o Vice-presidente Primeiro. Se este último também for candidato, o Vice-presidente mais antigo, e assim sucessivamente com os Conselheiros.

• Quatro. A Junta Eleitoral deverá ser constituída no momento em que se convoque a Assembleia Geral e as correspondentes eleições no âmbito da mesma, e será responsabilidade do Diretor Geral constituí-la.

Suas funções serão:

a) Elaborar e aprovar o Censo Eleitoral provisório e o Censo Eleitoral definitivo.

b) Resolver, em última instância, as queixas, impugnações, reclamações e recursos em todos os assuntos relativos à formação, retificação e validação do Censo, assim como de todos os atos eleitorais.

c) Elaborar o calendário eleitoral.

d) Supervisionar o processo eleitoral, zelando pelo correto desenvolvimento do mesmo. e) Proclamar os resultados das eleições.

f) Resolver e administrar todos os assuntos relacionados com as eleições no âmbito de sua competência.

Artigo 7. Mesa Eleitoral

• Um. Será constituída uma única Mesa Eleitoral formada por um Presidente e dois Conselheiros. Os três devem ser membros da Junta Eleitoral e designados por ela.

• Dois. Não poderão formar parte da Mesa Eleitoral aquelas pessoas que tenham sido declaradas oficialmente candidatos na eleição.

• Três. As funções da Mesa Eleitoral serão:

a) Vigiar o processo de votação e garantir seu adequado procedimento. b) Realizar a recontagem dos votos.

c) Informar à Junta Eleitoral os resultados da votação.

Artigo 8. Censo Eleitoral

(3)

que na data da convocatória da Assembleia estejam em dia com o pagamento correspondente das quotas da associação.

• Dois. O Censo Eleitoral provisório será publicado na convocatória da Assembleia que eleja os membros da Comissão Executiva.

Três. O Censo Eleitoral provisório será enviado, junto com a convocatória da Assembleia correspondente

a cada um dos representantes legais das instituições associadas; os representantes terão dez dias úteis, contados a partir da data de recebimento do mesmo, para apresentar as reclamações oportunas, que deverão ser dirigidas ao Diretor Geral da associação.

• Quatro. Uma vez transcorrido o prazo para reclamações ao Censo provisório, a Junta Eleitoral aprovará o Censo Eleitoral definitivo e o publicará.

REGRAS GERAIS DE PROCEDIMENTO

Artigo 9. Convocatória e abertura do período eleitoral

• Um. A convocatória das eleições será realizada junto com a convocatória da Assembleia Geral correspondente e na ocasião será estabelecido o calendário eleitoral.

Artigo 10. Apresentação de candidaturas e elaboração de listas

• Um. O período de apresentação de candidaturas se encerrará no momento de finalização da primeira sessão da Assembleia, na qual a Comissão Executiva será eleita.

• Dois. As candidaturas deverão ser apresentadas ao Presidente da Junta Eleitoral, mediante formato que será elaborado para tal finalidade. Deverá constar o nome e sobrenome do candidato e a identificação da instituição que representa.

• Três. Ao apresentar a candidatura, deverá ser especificado a qual cargo da Comissão Executiva se candidata: Presidência, Vice-presidência Primeira, Vice-presidência ou Conselheiros.

• Quatro. Os candidatos poderão se apresentar a mais de um cargo entre os referidos anteriormente. • Cinco. As candidaturas poderão ser individuais ou coletivas, mediante uma lista completa para os

distintos cargos da Comissão Executiva: Presidência, presidência Primeira, quatro Vice-presidências e os quatorze Conselheiros.

• Seis. No caso de apresentação de uma lista completa, a candidatura deverá ser apresentada ao Presidente da Junta Eleitoral, constando o nome, sobrenomes e a instituição que cada um dos candidatos representa e o cargo para o qual se candidata, com o expresso aceite de cada um dos participantes. As listas propostas deverão contemplar a renovação dos membros da Comissão Executiva em, pelo menos, um quarto (5) em relação à sua formação anterior.

• Sete. A Junta Eleitoral proclamará a lista oficial de candidatos expondo publicamente a lista em ordem alfabética dos que se apresentem para cada um dos cargos a partir da letra que determine a Junta Eleitoral, que será estabelecida aleatoriamente.

Artigo 11. Exercício do voto

• Um. Os votantes, para exercer o direito ao voto, devem se identificar adequadamente e identificar a instituição que representam. A Mesa Eleitoral indicará, de forma clara, no Censo, a todos os que tenham exercido o direito ao voto.

(4)

• Dois. A sessão da eleição se realizará durante a reunião da Assembleia Geral correspondente, e deverá ter sido indicada na ordem do dia, explicitando claramente a data, o lugar e a hora na qual se iniciará a sessão de votação que não poderá ter duração inferior a 30 minutos.

• Três. No caso de que o número e cargo de candidaturas apresentados coincidam com o de cargos a serem ocupados, não será necessário proceder à votação e os distintos candidatos serão proclamados por assentimento da Assembleia.

• Quatro. Cada eleitor poderá votar, como máximo, em um mesmo número de candidatos que os que devam ser ocupados em cada um dos cargos da Comissão Executiva. No caso de que o número de candidatos indicados no voto seja superior, o voto será considerado nulo.

• Cinco. Para exercer o voto, os eleitores terão à disposição uma lista geral dos candidatos na qual será especificado o cargo para o qual se apresentam. O eleitor deverá marcar com um “X” no quadro que identifica o candidato escolhido.

• Seis. Será possível votar em listas completas para os cargos em eleição. Neste caso, não será possível fazer distinção no voto, entendendo que se vota na lista completa. As listas completas de candidatos devem ter sido validadas pela Junta Eleitoral mediante uma “papeleta geral” de voto devidamente identificável.

• Sete. Os votos deverão ser emitidos utilizando papeletas dos modelos oficiais aprovados pela Junta Eleitoral.

• Oito. Os membros da Mesa Eleitoral votarão por último, encerrando a votação com a emissão dos seus votos.

• Nove. Não será admitido o voto por correio, mas sim por delegação. De acordo com o estabelecido nos Estatutos, será possível representar até três instituições além da própria de origem, e poderá exercer o direito ao voto por cada uma delas. Para isso, deverá identificar, mediante escrito remitido ao Diretor Geral, cada uma das representações que exerça e deverá votar o mesmo número de vezes que de instituições que represente.

• Dez. Quando, por circunstâncias extraordinárias não seja possível realizar o ato eleitoral nos prazos determinados, a Junta Eleitoral estabelecerá a modificação das datas, horários e lugar, em caso oportuno, devendo transcorrer como mínimo duas horas para o novo processo de eleição.

Artigo 12. Escrutínio. Proclamação de candidatos eleitos

• Um. O escrutínio será realizado pelos membros da Mesa Eleitoral de forma pública. • Dois. Declaram-se nulas as papeletas nas quais incida alguma das seguintes circunstâncias:

a) Não se ajusta ao modelo oficial.

b) Votar em um número de candidatos superior ao estabelecido.

c) Incluir votos a favor de pessoas que não tenham sido proclamadas oficialmente candidatos. d) Resultar ilegíveis.

e) Tenham qualquer tipo de manifestações ou expressões acrescentadas ou em substituição do nome dos candidatos.

• Três. Finalizado o escrutínio, a Mesa Eleitoral elaborará a Ata correspondente, na qual deverá constar necessariamente o número total de eleitores no Censo, o número de votos válidos, em branco e nulos emitidos, assim como a relação de candidatos, com a indicação expressa do número de votos obtidos por cada um deles. A Ata deverá ser assinada por todos os membros da Mesa e

(5)

entregue à Junta Eleitoral, que, por sua parte, redigirá a Ata dos resultados obtidos, e a publicará. • Quatro. Juntamente com as Atas, o Presidente da Mesa entregará à Junta Eleitoral as papeletas de

votação devidamente classificadas, assim como a lista do Censo Eleitoral.

• Cinco. Uma vez que os votos tenham sido contabilizados, a Junta Eleitoral proclamará provisoriamente eleitos, em cada um dos cargos a serem ocupados, em ordem de preferência de maior a menor hierarquia, a relação de candidatos, que tendo conseguido o maior número de votos em cada um dos cargos, permita cumprir com os preceitos de representação estabelecidos nos artigos três e quatro deste regulamento.

• Seis. Em caso de empate entre vários candidatos, será proclamado eleito aquele que represente a instituição mais antiga na associação. Quando a aplicação deste critério não resolva o empate, será proclamado eleito aquele que represente a instituição que não tenha formado parte da Comissão Executiva ou o tenha feito durante menos tempo. E, se ainda assim, recorrendo à referida fórmula, se mantenha o empate, o candidato a ser proclamado eleito será decidido por sorteio.

• Sete. Publicados os resultados, abre-se um turno cuja duração será determinada pela Junta Eleitoral para a apresentação de impugnações, que deverão ser feitas por escrito e devidamente assinadas. Transcorrido o referido prazo, caso não haja impugnações ou que tenham sido resolvidas pela Junta Eleitoral, os resultados serão considerados definitivos e se proclamará de forma definitiva os candidatos eleitos e, consequentemente, a nova Comissão Executiva.

• Oito. O Presidente da Junta Eleitoral entregará a Ata ao Diretor Geral da associação em função da sua condição de Secretário Geral da mesma, que será o responsável pelo seu arquivamento e salvaguarda. Uma vez realizado este processo, a Junta Eleitoral procederá à destruição das papeletas de votação e de toda a documentação relacionada.

NORMA TRANSITÓRIA

Artigo único. A contagem da antiguidade das distintas instituições na Comissão Executiva será

Referências

Documentos relacionados

Nas eleições para os órgãos nacionais a mesa da assembleia geral assume as funções de mesa eleitoral e nas eleições dos órgãos regionais a mesa eleitoral é a mesa da

Desde a apresentação do Programa do XIX Governo Constitucional, da coligação PSD/CDS-PP, que ficou claro que o combate à precariedade e aos falsos recibos verdes não era

Na imagem abai- xo, por exemplo, as dimensões e o posicionamento dos personagens (Tio Sam e Cardoso) traduzem, em linguagem simples, o desnível geopolítico existente entre Brasil

Podem treinar tropas (fornecidas pelo cliente) ou levá-las para combate. Geralmente, organizam-se de forma ad-hoc, que respondem a solicitações de Estados; 2)

• Quando o navegador não tem suporte ao Javascript, para que conteúdo não seja exibido na forma textual, o script deve vir entre as tags de comentário do HTML. <script Language

Nos tempos atuais, ao nos referirmos à profissão docente, ao ser professor, o que pensamos Uma profissão indesejada por muitos, social e economicamente desvalorizada Podemos dizer que

Caso o produto não tenha sido totalmente utilizado nesse prazo, e ainda esteja dentro do prazo de validade, será permitida a devolução da embalagem em até 6 meses após o término

Esta pesquisa discorre de uma situação pontual recorrente de um processo produtivo, onde se verifica as técnicas padronizadas e estudo dos indicadores em uma observação sistêmica