• Nenhum resultado encontrado

Infor LN Guia do usuário para calendários

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Infor LN Guia do usuário para calendários"

Copied!
50
0
0

Texto

(1)

Infor LN Guia do usuário para

calendários

(2)

registradas da Infor. Todos os direitos reservados. Todas as outras marcas comerciais listadas aqui são de propriedade de seus respectivos proprietários.

Notas importantes

O material contido nesta publicação (inclui toda e qualquer informação adicional) constitui e contém informação confidencial e de propriedade da Infor.

Ao ter acesso ao anexo, você reconhece e concorda que o material (incluindo qualquer modificação, tradução ou adaptação do mesmo) e todos os direitos autorais, segredos de negócios, todos os outros direitos, títulos e lucros, são de propriedade somente da Infor, e que você deve obter o direito, título ou qualquer ganho sob o material (inclusive em qualquer modificação, tradução ou adaptação do mesmo) em virtude da sua análise, exceto o direito não exclusivo para utilizar o material, somente em conexão e com o apoio da licença de uso do software disponibilizado à sua empresa pela Infor, conforme acordo separado ("Propósito").

Além disso, através do acesso ao material anexo, você reconhece e concorda em manter, tanto o material em estrita confidencialidade, quanto o uso do mesmo limitado ao Propósito descrito acima.

Embora a Infor tenha tomado o devido cuidado para assegurar que o material incluído nesta publicação esteja preciso e completo, a Infor não garante que a informação contida nesta publicação está completa, não contém erros tipográficos ou outros erros, ou que você encontrará seus requisitos específicos. Como tal, a Infor não assume e por meio desta se isenta de toda responsabilidade, resultante ou de qualquer forma, por qualquer perda ou dano ocasionado a qualquer pessoa ou entidade ou ainda por relatar erros ou omissão nesta publicação (incluindo informações complementares), se tais erros ou omissões resultarem da negligência, acidente ou qualquer outra causa.

Reconhecimento da Marca Registrada

Qualquer empresa, produto, marca ou nome de serviço referenciado deve ser marca registrada por seus respectivos proprietários. Informação da Publicação comccpug (U8746) Código do Documento 10.5.1 (10.5.1) Liberação 20 de dezembro de 2017 Criado em

(3)

Sobre este documento

...7 Capítulo 1 Introdução...

...7 Visão geral de calendários e períodos...

...8 Dependências...

...9 Relacionamentos entre CPP e outros módulos...

...11 Capítulo 2 Recorrências... ...11 Definir exceções... ...11 Procedimento... ...12 Recorrência de rolagem... ...13 Quantidade de tempo para alterar...

...13 Momento da rolagem...

...17 Capítulo 3 Padrões...

...17 Para definir padrões...

...17 Definir padrões...

...19 Usar padrões...

...19 Padrões para padrões de entrega fixo...

...21 Capítulo 4 Calendários...

...21 Visão geral da funcionalidade de calendários e turnos...

...22 Estrutura de uso do calendário...

...22 Tipos de disponibilidade...

...23 Definir indisponibilidade...

...24 Estrutura do calendário e configuração...

...25 Definir um calendário... ...27 Usar calendários... ...27 Caminho de pesquisa... ...28 Dados do calendário no LN... ...28 Pessoal...

Tabela de Conteúdo

(4)

...29 Fabricação... ...29 Projeto... ...29 Serviço... ...29 Planejamento empresarial... ...29 Finanças... ...30 Fatores de eficiência... ...30 Definir fatores de eficiência...

...31 Usar fatores de eficiência...

...31 percentagem de capacidade...

...31 Cálculos...

...32 Para definir a percentagem da capacidade...

...33 Capítulo 5 Integrações do calendário...

...33 Integração do calendário com pacotes de programação externos...

...33 Projeto... ...35 Capítulo 6 Períodos... ...35 Configurar períodos... ...35 Definir tabelas de período...

...35 Gerar períodos para uso...

...36 Definir períodos...

...36 Para usar períodos...

...36 Períodos para Comissões e abatimentos...

...36 Períodos para Estatística...

...36 Períodos em Fabricação repetitiva...

...36 Períodos em Projeto... ...36 Períodos em Pessoal... ...37 Apêndice A Glossário...

(5)

Este guia descreve o processo de configuração e de uso de calendários, de períodos, de recorrências e de padrões no aplicativo.

Público-alvo

Esse documento foi projetado para pessoas que trabalham com dados mestres nos pacotes Comum, Pessoal, Projeto, Planejamento empresarial, Vendas, Aquisição Fabricação, Armazenamento e Serviço. Finanças usa as próprias entidades para definir os períodos financeiros.

O público-alvo pode incluir consultores de implementação, arquitetos de produto, especialistas em suporte e assim por diante.

Resumo do documento

Este documento contém os seguintes capítulos:

Introdução

Fornece uma introdução à função do módulo Calendários e períodos, o módulo central em que é possível armazenar dados de calendário e tempo para uso em outros módulos.

Recorrências

Descreve como definir e usar recorrências. Uma recorrência é um padrão repetitivo de datas, como “Quinzenalmente nas segundas e sextas-feiras”, “O 27º dia de cada mês” ou “1º de janeiro de cada ano”.

Padrões

Descreve como definir e usar padrões. Um padrão é um esquema que define o dia do mês, o dia da semana e a hora do dia em que você deseja que uma atividade seja realizada.

Calendários e turnos

Descreve como definir e usar calendários. Os calendários definem os horários de trabalho ou os horários de abertura em um grande intervalo de datas. Use os calendários para definir as horas de trabalho de funcionários, centros de trabalho e armazéns, e informações sobre as datas e horas de parceiros de negócios, que são necessárias para planejar entregas. Defina os turnos para um calendário para especificar o tempo de trabalho de uma equipe de funcionários.

Integrações do calendário

Fornece informações sobre como configurar uma integração entre o módulo Calendários e períodos e pacotes externos.

Períodos

Descreve como definir e usar períodos. Os períodos dividem o ano em intervalos regulares, como semanas, meses ou trimestres.

Como ler este documento

Este documento foi criado a partir de tópicos da Ajuda online. Assim, as referências a outras seções são apresentadas como mostra o exemplo a seguir:

(6)

Para obter detalhes, consulte a Introdução. Para localizar a sessão citada, consulte o Índice ou use o Índice remissivo no fim do documento.

Termos que se parecem com estas palavras indicam um vínculo a uma definição do glossário. Ao visualizar este documento online, você pode clicar no termo sublinhado para ir até a definição do glossário no fim do documento.

Entrando em contato com a Infor

Se você tiver perguntas sobre os produtos da Infor, visite o portal Infor Xtreme Support em www.infor. com/inforxtreme.

Se atualizarmos este documento após a liberação do produto, a nova versão será postada neste site. É recomendável que você verifique este site periodicamente para obter a documentação atualizada. Se tiver comentários sobre a documentação da Infor, entre em contato com documentation@infor.com.

(7)

Visão geral de calendários e períodos

Este tópico apresenta uma visão geral do módulo Calendários e períodos.

No módulo Calendários e períodos, é possível definir padrões de calendário e tempo para usar nos pacotes do LN.

Conceitos

No módulo Calendários e períodos, é possível definir os seguintes tipos de dados, a serem usados em outras partes do LN:

Descrição Conceito

Uma recorrência é um padrão repetitivo de datas, como “Quinzenalmente nas segundas e sextas-Recorrências

feiras”, “O 27º dia de cada mês” ou “1º de janeiro de cada ano”.

Recorrências são usadas para criar padrões e ca-lendários.

No pacote Pessoal, é possível usar recorrências em atribuições.

Um esquema que define o dia do mês, o dia da semana e a hora do dia em que você deseja que Padrões

uma atividade seja realizada. Os padrões são defi-nidos usando uma combinação de recorrências, exceções e horários do dia.

Os pacotes de Gestão de ordem e Planejamento empresarial usam padrões para definir momentos

1

Capítulo 1

Introdução

(8)

de entrega, momentos de expedição e padrões de entrega fixos.

Os calendários definem os horários de trabalho ou os horários de abertura em um grande intervalo de Calendários

datas. Os calendários também podem armazenar dados relacionados à eficiência e à capacidade. Use os calendários para definir as horas de trabalho de funcionários, centros de trabalho e armazéns, e informações sobre as datas e horas de parceiros de negócios, que são necessárias para planejar entregas.

Defina os turnos para um calendário para especifi-car o tempo de trabalho de uma equipe de funcio-nários.

Turnos

Os períodos dividem o ano em intervalos regulares, como semanas, meses ou trimestres.

Períodos

Você usa períodos para fins de estatística, finanças, contabilidade de horas, planejamento e controlado-ria de custos, especialmente nos pacotes de Ven-das, Aquisição e Projeto.

Dependências

Para ajudá-lo a entender a estrutura deste módulo, algumas das dependências entre os conceitos são descritas a seguir:

um padrão é baseado em uma ou mais recorrências

Os calendários são baseados em códigos de calendário e tipos de disponibilidade. Junto com as recorrências de calendário e os dias não disponíveis, formam as horas de trabalho de cada dia específico.

Essas definições de calendário são usadas para gerar horas de trabalho de calendário, uma lista de horas de trabalho para cada dia da semana. Essas horas são usadas por outros pacotes para, entre outras coisas, fins de planejamento.

Os turnos são baseados nas horas de trabalho de um calendário e definem as horas de trabalho de uma equipe de funcionários.

(9)

No seguinte diagrama simplificado, as setas apontando para fora representam informações disponibilizadas fora de Calendários e períodos.

Diagrama simplificado de relacionamentos em Calendários e períodos

Relacionamentos entre CPP e outros módulos

Os dados definidos no módulo Calendários e períodos são usados nos seguintes pacotes e módulos do LN:

Recorrências

Pessoal usa recorrências para atribuições do funcionário na sessão Atribuições (bpmdm0130m000).

Padrões

Aquisição usa padrões para datas de baixa da programação para liberação de material e programação de expedição. Para mais informações, consulte o Visão geral da gestão da programação de compra.

Aquisição também usa padrões como padrões de entrega vinculados a armazéns, parceiros de negócios fornecedores, parceiros de negócios expedidores e itens. Para mais informações, consulte o Usar momentos de entrega planejada.

O Planejamento empresarial usa padrões como padrões de entrega fixa. Em uma situação de estoque gerenciado pelo fornecedor (VMI), é possível especificar o padrão aplicável no

(10)

módulo Termos e condições. Para mais informações, consulte o Entregas fixas no Planejamento empresarial

Calendários e horas de trabalho do calendário

Um calendário é identificador por uma combinação de código do calendário e tipo de disponibilidade.

Em Comum, é possível vincular calendários a companhia, unidades empresariais, parceiros de negócios e endereços; Aquisição e Vendas usam essas informações ao planejar

transferências de mercadorias.

No módulo Pessoal, é possível vincular calendários a equipes de funcionários. O módulo Horas e despesas no pacote Pessoal usa essas informações para obter o número padrão de horas das linhas do calendário.

Em Fabricação, é possível vincular calendários a centros de trabalho e departamentos de produção. As horas de trabalho do calendário vinculado ao centro de trabalho determinam a capacidade de produção disponível.

Em Armazenamento, é possível vincular calendários a armazéns.

Em Serviço, é possível usar calendários para especificar quando um grupo está disponível para serviço e definir quando um departamento de serviço está disponível para realizar atividades de serviço.

Turnos

Em Fabricação, é possível usar turnos para fabricação repetitiva.

Períodos

O módulo Comissões e abatimentos em Vendas usa períodos para calcular as comissões para representantes de vendas e agentes e os abatimentos para clientes.

O módulo de Estatística em Aquisição e Vendas usa períodos para análises estatísticas. O módulo Fabricação repetitiva em Fabricação usa períodos para organizar processos de produção repetitivos.

O módulo Progresso do projeto em Projeto usa períodos para definir períodos de controle de custo.

Pessoal usa períodos para orçamento e contabilidade de horas.

Nota

Finanças não usa Calendários e períodos. Finanças usa as próprias entidades para definir os períodos financeiros.

(11)

Definir exceções

É possível usar exceções para dois propósitos:

Como blocos de construção para criar exceções de calendário, que você usa para definir calendários. Para obter mais informações, consulte Definir um calendário (p. 25).

para definir atribuições de funcionários na sessão Atribuições (bpmdm0130m000) em Pessoal.

Procedimento

Para definir exceções de calendário, realize estas etapas: 1. Inicie a sessão Recorrências (tcccp0143m000). 2. Insira uma nova recorrência.

No campo Tipo de recorrência, selecione o período de base em que a frequência de recorrência é definida. Esse campo pode ser Anualmente, Mensalmente, Semanalmente

ou Diário.

Nos campos Data inicial de recorrência e Data final de recorrência, defina os intervalos de datas em que a recorrência é válida. Para obter informações sobre como ampliar a validade de uma recorrência, consulte Recorrência de rolagem (p. 12).

3. Para abrir a sessão Detalhes de recorrência (tcccp0143s000), clique duas vezes na recorrência. 4. Insira os detalhes da recorrência. Para obter mais informações, consulte a Ajuda online para

a sessão.

É possível definir os seguintes tipos de recorrências:

Anualmente

Se o campo Tipo de recorrência for Anualmente, a recorrência se repetirá após um ou mais anos.

É possível selecionar datas com os seguintes métodos:

Especifique o conjunto de meses e a data do mês. Por exemplo, o 5º dia do mês de novembro, dezembro, janeiro e fevereiro.

2

Capítulo 2

Recorrências

(12)

Especifique o conjunto de meses e o dia da semana, como sexta-feira, e especifique se o primeiro, o segundo, o terceiro, o quarto ou o último mês é selecionado. Por exemplo, a última quarta-feira de fevereiro e agosto.

Mensalmente

Se o campo Tipo de recorrência for Mensalmente, a recorrência se repete após um ou mais meses.

É possível selecionar datas com os seguintes métodos:

Especifique o dia da semana, como sexta-feira, e especifique se o primeiro, o segundo, o terceiro, o quarto ou o último mês é selecionado. Por exemplo, a última quarta-feira do mês.

Especifique o conjunto de datas do mês. Por exemplo, os dias 10, 20 e 30 de cada mês.

Semanalmente

Se o campo Tipo de recorrência for Semanalmente, a recorrência se repete após uma ou mais semanas.

Especifique os dias relevantes da semana. Por exemplo, a cada domingo e sábado.

Diário

Se o campo Tipo de recorrência for Diário, a recorrência se repete após um ou mais dias. Por exemplo, a cada 40 dias.

Nota

Se você tiver especificado o dia 31 e um mês tiver menos de 31 dias, o LN seleciona o último dia do mês.

Se você tiver especificado os dias 29 e 30 e fevereiro estiver incluído, o LN seleciona o último dia de fevereiro.

Recorrência de rolagem

Este tópico descreve como ampliar a vida de uma recorrência tornando-a uma recorrência de rolagem. Uma recorrência tem uma data inicial e uma data final definidas, entre as quais a recorrência funciona. Se a recorrência for de rolagem, sempre é possível reutilizar a mesma definição de recorrência. Sempre que você rolar a recorrência, a data inicial e data final da recorrência serão movidas para adiante por uma quantidade de tempo especificada.

Exemplo

Suponha que a data inicial da recorrência seja 1º de janeiro de 2009 e que a data final seja 1º de janeiro de 2011.

(13)

Data final de recorrência Data inicial de

recorrên-cia 01/01/2011 01/01/2009 Antes da rolagem 24/12/2011 24/12/2009 Após a rolagem

Mais adiante neste tópico, esse exemplo será explicado em detalhes.

Quantidade de tempo para alterar

Se uma recorrência for rolada, o LN altera a data inicial, a data final e a data de referência da recorrência para adiante por uma quantidade de tempo específica.

A quantidade de tempo pela qual o LN altera essas datas para adiante é calculada conforme a fórmula a seguir:

A = B * F * I

Os códigos na fórmula são definidos da seguinte maneira:

A- quantidade de tempo alterada

B- quantidade de tempo especificada pelo Tipo de recorrência, como Semanalmente

F- Frequência, que é o número de dias, semanas, meses ou anos após os quais o padrão

se repete

I- o valor do campo Rolagem após, também chamado de campo de Intervalo(s).

Nota

Se o tipo de recorrência for Mensalmente, o LN garante que a data inicial da recorrência mude para a mesma data do mês.

Por exemplo, se a data inicial for 30 de março, e a recorrência mudar em 3 meses, a data inicial passará a ser 30 de junho. Essa alteração soma 92 dias.

Se a data final antiga era 1º de setembro, a data final também é alterada em 92 dias, tornando-se 2 de dezembro.

Momento da rolagem

O processo de rolagem somente pode iniciar se o campo Data de referência na sessão Detalhes de recorrência (tcccp0143s000) estiver tão no passado que a data de referência não mudar para uma data no futuro. Portanto, se a recorrência for rolada para a oportunidade mais cedo possível, o processo de rolagem altera a data de referência para a data atual.

(14)

Para iniciar o processo de rolagem, escolha um dos métodos a seguir:

atualizar o calendário baseado na recorrência de rolagem. Para atualizar o calendário, use a sessão Atualizar horas de trabalho calendário (tcccp0226m000)

rolar a recorrência durante a geração de momentos padrão: a. Inicie a sessão Gerar momentos padrão (tcccp0295m000). b. Selecione um padrão ou intervalo de padrões.

c. Selecione a caixa de seleção Período de rolagem.

d. Para começar a gerar momentos de padrão, clique em Gerar.

Rolar a recorrência manualmente:

a. Inicie a sessão Recorrências (tcccp0143m000).

b. Para iniciar a sessão Detalhes de recorrência (tcccp0143s000), clique duas vezes em uma recorrência.

c. Clique em Período de rolagem. Nota

Se Pessoal recuperar datas de uma recorrência para criar atribuições, o LN não rolará automaticamente a recorrência.

O processo de rolagem muda a data de referência para o passado recente ou a data atual. Se uma data de referência estiver muito além do passado, o processo de rolagem é repetido automaticamente com a maior frequência possível sem mudar a data de referência para uma data futura.

Exemplo

Esse exemplo é o mesmo que o anterior, mas agora mais detalhes estão incluídos. Suponha que uma recorrência seja definida da seguinte maneira:

Data inicial de recorrência = 01/01/2009

Data final de recorrência = 01/01/2011

Data de referência = 01/04/2009

O tipo de recorrência é Semanalmente, com uma frequência de 1.

O campo Rolagem após, também chamado de Intervalo(s), é 51. Portanto, a recorrência deve mudar 51 semanas.

A primeira oportunidade para rolar a recorrência é de 51 semanas depois da data de referência, em 24 de março de 2010.

(15)

Data final de recorrên-cia

Data de referência Data inicial de

recorrên-cia 01/01/2011 01/04/2009 01/01/2009 Antes da rolagem 24/12/2011 24/03/2010 24/12/2009 Após a rolagem Recorrências

(16)
(17)

Para definir padrões

Definir padrões

Pré-requisitos

Antes de definir um padrão, é preciso definir recorrências em que o padrão é baseado. Para obter mais informações, consulte Definir exceções (p. 11).

Para criar padrões

Um padrão consiste em momentos de padrão com base em uma ou mais recorrências, exceções de padrão e horas do dia, como mostra o diagrama a seguir:

3

Capítulo 3

Padrões

(18)

Gerar momentos de padrão de um padrão.

Para combinar recorrências

É possível combinar várias recorrências como mostra o diagrama a seguir:

Combinar recorrências e exceções em um padrão.

(19)

a recorrência R0002 seleciona os dias 12 e 24 de cada mês. O PATRN 1 possui uma exceção, que exclui 1º de janeiro de cada ano.

Procedimento

Para definir um padrão, realize estas etapas:

1. Defina as recorrências. Para obter mais informações, consulte Definir exceções (p. 11). 2. Use a sessão Padrões (tcccp0190m000) para definir um código de padrão.

3. Use a sessão Padrões (tcccp0190m000) para adicionar as recorrências ao padrão.

4. Use a sessão Horários do dia por padrão (tcccp0193m000) para especificar as horas do dia. As horas são definidas como as horas locais; o fuso horário não é especificado.

5. Use a sessão Exceções padrão (tcccp0192m000) para especificar quaisquer exceções necessárias.

6. Use a sessão Gerar momentos padrão (tcccp0295m000) para gerar os momentos padrão. Para visualizar os momentos padrão gerados, use a sessão Momentos padrão (tcccp0195m000).

Usar padrões

Para organizar expedições regulares de um item comprado de um fornecedor fixo, é possível usar programações de compra.

A Gestão de ordem usa padrões para datas de baixa da programação para liberação de material e programação de expedição.

Padrões para padrões de entrega fixo

Para especificar que todas as entregas à sua companhia sejam feitas em horários específicos em datas específicas, como a cada segunda-feira, às 11h, é possível criar padrões de entrega fixos. Os padrões de entrega fixos são baseados nos padrões definidos no módulo Calendários e períodos.

Em Gestão de ordem, é possível vincular padrões a armazéns, parceiros de negócios fornecedores e parceiros de negócios expedidores e itens. Para obter mais informações, consulte Usar momentos de entrega planejada.

O Planejamento empresarial usa esses padrões no planejamento de ordens planejadas.

Em uma situação de estoque gerenciado pelo fornecedor (VMI), é possível especificar o padrão aplicável no módulo Termos e condições.

(20)
(21)

Visão geral da funcionalidade de calendários e turnos

No módulo Calendários e períodos, é possível definir e organizar calendários para todas as partes do LN.

Um calendário no LN estabelece as horas em que os recursos estão disponíveis.

Exemplo

É possível planejar ordens de produção no centro de trabalho AA das 6h às 17h.

As ordens de venda podem ser preparadas e despachadas dos armazéns XY das 7h às 18h. Um calendário é uma combinação do seguinte:

Código de calendário Identifica a lista de dias úteis.

O código de calendário define as datas inicial e final de um período. Todos os dias no intervalo são dias úteis em potencial, com exceção dos dias mencionados na sessão Dias não laborais (tcccp0119m000).

Os códigos do calendário têm uma estrutura hierárquica. Um código de calendário pai fornece a data padrão para o filho. Para mais informações, consulte o Hierarquia de código de calendário.

Tipo de disponibilidade

O tipo de disponibilidade define a semana útil geral: para cada um dos sete dias, as horas inicial e final do horário de trabalho são especificadas por dia da semana.

Nota

Códigos do calendário e tipos de disponibilidade podem ser combinados várias vezes, desde que resultem em IDs exclusivos.

4

Capítulo 4

Calendários

(22)

Estrutura de uso do calendário

Os calendários no LN podem ser usados de maneira flexível. É possível basear o planejamento para toda uma companhia em um calendário ou definir calendários separados para uma variedade de recursos (centros de trabalho, departamentos de vendas, funcionários) para planejar o tempo deles

individualmente.

É possível vincular calendários a vários níveis da sua organização. O calendário da companhia é o mais genérico no nível superior da hierarquia. Calendários para unidades empresariais, departamentos, centros de trabalho, armazéns e funcionários são mais específicos.

O calendário da companhia contém dias úteis, feriados e horas de trabalho para toda a organização. Para planejamento de entrega, vincule os calendários aos parceiros de negócio e endereços. Para mais informações, consulte o Usar calendários (p. 27).

Para cada intervalo de tempo de trabalho dentro de uma data incluída em um calendário, é possível especificar:

Horas inicial e final

tipo de horas de trabalho (opcional)

fator de eficiência

percentagem de capacidade

hora extra

Tipos de disponibilidade

O tipo de disponibilidade define uma semana útil. Para cada um dos sete dias úteis, ele especifica as horas inicial e final do horário de trabalho para cada dia.

Exemplo

Uma companhia tem o seguinte horário de trabalho padrão:

operações de produção das 8h às 18h

os armazéns estão abertos das 8h às 16h

o departamento de serviço está ativo das 9h às 18h.

É possível modelar essa situação com um único código de calendário (COMP), para o qual são definidos três tipos de disponibilidade: PRD (produção), WHS (armazém) e SRV (serviço).

Os calendários resultantes são:

COMP/PRD

COMP/WHS

(23)

Exemplo

Uma companhia tem três departamentos: produção, armazéns e serviço.

Todos os três têm o mesmo horário de trabalho (8h–17h), mas os feriados variam conforme o departamento.

É possível modelar essa situação com um único tipo de disponibilidade (STDHRS) e três códigos do calendário diferentes (PRD, WRH e SRV)

Os calendários resultantes são:

PRD/STDHRS

WRH/STDHRS

SRV/STDHRS

Uma variação disso seria definir um código de calendário para a companhia (COMP) contendo todos os dias úteis e feriados comuns aos departamentos. Os calendários PRD, WRH e SRV teriam o calendário COMP como calendário pai, mas contendo somente os feriados específicos do departamento.

Nota

Para obter mais informações sobre o uso de tipos de disponibilidade em outros pacotes, consulte Usar calendários (p. 27).

Pacotes de sequenciamento externo não podem usar vários tipos de disponibilidade. Se você integrar com um pacote de sequenciamento externo, será preciso definir um calendário separado para cada atividade. Para mais informações, consulte o Integração do calendário

com pacotes de programação externos (p. 33)

Definir indisponibilidade

Indisponibilidade significa que, por algum motivo, não é possível planejar nenhuma produção em determinadas datas em um calendário. Ao definir um calendário, é preciso considerar vários tipos de indisponibilidade e como eles influenciarão o planejamento.

Para definir a indisponibilidade para um calendário, utilize estas sessões:

indisponibilidade recorrente

para indisponibilidade recorrente, como feriados nacionais, defina a recorrência na sessão Recorrências (tcccp0143m000). Adicione essa recorrência ao código de calendário e tipo de disponibilidade aplicável na sessão Exceções do calendário (tcccp0144m000) e desmarque a caixa de seleção Disponível para dias indisponíveis.

com recorrências de calendário, você define exceções recorrentes em um calendário e configura uma programação de horas para horas indisponíveis diárias, semanais, mensais ou anuais em uma ação

(24)

Dias indisponíveis para todos os calendários usando um código de calendário específico use a sessão Dias não laborais (tcccp0119m000) para definir indisponibilidade ocasional, como uma viagem do departamento. O que você define aqui se aplica a todos os calendários que estão usando este código de calendário.

Dias indisponíveis para um calendário específico

para definir a indisponibilidade para um único dia, realize estas etapas: a. Inicie a sessão Horas de trabalho calendário (tcccp0120m000).

b. Localize o calendário aplicável e desmarque a caixa de seleção Disponível para um intervalo na data relevante.

Se você tiver definido datas indisponíveis nas sessões Dias não laborais (tcccp0119m000) e Exceções do calendário (tcccp0144m000), na sessão Horas de trabalho calendário (tcccp0120m000), clique em Atualizar calendário.

Nota

uma recorrência de calendário que torna um dia indisponível não tem efeito sobre a disponibilidade desse dia no calendário pai.

Estrutura do calendário e configuração

É possível usar vários calendários em uma companhia, da gestão de tempo básico com os calendários de semana útil e companhia até calendários detalhados para tarefas específicas. Dependendo da quantidade de detalhes de que a companhia precisa, é possível configurar uma estrutura consistindo em vários códigos de calendário, tipos de disponibilidade e semanas úteis.

Semanas úteis

É possível definir semanas úteis na sessão Semanas de trabalho (tcccp0105m000) e seus dias úteis nas sessões Dias de trabalho (tcccp0130m000). É possível definir as semanas úteis, que especificam as horas disponíveis, de várias maneiras: é possível definir horas regulares, semanas de dois turnos e férias.

É possível definir semanas úteis para um período específico de tempo na sessão Semanas de trabalho da data de efetividade (tcccp0106m000).

Códigos do calendário

Todos os códigos de calendários têm um período de tempo definido em que estão ativos. Códigos do calendário filho dependem dos períodos de tempo dos seus calendários pai. Um calendário filho não pode se estender além do período de tempo do seu pai. Portanto, não é possível definir uma data inicial do calendário filho anterior à data inicial do calendário pai, nem uma data final do calendário filho posterior à data final do calendário pai.

Tipos de disponibilidade

É possível vincular códigos de calendário a tipos de disponibilidade na sessão Tipos

(25)

Horas de trabalho do calendário

Na sessão Horas de trabalho calendário (tcccp0120m000), é possível visualizar os detalhes do calendário efetivo para cada data. Se os detalhes para uma data específica tiverem sido derivados do calendário pai ou de semana útil ou de uma exceção de calendário, o campo Derivado de indicará Pai, Semana de trabalho ou Exceção.

Um calendário pode ter vários horários de trabalho em uma data, por exemplo, das 8h às 12h e das 13h às 17h. No entanto, todos os horários de trabalho devem derivar de uma única origem.

Conforme a data específica em um calendário, os horários de trabalho são:

Derivados da semana útil.

Derivados do calendário pai.

Derivados de uma exceção de calendário.

Derivados da sessão Dias não laborais (tcccp0119m000), se a data estiver indisponível para planejamento.

Especificados manualmente.

Caminho de pesquisa do calendário

Se um processo de planejamento não conseguir localizar o calendário para um funcionário ou outro recurso em particular, o LN pesquisa um calendário definido para o departamento, as unidades empresariais e, por fim, o calendário da companhia. Cada processo de planejamento usa um caminho de pesquisa fixo para calendários definidos pelo aplicativo LN. Esse caminho de pesquisa sempre termina no calendário da companhia e é

independente dos calendários que você definiu.

Definir um calendário

Para configurar uma estrutura de calendários, conclua as seguintes etapas:

Passo 1: Definir o código de calendário

Antes de definir um calendário em particular, é preciso primeiro definir seu código de calendário pai quando for o caso. É recomendado definir o código de calendário da companhia primeiro.

Passo 2: Definir tipos de disponibilidade

Use a seção Tipos de disponibilidade (tcccp0101m000) para definir tipos de disponibilidade. A caixa de seleção Padrão disponível determina a configuração padrão para o campo Disponível nas sessões Exceções do calendário (tcccp0144m000) e Semanas de trabalho (tcccp0105m000).

Especifique se o tipo de disponibilidade está usando turnos. Ao usar turnos, é necessário definir uma máscara na sessão Máscaras (tcibd4102m000) para gerar os turnos.

(26)

Passo 3: Especificar tipos de disponibilidade do calendário

É possível vincular tipos de disponibilidade a códigos de calendário na sessão Tipos disponibilidade de calendário (tcccp0150m000).

Passo 4: Definir tipos de horas de trabalho (opcional)

Use a sessão Tipos de horas de trabalho (tcccp0103m000) para definir um tipo de hora de trabalho. Use os tipos de horas de trabalho para armazenar valores padrão de horas de trabalho, percentagens de capacidade, fatores de eficiência e uma indicação se a hora é hora extra.

Caso deseje usar um tipo de horas de trabalho, será necessário selecionar a caixa de seleção Usar Tipos de horas de trabalho na sessão Parâmetros do calendário (tcccp0100m000).

Passo 5: Inserir dias indisponíveis

É possível especificar dias indisponíveis incidentais na sessão Dias não laborais (tcccp0119m000). Dias não laborais são definidos por código de calendário.

Passo 6: Definir o calendário da semana útil

Use a sessão Semanas de trabalho (tcccp0105m000) para definir o tempo de trabalho para cada dia da semana para os tipos de disponibilidade.

Especifique a máscara que será usada para criar o identificador de turno ao gerar turnos. Para analisar a definição de turno, é possível imprimir um relatório que especifica os detalhes de turno das próximas duas semanas, contendo: horas inicial e final para cada turno, o valor líquido das horas por turno, os identificadores de turno (definidos por máscara) e como os turnos são definidos em e em torno dos fins de semana.

Passo 7: Especificar exceções do calendário

É possível definir estes tipos de exceções de calendário:

Mudanças no horário de trabalho, fatores de eficiência, porcentagens de capacidade e indicadores de hora extra para datas recorrentes específicas. Por exemplo, horário de trabalho mais longo na última sexta-feira de cada mês.

Adicionar datas disponíveis adicionais, por exemplo, abrir um centro de trabalho específico durante a noite.

Designar datas, como feriados recorrentes, como indisponíveis.

Após serem definidos para um calendário, esses dias são usados para definir o horário de trabalho de calendário.

Passo 8: Atualizar as horas de trabalho de calendário e turnos

(27)

É possível visualizar os resultados gerados nas sessões Horas de trabalho calendário (tcccp0120m000) e Turnos (tcccp0102m000).

Usar Atualizar calendário depois de cada alteração nas definições, quaisquer alterações feitas não estão disponíveis para usar até que a atualização ocorra.

Passo 9: Realizar alterações manuais

É possível fazer as seguintes alterações manualmente em um calendário:

Alterações nas definições

Alterações feitas na semana útil geram alterações nas horas de trabalho do calendário. Essas alterações somente entram em vigor após o calendário é atualizado.

Alterações nas horas de trabalho do calendário

Se as alterações necessárias impactarem somente alguns dias, as horas de trabalho do calendário podem ser ajustadas diretamente na sessão Horas de trabalho calendário (tcccp0120m000). Não é necessário atualizar o calendário para que as alterações tenham efeito.

Passo 10: Atribuir calendários a recursos

É possível usar as seguintes seções para vincular os calendários a vários recursos:

Companhias (tcemm1170m000)

Departamentos (tcmcs0565m000)

Centros de trabalho (tirou0101m000)

Armazéns (whwmd2500m000)

Parceiros de negócios (tccom4500m000)

Endereços (tccom4530m000)

Funcionários - Geral (tccom0101m000)

Equipes (tcppl0140m000)

Usar calendários

Para usar um calendário ( código de calendário/ tipo de disponibilidade), é preciso vinculá-lo a um recurso. Para visualizar as combinações disponíveis de códigos do calendário e tipos de disponibilidade, inicie a sessão Tipos disponibilidade de calendário (tcccp0150m000). É possível classificar os registros por código de calendário ou tipo de disponibilidade.

Caminho de pesquisa

Se um pacote no LN precisar de dados do calendário para algum recurso, o LN pesquisará um código de calendário aplicável para esse recurso específico. Se nenhum calendário estiver vinculado ao recurso, o LN pesquisará calendários em níveis de recurso mais altos até o calendário da companhia.

(28)

Por exemplo, em Fabricação, o LN verifica se um código de calendário está vinculado a um centro de trabalho. Se nenhum código de calendário estiver vinculado a um centro de trabalho, o LN verificará o departamento de produção. Se o LN não localizar um código de calendário, nenhum planejamento ocorrerá.

Nota

O caminho de pesquisa não inclui a semana útil. O LN utilizará a semana útil somente se for encontrado um código de calendário que não cubra todas as datas relevantes.

Dados do calendário no LN

Esta tabela mostra como vincular calendários aos recursos mais gerais: Use esta sessão... Para fazer isto...

Companhias (tcemm1170m000) Para definir o calendário da companhia

Unidades empresariais (tcemm0130m000) Para definir o calendário da unidade empresarial

Departamentos (tcmcs0565m000) Para definir o calendário do departamento

Funcionários - Geral (tccom0101m000) Para definir o calendário de um funcionário

As seções a seguir mostram como usar calendários em várias partes do LN.

Pessoal

No módulo Pessoal, é possível vincular calendários a equipes de funcionários. Para mais informações, consulte o Calendários em Pessoal.

Armazenamento

Na Armazenamento, é possível usar calendários para indicar o horário de abertura dos armazéns. Para obter informações sobre como o LN calcula a Data de entrega planejada e a Data de recebimento planejado de uma ordem de armazenamento, consulte Determinação da correção de calendário Para obter informações sobre como o LN calcula a data de entrega planejada e a data de recebimento planejado para reabastecimento de armazéns usando ponto de ordem divido em fases (TPOP) ou controle de estoque estatístico (SIC), consulte os tópicos a seguir:

(29)

Frete

Em Frete, é possível usar calendários para especificar o horário de abertura de um endereço do expedidor ou endereço do receptor.

Para mais informações, consulte o Janelas de tempo do calendário.

Fabricação

Cada centro de trabalho pode ter um calendário. Se um centro de trabalho não tiver calendário, as funções de planejamento para esse centro de trabalho assumirão como padrão o calendário obrigatório do departamento de produção.

Para mais informações, consulte o Calendários em Fabricação.

Projeto

O Projeto usa pacotes de programação externos para planejamento de funcionários e equipamentos. O pacote de programação externo recupera os dados do calendário de Calendários e períodos no LN. Para mais informações, consulte o Integração do calendário com pacotes de programação externos

(p. 33).

Serviço

Em Serviço, é possível usar calendários para especificar quando um grupo está disponível para serviço e definir quando um departamento de serviço está disponível para realizar atividades de serviço. Para mais informações, consulte o Para usar calendários em serviço.

Planejamento empresarial

Nos processos de planejamento, o Planejamento empresarial usa os calendários vinculados a centros de trabalho, armazéns etc.

Para simular uma capacidade de produção reduzida ou aumentada, é possível substituir os calendários padrão por alternativas para cenários específicos. Isso permite uma versão diferente das horas de trabalho para cada cenário. Com esses cenários, é possível analisar as consequências de adicionar uma máquina extra ou tirar uma máquina de serviço para manutenção.

Para mais informações, consulte o Calendários no Planejamento empresarial.

Finanças

Em Finanças, é possível usar calendários de pagamento para determinar as datas de vencimento para faturas de venda e faturas de compra.

(30)

Para mais informações, consulte o:

Para usar calendários de pagamento

Configuração de calendários de pagamento

Fatores de eficiência

O LN usa fatores de eficiência para considerar a capacidade diária variável no cálculo de lead time. Pode haver vários motivos para variabilidade na capacidade diária: redução da força de trabalho nos feriados de fim de ano ou a contratação de força de trabalho extra em períodos de maior atividade, o que significa que há mais ou menos tempo de plano disponível em um determinado dia.

Nota

O valor padrão para o fator de eficiência é 1,0.

Definir fatores de eficiência

É possível definir fatores de eficiência ao configurar um calendário no módulo Calendários e períodos de Comum.

Utilizar Até

Tipos de horas de trabalho (tcccp0103m000) Defina um fator de eficiência padrão para um tipo

de horas de trabalho.

Semanas de trabalho (tcccp0105m000) Defina o fator de eficiência padrão para um dia

da semana em particular.

Exceções do calendário (tcccp0144m000) Defina um fator de eficiência em datas recorrentes.

Horas de trabalho calendário (tcccp0120m000) Substitua um fator de eficiência padrão em uma

data em particular.

Atualizar fator/capacidade de eficiência (tcc-cp0225m000)

Altere os fatores de eficiência para vários calendá-rios e tipos de disponibilidade.

Depois de alterar o fator de eficiência, é preciso atualizar o calendário da seguinte maneira:

Executando a sessão Atualizar horas de trabalho calendário (tcccp0226m000).

(31)

Depois de ter alterado o fator de eficiência, atualize o calendário usando a sessão Atualizar horas de trabalho calendário (tcccp0226m000) ou clicando em Atualizar calendário na sessão Horas de trabalho calendário (tcccp0120m000).

Para visualizar o fator de disponibilidade efetivo em datas específicas, use a sessão Horas de trabalho calendário (tcccp0120m000). Lembre-se de atualizar o calendário.

Usar fatores de eficiência

O LN usa fatores de eficiência para os seguintes fins:

para considerar que os recursos às vezes podem funcionar de modo mais eficiente que a média. Por exemplo, se um funcionário em particular trabalhar mais pela manhã que pela tarde, é possível inserir um fator de eficiência de 1,1 para a linha de calendário com o intervalo de tempo das 9h às 12h

para levar isso em conta, se você contratar recursos adicionais para fazer o trabalho, o lead time das operações diminui.

Nota

Não confunda fatores de eficiência com percentagens de capacidade:

Fatores de eficiência afetam o cálculo de lead time para o qual o calendário correspondente é usado: esses fatores influenciam a velocidade com a qual o trabalho é realizado.

percentagens de capacidade fornecem informações sobre a taxa de utilização de um recurso.

percentagem de capacidade

É possível usar a percentagem da capacidade para variar a capacidade disponível dos centros de trabalho por dia ou turno. Por exemplo, se o turno da noite operar com menos pessoal que o turno do dia em um centro de trabalho, será possível reduzir a percentagem da capacidade para o turno da noite. O LN aplica a percentagem da capacidade ao cálculo das visualizações e relatórios de utilização do centro de trabalho.

Nota

O valor da percentagem de capacidade não afeta os cálculos de lead-time.

Cálculos

Na sessão Horas de trabalho calendário (tcccp0120m000), a guia Detalhes da capacidade contém os dois campos a seguir:

Horas

É baseado nos campos Hora inicial e Hora final.

(32)

Percentagem da capacidade

A percentagem é baseada nas horas de trabalho do centro de trabalho junto com o fator de efetividade.

Capacidade [Horas]

É baseado no campo Horas e na percentagem da capacidade. O campo Capacidade [Horas] é inserido para as horas disponíveis nas visualizações e relatórios de utilização do centro de trabalho.

Para definir a percentagem da capacidade

Na sessão Tipos de horas de trabalho (tcccp0103m000), você define uma percentagem da capacidade do tipo de horas de trabalho.

A percentagem da capacidade do tipo de horas de trabalho serve como padrão na sessão Semanas de trabalho (tcccp0105m000) e na sessão Exceções do calendário (tcccp0144m000).

Na sessão Horas de trabalho calendário (tcccp0120m000), é possível visualizar e especificar

(33)

Integração do calendário com pacotes de programação

externos

O módulo Calendários e períodos contém a funcionalidade para disponibilizar os calendários a pacotes de sequenciamento externo.

Projeto

O Projeto usa pacotes de programação externos para planejamento de funcionários e equipamentos. O pacote de programação externo recupera os dados do calendário de Calendários e períodos no LN. Para listar calendários que você deseja disponibilizar para pacotes externos, use a sessão Calendários para pacotes externos (tcccp0181m000).

Os pacotes de sequenciamento externo não oferecem suporte a vários tipos de disponibilidade. Para o pacote de sequenciamento externo, o LN cria um ID de calendário que consiste nas seguintes partes:

os calendários pai (multinível)

o código de calendário

o tipo de disponibilidade aplicável.

Na sessão Parâmetros do calendário (tcccp0100m000), no campo Tipo disponibilidade padrão p/ESP, insira o valor padrão para o tipo de disponibilidade para pacotes de sequenciamento externo.

Para criar mais tipos de disponibilidade para pacotes de sequenciamento externo, use a sessão Calendários para pacotes externos (tcccp0181m000).

5

Capítulo 5

(34)
(35)

Configurar períodos

Configurar períodos para uso por aplicativos LN envolve estas etapas:

definir tabelas do período

gerar períodos para uso

definir períodos

Definir tabelas de período

Use a sessão Tabelas do período (tcccp0160m000) para criar e manter tabelas de período. As tabelas de período são usadas para agrupar períodos com atributos em comum, incluindo os seguintes:

se o LN verifica ou não se as datas definidas para um período pertencem ao ano do calendário definido

se modificações são ou não permitidas a períodos para os quais a tabela de períodos está em uso no momento

se os períodos podem ou não ser excluídos enquanto sua tabela de período está em uso no momento

se são ou não permitidas folgas entre anos.

Os aplicativos LN usam as informações sobre período que podem definidas consultando as tabelas de período.

Gerar períodos para uso

Use a sessão Gerar períodos (tcccp0270m000) para gerar períodos padrão com base nas tabelas de período criadas na sessão Tabelas do período (tcccp0160m000).

Os períodos gerados estarão, então, disponíveis à sessão Períodos (tcccp0170m000), em que é possível definir mais detalhes.

6

Capítulo 6

Períodos

(36)

Definir períodos

Use a sessão Períodos (tcccp0170m000) para manter períodos. Cada período é vinculado a uma tabela de períodos com a qual compartilha atributos. Para cada período, defina o seguinte:

o ano ao qual o período se aplica

as datas inicial e final do período.

Para usar períodos

Este tópico descreve onde e como os períodos são usados.

Períodos para Comissões e abatimentos

O módulo de Comissões e abatimentos em Vendas usa períodos para calcular as comissões para representantes de vendas e agentes e os abatimentos para clientes.

Períodos para Estatística

O módulo de Estatística em Aquisição e Vendas usa períodos para análises estatísticas. É possível especificar uma tabela do período da Parâmetros de estatística (tdsta0100m000) na sessão Tabela de período.

Períodos em Fabricação repetitiva

O módulo Fabricação repetitiva em Fabricação usa períodos para organizar processos de produção repetitivos. É possível especificar uma tabela do período de programação de produção na sessão Parâmetros de fabricação repetitiva (tirpt0100m000).

Períodos em Projeto

O módulo Progresso do projeto em Projeto usa períodos para definir períodos de controle de custo.

Períodos em Pessoal

Pessoal usa períodos para orçamento e contabilidade de horas.

Nota

Finanças não usa Calendários e períodos. Para definir os períodos financeiros, a opção Finanças usa as próprias entidades.

(37)

abatimento

O valor monetário a ser pago a um parceiro de negócios cliente como um tipo de desconto para fechar uma ordem de venda.

armazém

Um local para armazenar mercadorias. Para cada armazém, é possível inserir dados de endereço e dados relacionados ao tipo.

atribuição

Uma tarefa para a qual linhas de horas estão definidas. Por exemplo, uma reunião semanal recorrente.

calendário

Um conjunto de definições utilizadas para criar uma lista de horas de trabalho do calendário. Um calendário é identificado por uma combinação de código do calendário e tipo de disponibilidade.

calendário pai

Um calendário vinculado a um calendário filho, um nível acima da hierarquia de derivação, e do qual o calendário filho herda as propriedades.

cenário

A identificação de uma solução de planejamento geral.

Cada cenário representa uma solução de planejamento geral e envolve configurações específicas para o planejamento de itens e recursos. É possível usar cenários para analisar e comparar várias opções de planejamento e localizar a melhor solução de planejamento. Por exemplo, é possível variar previsões de demanda ou estratégias de recurso.

Um dos cenários é o real, que corresponde à situação de planejamento real. É possível transferir ordens planejadas e planos de produção somente do cenário real para o nível de execução do LN.

A

Apêndice A

Glossário

(38)

centro de trabalho

Área de produção específica que consiste em uma ou mais pessoas e/ou máquinas com capacidades idênticas, que podem ser consideradas uma unidade para fins de planejamento de necessidades de capacidade e programação detalhada.

código de calendário

Uma lista de dias úteis utilizada para criar um calendário.

código padrão

O código para identificar o padrão das suas atividades. O padrão define a data e a hora, como o mês ou o dia do mês, em que você deseja realizar a atividade.

comissão

O valor monetário a ser pago a um funcionário (representante de vendas) ou parceiro de negócios fornecedor (agente) para fechar uma ordem de venda.

companhia

Um ambiente de trabalho em que é possível realizar transações logísticas ou financeiras. Todos os dados da transação são armazenados no banco de dados da companhia.

Dependendo do tipo de dado que a companhia controla, a companhia é:

uma companhia logística

uma companhia financeira

uma companhia tanto logística quanto financeira.

Em uma estrutura multilocais, algumas tabelas do banco de dados podem ser únicas para a companhia, e a companhia pode compartilhar outras tabelas do banco de dados com outras companhias.

controle estatístico de estoque

Um sistema de ordem no LN que gera ordens de compra ou produção planejadas para reabastecer o estoque.

O ponto de nova ordem costuma ser calculado adicionando o estoque de segurança e as necessidades previstas durante o lead time de reabastecimento.

Itens SIC são planejados pela Armazenamento. Abreviação: SIC

(39)

data de baixa da programação

A data e a hora, calculadas pelo padrão de baixa que, para programações sem referência, são usadas para definir o momento em que:

linhas de programação são agrupadas

uma liberação de compra é enviada.

data de entrega planejada

A data para a qual a entrega de uma expedição é planejada.

data de recebimento planejado

A data em que as mercadorias devem chegar ao armazém de destino.

data de vencimento

No LN, a data em que um pagamento ou recebimento é necessário.

departamento

A unidade organizacional da companhia que realiza um conjunto de tarefas específico, por exemplo, departamento de vendas ou de compras. Os departamentos recebem grupos de números para as ordens que baixam. A unidade empresarial do departamento determina a companhia financeira para a qual as transações financeiras que aquele departamento gera são lançadas.

departamento de serviço

Um departamento que consiste em uma pessoa e/ou máquina (ou mais) com capacidades idênticas, que podem ser consideradas como uma unidade para os fins de planejamento de serviço e manutenção.

endereço

Um conjunto completo de detalhes relacionados ao endereço, incluindo endereço postal, acesso a números de telefone, fax, telex, endereços de e-mail e da Internet, identificação para fins tributários e informações de roteiro.

equipe

Uma maneira de agrupar funcionários para fins de planejamento e autorização. Se você atribuir funções a uma equipe, todos os funcionários atribuídos à equipe terão autorizações correspondentes às funções.

(40)

estoque gerenciado do fornecedor (VMI)

Um método de gestão de estoque de acordo com o qual o fornecedor normalmente gere o estoque do cliente ou subcontratante. Às vezes, o fornecedor gerencia o planejamento de fornecimento também. Como alternativa, o cliente gerencia o estoque, mas o fornecedor é responsável pelo planejamento de fornecimento. A gestão de estoque ou o planejamento de estoque também pode ser subcontratado de um provedor de serviço de logística (PSL).

O fornecedor ou o cliente pode possuir o estoque entregue pelo fornecedor. Com frequência, a propriedade do estoque muda do fornecedor para o cliente quando o cliente consome o estoque, mas outros momentos de transferência de propriedade ocorrem, que são dispostos por contrato.

O estoque gerenciado pelo fornecedor reduz os custos internos associados ao planejamento e aquisição de materiais, e permite ao fornecedor gerir melhor o estoque através de alta visibilidade da cadeia de fornecimento.

exceções do calendário

Um conjunto de datas recorrentes para as quais foram definidas exceções segundo uma combinação de código de calendário/ tipo de disponibilidade.

Exemplo

A última sexta-feira de cada mês não é um dia útil. Essa exceção é usada na sessão Atualizar horas de trabalho calendário (tcccp0226m000) para gerar horas de trabalho do calendário.

fabricação repetitiva

Um item com a origem padrão Repetitivo, criado com base em uma configuração predefinida. Os itens mais adequados para fabricação repetitiva são:

Itens padrão

De baixo custo

Com variantes mínimas

Complexos

A lista de material (BOM) é simples.

Tanto itens finais como submontagens podem ser fabricados usando fabricação repetitiva.

Nota

(41)

fator de eficiência

Uma variável que o LN usa para considerar diferenças na disponibilidade diária de um recurso, como quando trabalhar horas extras, contratar mais pessoal ou trabalhar em turnos diferentes. Por exemplo, se um funcionário trabalhar seis horas de oito horas possíveis em um projeto, o fator de eficiência será 0,75.

Os fatores de eficiência influenciam no cálculo de lead time no Planejamento empresarial.

fatura de compra

Mercadorias compradas que são recebidas e inspecionadas (se necessário) e que recebem baixa do estoque são colocadas em uma fatura de compra. Você deve pagar o parceiro de negócios fornecedor pela quantidade na fatura.

O parceiro de negócios fornecedor, ordem, dados do item, preços e descontos são impressos na fatura. É possível comparar os dados na fatura com a fatura recebida do parceiro de negócios fornecedor.

fatura de venda

Uma lista que se relaciona à venda de mercadorias e serviços. Uma fatura de venda é um documento enviado pelo vendedor ao comprador para cada venda, contendo os detalhes sobre as mercadorias vendidas.

fornecedor

Ver: parceiro de negócios fornecedor (p. 44)

fornecedor expedidor

Ver: parceiro de negócios expedidor (p. 44)

funcionário

Uma pessoa que trabalha na sua companhia com uma função específica, como representante de vendas, planejador de produção, comprador ou analista de crédito.

grupo de instalação

Um conjunto de itens serializados que têm o mesmo local e são propriedade do mesmo parceiro comercial. O agrupamento de itens serializados em um grupo de instalação permite mantê-los coletivamente.

(42)

hora extra

Tempo trabalhado além do horário de trabalho normal. É possível usar a hora extra para os seguintes fins:

para atividades de manutenção em objetos não disponíveis para manutenção durante o horário de trabalho normal.

aumentar a capacidade de produção.

horas de trabalho do calendário

As linhas horizontais em uma tabela de calendário, que agrupam dados de planejamento por data.

lead time

O tempo entre a data inicial de produção e a data de entrega. O lead time pode incluir o tempo de preparação da ordem, o tempo de transporte e o tempo de inspeção.

liberação de material

Uma programação em que são fornecidas informações previstas sobre horários de expedição, horários de entrega e quantidades.

Em geral, uma liberação de material pode ser considerada uma liberação de planejamento. Porém, a liberação de material também pode conter a ordem real.

máscara

Um modelo que especifica a estrutura de um código de identificação. Uma máscara é utilizada para gerar o identificador para um turno quando ele é gerado por meio da sessão Atualizar horas de trabalho calendário (tcccp0226m000).

Ver: segmento da máscara

momento do padrão

Um horário específico em uma data específica definido usando padrões, horas do dia e exceções.

ordem de armazém

(43)

ordem de armazenamento

Uma ordem para gerir mercadorias no armazém.

Uma ordem de armazém pode ser dos seguintes tipos de transação de estoque:

Recebimento

Baixa

Transferência

Transferência WIP

Cada ordem tem uma origem e contém todas as informações necessárias para gestão de armazém. Dependendo do item (lote ou não lote) e do armazém (com ou sem locais), lote e/ou locais podem ser atribuídos. A ordem segue um procedimento de armazenamento predefinido.

Nota

Em Fabricação, uma ordem de armazenamento costuma ser chamada de ordem de armazém. Sinônimo: ordem de armazém

ordem planejada

Uma ordem de fornecimento no Planejamento empresarial criada para fins de planejamento, mas que ainda não é uma ordem real.

O Planejamento empresarial trabalha com ordens planejadas dos seguintes tipos:

ordem de produção planejada

ordem de compra planejada

ordem de distribuição planejada

As ordens planejadas são geradas no contexto de determinado cenário. As ordens planejadas do cenário real podem ser transferidas para o nível de execução, onde se tornam ordens de fornecimento reais.

padrão

Um esquema em que você define o dia da semana, do mês ou do ano e o horário do dia em que deseja que uma atividade, como liberação ou entrega, seja realizada.

padrão de entrega fixa

Uma programação de momentos recorrentes de entrega fixa.

O Planejamento empresarial usa recorrências de calendário para criar padrões de entrega fixa.

(44)

parceiro de negócios

Uma parte com quem você realiza transações de negócio, por exemplo, um cliente ou um fornecedor. Também é possível definir departamentos dentro da sua organização que atuem como clientes ou fornecedores para seu próprio departamento como parceiros de negócios.

A definição de parceiro de negócios inclui:

o nome e o endereço principal da organização

o idioma e a moeda usados

dados sobre tributação e identificação legal.

Você aborda o parceiro de negócios na pessoa do contato do parceiro de negócios. O status do parceiro de negócios determina se você pode realizar as transações. O tipo de transações (ordens de venda, faturas, pagamentos, expedições) é definido pela função do parceiro de negócios.

parceiro de negócios expedidor

O parceiro de negócios que expede as mercadorias pedidas à sua organização. Isso normalmente representa um centro de distribuição ou armazém do fornecedor. A definição inclui o armazém padrão em que você deseja receber as mercadorias e, se desejar inspecioná-las, a transportadora que cuida do transporte e o parceiro de negócios fornecedor relacionado.

Sinônimo: fornecedor expedidor

parceiro de negócios fornecedor

O parceiro de negócios de quem você pede mercadorias ou serviços. Em geral, representa um departamento de vendas do fornecedor. A definição inclui o preço padrão e acordos de desconto, padrões de ordem de compra, termos de entrega e o parceiro de negócios faturador e expedidor relacionado.

Sinônimo: fornecedor

percentagem de capacidade

A percentagem de capacidade de produção disponível que é a base para visualizações e relatórios de utilização do centro de trabalho. Por exemplo, se os horários de trabalho de um centro de trabalho forem das 6h às 16h (10 horas), o fator de efetividade será de 1,0 e a percentagem da capacidade será de 80%. 8 horas de execução de ordem de produção correspondem à utilização de capacidade de 100%.

A percentagem de capacidade padrão é de 100%.

período

Períodos dividem um ano em intervalos regulares, como semanas, meses ou trimestres, que podem ser usados para fins estatísticos, de contabilidade de horas, planejamento e controle de custos.

(45)

períodos de controle de custo

Nesse período, os custos e receitas relacionados ao projeto são registrados.

ponto de estoque distribuído no tempo (TPOP)

Um sistema push que regula o fornecimento de itens distribuído no tempo a armazéns. A quantidade de itens que é fornecida ao armazém depende de:

o estoque disponível no armazém

o estoque planejado para ser entregue ao armazém dentro do horizonte de ordem especificado

o estoque de segurança especificado, opcionalmente ajustado para o fator sazonal para o período atual, para o item e o armazém.

Se o estoque disponível mais o estoque planejado estiverem abaixo do ponto de reposição, o estoque no armazém é reabastecido.

Abreviação: TPOP

Ver: estoque de segurança

programação de compra

Um cronograma do fornecimento planejado de materiais. Programações de compra dão suporte a compras de longo prazo com entregas frequentes e geralmente são respaldadas por um contrato de compras. Todas as necessidades para o mesmo item, parceiro de negócios fornecedor, parceiro de negócios expedidor, departamento de compras e armazém são armazenadas em uma programação.

programação de expedição

Uma programação em que informações detalhadas são fornecidas sobre horários de expedição ou horários e quantidades de entrega. Uma programação de expedição facilita a gestão just-in-time (JIT).

programação de produção

Um período de tempo em que o produto é fabricado no módulo Fabricação repetitiva, por um motivo específico, e vinculado a um documento de custo. A duração do período pode ser definida pelo usuário.

recorrência

Uma repetição de datas, como “Quinzenalmente nas segundas e sextas-feiras”, “O dia 27 de cada mês” ou “A primeira segunda-feira de junho a cada cinco anos”.

semana útil

Os sete dias da semana, para os quais são definidas horas disponíveis e indisponíveis.

SIC

Ver: controle estatístico de estoque (p. 38)

(46)

tabela de período

Uma tabela que consiste em qualquer número de unidades de tempo, por exemplo, meses ou semanas. Um período é usado para definir o horizonte de tempo em que, por exemplo, uma programação é válida.

tipo de disponibilidade

Uma indicação do tipo de atividade para a qual um recurso está disponível. Com tipos de disponibilidade, é possível definir vários conjuntos de horários de trabalho para um único calendário.

Por exemplo, se um centro de trabalho estiver disponível para produção de segunda a sexta-feira e disponível para atividades de serviço nos sábados, é possível definir dois tipos de disponibilidade, um para produção e outro para atividades de serviço, além de vincular esses tipos de disponibilidade ao calendário para o centro de trabalho.

tipo de horas de trabalho

Um tipo de intervalo de tempo, como segunda-feira pela manhã, quarta-feira à tarde ou fim de semana de serviço. Para um tipo de horas de trabalho, é possível definir padrões para horário de início e de fim.

TPOP

Ver: ponto de estoque distribuído no tempo (TPOP) (p. 45)

turno

A mão de obra de produção pode ser organizada em turnos. Os modelos mais comuns são os de um, dois ou três turnos, mas modelos mais complicados são possíveis com diferentes divisões de turno planejadas para vários dias da semana.

Um turno tem as seguintes propriedades:

Uma chave única de identificação.

Uma chave é gerada com base em uma máscara.

As datas e horas de início e fim são especificadas.

O tempo líquido do turno é especificado.

Nota

Referências

Documentos relacionados

É emocionante a experiência, para mim novidade, ao ver-me perante uma Assembleia como esta e numa altura em que as nossas preocupações nos impõem, a par da

Relativamente às medidas de adaptação às alterações climáticas, o Grupo de Trabalho da Estratégia Comum de Implementação da DQA recomendou que no primeiro ciclo

a) Identifique dois fundamentos do malthusianismo que são utilizados para o entendimento da problemática ambiental no mundo. b) Explique por que a afirmação “(...) o planeta sofre

L02 - Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o

Relato de caso de envenenamento em menor de idade, causado pela picada do escorpião Tityus obscurus Gervais, 1843, no Município de Igarapé-Miri, região nordeste do Estado do

O caderno de rascunho fornecido é de uso opcional, e o texto nele escrito não servirá, de forma alguma, para a correção de sua prova.. 2 Quando autorizado pelo chefe de sala,

Redes de arrasto: exemplo de piano técnico e arma-mento de rede de arrasto pelo fundo de 2 faces. Para uma embarcaçào com 50 a 75 cv. Rede de arrasto pelo fundo com portas de

Prática da rotina de atendimento do serviço de fisioterapia em unidade hospitalar e/ou ambulatorial, na área traumato-ortopédica funcional eesportiva. Prática da rotina de