• Nenhum resultado encontrado

II Torneio Estadual de Futebol AMMP Regulamento

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "II Torneio Estadual de Futebol AMMP Regulamento"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

II Torneio Estadual de Futebol AMMP

Regulamento

4. DOS GRUPOS E DA FORMA DE DISPUTA.

4.1 - A formação dos grupos dependerá do número de participantes do Torneio, que deverão confirmar participação até o dia 05 de junho de 2011, para possibilitar organização do evento.

4.2 - Na composição dos grupos, será observada, preferencialmente, a divisão em chaves, de modo a limitar o número de jogos, em razão do curto espaço de tempo, observando-se as respectivas categorias.

4.3 - Igualmente na composição dos grupos, será observada, preferencialmente, a posição de cabeças de chave, as quais serão formadas pela Regional organizadora do evento, seguidas pelos últimos campeões e vice-campeões e terceiros classificados da competição anterior, devendo estes ser distribuídos em chaves diferentes, desde que o número delas não seja inferior a três participantes.

4.4 - Caso somente possam ser formadas duas chaves de equipes, a Associação organizadora do evento será a cabeça de chave n° 1, enquanto que as últimas campeãs integrarão a chave de n° 2, sendo que as demais Associações preencherão as vagas restantes por sorteio quando da reunião do Conselho Arbitral.

4.5 - Acaso sejam formadas mais de quatro chaves, estas deverão ser encabeçadas, seguidamente, pelas equipes melhores classificadas no ranking que será feito com base nos critérios constantes no item seguinte, até que se complete o número necessário de chaves.

4.6 - Para efeito de determinação da performance de cada equipe nos torneios anteriores, considerar-se-á a seguinte pontuação: campeã, 10 pontos; vice-campeã, 08 pontos; 3ª colocada, 06 pontos; e 4ª colocada, 04 pontos.

4.7 - Essa pontuação também servirá como base para formação do ranking de cada equipe no torneio, com contagem dos pontos retroativa à primeira versão.

4.8 – Serão computados, ainda, para formação do ranking, 02(dois) pontos por equipe, por cada participação no torneio, dentro das respectivas categorias.

(2)

DISPOSICÕES GERAIS

1. ORGANIZAÇÃO

O II Torneio Estadual de Futebol da AMMP será realizado pela Associação Mineira do Ministério Público.

2. OBJETIVO

O II Torneio Estadual de Futebol da AMMP tem por objetivo promover o congraçamento entre os membros da AMMP e servir como preparação para o Torneio Nacional de Futebol da CONAMP que será realizado em novembro do corrente ano.

3. CIDADE E DATA DE REALIZAÇÃO

Belo Horizonte - dia 11 de junho de 2011 (sábado).

4. DOS PARTICIPANTES

4.1 – TODOS os atletas de linha, necessariamente, deverão ser membros do MPE-MG (Promotores de Justiça ou Procuradores de Justiça), comprovado mediante apresentação da carteira funcional

para confecção da súmula da partida

4.2 – Os goleiros das equipes poderão, excepcionalmente, ser servidores da AMMP ou da Procuradoria de Justiça, ou ainda, dependentes dos membros do MPE-MG (filhos ou enteados).

4.3 - Quando do início dos jogos, deverá ser apresentada a respectiva carteira funcional para os

atletas de linha, ou no caso do goleiro não membro do MPE-MG que deverá apresentar carteira de identidade caso dependente ou carteira de trabalho caso servidor da AMMP ou da Procuradoria.

5. DAS INSCRIÇÕES

3.1 - As inscrições das equipes serão realizadas do dia 06 de maio ao dia 05 de junho de 2011 com

os Professores de Educação Física da AMMP Humberto e Alysson.

3.2 - Cada equipe será inscrita com no mínimo 10 e no máximo 15 atletas. Cada equipe deverá

apresentar a lista definitiva de atletas até o dia 05 de junho de 2011. Não serão admitidas alterações da lista no decorrer da competição.

(3)

3.3 – Caso uma equipe, no decorrer do Torneio, fique reduzida a número de atletas inferior ao

mínimo necessário para participar dos jogos, será eliminada do certame (oito, incluindo o goleiro), considerando-se perdedora de todos os jogos disputados, por WO, evitando-se prejuízo aos

demais competidores, exceto se as partidas restantes não mais tiverem influência no resultado final do certame, hipótese em que serão mantidos os resultados de campo.

3.4 - Os horários de jogos devem ser observados, com tolerância de 15 (quinze) minutos, sob pena de a equipe que não cumprir o horário, injustificadamente, ser considerada perdedora por WO.

3.5 - O atleta que não apresentar o documento do item 3.2, ficará impedido de participar da partida.

6. CATEGORIAS

Não haverá divisão por categoria ou faixa etária.

7. DAS EQUIPES

7.1 - As equipes serão constituídas por sete atletas de linha e um goleiro.

7,2 – Os próprios membros do MPE-MG deverão organizar livremente suas equipes, independente da região onde estão situados e independente de faixa etária.

7.3 – As equipes deverão se apresentar com o número mínimo de 8 atletas para o início da partida, sendo considerada perdedora a equipe que não se apresentar com 8 atletas para o início da partida. Caso alguma equipe fique reduzida ao número inferior a 5 atletas em campo, o árbitro determinará o final da partida e o placar considerado será o do momento em que a equipe tenha número insuficiente de atletas em campo. Caso a equipe se utilize dessa regra para se beneficiar, será considerada perdedora da partida e punida com a perda de 3 pontos. Casos omissos deverão ser julgados pela Comissão Julgadora prevista no item 12 deste regulamento.

8. LOCAL DOS JOGOS

O local dos jogos II Torneio Estadual de Futebol da AMMP serão divulgados até o dia 20 de maio de 2011.

9. REGRAS

(4)

10.2 - DURAÇÃO DAS PARTIDAS

As partidas da terão a duração de dois tempos de 20 minutos, com 10 minutos de intervalo entre

cada tempo.

10.3 - MODELO DE DISPUTA E SISTEMA DE PONTUAÇÃO PARA CLASSIFICAÇÃO GERAL

DAS EQUIPES DURANTE A FASE DE CLASSIFICAÇÃO (PRIMEIRA FASE).

Vitória – 3 pontos

Empate – 1 ponto

Derrota – 0 ponto

10.4 - MODELO DE DISPUTA DA SEGUNDA FASE/ FINAL

 Eliminatória.

10.5 - CRITÉRIOS DE DESEMPATE

1) Em caso de empate na classificação da primeira fase:

 Número de vitórias

 Saldo de gols

 Gols a favor (Pro)

 Confronto direto

 Disciplina, considerando o menor número de cartões, na seguinte ordem: vermelho, azul e

amarelo.

 Sorteio

2) Em caso de empate nas partidas da segunda fase:

 Cobranças alternadas de três pênaltis. Caso persista o empate, as cobranças alternadas

continuarão até que uma equipe vença, sendo permitida a cobrança somente aos jogadores que estiverem em campo quando do apito final do árbitro.

(5)

10.6 - OUTRAS REGULAMENTAÇÕES

10.6.1 - É vedado o uso de chuteiras com travas, permitindo-se, tão somente, a utilização de tênis específico para a prática de futebol society.

10.6.2 - As equipes poderão inscrever um técnico e de 10 a 15 jogadores, incluído o goleiro.

10.6.3 - Cada equipe poderá utilizar no campo de jogo o número de 08 (oito) atletas, um dos quais será o goleiro.

10.6.4 - Os horários de jogos devem ser observados, com tolerância de 15 (quinze) minutos, sob pena de a equipe que não cumprir o horário ser considerada perdedora por WO, prazo esse que deverá ser rigorosamente cumprido, para que não provoque atraso na realização dos jogos subseqüentes.

10.6.5 - Durante uma partida, uma equipe poderá realizar quantas alterações achar necessário, sendo inclusive permitido que o jogador que tenha sido substituído volte a atuar na mesma partida.

10.6.6 - Caso uma equipe, em qualquer categoria, no decorrer do Torneio, fique reduzida a número de atletas inferior ao mínimo necessário para participar dos jogos (oito jogadores, incluindo o goleiro), será eliminada do certame, considerando-se perdedora de todos os jogos disputados, por WO, evitando-se prejuízo aos demais competidores, exceto se as partidas restantes não mais tiverem influência no resultado final do certame, hipótese em que serão mantidos os resultados de campo.

10.6.7 - O resultado da partida em que ocorrer WO será do maior escore negativo a zero.

10.6.8 - As situações que gerarem prejuízo a qualquer equipe em decorrência do WO serão resolvidas pela comissão descrita no item 12, mediante recurso da equipe interessada.

10.6.9 - A apresentação do cartão AZUL ao jogador de uma equipe implica na sua desclassificação da partida, sendo permitido ao técnico completar sua equipe após a punição de 2 minutos com um jogador a menos. O jogador punido com 2 (dois) cartões azuis no torneio não poderá disputar a partida seguinte.

10.6.10 - O jogador eliminado poderá permanecer na área do banco de reservas, desde que não perturbe o bom andamento da partida.

(6)

10.6.12 - O cartão vermelho exclui o jogador da partida ficando suspenso automaticamente da seguinte.

11. ARBITRAGEM

A organização do evento se encarregará de contratar os árbitros capacitados para dirigir as partidas.

12. CASOS OMISSOS

12.1 - A Comissão Julgadora do II Torneio Estadual de Futebol da AMMP será presidida pelo Diretor

Esportivo da AMMP e composta por mais quatro membros, sendo 2 deles os Professores de Educação Física da AMMP e 2 jogadores de equipes que não tenham interesse na decisão, após recurso impetrado por alguma equipe.

12.2 - Cabe a Comissão julgadora do II Torneio Estadual de Futebol da AMMP transigir sobre todos os assuntos relativos ao evento, que não estejam previstos no regulamento, cabendo ao primeiro o voto de desempate.

DETALHAMENTOS TÉCNICOS PERTINENTES:

01 – TIRO DE META: deverá ser cobrado dentro da área de meta pelo goleiro com as mãos, ou por qualquer jogador da equipe favorecida pelo mesmo, com o uso dos pés e com a bola parada. O cobrador do tiro de meta não poderá fazer o lançamento, tanto com os pés ou com as mãos (goleiro), diretamente à área adversária.A penalidade será a reversão em tiro ou arremesso de meta em favor do adversário e somente considerada infração pessoal, ou seja, não computada às infrações coletivas. 02 – DEFESA DO GOLEIRO: Após fazer uma defesa firme com as mãos, somente poderá passar

a bola para qualquer atleta de sua equipe com as mãos. Caso o goleiro faça uma defesa parcial, poderá repassar a bola com os pés para qualquer atleta de sua equipe.

A posse de bola do goleiro dentro da área é de no máximo 05 (cinco) segundos, sendo a penalidade a cobrança de lateral em favor do adversário na direção da linha frontal e somente considerada infração pessoal, ou seja, não computada às infrações coletivas.

Comete infração pessoal o goleiro, postado fora de sua área de meta que recebe a bola de seus companheiros e a conduzir para dentro de sua área e a pega com as mãos. A penalidade será um tiro

(7)

livre direto na linha frontal desta, no local mais próximo de onde ocorreu e somente considerada infração pessoal, ou seja, não computada às infrações coletivas.

03 - DEVOLUÇÃO PARA O GOLEIRO: Poderá haver devolução para o goleiro quantas vezes for

necessário, mas o mesmo não poderá receber a bola com as mãos, a não ser que seja uma devolução involuntária ou com a cabeça ou o peito.

04 – LATERAL E ESCANTEIO: O arremesso lateral será cobrado com as mãos e poderá ser

cobrado para o goleiro, desde que o mesmo não receba a bola com as mãos, no tempo máximo de 05

(cinco) segundos para sua cobrança. O escanteio será cobrado com os pés. Do arremesso lateral não pode ser consignado um tento diretamente, mesmo com a participação do goleiro adversário.

05 – TIRO LIVRE: Qualquer falta poderá ser cobrada em tiro livre, facultando-se sua cobrança em

02 (dois) ou mais lances.

06 – FALTAS COLETIVAS E PESSOAIS: Cada equipe poderá cometer 07 (sete) faltas coletivas

em cada tempo, com direito a barreira. A partir da 8ª (oitava), haverá cobrança de penalty (tiro livre direto da marca de 8m), sem barreiras. Cada atleta poderá cometer 04 (quatro) faltas pessoais em cada tempo, sendo que, na 5ª (quinta) falta, deverá ser substituído, e não poderá retornar na partida

ora disputada.

07 – CARTÕES DISCIPLINARES: O atleta que for advertido com cartão amarelo, terá que ficar

fora da partida por 02 (dois) minutos cronometrados (a contagem será suspensa caso a arbitragem

suspenda o tempo de jogo), ficando a equipe com menos um atleta. O atleta que for advertido com o

cartão azul não poderá voltar mais na partida, restando a equipe com um atleta a menos por 02 (dois) minutos cronometrados; o atleta que for advertido com o cartão vermelho não poderá participar da sequência da partida e também não poderá ser substituído.

(8)

08 – APLICAÇÃO DO CARRINHO: Será caracterizado quando o atleta utilizar os pés com

participação de outro atleta e a critério do árbitro colocar em risco a integridade física do adversário, sendo considerado infração técnica e, a critério do árbitro, poderá ser punido com cartão amarelo.

09 – MÃO NA BOLA: Se for marcada a infração, o árbitro poderá advertir o atleta com cartão

amarelo.

10 – SUBSTITUIÇÃO DE ATLETAS: Não precisará parar o jogo para fazer a substituição, exceto

a do goleiro, e deverá ser feita na linha demarcatória de substituição. A substituição fora da área

demarcada, será computada como falta técnica e a equipe será punida com tiro livre, que deverá ser computado no número de faltas coletivas cometidas pela equipe.

11 – NÚMERO MÍNIMO DE JOGADORES: Para início de cada jogo, as equipes deverão contar

com oito atletas, incluindo o goleiro. Iniciada a partida, o número mínimo de jogadores que cada equipe pode ter para que a partida prossiga é de cinco, incluindo o goleiro. Caso uma equipe tenha, durante a partida, número de atletas inferior a cinco, será declarada perdedora do jogo.

Referências

Documentos relacionados

Uma provisão é reconhecida quando a Companhia possui uma obrigação contratual, ou não formalizada, como resultado de um evento passado, que possa ser estimada de maneira confiável,

pelos órgãos municipais e federais; Informações relativas aos aspectos jurídicos e eventuais processos que as Cooperativas figurem como ré; Aspectos trabalhistas

Conhecimento teórico dos enfermeiros sobre parada e ressuscitação cardiopulmonar, em unidades não hospitalares de atendimento à urgência e emergência. Fatores envolvidos na

Para cada rodada após a primeira, os jogadores são colocados em pares aleatoriamente contra outro jogador com o mesmo número de pontos de torneio.. Para determinar os pares, pegue

Apesar de proteger as plantas contra pragas, os agrotóxicos podem ser muito perigosos para os animais. Então, vejamos, se os agrotóxicos agem pelo bem dos vegetais, eles são

Dias das aulas: terças-feiras Horário das aulas: 19h às 20h Período: 6 de abril a 27 de julho Vagas: 10 casais.. Pré-requisitos: ter idade mínima de 15 anos e inscrever-se

Para isso, dois objetivos foram desbravados: (1) identificar como pessoas LGBTQI+ foram nomeadas em um veículo de referência em diferentes contextos históricos dos séculos XX e

PNG 2014-2018 US$ 220,6 bilhões PRC-Poço Programa de Redução de Custos de Poços PRC-Sub Programa de Redução de Custos de Instalações Submarinas PROEF Programa de Aumento