• Nenhum resultado encontrado

Diálogo com a Comunidade. Um balanço das ações sustentáveis

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Diálogo com a Comunidade. Um balanço das ações sustentáveis"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Diálogo com a Comunidade

(2)

Veracel Celulose

A Veracel investe em ações socioambientais que contribuem para o desenvolvimento das comunidades de sua área de atuação. Esse investimento é feito por meio de apoio a projetos que têm como proposta geração de emprego e renda, saúde e educação.

Município de Itagimirim

Projeto Roça do Po-vo – Produção de Farinha

de mandioca e derivados, em parceria com à Asso-ciação de Pequenos Pro-dutores de União Baiana. A iniciativa beneficia direta-mente 77 agricultores e in-diretamente 190 famílias.

Município de Mascote

Oficina de artesana-to em madeira de euca-lipto – Parceria com

As-sociação de Artesãos para a produção de artesanato em madeira de eucalipto, beneficiando 30 artesãos, do distrito de São João do Paraíso.

Município de Guaratinga

Cooperativa de Confecções INDL Arte-sanato de Guaratinga -

Parceira com a coopera-tiva beneficiando 60 pes-soas em corte e costura e na fabricação de doces.

Município de Belmonte

Oficina de bordados

- Parceria com a Associa-ção de Bordadeiras para a produção de bordados, beneficiando 30 mulheres.

Projeto de Apicul-tura – Parceria com as

as-sociações de apicultores e com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) para produção de própoles e pólen, benefi-ciando 20 apicultores.

Município de Santa Cruz Cabrália

Oficina de Confec-ções – Parceria com a

As-sociação de Costureiras para a produção de con-fecções, beneficiando 30 mulheres.

É uma empresa 100% baiana, presente em dez municípios do Extremo Sul do estado: Eunápolis, Porto Seguro, Santa Cruz Cabrália, Belmonte, Itabela, Guaratinga, Itagimirim, Itapebi, Mascote e Canavieiras.

Referência em

sustentabilidade

no Extremo

Sul da Bahia

1) Rede Social

É um instrumento para melhorias sociais e econômicas das comunidades locais, com foco no desenvolvimento de pessoas e identificação de potencialidades para implantação de ações nas comunidades. Na área de influência direta da Veracel existem sete redes ativas, oito projetos elaborados e seis em execução.

Oficina de

Oficina de Doces

(3)

2) Projeto Piaçava Sustentável no distrito de Ponto Central

Incentiva a geração de trabalho e renda de piaçaveiros da comunidade, ade-quando a extração da piaçava de forma sustentável.

Elaboração do Plano de manejo para extração da piaçava

3) Projeto Apicultura

Contribui para o aumento da produtividade e diversificações dos produtos flo-restais da região.

A parceria com quatro associações de apicultores da região para o uso dos pas-tos apícolas em propriedades da Veracel, beneficia 240 famílias

4) Projeto Agrovida no distrito de Ponto Central

Parceria para a implantação de um programa de agricultura familiar, em parceria com a Associação de Agricultores de Ponto Central, beneficiando 23 famílias. Capacitação dos agricultores em técnicas agrícolas.

5) Projeto Formas da Natureza

Contribui na garantia da geração de renda de artesãos, de forma ambiental-mente correta, através da substituição da madeira nativa pela madeira de euca-lipto na confecção do artesanato.

- Apoio e capacitação de 107 artesãos dos municípios de Santa Cruz Cabrália (Aldeia Indígena de Coroa Vermelha), Itabela (distrito de Montinho) e Mascote

(4)

Diálogo permanente

Demandas Sociais

Relacionamento com

comunidades indígenas

Continuamente, a Veracel informa e esclarece dúvidas de moradores locais sobre os processos de operações florestais e, em conjunto com as secretarias de saúde municipais, realiza ações educativas com foco em saúde.

Por meio de programas de rádio e jornais impressos de maior circulação na região, a Veracel mantém os moradores das comunidades vizinhas informa-dos sobre seus projetos e ações.

A Veracel recebe as solicitações de apoio ou patrocínio das comunidades onde atua para ações de curto prazo. Essas solicitações devem ser apresen-tadas por entidades e instituições juridicamente constituídas.

O atendimento a estas Demandas Sociais depende da disponibilidade de recursos e prioriza as áreas de saúde, educação e cultura tradicional, geração de renda e meio ambiente.

Para mais esclarecimentos sobre o processo de Demandas Sociais, entre em contato com a Veracel no site www.veracel.com.br (link Fale Conosco).

• 17 aldeias (14 Pataxós – 03 Tupinambás) na área de atuação da empresa; • Apoio à educação indígena e inclusão digital;

• Parceria em iniciativas para a preservação da cultura tradicional; • Parceria para execução do projeto “Espaço de Proteção Integral”.

(5)

Relacionamento

com o meio ambiente

Programa de Educação Ambiental:

Plantando sementes

para as gerações futuras

A preservação ambiental está presente no dia a dia da Vera-cel, são 105.367 hectares de áreas de Mata Atlântica destina-das a preservação e proteção ambiental, entre eles a Reserva Particular do Patrimônio Ambiental (RPPN) Estação Vera-cel, com 6.069 hectares onde são realizadas pesquisas cientí-ficas, atividades de educação ambiental e visitação.

O Programa de Educação Ambiental da Veracel (PEAV) é destinado a atender as comunidades da área de influência da Veracel, capacitando professores da rede pública e parti-cular para trabalhar a Educação Ambiental de forma trans-versal nas escolas.Buscando ampliar suas ações de educação ambiental e em homenagem ao Ano Internacional das Flo-restas, a empresa lançou, em 2011, a exposição “Se eu fosse uma Floresta”, com o objetivo estimular os visitantes a pen-sar sobre a realidade da fauna e flora da floresta, por meio de esculturas e cenários interativos instalados na Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Estação Veracel.

(6)

Conectando pessoas

e preservando

a Mata Atlântica

Dentre as atividades de preservação am-biental desenvolvidas pela Veracel Celulo-se Celulo-se destaca também o Programa Mata Atlântica (PMA), que já reflorestou uma área de 4,3 mil hectares com cerca de 3 milhões de mudas de mais de 79 espécies de árvores nativas na região de sua área de atuação. Dentre estes, 278 hectares per-tencem ao Corredor Ecológico Parque

Na-cional Pau-Brasil/ Parque NaNa-cional Monte Pascoal, contribuindo para a meta de co-nexão entre estas duas unidades de con-servação, conforme as diretrizes do Pacto da Mata Atlântica que a empresa aderiu em 2008, espontaneamente.

Com iniciativas como essa de restauração de matas nativas – e com as áreas que vem se regenerando naturalmente – cerca

de 65 mil ha de áreas de Mata Atlântica já foram conectadas no Extremo Sul da Bahia, tanto em áreas da Veracel quanto em áreas particulares, fortalecendo o Cor-redor Central da Mata Atlântica, que per-mitirá a conexão entre os remanescentes de Mata Atlântica ainda existentes na Bahia, possibilitando o aumento e manu-tenção da biodiversidade.

(7)

Monitoramentos ambientais

Além dessas ações ambientais, a Veracel ainda desenvolve monitoramentos ambientais que vem possibilitando o acompanhamento da situação ambiental no Extremo Sul da Bahia. Apesar de alguns serem condicionantes do seu licen-ciamento,  as informações geradas por estes procedimentos contribuem para busca de soluções ambientalmente adequadas no manejo florestal e opera-ções industriais ou logísticas.

O monitoramento de fauna e flora, avalia se as atividades silviculturais estão impactando a biodiversidade existente na região e identifica parâmetros de avaliação das condições ambientais (indicadores biológicos) permitindo de-tectar variações relevantes para a conservação da biodiversidade. Já foram iden-tificados 376 espécies de plantas, sendo 25 ameaçadas de extinção; 283 de aves, sendo 38 endêmicas e 11 ameaçadas; 13 de mamíferos, sendo três endêmicas e duas ameaçadas e 300 espécies de formiga.

Visando acompanhar o padrão de qualidade da água onde a empresa atua, a Veracel realiza ainda o Monitoramento Edáfico Hídrico em 13 pontos amostrais, sendo seis de amostras de águas superficiais dos rios Santo Antônio, Santa Cruz , Buranhém, Caraíva e São José do Rio Salsa. Monitoramento de Desova de Tartarugas Marinhas na área do Termi-nal Marítimo de Belmonte (TMB), em Belmonte, numa área de 35 quilômetros durante a temporada de desova. O Monitoramento é

(8)

Monitoramento de cetáceos na Rota das Barcaças – Em parceria com o Insti-tuto Balei Jubarte a Veracel, desenvolve um trabalho inédito de monitoramen-to do tráfego de barcaças na principal área de concentração reprodutiva da baleia Jubarte. Essa prática resultou na mudança da rota das barcaças beneficia diretamente a baleia jubarte, contribuindo desta forma para preservar a popu-lação desta espécie, ainda ameaçada.

Referências

Documentos relacionados

Portanto, mesmo percebendo a presença da música em diferentes situações no ambiente de educação infantil, percebe-se que as atividades relacionadas ao fazer musical ainda são

(2009) sobre motivação e reconhecimento do trabalho docente. A fim de tratarmos de todas as questões que surgiram ao longo do trabalho, sintetizamos, a seguir, os objetivos de cada

Declaro que fiz a correção linguística de Português da dissertação de Romualdo Portella Neto, intitulada A Percepção dos Gestores sobre a Gestão de Resíduos da Suinocultura:

patula inibe a multiplicação do DENV-3 nas células, (Figura 4), além disso, nas análises microscópicas não foi observado efeito citotóxico do extrato sobre as

Determinar o perfil fitoquímico dos extratos aquosos das folhas de Physalis angulata L., silvestres e cultivadas, e avaliá-los quanto à influência do método de extração e

Assim sendo, o espaço da estrada é determinante como facilitador de um exercício de uma sexualidade mais plena, aberta e satisfatória, pelo menos para Thelma, e ao

De acordo com o exposto, verifica-se que a teoria e a legislação portuguesa, acrescidas das diretivas europeias sobre o audiovisual, podem contribuir para a definição de

Acrescenta que “a ‘fonte do direito’ é o próprio direito em sua passagem de um estado de fluidez e invisibilidade subterrânea ao estado de segurança e clareza” (Montoro, 2016,