• Nenhum resultado encontrado

ANEXO I RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ANEXO I RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO"

Copied!
16
0
0

Texto

(1)

ANEXO I

(2)

1. NOME DO MEDICAMENTO VETERINÁRIO

Therios 300 mg comprimidos palatáveis para cães

2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA

Substância(s) ativa(s):

Cada comprimido contém:

Cefalexina (sob a forma de monohidrato) ... 300mg Para a lista completa de excipientes, ver secção 6.1.

3. FORMA FARMACÊUTICA

Comprimido

Comprimido apetente, bege, redondo divisível

O comprimido pode ser dividido em metades ou quartos

4. INFORMAÇÕES CLÍNICAS

4.1 Espécie(s)-alvo

Cães

4.2 Indicações de utilização, especificando as espécies-alvo

Para tratamento de infeções bacterianas da pele, no cão, (incluindo piodermites superficiais e profundas) causadas por microorganismos sensíveis à cefalexina.

Para tratamento de infeções do trato urinário, no cão, (incluindo nefrites e cistites) causadas por microorganismos sensíveis à cefalexina.

4.3 Contraindicações

Não administrar a cães com reconhecida hipersensibilidade às penicilinas. Não administrar em caso de insuficiência renal grave.

Não administrar a coelhos, porquinhos-da-Índia, hamsters e gerbilos.

4.4 Advertências especiais para cada espécie-alvo

Não existem.

4.5 Precauções especiais de utilização

Precauções especiais para utilização em animais

Sempre que possível, a administração do produto deve basear-se em testes de sensibilidade e ter em conta as políticas antimicrobianas oficiais e locais.

Como em outros antibióticos que são excretados principalmente pelos rins, a acumulação sistémica pode ocorrer quando a função renal está comprometida. Em caso de insuficiência renal conhecida, a dose deve ser reduzida.

(3)

A utilização do medicamento fora do âmbito das recomendações deste RCM pode aumentar a prevalência da resistência bacteriana à cefalexina e pode reduzir a eficácia do tratamento com outros antibióticos beta-lactâmicos devido ao potencial de resistência cruzada.

A segurança do excipiente, glicirrizato de amónio, não foi provada em cães com idade inferior a um ano.

Precauções especiais que devem ser tomadas pela pessoa que administra o medicamento aos animais

As cefalosporinas podem causar sensibilização (alergia) após o contacto com a pele, ingestão, inalação ou injeção. A sensibilidade às penicilinas pode levar a sensibilidade cruzada às cefalosporinas e vice-versa. As reações alérgicas a estas substâncias podem ser ocasionalmente graves.

1. Não manipule este medicamento se souber que tem sensibilidade ou se tiver sido advertido a não trabalhar com este tipo de preparações.

2. Manipule este medicamento com grande cuidado para evitar a sua exposição, tendo em consideração todas as precauções recomendadas. Lave as mãos após a administração.

3. Se após a exposição desenvolver sintomas, tais como, rash cutâneo, dirija-se imediatamente a um médico e mostre-lhe o folheto informativo do medicamento. Dificuldade respiratória, edema da face, lábios ou olhos, são sintomas mais graves e requerem um cuidado médico urgente.

Em caso de gestão acidental, particularmente por crianças, dirija-se imediatamente a um médico e mostre-lhe o folheto informativo do medicamento.

4.6 Reações adversas (frequência e gravidade)

Têm sido observados, nos cães, vómitos e diarreias. Em casos raros pode ocorrer hipersensibilidade.

4.7 Utilização durante a gestação, a lactação ou a postura de ovos

Não administrar a cadelas gestantes ou lactantes.

4.8 Interações medicamentosas e outras formas de interação

Para assegurar a eficácia, o medicamento não deve ser administrado em associação a antibibióticos bacteriostáticos.

A associação de cefalosporinas de primeira geração com aminoglicosídeos ou com alguns diuréticos, como a furosemida, pode potenciar os riscos de nefrotoxicidade.

4.9 Posologia e via de administração

Administração oral.

15mg de cefalexina por kg de peso corporal, duas vezes ao dia (equivalente a 30mg por kg de peso corporal por dia) durante:

- 14 Dias em infeções do trato urinário

- Pelo menos 15 dias em piodermites superficiais - Pelo menos 28 dias em piodermites profundas

Em condições agudas ou graves, a dose pode ser duplicada, com segurança, para 30mg/Kg, duas vezes ao dia. Para assegurar a exatidão da dose, os comprimidos podem ser divididos em metades ou quartos.

(4)

Qualquer aumento da dose ou duração do tratamento deve estar de acordo com a avaliação risco/beneficio do médico veterinário prescritor.

Para assegurar a dosagem correta, o peso corporal deve ser determinado com a maior exatidão possível, para evitar a sobredosagem.

Os comprimidos de Therios são bem aceites pelos cães, mas se necessário podem ser esmagados ou adicionados a pequenas quantidades de alimento, imediatamente antes da alimentação.

4.10 Sobredosagem (sintomas, procedimentos de emergência, antídotos), (se necessário)

Ensaios clínicos efetuados com doses 5 vezes superiores à recomendada, 15mg/Kg, duas vezes ao dia, demonstraram que a cefalexina é bem tolerada.

4.11 Intervalo(s) de segurança

Não aplicável.

5. PROPRIEDADES FARMACOLÓGICAS

A Cefalexina monohidratada, a substância ativa dos comprimidos Therios, é um antibiótico bactericida da família das cefalosporinas, obtida por hemi-síntese a partir do núcleo 7-aminocefalosporânico.

Grupo farmacoterapêutico: Antibacteriano para uso sistémico, cefalosporina de primeira geração Código ATCvet: QJ01DB01

5.1 Propriedades farmacodinâmicas

A cefalexina atua inibindo a síntese dos nucleopéptidos da parede bacteriana. As cefalosporinas interferem com a transpeptidação através da acilação da enzima tornando impossivel o cross-link do ácido murâmico – contido nas cadeias dos peptidoglicanos. A inibição da biossíntese do material necessário para formar a parede celular resulta numa parede celular com defeito e consequentemente num protoplasto osmóticamente instável. Esta ação combinada leva à lise da célula e à formação de filamentos.

A cefalexina atua nas bactérias Gram-positivas, como os Streptococcus spp e Staphylococcus spp. (incluindo as estirpes resistentes à penicilina) e bactérias Gram-negativas tais como Proteus mirabilis e algumas estirpes de Escherichia coli e Klebsiella spp.

A cefalexina atua nos estafilococos suscetíveis à Meticilina, incluindo as estirpes resistentes à penicilina e não atua nos estafilococos resistentes à Meticilina.

A cefalexina atua na maioria das bactérias Gram-positivas produtoras de Beta-lactamases e tem uma atividade moderada contra as Beta-lactamases não transmissíveis (via cromossómica) produzidas por Enterobacteriacceae Gram-negativas e bactérias Gram-negativas fastidiosa.

A resistência é transmitida via cromossómica ou mediada por plasmídios.

A cefalexina tem atividade bactericida tempo-dependente contra Staphylococcus spp. e Pasteurella multocida.

As CMI da cefalexina de uso veterinário estão disponíveis para cães, nas infeções de tecidos moles e pele, para os Staphylococcus aureus, S. pseudintermedius, grupo dos Estreptococos Beta-hemolítico e Escherichia coli (CLSI, julho 2013).

(5)

- Sensibilidade: < 2µg/ml

- Resistência: > 8µg/ml

A resistência à cefalexina pode ser devida a um dos seguintes mecanismos de resistência. Primeiro, á produção de várias Beta-lactamases (cefalosporinases), que inativa o antibiótico. Este é o mecanismo mais frequente nas bactérias Gram-negativas. Segundo, à diminuição da afinidade das PBPs (proteínas de ligação à Penicilina) pelos fármacos Beta-lactâmicos, frequentemente envolvida na resistência das bactérias Gram-positivas aos Beta-lactâmicos. Último, às bombas de efluxo, bombeando o antibiótico através da parede celular bacteriana, e às alterações estruturais nas purinas, que reduzem a difusão passiva do fármaco através da parede celular, podendo contribuir para aumentar a resistência fenotípica de uma bactéria.

A bem conhecida resistência cruzada (envolvendo o mesmo mecanismo de resistência) existe entre antibióticos pertencentes ao grupo Beta-lactâmico devido a similaridades estruturais. Ocorrem com enzimas Beta-lactamases, alterações estruturais nas purinas ou variações nas bombas de efluxo. A corresistência (envolvendo diferentes mecanismos de resistência) foi descrita na E.coli devido a vários genes resistentes existentes em plasmídeos.

5.2 Propriedades farmacocinéticas

Após uma administração oral única da dose recomendada de 15mg de cefalexina por Kg de peso corporal a cães Beagle, as concentrações plasmáticas foram observadas dentro de 30 minutos. O pico plasmático foi observado às 1.33h com uma concentração plasmática de 21.2µg/ml. A biodisponibilidade do ativo foi superior a 90%. A cefalexina foi detetada até às 24 horas após a administração. A primeira amostra de urina foi colhida entre as 2 até 12 horas, com pico de concentração de cefalexina que variou entre 430 a 2758 µg/ml após 12 horas.

Após a repetição da administração oral da mesma dose, duas vezes ao dia, durante 7 dias, os picos plasmáticos ocorreram 2 horas depois, com concentração de 20µg/ml. Durante a duração do período do tratamento as concentrações foram mantidas acima de 1 µg/ml. O tempo de semivida é 2 horas. Duas horas após o tratamento os níveis cutâneos são de 5.8 a 6.6 µg/g.

Impacto ambiental

Não aplicável.

6. INFORMAÇÕES FARMACÊUTICAS

6.1 Lista de excipientes

Croscarmelose de sódio Sílica coloidal anidra Estearato de magnésio Levedura seca Aroma a biscoito F07012 Gicirrizato de amónio Macrogol 6000 6.2 Incompatibilidades Não aplicável

(6)

6.3 Prazo de validade

Prazo de validade do medicamento veterinário embalado para venda: 3 anos

Prazo de validade após a primeira abertura do acondicionamento primário: 48 horas Qualquer parte de comprimido não administrada no prazo de 48 horas deve ser eliminada.

6.4 Precauções especiais de conservação

Não conservar acima de 25°C.

Qualquer parte de comprimido não administrada deve ser recolocada no blíster.

6.5 Natureza e composição do acondicionamento primário

Blíster de polivinilcloreto termo-soldado com tira de alumínio. Tamanho das embalagens:

Caixa de cartão com 1 blíster de 10 comprimidos. Caixa de cartão com 20 blísteres de 10 comprimidos.

É possível que não sejam comercializadas todas as apresentações

6.6 Precauções especiais para a eliminação de medicamentos veterinários não utilizados ou de

desperdícios derivados da utilização desses medicamentos

O medicamento veterinário não utilizado ou os seus resíduos devem ser eliminados de acordo com a legislação em vigor.

7. TITULAR DA AUTORIZAÇÃO DE INTRODUÇÃO NO MERCADO

Ceva Saúde Animal - Produtos Farmacêuticos e Imunológicos, Lda. Rua Doutor António Loureiro Borges, 9/9A, 9ºA

Miraflores- 1495-131 Algés Portugal

8. NÚMERO(S) DE REGISTO DA AUTORIZAÇÃO DE INTRODUÇÃO NO MERCADO

230/01/09RFVPT

9. DATA DA PRIMEIRA AUTORIZAÇÃO/RENOVAÇÃO DA AUTORIZAÇÃO

28 de dezembro de 2009

10. DATA DA REVISÃO DO TEXTO

Fevereiro 2017

(7)

ANEXO III

(8)
(9)

INDICAÇÕES A INCLUIR NO ACONDICIONAMENTO SECUNDÁRIO

Caixa de cartão com 1 blíster de 10 comprimidos. Caixa de cartão com 20 blísteres de 10 comprimidos.

1. NOME DO MEDICAMENTO VETERINÁRIO

Therios 300 mg comprimidos palatáveis para cães Cefalexina (sob a forma de monohidrato)

2. DESCRIÇÃO DAS SUBSTÂNCIAS ATIVAS E OUTRAS SUBSTÂNCIAS

Cada comprimido contém:

Cefalexina (sob a forma de monohidrato) ... 300mg

3. FORMA FARMACÊUTICA

Comprimido

Comprimido apetente, bege, redondo divisível

O comprimido pode ser dividido em metades ou quartos

4. DIMENSÃO DA EMBALAGEM 10 comprimidos 200 comprimidos 5. ESPÉCIES-ALVO Cães 6. INDICAÇÕES

7. MODO E VIA(S) DE ADMINISTRAÇÃO

Administração oral.

Antes de utilizar, leia o folheto informativo.

8. INTERVALO DE SEGURANÇA

Não aplicável.

9. ADVERTÊNCIA(S) ESPECIAL (ESPECIAIS), SE NECESSÁRIO

Antes de utilizar, leia o folheto informativo.

10. PRAZO DE VALIDADE

(10)

11. CONDIÇÕES ESPECIAIS DE CONSERVAÇÃO

Não conservar acima de 25°C.

Qualquer parte de comprimido não administrada deve ser recolocada no blíster. Qualquer parte de comprimido não administrada no prazo de 48 horas deve ser eliminada.

12. PRECAUÇÕES ESPECIAIS DE ELIMINAÇÃO DO MEDICAMENTO NÃO

UTILIZADO OU DOS SEUS DESPERDÍCIOS, SE FOR CASO DISSO

Eliminação: leia o folheto informativo.

13. MENÇÃO “EXCLUSIVAMENTE PARA USO VETERINÁRIO” E CONDIÇÕES OU

RESTRIÇÕES RELATIVAS AO FORNECIMENTO E À UTILIZAÇÃO, se for caso disso

Uso veterinário - Medicamento veterinário sujeito a receita médico veterinária.

14. MENÇÃO “MANTER FORA DA VISTA E DO ALCANCE DAS CRIANÇAS”

Manter fora do alcance e da vista das crianças.

15. NOME E ENDEREÇO DO TITULAR DA AUTORIZAÇÃO DE INTRODUÇÃO NO

MERCADO

Ceva Saúde Animal - Produtos Farmacêuticos e Imunológicos, Lda. Rua Doutor António Loureiro Borges, 9/9A, 9ºA

Miraflores- 1495-131 Algés Portugal

16. NÚMERO(S) DA AUTORIZAÇÃO DE INTRODUÇÃO NO MERCADO

230/01/09RFVPT

17. NÚMERO DO LOTE DE FABRICO

(11)

INDICAÇÕES MÍNIMAS A INCLUIR NAS EMBALAGENS “BLISTER” OU FITAS CONTENTORAS

{NATUREZA/TIPO}

1. NOME DO MEDICAMENTO VETERINÁRIO

Therios 300 mg comprimidos palatáveis para cães Cefalexina (sob a forma de monohidrato)

2. NOME DO TITULAR DA AUTORIZAÇÃO DE INTRODUÇÃO NO MERCADO

3. PRAZO DE VALIDADE

EXP {MM/AAAA}

4. NÚMERO DO LOTE

Lot:

5. MENÇÃO “EXCLUSIVAMENTE PARA USO VETERINÁRIO”

(12)
(13)

FOLHETO INFORMATIVO PARA: Therios 300 mg comprimidos palatáveis para cães Therios 750 mg comprimidos palatáveis para cães

1. NOME E ENDEREÇO DO TITULAR DA AUTORIZAÇÃO DE INTRODUÇÃO NO

MERCADO E DO TITULAR DA AUTORIZAÇÃO DE FABRICO RESPONSÁVEL PELA LIBERTAÇÃO DO LOTE, SE FOREM DIFERENTES

Titular da autorização de introdução no mercado:

Ceva Saúde Animal - Produtos Farmacêuticos e Imunológicos, Lda. Rua Doutor António Loureiro Borges, 9/9A, 9ºA

Miraflores- 1495-131 Algés Portugal

Fabricante responsável pela libertação dos lotes: Ceva Santé Animale

200 avenue de Mayenne Zone Industrielle des Touches 53000 LAVAL

França

2. NOME DO MEDICAMENTO VETERINÁRIO

Therios 300 mg comprimidos palatáveis para cães Cefalexina (sob a forma de monohidrato)

Therios 750 mg comprimidos palatáveis para cães Cefalexina (sob a forma de monohidrato)

3. DESCRIÇÃO DA(S) SUBSTÂNCIA(S) ATIVA(S) E OUTRA(S) SUBSTÂNCIA(S)

THERIOS 300

Cada comprimido contém:

Cefalexina (sob a forma de monohidrato) ... 300mg THERIOS 750

Cada comprimido contém:

Cefalexina (sob a forma de monohidrato) ... 750mg Comprimido palatáveis, bege, redondo divisível

(14)

4. INDICAÇÕES

Para tratamento de infeções bacterianas da pele, no cão, (incluindo piodermites superficiais e profundas) causadas por microorganismos sensíveis à cefalexina.

Para tratamento de infeções do trato urinário, no cão, (incluindo nefrites e cistites) causadas por microorganismos sensíveis à cefalexina.

5. CONTRAINDICAÇÕES

Não administrar a cães com reconhecida hipersensibilidade às penicilinas. Não administrar em caso de insuficiência renal grave.

Não administrar a coelhos, porquinhos-da-Índia, hamsters e gerbilos.

6. REAÇÕES ADVERSAS

Têm sido observados, nos cães, vómitos e diarreias. Em casos raros pode ocorrer hipersensibilidade. Caso detete efeitos graves ou outros efeitos não mencionados neste folheto, informe o seu médico veterinário.

7. ESPÉCIES-ALVO

Cães

8. DOSAGEM EM FUNÇÃO DA ESPÉCIE, VIA(S) E MODO DE ADMINISTRAÇÃO

15mg cefalexina por kg de peso corporal, duas vezes ao dia (equivalente a 30mg por kg de peso corporal por dia) durante:

- 14 dias em infeções do trato urinário

- Pelo menos 15 dias em piodermites superficiais - Pelo menos 28 dias em piodermites profundas

Em condições agudas ou graves a dose pode ser duplicada com segurança para 30mg/Kg, duas vezes ao dia. Para assegurar a exatidão da dose, os comprimidos podem ser divididos em metades ou quartos.

Qualquer aumento da dose ou duração do tratamento deve estar de acordo com a avaliação risco/beneficio do médico veterinário prescritor.

Para assegurar a dosagem correta, o peso corporal deve ser determinado com a maior exatidão possível, para evitar a sobredosagem.

9. INSTRUÇÕES COM VISTA A UMA UTILIZAÇÃO CORRETA

Os comprimidos de Therios são bem aceites pelos cães, mas se necessário podem ser esmagados ou adicionados a pequenas quantidades de alimento, imediatamente antes da alimentação.

(15)

10. INTERVALO DE SEGURANÇA

Não aplicável.

11. PRECAUÇÕES ESPECIAIS DE CONSERVAÇÃO

Manter fora do alcance e da vista das crianças. Não conservar acima de 25°C

Manter o blíster dentro da embalagem.

Prazo de validade após a primeira abertura do acondicionamento primário: 48 horas

Qualquer parte de comprimido não administrada deve ser recolocada no blíster. Qualquer parte de comprimido não administrada no prazo de 48 horas deve ser eliminada.

Não administrar depois de expirado o prazo de validade indicado no blíster e na caixa.

12. ADVERTÊNCIA(S) ESPECIAL(AIS)

Precauções especiais para utilização em animais

Sempre que possível, a administração do produto deve basear-se em testes de sensibilidade e ter em conta as políticas antimicrobianas oficiais e locais.

Como em outros antibióticos que são excretados principalmente pelos rins, a acumulação sistémica pode ocorrer quando a função renal está comprometida. Em caso de insuficiência renal conhecida, a dose deve ser reduzida.

A utilização do medicamento fora do âmbito das recomendações deste RCM pode aumentar a prevalência da resistência bacteriana à cefalexina e pode reduzir a eficácia do tratamento com outros antibióticos beta-lactâmicos devido ao potencial de resistência cruzada.

A segurança do excipiente, glicirrizato de amónio, não foi provada em cães com idade inferior a um ano.

Não se recomenda a administração de THERIOS 300 a cães com menos de 2,5Kg de peso corporal e THERIOS 750 a cães com menos de 6Kg de peso corporal.

Precauções especiais que devem ser tomadas pela pessoa que administra o medicamento aos animais

As Cefalosporinas podem causar sensibilização (alergia) após o contacto com a pele, ingestão, inalação ou injeção. A sensibilidade às penicilinas pode levar a sensibilidade cruzada às cefalosporinas e vice-versa. As reações alérgicas a estas substâncias podem ser ocasionalmente graves.

1. Não manipule este medicamento se souber que tem sensibilidade ou se tiver sido advertido a não trabalhar com este tipo de preparações.

2. Manipule este medicamento com grande cuidado para evitar a sua exposição, tendo em consideração todas as precauções recomendadas. Lave as mãos após a administração.

3. Se após a exposição desenvolver sintomas, tais como, rash cutâneo, dirija-se imediatamente a um médico e mostre-lhe o folheto informativo do medicamento. Dificuldade respiratória, edema da face, lábios ou olhos, são sintomas mais graves e requerem um cuidado médico urgente.

Em caso de gestão acidental, particularmente por crianças, dirija-se imediatamente a um médico e mostre-lhe o folheto informativo do medicamento.

(16)

Utilização durante a gestação, a lactação e a postura de ovos

Não administrar a cadelas gestantes ou lactantes.

Interações medicamentosas e outras formas de interação

Para assegurar a eficácia o medicamento não deve ser administrado em associação a antibibióticos bacteriostáticos.

A associação de cefalosporinas de primeira geração a aminoglicosídeos ou a alguns diuréticos, como a furosemida, pode potenciar os riscos de nefrotoxicidade.

Sobredosagem (sintomas, procedimentos de emergência, antídotos), (se necessário)

Ensaios clínicos efetuados em animais com doses 5 vezes superiores à recomendada (15mg/Kg, duas vezes ao dia) demonstraram que a cefalexina é bem tolerada.

Incompatibilidades

Não existem.

13. PRECAUÇÕES ESPECIAIS DE ELIMINAÇÃO DO MEDICAMENTO NÃO

UTILIZADO OU DOS SEUS DESPERDÍCIOS, SE FOR CASO DISSO

O medicamento veterinário não utilizado ou os seus resíduos devem ser eliminados de acordo com a legislação em vigor.

14. DATA DA ÚLTIMA APROVAÇÃO DO FOLHETO INFORMATIVO

Fevereiro 2017

15. OUTRAS INFORMAÇÕES

Tamanho das embalagens: Therios 300mg e 750mg:

Caixa de cartão com 1 blíster de 10 comprimidos. Caixa de cartão com 20 blísteres de 10 comprimidos. Therios 750mg:

Caixa de cartão com 3 blísteres de 10 comprimidos

Referências

Documentos relacionados

Use equipamento de proteção individual apropriado (Equipamento de proteção respiratória com filtro contra vapores/névoas; luvas de proteção de PVC, borracha

Nessas festas os negros sentiam entusiasmo do reconhecimento e valorização da ancestralidade, não precisavam negar a identidade do seu povo. Os escravos escolhiam

O filme recua para mostrar como é que o pai de Yusuf ficou naquela situação. O argumentista e  co‐argumentista  (Kaplanoglu  e  Orcun  Koksal, 

Para isso, foram utilizados 35 ratos da espécie Rattus norvegicus distribuídos em 5 grupos (n=7): controle, sham controle (animais submetidos à cirurgia, mas

Nessa seção aplicamos o índice proposto nesse artigo para as eleições de deputado federal no Estado de São Paulo de 1994 a 2010 utilizando primeiro os municípios como

Nesta tese, é nosso propósito refletir sobre um percurso do processo de disciplinarização do francês no Brasil a partir dos programas nacionais de ensino do Colégio Pedro

Objetivo deste estudo é mostrar a importância de uma adaptação marginal precisa, a partir de um término cervical correto, para longevidade da prótese, sugerindo então

Destas, uma ficou responsável pelo desenvolvimento de novos materiais a partir de processos químicos com a PA66 (Química), uma pela pesquisa sobre aspectos ambientais e sistemas