• Nenhum resultado encontrado

Wi-Fi: como solucionar problemas com a conectividade Wi-Fi

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Wi-Fi: como solucionar problemas com a conectividade Wi-Fi"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

Wi-Fi: como solucionar problemas com a

conectividade Wi-Fi

Saiba como solucionar problemas de conectividade da rede Wi-Fi no seu Mac.

OS X Mountain Lion 10.8.4 ou versões posteriores

Use o aplicativo Diagnóstico da rede sem fio, que vem com o OS X Mountain Lion 10.8.4 e versões posteriores, para identificar e resolver problemas de Wi-Fi. Para mais informações, consulte Sobre o diagnóstico da rede sem fio.

OS X 10.7 Lion e Mac OS X 10.6

Nota: as capturas de tela e opções de menu específicas neste artigo se aplicam ao OS X Lion 10.7 e versões posteriores. Os conceitos são os mesmos para o Mac OS X 10.6 Snow Leopard, exceto que AirPort é exibido em vez de Wi-Fi, em locais como o painel Rede das Preferências do Sistema.

Preparação

Primeiro, identifique qual é o problema. Sabendo o que há de errado, você pode identificar as etapas adequadas de solução do problema.

1. O sintoma ocorre com mais de um dispositivo Wi-Fi?

Problemas com Wi-Fi podem estar relacionados à rede em questão ou à conexão do computador Wi-Fi com a rede. Normalmente, se outros computadores ou dispositivos (como o Apple TV ou o iPhone) conseguem se conectar à internet sem problema, o roteador Wi-Fi deve estar funcionando. Se você possuir apenas um dispositivo Wi-Fi, prossiga com este artigo.

2. Certifique-se de que o software está atualizado.

Instale todas as atualizações de software disponíveis para o seu Mac.

Se você usar um roteador Wi-Fi de terceiros, confirme com o fabricante se o firmware mais recente foi instalado. Caso haja atualizações disponíveis, siga as instruções do fabricante para atualizar o firmware.

Para identificar se o firmware da estação base Wi-Fi da Apple está atualizado, leia como atualizar o software.

(2)

20/08/2015 Wi­Fi: como solucionar problemas com a conectividade Wi­Fi ­ Suporte da Apple

de telefone através do seu ISP, o ciclo de ativação do seu modem pode interromper esse serviço. Talvez você precise entrar em contato com o ISP para restaurar o serviço telefônico se o modem for redefinido ou desligado. Certifique-se de ter meios alternativos para entrar em contato com o provedor (como um celular) a fim de evitar atrasos desnecessários na restauração da internet e do serviço de telefonia.

Solução de problemas

Clique no link para a solução, que é exibido abaixo do sintoma do Wi-Fi.

Sintoma: meu Mac não se conecta à internet

As páginas não abrem no Safari nem em outros navegadores. Essas páginas podem estar em branco ou você pode receber um alerta informando que "Você não está conectado à Internet".

Aplicativos da internet como o Mail, iChat ou a App Store não se conectam ao servidor.

Nota: os roteadores podem ser configurados para permitir que alguns serviços (como o Mail) usem a internet e impedir que outros serviços (como navegadores) usem a internet. Se você tiver dúvidas sobre a configuração de sua rede, entre em contato com o administrador da rede. Se sua rede não estiver configurada para bloquear serviços, mas alguns aplicativos da internet funcionam e outros não, então o problema provavelmente está relacionado à sua rede Wi-Fi.

Solução

Use estas etapas se seu computador não estabelecer conexão com a internet.

1. Certifique-se de que o Wi-Fi está ativado.

O Mac OS X permite desativar a placa Wi-Fi (AirPort) completamente se você não quer usá-la. Às vezes, a placa Wi-Fi pode ser desativada acidentalmente. Se a interface Wi-Fi estiver ativada e conectada a uma rede Wi-Fi, o menu Wi-Fi será exibido em negrito. O menu Wi-Fi fica no canto superior direito da tela.

Se o menu for semelhante ao acima, o computador estará conectado a uma rede Wi-Fi. Passe à etapa 2 abaixo.

Se Wi-Fi estiver desativado, selecione Ativar Wi-Fi no menu.

Nota: se o ícone do menu Wi-Fi incluir um ponto de exclamação, consulte este artigo.

Se o ícone não for exibido na barra de menus, selecione Preferências do Sistema no menu Apple. Clique no ícone Rede, em seguida, selecione Wi-Fi. Marque a caixa ao lado de "Mostrar estado da rede Wi-Fi na barra de menus".

(3)

Se a interface Wi-Fi não for exibida nas Preferências do Sistema, verifique se a placa Wi-Fi é reconhecida pelo Mac. Inicialize pela mídia de inicialização que foi fornecida com seu computador ou pelo Disco de recuperação se o OS X Lion estiver instalado. Seu computador deve conseguir acessar as redes disponíveis.

2. Se você ainda não conseguir ficar online, verifique se seu computador está conectado à rede Wi-Fi correta.

Sua rede Wi-Fi deve estar relacionada no menu Wi-Fi. A rede Wi-Fi com a qual o Mac está associado será verificada, como mostrado abaixo:

(4)

20/08/2015 Wi­Fi: como solucionar problemas com a conectividade Wi­Fi ­ Suporte da Apple

Nota: se você não souber a senha da rede Wi-Fi, entre em contato com o administrador. Se você é o proprietário/administrador da rede, talvez seja necessário configurar o roteador para definir a senha para a rede.

Sua rede Wi-Fi pode não estar visível na lista. Se estiver fechada, a rede não transmitirá seu nome. Para se conectar à rede Wi-Fi, selecione Conectar-se a Outra Rede no menu Wi-Fi. Será solicitado que você insira o nome da rede e os ajustes de segurança.

Insira o nome da sua rede e selecione a segurança usada por ela.

Se a rede ainda não estiver visível na lista de redes Wi-Fi, ela poderá estar usando um padrão Wi-Fi incompatível. A maioria dos Macs é compatível com todos os padrões Wi-Fi comuns. Para verificar com quais padrões seu Mac é compatível, use o Utilitário de Rede. Ajuste a interface da rede para Wi-Fi e examine as informações relacionadas abaixo de "Modelo:"

(5)

3. Se o computador estiver conectado à rede Wi-Fi correta, e você ainda não estiver online, verifique os ajustes de TCP/IP no painel Rede das Preferências do Sistema.

1. Selecione Preferências do Sistema no menu Apple. 2. Selecione Rede no menu Visualizar.

3. Selecione Wi-Fi e, em seguida, clique no botão Avançado, no canto inferior esquerdo da tela. 4. Selecione a aba TCP/IP no alto da tela.

5. Sua janela deve ser semelhante a esta (sua configuração IPv4 pode ser diferente, e seu endereço IPv4 certamente será diferente):

(6)

20/08/2015 Wi­Fi: como solucionar problemas com a conectividade Wi­Fi ­ Suporte da Apple

corretos de TCP/IP, o computador não poderá fazer a conexão.

8. Se os ajustes de TCP/IP estiverem aparentemente corretos e ainda assim o computador não

conseguir acessar a internet, verifique a aba DNS. Veja essa aba na imagem abaixo. DNS é um serviço da internet que converte endereços IP em URLs e vice-versa. Uma configuração correta do DNS permite que o computador se conecte à www.apple.com/br sem a necessidade de inserir o endereço IP específico do servidor da Apple.

9. Você pode entrar em contato com seu provedor para obter o endereço DNS ou usar o DNS fornecido por um serviço público. Para adicionar um novo endereço DNS, basta clicar no botão + e digitar o endereço IP do DNS.

4. Tente conectar seu roteador através de Ethernet, se seu Mac tiver Ethernet. Conecte um cabo Ethernet diretamente do computador ao roteador Wi-Fi.

5. Verifique o alcance do roteador Wi-Fi e reduza o efeito da interferência. Se o computador estiver distante do roteador Wi-Fi ou houver muita interferência Wi-Fi no ambiente, o computador poderá não detectar a rede Wi-Fi de forma adequada. A forma mais fácil de verificar o alcance da rede Wi-Fi é aproximar o computador ou o roteador Wi-Fi e garantir que não há obstáculos (como paredes, armários, etc.) entre os dois.

Consulte Fontes potenciais de interferência sem fio para obter mais informações sobre interferência, suas causas e soluções.

6. Experimente se conectar a outra rede Wi-Fi.

Se o computador não demonstrar sintomas quando estiver conectado a outra rede Wi-Fi, o problema deverá estar relacionado ao roteador ou ao provedor. Nesse caso, você deve entrar em contato com o fabricante do roteador ou com o provedor.

Sintoma: a rede Wi-Fi parece estar lenta

A transmissão de filmes pode pular ou pausar.

O iTunes ou outras transferências podem levar mais tempo para serem concluídos. As páginas podem não carregar com rapidez.

(7)

Solução

Se o acesso à internet estiver lento no seu computador, confirme se sua rede é compatível com os padrões Wi-Fi corretos. 802.11n fornece velocidades Wi-Fi mais rápidas. Outros padrões são rápidos, mas você deve confirmar se o computador está usando o protocolo mais rápido disponível.

1. Mantenha pressionada a tecla Option enquanto clica no menu Wi-Fi.

A linha Modo PHY exibe o protocolo que seu computador está usando para se conectar à rede Wi-Fi. Se o protocolo 802.11 esperado for exibido, verifique os ajustes do roteador Wi-Fi. Consulte o fabricante para obter informações sobre como configurar o roteador.

2. Desative outros serviços de rede ativos. Ativar os serviços de rede consome uma parte da largura da banda disponível. Exemplos desses incluem servidores de arquivo, transmissão de vídeo, jogos online, etc. Quando usados, eles podem diminuir a rapidez de outros serviços. Experimente desativar todos os aplicativos de rede que não estejam em uso para aumentar a rapidez de outros. Lembre-se de que outros computadores ou dispositivos conectados à rede também podem contribuir para o desempenho baixo. Se você não tiver certeza de que um computador associado à rede Wi-Fi está prejudicando o desempenho, desative-o ou o desconecte da rede.

3. Use autenticação WPA2, se estiver disponível. O modo de autenticação WPA2 atende aos mais altos padrões de conformidade Wi-Fi e deve ser usado para se obter a velocidade mais alta em redes de modem Wi-Fi. Outros métodos de autenticação podem reduzir o desempenho da rede Wi-Fi. Para alterar o método de autenticação oferecido pelo roteador Wi-Fi, você deve entrar em contato com o fabricante.

4. Verifique o alcance do roteador Wi-Fi e reduza o efeito da interferência. Se o computador estiver distante do roteador Wi-Fi ou houver muita interferência Wi-Fi no ambiente, o computador poderá não detectar a rede Wi-Fi de forma adequada. A forma mais fácil de verificar o alcance da rede Wi-Fi é aproximar o computador ou o roteador Wi-Fi e garantir que não há obstáculos (como paredes, armários, etc.) entre os dois.

Consulte Fontes potenciais de interferência sem fio para obter mais informações sobre interferência e soluções.

5. Experimente se conectar a outra rede Wi-Fi. Se o computador funcionar corretamente quando estiver conectado a outra rede Wi-Fi, o problema deverá estar relacionado ao roteador ou ao provedor. Nesse caso, entre em contato com o fabricante do roteador ou com o provedor.

Sintoma: a conexão de rede cai inesperadamente

Talvez o Mac não se mantenha conectado à rede Wi-Fi de forma confiável. Seu Mac pode interromper o acesso à internet durante o uso.

(8)

20/08/2015 Wi­Fi: como solucionar problemas com a conectividade Wi­Fi ­ Suporte da Apple

conectado a outra rede Wi-Fi, o problema deverá estar relacionado ao roteador ou ao provedor. Nesse caso, entre em contato com o fabricante do roteador ou com o provedor.

Sintoma: após reiniciar ou interromper o modo de repouso, talvez meu

computador não se conecte à internet

Após interromper o modo de repouso ou inicialização, seu computador pode não mostrar que está conectado a uma rede Wi-Fi.

Após inicializar ou interromper o modo de repouso, seu computador pode indicar que ele está conectado a uma rede, mas não se conecta à internet.

Solução

Use estas etapas se seu computador não se conectar automaticamente à rede Wi-Fi desejada.

1. Verifique os ajustes TCP/IP no painel Rede das Preferências do Sistema. Clique no botão "Renovar Concessão de DHCP"

1. Selecione Preferências do Sistema no menu Apple. 2. Selecione Rede no menu Visualizar.

3. Selecione Wi-Fi e, em seguida, clique no botão Avançado, no canto inferior esquerdo da tela. 4. Clique na aba TCP/IP no alto da tela.

5. Clique no botão "Renovar Concessão de DHCP".

2. Selecione a aba Wi-Fi e visualize sua lista de Redes Preferidas.

1. Selecione cada rede e clique no sinal de subtração (-) para remover essas redes da sua lista de Redes Preferidas.

(9)

3. Remova as senhas de rede armazenadas usando o Utilitário de Acesso às Chaves.

(10)

20/08/2015 Wi­Fi: como solucionar problemas com a conectividade Wi­Fi ­ Suporte da Apple

Ajudou? Sim Não

Compre na Apple Online Store (0800-761-0867), visite uma Apple Store

ou encontre um revendedor .

Mapa do Site Notícias Fale Conosco

Copyright © 2015 Apple Inc. Todos os direitos reservados. Condições de Uso Política de Privacidade atualizada

44% das pessoas acharam isso útil.

Outras informações

Brasil administrador de rede.

4. Reinicie o computador.

5. Conectar-se à sua rede Wi-Fi. Você precisará inserir sua senha para a rede novamente se for necessário.

Saiba mais

Estes artigos podem ser úteis se você tiver problemas com a rede Wi-Fi:

Ajustes recomendados para os pontos de acesso e roteadores Wi-Fi iOS: solucionando problemas com redes e conexões Wi-Fi

Caso seu sintoma não esteja relacionado ou as etapas acima não resolvam o problema, pesquise no site de Suporte da Apple o sintoma que você vê ou entre em contato com o AppleCare para obter mais assistência.

As informações sobre produtos não fabricados pela Apple, ou sites independentes não controlados nem testados pela Apple, são fornecidas sem recomendação ou endosso. A Apple não assume responsabilidade alguma com relação à escolha, ao desempenho ou ao uso de sites ou produtos de terceiros. A Apple não garante a precisão nem a confiabilidade de sites de terceiros. Os riscos são inerentes ao uso da internet. Entre em contato com o fornecedor para obter mais informações. Nomes de outras empresas e produtos podem ser marcas registradas de seus respectivos proprietários.

Última modificação: 09/12/2014

OS X Mavericks OS X Mountain Lion Mac OS X 10.6

Rede - AirPort AirMac Periféricos OS X Lion

Contato do Suporte da Apple

Precisa de ajuda? Para economizar tempo, faça a sua solicitação de suporte online e nós iremos conectá-los com um especialista. Introdução Suporte    

Referências

Documentos relacionados

HORTOLANDENSE

Esta pesquisa teve como objetivo descrever a experiência vivida do cardiopata, visando a compreender como o indivíduo portador de uma doença coronariana vivencia sua

Os dispositivos de Wi-Fi 6E tiram proveito desses canais mais amplos e da capacidade adicional para oferecer maior desempenho de rede e suporte a mais usuários

A Lei 12.587/2012 a qual institui as diretrizes da Política Nacional de Mobilidade Urbana contribui para o acesso universal à cidade, o fomento e a concretização das

SOCIOLOGIA do DIREITO convivência normatividade social normativo valores compartilhados observação sociológica teoria social explicação sociológica... Sociologia do

comunidade e a vulnerabilidade em que estão inseridas – uma vez que podem ser consideradas uma “sub casta” – é ordinariamente visto hijras se prostituindo

A tela de operação da rebritagem (figura X) permite o operador realizar todos os comandos operacionais da planta secundária e em tempo real recebe todas as informações do processo

„ Driver PostScript do Windows 2000, Windows XP ou Windows Server 2003: Na guia Layout, clique no botão Avançado, selecione Opções PostScript na seção Opções de documento e,