• Nenhum resultado encontrado

Av. dos Bandeirantes, 384 Vila Virgínia - Ribeirão Preto - SP - CEP Fone: +55 (016) Fax: Home:

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Av. dos Bandeirantes, 384 Vila Virgínia - Ribeirão Preto - SP - CEP Fone: +55 (016) Fax: Home:"

Copied!
21
0
0

Texto

(1)
(2)

Manual de Garantia

Conteúdo

1. Introdução

2. Validade da garantia

3. Recebimento de novos produtos

4. Relatório de Ocorrência de Peças (R.O.P) 5. Garantia específica de fabricante

6. Itens não cobertos pela garantia 7. Garantia negada

8. Encaminhamento da garantia 9. Envio de peças para análise

10. Posição e retorno do RO de garantia

11. Emissão da Nota Fiscal (NF) de envio de peças 12. Revisões obrigatórias

(3)

1. Introdução

Todo produto comercializado pela Santal possui uma cobertura de garantia específica e limitada. A garantia é um direito do Cliente. A Concessionária é responsável por gerir esta garantia, dando a adequada orientação e suporte ao cliente neste processo. Com este objetivo é fundamental que a concessionária domine os critérios da garantia e seu processamento, conhecendo-o adequadamente.

 A validade da garantia;

 O procedimento quando do recebimento de novos produtos;  Quando utilizar o Relatório de Ocorrência de Peças;

 Quais os componentes possuem garantias específicas do fabricante;  Quais os itens não estão cobertos pela garantia;

 Quando ocorre o cancelamento da garantia;  O que motiva que a garantia seja negada;

 Qual o procedimento para o encaminhamento de garantia;  Qual o procedimento de envio de peças para análise de garantia;

 Qual a resposta da Solicitação de Garantia (RO) e em que situação ele se encontra;  Emitir a NF (Nota Fiscal) de envio das peças para análise de garantia;

2. Validade da Garantia

2.1. Beneficiário da Garantia

A garantia da Santal é válida para os produtos comercializados por ela no Brasil por um determinado período (prazo) de tempo específico (período de cobertura da garantia).

2.2. Cobertura da Garantia da Santal

A garantia da Santal assegura que todos os produtos ou peças de reposição por ela comercializadas, estão isentos de defeitos de materiais ou de fabricação dentro do período de cobertura da garantia.

A garantia refere-se às peças, acessórios originais e serviços com os quais os produtos estejam equipados no ato da Entrega Técnica e/ou Revisão Obrigatórias e cobre o material defeituoso, problemas de qualidade e montagem.

(4)

Toda peça pertencente a um produto, que vier a apresentar alguma anomalia técnica (quebra, vazamento, mau funcionamento), dentro do prazo de garantia, poderá gerar uma solicitação de análise de garantia.

Para que um equipamento não tenha a sua garantia invalidada, deverá ter sido submetido a todos os procedimentos estabelecidos pela fábrica (PDI, Entrega Técnica e Revisões Obrigatórias) com os seus respectivos comprovantes devidamente preenchidos e assinados enviados ao setor de Garantia da Santal.

A reposição de componentes em garantia não possui nenhum critério especial de fornecimento de peças. As peças necessárias para manutenção do equipamento via garantia devem ser solicitadas normalmente ao atendimento de peças de reposição Santal.

Importante: Salientamos que todas as peças substituídas em garantia, passam a ser de propriedade Santal.

2.3. Garantia da Concessionária

Todo serviço executado pela Concessionária também é coberto por garantia.

Cada Concessionária deve deixar claro para o cliente qual é a cobertura da garantia e por qual prazo ela garante os serviços realizados, especialmente se não for o mesmo prazo concedido pela Santal para cada tipo de produto.

A Concessionária pode conceder extensão no prazo de garantia para seus clientes, ou prazos especiais sob a sua responsabilidade e custo. Neste caso o cliente deve ser devidamente informado de qual é o prazo de garantia e a cobertura concedida pela Santal e qual é o prazo de garantia adicional e qual a cobertura concedida pela Concessionária para este prazo adicional.

2.4. Prazos de Garantia

Cada tipo de produto comercializado pela Santal possui um período durante o qual a cobertura de garantia é valida.

 Veiculo Transbordo: 24 (vinte e quatro) meses para chassi do cesto e 12 (doze) meses demais componentes.

 Colhedora de Cana: 12 (doze) meses.  Carregadora: 12 (doze) meses.  Plantadora: 12 (doze) meses.

(5)

2.5. Peças de Reposição

As peças de reposição originais Santal quando montadas na oficina do Concessionário ou por técnico do Concessionário devidamente treinado, tem um prazo de garantia de 12 (doze) meses a partir da data de encerramento da Ordem de Serviço – OS.

2.6. Peças Vendidas Balcão

As peças de reposição originais Santal quando vendidas no balcão do Concessionário, tem um prazo de 90 (noventa) dias a partir da data da venda ao cliente e somente para defeitos de fabricação da peça.

2.7. Início da Garantia

Os prazos de garantia para produtos começam a vigorar a partir da data da Entrega Técnica registrada no formulário de Entrega Técnica. No caso de peças de reposição a garantia é contada a partir da data de encerramento da Ordem de Serviço na oficina, e a peça vendida no balcão a partir da data de venda ao cliente.

3. Recebimento de Novos Produtos

A Concessionária quando receber um produto novo da Santal deverá realizar um levantamento geral quanto à falta de componentes, a falta de documentação e avarias em geral no momento em que o recebeu.

Constatado qualquer problema durante a inspeção, deverá ser preenchido o formulário de Protocolo de Entrega, que acompanha o produto.

As mesmas observações deverão ser anotadas no Checklist e no verso do conhecimento de transporte que retorna a Transportadora.

Atenção: Se o equipamento não for entrar em operação logo após a venda, o concessionário deverá administrar o preenchimento do formulário de Entrega Técnica, fazendo-o somente quando o equipamento começar a trabalhar. Problemas e ou falhas em componentes decorrentes de armazenamento inadequado e ou durante o transporte não serão cobertos pela garantia.

(6)

Após o preenchimento, o protocolo de entrega, deve-se entrar imediatamente em contato com o setor de Administração de Vendas no email comercial@santal.com.br, para que se tomem as providencias necessária.

4. Relatório de Ocorrência de Peças (R.O.P)

O Relatório de Ocorrência de Peças (R.O.P) destina-se a solicitação de acertos de toda e qualquer irregularidade constatada no recebimento da peças de reposição originais Santal. O R.O.P é administrado pelo setor de Logística e Distribuição de Peças, que determina todos os procedimentos necessários para a sua execução.

Em caso de dúvidas contate diretamente o setor de atendimento de peças de reposição na Santal.

5. Garantia Específica de Fabricante

Alguns dos componentes utilizados nos produtos Santal possuem garantia específica de seus fabricantes, e, portanto não estão cobertos pela garantia Santal.

Quando da ocorrência de falhas nestes componentes a Concessionária deve dirigir-se diretamente ao representante autorizado da empresa para a região.

São itens cobertos por garantia do próprio fabricante:

 Motor Scania

 Esteira Rodante Vtrack – Antractor

5.1. Motor Scania

Para o equipamento Colhedora de Cana a Concessionária no ato da Entrega Técnica deve preencher o formulário de Informe de Início de Operação – Garantia para o Motor Scania, que faz parte do Manual de Operação do Motor que acompanha o produto, e informar o fabricante através dos canais de atendimento abaixo:

 O início de operação do motor pode ser cadastrado o site da Scania, através do link

HTTP://www.scania.com.br/motores/servicos-para-motores/relatorio-de-inicializacao/index.aspx

(7)

5.1.1. Atendimento Scania System

O atendimento Scania System deve ser acionado através do telefone 0800 0194 224. Atendimento: 24 horas.

Ao iniciar uma solicitação de serviço (manutenções e revisões) ou garantia a Concessionária tenha sempre em mãos os seguintes dados do equipamento:

 Número do Motor;

 Número de série da Colhedora;  Horímetro da Colhedora;

 Dados do proprietário da Colhedora;  Localização da Colhedora.

Solicite ao atendente da Scania System o número do protocolo para posterior rastreabilidade.

5.2. Esteira Rodante Vtrack – Antractor

5.2.1. Central de Atendimento Vtrack – Antractor O atendimento Vtrack – Antractor deve ser acionado através: 19 – 3129 5151 / 19 - 3878 3223 / 19 - 9 8235 0003

E-mail - antractor@antractor.com.br Atendimento: Comercial

Ao iniciar uma solicitação de serviço (manutenções e revisões) ou garantia a Concessionária tenha sempre em mãos os seguintes dados do equipamento:

 Número de série da esteira;  Número de série da Colhedora;  Dados proprietário da Colhedora;  Localização da Colhedora.

Solicite ao atendente da Vtrack - Antractor o número do protocolo para posterior rastreabilidade.

6. Itens não cobertos pela Garantia

 Materiais considerados perecíveis como: lâmpadas, fusíveis, filtros, entre outros;  Materiais consumíveis tais como óleo lubrificante e combustível;

(8)

 Outros materiais consumíveis tais como vedadores de junta, varetas e gás de solda entre outros;

 Mão de obra utilizada no reabastecimento de lubrificantes e combustíveis;

 Peças que apresentam desgaste considerado normal para aplicação e tempo de uso tais como freios, embreagens, correias e juntas entre outros;

 Peças que trabalham em contato com a terra e que não apresentem comprovadamente problema de material ou de fabricação;

 Peças cujo dano seja considerado normal devido à aplicação do produto tais como pinos, contrapinos, facas, entre outros;

 Material de limpeza;

 Locomoção, fretes ou despesas relativas a transporte de pessoal ou material;  Inspeções prévias as Entregas Técnicas;

 Entrega Técnica;  Revisão gratuita  Revisões Obrigatórias;  Revisões Adicionais;

 Regulagem da máquina ou equipamentos após a Entrega Técnica ou que não constam na mesma;

 Manutenções Periódicas indicadas no Manual do Operador e que, portanto podem ser realizadas pelo proprietário ou operador;

 Elementos considerados de responsabilidade da concessionária tais como ajustes ou reapertos de porcas e parafusos entre outros;

 Manutenção dos bicos injetores;

 Limpeza do equipamento, do sistema de combustível;

 Danos decorrentes do funcionamento de máquina defeituosa;  Prejuízos decorrentes de paralisação do equipamento;

 Problemas ou falta de componentes não detectados no recebimento do produto enviado pela Santal;

 Peça de reposição que apresentar defeito ainda antes da sua aplicação

 Componente não fabricado pela Santal que possuem garantia específica de seus respectivos fabricantes;

(9)

 Peças sujeitas à avarias ocasionadas por desmontagem incorreta dos conjuntos a que pertencem;

 Itens de desgaste natural como:

o Pinos, buchas, rolamentos, mancais, discos, taliscas, coxins, facas, laminas, correntes, engrenagens, esteiras, correias, chapas de desgaste, bico sulcador, juntas, retentores, peças de borracha, acoplamento, pá do extrator, anel de desgaste do extrator, biruta do extrator secundário, boca e concha do extrator primário, bicos pulverizadores, engates rápidos, roldanas, roda dentada, embreagem, lona de freio, filtros, palhetas do para-brisa, garras, mandíbulas do rastelo rotativo.

6.1. Cancelamento de Garantia

A garantia concedida pela Santal perde a validade quando for verificada qualquer uma das situações abaixo descritas:

 O defeito ou a quebra apresentado for resultado do uso inadequado do produto, da inexperiência do operador, da falta de manutenção periódica;

 Forem utilizados lubrificantes ou combustíveis não aprovados pela Santal;

 Forem utilizados componentes alternativos no lugar dos elementos filtrantes aprovados pela Santal para os sistemas de filtragem de óleo, ar ou combustível;

 Forem removidos ou alterados quaisquer dados da placa ou sinais de identificação constantes no produto;

 O produto sofreu modificações em quaisquer partes ou peças a revelia da Santal;

 O produto sofreu acréscimo de peças por solicitação do cliente ou iniciativa da concessionária e que alterem ou aumentem as especificações originais da máquina;

 Elevada a pressão do sistema hidráulico ou alteração na regulagem das válvulas de segurança acima do especificado para o produto;

 Forem montados ou acrescidos acessórios não aprovados pela Santal;  Utilização de equipamentos inadequados à máquina;

 Forem utilizadas peças de reposição não originais Santal;  For comprovada a ocorrência de acidente;

 Componentes com lacre violado ou incompleto;

 Não for comprovada a realização da Entrega Técnica do produto;  Não for comprovada a realização das Revisões Obrigatórias do produto;

(10)

 O produto for consertado ou modificado em oficinas, ou por mecânicos não pertencentes à Rede de Concessionárias autorizadas;

 Peça de reposição utilizada em produto para qual não está destinada;

 Peça de reposição armazenada (estocada) incorretamente de forma que comprometa a sua funcionalidade;

7. Garantia Negada

A garantia será negada pela Santal quando for verificada qualquer uma das situações abaixo descritas:

 A Solicitação de garantia for encaminhada após 60 (sessenta) dias da data (realização) do reparo;

 Produto fora do prazo de garantia;  Itens não cobertos pela garantia;

 Quando o produto for incluído nas situações que configuram perda de garantia;

 Item não coberto pela garantia da Santal, pois a garantia deve ser solicitada ao posto autorizado ou representante local;

 Negada conforme laudo do fornecedor, no caso dos componentes que não possuem garantia especifico, sendo esta administrada pela Santal;

 O defeito e/ou quebra apresentada não for decorrente de defeito de material ou de fabricação;

 Solicitações de garantia preenchidas incorretamente sem condições de serem devolvidas para correção;

 Falta de registro da Ocorrência em Campo e/ou relatório de atendimento caso seja necessário;

 Não acompanhar a solicitação de garantia à nota fiscal e referente ao serviço realizado por terceiros quando estes existem e OS (Ordem de Serviço);

 O custo do serviço realizado por terceiros for excessivo em relação ao preço liquido de venda da Santal para a peça reparada;

 O serviço realizado por terceiros correspondem a trabalhos que podem ser feitos executados na oficina do concessionário;

(11)

 A Solicitação de garantia conter mais de um equipamento;

 As peças remetidas para análise não conferem com peças originais Santal;

 Peças remetidas para análise danificadas no transporte devido à embalagem incorreta;  As peças remetidas para análise não conferem com as relacionadas na solicitação de Garantia;

 O não envio das peças, quando necessário, para análise na solicitação de garantia;  Faltarem peças para a correta análise da solicitação de garantia;

 As peças ou materiais enviados não apresentam condições para análise da solicitação de garantia;

 No reparo do defeito ou quebra foram substituídas peças alem das que foram danificadas;  O reparo do defeito ou quebra não tenha sido realizado;

 Reparo realizado baseado em boletim informativo (de serviços ou peças) que não autoriza garantia;

 Consertos duplicados ou repetidos decorrentes de um diagnóstico errado ou da má qualidade dos serviços de reparo prévios;

 Uso inadequado de ferramentas na execução do reparo;

 A solicitação de garantia não conter os códigos, descrição e tempo padrão;  A solicitação de garantia não for informada o Horímetro do equipamento;  A falta do envio dos formulários solicitados nas modalidades de garantia;  Peças remetidas para análise não identificadas corretamente;

8. Encaminhamento da Garantia

8.1. Preenchimento da Solicitação de Garantia

A solicitação de garantia deverá ser preenchida através do formulário de Solicitação de Garantia (RO) – FOR-PSQ-045 com fotos e deverá apresentar o máximo de informações a respeito da falha, de uma maneira clara e sucinta e enviada ao setor de Pós Vendas, no email garantia@santal.com.br para que se tomem as providências necessárias.

(12)

Referente ao envio de peças para o departamento de garantia da Santal as mesmas devem ser embaladas adequadamente.

No caso de solicitação de garantia a Concessionária deverá encaminhar, no prazo máximo de até 60 (sessenta) dias, após o fechamento da Ordem de Serviço – OS.

9.1. Documentos que devem ser enviados com as peças para análise de garantia:

9.1.1. Garantia Normal

 Solicitação de Garantia (RO);  Cópia da Ordem de Serviço.

 Cópia da NF (Nota Fiscal) de compra da peça na Santal. 9.1.2. Garantia Demonstração

 Solicitação de Garantia (RO);  Cópia da Ordem de Serviço;

 Cópia da NF (Nota Fiscal) que foi recebido o produto para demonstração. 9.1.3. Garantia Peça de Reposição

 Solicitação de Garantia (RO);

 Cópia da Ordem de Serviço do reparo anterior;  Cópia da Ordem de Serviço atual;

 Cópia da NF (Nota Fiscal) de compra da peça na Santal para o reparo anterior. 9.1.4. Garantia Peça Vendida no Balcão

 Solicitação de Garantia (RO);

 Cópia da NF (Nota Fiscal) de Venda da peça ao cliente.

 Cópia da NF (Nota Fiscal) de compra da peça na Santal em relação à data de venda ao cliente.

9.1.5. Garantia de atualização (PAC)  Solicitação de Garantia (RO);  Cópia da Ordem de Serviço.

(13)

Observações:

 As Ordens de Serviço devem sempre estar assinadas pelo cliente ou o responsável pelo produto e conter o reparo que esta sendo solicitado no R.O;

 Todos os documentos devem acompanhar as peças na mesma embalagem e ser devidamente protegidos;

 Quando da solicitação de garantia não houver necessidade de devolução da peça (mediante prévia autorização do Pós Vendas), enviar a documentação necessária conforme o tipo de garantia e copia do email com a autorização do não envio da peça;

 Antes de efetuar a contratação de serviço de terceiros, o concessionário deverá solicitar a aprovação ao Pós Vendas Santal;

 Mediante a aprovação do serviço de terceiros, o concessionário deverá enviar cópia da NF (Nota Fiscal) do terceiro constando o modelo, série do produto e horímetro, e também a relação dos componentes substituídos (quando houver);

 Para o tipo de Garantia Atualização (PAC), poderá ser feito somente se no boletim de serviço estiver indicando este tipo de garantia.

9.2. Identificação das Peças

Todas as peças enviadas em garantia devem ser identificadas individualmente.

Quando houver uma falha que seja trinca ou porosidade em uma peça, identificar com tinta o local do defeito.

A concessionária pode utilizar sua própria etiqueta, desde que a mesma contenha o código e quantidade do item.

9.3. Cuidados no Envio de Peças

 O acondicionamento deverá ser feito em embalagens adequadas ao volume e peso das respectivas pecas;

 Todo RO deve ser encaminhado juntamente com a(s) peça(s), protegidos por um saco plástico;

 As embreagens, bombas hidráulicas em geral, unidades hidrostáticas, comandos hidráulicos, cilindros hidráulicos, válvulas divisoras de fluxo, deverão ser devolvidos intactos e, no caso dos componentes hidráulicos, devidamente protegidos contra a entrafa de impurezas (tamponados).

(14)

 Cilindros hidráulicos deverão ser enviados totalmente cheios de óleo hidráulicos e lacrados;

 Componentes hidráulicos (motores hidráulicos, cilindros, comandos, bombas, etc.) não poderão ter os seus lacres violados, sob pena de terem a garantia recusada;

 Jogos de reparo e peças pequenas devem ser acondicionados em sacos plásticos;

 Peças consideradas frágeis devem ser acondicionadas em separado, evitando possíveis danos durante o transporte. Nesses casos, indicar externamente que se trata de peças frágeis;

9.4. Procedimento para envio de peças em garantia

Para eliminar os problemas de identificação e extravio de peças, não serão aceitos os volumes que não cumprirem estas regras, ou seja, o departamento de recebimento Santal recusará o recebimento destas mercadorias.

Cada concessionária adotará uma etiqueta padrão onde deverá constar:  Nome da concessionária;

 Código da Concessionária;

 Destinatário com endereço e departamento ao qual está destinada a remessa;  Transportadora que recolheu a mercadoria;

 Quantidade de volumes. Ex.: 1/5, 2/5;  Peso de cada volume;

 Código da peça.

Nota: Todos os volumes enviados deverão ser identificados com os números das notas fiscais, respectivo formulário de Solicitação de Garantia (RO) – FOR-PSQ-045 e Ordem de Serviço - OS.

 Quando não existir peça relacionada ao processo de garantia, o formulário de Solicitação de Garantia (RO) deverá ser enviado para o email garantia@santal.com.br  Não deverá conter rasuras nos documentos enviados necessários para análise de garantia. Identifique o destinatário Santal conforme descrito a seguir:

SANTAL EQUIPAMENTOS S.A. Pós Vendas - Setor de Garantia Peças para análise

(15)

Avenida dos Bandeirantes, 1350 - Vila Virgínia Ribeirão Preto – SP CEP 14030-680

CNPJ 055.962.369/0005-09

 Quando do envio das peças, o frete deverá vir “a pagar” e as transportadoras utilizadas deverão ser exclusivamente, aquelas indicadas pela Santal.

Importante: Não serão recebidas as peças enviadas com frete “a pagar” por transportadoras não credenciadas pela Santal.

9.5. Transportadoras Credenciadas

O envio de peças para análise de garantia deve utilizar apenas as transportadoras credenciadas pela Santal para o envio sem débito.

Para isso, consulte qual a transportadora vigente disponível através de boletim informativo.

10. Posição quanto à solicitação de garantia

10.1. Resposta quanto à solicitação de garantia

Após o recebimento da Solicitação de Garantia (RO) será analisado pela Santal que dará o parecer a respeito nos seguintes termos:

 APROVAÇÃO: indica que a solicitação de garantia foi aprovada dentro dos critérios estabelecidos pela Santal

 EXCLUSÃO: indica que a solicitação de Garantia foi negada e é remetido o Laudo de Análise de Garantia do resultado da análise para a concessionária informando o motivo da exclusão.

O prazo máximo para o retorno do laudo de análise de garantia não deve ultrapassar de 60 (sessenta) dias corridos após recebimento da peça e/ou documentação de garantia.

10.2. Garantia Aprovada

Todo processo aprovado, reverterá em um crédito para Concessionária no financeiro da Santal.

Os itens não produzidos pela Santal, e que possuem garantia administrada por ela junto aos seus respectivos fabricantes, somente terão a garantia liberada após o laudo positivo dos mesmos.

(16)

Observação: O tempo padrão será a referência para pagamento da garantia aprovada, entrega técnica e revisões obrigatórias, entretanto, deverão ser informados no formulário de Solicitação de Garantia (RO).

10.3. Garantia Negada

Quando a garantia for negada a concessionária receberá via email a Análise de Garantia, informando o(s) motivo(s) da exclusão.

Neste caso, se houver envio da peça(s) para análise, o solicitante tem o direito de pedi-la(s) de volta. O prazo para esta solicitação via email (garantia@santal.com.br) é até 60 (sessenta) dias após a exclusão. O frete é por conta do solicitante. As peças que não for (em) solicitada (s) neste prazo será (ão) sucateada (s).

11. Emissão da Nota Fiscal (NF) de envio de Peças

11.1. Emissão da Nota Fiscal (NF)

Para emissão da nota fiscal (NF) de envio de peças para análise em garantia, a mesma deverá ser encaminhada com a Natureza de Operação “Remessa em Garantia”.

11.2. Corpo da nota (informações complementares)

Além do código, quantidade e descrição das peças, mencionar o número da Solicitação de Garantia (RO), número da nota fiscal de fatura da Santal, peso e quantidade de volumes.

11.3. Envio do arquivo XML

Sempre que emitir uma NF para Santal, envie o arquivo XML para o email fiscal.nfe@santal.com.br.

12. Revisões Obrigatórias

As Revisões Obrigatórias devem ser realizadas conforme destacado no Manual de Operador de cada máquina ou equipamento comercializado.

Após a conclusão do procedimento de revisão obrigatória o concessionário deverá enviar os formulários Checklist e Recibos devidamente preenchidos e assinados pelo Cliente ao

(17)

departamento de garantia da Santal, no prazo máximo de 60 (sessenta) dias após a realização da mesma.

12.1. Comprovação Revisões Obrigatórias

A comprovação do PDI, Entrega Técnica e Revisões Obrigatórias devem ser efetivadas através do envio dos formulários (Checklist e Recibo) devidamente preenchido e assinado pelo cliente.

Estes documentos devem ser enviados à Santal no prazo máximo de 60 (sessenta) dias após terem sido realizados. Caso o envio seja superior a 60 (sessenta) dias da data de execução, a mesma não será remunerada, terá apenas a formalização do registro do evento.

A concessionária deve preencher as 3 (três) vias do recibo:

 A 1ª via deve ser enviada para a Santal junto com o formulário devidamente preenchido, para controle e pagamento do (s) serviço(s) prestado(s);

 A 2ª via deve ser mantida nos arquivos da Concessionária;  A 3ª via deve ser preenchida e entregue ao cliente.

Importante: Em casos de Solicitação de Garantia (RO) a Santal deverá ter em mãos os formulários Checklist e Recibos (PDI, Entrega Técnica e Revisões Obrigatórias) devidamente preenchidos e assinados, sob pena da Solicitação de Garantia (RO) ser negada por falta de documentação.

12.2. Para Revisões Obrigatórias não remuneradas

As Revisões Obrigatórias não remuneradas devem ser realizadas conforme destacado no Manual do Operador de cada máquina ou equipamento comercializado.

 Obrigatório o envio dos comprovantes das Revisões Obrigatórias não Remuneradas;  Necessário uma OS para cada atendimento realizado, mesmo nos processos com mais de um trabalho;

 As OS devem conter data de abertura e fechamento, descrição da falha e número de horas do produto revisado;

 As OS deverão estar preenchidas de forma clara e sucinta, devidamente preenchido e assinado pelo cliente ou responsável pelo equipamento;

(18)

 O não envio dos comprovantes de eventos não remunerados acarretará na perda da garantia do equipamento caso o mesmo estiver em período de vigência;

 O comprovante deverá ser enviado à Santal em prazo máximo de 60 (sessenta) dias da execução da ação para o endereço descrito abaixo:

SANTAL EQUIPAMENTOS S.A. Pós Vendas - Setor de Garantia Peças para análise

Avenida dos Bandeirantes, 1350 - Vila Virgínia Ribeirão Preto – SP CEP 14030-680

CNPJ 055.962.369/0005-09

12.3. Disponibilização do Crédito pelo Departamento Financeiro

O departamento financeiro disponibilizará o crédito após o recebimento da Nota de Crédito emitida pelo departamento de garantia.

O pagamento da nota de crédito seguirá o seguinte cronograma: Nota de Crédito emitida entre os dias:

 01 a 15 – pagamento disponível no dia 25 do mesmo mês;  16 a 31 – pagamento disponível no dia 10 do mês seguinte.

O saldo credor será pago por meio de depósito bancário, na conta corrente da concessionária e CNPJ mencionados na nota de crédito. O valor será sempre na totalidade da nota de crédito. Para controle, o departamento de garantia enviará um email à concessionária, com uma cópia da nota de crédito, informando valor disponível bem como as referências do crédito.

Observação: Para que os pagamentos ocorram com normalidade, a concessionária deve estar com as obrigações financeiras em dia na Santal e na AGCO.

12.4. PDI (Pre-Delivery Inspection)

A concessionária deverá realizar a inspeção no equipamento conforme o formulário de PDI apropriado para cada modelo de equipamento antes da entrega ao cliente final. Esta inspeção deve ser realizada sempre por técnico qualificado e registrado no formulário os campos correspondentes ao item inspecionado.

(19)

O formulário de PDI está disponível no link

http://www.boletinsagco.com.br/download/formularios_santal_protegidos.zip, e sempre que sofrer uma alteração a rede será comunicada através de um boletim de Serviços com a nova versão do formulário.

O não preenchimento e envio do formulário de PDI à Santal, antes do equipamento entrar em operação, poderá acarretar na perda ou cancelamento da garantia do equipamento.

Após o preenchimento do formulário PDI, o mesmo deverá ser enviado por email (garantia@santal.com.br) para o departamento de Pós-Venda.

Deve ser preenchido um formulário de para cada equipamento identificado pelo número de série (individual).

As falhas identificadas na inspeção do devem ser apontadas no formulário de PDI e detalhadas no campo de observação. Após o envio do formulário de PDI para Santal, as áreas responsáveis, Pós-Venda e Qualidade, realizarão a análise dos dados e encaminharão as não conformidades apresentadas para as áreas responsáveis para análise corretiva e melhoria do produto.

Quando ocorrer falha que necessite de retrabalho e/ou substituição de peças deverá ser aberto um processo de “Solicitação de Garantia (RO)” para cada peça, que deverá ser enviado por email e acompanhar a peça. Deve ser preenchido um formulário de Solicitação de Garantia para cada peça identificada pelo número de série (individual).

Para casos que não ocorrer à substituição de peças o formulário de Solicitação de Garantia (RO) deverá ser devidamente preenchido e enviado para o email garantia@santal.com.br, devendo apresentar obrigatoriamente fotos e o máximo de informações a respeito da falha de maneira clara e sucinta. Deve ser preenchido um formulário de Solicitação de Garantia para cada peça identificada pelo número de série (individual).

12.5. Endereço para Remessa de Peças

As peças devem ser enviadas para o setor de Garantia da Santal, no endereço descrito abaixo:

SANTAL EQUIPAMENTOS S.A. Pós Vendas - Setor de Garantia Peças para análise

(20)

Ribeirão Preto – SP CEP 14030-680 CNPJ 055.962.369/0005-09

13. Tempo de Mão de Obra

13.1. Tempo Padrão

O tempo padrão normatiza o uso dos tempos relacionados para cada serviço executado pela concessionária e será referência para o pagamento dos serviços executados.

As tabelas de tempo padrão (TMO) são específicas para cada tipo de equipamento e estão disponíveis para consulta através do Epsilon.

Tabelas disponíveis no Epsilon:

 TMO - Tempo Mão Obra Colhedora de Cana  TMO - Tempo Mão Obra Plantadora

 TMO - Tempo Mão Obra Carregadora

 TMO - Tempo Mão Obra Transbordo Reboque  TMO - Tempo Mão Obra Transbordo SC

13.2. Tabela de Tempo Padrão: Revisões Obrigatórias

Equipamento Revisões Obrigatórias Tempo Padrão (horas)

Colhedora

 Entrega Técnica 16

 Revisão Obrigatória GRATUITA – 50 h 8  Revisão Obrigatória GRATUITA – 200 h 22

Revisão Obrigatória – 400 h 8 Revisão Obrigatória – 800 h 8 Revisão Obrigatória – 1200 h 8 Revisão Obrigatória – 1600 h 8 Revisão Obrigatória – 2400 h 8 Revisão Obrigatória – 3000 h 8

(21)

Plantadora

 Entrega Técnica 4

 Revisão Obrigatória GRATUITA - 7 Dias 8

Carregadora

 Entrega Técnica 1

 Revisão Obrigatória GRATUITA – 200 h 2  Revisões Obrigatórias que são remunerados

Atenção: Os formulários deverão ser enviados devidamente preenchidos e com a via do recibo assinado. Entrega Técnica e Revisões Obrigatórias Gratuitas serão remuneradas através de Nota de Crédito, mediante o recebimento dos formulários.

13.3. Ressarcimento

O ressarcimento dos valores referentes aos atendimentos em garantia seguirá o dispositivo mencionado no item 13.1.

A concessionária enviará a solicitação de garantia para o setor de Pós Vendas utilizando o formulário Solicitação de Garantia (RO).

No formulário deverá constar as seguintes informações:  Tempo padrão utilizado no serviço;

 Peça utilizada no serviço;

 Caso necessite a Santal poderá solicitar a concessionária à cópia do relatório de atendimento em campo, assinado pelo cliente.

Referências

Documentos relacionados

A leitura do primeiro artigo de O brincar e a realidade deixa ver que o conceito de objeto transicional, por intermédio de vários autores e diversos desenvolvimentos,

Esse texto procura contribuir para a superação da representação de “importação” de um modelo imposto, pois os elementos aqui problematizados indicam que, na verdade, a adesão

enrolamentos, perdas no núcleo, perdas suplementares e perdas mecânicas. Para auxiliar os profissionais que lidam com as máquinas elétricas, foram desenvolvidos

Nos termos da Cláusula 5.24 da Escritura Particular de Emissão Pública de Debêntures Não Conversíveis e com Garantia Real da Sexta Emissão de Telemar Participações S.A.,

a SAE é uma ação exclusiva do enfer- meiro, deve ser realizada na admissão. É constituída por cinco etapas: histó- rico de enfermagem, diagnóstico, pla- neamento, implementação

O início das provas deverá ser realizado até 09 de maio de 2021, prazo máximo de 40 (quarenta) dias consecutivos após a publicação deste edital no Diário Oficial da União,

― Quando a cassete não contém qualquer papel que corresponda aos dados de impressão (tamanho e tipo de papel), esta mensagem permite-lhe especificar uma cassete alternativa

Damos  início  a  este  tempo  de  oração  servindo‐nos  destas  palavras  do  nosso  querido  Pai  Fundador  publicadas  no  Boletim  União  dos