• Nenhum resultado encontrado

MANUAL DE ACOLHIMENTO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "MANUAL DE ACOLHIMENTO"

Copied!
14
0
0

Texto

(1)
(2)

INDICE

QUEM SOMOS

A empresa ………...…….. 2

Missão ………...………. 3

Clientes ………..…... 3

Empresas do grupo ………...………. 4

O QUE FAZEMOS

Tratamento de Águas Marítimas ………..……….. 5

Tratamento de Águas Terrestres ………...………. 5

Processo de tratamento ………...………. 6

QUALIDADE, AMBIENTE, HIGIENE E SEGURANÇA ………...……… 9

(3)

QUEM SOMOS

A empresa

Foi constituída com o principal fim de assistir petroleiros e outros navios destinados aos estaleiros da Lisnave, de acordo com a regulamentação Comunidade Europeia e com a convenção MARPOL. (International Convention for the Prevention of Marine Pollution from Ships, 1973; modificada por Protocolo em 1978 - MARPOL 73/78). A actividade de assistência é vulgarmente designada de “Tank Cleaning” e constitui-se como uma importante funcionalidade que concorre para o notável desempenho e competitividade internacional da Lisnave.

Iniciou a actividade em Junho 2001 e possui a Licença Ambiental n.º 8/2003, uma das primeiras ao abrigo da aplicação legislativa relativa ao PCIP (Prevenção e Controlo Integrados da Poluição).

Possui e opera a Estação de Limpeza de Navios da Mitrena, situada no estuário do Sado, perto de Setúbal, num local único nos serviços e no abrigo que oferece aos navios.

Esta unidade de tratamento usa tecnologia fiável e moderna para valorizar resíduos contendo hidrocarbonetos provenientes da limpeza de tanques de transporte marítimo, da limpeza de tanques de transporte ferroviário e rodoviário e da limpeza de tanques de armazenagem e, ainda, emulsões de separadores de óleo/água.

(4)

Missão

A Eco-Oil compromete-se, perante os seus clientes, fornecedores, accionistas e comunidade, a:

• Manter um ambiente de trabalho limpo e seguro;

• Comunicar com o máximo de verdade e integridade;

• Utilizar os melhores procedimentos e tecnologias disponíveis;

• Manter a empresa numa base financeiramente sólida para assegurar o seu crescimento e segurança futuros.

Clientes

A Eco-Oil disponibiliza os seus serviços a um conjunto vasto de clientes de diversas actividades económicas, nomeadamente:

• Armadores, em geral;

• Empresas petrolíferas;

• Estações de serviço de abastecimento de combustíveis;

(5)

Outras empresas do grupo

A Eco-Oil participa igualmente no capital social da

Ecodeal – Gestão Integral de Resíduos

Industriais, SA

, empresa detentora de um Centro Integrado de Recuperação, Valorização e Eliminação de Resíduos Perigosos (CIRVER).

A

Quimitécnica.com – Comércio e Indústria, SA

existe para servir clientes industriais nas suas necessidades de matérias-primas e aditivos químicos. Para tal, desenvolve, produz, comercializa e presta assistência na utilização de todos os produtos que gere.

Utiliza um conjunto de infra-estruturas logísticas e instalações ímpar – seis armazéns, capacidade de armazenagem de 10.000 m3 (líquidos) e cerca de 30.000 t (sólidos), quatro unidades de embalamento de produtos químicos líquidos, duas unidades de mistura e diluição – que permitem dar resposta capaz à indústria Ibérica, em termos de disponibilidade e conhecimento.

A Quimitécnica Ambiente 3 – Serviços de Gestão Ambiental, S.A. resultou da autonomização do Departamento de “Gestão de Instalações de Tratamento de Águas” da Quimitécnica Ambiente, S.A., empresa que foi entretanto fundida com a Eco-Oil, S.A. Iniciou a sua actividade em Outubro de 2009, actuando ao nível da prestação de serviços de gestão integral e/ou de assistência técnica a ETAR’s.

(6)

O QUE FAZEMOS

A Eco-Oil dispõe de instalações adequadas à recepção de águas contaminadas, com as seguintes origens:

• Águas oleosas e águas de lavagem de tanques de petroleiros e outros navios (origem marítima);

• Águas oleosas e emulsões de óleo em água provenientes das actividades comercial e industrial (origem terrestre);

O tratamento das águas contaminadas é realizado com as melhores práticas e tecnologias disponíveis, com o objectivo de realizar a máxima recuperação dos óleos minerais, bem como, garantir as necessárias condições ambientais na descarga da água tratada – de acordo com a Licença Ambiental. A mistura de óleos minerais é colocada no mercado para valorização energética.

Tratamento de Águas Marítimas

A Eco-Oil assiste navios-tanque de grandes dimensões, de acordo com a Legislação Ambiental e a Convenção Internacional MARPOL

A Eco-Oil assume a representação nacional na associação europeia Euroshore International, posicionando-se como uma forte referência internacional do sector.

A instalação cumpre com o código ISPS (Ship and Port Facility Security Code) – o que garante aos navios assistidos, o cumprimento de elevados padrões de segurança e a vigilância do local 24 horas por dia, 365 dias por ano.

(7)

Tratamento de Águas Terrestres

A unidade também tem capacidade para proceder à recepção/tratamento e valorização de águas contaminadas geradas pela actividade comercial e industrial – são exemplos a indústria petrolífera (estações de serviço) e industrias com separadores água/óleo.

(8)

Os navios atracam numa ponte cais com fundos de 7,5 m. Esta plataforma está dotada com uma torre de acesso e uma grua de 55 m, com capacidade de elevação de 1,5 ton.

As águas oleosas e de lavagem são descarregadas por mangueiras de 6” (500 m3/h) ou de 8” (950 m3/h), com a pressão máxima de descarga limitada a 7 bar, para dois tanques de armazenagem de 5 000 m3 ou um tanque de 2 500 m3.

Os tanques encontram-se dentro duma bacia de segurança de 1ª classe.

A separação das fases oleosa e aquosa, por acção do campo gravítico ou por centrifugação, pode ser promovida por aquecimento num permutador de calor.

A fase aquosa é tratada, sequencialmente, por filtração, floculação e flotação por ar dissolvido. A água pré-tratada, armazenada num tanque intermédio, segue para o tratamento biológico em reactores de filme fixo.

O tratamento de lamas processa-se em três tanques de decantação e por centrifugação a 3250 rpm. A qualidade do efluente é continuamente controlada por um analisador de carbono

orgânico total.

A condução da instalação é assegurada a partir de um posto central.

Na página seguinte apresenta-se o esquema do processo de tratamento.

Terminal da Mitrena

No Terminal da Mitrena, sito na península da Mitrena, funcionam duas empresas distintas: a Tanquisado (armazenamento e expedição de produtos refinados) e a Eco-Oil (recepção e tratamento de águas oleosas e águas de lavagem de tanques provenientes da actividade marítima, industrial e comercial). A Eco-Oil e a Tanquisado partilham em harmonia boas práticas ambientais e de segurança, que são alargadas a elementos externos que se desloquem ao terminal.

(9)
(10)

QUALIDADE, AMBIENTE, HIGIENE E SEGURANÇA

A Qualidade, o Ambiente, a Segurança e a melhoria contínua é preocupação e tarefa de todos, fazendo parte integrante da actuação da empresa. Tendo sido obtida, em 2009, a certificação do Sistema de Gestão da Qualidade pela norma NP EN ISO 9001 e em 2012, a certificação do Sistema de Gestão Ambiental e de Segurança e Saúde do Trabalho pelas normas respetivas NP EN ISO 14001e a OHSAS 18001.

A Eco-Oil possui a Licença Ambiental n.º 8/2003 sendo cumpridas todas as exigências legais impostas por esta (e demais legislação ambiental).

Dadas as características da actividade, a sua execução em condições ambientais e de segurança adequadas é essencial, em ordem a garantir a segurança quer da empresa quer do meio ambiente. A Eco-Oil implementou um conjunto de práticas e de documentação de segurança que consubstanciam a gestão de segurança de forma eficaz.

A Eco-Oil tem implementado um Plano de Emergência Interno (PEI) e realiza treinos e exercícios regulares de forma a verificar a sua aptidão.

Face à natureza da actividade principal, está também implementado um Plano de Protecção de

Instalação Portuária, aprovado pelo IPTM (Instituto Portuário e dos Transportes Marítimos), de acordo

com o Regulamento (CE) 725/2004.

A empresa possui um Manual de Protecção contra Explosões de acordo com a Directiva 94/9/EC (Directiva ATEX – relativa aos cuidados a ter com a instalação de equipamentos em ambientes com

risco de explosão). Foi transposta para a legislação portuguesa pelos Decretos-Lei n.º 112/96 e n.º 262/2003.

A saúde dos trabalhadores é assegurada pela medicina preventiva do trabalho (externa), identificação de perigos, avaliação de riscos e controlo dos riscos com implementação de práticas de protecção

(11)

Os resíduos gerados pelo colaborador serão colocados nos respectivos contentores (papel e cartão; plástico; Vidro; RSU – Resíduos Sólidos Urbanos).

Nota: Dadas as características da actividade principal da empresa e a área onde está inserida –

Terminal da Mitrena Tanquisado / Eco-Oil – cada novo colaborador deve, antes de iniciar a sua actividade na empresa, ler alguns dos seguintes Documentos que constituem o SIGQAS, de forma a inteirar-se dos princípios e objectivos da Organização, bem como dos perigos existentes e dos procedimentos em caso de emergência, nomeadamente:

Plano de Emergência Interno (PEI);

Matriz de Identificação de Perigos e Avaliação de Riscos (MIPAR); Matriz de Avaliação de Impactes Ambientais (MAIA);

Os documentos estão disponíveis no servidor e podem ser consultados sempre que necessário. Ponto de Reunião da Eco-Oil:

Parque de estacionamento Ponto de Encontro do Terminal:

(12)

INFORMAÇÕES DIVERSAS

Contactos úteis

Eco-Oil – tel. 265 729 671; fax: 265 729 670; eco-oil@eco-oil.pt; www.eco-oil.pt Portaria – tel. 265 535 174

Emergência médica (Hospital Distrital de Setubal) – tel. 265 525 822 Bombeiros Setúbal – tel. 265 522 122 / 265 523 523

Recursos Humanos

Sede: Dr. Joaquim Cristóvão Telef. 210 300 400 / 212 069 000 e-mail

jcristovao@cuf.pt

Assessor Eco-Oil: Eng.º Gonçalo Camejo Tel. 961 620 188

e-mail – goncalo.camejo@quimitecnicambiente.pt

O “Referencial de Competências” está disponível no órgão “Recursos Humanos”

Regras práticas de segurança

Não é permitido circular a mais de 30 Km/h;

Estacionar no sentido da saída e deixar a chave na ignição;

Não é permitido o uso de telemóvel no interior da instalação, fumar ou foguear; É obrigatório o uso dos equipamentos de protecção adequados.

Tanquisado

(13)

Manual de Acolhimento

Código DO 03 Edição 02 Data 19.07.2013

Elaborado por: Direção da Qualidade, Ambiente e Segurança

(14)

LISTA DE DISTRIBUIÇÃO

Referências

Documentos relacionados

Este banho é apenas o banho introdutório para outros banhos ritualísticos, isto é, depois do banho de descarrego, faz-se necessário tomar um outro

b) Execução dos serviços em período a ser combinado com equipe técnica. c) Orientação para alocação do equipamento no local de instalação. d) Serviço de ligação das

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

Afinal de contas, tanto uma quanto a outra são ferramentas essenciais para a compreensão da realidade, além de ser o principal motivo da re- pulsa pela matemática, uma vez que é

São eles, Alexandrino Garcia (futuro empreendedor do Grupo Algar – nome dado em sua homenagem) com sete anos, Palmira com cinco anos, Georgina com três e José Maria com três meses.

• The definition of the concept of the project’s area of indirect influence should consider the area affected by changes in economic, social and environmental dynamics induced

(iv) estimate technological profile for Brazil and BLUM regions considering zoo technical indexes and calculated productivities (beef and dairy sectors); (v) estimate costs

Este trabalho tem a finalidade de apresentar momentos da história da saúde pública no Brasil, ocorridos especialmente entre o período imperial e a Cons- tituição republicana de