• Nenhum resultado encontrado

PREFEITURA MUNICIPAL DE CAÇAPAVA DO SUL SECRETARIA DA ADMINISTRAÇÃO - Nível Superior - Nome Inscrição nº RG Nº CPF Nº Data

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PREFEITURA MUNICIPAL DE CAÇAPAVA DO SUL SECRETARIA DA ADMINISTRAÇÃO - Nível Superior - Nome Inscrição nº RG Nº CPF Nº Data"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

PREFEITURA MUNICIPAL DE CAÇAPAVA DO SUL SECRETARIA DA ADMINISTRAÇÃO

- Nível Superior -

PORTUGUÊS

Brasil busca 800 mil jovens aprendizes

O Brasil tem 120 mil jovens aprendizes. Para 2010, o Ministério do Trabalho e Emprego tem a meta de chegar a 800 mil aprendizes, mediante contrato de trabalho especial que garanta a qualificação ____________. Em busca de alternativas para que o jovem tenha oportunidade de qualificação e __________, entidades ligadas ao tema se reuniram nesse final de semana, na Superintendência Regional do Trabalho e Emprego do RS (SRTE), em Porto Alegre, durante o Seminário Aprendizagem na Agenda do Trabalho ___________ para Juventude.

Segundo o Coordenador do Núcleo de Apoio a Projetos Especiais da SRTE/RS, Pedro Jacobi, um dos principais desafios para aumentar o número de atendidos na categoria aprendiz é que mais cursos profissionalizantes sejam oferecidos. Além disso, ele lembrou que um dos principais __________ encontrados pelos jovens em busca do primeiro emprego é a falta de qualificação.

(Jornal Correio do Povo, julho de 2009.)

01) As palavras que preenchem corretamente as lacunas do texto são respectivamente: a) proficional, aprendizagem, descente, impecilho.

b) Profissional, aprendizagem, decente, impecilho. c) Profissional, aprendisagem, decente, empecilho. d) Profissional, aprendizagem, decente, empecilho. e) Profissional, aprendizagem, descente, empecilho.

02) O Ministério do Trabalho e Emprego pretende em menos de um ano aumentar a contratação de jovens aprendizes em:

a) em 40%. b) em 50%. c) em 60%. d) em mais de 60%. e) N.D.A. Nome________________________________________________Inscrição nº________________ RG Nº_______________________CPF Nº______________________Data__________________ OBSERVAÇÃO

Leia com atenção toda a prova;

A interpretação faz parte da prova;

O tempo de duração da prova é de duas (02) horas;

Toda e qualquer manifestação para o fiscal de prova deve ser feita em voz alta;

No cartão resposta não rasure , para cada questão marque apenas (01) uma resposta;

No cartão resposta preencha só os dados solicitados .

Esta prova contem 20 ( vinte ) questões distribuídas da seguinte maneira:

- 05 Questões de Português - 05 Questões de Matemática

- 06 Questões de Conhecimentos Gerais - 04 Questões de Legislação do Estagiário

(2)

03) O tema discutido no Seminário Aprendizagem na Agenda do trabalho Decente para a juventude, realizado em Porto Alegre, foi:

a) alternativas para que o jovem tenha oportunidades de qualificação e aprendizagem. b) Novas formas de empregar cada vez mais os jovens.

c) Inserir os jovens carentes no mercado de trabalho. d) Oportunidades de trabalho para jovens de até 21 anos. e) N.d.a.

04) Assinale a alternativa em que todas as palavras são paroxítonas: a) Ministério, Brasil, além.

b) Jovens, falta, Ministério. c) Primeiro, número, falta. d) Seminário, número, falta. e) N.d.a.

05) Dadas as palavras: além, núcleo e seminário. Assinale a alternativa em que elas estão corretas quanto a separação silábica.

a) a-lém, nú-cle-o, se-mi-ná-rio. b)al-ém, nú-cleo, se-mi-ná-rio. c) a-lém, nú-cleo, se-mi-ná-rio. d) a-lém, nú-cleo, se-mi-ná-ri-o. e) além, nú-cleo, se-mi-ná-rio.

MATEMÁTICA

06) Quinze máquinas efetuam um trabalho em 12 dias de 10 horas, havendo problemas em 3 máquinas. Quantos dias de 8 horas as máquinas restantes levarão para fazer o dobro do trabalho anterior ? a) 24 dias b) 18,75 dias c) 32 dias d) 37,5 dias e) 36 dias

07) Em vez de aumentar o preço de uma barra de chocolate, o fabricante decidiu reduzir seu peso em 16%. A nova barra pesa 420 g. O seu peso da barra original é:

a) 496 g b) 510 g c) 500 g d) 490 g e) 520 g

08) Trabalhando 12 dias, 8 horas por dia, 5 teares fazem 10000 metros de tecido. Quantos metros de tecido fariam 10 teares, durante 8 dias, trabalhando 6 horas por dia?

a) 8000 m b) 9000 m c) 10000 m d) 11000 m e) 12000 m

(3)

09) Numa cidade, em 2009 o número de ratos é de 1 milhão e o número de habitantes é de 500 mil. Se o número de ratos duplica a cada cinco anos e o número de habitantes duplica a cada dez anos, o número de ratos por habitante, daqui a dez anos, será de:

a) 2 b) 4 c) 6 d) 8 e) 10

10) Um capital de R$ 1100,00 foi aplicado por 5 meses, rendendo juros simples de R$ 55,00. Calcule a taxa anual de juros.

a) 2% b) 6% c) 8% d) 10% e) 12% CONHECIMENTOS GERAIS

11) Preservar o patrimônio histórico e cultural ,a memória e a identidade de um povo são deveres da administração pública e dos órgãos competentes. É também o dever cívico de todo o povo.

Qual Jornal que era o divulgador dos ideários e das noticias da República Rio-Grandense, opositora por assim dizer ao Império Brasileiro, tal jornal começa em Piratini e termina em Caçapava do Sul.

a) Jornal A Sentinela b) Jornal O Povo c) Jornal a Revolução d) Jornal Folha do Sul e) Jornal Atualidade

12) A construção do Forte Dom Pedro II foi uma iniciativa do General Soares de Andréa, quando presidente da Província. Mais tarde esse general recebeu um título pelo qual ficou conhecido e hoje é nome de rua em nossa cidade. È ele:

a) Barão de Caçapava b) Duque de Caxias c) Barão do Rio Branco d) Duque Estrada e) Duque do Sudeste

13) A atual mesa diretora da Câmara de Vereadores de Caçapava do Sul tem como Presidente: a) Vereador Ilson Tondo

b) Vereador Pedro Gaspar c) Vereadora Rosilda Freitas d) Vereador Caio Casanova

(4)

14) Foi uma das primeiras fontes a abastecer de água potável a cidade. Os índios Charruas do aldeamento indígena denominavam-se em sua língua de “ Y-CAA-ÇAPAA-BA “, que significava “ ÁGUA NA CLAREIRA DA MATA “ .Essa fonte chama-se:

a) Fonte de Caçapava b) Fonte do Mato

c) Fonte do Conselheiro d) Cascata do Salso e) Rio Camaquã

15) è uma magnífica formação rochosa no interior do Município de Caçapava do Sul, é um local imperdível para quem gosta de aventuras em contato com a natureza. As pedras gêmeas que se assemelham a duas cabeças de gorilas de rosto colado se constituem num ambiente natural ainda bem preservado. Esse ponto Turístico de Caçapava do Sul Chama-

se: a) Gruta da Varzinha b) Guaritas c) Pedra do Segredo d) Passo do Megatério e) Pedra da Cruz

16) Caçapava do Sul, ao oeste , limita-se com: a) Lavras do Sul e São Sepé

b) Cachoeira do sul e São Sepé c) Bagé e Pinheiro Machado d) São Sepé e Bagé

e) Cachoeira do Sul e Santana da Boa Vista

LEI DO ESTAGIÁRIO

17) Segundo a Lei nº 11.788, de 25 de setembro de 2008, o estágio é ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo do estudante. Sobre a matéria é INCORRETO afirmar que:

a) Para todos os fins da legislação trabalhista e previdenciária o estágio nunca se caracterizará como relação de emprego do educando com a parte concedente do estágio.

b) O estágio integra o itinerário formativo do educando e faz parte do projeto pedagógico do curso.

c) É obrigatório o estágio, quando definido como pré-requisito no projeto pedagógico do curso para aprovação e obtenção do diploma.

d) É definido como não-obrigatório o estágio, enquanto atividade opcional, acrescida à carga horária regular e obrigatória.

(5)

18) No que concerne as obrigações das instituições de ensino, em relação aos estagiários, assinale a alternativa CORRETA:

a) indicar professor orientador, da área a ser desenvolvida no estágio, como responsável pelo acompanhamento e avaliação das atividades do estagiário.

b) manter à disposição da fiscalização documentos que comprovem a relação de estágio.

c) contratar em favor do estagiário seguro contra acidentes pessoais, cuja apólice seja compatível com valores de mercado, conforme fique estabelecido no termo de compromisso. d) indicar funcionário do quadro de pessoal, com formação ou experiência profissional na área de conhecimento desenvolvida no curso do estagiário, para orientar e supervisionar até dez estagiários simultaneamente.

e) por ocasião do desligamento do estagiário, entregar termo de realização do estágio com indicação resumida das atividades desenvolvidas, dos períodos e da avaliação de desempenho. 19) Segundo a lei vigente, a jornada do estagiário será definida de comum acordo entre a instituição de ensino, a parte concedente e o aluno ou seu representante legal (em caso de menores de 18 anos) e deverá constar do Termo de Compromisso de Estágio. Deverá, ainda, ser compatível com as atividades escolares e respeitar os seguintes limites:

I) 04 (quatro) horas diárias e 20 (vinte) horas semanais, no caso de estudantes de educação especial e dos anos finais do ensino fundamental, na modalidade profissional de educação de jovens e adultos;

II) 06 (seis) horas diárias e 30 (trinta) horas semanais, no caso de estudantes do ensino superior, da educação profissional de nível médio e do ensino médio regular;

III) 08 (oito) horas diárias e 40 (quarenta) horas semanais, no caso de cursos que alternam teoria e prática, nos períodos em que não estão programadas aulas presenciais, desde que esteja previsto no projeto pedagógico do curso e da instituição de ensino;

Analisando as assertivas acima, verifica-se que:

a) Nenhuma está correta b) Todas estão corretas

c) Apenas a I, está correta. d) Apenas a II, está correta. e) Apenas a I e II, estão corretas.

20) No que diz respeito aos direitos dos estagiários, é INCORRETO afirmar que poderá ser concedido:

a) inscrição e contribuição como segurado facultativo no Regime Geral de Previdência Social. b) auxílio-transporte.

c) recesso de 30 (trinta) dias, sempre que o estágio tenha duração inferior a 01 (um) ano, a ser gozado preferencialmente durante suas férias escolares.

d) auxílio alimentação. e) auxílio saúde.

Referências

Documentos relacionados

O caldo aromático de hortícolas permite não só o reaproveitamento das cascas e talos dos hortícolas como permite aromatizar este prato sem que seja necessário

A par disso, analisa-se o papel da tecnologia dentro da escola, o potencial dos recursos tecnológicos como instrumento de trabalho articulado ao desenvolvimento do currículo, e

17 Leilão SINDI ESTRELAS 12|OUT|17|20h DELFINÓPOLIS DO ACS FÊMEA PO | 29.07.2015 FAMOSO DA ESTIVA QUERENTE DA ESTIVA HERESIA DA ESTIVA HEROINA BOMPASTO JTSJ 104 FRANCESA

- Agrotis segetum (Roscas) - Myzus persicae (Afideos) - Macrosiphum solanifolii (Áfidos) - Gnorimoschema operculella (Traça) - Spodoptera exempta (Lagarta invasora) -

a) 2 Meses para os exames de 1º Kyu, 1º Dan e 2º Dan. Os exames para as graduações de Kyu são gratuitos. O custo dos exames para as graduações de Dan deve tendencialmente

Estamos aquí reunidos Estamos aquí reunidos A-D A-D En un mismo sentir En un mismo sentir A A como en pentecostés como en pentecostés F#sus4 F# F#sus4 F# en unidad de corazon

7.02 – Execução, por administração, empreitada ou subempreitada, de obras de construção civil, hidráulica ou elétrica e de outras obras semelhantes, inclusive

Permite que a cortina de luz seja montada na superfície traseira e na superfície lateral om um parafuso de cabeça hexagonal M8. por kit de emissor e receptor) Usado como suporte