• Nenhum resultado encontrado

Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano PPGCMH

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano PPGCMH"

Copied!
19
0
0

Texto

(1)

Programa de Pós-Graduação em Ciências do

Movimento Humano – PPGCMH

EDITAL n° 12/2011

EXAME DE SELEÇÃO

DOUTORADO EM CIÊNCIAS DO MOVIMENTO HUMANO

Área de Concentração:

Estudos Biocomportamentais do Movimento Humano

Linhas de Pesquisa:

Comportamento Motor

Atividade Física e Saúde

Desempenho no Esporte

Florianópolis, SC

Maio de 2011

(2)

EDITAL N° 12/2011/CEFID

Estabelece normas e abre inscrição, seleção e matrícula para o

Doutorado em Ciências do Movimento Humano do Centro de Ciências da Saúde e do Esporte da Universidade do Estado de Santa Catarina.

O Diretor Geral do Centro de Ciências da Saúde e do Esporte - CEFID, atendendo o que dispõe o Regimento do Programa de Pós-Graduação DOUTORADO EM CIÊNCIAS DO MOVIMENTO HUMANO, aprovado pela Resolução n.º 011/07 - CONSUNI e, no uso de suas atribuições:

Resolve:

Abrir inscrições e determinar procedimentos para seleção e matrícula no Curso de

Doutorado em Ciências do Movimento Humano:

1. DAS INSCRIÇÕES

1.1 Serão admitidos à inscrição no Curso de Doutorado em Ciências do Movimento

Humano os portadores de diploma de graduação em Curso de nível superior com duração

plena reconhecido pelo MEC e de diploma de Curso de Mestrado stricto sensu aprovado pela CAPES.

Período de inscrição: 12 de maio a 10 de junho de 2011. 1.2 Documentos necessários

Para a inscrição deverão ser entregues (ou enviados) os seguintes documentos:

• Formulário de inscrição devidamente preenchido (ANEXO 1), com a indicação de um possível orientador, conforme disponibilidade de orientação registrada no item 2 deste edital- DAS VAGAS;

• Fotocópia autenticada do diploma e do histórico escolar do Curso de Graduação (a);

• Fotocópia autenticada do diploma e do histórico escolar do Curso de Mestrado (o curso deverá ser reconhecido pela CAPES ou validado no Brasil, se realizado no exterior) (a);

• Cópia da dissertação de Mestrado;

Currículo lattes resumido, com a comprovação dos documentos (Idiomas:

proficiência em língua estrangeira; Docência no ensino superior: disciplina de Docência Orientada e/ou Graduação e/ou Pós-graduação Lato Sensu; Orientações

(3)

concluídas: orientação de monografia de Graduação e/ou de monografia de Pós-graduação Lato Sensu; atividades de pesquisa: coordenação de projetos de pesquisa e/ou participação em projetos de pesquisa; Produção Bibliográfica (b): livros e capítulos de livro; artigos publicados; carta de aceite da publicação do artigo e/ou artigo com DOI impresso e/ou submetido à revista, vinculado à dissertação de mestrado. A produção bibliográfica - artigos publicados, conforme modelo CNPq, contendo no mínimo dois (2) artigos, um (1) artigo completo publicado em periódico e um (1) artigo completo aceito para publicação, mediante apresentação de carta de aceite da publicação do artigo e/ou artigo com DOI impresso vinculado à dissertação de mestrado, de 2007 a 2011, na área 21 da CAPES (ANEXO 2 e ANEXO 7);

• Declaração da Justiça Eleitoral de estar em dia com as obrigações eleitorais, no caso de candidatos brasileiros;

• Prova de estar em dia com as obrigações militares, no caso de candidatos brasileiros;

• Fotocópia da Carteira de Identidade e do CPF (não serão aceitos documentos similares), para candidatos brasileiros; no caso de estrangeiros, os exigidos pela legislação específica;

• Uma (1) fotografia 3x4 recente;

• Comprovante de recolhimento da taxa de inscrição no valor de R$ 75,00 (setenta e cinco reais). Ver instruções para emissão do boleto (ANEXO 3);

• Memorial descritivo contendo a análise das experiências acadêmicas e profissionais, as razões de escolha do Programa, da Linha de pesquisa, bem como a descrição dos interesses de pesquisa. Formatação: limite máximo de 10 páginas, Fonte Arial 12 pt, espaçamento entre linhas 1,5, alinhamento justificado, folha A4 (ANEXO 4);

• Pré-projeto de Tese, em três vias (encadernar separadamente cada cópia). O pré-projeto deverá versar sobre tema vinculado à área de concentração e à linha de pesquisa pretendida, incluindo, no mínimo, os seguintes itens: título, introdução (formulação do problema, justificativa e objetivo), revisão preliminar da literatura, material e métodos, viabilidade (cronograma) e referências bibliográficas. Formatação: limite máximo de 15 páginas, Fonte Arial 12 pt, espaçamento entre linhas 1,5, alinhamento justificado, folha A4.

• Carta de recomendação de dois (2) professores doutores (ANEXO 5);

• Termo de compromisso da instituição de origem (ANEXO 6), quando pertinente, contendo a liberação do candidato por pelo menos 20 horas semanais para cursar o Doutorado;

• Comprovante de exame de proficiência em inglês, realizado até cinco (5) anos. (c)

(a) Conforme Resolução 025/2009/CONSEPE, art. 30, § 2º: Na ausência do diploma, o candidato poderá apresentar declarações de conclusão do curso de graduação e/ou de Mestrado com a data de colação de grau ou defesa de dissertação. A declaração de conclusão deverá ser substituída pelo diploma devidamente registrado no prazo máximo de até 12 meses da data do início do semestre letivo do curso, sob pena de, não o fazendo, ser desligado do curso, perdendo a vaga no mesmo.

(4)

(b) Em se tratando de livros e capítulos de livro serão computados no máximo 5 (cinco) itens no total, de 2007 a 2011. Caso o candidato apresente mais de 5 (cinco) itens, serão considerados os de maior pontuação. Também será avaliada a produção científica de artigos completos publicados, de artigos completos vinculados à dissertação de mestrado aceitos para publicação (carta de aceite da publicação do artigo) e/ou artigo com DOI impresso em periódicos indexados de acordo com os critérios do Qualis CAPES (documento de área que classifica as revistas a partir da indexação e do seu impacto), de 2007 a 2011, na área 21 da CAPES. Serão computados, por candidato, no máximo 3 (três) artigos publicados em periódicos de Qualis B4; no máximo 3 (três) artigos publicados em periódicos de Qualis B5.

(c) Para os alunos do Doutorado será exigida proficiência em um segundo idioma (Francês, Italiano, Alemão ou Espanhol), cujo comprovante deverá ser obtido, obrigatoriamente, até o final dos primeiros 18 (dezoito) meses do curso.

1.3 Procedimento de inscrição:

As inscrições poderão ser feitas pessoalmente ou por procuração, das 8:00 às 12:00 horas na Secretaria da Pós-graduação ou pelo CORREIO até dia 10 de junho de 2011, com envio de toda a documentação por SEDEX10, no endereço a seguir. Para efeito de prazo, será considerada a data da postagem.

Local/Endereço:

Centro de Ciências da Saúde e do Esporte - CEFID

Coordenadoria do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano - PPGCMH Rua: Paschoal Simone, 358 - Bairro: Coqueiros

Florianópolis, SC CEP: 88080-350

Informações:

Página eletrônica: http://www.cefid.udesc.br/pos/ Telefone: (0XX48) 3321-8683

E-mail: ppgcmh.cefid@udesc.br

2. DAS VAGAS

Área de Concentração: Estudos Biocomportamentais do Movimento Humano Linhas de Pesquisa:

(1) Atividade Física e Saúde (2) Comportamento Motor (3) Desempenho no Esporte

O Programa oferece as seguintes vagas para o Curso de Doutorado em Ciências do Movimento Humano, conforme distribuição abaixo:

(5)

ORIENTADORES/Linha de Pesquisa Nº de Vagas E-mail

1. Prof. Dr. Alexandro Andrade (1) e (3) 01 alexandro.andrade@udesc.br 2. Profª. Dr.ª Giovana Zarpellon Mazo(1) 01 giovana.mazo@udesc.br 3. Prof. Dr. Hélio Roesler (2) e (3) 01 helio.roesler@udesc.br 4. Prof. Dr. Magnus Benetti (1) 01 magnus.benetti@udesc.br 5. Profª. Dr.ª Stella Maris Michaelsen (2)

01 stella.michaelsen@udesc.br michaelsenstella@hotmail.com 6. Prof. Dr. Tales de Carvalho (1)

01 tales.carvalho@udesc.br tales@ativanet.com.br

Total de vagas 06

Obs: O candidato deverá no ato da inscrição, indicar a primeira e segunda opção de orientadores de sua preferência, na ficha de inscrição.

3. DA SELEÇÃO

Na seleção serão levados em conta os seguintes aspectos: currículo lattes resumido de 2007 a 2011, com a comprovação dos documentos (ANEXO 2 e ANEXO 7); conhecimento de língua estrangeira; experiência profissional e acadêmica; experiência na linha de pesquisa do orientador; memorial descritivo, pré-projeto e entrevista. Após a análise, os pareceres serão aprovados no Colegiado do PPGCMH. No parecer final, serão listados os alunos qualificados que terão direito de preencher as vagas deste edital e os primeiros suplentes que foram aprovados na seleção.

Obs.: Caso o número de alunos qualificados seja menor que o número de vagas, estas não serão preenchidas.

3.1 PERÍODO E ETAPAS DE SELEÇÃO:

14 a 15 de junho de 2011: Análise documental. Divulgação da lista de

deferimentos e indeferimentos da inscrição no dia 15 de junho, a partir das 15:00 horas no site do programa (http://www.cefid.udesc.br/pos).

O processo de seleção será realizado por uma comissão especialmente designada para este fim pela Coordenação do Programa, que efetuará a seleção em 2 (duas) etapas:

1ª Etapa (eliminatória e classificatória):

- Análise do Currículo Lattes: será avaliado conforme os critérios estabelecidos no

ANEXO 7 deste edital. Será eliminado o candidato que obtiver pontuação igual a 0 (zero) em qualquer um dos quatro itens avaliados (1 – Idiomas; 2 – Docência no ensino superior; 3 – Orientações concluídas e atividades de pesquisa; 4 – Produção

(6)

Bibliográfica). A pontuação máxima para o currículo lattes e seus quatro itens

avaliados será de 100 pontos. O candidato que atingir 500 pontos ou mais terá alcançado a pontuação máxima de 100 pontos. O candidato que tiver abaixo de 500 pontos, terá a sua pontuação dividida por 5 (cinco).

O resultado da 1ª Etapa será divulgado em 17 de junho de 2011 na Coordenadoria do Programa de Pós-Graduação do CEFID/UDESC e na página (http://www.cefid.udesc.br/pos). Oportunamente, os selecionados serão contatados pelo telefone.

2ª Etapa (classificatória):

- Análise do Pré-Projeto de Tese será realizada conforme os critérios apresentados no ANEXO 8.

- Entrevista: será realizada nos dias 20, 21 e 22 de junho de 2011, por uma banca

composta pelo Professor Orientador indicado na ficha de inscrição do candidato e por mais dois membros indicados pela Coordenação do Programa.

A entrevista tem por objetivo detectar outros pontos importantes não incluídos nas etapas anteriores. Os critérios de avaliação serão fixados pelos Professores da banca avaliadora, que atribuirá ao candidato uma nota de 0 (zero) a 100 pontos. Para a realização das entrevistas, os candidatos serão contatados por telefone, oportunamente.

NOTA FINAL: A nota final (NF) será o resultado do somatório da nota do currículo (NC)

com a nota do Pré-Projeto de Tese (NP) e com a nota da entrevista (NA), conforme segue:

NF = NC + NP +NA

A partir da pontuação os candidatos serão ranqueados de forma decrescente. No parecer final, serão listados os alunos qualificados que terão direito de preencher as vagas deste edital e os primeiros suplentes que foram aprovados na seleção. Caso o número de alunos qualificados seja menor que o número de vagas, estas não serão preenchidas.

5. DO RESULTADO

A relação oficial dos aprovados será publicada no dia 27 de junho de 2011, a partir das 14:00 horas na Coordenadoria do Programa de Pós-Graduação e na página do Programa na Internet (http://www.cefid.udesc.br/pos/).

6. DA MATRÍCULA

Matrícula para alunos regulares: 28 a 29 de junho de 2011

Horário: das 08:00 às 12 horas, na Secretaria do Programa.

(7)

direito de matricular-se no Curso de Doutorado em Ciências do Movimento Humano, obedecendo aos prazos e normas fixados neste Edital.

6.2. O candidato será imediatamente substituído pelo próximo classificado caso não se

matricule no prazo estabelecido.

6.3. Além dos documentos solicitados para inscrição, os candidatos deverão apresentar

por ocasião da matrícula, os seguintes documentos: a) Cópia da cédula de identidade/RG e CPF; b) 01 foto 3x4 recente;

c) Cópia da certidão de nascimento ou casamento;

d) Cadastro Aluno Regular, disponível na homepage do Programa no item FORMULÁRIOS PARA OS ALUNOS- Modelo Cadastro Aluno Regular.

7 - DISPOSIÇÕES FINAIS

7.1. O presente exame de seleção é válido somente para matrículas referentes ao segundo

semestre letivo de 2011, desta Universidade.

7.2. Não será aceita a inclusão de documentação nos processos após o fechamento do

período de inscrições.

7.3. Os candidatos não classificados deverão retirar sua documentação junto à

Coordenadoria do Programa, de 08 a 31 de agosto de 2011. O Programa não se

responsabilizará pelos mesmos após esta data, bem como pela sua devolução por correio.

7.4. Os casos omissos, neste Edital serão resolvidos, no que couber, pelo Colegiado do

Programa de Pós-Graduação.

Aprovado na reunião do Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano, realizada no dia 10 de maio de 2011.

(8)

ANEXO 1

FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO

DADOS DO CURSO

CURSO DE DOUTORADO EM CIÊNCIAS DO MOVIMENTO HUMANO

ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: Estudos Biocomportamentais do Movimento Humano DENTRO DA ÁREA DE CONCENTRAÇÃO INDIQUE A LINHA DE PESQUISA DE PREFERÊNCIA.

( ) Atividade Física e Saúde ( ) Comportamento Motor ( ) Desempenho no Esporte ORIENTADOR DE PREFERÊNCIA: 1ª Opção: __________________________________________________________________ 2ª Opção: __________________________________________________________________ 2 DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Nome Completo: _____________________ Naturalidade: _____________________ Data Nascimento: .../.../... Estado Civil: _____________________ Cédula Identidade nº:______________________ Órgão Expedidor:_____________

Título eleitoral: n.º___________________ Zona ______ Seção:_____ CPF nº:______________________

Certificado Militar nº: __________________ Série: _________ Categoria: _________

ENDEREÇO DOMICILIAR:

Rua:_________________________________________n.º_______ Cidade:____________________estado: ___ CEP:____________

(9)

3 CURSOS DE GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO REALIZADOS 4 TRABALHO ENDEREÇO PROFISSIONAL: Rua:_________________________________________n.º_______ Cidade:____________________estado: ___ CEP:____________ Fone: (___)________________

EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL (DOCENTE E/OU ADMINISTRATIVA)

- Qual a instituição/entidade, cargo ou função, início e termino?

VÍNCULO EMPREGATÍCIO DURANTE O CURSO

- Você manterá vínculo empregatício durante o curso? ( ) Sim ( ) Não

- Caso afirmativo, anexar documento comprobatório de concordância da instituição para realizar o curso.

PROFISSIONAIS LIGADOS À SUA ÁREA DE CONHECIMENTO:

- Indique nome, endereço e cargo de 3(três) profissionais ligados à sua área de conhecimento:

Nome Endereço Cargo

1. 2. 3. Assinatura: _____________________________ Nome completo: _____________________________ Florianópolis, ______/________/_________

CURSOS DE GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO REALIZADOS TÍTULO

OBTIDO A B C

I N S T I T U I Ç Ã O – LOCAL INÍCIO TÉRMIN O

(10)

COMPROVANTE DE INSCRIÇÃO

1. Nome do Candidato:

2. Curso: Doutorado em Ciências do Movimento Humano

3. Linha de Pesquisa: ( ) Atividade Física e Saúde ( ) Comportamento Motor ( ) Desempenho no Esporte 4. Orientador de Preferência: 1ª Opção: __________________________________________________________________ 2ª Opção: __________________________________________________________________ Florianópolis, ______/________/_________ _________________________ Assinatura do responsável no PPGCMH Informações:

Página eletrônica: http://www.cefid.udesc.br/pos/ Telefone: (0XX48) 3321-8683

(11)

ANEXO 2

ORIENTAÇÕES PARA A ELABORAÇÃO DO CURRÍCULO LATTES 1 Organização Estrutural

1.1 O Currículo Lattes deverá ser preenchido diretamente na página do CNPq (http://www.cnpq.br) e impresso; e entregue no ato da inscrição juntamente com toda a documentação comprobatória.

1.2 Todas as informações registradas no Currículo Lattes deverão ser comprovadas.

1.3 Os documentos comprobatórios das informações registradas no Currículo Lattes deverão estar seqüencialmente organizados e numerados tomado por base a ordem e a numeração citada no texto do documento.

2 Estruturação

Estruturalmente existem diversas maneiras de organizar o Currículo Lattes, entretanto, o mais importante é que obedeça uma lógica estrutural agrupando em tópicos os documentos de mesma natureza e dentro dos tópicos haja uma hierarquização temporal. Para este processo seletivo estamos sugerimos a seguinte estruturação:

1 DADOS GERAIS

1.1 Informações Pessoais

1.2 Formação Acadêmica/Titulação

1.3 Idiomas proficiência em língua estrangeira

1.4 Atuação profissional

2 LINHAS DE PESQUISAS

3 PROJETOS

4 PRODUÇÃO BIBLIOGRÁFICA

4.1 Livros e capítulos de livro 4.1 Artigos publicados

4.2 Artigos aceitos para publicação

5 ORIENTAÇÕES

5.1 Orientações em Andamento 5.2 Orientações Concluídas

(12)
(13)

ANEXO 3

INSTRUÇÕES PARA EMISSÃO DO BOLETO BANCÁRIO

1º PASSO: Acessar o site da Secretaria da Fazenda www.sef.sc.gov.br

2º PASSO: Em Tributários, clicar em DARE on-line, off-line e especial

3º PASSO: Clicar em DARE ON-LINE

4º PASSO: Na caixa que aparece abaixo clicar em DARE ON-LINE

A partir desta tela você terá que preencher o formulário:

1º PASSO: Em Tipo de Receita procurar a instituição UDESC

2º PASSO: Em Receita, escolher 7030 – UDESC – Taxas e Emolumentos

3º PASSO: Em Classe de Serviço, escolher 7028 – CEFID – Inscrição seleção cursos Pós - Graduação Stricto Sensu

4º PASSO: No campo Identificação do Contribuinte escolher o tipo do documento (CPF OU ID) e informar o número do documento escolhido. Preencher seu nome, o telefone com prefixo ex. (48) e o valor do depósito referente à inscrição.

5º PASSO: Para finalizar clique em ACEITAR e aparecerá o formulário para ser impresso e pago no Banco do Brasil. Entregar na Secretaria da Pós-Graduação do CEFID/UDESC o comprovante, junto aos outros documentos.

(14)

ANEXO 4

ORIENTAÇÕES PARA A ELABORAÇÃO DO MEMORIAL DESCRITIVO 1 ORGANIZAÇÃO ESTRUTURAL

1.1 O Memorial deverá ser digitado ou datilografado; e entregue no ato da inscrição juntamente com toda a documentação comprobatória.

1.2 Todas as informações registradas no Memorial deverão ser comprovadas.

1.3 Os documentos comprobatórios das informações registradas deverão estar

seqüencialmente organizados e numerados tomado por base a ordem e a numeração citada no texto.

2 NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DO MOVIMENTO HUMANO DO CEFID/UDESC

2.1 Finalidade

O Memorial Descritivo constitui-se num documento fundamental no processo de seleção dos candidatos ao Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano do Centro de Ciências da Saúde e de Esporte (CEFID) da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Ele deve conter informações sobre a vida acadêmica e profissional do candidato, que evidencie a sua aptidão intelectual e seu relacionamento com a linha de pesquisa ou área de estudo do Programa em que pleiteia vaga.

2.2 Definição e Estruturação

O Memorial Descritivo é um texto em que o candidato apresenta uma análise reflexiva sobre sua formação acadêmica, suas experiências pessoais de estudo, trabalhos, pesquisas, publicações e outras informações pertinentes a vida acadêmica e profissional, indicando suas motivações e razões que o conduziram ao Programa de Pós-graduação em Ciências do Movimento Humano do CEFID/UDESC.

O Memorial Descritivo não segue uma estrutura rígida e/ou formal, pois a própria organização do documento deve refletir a capacidade e o poder criativo de cada candidato. Mas, de uma forma geral, deve constar a identificação do candidato, a área/subárea ou linha de pesquisa que pretende trabalhar, o memorial propriamente dito e a documentação comprobatória.

(Para maiores informações sobre o memorial descritivo, recomendamos ler: SEVERINO, M,

(15)

ANEXO 5

MODELO DE CARTA DE RECOMENDAÇÃO

(Este modelo é a título de sugestão, porém podem ser utilizadas outros modelos como os emitidos pela CAPES e CNPq)

CARTA DE RECOMENDAÇÃO

NOME DO CANDIDATO: ... NÍVEL: DOUTORADO

LINHA DE PESQUISA: ... ORIENTADOR (A): ... INFORMAÇÕES SOBRE O CANDIDATO

Informe as principais atividades Técnico/Acadêmicas desenvolvidas atualmente pelo candidato, especificando: tipo, espécie, duração, nível, (informações tais como: disciplina, tese, etc.).

Comente sobre a experiência acadêmica, potencial para estudos de Pós-Graduação e outros aspectos que considerar relevantes.

Nome do Recomendante:... Instituição: ... Local: ... Endereço: ... Telefone: ... E-mail: ... Assinatura: ...

(16)

ANEXO 6

TERMO DE COMPROMISSO DA INSTITUIÇÃO

Eu, ________________________________________________________, ocupante do cargo de_________________, na(o)____________________________________(nome da Instituição), declaro para os devidos fins, que o(a) candidato(a) supra-citado terá disponibilidade de ______ horas semanais para dedicação ao Curso de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano.

_________________________ Nome completo do candidato

(17)

ANEXO 7

FICHA DE AVALIAÇÃO DO CURRÍCULO LATTES (A ser preenchido pela Comissão de Seleção)

NOME DO CANDIDATO:________________________________________________

1 - IDIOMAS PONTOS QUANT. TOTAL

Proficiência em língua estrangeira (máximo 2) 10 por idioma

2 - DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR PONTOS QUAN

T.

TOTA L Disciplina de Docência Orientada 3

Graduação 5 por ano

Pós-graduação Lato Sensu (máximo 250 horas/aula) 0,1 por h/a

3 - ORIENTAÇÔES CONCLUÍDAS E ATIVIDADES DE PESQUISA

PONTOS QUAN T

TOTA L Orientação de monografia de Graduação (máximo 10) 1

Orientação de monografia de Pós-graduação Lato Sensu (máximo 10)

2

Coordenação de projetos de pesquisa (máximo 10) 5 Participação em projetos de pesquisa (máximo 10 2

4 - PRODUÇÃO INTELECTUAL

Livros e Capítulos de Livro (máximo 5, no total)*

PONTOS QUANT TOTAL

Livro em editora internacional 50 Livro em editora nacional 30 Capítulo de livro em editora internacional 20 Capítulo de livro em editora nacional 10

Artigo em periódico indexado**

Periódico Qualis A1 100

Periódico Qualis A2 80

Periódico Qualis B1 60

Periódico Qualis B2 40

Periódico Qualis B3 20 Periódico Qualis B4 (máximo 3) 10 Periódico Qualis B5 (máximo 3) 5

(18)

* Em se tratando de livros e capítulos de livro serão computados no máximo 5 (cinco) itens no total, de 2007 a 2011. Caso o candidato apresente mais de 5 (cinco) itens, serão

considerados os de maior pontuação.

** Será avaliada a produção científica de artigos completos publicados, de artigos completos vinculados à dissertação de mestrado aceitos para publicação (carta de aceite da publicação do artigo) e/ou artigo com DOI impresso indexados de acordo com os critérios do Qualis CAPES (documento de área que classifica as revistas a partir da indexação e do seu impacto), de 2007 a 2011, na área 21 da CAPES. Serão computados, por candidato, no máximo 3 (três) artigos publicados em periódicos de Qualis B4; no máximo 3 (três) artigos publicados em periódicos de Qualis B5.

Obs.: A pontuação máxima da avaliação do currículo lattes será de 100 pontos. O candidato que atingir 500 pontos ou mais terá alcançado a pontuação máxima de 100 pontos. O candidato que tiver abaixo de 500 pontos, terá a sua pontuação dividida por 5 (cinco).

(19)

ANEXO 8

AVALIAÇÃO DO PRÉ-PROJETO DE PESQUISA Área de Concentração: Estudos biocomportamentais do movimento humano Linha de Pesquisa:

( ) Atividade Física e Saúde ( ) Comportamento Motor ( ) Desempenho no Esporte

Nome do candidato:

ITEM 0 1 2 3 4 5 Total

1. Apresentação/formato

2. Qualidade da redação: clareza, objetividade, coerência interna do projeto e correção

3. O problema: clareza e adequação à linha de pesquisa

4. Justificativa: relevância e originalidade do estudo

5. Objetivos: clareza e objetividade

6. Revisão da literatura: organização e fundamentação teórica

7. Material e método: tipo de pesquisa,

sujeitos/amostra e instrumentos de pesquisa

8. Material e método: coleta e análise dos dados

9. Viabilidade (cronograma) de realização do projeto

10. Referências bibliográficas: dentro das normas da ABNt e referências atuais

TOTAL DE PONTOS DO CANDIDATO 0 = Não consta (0 pontos); 1 = Ruim (0 pontos); 2 = Pouco ruim (3 pontos); 3=Regular (5 Pontos); 4 = Bom (8 pontos); 5= Excelente (10 pontos)

Referências

Documentos relacionados

O tema proposto neste estudo “O exercício da advocacia e o crime de lavagem de dinheiro: responsabilização dos advogados pelo recebimento de honorários advocatícios maculados

Ao considerar a notável melhoria nos resultados do Idepe alcançados pelas escolas de Ensino Médio após a implementação do Programa de Educação Integral,

O Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação, de 2007, e a Política Nacional de Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica, instituída em 2009 foram a base

A forma como se estruturou a equipe de trabalho do Programa de Intervenção Pedagógica – PIP, no início e ao longo do programa, nos interessa para que possamos

Art. O currículo nas Escolas Municipais em Tempo Integral, respeitadas as Diretrizes e Bases da Educação Nacional e a Política de Ensino da Rede, compreenderá

Os recursos financeiros de que trata este Programa serão depositados pela Prefeitura Municipal de Limeira diretamente em conta corrente aberta, especialmente para este fim, em nome

de professores, contudo, os resultados encontrados dão conta de que este aspecto constitui-se em preocupação para gestores de escola e da sede da SEduc/AM, em

3.1. Políticas Públicas ... Erro! Indicador não definido. Ciclo de Políticas Públicas ... Erro! Indicador não definido. Avaliação de Política Pública ... Erro! Indicador