• Nenhum resultado encontrado

TEATRAL TERRITÓRIO. Fortaleza é uma cidade quente, com uma cena artística efervescente

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "TEATRAL TERRITÓRIO. Fortaleza é uma cidade quente, com uma cena artística efervescente"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

FORTALEZA - CEARÁ,QUINTA-FEIRA, 4 DE FEVEREIRO DE 2021

EDIÇÃO: MARCOS SAMPAIO E RENATO ABÊ www.opovo.com.br/vidaearte vidaearte@opovo.com.br | 3255 61 37

O desejo em comum entre ar-tistas e pesquisadores da cena de criar um material que reúna diversos olhares sobre o proces-so criativo teatral foi o pontapé para o desenvolvimento do livro “Fortaleza: Territórios de Cria-ção em Teatro”. Lançada como ebook em webinário que ocorre nesta quinta, 4, e sexta-feira, 5, às 19 horas, no YouTube, a pu-blicação une a narrativa de di-versos colaboradores a partir de suas pesquisas sobre métodos de criação cênica.

Organizado por William Axel, Lucas Alexandre e Vanéssia Go-mes, o livro é construído por textos de artistas que mergu-lham na investigação de cenas e investem nos registros do pro-cesso. Assuntos como memória, corpo, feminismo, ditadura mi-litar e teatro de rua estão entre os temas abordados. De acordo com a atriz e pesquisadora em teatro Vanéssia Gomes, o de-senvolvimento de “Fortaleza: Territórios de Criação em Tea-tro” começou em 2019 e a ideia foi concretizada a partir do fo-mento da Lei Aldir Blanc, por meio da Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza.

Para a artista, registrar o pensamento e as pesquisas em teatro é fundamental para esta-belecer novos campos de criação cênica e estimular a arte fortale-zense. “O registro é importante como classe teatral porque é o recorte de um tempo”, pontua Vanéssia ao explicar a impor-tância de manter a memória de vivências de intérpretes e mos-trar para o público as diferen-tes camadas que envolvem uma produção artística. “O momento em que você registra isso, tem a possibilidade de criar novos diá-logos”, completa.

Segundo a atriz, a cena teatral na Capital passou por mudanças ao longo dos anos e, atualmente, é possível compreender que a centralidade cultural parte “de onde nós estamos”. O impulsio-namento das produções locais acontece em sintonia com polí-ticas públicas que fortalecem os

recursos para as criações. “O fo-mento aos artistas faz ter a pos-sibilidade de compartilhar muita arte, porque assim eles podem produzir”, conta. Vanéssia tam-bém ressalta a importância dos cursos universitários voltados para o teatro e a presença dos coletivos teatrais, que “ampliam os conhecimentos sobre a área”.

O ator, diretor e dramatur-go Andrei Bessa afirma que o “fazer teatro” está diretamen-te associado com a pesquisa. O texto assinado pelo intérprete na obra aborda as particularidades da metodologia de desenvolvi-mento do espetáculo “Achados & Perdidos”, e também faz parte da

TERRITÓRIO

TEATRAL

| LANÇAMENTO |

Publicação aborda processos de criação teatral de artistas e

coletivos da Capital. Nesta quinta-feira, 4, a obra será lançada em webinário no YouTube

1. Peça ‘Orlando’

2. Espetáculo ‘Final de Tarde’ 3. Peça ‘Achados & Perdidos’ 4. Espetáculo ‘El Niño’

LARA MONTEZUMA lara.montezuma@opovo.com.br

Lançamento do livro

“Fortaleza: Territórios

de Criação em Teatro”

Quando: 4 e 5 de fevereiro, às 19 horas

Onde: no canal ‘Fortaleza: Territórios de Criação em Tea-tro’ no Youtube (https://bit.ly/ território_criação_em_teatro) 1. 3. 4. 2. DIVULGAÇÃO

dissertação defendida no mes-trado em Artes da Universida-de FeUniversida-deral do Ceará (UFC). “A natureza processual de nossas pesquisas possui uma força no livro e é também a principal pro-pulsora do movimento da minha escrita”, explica.

“Fortaleza é uma cidade quente, com uma cena artística efervescente. A fronteira en-tre linguagens artísticas vem se rompendo e muito me orgulho de fazer arte aqui e ser compa-nheiro de tantos artistas que me inspiram”, relata. Além de Andrei, os artistas Cássia Alba-no, Edla Maia, Herê AquiAlba-no, Ju-liana Veras e Pedra Silva, além

de Vanéssia Gomes e William Axel, também assinam textos na obra. “Fortaleza: Territórios de Criação em Teatro” tem apoio do programa de Pós-Graduação em Artes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE).

Fortaleza é

uma cidade

quente, com uma

cena artística

efervescente

ANDREI BESSA Artista e pesquisador

(2)

guia vida&arte

FORTALEZA - CE, QuinTA-FEiRA, 4 DE FEvEREiRO DE 2021

2

inFORmAçõEs sObRE ATRAçõEs, DATAs E hORáRiOs sãO DE REspOnsAbiLiDADE DOs ORgAniZADOREs DOs EvEnTOs

Programação

&

Música e Mercado

A feira virtual “Conecta música e mercado” segue com programação até domingo, 7 de fevereiro. nesta quinta-feira, 4, profissionais conversam sobre “Qual o futuro da música”. Entre os

convidados, estão Charles gavin, marcelo Castelo branco e sallaberry. Já no sábado, 6 de fevereiro, haverá uma entrevista com Roberto Frejat. neste mesmo dia, também haverá painel com o tema “A poesia e o hip hop como ferramentatas para a ampliação do senso crítico de alunos da periferia de são paulo”. Toda a programação está disponível no site do evento. inscrições para participar também estão sendo realizadas por meio da plataforma digital.

Quando: até quinta-feira, 7

onde: na plataforma do Conecta música e mercadoinscrições: no site https://conecta. musicaemercado.org/

| AGENDA |

Com cinema, maratona de séries, teatro e show de

humor, confira a programação cultural para o fim de semana

Cultura

em diferentes

linguagens

Clara Menezes clara.menezes@opovo.com.br

o Que dizer a

uM fascista

O núcleo barro 3 apresenta seu projeto “Cartas a ele”, com o objetivo de

compartilhar os processos de pesquisa sobre criação dramatúrgica por meio de cartas. A programação será iniciada no sábado, 6 de fevereiro, às 16 horas, com aula pública da professora de filosofia, escritora e artista visual marcia Tiburi. no dia, ela propõe um questionamento: “O que você diria a um fascista?”. A partir desse evento, que acontece nas redes sociais do grupo, serão compostos monólogos que dialogam com o teatro e o audiovisual

Quando: sábado, 6, às 16 horas

onde: no canal do Youtube do núcleo barro 3 e no perfil do instagram @nucleobarro3

nomes do cinema que marcam várias gerações ganham espaço nas salas do Cineteatro são Luiz entre os 4 e 13 de fevereiro. são astros e estrelas que, mesmo após décadas, continuam com forte influência na indústria musical. Entre os profissionais que recebem homenagem durante a semana, estão bruce Lee, Johnny Weissmuller, maureen O’sullivan, buster Crabbe e Jean Rogers. Com isso, entra em cartaz: “Durango Kid - Alma de Aventureiro” (1946), de Derwin Abrahams; “O besouro verde” (1966), de Willian beaudine; “Tarzan, O homem macaco” (1932), de W. s. van Dyke; “Tarzan e sua Companheira” (1934), de Cedric gibbons; e “Flash gordon no planeta mongo” (1932), de Frederick stephani, além de sua respectiva continuação de 1936.

Quando: de quinta-feira, 4, até 13 de fevereiro

onde: no Cineteatro são Luiz (rua major Facundo, 500 - Centro, Aldeota)

Após 20 edições e quatro anos sem eventos, o Festival de Esquetes de Fortaleza (Fesfort) retorna em formato virtual. idealizada e dirigida pelo ator Carri Costa, a iniciativa finaliza a semana com a exibição de quatro espetáculos em seu canal do YouTube. nesta quinta-feira, 4, por exemplo, haverá “Caio” e “nó - um corpo que reza e dança”. A programação termina na sexta-feira, 5, com “narciso” e “guarde para o Final de Tudo”. para homenagear os principais destaques da edição, terá a entrega do prêmio gasparina germano. As produções serão avaliadas por vários quesitos como direção, ator, atriz, texto original, figurino e maquiagem.

Quando: “Caio” e “nó - um corpo que reza e dança” na quinta-feira, 4, às 21 horas; e “narciso” e “guarde para o Final de Tudo” na sexta-feira, 5, às 21 horas

onde: no canal do Youtube do Teatro da praia

HoMenageM a BelcHior

bOb WOLFEnsOn

O programa de televisão metrópolis, da Tv Cultura, exibe o dossiê “#belchior, sujeito de sorte” nesta sexta-feira, 5 de fevereiro, às 19h25min. Com o objetivo de homenagear um dos grandes nomes da música nacional, traz uma entrevista com Jotabê medeiros, autor da biografia “Apenas um Rapaz Latino-americano”. Também estarão presentes Chris Fuscaldo e marcelo bortoloti, que escreveram a obra “belchior - viver é melhor que sonhar”. Este livro, que está em pré-venda na plataforma de financiamento coletivo benfeitoria, acompanha os 10 últimos anos da trajetória do artista.

Quando: sexta-feira, 5, às 19h25min

onde: na Tv Cultura

docuMentário

soBre torQuato neto

no documentário “Torquato neto - Todas as horas do Fim”, os diretores marcus Fernando e Eduardo Ades acompanham a trajetória do artista brasileiro que revolucionou a cultura do país. Durante as décadas de 1960 e 1970, ele participou ativamente do movimento tropicalista ao lado de nomes como Caetano veloso, gilberto gil e Os mutantes. Também se integrou à arte marginal com Waly salomão, ivan Cardoso e hélio Oiticica. Apesar de grandes feitos, teve uma vida curta: morreu aos 28 anos. no programa “bate-papo de Cinema pontos”, promovido pelo museu da imagem e do som (mis), a roteirista giuliana monteiro e o artista Eduardo bordinhon discutem sobre o filme. O evento acontece no sábado, 6, às 18 horas, mas o longa-metragem estará disponível para o público a partir de sexta-feira, 5, após inscrições online.

Quando: sábado, 6, às 18 horas

onde: no canal do Youtube do museu da imagem e do som

Mais informações: inscrições para assistir ao filme no site www.mis-sp.org.br

O humorista Ciro santos realiza shows em dois lugares diferentes neste fim de semana. na quinta-feira, 4, estará na barraca Chico do Caranguejo. Já no sábado, 6, estará na Lupo bier. nas apresentações, interpretará a personagem virginia Del Fuego e proporcionará quadros de mágica. Os espetáculos, que acontecem presencialmente, começam às 19 horas.

Quando: quinta-feira, 4, às 19 horas, e sábado, 6, às 19 horas

onde: na quinta, 4, na barraca Chico do Caranguejo (avenida Clóvis Arrais mais, 4930 - praia do Futuro, Fortaleza); e no sábado, 6, na Lupus bier (rua dos Tabajaras, 340 - praia de iracema, Fortaleza)

festival de esQuetes

coMédia coM

ciro santos

Maratona de

filMes antigos

DivuLgAçãO DivuLgAçãO DEÍs A g AR CÊZ/EspECiAL p ARA O pOvO

(3)

guia vida&arte

FORTALEZA - CE, QuinTA-FEiRA, 4 DE FEvEREiRO DE 2021

3

Artes cênicAs

&

O cãO, a PirOcaia e

Outras histórias

| Instagram |

Histórias da narrativa oral do Montese - da época em que o

bairro era conhecido como Pirocaia - são resgatadas em fotonovela virtual

Fotonovela A Pirocaia narra

história do bairro Montese

FELiPE CRuZ/DivuLGAÇÃO

A localidade onde hoje se encontra o bairro Montese ti-nha, até meados dos anos 1940, nome indígena: Pirocaia, pala-vra oriunda da língua tupi e que significa “Aldeia dos Pele Quei-mada”. Antes de ser conhecida pelo movimento do comércio, a região despontou por um moti-vo curioso: a presença do “cão” numa casa da rua Romeu Mar-tins. Histórias do bairro, como essa, são revisitadas na fotono-vela virtual “A Pirocaia”, criada pelo ator e dramaturgo Ícaro Eloi. Capítulos já estão disponí-veis no Instagram @apirocaia e novos segmentos serão posta-dos nas próximas semanas.

“Esse projeto vive na minha cabeça já há um tempo. Sem-pre quis falar sobre a história do Montese. Acho muito impor-tante que seja feito esse resgate porque a gente, em Fortaleza, tem um problema em manter as coisas, respeitar e preservar a memória da Cidade”, aponta Ícaro. “Sou morador do Mon-tese desde sempre. Hoje, moro no Bom Futuro, que faz parte do Grande Montese, mas antes morava no coração do bairro, perto da rua onde aconteceu o caso do Cão da Itaoca”, explica.

Itaoca, hoje, é um dos pe-quenos bairros vizinhos do Montese, mas, no início dos anos 1940, era um beco dentro da Pirocaia. Foi nesta época que, em uma casa da locali-dade, o cão fez algumas apa-rições - uma delas dançan-do. A história se popularizou na tradição oral da região, apesar de ser tabu. “Conheço desde criança porque o pes-soal falava muito sobre isso, mas nem todo mundo conhe-ce, principalmente os mais jovens. Tenho 27 anos, mas sempre ficava sentado na cal-çada com vovô e vovó. Meu convívio com as pessoas mais velhas foi crucial para conhe-cer essas histórias e outras do bairro”, afirma Ícaro.

Para construir a dramatur-gia de “A Pirocaia”, Ícaro se de-bruçou no livro “De Pirocaia ao Montese”, escrito por Raimun-do Nonato Ximenes, conside-rado o fundador do Montese. “É um texto bem documental e traz coisas interessantes de saber”, destaca o ator e dra-maturgo. A essência central, porém, foram as narrativas da história oral, unindo humor, crendices e elementos religio-sos. “Eu quis contar a história

da casa, do cão, colocar meus personagens nesse contexto. Muito do que tem na fotonove-la é retirado de conversas, da minha vivência enquanto mo-rador”, explica.

A reunião das pesqui-sas com as vivências se deu, primeiramente, em forma-to de peça teatral: a histó-ria foi passada para o papel como um espetáculo, mas, por conta das possibilida-des e impossibilidapossibilida-des do

A Pirocaia

Quando: episódios diários

Onde: perfil @apirocaia no

Instagram

De frente com Deydi

o espetáculo virtual traz referências

a apresentadoras como Marilia Gabriela e Maisa vasconcelos

DivuLGAÇÃO

| Humor |

Ator Denis Lacerda, com sua persona drag queen

Deydianne Piaf, estreia especial no canal For Pride no YouTube

Destaque da nova

gera-ção do humor cearense, o ator Denis Lacerda estreia, nesta quinta-feira, 4, às 19 horas, o espetáculo virtual “De Frente com Deydi”, uma passeio bem humorado pelo universo da te-levisão. Com carreira que tran-sita pelo teatro, cinema e TV, o artista assume sua persona drag queen, Deydianne Piaf, para apresentar causos cômi-cos inspirados em programas famosos no Estado e no País.

“Fazer o ‘De frente com Deydi’ é um sonho realizado. Eu sem-pre tive muito a referência da TV dos anos 1980 e 1990. Antes mesmo de fazer teatro, sem-pre fui fã desses programas. Era muito mágico acompanhar tudo e eu sempre queria saber

como aqueles programas eram produzidos”, conta o ator, que integra o coletivo As Travesti-das, com o qual já se apresen-tou Brasil afora. A experiência de conduzir atrações, porém, não é nova para o artista. “Com o tempo, a Deydianne foi ocu-pando esse lugar da apresen-tadora. Sempre apresentando festa, cerimonial de festival de cinema, eventos corporativos e, agora, lives. Ela é uma apre-sentadora do jeito dela: espon-tânea e brincalhona”, conta.

Para dar vida ao projeto, De-nis se juntou aos produtores Fabio Nobre, Marco Beranger e Paulo Vianna Jr, da N3 Produ-ções, e, assim, nasceu o espe-cial. Com uma equipe de dire-tores, roteiristas e produtores

com longa estrada no audiovi-sual e na TV, o humorista con-seguiu forjar a própria emis-sora. “É a minha televisão, a minha Rede Globo”, brinca o intérprete de Deydi.

No projeto, que foi contem-plado pela Lei Aldir Blanc, o ator se desdobra em mais de 20 personagens para parodiar atrações de diferentes canais. “Eu estou brincando de ser a Marília Gabriela, a Xuxa e tam-bém a Maisa Vasconcelos. Ela e a Carla Soraya são grandes referências aqui no Ceará, sou muito fã das duas. Eu mesclei o nacional e o regional”, detalha o artista. “A Deydianne pode ser repórter, instrutora de ioga, bailarina, cantora, tudo o que ela quiser”, se diverte.

João Gabriel Tréz joaogabriel@opovo.com.br

contexto artístico em meio à pandemia, foi adaptada para o formato de fotonovela - o que impôs série de desafios, do corte de conteúdo à for-ma de atuação. Finalmen-te, o projeto conseguiu ser concretizado - com fomento da Lei Aldir Blanc - contan-do com um elenco formacontan-do por Ícaro, Luiza Nobel, Ju-liana Maria, Anderson Mar-ques, Camile Tavares (que fez também a maquiagem) e

Renan Gadelha. As imagens são assinadas pelo fotógrafo Felipe Cruz, a direção de arte é de Felipe Falcão, produção de elenco de Lucas Limeira e Juliana Mari e assistência de produção de Alê Eloi.

“Eu não podia deixar de mostrar essa história e a alter-nativa que encontrei foi essa”, ressalta Ícaro. O formato en-contrado alia uma linguagem antiga, se conectado à tem-poralidade da trama da obra,

e uma plataforma moderna, o Instagram. “Sempre gostei dessa nostalgia de radionove-la, fotonoveradionove-la, e quis levar por esse caminho por conta disso”, aponta. “Colocar no Instagram foi para alcançar pessoas. Elas estão na internet, nas re-des sociais”, afirma. Ícaro e o grupo envolvido na fotonove-la, porém, não abrem mão da ideia de, num futuro possível, montar o texto de “A Pirocaia” como uma peça. “Sei que (na

internet) não chega para todo mundo e, exatamente por isso, meu intuito é montar (a peça) para levar para as pessoas, ocupar espaços físicos para ser o mais democrático que eu puder”, adianta.

Humor no YouTube

Quando: a partir de quinta-feira, 4, às 19 horas

Onde: Canal da ForPride no YouTube

Além dos shows ao lado do coletivo As Travestidas, a artis-ta tem experiência conduzindo apresentações do Ciclo Carna-valesco e de festivais como o For Rainbow. Vencedor do Prê-mio Multishow de Humor, Denis vem recebendo reconhecimento nacional com participações em programas de TV como Domin-gão do Faustão, Tom Cavalcan-te, Faz teu Nome, Treme Treme, além de filmes e episódios da série Cine Holliúdy.

(4)

GUIA VIDA&ARTE

FORTALEZA - CE, QUINTA-FEIRA, 4 DE FEVEREIRO DE 2021

􀏄

O que é e como jogar

1. O jogo é constituído de 81 quadrados numa grade de 9 x 9 quadrados, subdivivida em nove grades menores de 3 x 3 quadrados. 2. Cada fileira (vertical e horizontal) deverá conter números de 1 a 9. 3. Cada grade menor, de 3 x 3 quadrados, deverá conter números de 1 a 9.

4. Nas fileiras horizontais e verticais da grade maior, cada número deverá aparecer uma só vez.

SUDOKU

PALAVRAS CRUZADAS

Brincar

23 DE SETEMBRO A 22 DE OUTUBRO 23 DE OUTUBRO A 21 DE NOVEMBRO 22 DE NOVEMBRO A 21 DE DEZEMBRO 21 DE JUNHO A 22 DE JULHO 23 DE JULHO A 22 DE AGOSTO 23 DE AGOSTO A 22 DE SETEMBRO

22 DE DEZEMBRO A 20 DE JANEIRO 21 DE JANEIRO A 19 DE FEVEREIRO 20 DE FEVEREIRO A 20 DE MARÇO 21 DE MARÇO A 20 DE ABRIL 21 DE ABRIL A 20 DE MAIO 21 DE MAIO A 20 DE JUNHO

Os mundos de Liz.

DANIEL BRANDÃO

www.estudiodanielbrandao.com

As aventuras do grandiloquente DJ.

@albanoseletor

Yellow

Monkey.

DELEON STU

@deleonstu

HORÓSCOPO PERSONARE

www.personare.com.br | a.martins@personare.com.br

PEIXES

AQUÁRIO

CAPRICÓRNIO

SAGITÁRIO

ESCORPIÃO

LIBRA

VIRGEM

LEÃO

CÂNCER

GÊMEOS

TOURO

ÁRIES

A Lua se desloca pelo setor material, estando em sua fase minguante e tensionada com diversos astros, isso deixa em evidência a necessidade de se repensar sobre seus gastos e investimentos. Corte despesas que pesam no orçamento e procure combater o consumismo excessivo.

Trabalhe capacidade de escuta e de ser fl exível, pois só assim irá romper com barreiras interpessoais. Você será forçado a fazer autoanálise a fi m de fazer ajustes e aperfeiçoar sua atuação em áreas importantes de sua vida, já que a Lua minguante em seu signo forma aspectos tensos com outros astros.

Neste momento, a Lua minguante transita no setor de crise e forma aspectos tensos com outros astros, pedindo não só clareza sobre os fatos como também inteligência emocional para lidar com pessoas e processos. Desafi os são uma oportunidade de fazer os ajustes necessários em sua vida. Antes de interagir com os

outros, é necessário que você esteja bem consigo mesmo. A vida social passa por uma fase de revisão e mudanças. Talvez seja preciso que você não se exponha tanto para conseguir avaliar com imparcialidade, conforme aponta a Lua minguante tensionada a diversos planetas.

Por conta do trânsito da Lua minguante no setor doméstico, a tendência é passar por uma fase de instabilidade, impactando outras áreas de sua vida, como os relacionamentos e o trabalho, já que esse astro forma aspectos tensos com outros planetas. Serenidade e privacidade serão importantes.

Autocrítica e cautela serão necessárias na comunicação para conseguir combater excessos e a melhorar sua postura nas relações, levando em consideração o trânsito da Lua minguante pela casa da comunicação e os aspectos tensos que forma com outros planetas. Que tal ouvir mais e falar menos?

Procure ser imparcial em seus julgamentos. A Lua minguante se desloca pelo setor de amizades. Esta fase pode apresentar instabilidade das relações humanas, devido à tensão desse astro com outros planetas, mas também dá a oportunidade para se fazer revisões que aprimorem seus contatos.

Tenha equilíbrio emotivo e analise o que pode ser ajustado pensando a longo prazo. Não fi que agoniado para alcançar logo os resultados. Desafi os no trabalho tendem a ser sentidos com intensidade nesse momento, já que a Lua minguante transita pela área profi ssional sob tensão com outros astros.

Encare as difi culdades como formas de aprender e aprimorar, mas não desperdice seu tempo com lamentações. Procure ser mais otimista. Oscilações emocionais podem acontecer com a Lua minguante no setor espiritual, tensionada a outros astros, lhe fazendo refl etir sobre os rumos de sua vida. Procure avaliar o modo como

tem agido nas relações e na questão fi nanceira, dada a tensão lunar com diversos astros. A Lua entra em sua fase minguante no setor ligado à vida íntima e ao patrimônio, lhe dando a oportunidade de revisar sobre o que não faz mais sentido em sua vida.

Identifi que os pontos confl itantes para promover ajustes, inclusive sobre sua própria postura. Nessa fase, as relações pessoais e profi ssionais tendem a se desestruturar, pois a Lua transita oposta a seu signo, em estado minguante, estabelecendo aspectos tensos com diversos planetas.

Lidar com as difi culdades de forma serena e evitar o estresse pode ser o caminho neste momento. A Lua minguante transita no setor relacionado ao cotidiano e à saúde. Isto signifi ca que você precisará ter muita atenção com os hábitos e as rotinas para combater excessos.

O SANTO

Santo André Acorsini

O ANJO

Omael

Santo André Corsini nasceu no século XIV, em uma família conhecida de Florença. Durante a adolescência, dava tanto trabalho e decepções para seus pais que sua mãe chegou a desabafar: “Filho, você é, de fato, aquele lobo que eu sonhava”. Ele ficou assustado porque não imaginava quanto a vida de pecado feria sua mãe. Mas ela completou: “Este lobo entrava numa igreja e se transformava em

cordeiro”. No outro dia, ele entrou em uma igreja. Aos pés de Nossa Senhora, orou. Retomou seus valores, começou uma caminhada de conversão e decidiu entrar para a vida religiosa. Passou a viver sob obediência às regras e penitência. Ele cresceu nessa liberdade. Depois da conversão, saía para mendigar para as necessidades de sua comunidade. Passou humilhação, mas sempre centrado em Cristo. Este Anjo ajuda pessoas em desespero a terem mais paciência.

Protege o reino animal e influi na perpetuação das espécies. Influencia químicos, médicos e cirurgiões. Quem nasce sob sua influência é justo e vive em harmonia com seu universo. Por ser superprotegido pelo Anjo, terá uma confiança inabalável em si e lutará por grandes ideais. Amará os animais, a natureza e os homens com grande sinceridade.

(5)

VIDA&ARTE

FORTALEZA - CE, QUINTA-FEIRA, 4 DE FEVEREIRO DE 2021

􀎑

CLOVISHOLANDA@OPOVO.COM.BR | *ESTA COLUNA É PUBLICADA TODOS OS DIAS

CLÓVIS

HOLANDA

“Letícia”: da Sabiaguaba

à privê de Arthur Lira

Depois da Anna Júlia (Los

Hermanos), da Jennifer (Gabriel Diniz), da Edinalva (Wesley Safadão), da Rita da Facada (Thierry) e da Paulinha (Forró Calcinha Preta), chegou a vez da Letícia!

O hit, no estilo pisadinha, é

uma composição coletiva, mas que faz sucesso na voz do pernambucano Zé Vaqueiro, hoje radicado no Ceará e do time ouro de artistas agenciados por Xand Avião.

Clipe da música foi gravado

no Bar da Tetê, um boteco da Sapiranga, e mostra o cantor entoando o refrão em meio a torcedores uniformizados dos times Ceará e Fortaleza, tudo molhando o bico com vinho São Braz e Skol.

Saindo daqui diretamente

para o disputado Lago Sul, em Brasília, foi essa a canção que “bombou” na festa da vitória do novo presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL).

Uma das cenas marcantes

da privê, pelos vídeos que vazaram, foi a deputada federal Joice Hasselmann (PSL-SP), dançando, de champagne na mão. Bradava: “Letícia, Letícia, para onde você vai com aquele mototaxista? Letícia, Letícia! Eu só saio do bar com você ou com a polícia”. Com ela, frente palco, as deputadas federais Bia Kicis (PSL-DF) e Cristiane Brasil (PTB-RJ), filha do deputado federal cassado Roberto Jefferson, aqueeeeele do caso Mensalão.

A festa foi um auê no

melhor estilo DF de ser. De poderosos, os ministros Luiz Eduardo Ramos (Secretaria de Governo) e Fábio Faria (Comunicações), o secretário Jorge Seif (Pesca) e o secretário-executivo do Ministério das Comunicações, Fabio Wajngarten, em grupo representando Bolsonaro.

Não e só no Brasil que o biquíni modelo “cortininha invertida” faz sucesso nesta temporada. Olha a Kourtney Kardashian em seu momento piscina no fim de semana.

Calor

Ainda pela pista, cerca de 300

nomes - geral sem máscaras -, alguns bajuladores, os bobos da Corte sorridentes e beldades, dançando a pisadinha “Letícia” made in Fortaleza, tocada ao vivo. Lá pelas tantas, banda executou “Boate Azul”, o clássico da dupla Milionário e José Rico, com participações ao microfone. 

É como sempre digo, festa que

não tem coro cantando brega no final é porque foi só um jantar, o que definitivamente não é o caso.  

Num telão, imagens das visitas

e reuniões que Lira promoveu na briga pelo posto, incluindo sua passagem por Fortaleza.

Fonte da coluna presente

disse que o negócio era pluripartidário, tinha para todo gosto, incluindo uns puxados da esquerda talvez movidos

pela “licença poética” aberta pelo PT para justificar o voto em Rodrigo Pacheco (DEM-MG), candidato de Bolsonaro na disputa do Senado.

A pergunta flutuante nas rodas

era: como o Governo Federal vai fazer para acomodar tantos interesses postos em jogo na negociação dos votos para as duas casas legislativas? A lista, ao que consta mais de uma, foi ousada...

Imaginando esse mix político,

no passo da pisadinha, veio-me a questão: seria um Centrão, versão 2.0, já vacinado e em ritmo de Carnaval?

Enquanto eles se decidem

e reorganizam o bloco, vou ouvindo “Marina”, de Dorival Caymmi, numa versão gravada em especial da Globo por Caetano Veloso, Gilberto Gil e Roberto Carlos, procurem no Youtube...

CIÊNCIA E ECONOMIA

Cientista reconhecida internacionalmente, uma das pioneiras no atendimento de pacientes com Covid-19 no Brasil, a médica pneumologista clínica e pesquisadora da Fiocruz Margareth Dalcolmo é a palestrante convidada para a primeira atividade do Lide-Ceará este ano. Na segunda-feira, dia 8, às 20 horas, ela participa de transmissão ao vivo com o tema “Ciência e Economia – Uma Análise dos Cenários para 2021”. O economista Marcos Mendes, pesquisador associado em políticas públicas no Insper, também integra a discussão, via conferência remota e exclusiva a filiados e convidados. REPRODUÇÃO INS TAGRAM JOÃO FILHO T A VARES

Frio

Em clima de nevasca que atingiu parte dos EUA nos últimos dias, Maria Isabel Cabral. Está em Vail, Colorado, onde foi passar o aniversário do marido André.

BODAS DE

ESMERALDA

Chegaram nesta terça-feira aos 40 anos de união Stella e Pio Rodrigues. Data motivou homenagens dos filhos e netos do casal, demonstrando a admiração pelo legado que eles deixam em harmonia e perseverança na vida à dois. Sobre Pio, além de multi-empresário, é poeta, escritor e amante estudioso das artes, principalmente literatura. Por esta faceta, concorre, no dia 10, a cadeira na Academia Cearense de Letras.  

UNIÃO 

Médico paulista Robinson Poffo e a cearense Karine Salles formalizaram sua união civil no último sábado, na cidade do noivo, em momento restrito à família e algumas amigas da noiva. Seguem registros, felicidades!

Robinson Poffo e Karine Salles

Roberta Freire, Mama Castilho, Renata Freire e Isabella Cecchi com a noiva

Diferentes gerações em exposição coletiva

OBRAS do artista visual Antenor Lago, baiano

radicado no Ceará, faz parte do 2º Momento Farben da Galeria Farben Design Haus

DIVULGAÇÃO/ANTENOR LAGO

| 14 ARTISTAS |

Galeria Farben Design Haus abre o 2º Momento Farben, em cartaz até 1º de março

Catorze artistas novos e vete-ranos das artes visuais integram a exposição coletiva 2º Momento Farben. Com curadoria de Ricar-do Valle e Claudia Sampaio, mais de 40 obras ocupam a Galeria Farben Design Haus, a partir des-ta segunda-feira, 1º. A exposição segue até 1º de março de 2021. Obras de arte contemporânea têm diversas temáticas e técni-cas, como guache sobre tecido, fotografia em impressão fine art, escultura em papel e mais.

Antenor Lago, artista visual baiano radicado no Ceará, apre-senta mostra de pinturas acríli-cas sobre tela. As imagens têm referências nas culturas visuais dos povos indígenas do Brasil, africanos, europeus e orientais. Na estética, o artista premiado

nacional e internacionalmente - coordenador do projeto Espaço de Leitura do Instituto Nordeste e Cidadania - utiliza geometrias e planos superpostos, entre co-res quentes e frias.

Maíra Ortins, artista visual de Recife, Pernambuco, também radicada no Ceará, expõe obras com acrílica sobre tela, objetos e fotografia fine art pintada. A artista já participou de diversos salões e exposições pelo País e no exterior, como o 58º Salão de Abril e o 18º Salão Unama de Pequenos Formatos. Foi Coorde-nadora de Artes Visuais da Se-cretaria de Cultura de Fortaleza entre 2008 e 2012.

Além de Maíra e Antenor, par-ticipam da mostra os artistas Alexandre Reis, Chico da Silva,

Exposição 2º

Momento Farben

Quando: de 1º de fevereiro a

1º de março de 2021, de segun-da a sexta-feira, segun-das 9h às 18 horas; aos sábados, das 9h às 13 horas

Onde: Galeria Farben Design

Haus (rua Tomás Acioli, 1320 – Dionísio Torres)

Mais info: (85) 99819 2219 e @

farben_design_haus Gratuito

Marcelo Negromonte, Nazare-no CameriNazare-no, Vando Figueredo, Aline Carvalho, Claudia Sampaio, Janes Medved, Júlio Silveira, Sergiane Cabral, Sidnei Maia, Socorro Silveira. (Luiza Ester/

(6)

GUIA VIDA&ARTE

FORTALEZA - CE, QUINTA-FEIRA, 4 DE FEVEREIRO DE 2021

􀠾

Cinema

&

séries

O ano era 2018. A atriz Nata-lie Portman estava no palco da edição daquele ano do Globo de Ouro, junto com o cineasta Ron Howard, para apresentar as in-dicações e, depois, a vitória da categoria de Melhor Direção. Anunciando os nomes - que in-cluíam Steven Spielberg, Ch-ristopher Nolan e o vencedor Guillermo del Toro -, Portman escolheu uma precisa e crítica introdução: “E aqui estão todos os ‘indicados masculinos’”. A au-sência de cineastas mulheres nas indicações do prêmio vinha des-de 2015, quando Ava DuVernay disputou na categoria por “Sel-ma”. Foram necessários, então, seis anos para mudar o cenário. Finalmente, em 2021, a ausência foi superada de forma especial, com três mulheres indicadas: Regina King (“Uma Noite em Miami”), Chloé Zhao (“Noma-dland”) e Emerald Fennell (“Bela Vingança”). Este é um dos dados de destaque da lista das indica-ções do Globo de Ouro, divulga-das na manhã desta quarta, 3.

Em um ano marcado pela ausência de estreias em salas de cinema, os eventos da chama-da “temporachama-da de premiações”,

que culmina no popular e re-conhecido Oscar, mudaram regras, datas e processos. As alterações abriram espaço para expectativas acerca das indica-ções que viriam após este pro-cesso de campanhas dos filmes sem a possibilidade de encon-tros presenciais entre compe-tidores e votantes. A dúvida era sobre quais obras iriam se sobressair neste contexto. Uma aposta certeira se provou cor-reta: foram os ligados a plata-formas de streaming.

Basta observar o número de indicações de filmes por distri-buidora,: a Netflix conseguiu emplacar 22, disparada em pri-meiro lugar; abaixo, em segun-do, está a Amazon Studios, da plataforma Prime Video, com modestas sete indicações. Em-patados em terceiro, com cinco menções cada, estão estúdios tradicionais como Sony e Dis-ney - ainda que as indicações desta última contem com uma obra da Disney +, “Hamilton”. No âmbito televisivo, a Net-flix também foi a distribuidora com mais indicações, somando 20. A tradicional HBO vem em segundo, com 7.

O PESO DAS

“PRÉVIAS”

Por JOÃO GABRIEL TRÉZ

Jornalista e crítico de cinema do O POVO e membro da Associação Cearense de Críticos de Cinema (Aceccine)

séries

Por JOÃO GABRIEL TRÉZ

Jornalista e crítico de cinema do

Associação Cearense de Críticos de Cinema (Aceccine)

NOMADLAND é considerado favorito ao Oscar. O

drama foi indicado a quatro Globos de Ouro

DIVULGAÇÃO

SUSPENSE pop, ‘Bela Vingança’ se consolidou na disputa

pelo Oscar com quatro indicações ao Globo de Ouro

| PANORAMA |

Em ano atípico em

termos de produção,

Netflix domina

indicações do

Globo de Ouro, que

abrem espaço para

diretoras e reforçam

certos favoritismos

É curioso, porém, pensar no streaming como diferencial justamente em um ano no qual todos os filmes indicados, em maior ou menor grau, se va-leram de plataformas do tipo para conseguirem ser acessados pelo público. O favorito ao Oscar “Nomadland”, por exemplo, é da Searchligh Pictures. Com pon-tual exibição em salas de cine-ma dos EUA no final de janeiro, a

obra estreia oficialmente no país no próximo dia 19 em salas e na plataforma Hulu.

Mesmo com este contexto que aproxima as obras “origi-nalmente” de streaming da-quelas que se adequaram ao formato, os filmes mais indica-dos ao Globo de Ouro em 2021 são da Netflix: “Mank”, dirigido por David Fincher, recebeu seis indicações enquanto “Os 7 de Chicago”, de Aaron Sorkin, re-cebeu cinco. Tanto eles quanto “Nomadland” figuram nas prin-cipais categorias: Filme de Dra-ma, Direção e Roteiro.

Outro filme com menções nas disputas centrais é “Bela Vin-gança”, suspense pop que vinha ganhando corpo durante a tem-porada e demonstrou estar mais no campo da “certeza” do que da “surpresa” ao garantir tais in-dicações. Ele pode ter ocupado a vaga de “Uma Noite em Mia-mi”, elogiado drama que pare-cia consolidado, mas acaba per-dendo tração com somente três indicações. Ressalte-se, porém, que a presença histórica de três mulheres indicadas - ou mais! - em Melhor Direção tem tudo para ser fato também no Oscar.

Todos os filmes citados se-guem constantes nas apostas de jornalistas especializados e do público, mas vale refletir sobre o papel de influência do Globo de Ouro nesta temporada. Isso por conta das datas e processos de cada prêmio. As indicações dele foram divulgadas em meio ao período de votação preliminar do Oscar, que segue até ama-nhã, 5. Os premiados do Globo, então, serão anunciados em 28 de fevereiro, enquanto as indi-cações do Oscar só serão anun-ciadas no dia 15 de março.

Para além das diferenças nos perfis dos eventos, uma tem-porada como a de 2021 pode acentuar a influência da lista da Associação de Imprensa Estran-geira de Hollywood, que promo-ve os Globos de Ouro, bem como as de outras premiações prévias. Indicações e vitórias nas prévias deste ano podem ter mais rele-vância para impulsionar certos filmes e frear outros na disputa. Afinal, falamos não só sobre uma indústria onde a visibilidade é componente central, mas sobre essa indústria em um período onde a luta para ser visto foi ain-da mais desafiadora.

Indicações e

vitórias nas

prévias deste ano

podem ter mais

relevância para

impulsionar

certos fi lmes e

frear outros na

disputa”

O PESO DAS

Referências

Documentos relacionados

A) A Defensoria Pública do Estado tem por chefe o Defensor Público-Geral, nomeado pelo Governador do Estado, dentre membros estáveis da Carreira e maiores de 35 (trinta e cinco) anos

Primeiras formas de vida I • A vida existe na terra há pelo menos 3,5 bilhões de anos (b.a.) –. – Este registro é de organismos foto- ou quimiossintetizantes

Principais mudanças na PNAB 2017  Estratégia Saúde da Família/Equipe de Atenção Básica  Agentes Comunitários de Saúde  Integração da AB e Vigilância 

Exposição no Átrio do Auditório Municipal de Mesão Frio Exposição dos trabalhos feitos nas Oficinas de Origamis para alunos, promovida no dia 13 de Abril de 2011 na

Há  uma  incorporação  de  muitas  concepções  de  linguagem  que  fragmentam  os  sujeitos.  Contudo,  a  Política  Educacional  se  apresenta  como 

O texto é uma resenha crítica do recente livro publicado por Jesús Martín-Barbero e Sarah Corona Berkin, Ver con los otros: comunicación intercultural, em que os autores discutem

Se a Mangueira expandiu seu domínio na área do samba para ser sinônimo de melhor projeto social do País, citada como exemplo para o mundo pela Organização das Nações Unidas,

O Programa de Análise de Resíduos de Alimentos (PARA), da ANVISA, foi criado com intuito de monitorar os resíduos de agrotóxicos nos alimentos que são