• Nenhum resultado encontrado

UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL NÚCLEO DE INOVAÇÃO E DESENVOLVIMENTO (NID) OBSERVATÓRIO DO TRABALHO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL NÚCLEO DE INOVAÇÃO E DESENVOLVIMENTO (NID) OBSERVATÓRIO DO TRABALHO"

Copied!
13
0
0

Texto

(1)

UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL – NÚCLEO DE INOVAÇÃO E DESENVOLVIMENTO (NID) OBSERVATÓRIO DO TRABALHO

CARTA MENSAL DO MERCADO FORMAL DE TRABALHO DE MAIO PARA A REGIÃO DE INSERÇÃO DA UCS

21 de Junho de 2018 APRESENTAÇÃO

A carta do mercado formal de trabalho da Região de Abrangência da UCS apresenta à comunidade dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), do Ministério do Trabalho e Previdência Social (MTPS). Nesta Carta, seguindo a definição usada pelo sistema RAIS/CAGED, são usados os termos Admitidos : início de vínculo empregatício por motivo de primeiro emprego, reemprego, início de contrato por prazo determinado, reintegração ou transferência; Desligados : fim de vínculo por motivo de dispensa com justa causa, dispensa sem justa causa, dispensa espontânea, fim de contrato por prazo determinado, término de contrato, aposentadoria, morte, ou transferência; Saldo : diferença entre Admitidos e Desligados. O saldo positivo indica a criação de novos postos de trabalho enquanto o saldo negativo indica a extinção de postos de trabalho. A variação relativa do emprego no mês toma como referência o estoque do mês anterior. A variação relativa no ano toma como referência os estoques do mês atual e do mês de dezembro do ano anterior. A variação relativa nos últimos 12 meses toma como referência os estoques do mês atual e do mesmo mês do ano anterior.

Equipe Técnica : Karina Cavinato (Bolsista), Lodonha M.P.C. Soares, Pablo Eduardo Vailatti (Bolsista), Rute Martins Garcia Degrande (Bolsista) e Yasmin Zanesi (Bolsista). Colaboradores : Leyla M.P.C. Thomé e Ramone Mincato. Contato : Rua Francisco Getúlio Vargas, 1130, Bloco J, sala 410, Cep 95070-560, Caxias do Sul, RS. Fone: (54) 3218-2100 Ramal 2882; Endereço Eletrônico : obstrab@gmail.com ; http://observatoriotrabalhocaxiasrs.blogspot.com/ ;

(2)

EVOLUÇÃO DO EMPREGO NO BRASIL

Tabela 1 – Evolução do emprego por setor de atividade econômica em Maio de 2018 no Brasil

No mês de Maio foram abertos 33.659 postos de trabalho no Brasil, um acréscimo de 0,09% sobre o total de empregos formais. Nesse mesmo período, os setores que mais abriram postos de trabalho foram o da Agropecuária , com 29.302 novos vínculos, seguido pelos Serviços , com 18.577 vagas criadas. Os únicos setores que fecharam postos de trabalho foram o do Comércio e o da Indústria de Transformação , com 11.919 e 6.464 vínculos encerrados, respectivamente. O saldo acumulado no ano é de 381.166 novas admissões. Nos últimos 12 meses, foram abertos 284.875 empregos no país, um acréscimo de 0,75% sobre o total de empregos formais. Nesse período, os setores que mais abriram postos de trabalho foram o de Serviços , com 233.015 vagas criadas, seguido pelo Comércio , com 82.986 novos vínculos. Os setores que mais fecharam postos de trabalho foram o da Construção Civil , com 39.105 vínculos encerrados, seguido pela Agropecuária , com 18.724 postos fechados. O setor que obteve maior crescimento relativo no período foi o de Serviços , com um acréscimo de 1,39%.

(3)

EVOLUÇÃO DO EMPREGO NO RIO GRANDE DO SUL

Tabela 2 – Evolução do emprego por setor de atividade econômica em Maio de 2018 no Rio Grande do Sul

No mês de Maio foram fechados 10.727 postos de trabalho no Rio Grande do Sul, um decréscimo de 0,42% sobre o total de empregos formais. Os setores que mais fecharam postos de trabalho foram o da Agropecuária , com 3.859 vagas encerradas, seguido pelo Comércio , com 2.956 desligamentos. Nesse período, o único setor que abriu postos de trabalho foi o da Construção Civil , com 20 novas vagas. O saldo acumulado no ano é de 32.620 postos de trabalho abertos. Nos últimos 12 meses, foram abertos 13.986 postos de trabalho no Estado, um acréscimo de 0,55%. O setor que mais abriu postos de trabalho foi o de Serviços , com 11.069 novos vínculos, seguido pelo do Comércio , com 4.328 vagas criadas. Nesse mesmo período, os setores que mais fecharam postos foram o da Agropecuária , com 2.636 vagas encerradas, seguido pelos Serviços Industriais de Utilidade Pública , com 1.267 vínculos a menos. O setor que obteve maior crescimento relativo no período foi o da Construção Civil , com um acréscimo de 1,59%.

(4)

EVOLUÇÃO DO EMPREGO NO MUNICÍPIO DE BENTO GONÇALVES

Tabela 3 – Evolução do emprego por setor de atividade econômica em Maio de 2018 em Bento Gonçalves

No mês de Maio foram fechados 27 postos de trabalho em Bento Gonçalves, um decréscimo de 0,07% sobre o total de empregos formais. Nesse período, os setores que mais fecharam postos de trabalho foram o de Serviços , com 92 vagas encerradas, seguido pela Indústria de Transformação , com 57 vínculos fechados. Os setores que mais abriram postos de trabalho foram o do Comércio , com 113 novos vínculos, seguido pela Construção Civil , com 17 vagas criadas. O saldo acumulado no ano é de 1.005 vagas abertas. Nos últimos 12 meses foram abertos 636 postos de trabalho no município, um acréscimo de 1,64%. Nesse mesmo período, os setores que mais criaram postos de trabalho foram o do Comércio , com 232 novas vagas, seguido pela Construção Civil , com 208 novos vínculos. Os únicos setores que fecharam postos de trabalho foram o da Agropecuária e o da Extrativa Mineral , com 30 e 14 vínculos encerrados, respectivamente. O setor que obteve maior crescimento relativo no período foi o da Construção Civil , com um acréscimo de 10,89%.

(5)

EVOLUÇÃO DO EMPREGO NO MUNICÍPIO DE CANELA

Tabela 4 – Evolução do emprego por setor de atividade econômica em Maio de 2018 em Canela

No mês de Maio foram fechados 70 postos de trabalho em Canela, um decréscimo de 0,85% sobre o total de empregos formais. Os setores que mais fecharam postos de trabalho foram o de Serviços , com 25 vínculos fechados, seguido pela Comércio , com 20 vagas a menos. Nesse período nenhum posto de trabalho foi aberto. O saldo acumulado no ano é de 141 postos de trabalho fechados, um decréscimo de 1,70%. Nos últimos 12 meses foram fechados 122 postos de trabalho no município, uma redução de 1,48% sobre o total de empregos formais. Os setores que mais fecharam postos de trabalho no período foram o da Construção Civil , com 89 vínculos a menos, seguido pela Indústria de Transformação , com 36 desligamentos. Nesse mesmo período, o único setor que criou postos de trabalho foi o do Comércio , com 22 novas vagas. O setor do Comércio , foi o único a apresentar crescimento relativo no período, com acréscimo de 1,06%.

(6)

EVOLUÇÃO DO EMPREGO NO MUNICÍPIO DE CAXIAS DO SUL

Tabela 5 – Evolução do emprego por setor de atividade econômica em Maio de 2018 em Caxias do Sul

No mês de Maio foram abertos 742 postos de trabalho em Caxias do Sul, um acréscimo de 0,49% sobre o total de empregos formais. Nesse mesmo período, o setor que mais abriu postos de trabalho foi o da Indústria de Transformação , com 504 novas vagas, seguido pelo Comércio , com 325 vagas criadas. O setor que mais fechou postos de trabalho foi o da Agropecuária , com 181 vagas encerradas. No ano, foram abertos 4.849 postos de trabalho na cidade, um acréscimo de 3,27%. Nos últimos 12 meses, foram abertos 2.734 postos de trabalho em Caxias do Sul, um acréscimo de 1,82%. Neste mesmo período, o setor que mais gerou novos postos foi o da Indústria de Transformação , com 2.734 novos vínculos. Os setores que mais fecharam postos de trabalho foi o da Construção Civil , com 439 vagas encerradas, seguido pela Agropecuária , com 94 vínculos fechados. O setor que obteve maior crescimento relativo no período foi o da Extrativa Mineral , com um acréscimo de 5,56%.

(7)

EVOLUÇÃO DO EMPREGO NO MUNICÍPIO DE FARROUPILHA

Tabela 6 – Evolução do emprego por setor de atividade econômica em Maio de 2018 em Farroupilha

No mês de Maio foram fechados 30 postos de trabalho formais em Farroupilha, um decréscimo de 0,12% sobre o total de vínculos. Os únicos setores que fecharam postos de trabalho foram o da Indústria de Transformação e o de Serviços Industriais de Utilidade Pública , com 60 e 2 vínculos encerrados, respectivamente. Nesse período, o setor que mais abriu postos de trabalho foi o da Construção Civil , com 25 novas vagas. O saldo acumulado no ano é de 439 postos de trabalho abertos, um acréscimo de 1,83%. Nos últimos 12 meses foram fechados 29 postos de trabalho no município, um decréscimo de 0,12%. Nesse mesmo período, o setor da Indústria de Transformação foi o que mais fechou postos de trabalho, com 128 desligamentos, seguido pelos Serviços , com 111 vínculos encerrados. Os únicos setores que abriram postos de trabalho foram o do Comércio e o da Agropecuária , com 127 e 95 novas vagas, respectivamente. O setor que obteve maior crescimento relativo nos últimos 12 meses foi o da Agropecuária , com um acréscimo de 13,16%.

(8)

EVOLUÇÃO DO EMPREGO NO MUNICÍPIO DE FLORES DA CUNHA

Tabela 7 – Evolução do emprego por setor de atividade econômica em Maio de 2018 em Flores da Cunha

No mês de Maio foram fechados 41 postos de trabalho em Flores da Cunha. O setor que mais fechou postos de trabalho foi o da Indústria de Transformação , com 34 vínculos encerrados, seguido pela Construção Civil , com 8 desligamentos. No período, os únicos setores que abriram postos de trabalho foram o da Administração Pública e o de Serviços , com 3 e 2 vagas abertas, respectivamente. No ano, o saldo acumulado entre admissões e desligamentos é de 124 vínculos abertos. Nos últimos 12 meses, foram abertos 136 postos de trabalho na cidade. O setor que mais abriu postos postos de trabalho foi o da Indústria de Transformação , com 79 novas vagas, seguido pelo Comércio , com 55 vínculos criados. Nesse mesmo período, o setor que mais fechou postos de trabalho foi o da Construção Civil , com 16 vagas encerradas, seguido pela Administração Pública , com 10 desligamentos..

(9)

EVOLUÇÃO DO EMPREGO NO MUNICÍPIO DE GUAPORÉ

Tabela 8 – Evolução do emprego por setor de atividade econômica em Maio de 2018 em Guaporé

No mês de Maio foram fechados 77 postos de trabalho em Guaporé. Os setores que mais fecharam postos de trabalho foram o da Indústria de Transformação e o da Construção Civil , com 40 vínculos a menos cada. Os únicos setores que abriram postos de trabalho foram o de Serviços e o do Comércio , com 7 e 1 vínculos, respectivamente. O saldo acumulado no ano entre admissões e desligamentos é de 150 postos abertos. Nos últimos 12 meses, foram abertos 212 vínculos de trabalho na cidade. O setor que mais abriu postos de trabalho foi o de Serviços , com 91 vagas criadas, seguido pela Construção Civil , com 54 novos vínculos. Nesse mesmo período, os únicos setores que fecharam postos de trabalho foram o de Serviços Industriais de Utilidade Pública e o da Administração Pública , com 4 e 1 vínculos encerrados, respectivamente.

(10)

EVOLUÇÃO DO EMPREGO NO MUNICÍPIO DE NOVA PRATA

Tabela 9 – Evolução do emprego por setor de atividade econômica em Maio de 2018 em Nova Prata

No mês de Maio foi fechados 6 postos de trabalho em Nova Prata. O setor de Serviços foi o que mais fechou postos de trabalho, com 14 vínculos encerrados, seguido pela Construção Civil , com 5 vagas a menos. Os únicos setores que abriram postos de trabalho no município foram o da Indústria de Transformação e o de Serviços Industriais de Utilidade Pública , com 14 e 2 vagas criadas, respectivamente. O saldo acumulado no ano entre admitidos e desligados é de 94 vínculos criados. O saldo acumulado nos últimos 12 meses é de 145 novos postos de trabalho. O setor que mais abriu postos de trabalho foi o de Serviços , com 75 postos criados, seguido pela Indústria de Transformação , com 27 novos vínculos. Nesse mesmo período, os únicos setores que fecharam postos de trabalho foram o de Serviços Industriais de Utilidade Pública e o da Administração Pública , com 3 e 1 vagas encerradas, respectivamente.

(11)

EVOLUÇÃO DO EMPREGO NO MUNICÍPIO DE SÃO SEBASTIÃO DO CAÍ

Tabela 10 – Evolução do emprego por setor de atividade econômica em Maio de 2018 em São Sebastião do Caí

No mês de Maio foram fechados 27 postos de trabalho em São Sebastião do Caí. Neste período, os setores que mais fecharam postos de trabalho foram o da Indústria de Transformação e o do Comércio , com 16 desligamentos cada. Os únicos setores que abriram postos de trabalho foram o da Construção Civil e o da Agropecuária , com 11 e 1 vagas criadas, respectivamente. O saldo acumulado no ano entre admissões e desligamentos é de 100 postos criados. Nos últimos 12 meses, o saldo entre admissões e desligamentos é de 20 postos de trabalho a menos. Nesse mesmo período, os setores que mais fecharam postos de trabalho foram o de Serviços , com 55 vínculos encerrados, seguido pelo Comércio , com 21 vagas encerradas. Os únicos setores que criaram postos de trabalho foram o da Indústria de Transformação e o da Agropecuária , com 50 e 8 novas vagas, respectivamente.

(12)

EVOLUÇÃO DO EMPREGO NO MUNICÍPIO DE VACARIA

Tabela 11 – Evolução do emprego por setor de atividade econômica em Maio de 2018 em Vacaria

No mês de Maio foram fechados 776 postos de trabalho em Vacaria, um decréscimo de 4,68% sobre o total de empregos formais. Neste período, o setor que mais fechou postos de trabalho foi o da Agropecuária , com 801 vínculos encerrados. No período, os únicos setores que abriram postos de trabalho foram o da Indústria de Transformação e o de Serviços , com 26 e 12 vagas criadas, respectivamente. O saldo acumulado no ano é de 311 postos de trabalho abertos, um acréscimo de 2,01%. Nos últimos 12 meses foram fechados 1.402 postos de trabalho no município, um decréscimo de 8,17% sobre o total de empregos formais. Nesse período, o setor que mais fechou postos de trabalho foi o da Agropecuária , com 1.739 vagas encerradas. Os setores que mais abriram postos de trabalho foram o do Comércio , com 135 vínculos criados, seguido pela Indústria de Transformação , com 118 vagas abertas. O setor que obteve maior crescimento relativo foi o da Indústria de Transformação , com 7,04%.

(13)

EVOLUÇÃO DO EMPREGO NO MUNICÍPIO DE VERANÓPOLIS

Tabela 12 – Evolução do emprego por setor de atividade econômica em Maio de 2018 em Veranópolis

No mês de Maio foram fechados 6 postos de trabalho em Veranópolis. Nesse período, o setor que mais fechou postos de trabalho foi o do Comércio , com 7 vagas encerradas, seguido pelos Serviços , com 6 desligamentos. Os setores que mais abriram postos de trabalho foram o da Indústria de Transformação , com 6 novas vagas, seguido pela Agropecuária , com 2 vagas abertas. O saldo acumulado no ano entre admissões e desligamentos é de 140 vínculos a mais. Nos últimos 12 meses, foram fechados 83 postos de trabalho no município. Nesse período, os setores que mais fecharam postos de trabalho foram o da Indústria de Transformação , com 64 vínculos a menos, seguido pelos Serviços , com 21 vagas encerradas. Os únicos setores que abriram postos de trabalho foram o do Comércio e o da Agropecuária , com 16 e 6 novas vagas, respectivamente.

Referências

Documentos relacionados

Lopes et al., (2013), utiliza imagens de sensoriamento remoto do TM LANDSAT 5 na análise da qualidade da água com relação do clorofila-a espacializado nas margens

Esta realidade exige uma abordagem baseada mais numa engenharia de segu- rança do que na regulamentação prescritiva existente para estes CUA [7], pelo que as medidas de segurança

Se você vai para o mundo da fantasia e não está consciente de que está lá, você está se alienando da realidade (fugindo da realidade), você não está no aqui e

2. Identifica as personagens do texto.. Indica o tempo da história. Indica o espaço da história. Classifica as palavras quanto ao número de sílabas. Copia do texto três

O processo de pseudo-individuação (Stanton et al., 1988) evidencia-se claramente no caso apresentado. Por um lado, Ricardo sofre pressões para individuar-se. Sua família e

Por isso, foram objetivos deste trabalho estudar a viabilidade do aproveitamento de subprodutos da indústria de alimentos para a produção de ácido propiônico por

c.4) Não ocorrerá o cancelamento do contrato de seguro cujo prêmio tenha sido pago a vista, mediante financiamento obtido junto a instituições financeiras, no

The chemical composition of elephant grass and dehydrated cashew bagasse used in silage are shown in Table 1.. The regression equations, determination coefficients, and