• Nenhum resultado encontrado

REGULAMENTO PARA INSCRIÇÃO E PARTICIPAÇÃO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "REGULAMENTO PARA INSCRIÇÃO E PARTICIPAÇÃO"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

REGULAMENTO PARA

(2)

REGULAMENTO

A AngloGold Ashanti tem como um dos seus valores tornar as comunidades melhores em função da sua presença.

Por isso, nossa atuação social nos municípios em que atuamos preza pela construção de parcerias mutuamente benéficas em que instituições da sociedade civil contribuem para o desenvolvimento sustentável local.

Uma das iniciativas de investimento social da AngloGold Ashanti é a Chamada Pública de Projetos que, em seis edições, já apoiou 168 iniciativas, em um total de mais R$ 6 milhões, beneficiando diretamente mais de 21 mil pessoas.

Em sua 7ª edição a Chamada Pública evoluiu e passa a ser o Programa Parcerias Sustentáveis com novos focos de investimentos que, a cada ciclo, se adequam às expectativas dos diversos stakeholders consultados ao longo do ano. Novidades também no suporte técnico às instituições beneficiadas, para que o projeto se transforme em um empreendimento social sustentável.

O Programa Parcerias Sustentáveis convida as instituições a apresentarem propostas com foco em capacitação e em empreendimentos sociais que tragam soluções para as questões sociais, culturais, ambientais e que causem impactos positivos nas populações dos municípios onde atuamos.

Este regulamento apresenta todas as etapas do Programa Parcerias Sustentáveis e as informações necessárias para a participação da sua instituição no processo seletivo, aberto, transparente e com a participação da própria comunidade.

(3)

1. QUEM PODE PARTICIPAR

DO PARCERIAS SUSTENTÁVEIS?

Poderão participar, pessoas jurídicas de direito privado, sem fins lucrativos e cooperativas legalmente constituídas. Cada instituição poderá inscrever apenas uma iniciativa/projeto.

a) Esteja alinhado com as seguintes plataformas e focos de atuação:

PLATAFORMA: CAPACITAÇÃO

FOCO: FORMAÇÃO PARA O MERCADO DE TRABALHO OU EMPREENDEDORISMO

Desenvolvimento de habilidades e competências direcionadas para inserção de mão-de-obra qualificada no mercado ou capacitação empreendedora para a criação de pequenos negócios sociais. Alguns exemplos: Capacitação e inserção de jovens em

oportunidades de primeiro emprego, capacitação para implantação de pequenos empreendimentos individuais, capacitação

de comerciantes locais com foco no incremento ao turismo, capacitação da comunidade para turismo de base comunitária. Estes projetos devem complementar as ofertas de cursos já existentes nas comunidades e não supridos pela rede pública.

PLATAFORMA : EMPREENDIMENTO SOCIAL

Empreendimento social é o nome dado a um conjunto de ações empreendedoras que visam à melhoria da sociedade.

“O empreendedorismo social tem que apresentar algumas características fundamentais como: ser uma ideia inovadora e realizável, ser autossustentável, envolver diversos segmentos da sociedade, principalmente a população atendida, provocar impacto social e seus resultados necessitam ser avaliados e mensurados” ( Edson Marques Oliveira )

Os empreendedores sociais focam na solução de questões sociais, mas não perdem de vista a sustentabilidade da iniciativa, com o objetivo de se tornarem autossuficientes ao longo do tempo.

(4)

FOCO : CULTURA, TURISMO E GASTRONOMIA

Valorização e preservação do patrimônio cultural na perspectiva do

empreendedorismo criativo. Serão contemplados empreendimentos sociais que gerem empregos relacionados ao patrimônio histórico, cultural, turístico e gastronômico dos municípios.

Alguns exemplos: desenvolvimento de produtos de gastronomia local e artesanais para atender ao mercado e ao setor turístico; promoção do turismo de base comunitária.

FOCO: ASSOCIATIVISMO, COOPERATIVISMO E NEGÓCIOS SOCIAIS Estruturação de empreendimentos sociais de caráter produtivo com ênfase em setores como o de comércio e serviços, que propiciem a inserção das pessoas na cadeia produtiva de trabalho e, consequentemente, deem ao indivíduo condições e alternativas para ampliar sua renda.

Alguns exemplos: cooperativas ou associações de trabalho e produção de bens e serviços como vestuário, agricultura, produtos regionais etc.

FOCO: SOLUÇÕES SUSTENTÁVEIS

Serão contemplados empreendimentos sociais que promovam soluções

sunstentáveis que beneficiam a coletividade como economia de energia elétrica e água (ex: sistemas de consumo de energia de baixo custo e sistemas de reuso de água), produtos de materiais alternativos, reciclagem e agricultura orgânica.

b) Tenham como beneficiários as comunidades vizinhas às nossas operações: Barão de Cocais, Caeté, Nova Lima, Raposos, Sabará e Santa Bárbara, em Minas Gerais e Crixás, em Goiás.

O Programa Parcerias Sustentáveis não contempla:

• Projetos de restauração de patrimônio histórico, projetos esportivos e voltados para crianças, adolescentes e idosos que serão prioritariamente apoiados através das leis de incentivo fiscal (Lei Rouanet, Fundo da Infância e Adolescência, Fundo Municipal do Idoso, Lei de Incentivo ao Esporte, entre outras);

• Projetos de educação ambiental que serão prioritariamente contemplados pelos programas corporativos;

• Projetos voltados para construção ou reforma de imóveis; • Projetos para manutenção de instituições.

(5)

2. COMO INSCREVER

OS EMPREENDIMENTOS SOCIAIS?

2.1. Para se inscrever, as instituições deverão:

• Elaborar o projeto seguindo criteriosamente o roteiro apresentado neste regulamento;

• Formatar o projeto em Word (parte descritiva, planilhas de orçamento e cronograma), seguindo o formulário padrão disponibilizado no site www.anglogoldashanti.com.br;

• Encaminhar uma via do projeto impressa, preferencialmente frente e verso, e uma cópia autenticada de cada documentação listada no item 2.2.

Obs.: somente os documentos retirados via internet não precisam ser autenticados.

2.2. Documentação necessária (apenas uma via):

• CNPJ – Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica, disponível no site: http://www.receita.fazenda.gov.br/pessoajuridica/cnpj/cnpjreva/ cnpjreva_solicitacao.asp;

Duas Certidões Negativas Federais, sendo:

• Certidão de Débitos Relativos a Créditos Tributários Federais e à Dívida Ativa da União, disponível no site: http://www.receita. fazenda.gov.br/Aplicacoes/ATSPO/Certidao/CndConjuntaInter/ InformaNICertidao.asp?Tipo=1;

• Certificado de Regularidade do FGTS – CRF, disponível no site: https://www.sifge.caixa.gov.br/Cidadao/Crf/FgeCfSCriteriosPesquisa. asp;

• Uma Certidão Negativa Estadual, sendo: Certidão de Débitos Tributários, disponível no site: https://www2.fazenda.mg.gov.br/sol/ ctrl/SOL/CDT/SERVICO_829?ACAO=INICIAR#;

• Uma Certidão Negativa Municipal ou Certidão de Isenção (a certidão municipal deverá ser retirada na Prefeitura onde a entidade está instalada);

(6)

registradas em cartório e/ou junta comercial (autenticado);

• Ata de eleição e de posse da atual diretoria da instituição, registrada em cartório (autenticada);

• Identidade e CPF do responsável legal da instituição (autenticados).

OBS.: Não serão aceitos estatutos, atas e documentos do representante legal que não estiverem autenticados.

Os projetos e a documentação deverão ser encaminhados via correio (carta registrada + aviso de recebimento - AR) ou entregue pessoalmente, impreterivelmente, até o dia 05 de janeiro de 2017, para:

AngloGold Ashanti – Gerência de Comunicação e Comunidades. Aos cuidados da Coordenação de Relacionamento com Comunidades. Endereço: Rua Dr. José Ribeiro da Fonseca, nº 71, Centro, Nova Lima, MG - CEP: 34.000-000

(7)

3. COMO SERÁ O PROCESSO DE SELEÇÃO?

O processo de seleção será constituído por três etapas, todas elas de caráter eliminatório.

1ª Etapa

Avaliação realizada pelos profissionais da Coordenação de Relacionamento com Comunidades da AngloGold Ashanti, considerando:

• Adequação da documentação apresentada;

• Conformidade do projeto com as plataformas e com os focos de atuação da AngloGold Ashanti;

• Adequação com propósitos e diretrizes técnicas do Programa Parcerias Sustentáveis;

• Resultados de projetos anteriores, desenvolvidos pela instituição e apoiados pela AngloGold Ashanti;

• Capacidade gerencial, técnica e administrativa da instituição para desenvolver o projeto;

• Efetividade dos indicadores de monitoramento e avaliação; • Capacidade de autossustentação do projeto e potencial em se transformar em um negócio social*.

• Compatibilidade entre custos e benefícios; • Viabilidade técnica e financeira dos projetos;

• Conformidade do texto do projeto com o roteiro e orientações apresentadas nesta cartilha e com o padrão disponível no site: www.anglogoldashanti.com.br.

*Negócios sociais têm como principal missão solucionar algum problema social e/ou ambiental, são autossustentáveis financeiramente e reinvestem o lucro no próprio negócio para aumentar o seu impacto.

(8)

2ª Etapa

Os empreendimentos sociais que forem aprovados na 1ª etapa serão avaliados, tecnicamente, por um comitê multidisciplinar, composto por profissionais das diversas áreas da AngloGold Ashanti. Nesta avaliação, serão considerados a qualidade técnica dos projetos, o atendimento às políticas da empresa, e a coerência do texto dos projetos com as orientações apresentadas no roteiro desta cartilha. Para cada tópico do roteiro serão estabelecidos critérios, que serão pontuados pelo avaliador com notas que poderão variar de 0 a 5 pontos. Critérios de avaliação:

• Relevância do projeto para a comunidade; • Benefício social;

• Compatibilidade entre a duração do projeto e as atividades propostas; • Parcerias estabelecidas com outras entidades públicas, privadas ou da sociedade civil para a execução do projeto;

• Contrapartida própria e de parceiros (recursos financeiros, humanos, bens e serviços);

• Capacidade de autossustentação do projeto e potencial em se transformar em um negócio social.

(9)

3ª Etapa

Os empreendimentos sociais que forem aprovados na 2ª etapa serão apresentados pelos proponentes, em seus municípios de origem, a uma banca julgadora composta por representantes desses municípios e profissionais da AngloGold Ashanti (60% e 40%, respectivamente). Durante a apresentação os integrantes da banca poderão solicitar informações adicionais para melhor compreensão do projeto.

4. VALOR A SER APORTADO

As instituições aprovadas poderão receber um aporte financeiro de até R$ 75 mil. O aporte financeiro que os empreendimentos sociais irão receber será definido após a aprovação pela banca julgadora da 3ª etapa.

5. PRAZO DE APOIO AOS

EMPREENDIMENTOS SOCIAIS

Os empreendimentos sociais aprovados deverão ser desenvolvidos de março de 2017 a março de 2018. Porém, o aporte financeiro será realizado até dezembro de 2017.

6. DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS

Em cada etapa, as instituições que tiverem seus empreendimentos sociais aprovados receberão comunicação formal, com

informações sobre os detalhes das próximas etapas. Aquelas que não forem aprovadas também receberão as informações relativas aos motivos do indeferimento.

7. CONTRATO

As instituições que tiverem seus empreendimentos sociais

aprovados deverão assinar um contrato junto à AngloGold Ashanti, no qual constarão todas as disposições contratuais necessárias.

(10)

8. LIBERAÇÃO DOS RECURSOS

Os recursos serão liberados em parcelas. O repasse da 1ª parcela ocorrerá após a assinatura do contrato. As demais parcelas serão liberadas de acordo com o cronograma físico-financeiro e mediante à prestação de contas da parcela anterior.

9. CONSIDERAÇÕES GERAIS

Os proponentes ainda devem considerar:

• Os gastos com recursos humanos não devem ultrapassar 30% do custo total do projeto, salvo nos projetos com foco em capacitação, para pagamento de instrutores.

• A Anglogold Ashanti se reserva no direito de não aprovar o recurso total solicitado pela instituição, desde que deliberado pela banca julgadora da 3ª etapa de seleção;

• O recurso disponibilizado pela AngloGold Ashanti não poderá ser utilizado para pagamento de profissional que já faz parte da equipe técnica da instituição proponente e que recebe remuneração da mesma;

• As despesas com aluguel de espaço para funcionamento da instituição ou do projeto, assim como despesas a título de “taxa administrativa” não serão contempladas com o recurso disponibilizado pela AngloGold Ashanti.

Outras informações com Diego Pereira Telefone: (31) 3589 1748

(11)

Referências

Documentos relacionados

Por último, temos o vídeo que está sendo exibido dentro do celular, que é segurado e comentado por alguém, e compartilhado e comentado no perfil de BolsoWoman no Twitter. No

• The definition of the concept of the project’s area of indirect influence should consider the area affected by changes in economic, social and environmental dynamics induced

a) AHP Priority Calculator: disponível de forma gratuita na web no endereço https://bpmsg.com/ahp/ahp-calc.php. Será utilizado para os cálculos do método AHP

ITIL, biblioteca de infraestrutura de tecnologia da informação, é um framework que surgiu na década de mil novecentos e oitenta pela necessidade do governo

O Conselho Federal de Psicologia (CFP) apresenta à categoria e à sociedade em geral o documento de Referências Técnicas para a Prática de Psicólogas(os) em Programas de atenção

São considerados custos e despesas ambientais, o valor dos insumos, mão- de-obra, amortização de equipamentos e instalações necessários ao processo de preservação, proteção

1376 Oficinas de Percussão Ojuobá Axé GRUPO AFRO CULTURAL OJUOBÁ AXÉ 462 CENTRO CULTURAL CAPOEIRA CIDADÃ Associação Civil Capoeira Cidadã. 487 Din.Down.Down - Capoeira Especial

Para Souza (2004, p 65), os micros e pequenos empresários negligenciam as atividades de planejamento e controle dos seus negócios, considerando-as como uma