• Nenhum resultado encontrado

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação Faculdade de Educação/Departamento de Estudos Especializados

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação Faculdade de Educação/Departamento de Estudos Especializados"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação

Faculdade de Educação/Departamento de Estudos Especializados

EDITAL Nº 002/2009 /PR-PPG

SELEÇÃO PARA TUTORES DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO ESPECIAL: Formação Continuada para professores para o Atendimento Educacional

Especializado: AEE 2009

A Universidade Federal do Ceará (UFC), através da Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PRPG), Faculdade de Educação (FACED) / Departamento de Estudos Especializados, com recursos do Ministério da Educação (MEC) / Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), no âmbito da Universidade Aberta do Brasil (UAB), comunica a abertura de inscrição para a seleção de candidatos às vagas de tutores para o Curso de Especialização em Educação Especial: Formação Continuada de Professores para o Atendimento Educacional Especializado (AEE), na modalidade a distância.

É considerado tutor: “orientador acadêmico selecionado pela Instituição de Ensino Superior integrante da rede para o exercício de atividades inerentes à tutoria em educação a distância” (Edital Nº 1 de 02 de março de 2009 – MEC / SEESP – Chamada pública para cadastramento e seleção de cursos de Instituições públicas de Educação Superior para a rede de formação continuada de professores na Educação Especial no âmbito do sistema Universidade Aberta do Brasil).

As diretrizes do curso estão fundamentadas no Plano de Desenvolvimento da Educação, na Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva e no Decreto Nº. 6571/2008 que dispõe sobre o Atendimento Educacional Especializado.

1 DOS OBJETIVOS DO CURSO

O CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO ESPECIAL: Formação Continuada de Professores para o Atendimento Educacional Especializado, tem por objetivos:

1.1. Formar professores para realizar o AEE nas salas de recursos multifuncionais das redes públicas de ensino brasileiras, de modo a promover o acesso, o

(2)

prosseguimento e a participação do aluno com deficiência e/ou transtornos globais do desenvolvimento nas escolas comuns de nível básico;

1.2. Habilitar o professor de AEE a trabalhar com métodos e práticas de ensino que possibilitem o acesso, o prosseguimento e a participação do aluno com deficiência e/ ou transtornos globais do desenvolvimento na escola comum como sujeito do conhecimento, emancipado e autônomo;

1.3. Prover os recursos humanos e materiais de que necessitam esses alunos no sentido de lhes permitir agir com eficiência e satisfação no ambiente escolar e fora dele;

1.4. Possibilitar a interlocução entre o professor da sala de aula comum com o professor do AEE mediada pelos saberes do AEE.

2 DAS COMPETÊNCIAS DAS INSTITUIÇÕES ENVOLVIDAS

Compete à UFC/PRPG/FACED conceber e ministrar o curso, organizá-lo administrativamente e fazer a seleção dos tutores.

Compete ao MEC/SEESP/FNDE descentralizar os recursos, no âmbito da UAB, para cobertura dos custos administrativos.

Compete ao MEC/SEESP selecionar os Municípios / Estados nos quais será realizada a seleção dos professores-alunos.

Aos Municípios / Estados cabe disponibilizar o espaço físico adequado para os encontros presenciais a serem realizados durante o curso, bem como a infra-estrutura de acesso à internet para realização das atividades na modalidade a distância.

3 DAS FUNÇÕES DOS TUTORES

Participar ativa e pontualmente de todas as atividades presenciais e a distância das disciplinas; estimular a participação dos alunos nas atividades propostas, atribuir notas e justificá-las, responsabilizar-se pelo bom andamento da turma que está sob sua orientação, gerindo-a com dinamismo e a partir de uma gestão de grupo democrática e emancipadora.

4 DAS VAGAS OFERECIDAS PARA TUTORES

Serão oferecidas 158 vagas para tutores. As vagas serão distribuídas entre os municípios beneficiados pela formação dos alunos/professores.

(3)

O pagamento dos tutores selecionados será efetuado por meio de bolsas mensais no valor de R$600,00 (seiscentos reais), atribuídas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), no âmbito da UAB, com recursos do FNDE. Os valores das bolsas serão depositados no Banco do Brasil, na conta corrente individual do tutor, no período de vigência do curso estimado em 16 (dezesseis) meses.

5 DA DURAÇÃO DO CURSO

O total da carga horária do curso é de 448 horas distribuídas no período de 16 meses, tendo início previsto para novembro de 2009. O curso será desenvolvido na modalidade a distância, a partir da interação entre o tutor e professores-alunos que será realizada no ambiente virtual de aprendizagem. Também estão previstos encontros presenciais mensais com o tutor e os professores-alunos de sua turma. Esses encontros acontecerão nos municípios-pólo, preferencialmente aos sábados.

A carga horária para as atividades a distância corresponde a 75% do total de horas do curso. O restante será destinado para as atividades previstas nos encontros presenciais.

6 DOS REQUISITOS E PRAZO PARA A INSCRIÇÃO DE CANDIDATOS À TUTORIA

As inscrições dos candidatos à tutoria estarão abertas entre os dias 5 a 13 de outubro do ano em curso. A seleção dos tutores se entre os dias 14 e 23 de outubro e a divulgação dos tutores aprovados se dará no dia 26 de outubro de 2009.

Para concorrer à seleção para exercer a função de tutor, o candidato deverá:

6.1. Ter participado do curso Formação continuada de professores para o AEE, realizado em 2008 ou 2007 pela UFC, na função de tutor ou professor-aluno ou professor pesquisador. No caso de tutor ou professor-aluno, ter obtido certificado de conclusão.

6.2. Para os municípios que não participaram da edição de 2007 ou 2008 do curso ou que participaram mas não tiveram professores-alunos ou tutores aprovados; poderão se inscrever os professores ou especialistas de educação, efetivos dos quadros das redes municipais de ensino público, que tenham formação superior concluída em Pedagogia e/ou Licenciaturas ou pós-graduação stricto-sensu na área de educação. São estes:

(4)

Municípios Vagas AC Cruzeiro do Sul 2 AC Sena Madureira 2 AM Manaus 4 AM Parintins 2 MA Bacabal 2 MA Codó 2

6.3. Ter conhecimentos de informática e saber utilizar ferramentas de comunicação disponíveis na Internet: editor de textos, editor de planilhas, editor de apresentação, correio eletrônico, fóruns de discussão, bate-papo, blogs e outras ferramentas da Web;

6.4. Ter acesso à internet, obrigatoriamente banda larga, com tempo disponível de 15 (quinze) horas semanais para se dedicarem às atividades do curso, com disponibilidade para participar dos encontros presenciais mensais que serão devidamente agendados entre alunos e tutores e realizados nos municípios-pólo, preferencialmente aos sábados.

* Se for detectada a ausência dos pré-requisitos, o candidato será desclassificado do processo de seleção.

7.

DA DOCUMENTAÇÃO EXIGIDA PARA A INSCRIÇÃO: No ato da inscrição para o processo de seleção serão exigidos:

1.

Cópia autenticada do CPF e da Identidade;

2.

Súmula Curricular preenchida de acordo com o modelo em anexo ao presente Edital;

3.

Cópia autenticada do diploma do curso de graduação;

4.

Cópia autenticada do histórico escolar do curso de graduação;

5.

Cópia dos demais certificados dos cursos relacionados na Súmula Curricular;

6.

Duas fotos 3x4.

Os tutores interessados na inscrição para o processo de seleção deverão enviar a relação de documentos necessários acima para:

Universidade Federal do Ceará

Caixa Postal 12141 – Cep: 60.020-110 – Fortaleza (CE)

* Será considerada a data de postagem dos documentos no correio.

* Todos os documentos são obrigatórios. A ausência de um dos documentos implica na desclassificação do candidato do processo de seleção.

(5)

8 DO PROCESSO DE SELEÇÃO

A seleção dos tutores será da competência da Coordenação do Curso. O processo de seleção terá duração de até 10 (dez) dias após o encerramento do período de inscrição dos tutores e a divulgação dos resultados ocorrerá até 3 (três) dias após o término do processo seletivo.

Critérios de seleção dos tutores:

- Formação acadêmica, atuação profissional e experiência docente.

- Desempenho satisfatório no curso Formação continuada de professores para o atendimento educacional especializado, realizado em 2008 / 2007;

Havendo mais de um candidato por município, será dada prioridade ao candidato que exerceu a função de tutor nas edições anteriores do curso de aperfeiçoamento. No caso de empate, será dada prioridade ao candidato com maior tempo de experiência na área de formação de professores.

9 DA EFETIVAÇÃO DA SELEÇÃO

A efetivação dos candidatos selecionados para exercerem a função de tutoria no curso de ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO ESPECIAL: Formação Continuada de professores para o Atendimento Educacional Especializado (AEE), na modalidade a distância, será realizada na Divisão de Ensino de Pós-Graduação da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, em data a ser confirmada. Para isso serão considerados os documentos enviados no ato da inscrição para seleção e um Termo de Compromisso firmado entre o tutor e a UFC, cujo modelo será encaminhado no ato da divulgação do resultado da seleção. O Termo de Compromisso deve ser entregue no prazo de 3 (três) dias úteis a partir da divulgação da seleção. Ele deverá ser enviado para:

Universidade Federal do Ceará

Caixa Postal 12141 – Cep: 60.020-110 – Fortaleza (CE)

* Será considerada a data de postagem dos documentos no correio. 10 DA DESISTÊNCIA

Serão considerados desistentes os candidatos selecionados que não corresponderem:

(6)

aos critérios de recebimento de bolsas, definidos no âmbito da UAB;

não enviarem o Termo de Compromisso no prazo estipulado;

não desempenharem adequadamente suas funções.

As vagas que se caracterizarem como “desistência” serão preenchidas com os tutores selecionados que estarão na fila de espera.

11 DO INÍCIO DAS ATIVIDADES DA TUTORIA

As atividades de tutoria iniciarão junto com o curso, novembro de 2009, e terão duração de acordo com o período de vigência do curso.

Fortaleza, 05 de outubro de 2009.

Coordenadora Geral do Curso Profa.Dra. Francinete Alves de Oliveira Giffoni

(7)

ANEXO

Súmula Curricular

Curso AEE / UFC - Candidatos à Tutoria

Dados pessoais

Município-pólo ao qual está se candidatando à Tutoria: Nome: Sexo: RG: CPF: Data Nascimento: e-mail: Telefones: Endereço trabalho (rua, número, bairro, cidade, estado, CEP):

Endereço residencial (rua, número, bairro, cidade, estado, CEP):

Formação Acadêmica

Graduação Instituição: Data de Conclusão: Aperfeiçoamento Instituição: Data de Conclusão: Especialização Instituição:

(8)

Data de Conclusão: Mestrado Instituição: Data de Conclusão: Doutorado Instituição: Data de Conclusão:

Formação Complementar (liste os 5 cursos mais relevantes, na área

de educação, realizados nos últimos 5 anos)

(1) Nome do Curso: Instituição: Período: Carga Horária: (2) Nome do Curso: Instituição: Período: Carga Horária: (3) Nome do Curso: Instituição: Período: Carga Horária: (4) Nome do Curso: Instituição: Período: Carga Horária: (5) Nome do Curso: Instituição: Período: Carga Horária:

(9)

Experiências Profissionais Atuais

(1) Instituição: Cargo: Função: Data de Admissão:

(se tiver mais que um trabalho): (2) Instituição:

Cargo: Função: Período:

Experiências Profissionais Anteriores (relacione as 5 experiêcias

mais relevantes dos últimos 10 anos)

(1) Instituição: Cargo: Função: Período: (2) Instituição: Cargo: Função: Período: (3) Instituição: Cargo: Função: Período: (4) Instituição: Cargo: Função: Período:

(10)

(5) Instituição: Cargo: Função: Período:

Outras informações relevantes

Fortaleza,__________ de_______________________de 2009.

_________________________________________________ Assinatura

Referências

Documentos relacionados

Para Souza (2004, p 65), os micros e pequenos empresários negligenciam as atividades de planejamento e controle dos seus negócios, considerando-as como uma

Em que pese ausência de perícia médica judicial, cabe frisar que o julgador não está adstrito apenas à prova técnica para formar a sua convicção, podendo

intitulado “O Plano de Desenvolvimento da Educação: razões, princípios e programas” (BRASIL, 2007d), o PDE tem a intenção de “ser mais do que a tradução..

A presente dissertação é desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação

Na apropriação do PROEB em três anos consecutivos na Escola Estadual JF, foi possível notar que o trabalho ora realizado naquele local foi mais voltado à

Dessa forma, diante das questões apontadas no segundo capítulo, com os entraves enfrentados pela Gerência de Pós-compra da UFJF, como a falta de aplicação de

Para Azevedo (2013), o planejamento dos gastos das entidades públicas é de suma importância para que se obtenha a implantação das políticas públicas, mas apenas

Afinal de contas, tanto uma quanto a outra são ferramentas essenciais para a compreensão da realidade, além de ser o principal motivo da re- pulsa pela matemática, uma vez que é