• Nenhum resultado encontrado

IS-DEX/SEST/SENAT Nº 008/17 ANEXO XIX MODELO DE PLANO DE CURSO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "IS-DEX/SEST/SENAT Nº 008/17 ANEXO XIX MODELO DE PLANO DE CURSO"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

IS-DEX/SEST/SENAT Nº 008/17 ANEXO XIX

MODELO DE PLANO DE CURSO

Plano de Curso

Nome do Curso

Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – CIPA

Carga Horária

20 horas

Eixo

Tecnológico

Segurança

Ocupação

Não se aplica

Classificação

FIC

Modalidade

Presencial

Regulamentação Ministério do Trabalho – NR - 05 – Comissão Interna de

(2)

2

Sumário

1. Justificativa e Objetivos ... 3

2. Requisitos e Formas de Acesso ... 4

3. Perfil Profissional de Conclusão ... 4

4. Organização Curricular ... 4 4.1. Matriz Curricular... 4 4.2. Ementas Curriculares ... 4 4.3. Metodologia de Ensino...8 5. Critérios de Avaliação:... 8 6. Instalações e Equipamentos ... 8

7. Perfil do Pessoal – Docente e Técnico ... 9

(3)

3

1. J

USTIFICATIVA E

O

BJETIVOS

O Serviço Social do Transporte (SEST) e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SENAT) são entidades civis, sem fins lucrativos. As entidades têm se firmado como substanciais colaboradoras para o desenvolvimento do setor de transporte do país, atuando na formação e na qualificação de profissionais para o mercado, aptos às novas tecnologias e às complexas formas de trabalho. Para a preparação, a promoção do emprego e renda e, acima de tudo, o sucesso profissional dos trabalhadores, as entidades oferecem cursos e serviços especializados, garantindo maior capacitação e acesso ao mercado de trabalho. A Comissão Interna de Acidentes do Trabalho surgiu a partir da Revolução Industrial na Inglaterra, segunda metade do século XVIII, em decorrência da chegada das máquinas nas empresas e do aumento do número de acidentes e lesões, bem como da necessidade de um grupo que pudesse apresentar sugestões para corrigir possíveis riscos de acidentes no trabalho.

O SEST SENAT, visando contribuir com o desenvolvimento profissional dos trabalhadores do transporte, seus dependentes e da comunidade oferece o curso Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – CIPA voltado para a construção de competências e habilidades que formem profissionais críticos, criativos, proativos, dinâmicos e transformadores.

O curso Comissão Interna de Prevenção de Acidentes - CIPA será ofertado com o objetivo de capacitar profissionais do transporte e de outras áreas sobre a importância da CIPA no ambiente de trabalho, funções e atribuições, observando as normas de prevenção de acidentes e de manutenção da segurança. Este curso é voltado para os membros da CIPA, titulares e suplentes, antes da posse.

São objetivos específicos deste curso:

 Conceituar e identificar as funções e atribuições da CIPA;

 Atuar com compromisso na construção de ambientes de trabalho seguros visando à preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador;

 Propor medidas de prevenção de acidentes e doenças ocupacionais;

 Reunir as informações necessárias para estabelecer o diagnóstico de análise de acidentes e doenças do trabalho.

(4)

4

2. R

EQUISITOS E

F

ORMAS DE

A

CESSO

O curso está voltado para os membros da CIPA, titulares e suplentes, antes da posse, de acordo com o item 5.32, idade mínima 18 anos.

3. P

ERFIL

P

ROFISSIONAL DE

C

ONCLUSÃO

Após a conclusão do Curso de NR 05 – CIPA, o aluno deverá abordar as relações entre o homem e o trabalho, objetivando a constante melhoria das condições de trabalho para prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho.

4. O

RGANIZAÇÃO

C

URRICULAR

Descrever os componentes que compõe o curso e as respectivas cargas horárias. Os conteúdos devem abordar conhecimentos gerais e específicos relacionados à área de formação do aluno.

4.1. M

ATRIZ

C

URRICULAR

CURSO COMISSÃO INTERNA DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES – CIPA CH

Funções, Organização e Atribuições da CIPA. 4h

Estudo do Ambiente e das Condições de Trabalho. 4h

Noções sobre Acidentes e Doenças do Trabalho e AIDS 4h

Metodologia de Investigação e Análise de Acidentes e Doenças do Trabalho. 4h Noções sobre as Legislações Trabalhistas, Previdenciárias e Normas

Regulamentadoras 4h

CARGA HORÁRIA TOTAL 20h

4.2.

E

MENTAS

C

URRICULARES

Deve descrever as competências a serem desenvolvidas em cada componente curricular, bem como as habilidades e atitudes, com enfoque nos conhecimentos de cada um dos componentes.

Componente curricular:Funções, Organização e Atribuições da CIPA.

Carga Horária: 4 h

(5)

5

Objetivos educacionais

Conceituar e identificar as funções e atribuições da CIPA. Conteúdo Programático

Introdução à CIPA;

Funções e Atribuições da Comissão. Referências Bibliográficas

BRASIL. Ministério da Saúde do Brasil. Organização Pan-Americana da Saúde no Brasil. DIAS, Elizabeth C. (Org.). ALMEIDA, Idalberto M., et al (Col.). Doenças Relacionadas ao Trabalho: Manual de Procedimentos para os Serviços de Saúde. Brasília, 2001. ______. Lei nº 8.213, de 24 de julho de 1991. Dispõe sobre os Planos de Benefícios da Previdência Social e dá outras providências. Presidência da República. Brasília, 1991. MTE. NR 5 - COMISSÃO INTERNA DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES. Portaria GM no 3.214, de 08 de junho de 1978. Ministério do Trabalho e Emprego. Brasília, 1978. TAMBURRO, A. Comissão Interna de Prevenção de Acidentes. São Paulo, 2015. WALDHELM NETO, N. CIPA - NR 5 Implementando e Mantendo. Editora Viena, São Paulo: 2014.

Componente curricular: Estudo do Ambiente e das Condições de Trabalho.

Carga Horária: 4 h

Objetivos educacionais

Atuar com compromisso na construção de ambientes de trabalho seguros visando à preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador;

Identificar os principais fatores de riscos no ambiente de trabalho; Propor medidas de prevenção de acidentes e doenças ocupacionais. Conteúdo Programático

Estudo do ambiente e das condições de trabalho; Riscos originados do processo produtivo;

Medidas de controle de riscos; Acidentes de trabalho;

(6)

6

Doença profissional e doença do trabalho. Referências Bibliográficas

GONÇALVES, E. A. Manual de Segurança e Saúde no Trabalho. 1ºed. São Paulo. LTR Editora, 2000.

GONÇALVES, E. A. Segurança e Medicina do Trabalho. 3ºed. São Paulo. Ampliada, Revista e Atualizada. LTR Editora. 2000.

MTE. Normas Regulamentadoras. Disponível em: <http://acesso.mte.gov.br/ legislacao/normas-regulamentadoras-1.htm>. Acesso em 20 de outubro de 2015. TAMBURRO, A. Comissão Interna de Prevenção de Acidentes. São Paulo, 2015. WALDHELM NETO, N. CIPA - NR 5 Implementando e Mantendo. Editora Viena, São Paulo: 2014

Componente curricular: Noções sobre Acidentes e Doenças do Trabalho e AIDS

Carga Horária: 4 h

Objetivos educacionais

Atuar com compromisso na construção de ambiente de trabalho seguro visando à preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador;

Identificar os principais fatores de riscos no ambiente de trabalho; Propor medidas de prevenção de acidentes e doenças ocupacionais. Conteúdo Programático

Síndrome da Imunodeficiência Adquirida – AIDS; Estudo do ambiente e das condições de trabalho; Doença profissional e doença do trabalho. Referências Bibliográficas

MTE. NR 6 - EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL - EPI. Portaria GM no 3.214, de 08 de junho de 1978. Ministério do Trabalho e Emprego. Brasília, 1978.

MTE. NR 35 - TRABALHO EM ALTURA. Portaria SIT n.º 313, de 23 de março de 2012. Ministério do Trabalho e Emprego. Brasília, 2012.

SANTOS JÚNIOR, E. A. De que adoecem e morrem os motoristas de ônibus? Revista Brasileira de Medicina do Trabalho, Belo Horizonte, v. 1, n. 2, p. 138 - 147, 2003.

(7)

7

Componente curricular: Metodologia de Investigação e Análise de Acidentes e Doenças do Trabalho;

Carga Horária: 4 h

Objetivos educacionais

Elaborar mapas de riscos ambientais;

Reunir as informações necessárias para estabelecer o diagnóstico da situação; Possibilitar, durante a sua elaboração, a troca e divulgação de informações entre os funcionários.

Conteúdo Programático Mapa de Riscos;

Investigação e Análise de Acidentes e Doenças de Trabalho. Referências Bibliográficas

GONÇALVES, E. A. Manual de Segurança e Saúde no Trabalho. 1ºed. São Paulo. LTR Editora, 2000. GONÇALVES, E. A. Segurança e Medicina do Trabalho. 3ºed. São Paulo. Ampliada, Revista e Atualizada. LTR Editora. 2000. MTE. Normas Regulamentadoras. Disponível em: . Acesso em 20 de outubro de 2015.

Componente curricular: Noções sobre as Legislações Trabalhistas, Previdenciárias e Normas

Regulamentadoras.

Carga Horária: 4 h

Objetivos educacionais

Identificar o objetivo primordial de regulagem das relações de trabalho, no que diz respeito à legislação trabalhista.

Mostrar aos trabalhadores os direitos amparados por lei: Auxílio-doença, Auxílio-acidente, Aposentadoria.

Conteúdo Programático Legislação Trabalhista; Legislação Previdenciária;

(8)

8

Referências Bibliográficas

BRASIL. Lei nº 8.213, de 24 de julho de 1991. Dispõe sobre os Planos de Benefícios da Previdência Social e dá outras providências. Presidência da República. Brasília, 1991. FUNDACENTRO. Acidentes de trabalho no Brasil em 2013: comparação entre dados selecionados da Pesquisa Nacional de Saúde do IBGE (PNS) e do Anuário Estatístico da Previdência Social (AEPS) do Ministério da Previdência Social. Fundação Jorge Duprat e Figueiredo. Brasília, 2015. Disponível em: . Acesso em 20 de outubro de 2015.

GONÇALVES, E. A. Manual de Segurança e Saúde no Trabalho. 1ºed. São Paulo. LTR Editora, 2000. GONÇALVES, E. A. Segurança e Medicina do Trabalho. 3ºed. São Paulo. Ampliada, Revista e Atualizada. LTR Editora. 2000.

5. M

ETODOLOGIA DE

E

NSINO

A metodologia adotada é o método ativo-participativo que visa estimular a formação do pensamento lógico-crítico. Os alunos participam ativamente das situações propostas, enriquecendo as discussões com suas experiências vividas, relatos e teorias, propiciando dessa forma, o aumento do nível de saber e de conhecimento do aluno. Durante todo o curso o aluno é estimulado a sempre associar o aprendizado de sala de aula com a realidade do mundo do trabalho.

6. C

RITÉRIOS E

P

ROCEDIMENTOS DE

A

VALIAÇÃO

De A avaliação escolar é contínua e sistemática e deve apoiar-se na ação do instrutor em observar e avaliar constantemente a aprendizagem do aluno. Para tanto, devem ser considerados os percentuais mínimos de 75% de frequência e nota mínima de 60.

7. I

NSTALAÇÕES E

E

QUIPAMENTOS

 Sala de aula.  Data show.

(9)

9

8. P

ERFIL DO

P

ESSOAL

D

OCENTE E

T

ÉCNICO

O profissional que ministrará o curso deve possuir conhecimento sólido sobre os componentes curriculares, ter experiência como instrutor e cumprir os processos pedagógicos definidos pela Unidade Operacional.

9. C

ERTIFICADO E

/

OU

D

IPLOMA A SER

E

MITIDO

Aprovados no curso terão os dados correspondentes registrados no SIGOP e os arquivos físicos das avaliações arquivados na unidade.

Os certificados deverão conter no mínimo os seguintes dados: • Nome completo do aluno;

• Período de realização do curso; • Data de emissão do certificado;

Referências

Documentos relacionados

Sendo assim, o programa de melhoria contínua baseado no Sistema Toyota de Produção, e realizado através de ferramentas como o Kaizen, poderá proporcionar ao

Na tentativa de avaliar a confiabilidade das medidas lineares realizadas em radiografias panorâmicas, comparando-as com imagens obtidas por meio de TC, Nishikawa et al., 2010

Leite 2005 avaliou duas hipóteses: a diferentes tempos de condicionamento com AFL não influenciariam nos valores de resistência de união entre uma cerâmica e um cimento resinoso; b

A revisão das produções sobre matriciamento em saúde mental apontou os seguintes eixos: dificuldades na articulação da rede de cuidados e fatores que dificultam o desenvolvimento

O presente estudo tem como objetivo avaliar se o uso de um munhão personalizado é capaz de facilitar a remoção do excesso de cimento após a cimentação de

Não só o crack, mas também as drogas de modo geral, e incluem-se aqui também as chamadas drogas lícitas tais como álcool e tabaco, são considerados um

Nos Estados Unidos da América EUA, elas representam cerca de 133 milhões, as quais contribuem para 7 a 10% da mortalidade a cada ano, resultam num gasto dispendido para a saúde de

Para modelação e ajuste do viés arbitral foi usado regressão logística binária sendo “audiência” (público no estádio) e taxa de ocupação, posse de