• Nenhum resultado encontrado

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS Curso: Ciências Econômicas Programa de Disciplina Grade Curricular 2008/2 Disciplina: Mercado Financeiro

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS Curso: Ciências Econômicas Programa de Disciplina Grade Curricular 2008/2 Disciplina: Mercado Financeiro"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Código Créditos Período Pré-requisitos

CSA 1019 4 3º

PLANO DE CURSO E PROGRAMA DA DISCIPLINA

EMENTA

A moeda e a intermediação financeira; Mercados Financeiros; Bolsa de Valores e Bolsa de Mercadorias e Futuro; princípios de investimento e produtos de investimento; conjuntura econômica e mercado financeiro.

OBJETIVO

Possibilitar ao aluno conhecer o mercado financeiro brasileiro, sua importância e sua dinâmica de funcionamento; mostrar as características gerais da estrutura do Sistema Financeiro Nacional e as formas de análise no enfoque do investidor; as instituições financeiras atuantes no mercado de credito e de capital; os ativos financeiros disponibilizados; as Políticas de Credito e de Cambio e seus reflexos no processo de desenvolvimento econômico brasileiro.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

1. Moeda e Intermediação Financeira

1.1 Conceitos e funções, importância da moeda

1.2 Rendas, Poupança, Investimento e Desenvolvimento Econômico 1.3 Intermediação Financeira

2. Sistema Financeiro Nacional

2.1 Estrutura do Sistema Financeiro Nacional 2.2 Funções Básicas

2.3 Supervisão

3. Mercados Financeiros

3.1 Mercado de Crédito: conceito e importância 3.1.1 Instituições do Mercado de Credito

3.1.2 Produtos e títulos de credito

3.2 Mercado de Capitais: importância e instituições 3.2.1 Bolsa de Valores: funcionamento e produtos

3.2.2 Bolsa de Mercadorias e Futuros: importância e funcionamento 3.3 Mercado Monetário

3.4 Mercado de Câmbio 3.5 Administração de Risco

4. Política Econômica e Instrumentos de Política Econômica 4.1 Política Monetária

4.2 Política Fiscal 4.3 Política Cambial

4.4 Política Econômica e Inflação. O Caso brasileiro

(2)

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

HALFELD, Mauro. Investimentos: como administrar melhor seu dinheiro. Rio de Janeiro: Editora Fundamento Educacional, 2008.

GALVÃO, Alexandre. et al.. Mercado financeiro: uma abordagem prática dos principais produtos e serviços. Rio de Janeiro: Elsevier, 2006.

LOPES, João do Carmo; ROSSETTI, José Paschoal. Economia monetária. São Paulo: Atlas, 2002.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

ASSAF NETO, A. Mercado Financeiro. São Paulo: Atlas, 2005.

ANDREZO, A. F., LIMA, I. S. Mercado financeiro: aspectos históricos e conceituais. São Paulo: Pioneira, 2002.

FORTUNA, E. Mercado financeiro. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2008.

PINHEIRO, J. L. Mercado de capitais: fundamentos e técnicas. São Paulo: Atlas, 2005.

SECURATO, José Roberto. (Coord.). Mercado financeiro e análise de

investimento. São Paulo: Saint Paul Institute of Finance, 2005.

VEIGA, Rafael Paschoarelli. A regra do jogo: descubra o que não querem que você saiba no jogo do dinheiro. São Paulo: Campus, 2006.

METODOLOGIA

As aulas serão ministradas com método expositivo-interativo, com utilização dos recursos didáticos fornecidos pela instituição. Os quadros disponíveis, a giz e a pincel, serão utilizados para explanações. Para cada item do estudo haverá exercícios em classe para fixação do conteúdo, como o acompanhamento individual pelo professor para cada aluno.

Os alunos podem se comunicar com o professor via e-mail (puc@aguiais.com.br) e pelo blog (www.puc.aguiais.com.br) para solução de dúvidas ou quaisquer necessidades relativas à disciplina. Para tanto, pede-se uma carência de até três dias para respostas e ainda que o aluno comunicante se identifique, colocando também o nome da disciplina a que se refere.

Alunos assíduos, que estiverem com muita dificuldade de aprendizado, também poderão contar com uma agenda extra com o professor, aos

(3)

sábados, para reforço. Para tanto deverão se comunicar com o professor, que havendo disponibilidade de horário se prontificará em atender.

O controle de freqüência será feito por chamada pelo professor, em todas as aulas, onde o aluno deverá responder ao ouvir o seu nome. O atual Sistema PUC prevê 40 dias letivos por disciplina, considerando duas aulas em cada um e totalizando 80 aulas, ao final do semestre. Neste contexto, o aluno pode ter no máximo 20 faltas. Um número maior que este implica em reprovação por falta, independentemente da média auferida.

O aluno que for matriculado após o início das aulas deverá apresentar imediatamente ao professor a autorização para inclusão de seu nome na pauta de frequência, devendo a partir de então freqüentar as aulas regularmente. O registro de frequência do aluno nessas condições será baseado na maior nota das avaliações realizadas pelo aluno, para N1, considerada percentualmente para a contagem de presenças. As frequências computadas nesta circunstância serão registradas de trás para frente, ou seja, da data da autorização para o início do período letivo.

AVALIAÇÃO

O Sistema PUC-GO não realiza prova final. A média é feita através de duas médias, sendo a primeira denominada N1, relativa ao primeiro bimestre e a segunda, denominada N2, relativa ao segundo bimestre. Ao final são atribuídos pesos de 40% para a N1 e 60% para a N2, fazendo-se a média ponderada. Para aprovação, o resultado deverá ser igual ou superior a 5.

Para obtenção da N1 serão aplicadas duas provas em sala de aula. Será feita uma média ponderada para as provas, considerando a maior com peso de 80% e a menor, 20%. Para obtenção da N2, o critério é o mesmo que para a N1.

Médias

N1 = N2 = (Pa x 0,8 + Pb x 0,2) x 0,6 + (Ta x 0,8 + Tb x 0,2) x 0,4 Sendo:

Pa = Nota mais alta das Provas (0 a 10) Pb = Nota mais baixa das Provas (0 a 10) Ta = Nota mais alta dos Trabalhos (0 a 10) Tb = Nota mais baixa dos Trabalhos (0 a 10)

(4)

A fórmula para formação das médias N1 e N2 encontra-se no rodapé do quadro de notas e faltas que será disponibilizado aos alunos, via blog após o fechamento de N1 e N2.

Pela fórmula utilizada na composição das médias de N1 e N2, que considera a nota mais alta do aluno com peso de 80%, NÃO HAVERÁ SEGUNDA CHAMADA, visto que são aplicadas 4 (quatro) provas sendo a segunda e quarta provas as substitutivas das primeiras e terceiras.

Atividades Externas da Disciplina – AED

CARGA HORÁRIA: 8 (oito) horas aulas

Serão realizados quatro encontros, equivalentes a 2 (duas) horas/aula cada, na forma de Atividades Externas da Disciplina - AED, em cumprimento aos termos da Resolução CES/CNE Nº 3, de 2 de julho de 2007, distribuídas conforme propostas de AED a seguir:

1. Mediante pesquisa bibliográfica individual no site do Banco Central do Brasil – BCB, o graduando irá elaborar um relatório exploratório de no mínimo duas páginas (em papel A4, com espaçamento 1,5, fonte Arial 11), demonstrando as Moedas Emitidas pelo Banco Central, bem como o período de vigência, o peso dessas moedas, o período de circulação e a quantidade produzida dessas moedas. Essas informações poderão ser obtidas no site do Banco Central do Brasil em Cédulas e moedas brasileiras, disponível em < http://www.bcb.gov.br/?MOEDASBC>. Essa atividade vale duas presenças e até 0,5 pontos e deverá ser entregue no ambiente virtual até o dia 25/03/2015.

2. A atividade externa da disciplina AED1 de Mercado Financeiro (CSA 1019 - A03) será elaborar um relatório analítico (com suas palavras) descrevendo a estrutura do Sistema Financeiro Nacional - SFN. O objetivo desta atividade é avaliar a capacidade de escrita do aluno e também criar um ambiente propício para a discussão do Mercado Financeiro na estrutura em funcionamento no Brasil. Fiquem atentos pois a data-limite para a entrega desta documentação é dia 08/04/2015, não-prorrogável. O relatório deverá ser elaborado mediante pesquisa bibliográfica individual, em revistas especializadas, artigos e na internet (em papel A4, com espaçamento 1,5, fonte Arial 11), desenvolver um texto, de no mínimo duas páginas e no máximo cinco páginas. Essa atividade vale duas presenças e até 0,5 pontos.

3. Mediante pesquisa bibliográfica individual no site do Banco Central do Brasil – BCB, o graduando irá elaborar um relatório analítico de no mínimo duas páginas (em papel A4, com espaçamento 1,5, fonte Arial 11), explicando o comportamento das taxas de juros, da inadimplência e da margem líquida do setor bancário e de crédito no Brasil nos últimos 10 anos (2003-2013). Essas informações poderão ser obtidas no Relatório de Economia Bancária e de Crédito, disponível em <http://www.bcb.gov.br/?spread>. Essa atividade vale duas presenças e até 0,5 ponto e deverá ser entregue no ambiente virtual até o dia 16/05/2015.

4. Como nossa última AED, o estudante deverá elaborar um relatório apresentando os pontos fortes e fracos desta disciplina de Mercado Financeiro. O

(5)

objetivo deste relatório é dar um feed-back ao professor mostrando o que o aluno aprendeu da disciplina e clarificando as dificuldades enfrentadas ao longo do semestre. O relatório, em até duas páginas, deverá ser entregue até dia 10/06/2015, em papel A4, com espaçamento 1,5, fonte Arial 12. Essa atividade vale 0,5 ponto das atividades virtuais e duas presenças.

CRONOGRAMA

Data

Assunto

05/08/2015 2 h/Aula Discussão / Apresentação do Plano de Curso / Programa 08/08/2015 2 h/Aula Apresentação do Plano de Curso/Programa - Virtual

12/08/2015 2 h/Aula

1. Moeda e Intermediação Financeira 1.1 Conceitos e funções da moeda

1.2 Importância da Moeda e Meios de Pagamentos 15/08/2015 2 h/Aula 1.3 Rendas, Poupança e Investimento (virtual)

19/08/2015 2 h/Aula

1.4 Oferta e Demanda de Moeda; Funções do BACEN; Base Monetária; Criação de moeda pelos Bancos Comerciais; Depósito Compulsório.

22/08/2015 2h/aula JORNADA DE CIDADANIA

26/08/2015 2 h/Aula 2. Sistema Financeiro Nacional 2.1 Estrutura do Sistema Financeiro

29/08/2015 2 h/Aula Relatório – Filme Enron: os mais espertos da sala

02/09/2015 2 h/Aula

2.2 Funções básicas do Sistema Financeiro 2.3 Supervisão do Sistema Financeiro

2.4 Funcionamento do Sistema Financeiro Nacional 05/09/2015 2 h/Aula Relatório – Filme Trabalho Interno

09/09/2015 2 h/Aula ENTREGA DA 1ª Atividade Externa da Disciplina – AED

09/09/2015 2 h/Aula 1ª AVALIAÇÃO N1

12/09/2015 2 h/Aula Relatório – Filme Capitalismo: uma história de amor

16/09/2015 2 h/Aula

3. Mercados Financeiros

3.1 Mercado de Crédito: conceito e importância 3.1.1 Instituições do Mercado de Credito -

19/09/2015 2 h/Aula Relatório – Livro Investimentos: Como administrar melhor o seu dinheiro. Cap. 01 e 02. 23/09/2015 2H / Aula 3.2.1 Bolsas de Valores (cont.): principais produtos. 3.2.2. Bolsa de Mercadorias e Futuros: importância e funcionamento 26/09/2015 2H / Aula Relatório – Livro Casais Inteligentes Enriquecem Juntos. Cap. 01 – Perfis Financeiros: quando a cabeça erra, o bolso padece. 30/09/2015 2 h/Aula 3.3 Mercado Monetário: participantes e produtos

03/10/2015 2 h/Aula Plantão Pedagógico - Dúvidas

(6)

07/10/2015 2 h/Aula 2ª AVALIAÇÃO N1

10/10/2015 2 h/Aula Relatório – Livro Casais Inteligentes Enriquecem Juntos. Cap. 03 – As finanças do namoro e do noivado.

14/10/2015 2 h/Aula 3.3 Mercado Monetário: participantes e produtos

17/10/2015 2h /Aula Relatório – Livro Segredos da Mente Milionária. Parte 2 – Dezessete modos de pensar e agir.

21/10/2015 2 h/Aula 3.4 Mercado de Câmbio e sua importância - 24/10/2015 2 h/Aula FERIADO

28/10/2015 2 h/Aula

4. Política Econômica e Instrumentos de Política Econômica; 4.1 Política Monetária; 4.2 Política Fiscal; 4.3 Política Cambial; 4.4 Política Econômica e Inflação.

31/10/2015 2 h/Aula Relatório – Livro Pai Rico, Pai Pobre. Cap. 7 - Lição 2: Pra quê alfabetização financeira?

04/11/2015 2 h/Aula ENTREGA DA 2ª Atividade Externa da Disciplina – AED

04/11/2015 2 h/Aula 2ª AVALIAÇÃO N1

07/11/2015 2 h/Aula Relatório – Livro Pai Rico, Pai Pobre. Cap. 7 - Lição 6: Trabalhe para aprender - não trabalhe pelo dinheiro.

11/11/2015 2 h/Aula 4. Política Econômica e Instrumentos de Política Econômica: O Tesouro Direto

14/11/2015 2 h/Aula Tesouro Direto

18/11/2015 2 h/Aula Inflação. O Caso brasileiro

21/11/2015 2 h/Aula Curso de Finanças Pessoais e Investimento - VEDUCA - Virtual 25/11/2015 2 H / Aula 5. Análise de Conjuntura - Gasto Fiscal e Estrutura de Tributação

do Mercado

28/11/2015 2 h/Aula Relatório do Curso de Finanças Pessoais e Investimento da BM&F BOVESPA - VEDUCA

02/12/2015 2 h/Aula 5. Análise de Conjuntura – Tópicos Especiais

05/12/2015 2 h/Aula ENTREGA DA 2ª Atividade Externa da Disciplina – AED

05/12/2015 2 h/Aula 2ª AVALIAÇÃO N1

09/12/2015 2 h/Aula Fechamento do Semestre

Total 80

horas/aula

Prof. Edilson Aguiais

Edilson Aguiais é Economista, Mestre em Agronegócios pela Universidade Federal de Goiás (UFG), MBA em Perícia e Auditoria Econômico-financeira pelo IPOG, Especialista em Gestão em Finanças Empresariais e possui vários cursos extracurriculares na área econômica, financeira e humanas. Atualmente é Presidente da Associação dos Economistas do Estado de Goiás - ASECON/GO (2011/2015) e Conselheiro Efetivo do Conselho Regional de Economia (2011/2016). Professor-universitário na Pontifícia Universidade Católica de Goiás - PUC/GO e facilitador em diversos cursos e palestras.

Email: puc@aguiais.com.br

Referências

Documentos relacionados

Nos animais em que o fundo e as laterais da falha osteocondral eram constituídos por osso subcondral compacto, contendo poucos vasos sangüíneos, não foi observada remodelação óssea e

 Procedimentos para auditorias de campo específicas para verificar se a gestão florestal mantém ou melhora a qualidade do solo, especialmente nos casos de

Um estudo realizado para caracterizar o perfil de idosos com e sem tontura, onde foram observados 87 idosos, foi realizado exame para determinar o limiar, e o resultado em 72,4% foi

Previamente a realização das provas, a comissão julgadora divulgará, através de edital, o local, a data e o horário para a entrega de 05 (cinco) cópias do curriculum

Matemática e suas Tecnologias 3,00 1,00 Linguagens, Códigos e suas Tecnologias 4,00 1,00 Ciências Humanas e suas Tecnologias 2,00 1,00 Ciências da Natureza e suas Tecnologias

Para tanto, os contemplados na apuração mensal, serão contatados pela Promotora, no sentido de apresentarem a nota/cupom fiscal da compra, geradora do cupom sorteado, através

Os demais grupos Guaná acima referidos (Terêna, Layana, Kinikinau e Exoaladi) teriam atravessado o rio Paraguai, em ondas sucessivas, a partir da segunda metade do século XVIII, e

4º - Fica aprovado o Relatório Individual de Notificação de Agravo - RINA, Anexo II, deste Decreto, como instrumento de Notificação Compulsória de Doenças e Acidentes de