• Nenhum resultado encontrado

Ministério da Educação Universidade Federal do Paraná Setor de Ciências Agrárias Programa de Pós-Graduação em Ciências Veterinárias

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Ministério da Educação Universidade Federal do Paraná Setor de Ciências Agrárias Programa de Pós-Graduação em Ciências Veterinárias"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

EDITAL 02/2019 PPGCV

PROCESSO SELETIVO PARA MESTRADO – 2019/2 – vagas remanescentes

O Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Ciências Veterinárias (PPGCV), no uso das suas atribuições legais e regimentais, estabelece datas, critérios e procedimentos para a seleção e admissão ao Curso de Mestrado do Programa de Pós-graduação em Ciências Veterinárias, na forma deste Edital.

1. INSCRIÇÃO 1.1 Período

As inscrições estarão abertas de 15/04/2019 a 03/05/2019. 1.2 Incrições

O processo de inscrição será realizado por via eletrônica no sítio: Ficha de Inscrição. Todos os documentos deverão ser anexados via sistema em formato pdf.

1.3 Documentos Necessários

1 - Formulário de inscrição conforme modelo disponível no sítio eletrônico Ficha de Inscrição. 2 - Histórico Escolar do Curso de Graduação.

3 - Cópia do Diploma ou Atestado de Conclusão de Curso Superior (nível Bacharelado ou Licenciatura plena).

4 - Documentos pessoais: cópia da cédula de identidade e do CPF ou, quando estrangeiro, fotocópia da folha de identificação do passaporte e do visto de permanência no país.

5 - 01 (uma) foto atual 3x3, 4x4, NxN (formato quadrado).

6- Currículo documentado para pontuação. O Currículo deve ser elaborado seguindo a sequência e ordem da Portaria Normatizadora n°05/2018 do PPGCV-UFPR (disponível em http://www.prppg.ufpr.br/site/ppgcv/processo-seletivo/ incluindo a numeração dos comprovantes e a indicação do número do respectivo comprovante em cada item do currículo apresentado. O não atendimento deste quesito implicará em não homologação da inscrição. O candidato deve preencher o formulário atribuindo pontuação a seus itens do currículo em conformidade com os valores estipulados pela Portaria Normatizadora n°05/2018 do PPGCV-UFPR e somatória final da pontuação. A folha com a pontuação deve ser a última página do arquivo, a pontuação feita pelo candidato não será necessariamente a considerada pela comissão, somente o será quando não houver conflito de interpretação. Conforme portaria nº05/2018, serão válidos documentos comprobatórios da produção dos últimos 5 (cinco) anos.

7 - Pré-Projeto de Pesquisa: texto redigido em até uma página A4 no máximo (letra tipo Arial tamanho 12, espaçamento 1,0; máximo de 1500 caracteres), contendo somente uma opção de Linha de Pesquisa, indicando o Orientador pretendido e aspectos gerais da pesquisa pretendida (conforme modelo do PPGCV - verificar itens 2, 3, 4 e Quadro 1 do presente Edital para preenchimento). Este

(2)

documento deverá conter a assinatura do Orientador pretendido. A ausência da assinatura do Orientador pretendido, bem como pré-projeto de pesquisa fora das normas implicará no indeferimento da inscrição.

8 - Duas cartas de recomendação de docentes ou pesquisadores com título de Doutor em áreas de conhecimento afins às do Programa, de acordo com modelo disponível no sítio eletrônico do Programa (as cartas preenchidas e assinadas deverão ser enviadas para o e-mail ppgcv.ufpr@gmail.com ou cpgcv@ufpr.br pelo docente/pesquisador).

9 - Comprovante do pagamento da taxa de inscrição de R$ 150,00 (cento e cinquenta reais), não reembolsável, na Conta Única da UFPR. Para emitir a Guia de Recolhimento da União (formulário GRU) acessar o link: https://consulta.tesouro.fazenda.gov.br/gru_novosite/gru_simples.asp. Para obter as informações necessárias para o preenchimento do Formulário GRU, acessar o link: http://www.prppg.ufpr.br/site/ppgcv/processo-seletivo/

OBS.: NÃO SERÃO HOMOLOGADAS inscrições efetuadas fora do prazo determinado, com falta de quaisquer dos documentos citados acima ou que não estejam nos formatos e modelos solicitados, ou ainda, sem a devida comprovação da documentação apresentada ou com documentos ilegíveis. Os formulários e modelos de documentos citados estão disponíveis na página eletrônica do Programa http://www.prppg.ufpr.br/site/ppgcv/processo-seletivo/, no título: “Processo Seletivo – vagas remanescentes”. A situação das inscrições será divulgada em Edital na Secretaria da Coordenação e na página eletrônica do PPGCV http://www.prppg.ufpr.br/site/ppgcv/processo-seletivo/ até 07/05/2019. O candidato com inscrição indeferida terá prazo de dois dias úteis, a partir da divulgação, para recorrer por meio de requisição junto à Secretaria do Programa. Decorrido este prazo, todos os candidatos se declaram automaticamente de acordo com o resultado da avaliação das inscrições. Os recursos serão julgados pelo Colegiado do Programa, cuja decisão é irrevogável e incontestável. 2. EXAME DE CAPACIDADE

O exame será composto por três provas (redigidas em inglês) de caráter tanto eliminatório quanto classificatório, todas com o mesmo peso, a saber: a) provas escritas, b) Análise Curriculum Vitae e c) Entrevista para defesa da produção intelectual, conforme descritos a seguir:

2.1. Provas Escritas

Data: 17/05/2019 das 8h30min às 11:30h, na Sala 01 do Programa de Pós-graduação em Ciências Veterinárias do Setor de Ciências Agrárias da UFPR.

Endereço:

Prédio do Programa de Pós-Graduação em Ciências Veterinárias (próximo ao Hospital Veterinário) Setor de Ciências Agrárias – Campus I – UFPR

(3)

Conteúdo: As provas escritas serão duas, sendo a primeira de caráter eliminatório e classificatório e a segunda de caráter classificatório. A primeira prova será composta por conteúdo básico (15 questões objetivas) em inglês, comum para todos os candidatos e o critério de desclassificação nesta prova é realizado de acordo com a curva de distribuição de notas dos candidatos (serão classificados os candidatos que obtiveram na prova básica nota igual ou superior à média, subtraída do desvio-padrão da média geral). A nota obtida na primeira prova também será utilizada como parâmetro classificatório para a distribuição das bolsas disponíveis entre os candidatos aprovados. A segunda prova, de conteúdo específico, será de caráter classificatório para o ingresso no programa. Esta segunda prova (específica) será composta por 12 questões objetivas em inglês que abordarão as linhas de pesquisa do PPGCV e uma questão dissertativa específica, referente à linha de pesquisa de interesse do orientador do candidato. As doze questões objetivas referentes às linhas de pesquisa terão peso equivalente a metade da nota desta prova e a questão dissertativa específica corresponderá à outra metade da prova específica.

A) A prova básica compreenderá 15 questões objetivas, distribuídas da seguinte forma: • Anatomia (03 questões)

• Fisiologia (03 questões)

• Microbiologia e Biologia Celular (03 questões) • Farmacologia (03 questões)

• Metodologia de Pesquisa e Estatística (03 questões)

B) A prova específica compreenderá 12 questões objetivas em inglês, sendo duas referentes a cada uma das 06 linhas de pesquisa do PPGCV (iten 3.1), e uma questão dissertativa conforme a linha de pesquisa do orientador pretendido, informada pelo candidato na proposta de investigação (iten 1.3.i). OBS.: a prova não será considerada como exame de suficiência em língua inglesa.

2.2. Análise do Curriculum vitae

A análise do currículo será realizada por comissão específica designada pelo PPGCV, com pontuação de acordo com a Portaria Normatizadora nº 05/2018 do PPGCV, disponível em http://www.prppg.ufpr.br/site/ppgcv/processo-seletivo/

2.3. Entrevista para Defesa da Produção Intelectual, Avaliação da Proposta de Investigação e perfil acadêmico-científico do candidato

Esta etapa, de caráter eliminatório e classificatório, será realizada no dia 22/05/19, em horário e local a ser divulgado em edital na Secretaria do PPGCV, após a divulgação do resultado da prova escrita. O(A) candidato(a) será entrevistado(a) por uma banca de professores do PPGCV, designada pela

(4)

Coordenação do Programa. A banca de entrevista deverá incluir o orientador pretendido pelo candidato, ou seu representante, que além da entrevista fará a avaliação e pontuação da proposta de investigação do candidato. Não será permitida a realização da entrevista fora da data e horário determinados para cada candidato. A critério da Comissão de Seleção a entrevista poderá ser realizada por Skype para os candidatos que tenham sido aprovados nas etapas anteriores.

3. INFORMAÇÕES GERAIS SOBRE O PROGRAMA

O Programa de Pós-Graduação em Ciências Veterinárias destina-se a formar Mestres e Doutores na Área de Concentração de CIÊNCIAS VETERINÁRIAS.

3.1. Linhas de Pesquisa

A) Medicina Experimental & Comparada

Ênfase em Cardiologia, Oftalmologia, Ortopedia, Cirurgia Minimamente Invasiva e Anestesiologia. B) Bem-estar Animal & Alternativas para Ensino, Pesquisa e Testes com Animais.

C) Biologia Integrada

Ênfase em Nutrição, Imunidade & Metabolismo, Aplicados à Saúde Animal. D) Medicina Zoológica

Ênfase em Animais Silvestres e Exóticos. E) Saúde Única

Ênfase em Zoonoses, Doenças Infecciosas, Parasitárias, Políticas Públicas de Saúde Animal. F) Diagnóstico

Ênfase em Técnicas Especiais de Diagnóstico Laboratorial, Morfológico & Diagnóstico por Imagens.

3.2. Corpo Docente e vagas disponíveis para Mestrado com ingresso em 2019

Serão oferecidas 07 vagas para Mestrado com ingresso no Programa em junho de 2019, entre 07 professores credenciados para orientação nesse próximo período e que possuem vagas remanescentes. Até 1 (uma) vaga será destinada a servidores técnicos administrativos do quadro da UFPR.

A distribuição das vagas entre os orientadores cadastrados, as provas específicas exigidas, bem como sua inserção nas Linhas de Pesquisa são apresentados no Quadro 1. Informações adicionais sobre os projetos dos professores podem ser obtidas no Currículo Lattes acessível no módulo busca de

(5)

currículos na página do CNPq http://www.cnpq.br ou por contato direto com os mesmos, por meio do endereço eletrônico e telefones listados no Quadro 1.

Quadro 1. Relação do número de vagas disponíveis por professor orientador.

Orientadores Vagas Linhas de Pesquisa

Carla Forte Maiolino Molento carlamolento@ufpr.br

(41) 3350-5788

1 Bem-estar Animal

Juan Carlos Duque Moreno anestesiologiavet@yahoo.com.br

(41) 3350 5810

1 Medicina Experimental e Comparada Juliana Sperotto Brum

julianasbrum@yahoo.com.br (41) 3350 5811

1 Diagnóstico

Biologia Integrada Rafael Felipe da Costa Vieira

vieirarfc@gmail.com / rvieira@ufpr.br (41) 3350 5814

1 Diagnóstico

Saúde Única Romildo Romualdo Weiss

rrweiss@bol.com.br (41) 3350 5613

1 Biologia Integrada

Simone Gisele de Oliveira sgoliveira@ufpr.br

(41) 3350 5710

1 Biologia Integrada

Ricardo Guilherme D'Otaviano de Castro Vilani

ricardovilani@gmail.com (41) 3350 5810

1 Medicina Experimental e Comparada

Os candidatos devem entrar em contato com o orientador pretendido antes de elaborar sua proposta de investigação.

4. CRITÉRIOS PARA APROVEITAMENTO DAS VAGAS

Os candidatos que obtiverem as maiores médias no processo seletivo terão direito a vaga com cada orientador pretendido. A aprovação no processo seletivo não significa direito à vaga.

Não será permitido o mecanismo de redistribuição ou remanejamento, para outros orientadores, de candidatos aprovados no Processo seletivo, mas não classificados para o seu orientador pretendido.

(6)

5. BOLSA DE ESTUDO

O PPGCV é um programa gratuito e não prevê obrigatoriedade de distribuição de bolsas de estudo para os alunos aprovados neste processo seletivo. Em caso de existência de bolsa de estudo proveniente de agências de fomento como (CAPES, CNPq) as mesmas serão distribuídas obedecendo a Portaria Normatizadora nº 04/2018 do PPGCV http://www.prppg.ufpr.br/site/ppgcv/processo-seletivo/

6. DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS

Os resultados serão divulgados até o dia 24 de maio 2019, na Secretaria da Coordenação e na página eletrônica do Programa http://www.prppg.ufpr.br/site/ppgcv/processo-seletivo/. O candidato reprovado terá prazo de dois dias úteis a partir da divulgação, para recorrer por meio de requisição junto à Secretaria do Programa. Decorrido este prazo, todos os candidatos se declaram automaticamente de acordo com o resultado final. Os recursos serão julgados pelo Colegiado do Programa, cuja decisão é irrevogável e incontestável.

6.1. Calendário de atividades do concurso

Data Atividade

15/04/19 a 03/05/19 Inscrições

06 a 07/05/19 Avaliação das inscrições (deferidas/indeferidas) 09/05/19 Último prazo para recurso de inscrição indeferida. 10/05/19 Resultado final das inscrições deferidas

17/05/19 Prova escrita

20/05/19 Último prazo para recurso do resultado da prova escrita

22/05/19 Entrevistas

Até 24/05/19 Resultado

28/05/19 Último prazo para recurso dos resultados

31/05/19 Divulgação dos resultados finais

03 a 05/06/19 Matrícula

10/06/2019 Início do curso

(7)

7. LISTA DE DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA A INSCRIÇÃO Histórico Escolar de Graduação

Cópia do Diploma de Graduação

Cópia da Cédula de Identidade (passaporte para estrangeiros) e Cadastro de Pessoa Física (CPF) Foto 3X3, 4x4, NxN

Proposta de investigação com assinatura do Orientador Pretendido 02 Cartas de recomendação (encaminhadas por e-mail ao programa) Comprovante de pagamento da taxa de inscrição

Currículo vitae documentado – de acordo com o modelo disponibilizado no site do programa

Curitiba, 15 de abril de 2019

Prof. Dr. Rafael Felipe da Costa Vieira Coordenador do Programa

Referências

Documentos relacionados

O candidato portador de deficiência deverá encaminhar o laudo médico indicado no Subitem 3.5., no período definido no Calendário de Eventos deste Edital, via

Degradation of the hybrid layer may be triggered by various factors.The degradation of the collagen fibers present in the dentin organic matrix which were left unprotected after the

A queda na velocidade de germinação é um fator comumente encontrado em sementes de espécies florestais na decorrência do tempo de armazenamento, observado em sementes de

Frequência estimada pelas sete funções densidade de probabilidade e suas respectivas estatísticas para a distribuição diamétrica de Eschweilera ovata em um fragmento

Opiniões dos clientes Pesquisas de mercado Testes de mercado Conceber compo- nentes Testes do produto Lançar o produto Conceber o processo de fabrico Conceber equipa-

 Ao  final  do  curso  o  aluno  deverá  ser  capaz  de  modelar  e   descrever  fenômenos  aleatórios,  usando  técnicas  probabilísticas  e  descritivas;;

O hóspede deverá apresentar-se no aeroporto 2 (duas) horas antes do horário previsto para o embarque em vôo nacional e 3 (três) horas antes do horário previsto para o embarque em vôo

As disciplinas Tópicos Especiais são de conteúdo livre, voltadas para temas específicos e novas contribuições ao conhecimento em economia e áreas conexas. POP 863 - Tópicos